Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Simone Cecilio Hallak Regalo

E-mail: simone@forp.usp.br - telefone FORP 16- 3315-0182 celular 16 - 9 8801 1234. Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (2000) e doutorado (2001) em Biologia e Patologia Buco-Dental, na área de Morfologia - Eletromiografia, pela Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Biologia Básica e Oral da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Responsável pelo Acervo de Anatomia da FORP/USP. Tem experiência na área de Odontologia, Anatomia Humana, Ética em Pesquisa, Tecido Ósseo e Laser. É líder dos grupos de pesquisa do CNPq: Eletromiografia e do grupo Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Tecido Ósseo. Responsável pelo Laboratório de Eletromiografia Prof. Dr. Mathias Vitti do Departamento de Biologia Básica e Oral da FORP/USP. Integrante do INCT Translacional em Medicina da FMRP/USP. Atual Coordenadora do CEP da FORP/USP. Avaliadora do INEP - Sistema e-Mec - Ministério da Educação. Vice coordenadora da Comissão de Graduação. Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e Chefe do Departamento de Biologia Básica e Oral da FORP-USP. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2659526671827929 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Avenida do Café s/n, Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica - Disciplina de Anatomia Monte Alegre 14040904 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 33150281 URL da Homepage: https://www.forp.usp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Odontologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (34)
    1. 2021-Atual. Avaliacao morfologica e funcional do sistema estomatognatico em pacientes submetidos a harmonizacao facial e a bichectomia: um estudo longitudinal.
      Descrição: Os procedimentos estéticos têm se tornado muito populares ao redor do mundo, dentre eles, a harmonização facial, que é realizada cada vez mais, inclusive no Brasil. O objetivo desta pesquisa será fazer um estudo observacional longitudinal avaliando aspectos morfológicos e funcionais do sistema estomatognático de indivíduos na faixa etária entre 18 e 60 anos de idade submetidos a harmonização facial, com o uso de preenchedores faciais, toxina botulínica e/ou a bichectomia, utilizando a análise facial 3D (estereofotogrametria), a análise da função muscular por meio da eletromiografia, a força da língua, espessura muscular por meio da ultrassonografia e a força de mordida molar máxima. Também serão avaliados a oclusão e a distribuição da força oclusal por hemiarcadas. A amostra será constituída por indivíduos saudáveis e sem disfunção temporomandibular. Serão acompanhados antes do procedimento, 60 e 120 dias após os mesmos. Na captação de imagens para a análise facial 3D será utilizado o equipamento Vectra® M3. Para a captação do sinal eletromiográfico será utilizado o eletromiógrafo Delsys Trigno TM wireless com eletrodos sem fio nos músculos masseter e temporal nas condições de repouso mandibular, lateralidades direita e esquerda, protrusão, apertamento dental em contração voluntária máxima com e sem Parafilm M®. O desempenho mastigatório será avaliado pela eficiência dos ciclos mastigatórios do sinal eletromiográfico na mastigação habitual de amendoins e uvas passas e não habitual de Parafilm M®. A pressão da língua e dos lábios será mensurada pelo Iowa Oral Pressure Instrument (IOPI). A espessura muscular será mensurada pela imagem obtida do ultrassom Nano Maxx SonoSite Nacionalizado, nas condições clínicas de repouso e apertamento dental em contração voluntária máxima. Será utilizado o dinamômetro digital Kratos para análise da força de mordida molar máxima bilateral. O sistema T-Scan® III Occlusal Analysis será utilizado para analisar o contato de forças oclusais (%) entre as hemiarcadas superior e inferior (lado direito e esquerdo) e dos primeiros molares permanentes (superior e inferior). Os dados serão tabulados e analisados com alfa de 5%. Para a análise estatística serão utilizados testes paramétricos e/ou não paramétricos. A consolidação desse projeto de pesquisa terá o potencial de gerar conhecimento para comunidade científica contribuindo na avaliação do sistema estomatognático, permitindo um estudo funcional e qualitativo, fornecendo resultados importantes sobre os níveis de atividade muscular e funcionalidade adequada após a realização da harmonização facial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Isabela Hallak Regalo - Integrante / Thamyres Branco - Integrante / Alice Helena de Lima Santos - Integrante / Jardel Francisco Mazzi Chaves - Integrante / Laís Valencise Magri - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    2. 2020-Atual. Impacto da cirurgia de bichectomia no sistema estomatognatico
      Descrição: Os procedimentos estéticos têm se tornado muito popular ao redor do mundo, como a bichectomia, que é cada vez mais realizada, inclusive no Brasil. O objetivo desta pesquisa será fazer um estudo observacional longitudinal avaliando aspectos funcionais do sistema estomatognático de indivíduos submetidos a bichectomia, utilizando a análise da função muscular, força da língua, imagem ultrassonográfica e a distribuição e força de mordida máxima. Também serão avaliados a saúde dental, a oclusão morfológica e índice de qualidade de vida. A amostra será constituída por indivíduos saudáveis acompanhados antes e após a realização da bichectomia. Até o momento atual, 5 indivíduos foram analisados. Todas as coletas de dados foram interrompidas devido a pandemia do coronavírus, que afetou o funcionamento dos laboratórios da FORP/USP. Para a captação do sinal eletromiofiguraserá utilizado o eletromiógrafo Delsys Trigno TM wireless com eletrodos sem fio nos músculos masseter e temporal em repouso mandibular, lateralidades, protrusão, apertamento dental em contração voluntária máxima e com Parafilm M®. O desempenho mastigatório será avaliado pela eficiência dos ciclos mastigatórios do sinal eletromiofigurana mastigação habitual de Parafilm M®, amendoins e uvas passas. A pressão da língua e dos lábios será mensurada pelo Iowa Oral Pressure Instrument (IOPI). Será utilizado o dinamômetro digital Kratos para análise da força de mordida molar máxima bilateral. A espessura muscular será mensurada pela imagem obtida do ultrassom Nano Maxx SonoSite nas condições clínicas de repouso e apertamento dental em contração voluntária máxima. Todas as avaliações serão feitas antes da bichectomia e 120 dias após da cirurgia. Os dados parciais foram submetidos a análise estatística (SPSS versão 20.0). A análise foi feita utilizando os métodos de Análise de Variância para medidas Repetidas (ANOVA), sendo p?0,05. Com o progresso deste projeto de pesquisa, gerará conhecimento para comunidade científica contribuindo na avaliação do sistema estomatognático, permitindo um estudo funcional e qualitativo, fornecendo resultados importantes sobre os níveis de atividade muscular após a realização da bichectomia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Alice Helena de Lima Santos - Integrante / Samuel Porfírio Xavier - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    3. 2020-Atual. Efeitos da Equoterapia sobre o Sistema Cardiovascular, Imunologico, Estomatognatico e Equilibrio Postural em Praticantes Idosos: Estudo Longitudinal
      Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar o sistema cardiovascular, imunológico, estomatognático e a capacidade funcional de indivíduos idosos pré e pós intervenção equoterapêutica utilizando: ? Variabilidade da frequência cardíaca; ? Pressão arterial; ? Fluxo salivar; ? Concentração de IgA-S nas amostras de saliva; ? Atividade eletromiográfica dos músculos masseteres e temporais; ? Força de mordida molar máxima; ? Contatos de forças oclusais entre hemiarcadas superior e inferior (lado direito e esquerdo); ? Pressão da língua e dos lábios; ? Capacidade funcional. 3. Material e Métodos 3.1. Caracterização da pesquisa Este estudo está sendo realizado no Laboratório de Eletromiografia ?Prof. Dr. Mathias Vitti? do Departamento de Biologia Básica e Oral da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e segue todas as metodologias padronizadas neste laboratório. Os atendimentos de Equoterapia estão sendo realizados na Associação de Equoterapia Vassoural (AEV), sediada no município de Pontal, SP. Essa associação conta com uma equipe multiprofissional formada por formada por fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico e equitadores, todos capacitados pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL). Trata-se de estudo analítico observacional, longitudinal e prospectivo que avalia o efeito pré e pós-Equoterapia em indivíduos idosos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Coordenador / Edneia Correa de Mello - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    4. 2019-Atual. Analise comparativa dos musculos do sistema estomatognatico por meio de multiplos instrumentos em atletas de CROSSFIT
      Descrição: Objetivo Geral Este estudo tem como objetivo, analisar a atividade eletromiográfica, força de mordida, fototermia e espessura dos músculos masseter e temporal em atletas de CrossFit® Objetivos Específicos ? Avaliar a atividade muscular e comparar seus resultados entre os grupos; ? Avaliar a eficiência mastigatória e comparar seus resultados entre os grupos; ? Avaliar a força de mordida máxima e comparar seus resultados entre os grupos; ? Avaliar a espessura muscular e comparar seus resultados entre os grupos. ? Avaliar o nível de stress e comparar seus resultados entre os grupos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Édson Donizetti Verri - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Saulo Fabrin - Integrante / FIOCO, EVANDRO - Integrante / Marcos Vinicios Ribeiro Prandi - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    5. 2018-Atual. Avaliacao do sistema estomatognatico de individuos com doenca de Parkinson: estudo longitudinal.
      Descrição: Doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo crônico do sistema nervoso central, associado com perda progressiva dos neurônios dopaminérgicos. Promove modificações motoras com comprometimento funcional da musculatura estriada esquelética, além de rigidez muscular, tremor em repouso, bradicinesia e instabilidade postural. Opções de tratamentos com medicamentos com a finalidade de amenizar a progressão dos sintomas estão em expansão na área médica, mas com efeitos colaterais precoces ou tardios. Desta forma, o objetivo do presente estudo será analisar ao longo do tempo a atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal, contatos de forças oclusais (interface maxila/mandíbula) e força de mordida molar máxima, de indivíduos com doença de Parkinson (inicial, 6 meses e 12 meses). A amostra constituirá de 15 indivíduos com doença de Parkinson (estágios I e III de incapacidade da escala de Hoehn e Yahr), idade entre 20 e 70 anos, atendidos em clínicas especializadas na região de Ribeirão Preto. Para todos os indivíduos serão preenchidas fichas de anamnese com informações referentes aos dados pessoais e exame clínico. Será utilizado o eletromiógrafo MyoSystem BR1 para captação do sinal eletromiográfico durante a atividade do músculo masseter e temporal em repouso, lateralidade direita e esquerda, protrusão, apertamento dental em contração voluntária máxima com e sem Parafilm M®. O Sistema T-Scan® III Occlusal Analysis será utilizado para analisar os contatos de forças oclusais entre hemiarcadas. Será utilizado o dinamômetro digital Kratos para mensurar a força de mordida molar. Os dados serão tabulados e analisados com alfa de 5%. Para a análise estatística serão utilizados testes paramétricos e/ou não paramétricos. Os dados obtidos poderão demonstrar ao longo do tempo o impacto da doença no sistema estomatognático de pacientes com doença de Parkinson, mostrando possíveis alterações na função e morfologia, sendo relevante para a comunidade científica, adquirindo novos conhecimentos que ajudarão determinar novos prognósticos, diagnósticos delineados e tratamentos reabilitadores adequados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / SCALIZE, PRISCILLA H. - Integrante / VERRI, E.D. - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    6. 2018-Atual. Efeito do tratamento ortodontico no sistema estomatognatico de criancas com diferentes maloclusoes
      Descrição: As maloclusões dentárias são caracterizadas pela combinação de fatores genéticos e ambientais, descritas como anormalidades de crescimento e desenvolvimento que podem modificar a funcionalidade do sistema estomatognático. Quando existem alterações morfofuncionais neste complexo sistema, decorrentes da erupção inadequada dos dentes decíduos e/ou permanentes, por exemplo, a função neuromuscular pode ficar comprometida. Esta pesquisa terá como objetivo avaliar a atividade eletromiográfica (EMG), desempenho mastigatório, pressão da língua e dos lábios e contatos oclusais de crianças com maloclusões antes e após o tratamento ortodôntico. A função neuromuscular (EMG) e o código genético (DNA) das crianças com maloclusão também serão relacionados nesta pesquisa, comparando este grupo com crianças sem maloclusões. Setenta crianças, com dentição mista, sem disfunção temporomandibular, entre 07 e 10 anos de idade, serão selecionadas e distribuídas em três grupos: com mordida aberta anterior (GI, n = 35), mordida cruzada posterior (GII, n = 35). Os grupos serão pareados sujeito a sujeito por gênero e idade. Os dados de um grupo controle sem maloclusão (GIII, n=35) serão utilizados como referência e também estarão relacionados com o grupo de maloclusão para avaliação do código genético. O tratamento ortodôntico será executado conforme o tipo de maloclusão. As crianças serão avaliadas antes e após o tratamento ortodôntico. Será utilizado o sistema Trigno EMG com eletrodos sem fio para captação e análise do sinal eletromiográfico (?V) do músculo masseter, temporal, orbicular da boca (segmento direito e segmento esquerdo) e suprahioideo em repouso mandibular, lateralidade direita, lateralidade esquerda, protrusão, apertamento dental em contração voluntária máxima e apertamento dental com Parafilm M®. O desempenho mastigatório será avaliado pela eficiência dos ciclos mastigatórios por meio do sinal eletromiográfico na mastigação habitual de alimentos macio e consistente. A pressão da língua e dos lábios será mensurada por meio do instrumento Iowa Oral Pressure Instrument (IOPI). O sistema T-Scan® III Occlusal Analysis será utilizado para analisar o contato de forças oclusais (%) entre as hemiarcadas superior e inferior (lado direito e esquerdo) e dos primeiros molares permanentes (superior e inferior). Amostras de saliva serão utilizadas para análise do DNA, as quais serão avaliadas pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), associando as alterações fenotípicas da função muscular e as variações nos genes e marcadores genéticos. Para a análise estatística, testes paramétricos e/ou não paramétricos serão utilizados. A consolidação desse projeto de pesquisa terá o potencial de gerar conhecimento para comunidade científica contribuindo no tratamento ortodôntico de crianças com maloclusão e também para uma nova linha de pesquisa entre função muscular e genética humana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Lígia Maria Napolitano Gonçalves - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    7. 2018-Atual. Efeito da artrite reumatoide e da osteoartrose na atuacao do sistema estomatognatico
      Descrição: Efeito da artrite reumatoide e da osteoartrose na atuação do sistema estomatognático. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Coordenador / Marcelo Palinkas - Integrante / Danilo Stefani Esposto - Integrante / Isabela Hallak Regalo - Integrante / Mariah Acioli Righetti - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    8. 2017-Atual. Estrategias de avaliacoes clinicas da integridade do sistema estomatognatico em individuos com doencas cerebrovasculares
      Descrição: O acidente vascular encefálico (AVE) é uma patologia cerebrovascular subclassificada como isquêmico (ocorre de forma lacunar, trombótico e embólico) e hemorrágico (intracerebral, subaracnóideo, intravascular e subdural). O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a integralidade do sistema estomatognático em indivíduos com diagnóstico clínico de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico e hemorrágico (intracerebral e subaracnóideo) com tempo de diagnóstico superior a cinco anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Édson Donizetti Verri - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Gabriel Pádua da Silva - Integrante / Saulo Fabrin - Integrante / Nayara Soares - Integrante / GONÇALVES, CAMILA ROSA - Integrante / Robson Felipe Tosta - Integrante / Guilherme Gallo Costa Gomes - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    9. 2016-2018. Influencia dos musculos respiratorios na atuacao do sistema estomatognatico de individuos com doenca pulmonar obstrutiva cronica.
      Descrição: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões que limita o fluxo aéreo. Apresenta como característica a hiperinsuflação pulmonar, que promove limitações mecânicas, encurtamento muscular e obstrução do fluxo expiratório, fatores estes que determinam a elevação do tórax, o aumento do volume residual e da capacidade residual funcional dos pulmões. Portanto, alterações do padrão torácico e na complacência pulmonar podem gerar uma série de déficits posturais, uma vez que, o osso hióide e a mandíbula, principais estruturas esqueléticas determinantes do espaço aéreo, se correlacionam com as funções estomatognáticas. Desta forma, o objetivo do estudo foi analisar a influência das desordens respiratórias provocadas pela DPOC no sistema estomatognático.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Édson Donizetti Verri - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Marcelo Palinkas - Integrante / Gabriel Pádua da Silva - Integrante / Saulo Fabrin - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    10. 2016-Atual. Efeito do extrato de cha verde sobre o reparo osseo em ratas ovariectomizadas
      Descrição: A osteoporose é uma doença que atinge uma grande parcela da população mundial, e é caracterizada pelo enfraquecimento ósseo e risco de fraturas em decorrência da diminuição dos níveis de estrógenos, acúmulo de radicais livres por estresse oxidativo, além da má alimentação e sedentarismo. O chá verde é uma bebida de baixo custo e apresenta em sua composição a epigalocatequina galato, um flavonoide com alto potencial antioxidante e anti-inflamatório. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da administração do extrato de chá verde (GTE) sobre o reparo de defeitos ósseos realizados na calvária de ratas ovariectomizadas. Os animais receberão doses de 50 mg/Kg de peso corporal do GTE por meio de sonda gástrica. Após 60 dias da ovariectomia, serão confeccionados defeitos ósseos de 5 mm de diâmetro e 31 dias após a confecção do defeito, as ratas serão sacrificadas para coleta dos fragmentos ósseos e posterior fixação. Estes serão processados histologicamente e os cortes obtidos serão corados com Hematoxilina - Eosina e Tricrômio de Masson. A quantidade de osso neoformado será analisada pelo método de contagem diferencial de pontos possibilitando determinar a percentagem relativa da área de osso neoformado nos seguintes grupos: controle/sham (C); ovariectomizado (OVX); ovariectomizado + administração do GTE após ovariectomia e após a criação do defeito ósseo (OVXC); ovariectomizado + administração do GTE somente após a confecção do defeito ósseo (OVXCD). Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística e a significância será fixada em 5%. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Coordenador / Marisa Semprini - Integrante / Luis Gustavo de Souza - Integrante / Karina Fittipaldi Bombonato Prado - Integrante / Priscilla H Scalize - Integrante / Luana Cristina de Freitas - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    11. 2016-Atual. Analise morfologica e quantitativa da reparacao ossea em ratas ovariectomizadas apos a administracao de licopeno
      Descrição: O Brasil vem mostrando uma grande melhora na qualidade de vida, entretanto, devido ao envelhecimento da população, é esperado um aumento da prevalência da osteoporose. Com isso, a preocupação desta doença crônica passa a ser um foco de atenção nas áreas médica, científica e financeira. Sabe-se que a homeostasia do tecido ósseo está intimamente ligada a fatores genéticos, frequência e qualidade de atividades físicas, níveis hormonais e a ingestão de alimentos ricos em nutrientes, minerais e vitaminas. Diversas pesquisas apontam a eficácia de uma alimentação balanceada com intuito de prevenir e tratar a osteoporose. O licopeno, um carotenoide existente no tomate e em outros vegetais, é um potente antioxidante que age no metabolismo ósseo, que por sua vez proporciona um equilíbrio entre as atividades celulares responsáveis pela sua manutenção. Assim, este estudo tem por objetivo verificar a eficácia da ingestão de licopeno no processo de reparação óssea em defeitos criados em calvárias de ratas ovariectomizadas. O licopeno será administrado por meio de uma sonda gástrica na dosagem de 10mg/Kg de peso corporal. Após 60 dias da ovariectomia, serão confeccionados defeitos ósseos de 5 mm e após 31 dias, os animais serão sacrificados. Serão coletados fragmentos ósseos que serão fixados para posterior processamento histológico. Os cortes obtidos serão corados em Hematoxilina - Eosina e Tricrômio de Masson para as análises morfológica e quantitativa respectivamente, que será realizada pela técnica da Contagem Diferencial dos Pontos. Os animais serão divididos nos seguintes grupos: controle/sham (C); ovariectomizado (OVX); ovariectomizado + licopeno administrado após a ovariectomia e após a confecção do defeito (OVXL) e ovariectomizado com administração de licopeno somente após a confecção do defeito (OVXLD) Os dados estatísticos serão submetidos à análise pelo software Sigma Plot 11.0 e a significância será fixada em 5%. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Coordenador / Marisa Semprini - Integrante / Luis Gustavo de Souza - Integrante / Karina Fittipaldi Bombonato Prado - Integrante / Guilherme Luciano Leite - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    12. 2016-Atual. Efeito da membrana de Poli(Vinilideno-Trifluoretileno)/Titanato de Bario no reparo de defeitos osseos em calvarias de ratas ovariectomizada
      Descrição: Apesar do tecido ósseo apresentar potencial regenerativo, existem doenças que podem levar à perda óssea, como por exemplo, a osteoporose que compromete a resistência e a qualidade óssea, predispondo a fraturas. Assim, frente a esta e outras doenças, torna-se importante a busca de novas metodologias que objetivam a deposição óssea. Experimentos in vitro comparando a membrana obtida pela associação do polímero de poli(vinilideno-trifluoretileno) e da cerâmica de titanato de bário (P(VDF-TrFE)/BT) à membrana de politetrafluoretileno (PTFE) demonstraram resultados favoráveis à membrana de P(VDF-TrFE)/BT para as diferentes linhagens celulares estudadas: osteoblastos, fibroblastos e queratinócitos. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar in vivo a resposta do tecido ósseo à membrana de P(VDF-TrFE)/BT e compará-la à membrana de PTFE (controle) em calvária de ratas Wistar com modelo experimental para osteoporose. Ratas Wistar (300g) serão submetidas a ovariectomia bilateral. Após 150 dias serão realizados defeitos ósseos (5 mm) na calvária e os animais serão distribuídos em três grupos com relação à utilização ou não de membranas nos defeitos ósseos: (Grupo 1) membrana de P(VDF-TrFE)/BT; (Grupo 2) membrana de PTFE; (Grupo 3) nenhum tipo de membrana. Ao final de 4 semanas os animais serão sacrificados e serão realizados os seguintes ensaios: (1) análise tomográfica (micro-CT) dos defeitos previamente criados; (2) análise histológica com base em cortes histológicos não-descalcificados; (3) PCR em tempo real para detecção de RNAm para os marcadores osteoblásticos fator de transcrição 2 com domínio Runt (RUNX2), fosfatase alcalina (ALP), sialoproteína óssea (BSP), osteocalcina (OC), osteopontina (OPN), osterix (OSX) e osteoprotegerina (OPG); e para os marcadores osteoclásticos ligante do receptor para a ativação do fator nuclear kappa B (RANKL), receptor para a ativação do fator nuclear kappa B (RANK), catepsina K, metaloproteinase-9 da matriz (MMP-9) e receptor para a calcitonina. Estes marcadores ósseos serão também detectados em amostras de tecido ósseo retiradas da calvária no momento da cirurgia para a colocação das membranas com o objetivo de comparar o osso neoformado sobre as membranas com o tecido ósseo previamente existente. O número de amostras para cada grupo será 5 (n=5). Os testes estatísticos para analisar os resultados numéricos serão selecionados de acordo com a distribuição das amostras. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Coordenador / Marisa Semprini - Integrante / Adalberto Luiz Rosa - Integrante / Luis Gustavo de Souza - Integrante / Karina Fittipaldi Bombonato Prado - Integrante / Priscilla H Scalize - Integrante / M M Beloti - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    13. 2016-Atual. Instituto de Ciencia e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM)
      Descrição: Sob a coordenação do Professor Jaime Hallak, o grupo de pesquisadores do LABNET, com a colaboração direta de outros centros componentes do INCT-TM, está na vanguarda da pesquisa sobre o envolvimento dos sistemas glutamatérgico e nitrérgico nas psicoses. Além disso, o centro da USP-RP também investiga os efeitos da ayahuasca no sistema nervoso central e no tratamento de transtornos psiquiátricos como a depressão e a ansiedade social. Por sua proximidade física e funcional com a Faculdade de Medicina, o HCFMRP-USP tem a peculiaridade única de congregar pesquisadores clínicos e cientistas básicos, contando com uma grande variedade de serviços e laboratórios envolvidos em diversas áreas da prática clínica e do conhecimento científico biomédico que estarão à disposição para desenvolver as atividades do INCT-TM com a sinergia necessária na pesquisa translacional. O grupo do Dep. Neurociências e Ciências do Comportamento também realizará estudo comportamental e molecular do potencial terapêutico da DMT em roedores e, no âmbito internacional, este grupo contará com a colaboração de pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (Prof. Dr. Jordi Riba), um dos principais centros mundiais de pesquisa sobre a psicofarmacologia humana da ayahuasca. Ademais, estudos pré-clínicos de toxicologia do desenvolvimento e cardiovascular da ayahuasca estão em andamento em parceria com a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Profa. Dra. Simone Hallak Regalo, Marisa Semprini, Selma Siéssere e Karina Fittipaldi Bombonato Prado). O grupo da Faculdade de Odontologia também desenvolverá projetos relacionados com doenças crônico-degenerativas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Jaime Eduardo Cecilio Hallak - Coordenador / Marisa Semprini - Integrante / Elaine Del Bel B Guimarães - Integrante / José A. Crippa - Integrante / Karina Fittipaldi Bombonato Prado - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    14. 2015-2018. Avaliacao da atividade da lingua e do desempenho dos musculos mastigatorios em criancas com e sem maloclusao
      Descrição: O estudo do desenvolvimento craniofacial sugere uma intrínseca relação entre o posicionamento dental e a função dos músculos mastigatórios e linguais. O presente estudo observacional busca avaliar a influência da atividade da língua, dos lábios e dos músculos mastigatórios relacionados à presença da maloclusão considerando as covariáveis: maloclusão, antropometria facial e estágio de desenvolvimento da dentição. Serão incluídas 100 crianças (com e sem maloclusão) com dentição entre o III e o VII Estágio de Desenvolvimento de Ackerman. As medidas antropométricas da face serão obtidas utilizando fotogrametria digital. A amplitude dos movimentos mandibulares será mensurada de acordo com o exame clínico do Critério de Diagnóstico para Pesquisa da Disfunção Temporomandibular (Eixo 1, RDC/TMD). A classificação da maloclusão se dará por meio do Componente de Saúde Dental do Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (DHC-IOTN). Utilizando o T-Scan® III Occlusal Analysis System a análise da oclusão dental identificará a intensidade e presença de contatos dentais prematuros. A força de mordida máxima molar será mensurada utilizando o gnatodinamômetro digital, adaptado para as condições bucais e, especificamente, para a mensuração da força de mordida. A pressão da língua no palato e a pressão do músculo orbicular da boca serão mensuradas por meio do instrumento Iowa Oral Performance Instrument (IOPI) adaptado para as condições bucais. A atividade dos músculos mastigatórios (masseteres e temporais) e auxiliares (suprahioideos) será quantificada utilizando avaliação por meio da eletromiografia. Um estudo piloto para a calibração dos pesquisadores e cálculo amostral será desenvolvido com 15 crianças avaliadas duas vezes com intervalo de duas semanas entre as avaliações. Para descrever e analisar os resultados, a distribuição da amostra indicará os testes estatísticos a serem aplicados, apontando as diferenças significantes entre os grupos e as correlações estatísticas entre as variáveis que serão estudadas. Modelos de regressão serão utilizados para verificar a tendência entre as mesmas variáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Kranya Victoria Diaz Serrano - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Palinkas, Marcelo - Integrante / Lígia Franco Oliveira - Integrante / Lígia Maria Napolitano Gonçalves - Integrante / Laíse Angélica Mendes Rodrigues - Integrante / Barbara de Lima Lucas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    15. 2015-2017. Efeito da artrite reumatoide no sistema estomatognatico e na qualidade de vida
      Descrição: A artrite reumatoide é uma enfermidade considerada grave, que influencia a qualidade de vida, sendo caracterizada pelos sinais e sintomas como febre, mal-estar, fraqueza, dor, edema, calor, vermelhidão em qualquer articulação do organismo, rigidez matinal, fadiga, destruição de cartilagem articular e limitação de movimentos. Este estudo tem como objetivo analisar eletromiograficamente os músculos masseteres e temporais, função mastigatória e análise de espessura muscular (ultrassom) em indivíduos com artrite reumatoide e compará-los com um grupo saudável. A força de mordida molar, mobilidade mandibular e a qualidade de vida serão também avaliadas. Participarão da amostra 28 indivíduos, com idade entre 40 e 60 anos, distribuídos em dois grupos: GA - com artrite reumatoide (n=14) e GS - controle saudável (n=14). O eletromiógrafo Delsys Trigno TM wireless será utilizado para avaliar a atividade mioelétrica nas condições de repouso, lateralidade direita, lateralidade esquerda, protrusão, apertamento dental em contração voluntária máxima e apertamento dental com Parafilm M®. A função mastigatória será avaliada pela eficiência dos ciclos mastigatórios por meio da integral da envoltória linear do sinal eletromiográfico na mastigação habitual e não habitual. A mobilidade mandibular será avaliada com paquímetro digital, avaliando a abertura bucal, lateralidade direita e esquerda, e protrusão mandibular, todos em amplitude máxima. A espessura muscular será mensurada pela imagem obtida do ultrassom SonoSite NanoMaxx nas condições clínicas de repouso e apertamento dental em contração voluntária máxima. Será utilizado o dinamômetro digital Kratos para análise da força de mordida molar máxima direita e esquerda. A qualidade de vida será avaliada pelos questionários OHIP-14Br e SF-36. Apesar da condição de saúde bucal dos portadores de artrite reumatoide apresentar manifestações da doença, como periodontite, sintomatologia dolorosa, edema, rigidez, dores nas articulações temporomandibulares e limitação de abertura bucal, nada foi encontrado na literatura sobre o assunto e os resultados permitirão uma avaliação integral, do ponto de vista morfofuncional, do sistema estomatognático e na qualidade de vida dos indivíduos com artrite.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Palinkas, Marcelo - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    16. 2015-2017. Avaliacao do sistema estomatognatico em mulheres submetidas a mastectomia
      Descrição: O câncer de mama é a neoplasia que mais acomete mulheres no mundo e o mais comum na população feminina brasileira. A mastectomia é o procedimento realizado para o tratamento, onde a mama é retirada de maneira total ou parcial. Estudos demonstraram que tal procedimento pode ocasionar várias alterações físicas e funcionais as pacientes, como linfedema, limitação de amplitude de movimento, neuropraxia, desequilíbrios musculares e alteração postural. O sistema estomatognático é um complexo sistema que pode ser influenciado na sua função por distúrbios de alterações posturais. Desta forma, este estudo tem por objetivo analisar a atividade eletromiográfica dos músculos temporal, masseter e esternocleidomastóideo, bilateral, assim como espessura muscular, eficiência mastigatória e a força de mordida molar máxima em mulheres submetidas à mastectomia. Serão selecionados 60 participantes, do gênero feminino, com idade entre 40 a 60 anos da comunidade de Ribeirão Preto e região, com no mínimo 18 meses de pós-operatório, divididos em três grupos: Grupo Mastectomia (GMP), 15 participantes submetidas a procedimento cirúrgico de mastectomia parcial; Grupo Mastectomia Total (GMT), 15 mulheres submetidas a procedimento cirúrgico de mastectomia total; e Grupo Controle (GC), 30 participantes saudáveis. Todas as participantes serão submetidas às avaliações da atividade muscular mastigatória, eficiência mastigatória, espessura muscular e força de mordida molar máxima. Além disso, serão feitas as mensurações do tamanho da mama, detecção da presença de linfedema, biofotogrametria e avaliação de sintomas depressivos. Os valores eletromiográficos normalizados, eficiência mastigatória, espessura muscular e força de mordida molar máxima serão tabulados e submetidos à análise estatística utilizando o software SPSS versão 21.0 (SPSS Inc.; Chicago, IL, USA). Os valores obtidos serão comparados pelo teste ANOVA (SPSS para p0,05).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Marcelo Palinkas - Integrante / Elaine Caldeira de Oliveira Guirro - Integrante / Danilo Stefani Esposto - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    17. 2014-2017. Alteracoes funcionais decorrentes da lesao cerebelar com ataxias no sistema estomatognatico - analise eletromiografica, forca de mordida, espessura muscular e eficiencia mastigatoria.
      Descrição: A ataxia é uma desordem neurológica da região cerebelar que manifesta-se em vias motoras gerando ao paciente perda da coordenação dos movimentos nos músculos do tipo voluntários, distúrbios no controle da postura corporal, nistagmas, alterações no controle de voz e perda da articulação das palavras. Os indivíduos com ataxia também podem desenvolver quadros de disfagia, por estarem associados as lesões cerebelares, fato este que interfere no prognóstico dos indivíduos por desenvolverem complicações relacionadas com a desidratação, mal nutrição ou aspirações alimentares. Desta forma, este estudo observacional de corte transversal tem por finalidade analisar o padrão da atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal, a força de mordida, a espessura muscular e a eficiência mastigatória de 20 indivíduos com ataxia cerebelar por lesões decorrentes do cerebelo e 20 indivíduos saudáveis ? grupo controle. Os resultados deste trabalho irão permitir a avaliação integral do sistema estomatognático do ponto de vista morfológico e funcional relacionado este sintoma com indivíduos saudáveis. A descrição e a correlação entre as variáveis serão analisadas utilizando-se estatística descritiva, teste de normalidade Komolgorov-Smirnov, testes de correlação (Pearson ou Spearman), modelos de regressão linear múltipla verificarão a relação entre os dados eletromiográficos, força de mordida, ultrassonográficos e da eficiência mastigatória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    18. 2014-2017. Efeito da esclerose multipla na atuacao do sistema estomatognatico - analise eletromiografica, eficiencia mastigatoria, espessura muscular e forca de mordida molar maxima.
      Descrição: Dentre os principais comprometimentos do sistema nervoso, existem as doenças desmielinizantes, caracterizadas por um processo inflamatório crônico e autoimune que atua na destruição das bainhas de mielina do sistema nervoso central ou periférico, sendo a Esclerose Múltipla e Síndrome de Guillain-Barré as principais patologias, respectivamente. O objetivo deste estudo será analisar a atividade eletromiográfica dos músculos temporal, masseter e esternocleidomastóideo bilateralmente, assim como, eficiência mastigatória, espessura muscular e a força de mordida molar máxima em portadores de Esclerose Múltipla e Síndrome de Guillain-Barré. Serão selecionados 60 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade entre 18 a 25 anos, divididos em três grupos: Grupo 1 (G1), 20 portadores de Esclerose Múltipla, da comunidade de Ribeirão Preto e região; Grupo 2 (G2), 20 portadores da Síndrome Guillain-Barré e Grupo 3 (G3), 20 indivíduos saudáveis. Os indivíduos do Grupo 1 e Grupo 2, estão sob atendimento fisioterapêutico na Clínica Escola do Centro Universitário UNIFAFIBE, na área de Neurologia. O Grupo 3 (G3) será composto por indivíduos da comunidade de Ribeirão Preto e região, que não apresentem histórico de patologias degenerativas e neurológicas, como também alterações funcionais. Todos os indivíduos serão submetidos às avaliações da atividade muscular mastigatória, eficiência mastigatória, ultrassonografia e força de mordida molar máxima. Os valores eletromiográficos normalizados, eficiência mastigatória, espessura muscular e força de mordida molar máxima serão tabulados e submetidos à análise estatística utilizando o software SPSS e os valores obtidos serão comparados pelo teste ANOVA .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Gabriel Pádua da Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    19. 2013-2017. Efeito da Ataxia Espinocerebelar na atuacao do sistema estomatognatico - Analises eletromiografica, ultrassonografica, forca de mordida e eficiencia mastigatoria
      Descrição: A ataxia é uma desordem neurológica, causada por lesões do cerebelo que possui como característica principal a perda de controle dos movimentos do corpo. As ataxias são um conjunto de doenças neurodegenerativas e progressivas, classificadas em hereditárias e adquiridas. As ataxias hereditárias podem ser autossômicas dominantes, e autossômicas recessivas. Elas também são classificadas como esporádicas e adquiridas, sendo as adquiridas raras e difíceis de serem distinguidas clinicamente das hereditárias. As ataxias esporádicas, de etiologia desconhecida, não são hereditárias, têm início na fase adulta com causas degenerativas, sendo distintas das atrofias de sistemas múltiplos. A prevalência das ataxias hereditárias está entre 2,2 e 8,4/100.000 habitantes. As ataxias esporádicas, são caracterizadas, clinicamente, por uma lenta e progressiva síndrome cerebelar, que tem início aos 50 anos. O maior grupo das ataxias é constituído pelas ataxias cerebelares autossômicas dominantes, onde se encontram as ataxias espinocerebelares. Esta apresenta característica hereditária, e observa-se a disfunção cerebelar progressiva, que provoca as ataxias da marcha, postura e membros, disartria e distúrbios oculomotores. De todos os grupos de ataxias, as hereditárias são as mais comuns e mais estudadas, sendo a incidência das ataxias espinocerebelares muito difícil de ser interpretada pela sobreposição dos diversos subtipos. O diagnóstico amplo é realizado com base na história clínica, exame físico, teste molecular genético e exclusão de outras doenças. Os tratamentos não se tornam efetivos, por conseguirem modificar o percurso da doença, porém, terapias físicas e ocupacionais podem auxiliar na disfunção da marcha e, no caso da disartria, é essencial a terapia da fala. Existe uma variabilidade no prognóstico, dependendo do tipo de ataxia, e mesmo de casos familiares relatados. A ataxia espinocerebelar tipo 1, autossômica dominante é uma doença progressiva e degenerativa com os seguintes sinais: ataxia, disartria, oftalmoparesia e grau variável de amiotrofia e neuropatia são notados a partir da terceira, ou quarta décadas de vida. Sua prevalência é estimada entre 3/100.000 habitantes, com subtipos específicos, que dependem da etnia, origem e localização geográfica da população. A ataxia espinorecebelar tipo 3, ou doença de Machado-Joseph, acomete o sistema nervoso central por meio de sua degeneração, assim, estes indivíduos tornam-se portadores de problemas neurológicos, manifestando reações no sistema estomatognático, com necessidade de assistência periódica. As ataxias que constituem um grupo de condições heterogêneas, são as autossômicas recessivas, que tem início na infância. As mais comuns são a ataxia de Friedreich, e a ataxia teleangiectasia. Para o diagnóstico são realizados testes como exames de sangue, eletroneuromiografia e ressonância magnética, que podem auxiliar na exclusão de outras doenças. Os tratamentos não são bem definidos para estas doenças, assim como no próprio diagnóstico de ataxias, também faz-se o uso de alguns medicamentos, técnicas apropriadas e fisioterapias. Estudos são necessários para melhor esclarecer a evolução e assim, novos tratamentos destas doenças, para promover melhoria na qualidade de vida destes indivíduos. Este estudo observacional de corte transversal tem por finalidade analisar o padrão da atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal, a força de mordida, a espessura muscular e a eficiência mastigatória dos indivíduos portadores de ataxias atendidos no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Os resultados deste trabalho irão permitir a avaliação do sistema estomatognático, do ponto de vista anatomofuncional, relacionado à doença, e comparar os dados com um grupo controle de indivíduos saudáveis. A descriçã. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Jaime Eduardo Cecilio Hallak - Integrante / Lígia Maria Napolitano Gonçalves - Integrante / Wilson Marques Júnior - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    20. 2013-2017. O impacto da sindrome da fibromialgia na musculatura mastigatoria e cervical: analise eletromiografica, ultrassonografica, biofotogrametrica, forca de mordida e eficiencia mastigatoria
      Descrição: Verificar o impacto que a síndrome da fibromialgia tem na musculatura mastigatória e cervical, por meio de análises eletromiográfica, ultrassonográfica, biofotogramétrica, força de mordida e eficiência mastigatória e compará-las com os achados de participantes saudáveis. Objetivos específicos ? Investigar diferenças no recrutamento de fibras musculares, índice de fadiga muscular, força de mordida e eficiência mastigatória em indivíduos com síndrome da fibromialgia e comparar com indivíduos saudáveis. ? Pesquisar a presença de alterações tróficas nos músculos de indivíduos com síndrome da fibromialgia e comparar com indivíduos saudáveis. ? Verificar diferenças existentes entre os níveis de fadiga e espessura muscular em indivíduos com síndrome da fibromialgia e indivíduos saudáveis. ? Identificar alterações posturais em indivíduos com síndrome da fibromialgia e compará-las com indivíduos saudáveis. ? Correlacionar os níveis de fadiga com a qualidade de vida de indivíduos com síndrome da fibromialgia e indivíduos saudáveis. ? Verificar relações entre os parâmetros eletromiográfico, ultrassonográfico, biofotogramétrico, força de mordida, eficiência mastigatória e correlacioná-los com os aspectos clínicos da síndrome da fibromialgia, tais como: dor, tender points e cansaço muscular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Gabriel Pádua da Silva - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante / Palinkas, Marcelo - Integrante / Victor Rodrigues Nepomuceno - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    21. 2013-2017. Anatomia Digital ? FORP/USP
      Descrição: Este projeto está estruturado para adequar as instalações do Laboratório de Anatomia da FORP/USP, propondo a aquisição de uma série completa de modelos anatômicos do corpo humano, aquisição de tecnologias digitais, com mesas interativas (Anatomage Table), notebooks, lousas digitais wireless e armários que permitam a guarda e o carregamento de notebooks, e a futura possibilidade de aquisição e instalação do programa Homem Virtual, desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP. O projeto tem por objetivo criação, desenvolvimento e implantação de um laboratório inovador e interativo que proporcionará ao estudante de Graduação (principal usuário) e Pós-graduação a aquisição de conhecimentos fundamentais para sua formação sobre a morfologia do corpo humano com critério integrador usando novas tecnologias e mídias que permitirão a projeção para o âmbito clínico, destacando questões que poderão ser aplicadas futuramente na prática clínica, não se preocupando apenas na formação de anatomistas, e sim de profissionais na área da saúde. Objetivos específicos: A criação e instalação do projeto ?Anatomia Digital ? FORP/USP? proporcionarão aos estudantes: ? Aquisição e reforço na fixação de conhecimentos da disciplina básica de Anatomia para os cursos de graduação de Odontologia e Ciências Farmacêuticas, assim como para os cursos de Pós-graduação e Especializações da Unidade, permitindo que o estudante desenvolva sua capacidade na busca do conhecimento; ? Produção e divulgação de conhecimentos das disciplinas básicas pré-clínicas e clínicas por meio de mídias modernas com as quais ele atualmente já está familiarizado quanto ao uso; ? Reconhecimento da importância dos conteúdos de Anatomia, para a melhor compreensão e desenvolvimento no seu treinamento prático pré-clínico e clínico, o que resultará em maior facilidade na solução das necessidades dos futuros indivíduos que eles poderão atender; ? Capacitação para autonomia no manuseio de instrumentos e equipamentos usados em cirurgias e atividades próprios das atividades cotidianas dos profissionais das áreas da saúde; ? Participação de grupos de trabalhos formados por estudantes do mesmo ano e também interação com outros estudantes que cursam outros anos com atividades integrativas entre as disciplinas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Marisa Semprini - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Paulo Batista Vasconcelos - Integrante / Luis Gustavo de Souza - Integrante. Financiador(es): Pró-reitoria de Graduação da USP - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    22. 2013-2017. Efeito da Esclerose Lateral Amiotrofica na atuacao do sistema estomatognatico - Analise eletromiografica, forca de mordida e eficiencia mastigatoria.
      Descrição: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa e progressiva, que afeta os neurônios motores (NM) superiores e inferiores em vários níveis: bulbar, cervical, torácico e lombar, que apresenta incidência de 0,3-2,5/100.000 habitantes, predominante no sexo masculino, com idade média de início entre 55 a 65 anos, sobrevida média de 3 a 5 anos e prevalência de 3-5/100.000 habitantes. A ELA é causada pela degeneração dos neurônios motores, atrofia progressiva dos tecidos musculares associados e células de sustentação. Os indivíduos portadores da doença apresentam quadro clínico de fraqueza muscular progressiva seguida pela deterioração dos músculos, iniciando nas extremidades, usualmente em um lado do corpo. Dentro do corpo existe a esclerose celular e os nervos envolvidos morrem, deixando o indivíduo cada vez mais limitado. A insuficiência respiratória decorrente da fraqueza dos músculos respiratórios acaba por levar o paciente ao óbito. Testes como exames de sangue, eletroneuromiografia e ressonância magnética, podem auxiliar na exclusão de outras doenças, assim como no próprio diagnóstico de ELA. Estudos são necessários para esclarecer melhor a evolução desta doença, assim como novos tratamentos, a fim de que se promova uma melhoria na qualidade de vida destes indivíduos. Este estudo observacional de corte transversal tem por finalidade analisar o padrão da atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal, a força de mordida, a espessura muscular e a eficiência mastigatória dos indivíduos portadores da Esclerose Lateral Amiotrófica atendidos na Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Os resultados deste trabalho permitirão a avaliação do sistema estomatognático do ponto de vista anatomo-funcional relacionado à doença, e comparação dos dados com um grupo controle de indivíduos saudáveis. A descrição e correlação entre as variáveis serão analisadas utilizando-se de estatística descritiva, teste de normalidade Komolgorov-Smimov, teste de correlação (Pearson ou Spearman). Além disso, serão avaliadas as propriedades psicométricas dos dados quanto à consistência interna (efeitos teto e piso, coeficiente alfa de Cronbach, matriz de correlação entre itens e correlação item-total) e validade discriminante (teste "t"). Modelos de regressão linear múltipla verificarão a relação entre os dados eletromiográficos, força de mordida, ultrassonográficos e da eficiência mastigatória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Jaime Eduardo Cecilio Hallak - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Sandra Valéria Rancan - Integrante / Palinkas, Marcelo - Integrante / Lígia Maria Napolitano Gonçalves - Integrante / Wilson Marques Júnior - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    23. 2013-2017. Implantacao de Estacao de Tratamento de Residuos de Formaldeido na Faculdade de Odontologia de Ribeirao Preto
      Descrição: O objetivo deste projeto é a construção de um reator biológico, tipo RAHLF, junto ao Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da FORP/USP, com intuito de criar uma maneira adequada, prática e eficiente para o tratamento dos resíduos contendo formol gerados nas aulas práticas de Anatomia, não descartando mais estes resíduos na rede pública de esgoto. O gerenciamento e o tratamento dos resíduos do formol possibilitam a minimização dos impactos ambientais e à saúde pública causados por essa substância tóxica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Luiz Gustavo de Sousa - Integrante / Sonia V. W. Borges de Oliveira - Integrante / Márcio Mattos Borges de Oliveira - Integrante / Adriano César Pimenta - Integrante / Cristiane Sonia Arroyo - Integrante / Danilo Vitorino dos Santos - Integrante / Marisa de Castro Pereira - Integrante / Salvador Raimo Faiani - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    24. 2013-2015. Impacto do bruxismo do sono na musculatura mastigatoria: avaliacao eletromiografica, ultrassonografica, forca de mordida, funcao mastigatoria e qualidade de vida.
      Descrição: O bruxismo do sono (BS) é um distúrbio muscular considerado grave que pode influenciar a qualidade de vida humana, caracterizado pelos sinais e sintomas como ranger e apertar dos dentes durante o sono, cansaço muscular, dor orofacial, dor muscular mastigatória, fadiga, cefaleia, predispondo alterações sérias do sistema mastigatório. Este estudo tem como objetivo analisar os músculos masseter e temporal por meio da eletromiografia, ultrassonografia, a força de mordida molar máxima e a eficiência mastigatória de indivíduos com bruxismo do sono com dor muscular. Serão avaliados indivíduos adultos da cidade de Ribeirão Preto e região, com idade entre 18 a 45 anos. A metodologia utilizada será aplicação do RDC/TMD, da polissonografia para diagnosticar o bruxismo do sono e do sistema BiteStrip® (Disposable Bruxism Test) classificando o grau de severidade do distúrbio . Os indivíduos serão divididos em 2 grupos: Grupo I - Controle e Grupo II - bruxismo com dor muscular. Após o diagnóstico do bruxismo, o Grupo II será subdividido em 3 subgrupos pelo grau de severidade do bruxismo do sono:15 indivíduos do subgrupo 1 - bruxismo leve; 15 indivíduos do subgrupo 2 bruxismo moderado e 15 indivíduos do subgrupo 3 bruxismo severo. A atividade eletromiográfica será avaliada utilizando o eletromiógrafo Delsys. Para a análise da espessura muscular serão adquiridas imagens dos músculos masseter e temporal no repouso e no apertamento dental utilizando o aparelho de ultrassom SonoSite Titan. A força de mordida molar máxima direita e esquerda será obtida por meio do dinamômetro digital Kratos e a eficiência mastigatória será avaliada por meio das pastilhas "beads" na mastigação do lado direito, lado esquerdo e habitual. Na literatura não existe uma avaliação específica desta metodologia aplicada ao bruxismo do sono e os resultados permitirão a avaliação integral do sistema mastigatório do ponto de vista da alteração morfológica e funcional desta patologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Marcelo Palinkas - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    25. 2013-2014. Impacto da corrida na musculatura do sistema estomatognatico - analise eletromiografica, espessura muscular, forca de mordida e eficiencia mastigatoria.
      Descrição: A corrida de rua é descrita como uma atividade aeróbica intensa que atualmente envolve milhões de adeptos. A prática regular desta modalidade esportiva promove alterações nos músculos estriados esqueléticos fato que despertou o interesse em analisar, por meio da eletromiográfica (EMG - Myosystem), seu efeito sobre a atividade dos músculos do sistema estomatognático masseter e temporal em diferentes posições posturais da mandíbula, além de sua espessura por meio da ultrassonografia (Ultrassom portátil SonoSite Titan Nacionalizado), como também, a força de mordida máxima utilizando o dinamômetro digital modelo IDDK- Kratos posicionado na região dos primeiros molares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Marcelo Palinkas - Integrante / Dinah R Amoras - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    26. 2012-2015. Analise do padrao funcional dos sistemas musculo esqueleticos de membros inferiores, mastigatorio e respiratorio em portadores do virus da imunodeficiencia humana.
      Descrição: A aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), provém do aparecimento de desordens tanto no sistema musculoesquelético quanto sistêmicas causada pela infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). As dores articulares e musculares (artralgias e mialgias) são as manifestações músculo esqueléticas mais comuns em pacientes infectados pelo HIV, diagnosticadas em duas ou mais articulações como joelhos, ombros e cotovelos. Atualmente, têm-se a visão de investigar a contribuição de variáveis de ordem física, biológica e psicossocial no desenvolvimento das doenças osteomusculares em portadores de HIV, quase sempre correlacionando essas variáveis com a manifestação de sintomas. Para a análise das alterações osteomusculares ou da ocorrência de sintomas provenientes de distúrbios nos músculos, tendões e articulações das diferentes regiões anatômicas pode-se lançar mão de recursos como registros eletromiográficos utilizado para medir a condutibilidade elétrica no tecido muscular; avaliar o relato de sintomas; avaliar clinicamente a ocorrência de dor e da restrição de movimentos à manipulação das estruturas osteomusculares. O objetivo deste estudo é compreender por meio da análise eletromiográfica, força de mordida, ultrassonografia de imagem, cinemetria computadorizada, biofotogrametria, fotopodoscopia, Peak Flow e Manovacuometria os efeitos do HIV tipo 1 no funcionamento da musculatura mastigatória e funcional, além do caráter sistêmico, por meio da comparação destes mesmos dados coletados em pacientes não portadores do vírus. Serão selecionados 60 voluntários, de ambos os gêneros, com idade entre 20 e 40 anos, divididos em dois grupos: Grupo 1 (G1), 30 voluntários portadores de HIV tipo 1, pacientes da Unidade Especial de Tratamento em Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP; Grupo 2 (G2), 30 voluntários não portadores de HIV-1, da comunidade de Ribeirão Preto e região. Os voluntários serão submetidos às ava. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Gabriel Pádua da Silva - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante / Alcyone Artioli Machado - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    27. 2012-2015. Influencia de diferentes doses e numero de aplicacoes do laser em baixa intensidade no reparo de defeitos osseos em calvaria de ratas Wistar com modelo experimental para a osteoporose.
      Descrição: Apesar do tecido ósseo apresentar potencial regenerativo, existem doenças que podem levar à perda óssea, como por exemplo, a osteoporose que compromete a resistência e a qualidade óssea, predispondo a fraturas. Assim, frente a esta e outras doenças, torna-se importante a busca de novas metodologias que objetivam a deposição óssea. A literatura tem demonstrado que a laserterapia em baixa intensidade (LLLI) é uma nova metodologia e que é eficaz no aumento da formação óssea e na diminuição da reabsorção óssea em ratas ovariectomizadas, porém ainda não existe uma padronização quanto a sua utilização, sendo, portanto, necessários mais estudos para investigar o efeito de diferentes parâmetros tais como: comprimento de onda, duração e número de sessões. Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da LLLI nos defeitos ósseos críticos em calvária de ratas Wistar com modelo experimental para osteoporose, a qualidade do tecido ósseo neoformado por meio da microscopia de luz, bem como estimar os seguintes parâmetros estereológicos: volume total, densidade de volume e densidade de superfície das trabéculas ósseas neoformadas, densidade numérica e número total de osteócitos e volume médio dos osteoblastos. A quantidade total de colágeno também será analisada. Serão utilizadas 54 ratas que serão submetidas a ovariectomia bilateral. Após 150 dias serão realizados defeitos ósseos críticos na calvária. As ratas serão divididas em 9 grupos (n=6) e 24 horas após a confecção do defeito iniciar-se-á o tratamento com laser (Arseneto de Gálio-Alumínio ? AsGaAl; 780 nm) nas doses de 20 e 30 J/cm2 (3, 6 e 12 sessões). Nos grupos controles será simulada a aplicação de laser, por 3, 6 e 12 sessões. O resultado deste projeto tem a finalidade de contribuir na compreensão dos efeitos biológicos da LLLI, contribuindo assim para a ciência e sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Coordenador / Paulo Batista Vasconcelos - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Luis Gustavo de Souza - Integrante / Dimitrius Leonardo Pitol - Integrante / Richard Honorato de Oliveira - Integrante.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    28. 2012-2015. Efeito das doencas cronico degenerativas diabetes melittus tipo 2 e hipertensao arterial na musculatura do sistema estomatognatico: avaliacao da funcao mastigatoria, ultrassonografica, qualidade de vida e habito alimentar
      Descrição: Considerando-se relevante a influência da musculatura na funcionalidade do sistema estomatognático, busca-se com este trabalho realizar uma avaliação do comportamento e atuação da musculatura mastigatória frente ao diabetes mellitus e hipertensão. Este estudo tem como objetivo comparar a atividade eletromiográfica, a espessura dos músculos masseter e temporal, a força de mordida, performance mastigatória, qualidade de vida relacionada à saúde bucal e xerostomia entre indivíduos saudáveis e indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial. Bem como, correlacionar essas variáveis com o nível de hemoglobina glicada em diabéticos, e com o uso de medicamentos anti-hipertensivos em indivíduos hipertensos. A atividade eletromiográfica será avaliada utilizando o eletromiógrafo Myosystem BR-1. Para a análise da espessura muscular serão adquiridas imagens dos músculos masseter e temporal no repouso e na contração voluntária máxima utilizando o aparelho de ultrassom SonoSite Titan. A força de mordida molar máxima direita e esquerda será obtida por meio do dinamômetro digital Kratos e a performance mastigatória será analisada por meio das pastilhas ?beads? na mastigação do lado direito, lado esquerdo e habitual. A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde bucal será realizada pelo questionário OIDP (Oral Impacts on Daily Performance). Os dados coletados serão submetidos à tratamento estatístico utilizando testes de comparação (teste t de student) e correlação de Pearson e Spearman, considerando o intervalo de confiança de 95%.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Paulo Batista Vasconcelos - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Luis Gustavo de Souza - Integrante / Tânia F Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    29. 2012-2015. Efeito da Distrofia Muscular de Duchenne na atuacao do sistema estomatognatico - analise eletromiografica, forca de mordida e eficiencia mastigatoria.
      Descrição: A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença neuromuscular com padrão de herança genética ligada ao sexo, letal, que apresenta incidência de 1:3500 meninos. A Distrofia Muscular de Duchenne é causada por alteração localizado no locus xp21 do cromossomo X, essencialmente no gene (dys) que codifica a proteína fibrosa do sarcolema denominada distrofina. Os indivíduos portadores da doença apresentam quadro clínico de perda da força muscular progressiva iniciando-se na região proximal dos membros inferiores, geralmente por volta dos cinco anos de idade. Os primeiros sinais evidenciados são distúrbios de deambulação tendo como característica o sinal de "Gowers". Este estudo observacional de corte transversal tem por finalidade analisar o padrão da atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal, a força de mordida, a espessura muscular e a eficiência mastigatória dos indivíduos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne atendidos na UNAERP e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Os resultados deste trabalho irão permitir a avaliação integral do sistema estomatognático do ponto de vista morfológico e funcional relacionado à doença e comparar os dados com um grupo controle, saudável. A descrição e a correlação entre as variáveis serão analisadas utilizando-se estatística descritiva, teste de normalidade Komolgorov-Smirnov, testes de correlação (Pearson ou Spearman). Além disso, serão avaliadas as propriedades psicométricas dos dados quanto à consistência interna (efeitos teto e piso, coeficiente alfa de Cronbach, matriz de correlação entre itens e correlação item-total) e validade discriminante (teste "t"). Modelos de regressão linear múltipla verificarão a relação entre os dados eletromiográficos, força de mordida, ultrassonográficos e da eficiência mastigatória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Bruno Ferreira - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    30. 2011-2018. NAP - Nucleo de Estudos em Doencas Cronico-Degenerativas
      Descrição: As doenças crônico degenerativas são altamente prevalente na população e com o aumento da expectativa de vida devem se tornar cada vez mais prevalentes. Pelo menos uma doença crônica atinge 31,3% da população brasileira, o que significa 59,5 milhões de pessoas. Estas doenças apresentam alta morbidade ou geram grande incapacidade e impacto na qualidade de vida dos pacientes. A proposta deste núcleo de pesquisa visa congregar pesquisadores com linhas de pesquisa afins e reunir infra-estrutura capaz de produzir resultados com repercussão regional, nacional e internacional a serem incorporados ao cotidiano dos cenários de práticas, onde se desenvolvem os projetos, com ênfase para o cuidado de condições crônicas. Os objetivos do projeto serão avaliar o impacto de doenças crônico-degenerativas sobre a força muscular e controle postural, além da influência do gênero sobre as variáveis analisadas; estudar os processos adaptativos cardiorrespiratórios, metabólicos e teciduais promovidos pelo exercício físico nas doenças crônico-degenerativas e frente ao processo de envelhecimento; desenvolver parâmetros de avaliação e intervenção nas alterações cinético-funcionais nas doenças crônico-degenerativas. Serão ainda conduzidos estudo clínicos para verificar a eficácia de diferentes técnicas terapêuticas acessíveis à maioria dos profissionais da saúde envolvidos na reabilitação das doenças crônico degenerativas. Serão estudados nessas populações o controle motor através da análise cinética e cinemática em situações estáticas e funcionais, as repercussões musculoesqueléticas, através da avaliação da dor, sensibilização e função, as variáveis cardiorrespiratórias e metabólicas pela análise das respostas cardiovasculares e XYZ.Os estudos interdisciplinares desenvolvidos servirão de base científica para atividades de promoção da saúde, prevenção de agravos e recuperação da saúde, visando à redução da incidência e do impacto de algumas condições crônicas como as musculoesqueléticas dol. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Anamaria Siriani de Oliveira - Integrante / César Bataglion - Integrante / Debora Bevilaqua Grossi - Coordenador / Rinaldo Roberto de Jesus Guirro - Integrante / Anderson Zago - Integrante / Elaine Caldeira de Oliveira Guirro - Integrante / Ana Claudia Mattiello Sverzut - Integrante / Cristine Homsi Jorge Ferreira - Integrante / Daniela Cristina Carvalho de Abreu - Integrante / Renato de Moraes - Integrante / Hugo Celso Dutra de Souza - Integrante. Financiador(es): Pro-Reitoria de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    31. 2010-2015. Efeitos do tratamento radioterapico, cirurgico e quimioterapico na atuacao do sistema estomatognatico em individuos portadores de cancer da cabeca e pescoco.
      Descrição: Considerando-se relevante a influência da musculatura craniofacial, busca-se com este trabalho analisar a atividade eletromiográfica, a espessura dos músculos masseter e temporal, a força de mordida e a eficiência mastigatória de jovens, adultos e idosos após o uso de radioterapia associado ou não a quimioterapia e/ou cirurgias ressectivas, com intuito de iniciar um estudo para traçar critérios e parâmetros frequentes na análise do sistema mastigatório após os tratamentos. Os resultados deste trabalho permitirão a avaliação integral do sistema estomatognático do ponto de vista morfológico e funcional em indivíduos irradiados e tratados para a erradicação e/ou controle do câncer cabeça e pescoço. Os aspectos investigados objetivam facilitar diagnósticos e prognósticos, trazendo contribuições para a comprovação da qualidade e estabilidade dos tratamentos propostos atualmente para estes indivíduos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Marisa Semprini - Integrante / Carla Moreto Santos - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / João B M Lellis - Integrante / André M M Dante - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    32. 2010-2013. Efeito funcional das reabilitacoes orais fixas sobre implantes do tipo all-on-4 e zigomatico? avaliacao eletromiografica, forca de mordida e eficiencia mastigatoria.
      Descrição: Considerando-se relevante a influência da musculatura na reabilitação funcional do sistema estomatognático, o presente projeto de pesquisa se propõe a avaliar a função mastigatória, por meio da sEMG, análise da força de mordida e da eficiência mastigatória, de indivíduos reabilitados por prótese fixas sobre implante zigomático e ou All-on-4, comparando-as com a de indivíduos dentados e usuários de próteses totais convencionais. A hipótese do estudo é de que indivíduos usuários de prótese totais fixas sobre implantes com apoio zigomático e ou All-on-4 são totalmente reabilitados funcionalmente, apresentam função muscular semelhante a dos indivíduos dentados e superior a dos indivíduos portadores de prótese total convencional. Os resultados deste trabalho irão permitir a avaliação integral do sistema estomatognático do ponto de vista morfológico e funcional, possibilitando traçar um padrão de comportamento muscular esperado de acordo com os diferentes tipos de reabilitação. Os aspectos investigados objetivam facilitar diagnósticos e prognósticos, trazendo contribuições para a comprovação da qualidade e estabilidade dos tratamentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Carla Moreto Santos - Integrante / Moara De Rossi - Integrante / Marisa Semprini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    33. 2010-2011. A inter-relacao entre a postura e o sistema estomatognatico em paraplegicos praticantes e nao praticantes de atletismo-avaliacao eletromiografica e ultrassonografica.
      Descrição: Em pacientes com lesão da medula espinhal ocorre a promoção de novos padrões de controle postural que envolve partes intactas do sistema sensório-motor. A presença de desequilíbrios entre a postura da mandíbula em relação ao restante do sistema esquelético são fatores contribuintes para o surgimento de problemas do quadrante superior do corpo, ou vice e versa, com efeitos na mastigação, deglutição, fonação e respiração. Isto torna fundamental o papel do fisioterapeuta e odontólogo para uma boa evolução dos casos de desordens buco-maxilo-facial associados a alterações posturais. O objetivo desta pesquisa será demonstrar os efeitos da paraplegia na atuação do sistema estomatognático decorrentes das alterações posturais. Serão selecionados 20 indivíduos com idade entre 25 a 45 anos divididos em três grupos: Grupo 1 (G1), 5 indivíduos portadores de paraplegia com lesão ao nível neurológico das estruturas torácicas e lombares praticantes de esporte (profissional); Grupo 2 (G2), 5 indivíduos portadores de paraplegia com lesão ao nível neurológico das estruturas torácicas e lombares não praticantes de esporte e Grupo 3 (G3) (Grupo Controle), constituído por 10 indivíduos saudáveis, sem problemas motores. Serão realizadas avaliações eletromiográficas em diferentes condições clínicas e análises da espessura muscular dos masseteres e temporais de ambos os lados, associados a exames de força de mordida e eficiência mastigatória. Também será avaliada a postura por meio da videogrametria, biofotogrametria e da escala avaliativa de New York. Para caracterização da integridade do sistema estomatognático, será utilizado à escala RDC/TMD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Selma Siéssere - Integrante / Paulo Batista Vasconcelos - Integrante / Édson Donizetti Verri - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Gabriel Pádua da Silva - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    34. 2010-2011. Efeitos da reconstrucao do ligamento cruzado anterior na postura e na atuacao do sistema estomatognatico - avaliacao eletromiografica e ultrassonografica.
      Descrição: O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) tem a função mecânica de atuar diretamente na estabilização e na propriocepção do joelho. Após a lesão de LCA, as cadeias musculares sofrem alterações biomecânicas por todo o sistema promovendo uma diminuição do controle postural. Com relação ao sistema estomatognático, a presença de desequilíbrios posturais pode interferir no posicionamento da mandíbula, conseqüentemente na atuação do sistema. O objetivo desta pesquisa será analisar os efeitos da reconstrução do ligamento cruzado anterior na postura e na atuação do sistema estomatognático. Serão selecionados 40 indivíduos com idade entre 23 a 29 anos divididos em dois grupos: o Grupo I será constituído de 20 indivíduos, portadores de reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior unilateral com enxerto do tendão patelar, no período entre dois a seis meses após a reconstrução. O Grupo II contemplará de 20 indivíduos saudáveis, sem diagnósticos de alterações posturais, pareados individuo a individuo (peso, sexo, idade, padrão facial e respiratório). Os indivíduos serão submetidos à avaliação eletromiografica em diferentes condições clínicas e analises da espessura muscular, contemplando os músculos masseteres, temporais e esternocleidomastóideos de ambos os lados. Juntamente com os exames de força de mordida, analise da eficiência mastigatória, avaliação da biomecânica condilar por intermédio da videogrametria, avaliação postura através da escala avaliativa de New York confirmado por fotografia e caracterização da integridade do sistema estomatognático pelo questionário RDC/TMD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Cecilio Hallak Regalo - Coordenador / Paulo Batista Vasconcelos - Integrante / Édson Donizetti Verri - Integrante / Selma Siéssere - Integrante / Marisa Semprini - Integrante / Gabriel Pádua da Silva - Integrante / Bruno Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (38)
    1. 2nd Oral Presentation Award at HETI 2021 SEOUL, HETI 2021 SEOUL. The Federation of Horses in Education & Therapy International 17th International Co.. 2021.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    2. Menção Honrosa - Efeito do apoio dos dedos sobre a atividade muscular da mão em condições clínicas simuladas, 1° Congresso Online da FOAR - UNESP.. 2020.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    3. Prêmio Professor Hercílio Pedro da Luz de Melhor Pôster do III Congresso Brasileiro de Anatomia da Cabeça e Pescoço., III Congresso Brasileiro de Anatomia da Cabeça e Pescoço... 2020.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    4. Prêmio Terceiro Lugar no V Simpósio Mineiro de Fisioterapia Aquática, Uberaba - Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    5. 1ºLugar na área de Saúde do 20ºCONIC 2019 - Congresso de Iniciação Científica e pesquisa UNAERP, UNAERP.. 2019.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    6. Prêmio melhor trabalho na modalidade oral na área de Saúde e Promoção Social no X EPEQ UNIFAFIBE, X EPEQ UNIFAFIBE.. 2019.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    7. Menção honrosa pela apresentação oral do trabalho intitulado: Estudo caso controle: bruxismo do sono e ronco, Jornada Odontológica da FORP/USP.. 2018.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    8. Prêmio Carlo de Lucca durante o Congresso Brasileiro de Eletromiografia 2017, por expressiva contribuição para a área de Eletromiografia no Brasil, Sociedade Brasileira de Eletromiografia.. 2017.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    9. Primeiro Lugar no V JOBAFIR - Jornada Baiana de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva., JOBAFIR - Jornada Baiana de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva... 2017.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    10. Prêmio no I Encontro da Sociedade Brasileira Odontológica de Acupuntura., Sociedade Brasileira Odontológica de Acupuntura.. 2017.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    11. Certificado de Reconhecimento pela apresentação Relationship between the dentition phases with electromyographic activity,tongue pressure,mandibular mobility and maxilla/mandible strength, 24th Int, ConferenceSeries.. 2017.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    12. Certificado de Reconhecimento pela apresentação do trabalho"Relationship between the dentition phases with electromyographic activity,tongue pressure,mandibular mobility and maxilla/mandible strength", ConferenceSeries.. 2017.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    13. Certificado de Reconhecimento pela apresentação oral do trabalho "Evaluation of the stomatognathic system in children with need treatment orthodontic", 24th International Conference and exhibition on, ConferenceSeries.. 2017.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    14. Professora Titular, FORP/USP.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    15. Mençao Honrosa na categoria trabalho científico:apresentação de poster intitulado " Bruxismo do sono noturno altera a arquitetura do sono" na 20ª Semana Odontológica da UNAERP, SOURP - UNAERP.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    16. Menção Honrosa no IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia, COBEC.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    17. Menção honrosa - apresentação de poster intitulado: Impacto da esclerose lateral amiotrófica no sistema mastigatório, SBPqO/2016.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    18. Prêmio de 1º lugar na categoria apresentação oral - área A1 -, SBPqO.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    19. Menção honrosa - Apresentação Oral: trabalho intitulado Artrite Reumatóide, Jornada Odontológica da FORP/USP.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    20. Terceiro Lugar na apresentação do poster intitulado: Técnica de Acupuntura na paralisia de Bellcom base nas ramificações do nervo facial - Congresso brsileiro de Acupuntura, VI Congresso Brasileiro de Acupuntura.. 2016.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    21. 2° lugar em Temas Livres - VI Congresso Brasileiro de Aids, Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis.. 2015.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    22. Premiação na apresentação de Painel no ENIC, ENIC Claretiano.. 2015.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    23. Menção Honrosa Apresentação Painel - 3º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC, Sociedade Brasileira de Eletromiografia.. 2014.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    24. Menção honrosa - apresentação de painel - DAPE, FORP - USP.. 2014.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    25. Prêmio "Prof. Dr. Renato Locchi" de Ciências Morfológicas - Área Macroscopia para o trabalho "Impacto do Bruxismo do Sono no Sistema Estomatognático", Sociedade Brasileira de Anatomia - XXVI Congress, Sociedade Brasileira de Anatomia.. 2014.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    26. 1° Lugar na modalidade Painel Profissional - Pesquisa, 12° Semana de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas.. 2013.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    27. Menção Honrosa - Painel Profissional e Pesquisa, 12° Semana de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas.. 2013.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    28. Prêmio de 3° lugar modalidade painel - Influência das doenças diabetes e hipertensão na atividade eletromiográfica dos músculos da mastigação, Congresso 24h de Anatomia 2013 - Maceió.. 2013.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    29. Prêmio para aluna PIBIC 2013- SIICUSP Mariana Bagio Zeitune, SIICUSP.. 2013.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    30. Prêmio ODORICO MACHADO DE SOUSA - melhor trabalho acadêmico do 2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC, Sociedade Brasileira de Eletromiografia - COBEC.. 2012.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    31. Menção Honrosa Painéis - 2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC, Sociedade Brasileira de Eletromiografia.. 2012.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    32. Menção Honrosa Apresentação Oral - 2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC, Sociedade Brasileira de Eletromiografia.. 2012.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    33. Menção Honrosa Painéis - 28º SBPqO - Área 1 Prêmio M. Issao - Sessão C, 28º SBPqO.. 2011.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    34. Menção Honrosa Painéis - 19º SIICUSP, Universidade de São Paulo.. 2011.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    35. PRÊMIO JOHN BASMAJIAN - Melhor Trabalho do Congresso na área de Eletromiografia Clínica, 1º Congresso Brasileiro de Eletromiografia - COBEC.. 2010.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    36. Menção honrosa XIII Congresso Universitário Odontológico - 32ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto - JORP/USP., XIII Congresso Universitário Odontológico - 32ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto - JORP/USP.. 2010.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    37. Menção Honrosa "Prof. Dr. Renato Locchi" - Área macroscópica, Sociedade Brasileira de Anatomia.. 2010.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.
    38. Honorable Mention, 39th Annual Convention International Association of orofacial Myology - IAOM.. 2010.
      Membro: Simone Cecilio Hallak Regalo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (133)
    1. 10º Simpósio do DAPE e 8º Simpósio do CAOPE..A OSTEOARTROSE E A ARTRITE REUMATOIDE INTERFEREM NA FUNÇÃO DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO?. 2021. (Simpósio).
    2. 28th Congress of the International Association of Paediatric Dentistry: IAPD Virtual 10-13 June 2021. Evaluation of the stomatognathic system of children with crossbite before and after use of orthodontic appliance. 2021. (Congresso).
    3. 2 nd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2021). Does Intervertebral Disc Disease impact the EMG activity of the masticatory muscles?. 2021. (Congresso).
    4. 34º Congresso Odontológico de Bauru- Profª. Dra. Daniela Gamba Garib Carreira. ?Impacto das doenças degenerativas dos discos intervertebrais na eficiência mastigatória: abordagem eletromiográfica. 2021. (Congresso).
    5. 38ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Degeneração dos discos intervertebrais. 2021. (Congresso).
    6. APSS-APPOS 2021 - 13th Combined Meeting of the Asia Pacific Spine Society (APSS) & Asia Pacific Paediatric Orthopaedic Society (APPOS). Spine. 2021. (Congresso).
    7. HETI 2021 SEOUL. The Federation of Horses in Education & Therapy International 17th International Congress. Coex Seoul Korea. Effect of hippotherapy on functional capacity and stomatognathic system in older adults. 2021. (Congresso).
    8. XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCAR.Variáveis respiratórias. 2021. (Simpósio).
    9. 1° Congresso Online da FOAR. Efeito do apoio dos dedos sobre a atividade muscular da mão em condições clínicas simuladas. 2020. (Congresso).
    10. 23º Encontro de Atividades Científicas - Evento Online.Hipertensão. 2020. (Encontro).
    11. 37ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Análise da função muscular. 2020. (Congresso).
    12. 38º CIOSP. CROSSFIT. 2020. (Congresso).
    13. International Association of Paedicatric Dentistry - IAPD20 Virtual. Estrogen receptors and EMG activity of masticatory muscles in healthy children. 2020. (Congresso).
    14. ISEK XXIII 2020. ISEK. 2020. (Congresso).
    15. The Virtual Congress on Brain Health Innovation and Technologies. Evaluation of Bite Force and Pressure of the Tongue and Lips in Individuals with Ischemic or Hemorrhagic Cerebrovascular Disease. 2020. (Congresso).
    16. World Congress on Osteoporosis, Osteoarthritis and Musculoskeletal Diseases - WCO IOF - ESCEO. OSTEOARTHRITIS. 2020. (Congresso).
    17. 20ºCONIC 2019 - Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa UNAERP. Nadadores de Alto Rendimento. 2019. (Congresso).
    18. 22° Encontro de Atividades Científicas - Kroton.Bruxismo. 2019. (Encontro).
    19. 23ª SOURP - Semana Odontológica da UNAERP.Bruxismo do sono. 2019. (Outra).
    20. 36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Sistema estomatognático. 2019. (Congresso).
    21. 37º CIOSP. Nadadores de Elite. 2019. (Congresso).
    22. 41ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP).Rinite. 2019. (Outra).
    23. Ouvinte do 5º Congresso de Graduação da USP. 2019. (Congresso).
    24. V Simpósio Mineiro de Fisioterapia Aquática.Reabilitação Pulmonar. 2019. (Simpósio).
    25. X EPEQ UNIFAFIBE.Sistema Estomatognático -. 2019. (Outra).
    26. XXVI Simpósio de Fisioterapia - UFSCAR.AVC. 2019. (Simpósio).
    27. XXX Jornadas da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Sleep Bruxism. 2019. (Congresso).
    28. 19º CONIC. Parkinson. 2018. (Congresso).
    29. 35ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Eletromiografia. 2018. (Congresso).
    30. 40ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP).Estudo caso-controle: Bruxismo do sono e ronco. 2018. (Outra).
    31. SPIE BIOS 2018. Photo- kinesiotherapy. 2018. (Congresso).
    32. 2017 AVTRW - The Association for Veterinary Teaching and Research Work. Stereological. 2017. (Congresso).
    33. 21ª SOURP - Semana Odontológica da UNAERP.Força de mordida. 2017. (Encontro).
    34. 24th International Conference and exhibition on Dentistry & Oral Care. EMG. 2017. (Congresso).
    35. 3° Congresso de Graduação da USP. Avaliação. 2017. (Congresso).
    36. 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). EMG e Artrite. 2017. (Congresso).
    37. 39ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP).Oclusão e EMG. 2017. (Outra).
    38. 8° Simpósio do DAPE e 6° Simpósio do CAOPE.Osteoartrose. 2017. (Simpósio).
    39. COBEC-SEB 2017. EMG. 2017. (Congresso).
    40. I Encontro da Sociedade Brasileira Odontológica de Acupuntura.Acupuntura. 2017. (Encontro).
    41. V JOBAFIR - Jornada Baiana de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva.. Influência Respiratória. 2017. (Congresso).
    42. XI Congresso Paulista de Neurologia. Neurologia. 2017. (Congresso).
    43. 1° Congresso Internacional em Vibração Mecânica e em Práticas Integrativas e Complementares. Acupuntura. 2016. (Congresso).
    44. 20ª SOURP - Semana Odontológica da Universidade de Ribeirão Preto.Bruxismo do Sono. 2016. (Encontro).
    45. 33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Artrite. 2016. (Congresso).
    46. 38ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP).Artrite reumatoide. 2016. (Outra).
    47. 8° Congresso Internacional de Fisioterapia. Análise eletromiográfica dos músculos respiratórios. 2016. (Congresso).
    48. AADR - American Association for Dental Research. Maximal Molar Bite Force. 2016. (Congresso).
    49. Encontro dos Programas de Pós-graduação da FORP-USP. 2016. (Encontro).
    50. II Simpósio de Câncer de mama e VI Jornada de Câncer de Mama.Mulheres Mastectomizadas. 2016. (Simpósio).
    51. IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e IV Jornada Nacional de Procedimentos MIoterápicos. EMG. 2016. (Congresso).
    52. The 15th Congress of the World Federation for Laser Dentistry. WFLD. 2016. (Congresso).
    53. VI Congresso Brasileiro de Acupuntura e XIII Congresso Paranaense de Acupuntura - COPAC. Técnica de Acupuntura na paralisia de Bellcom base nas ramificações do nervo facial. 2016. (Congresso).
    54. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A importância da educação em saúde bucal para indivíduos deficientes visuais. 2016. (Congresso).
    55. Workshop sobre Elaboração de Questões de Múltipla Escolha para o Teste Progresso. 2016. (Outra).
    56. XXII Reunião de Pesquisa e XIX Seminário de Iniciação Científica da FOUSP.Implante zigomático: uma nova perspectiva na Odontologia?. 2016. (Seminário).
    57. XXI ISEK - Congress of the International Society of Electrophisioogy and Kinesiology. EMG. 2016. (Congresso).
    58. XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia. Eletromiografia. 2016. (Congresso).
    59. XXVII Congresso Brasileiro de Neurologia. Avaliação eletromiográfica respiratória em pacientes com esclerose múltipla. 2016. (Congresso).
    60. 32ª Reunião da SBPqO. EMG. 2015. (Congresso).
    61. 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Bruxismo. 2015. (Congresso).
    62. 37ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP).EMG. 2015. (Outra).
    63. 4° ENCEP - Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa. 2015. (Encontro).
    64. 7° Simpósio do DAPE e 5° Simpósio do CAOPE.Alterações no Sistema Estomatognático produzidas pela Esclerose Lateral Amiotrófica. 2015. (Simpósio).
    65. Encontro de Iniciação Científica - ENIC.Escoliose. 2015. (Encontro).
    66. FIEP - Federação Internacional de Educação Física/ XII Congresso Científico Latino-Americano e XII Congresso Científico Brasileiro. Resumos. 2015. (Congresso).
    67. IV Congresso Brasileiro e I Congresso Interamericano de Educadores Claretianos. Elaboração de um livro eletrônico. 2015. (Congresso).
    68. X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Congresso Brasileiro de AIDS. Análise da postura estática, deslocamento de massa e do arco longitudinal medial plantar em indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência humana.. 2015. (Congresso).
    69. XVII Congresso Interno de Pesquisa da FORP/USP. Trabalhos Científicos Relevantes para a Odontologia. 2015. (Congresso).
    70. 12° COPAC - Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Analysis of the Bite Force. 2014. (Congresso).
    71. 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Bruxismo. 2014. (Simpósio).
    72. 31ª Reunião da SBPqO. EMG. 2014. (Congresso).
    73. 36ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP).Bruxismo. 2014. (Outra).
    74. BETT2014. 2014. (Feira).
    75. Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia -COBEC. Eletromiografia. 2014. (Congresso).
    76. Encontro das Comissões de Ética no Uso de Animais do Campus de Ribeirão Preto de Universidade de São Paulo. 2014. (Encontro).
    77. ISEK 2014 - The XX Congress of the International Society of Electrophysiology and Kinesiology. EMG. 2014. (Congresso).
    78. SIED - Simpósiso Internacional de Educação a Dsitância.Educação a Distância. 2014. (Simpósio).
    79. XIV Encontro AAARL de Medicina Esportiva.Medicina Esportiva. 2014. (Encontro).
    80. XVI Congreso de Anatomía Del Cone Sur. EMG. 2014. (Congresso).
    81. XVI CONGRESSO INTERNO DE PESQUISA -FORP USP. Eletromiografia. 2014. (Congresso).
    82. XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia. Bruxismo do Sono. 2014. (Congresso).
    83. 18° Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes da ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético.. Diabetes. 2013. (Congresso).
    84. 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Efeito do diabetes melittus tipo 2 na musculatura do sistema estomatognático: avaliação eletromiográfica, ultrassonográfica, força de mordida e eficiência mastigatória.. 2013. (Simpósio).
    85. 30ª Reunião da SBPqO. EMG. 2013. (Congresso).
    86. 5° Simpósio do DAPE e 3° Simpósio do CAOPE. 2013. (Simpósio).
    87. Congresso 24H de Anatomia. Diabetes. 2013. (Congresso).
    88. I Seminário Internacional de Educação UniSEB. 2013. (Seminário).
    89. XII European Joint Congress of Clinical Anatomy. Diabetes. 2013. (Congresso).
    90. XV Congresso Interno de pesquisa da FORP/USP. EMG. 2013. (Congresso).
    91. 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Efeito. 2012. (Simpósio).
    92. 2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC. Eletromiografia. 2012. (Congresso).
    93. 34ª JORP - Jornada Odontológica de Ribeirão Preto.Efeitos do laser. 2012. (Outra).
    94. ABROSS2012 - X Encontro Internacional da Academia Brasileira de Osseointegração.O grande valor do enceramento de diagnóstico na Reabilitação Oral Protética.. 2012. (Encontro).
    95. BETT2012 - Londres. 2012. (Encontro).
    96. IADR - International Association for Dental Research.. VEGF Secretion by Undifferentiated Pulp Cells: Effect of Low-level Laser. 2012. (Congresso).
    97. ISEK 2012 - Congress of the International Society for Electrophysiology and Kinesiology.. sEMG. 2012. (Congresso).
    98. TMJ Bioengineering Conference. TMJ. 2012. (Congresso).
    99. XIV Congresso Interno de Pesquisa. Efeito do Chá. 2012. (Congresso).
    100. XXII International Symposium on Morphological Sciences.The use of anatomic and physiologic Knowledge to study the oral implants effects on masticatory muscles.. 2012. (Simpósio).
    101. XXV Congresso Brasileiro de Anatomia. Volume renal. 2012. (Congresso).
    102. 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Avaliação in vitro do comportamento de células indiferenciadas da polpa dental (OD-21) após a irradiação com laser de baixa intensidade.. 2011. (Simpósio).
    103. 28ª Reunião da SBPqO. EMG. 2011. (Congresso).
    104. 2º Encontro do Programa "Embaixadores da USP" 2011..PASUSP e INCLUSP. 2011. (Outra).
    105. 3º Simpósio do DAPE e 1º Simpósio do CAOPE..Reabilitação Oral. 2011. (Simpósio).
    106. 5º Encontro do Grupo Brasileiro de Reciclagem em Prótese e Implante.Pesquisa em Ensino. 2011. (Simpósio).
    107. Encontro da Comunidade Cinetífica. 2011. (Encontro).
    108. Encontro Nacional de Atividade Física/ENAF. Eficiência mastigatória. 2011. (Congresso).
    109. II Encontro Internacional de Ensino de Anatomia do ICB/USP.Ensino da Anatomia na Odontologia - - uso de eletromiografia. 2011. (Encontro).
    110. Postural 2011 - 2 Simpósio Brasileiro sobre Diagnóstico e Tratamento das disfunções posturais.EMG. 2011. (Simpósio).
    111. Simpósio de Laser na Odontologia. 2011. (Simpósio).
    112. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física. Biomecânica. 2011. (Congresso).
    113. VIII Congresso Científico Latino-Americano e VIII Congresso Científico Brasileiro da FIEP. Estudo transversal da postura de atletas do voleibol e futsal amador do 54º jogos regionais.. 2011. (Congresso).
    114. Workshop de Capacitação para Pesquisadores. 2011. (Oficina).
    115. XIII Congresso Interno de Pesquisa da FORP-USP. XIII Congresso Interno de Pesquisa da FORP-USP. 2011. (Congresso).
    116. XX th World Congress of Neurology (WCN 2011). EMG. 2011. (Congresso).
    117. 1º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia. Eletromiografia e a Odontologia. 2010. (Congresso).
    118. 1º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia. EMG. 2010. (Congresso).
    119. 27ª Reunião da SBPqO. EMG. 2010. (Congresso).
    120. 2º Simpósio do DAPE.Disfunção temporomandibular e distonia oromandibular: terapia fonoaudiológica.. 2010. (Simpósio).
    121. 39th Annual Convention International Association of orofacial Myology - IAOM. IAOM. 2010. (Congresso).
    122. Encontro Nacional de Atividade Física/ENAF.Encontro Nacional de Atividade Física/ENAF. 2010. (Encontro).
    123. I Encontro de Odontologia Legal de Ribeirão Preto.Identificação Humana e Radiologia Odontológica - Debatedora. 2010. (Encontro).
    124. II Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos.. II Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos.. 2010. (Congresso).
    125. III ENCEP - Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa.Membro Titular da CONEP. 2010. (Encontro).
    126. International Association for Dental Research (IADR) - 88TH General Session & Exhibition of the IADR,. EMG. 2010. (Congresso).
    127. IOF World Congress on Osteoporosis & Tenth European Congress on Clinical and Economics Aspects of Osteoporosis and osteoarthrits.. Evaluation of RHBMP-2 and natural latex as potential osteogenic proteins in critical size defects by histomorphometric methods.. 2010. (Congresso).
    128. XII Encontro AAARL de medicina esportiva.Medicina Esportiva. 2010. (Encontro).
    129. XIII Congresso Universitário Odontológico - 32ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto - JORP/USP.XIII Congresso Universitário Odontológico - 32ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto - JORP/USP. 2010. (Outra).
    130. XVII Congreso Panamericano de Anatomia.. EMG. 2010. (Congresso).
    131. XXIV Congresso Brasileiro de Anatomia. Eletromiografia. 2010. (Congresso).
    132. XXIV Congresso Brasileiro de Anatomia. O Ensino da Anatomia na Odontologia. 2010. (Congresso).
    133. XXIV Congresso Brasileiro de Anatomia. Ensino da Anatomia na Odontologia. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. REGALO, S.C.H.. Comissão Organizadora do IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia.. 2016. (Congresso).. . 0.
    2. Regalo. Treinamento sobre a utilização do Sistema Plataforma Brasil. 2015. (Outro).. . 0.
    3. Regalo S C H. Comissão Organizadora (Científica) do 2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia.. 2012. (Congresso).. . 0.
    4. SALATA, L. A. ; BORSATO, M. C. ; SOUZA, R. F. ; Regalo S C H ; SOUSA NETO, M. D. ; LEPRI, C. P. ; NASCIMENTO, A. A. F. ; DALTI, G. E. A.. Comissão Organizadora do XIV Congresso Interno de Pesquisa. 2012. Congresso
    5. Regalo S C H. Coordenadora do curso de Técnicas de quantificação em microscopia: uma introdução aos métodos tridimensionais com delineamento estereológico.. 2011. (Outro).. . 0.
    6. BORSATO, M. C. ; SALATA, L. A. ; SOUSA NETO, M. D. ; ANTUNES, R. P. A. ; LEPRI, C. P. ; Regalo S C H ; MORAES D M ; ROSA, G. D. ; DALTI, G. E. A. ; SILVA, J. G. O. ; CARVALHO, F. D.. XIII Congresso Interno de Pesquisa da FORP-USP. 2011. Congresso
    7. Regalo S C H; VITTI, M. ; CARDOSO, J. R. ; SOARES, A. B. ; PEDRONI, C. R. ; BIGATON, D. R. ; CARIA, P. H. F.. Comissão organizadora (Científica) do 1º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia. 2010. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Simone Cecilio Hallak Regalo ⇔ Mario Taba Junior (3.0)
      1. Palinkas, Marcelo ; BORGES, TÂNIA DE FREITAS ; Taba, Mário ; Aparecida Caldeira Monteiro, S. ; BOTTACIN, F. S. ; MESTRINER, WILSON ; REGALO, I. H. ; SIÉSSERE, S. ; SEMPRINI, M. ; REGALO, S.C.H.. Alterations in masticatory cycle efficiency and bite force in individuals with periodontitis.. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEALTH SCIENCES. v. 13, p. 25-29, issn: 2372-5079, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORGES, TÂNIA DE FREITAS ; REGALO, SIMONE C. ; Taba, Mário ; Siéssere, Selma ; MESTRINER, WILSON ; SEMPRINI, Marisa. Changes in Masticatory Performance and Quality of Life in Individuals With Chronic Periodontitis. Journal of Periodontology (1970). v. 84, p. 325-331, issn: 0022-3492, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PARANHOS, H. F. O. ; SOUZA, V. O. P. ; SANTOS, C. O. ; MATSUMOTO, M. A. N. ; SILVA, R. H. A. ; Regalo, S.C.H. ; CRUZ FILHO, A. M. ; TABA Jr, M. Avaliação interdisciplinar discente do Curso de odontologia - Metodologia, Resultados e Perspectivas. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Simone Cecilio Hallak Regalo ⇔ Flávia de Lima Osório (1.0)
      1. DE OLIVEIRA, R. H. ; HALLAK, J. E. C. ; SIÉSSERE, S. ; DE SOUSA, L. G. ; SEMPRINI, M. ; DE SENA, M. F. ; OSORIO, F. DE L. ; NUNES, E. A. ; PINTO, J. P. ; REGALO, S. C. H.. Electromyographic analysis of masseter and temporal muscles, bite force, masticatory efficiency in medicated individuals with schizophrenia and mood disorders compared with healthy controls. Journal of Oral Rehabilitation (Print). v. 41, p. 399-408, issn: 0305-182X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:26