Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Raquel Meister Ko Freitag

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, estudo o processamento da variação linguística, observando pistas de atenção, reparos e emoções na fala e nos falantes. Também desenvolvo atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordeno o Laboratório Multiusuário de Informática e Documentação Linguística (LAMID) da Universidade Federal de Sergipe. Fui secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi, biênio 2016-2018. Sou Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Atualmente, sou vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste e da Associação Brasileira de Linguística. Por uma sociolinguística socialmente sensível, alinhada ao movimento Ciência Aberta: https://rkofreitag.github.io (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2582841591375626 (22/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D - CA LL - Letras e Lingüística
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação de Ciências Humanas. Didática II, 2° andar, sala 1 - LAMID Rosa Elze 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil Telefone: (79) 21056730
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2021-Atual. Efeitos das mascaras faciais na interacao: linguagem e emocoes
      Descrição: As implicações em longo prazo do uso da máscara facial na interação são já sentidas no ambiente de saúde (Marler; Ditton, 2021) e também da escola (Bottalico, 2020). Nesse sentido, investigações que considerem a interface entre linguagem e emoções podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de comunicação particularizadas para as diferentes realidades socioculturais. Do ponto de vista teórico, uma abordagem que incorpora as expressões visual-corporais humanas no domínio da expressão linguística permite ampliar o poder explanatório da análise para o estudo da gramática em especial, e dos processos cognitivos em geral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Rene Alain de Santana Almeida - Integrante / Julian Tejada - Integrante.
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    2. 2021-Atual. Pistas do processamento da variacao linguistica (Chamada CNPq No 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ)
      Descrição: Campo emergente e interdisciplinar, com interface com a Psicolinguística e as Ciências Cognitivas, os estudos de processamento da variação linguística visam desvelar o custo cognitivo do processamento de um dado traço linguístico, considerando os padrões de recorrência da produção e os padrões de julgamento da percepção. O esforço cognitivo associado ao processamento de uma variante pode ser medido de maneira direta, com o tempo de resposta, ou indireta, com os reparos e correções do falante. Os resultados destas medidas podem ser obtidos por diferentes desenhos experimentais, cujas tarefas permitem o controle do contexto para minimizar efeitos de outras variáveis intervenientes, assim como possibilitam a aferição dos efeitos de diferentes situações para um mesmo alvo. A conjugação de tarefas com medidas implícitas e explícitas, assim como resultados obtidos por métodos observacionais pode apontar para a atuação de forças cognitivas implícitas, como a consciência sociolinguística, e explícitas, como o prescritivismo, ou, ainda, pela conjunção das duas. O processamento da variação linguística é controlado ou automático? Qual a relação entre estereótipos, marcadores e indicadores com o tipo de processamento cognitivo?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 6
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    3. 2018-2021. Saliencia, percepcao e atitudes sociolinguisticas (Processo 305925/2017-2 - Produtividade em pesquisa PQ 2017)
      Descrição: Para identificar a que significados sociais uma variante está associada, na Sociolinguística, fenômenos de variação e mudança costumam ser estudados do ponto de vista da produção (quem usa? em que contextos?) e do ponto de vista da percepção (como os falantes julgam as variantes? a quem eles as associam?). Um artifício conceitual utilizado para articular as duas perspectivas de abordagem é a saliência. O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a relação entre saliência cognitiva e consciência social em estudos de percepção sociolinguística no português brasileiro, a partir da realização de abordagens experimentais com o monitoramento de variáveis para aferir o controle de esforço cognitivo: dilatação da pupila durante a tarefa e tempo de latência da resposta. Para tanto, serão realizados estudos sobre os julgamentos que os falantes-juízes fazem de variantes de variáveis linguísticas e variedades do Português em função de sua escala de avaliação social inferida pelos resultados de estudos de produção, e também do esforço cognitivo dos falantes-juízes com o controle da dilatação da pupila durante a tarefa e do tempo de latência da resposta. A partir do resultado destes estudos, será avaliada a produtividade dos diferentes tipos de tarefas que compõem os protocolos experimentais dos estudos de percepção sociolinguística, a fim de identificar as abordagens de maior efetividade. Trata-se de uma abordagem altamente inovadora, que irá fortalecer o campo dos estudos sociolinguísticos no Brasil, ampliando a descrição linguística da produção e implementando procedimentos para a análise da percepção baseada em tecnologia de rastreamento ocular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 3
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    4. 2016-Atual. Falares Sergipanos virtual: variedade, diversidade, contato e os direitos linguisticos (Edital 02/2015 SENACON/MJ; Edital CAPES/FAPITEC/SE 10/2016 PROMOB)
      Descrição: Os conceitos de variedades dialetais da Língua Portuguesa, crioulos e línguas afro-brasileiras não são matéria pacífica, seja na literatura científica, com a discussão acerca dos traços linguísticos limítrofes entre variedades, crioulos e pidgins, seja no âmbito do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, na medida que as definições são baseadas em critérios populacionais ou de origem (Guia INDL, v. 1, p. 13). A falta de clareza pode inviabilizar o processo de identificação, sendo, assim, necessária a proposição de ações que visem clarificar esta distinção considerando não só a perspectiva linguística (descrição da língua), mas também as perspectivas etnográfica (como a comunidade percebe e se autoidentifica) e jurídica (por tratar-se de elemento constitutivo da diversidade linguística nacional e, portanto, bem de natureza difusa). Dadas as condições sócio-históricas de formação do Brasil, a região Nordeste é profícua em contatos dos quais podem decorrer crioulos e línguas afro-brasileiras. Assim, propomos uma ação-piloto de documentação linguística do Estado de Sergipe, o menor em território no Brasil, a fim de testarmos a viabilidade de aplicação dos conceitos de variedades dialetais da Língua Portuguesa, crioulos e línguas afro-brasileiras, contribuindo não só para o registro, salvaguarda e difusão da diversidade linguística no território sergipano, por meio de um objeto digital, com acesso aberto e gratuito, aos moldes do que propõe o Instituto Camões , mas também com o aprimoramento dessas conceituações a fim de subsidiar as ações do processo de ?identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira? (Decreto INDL, art. 1º).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Ricardo Nascimento Abreu - Integrante / Antonio Felix de Souza Neto - Integrante. Financiador(es): Ministério da Justiça - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 4
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    5. 2015-2018. Genero, polidez e variacao linguistica (Processo 303955/2014-7 Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq - 2014)
      Descrição: A variação estilística e a identidade recentemente têm sido objeto de investigação na Sociolinguística (ECKERT, 2012), com o estudo da atribuição de um valor social em um grupo específico a determinados fenômenos sociolinguísticos em comunidades de práticas, conferindo marca de identidade. À essa questão incluímos as nuanças de polidez decorrentes das relações entre sexo/gênero em fenômenos variáveis. Estudos que considerem variáveis de natureza pragmática, como a polidez, ainda são pouco explorados no português brasileiro, o que nos motiva a propor uma investigação da dimensão estilística da variação linguística, especificamente com o controle do efeito do entrevistador na fala do entrevistado, que pode ser medido quanto à polidez decorrente das relações de poder e de solidariedade estabelecidas entre entrevistador e entrevistado e em relação ao sexo/gênero. Para tanto, faz-se necessário não só desenvolver um protocolo de coleta que considere os efeitos de polidez, mas também investigar o protocolo da entrevista sociolinguística para propor critérios que possibilitem esse controle e que permitam o uso de bancos de dados já constituídos nessa metodologia. O modelo proposto por Brown e Levinson (1987) é considerado por Meyerhoff (2006) como o mais compatível aos propósitos de controle e operacionalização da Sociolinguística, por propiciar o estudo da sistematicidade da variação linguística, motivo pelo qual buscamos aplicá-lo à investigação. Resultados de estudos que focam fenômenos de natureza morfossintática e que consideram os valores de polidez entre os interlocutores (SANTOS, 2014; ARAUJO, 2014) apontam para a mudança de estilo do falante em resposta à acomodação na relação com o interlocutor; trata-se de uma tendência recente nos estudos sociolinguísticos, como apontam Oliva e Serrano (2013), e que carece de investigação no cenário sociolinguístico brasileiro. Neste projeto, serão investigados os comportamentos de variáveis do tipo estereótipos (traços socialmente marcados de forma consciente), marcadores (traços linguísticos social e estilisticamente estratificados, que produzem respostas regulares em testes de reação subjetiva) e indicadores (traços socialmente estratificados, mas não sujeitos à variação estilística, com pouca força avaliativa) (LABOV, 1972) quanto aos efeitos de polidez. Especificamente, serão controladas variáveis linguísticas, que, com base em estudos anteriores, tenham mostrado efeito social na amostra, como a palatalização de oclusivas seguintes a glide, variação na 1ª pessoa do plural e variação na expressão da concordância verbal de 3ª pessoa, a fim de verificar se há correlação estilística. O comportamento das variáveis permite identificar a construção linguística identitária de um grupo, ao possibilitar a identificação dos valores de polidez associado a cada uma das variantes. Do ponto de vista operacional, as etapas metodológicas do projeto se constituem no levantamento bibliográfico e revisão da literatura acerca de estudos sociolinguísticos com resultados de sexo/gênero no Brasil e, em especial, em Sergipe, considerando os estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade ? GELINS; na seleção de informantes, coleta, validação e digitalização dos dados linguísticos, com vistas à constituição de corpus de análise, segundo o protocolo de coleta estabelecido pelo Banco de Dados Falares Sergipanos (CAAE - 0386.0.107.000-11); e na análise sociolinguística dos fenômenos no corpus constituído, com ênfase para o tratamento do indivíduo, a fim de evidenciar o perfil de gênero associado às variantes na comunidade e em função dos papéis sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 2
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    6. 2015-2017. Desenvolvimento de tecnologias sociais para formalizacao e ressignificacao de praticas culturais em Aracaju/SE (Edital CAPES/FAPITEC/SE n 05/2014 - Nucleos de CTI na Educacao Basica)
      Descrição: O objetivo deste projeto de estruturação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica é, a partir da identificação de valores, práticas e produções culturais no entorno de três comunidades escolares, propiciar o desenvolvimento de tecnologias sociais, entendendo tal conceito como técnicas e metodologias que possibilitem ser apropriadas por esses grupos de modo a representar soluções para a melhoria das condições dos sujeitos envolvidos. Acreditamos haver um arranjo produtivo local incipiente, ainda não sistematizado, que carece de investigação e valorização de suas práticas, e que essas ações devem ter a escola como espaço privilegiado. Falamos de toda uma economia informal, tradicionalmente associada à figura feminina, porém não exclusivamente, com manufaturas e comércio assistemático de artesanato, alimentos e serviços. Circulando por bairros mais distantes do centro econômico, vemos o comércio informal de alimentos em tabuleiro na porta de casa, como mungunzá, mingau, beiju, caruru, etc. Ou então a venda de produtos artesanais, como adornos para cabelo, bordados e peças de enxoval, etc. manufaturados pelo próprio artesão. Todos esses elementos são produzidos a partir de receitas que passam de geração a geração por meio de tradição oral, sem registro formal. Essa rede de economia informal contribui com uma renda complementar ou por vezes total à renda familiar; todos na comunidade conhecem quem faz ou quem vende. No entanto, esse saber não é formalmente reconhecido e valorizado. Esperamos ser papel da escola assumir a responsabilidade pelo resgate e valorização destes bens de cultura, patrimônio imaterial da comunidade sergipana. Para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe SEDETEC, Arranjos Produtivos Locais - APL são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa . 17 são os APL identificados e entre eles não há arranjos em torno do tema Culturas ou do Patrimônio Cultural o que torna viável o projeto ora apresentado para fornecer subsídios para a criação, formalização de um APL denominado CULTURAS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Integrante / Eva Maria Siqueira Alves - Coordenador / Sônia de Souza Mendonça Menezes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    7. 2014-2017. Como o brasileiro acha que fala? Estudos contrastivos de variacao e identidade no portugues falado no Brasil CNPq 14/2013 - Faixa C - ate R$ 120.000,00
      Descrição: Mensuração de atitudes e percepções de falantes, a partir do levantamento perceptual de atitudes e avaliações de falantes a partir de amostras extraídas de bancos de dados sociolinguísticos das comunidades selecionadas, a fim de identificar marcadores, indicadores e estereótipos linguísticos que balizam os limites entre variedades, em contraste a estudo variacionista de fenômenos marcados nas comunidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Cláudia Andrea Rost Snichelotto - Integrante / Maria Alice Tavares - Integrante / Cristine Gorski Severo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    8. 2013-2015. Impacto da prova de redacao do ENEM no curriculo escolar da rede estadual de Sergipe (NAPs FAPITEC 13/2012)
      Descrição: Avaliações externas, especialmente as aplicadas pelo INEP, têm sido objeto de atenção das redes públicas, na medida que os resultados servem para direcionamento de verbas e, também, ainda que não seja objetivo primário, como ranqueamento das escolas e por conseguinte das ações políticas dos gestores das redes públicas. O Exame Nacional do Ensino Médio ? ENEM, foi implementado originalmente como um exame de avaliação diagnóstica da situação do ensino médio no Brasil, medindo as competências e habilidades dos estudantes ao final desta etapa de ensino. Com o passar do tempo, o ENEM foi tomando outras proporções: assumiu a função de ranquear alunos para concorrerem a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior (PROUNI), certificação de ensino médio (ENCCEJA) e, por fim, por conta de política para a rede federal de educação superior (REUNI), as universidades federais passaram a adotar também a nota do ENEM para o ingresso em seus cursos. Sendo a prova de redação responsável por 50% da nota total do candidato, a responsabilidade do professor de Língua Portuguesa/Redação é ainda maior. De que modo os professores, os alunos e o currículo estão se adaptando a essa transição? O ENEM, além de ser avaliação externa do INEP, passa a ser também um instrumento de avaliação da rede pública pela sociedade, pela medida de aprovados para o ensino superior, não só nas instituições de ensino superior privadas, mas também pela universidade pública.. Novos cenários levam a novas práticas; faz-se necessário investigar a percepção, as atitudes e as crenças dos atores do espaço educacional a fim de se obter um diagnóstico da situação que auxilie os gestores da educação estadual a tomarem decisões relacionadas ao impacto do exame. É nesse sentido que este projeto de pesquisa vem a colaborar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Leilane Ramos da Silva - Integrante / Denise Porto Cardoso - Integrante / Taysa Mércia Santos Souza Damaceno - Integrante / Marlucy Mary Gama Bispo - Integrante / Isabel Cristina Michelan de Azevedo - Integrante / Sammela Rejane de Jesus Andrade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    9. 2013-2015. Mulheres, linguagem e poder: estudos de genero na sociolinguistica brasileira (CNPq 32/2012 - Categoria 1: Projetos de ate R$ 100.000,00)
      Descrição: Este projeto busca, ao identificar mudanças sociais concernentes à relação entre a linguagem e o papel contemporâneo das mulheres e das relações de gênero, propor ajustes teórico-metodológicos no campo da Sociolinguística desenvolvida no Brasil com fins de oferecer um instrumental de pesquisa atualizado para se refletir sobre as especificidades linguísticas desse grupo social no contexto brasileiro moderno. Nosso foco reside no papel do sexo/gênero na Sociolinguística no Brasil atual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Cristine Gorski Severo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    10. 2012-2015. Lingua, identidade e cultura: representacoes sociolinguisticas em Sergipe (Processo 311346/2011-1 Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq - 2011)
      Descrição: Em seu trabalho pioneiro na comunidade de New York City, Labov (1972) mostrou que a variação lingüística estava correlacionada a fatores como classe social, sexo, etnia, idade e estilo, o que implicou, também, no desenvolvimento de métodos apropriados para pesquisas de larga escala, demonstrando uma relação sistemática entre a variação lingüística e a dinâmica social. Inserida neste quadro, coloca-se a seguinte questão: se a variação funciona como um recurso simbólico em nível local, quais são a natureza e os limites deste potencial simbólico?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 42
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    11. 2012-2015. Da expressividade da lingua ao mal na literatura: base de pesquisas interinstitucionais do PPGL/UFS (PROMOB FAPITEC/CAPES)
      Descrição: Visando consolidar o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS), elevando sua nota de avaliação na Capes com o incremento de sua infraestrutura de pesquisa e qualificação docente, este projeto, em parceria com o Programa de Pos-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLg/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (Pós-Lit/UFMG) tem como objetos específicos a) em articulação com o PPGLg/UFSC, constituir o banco de dados Falares Sergipanos para respaldar a pesquisa da área de concentração Estudos Linguísticos do PPGL/UFS quanto à descrição e estudos comparativos do português e aplicações para o ensino de língua estrangeira e materna; e b) em articulação com o Pós-Lit/UFMG, elaborar o Vocabulário do Mal na Literatura, para respaldar a pesquisa da área de concentração Estudos Literários do PPGL/UFS. Com este projeto, esperamos estabelecer um regime de cooperação duradouro entre a área de concentração Estudos Literários (PPGL/UFS) e o Pós-Lit/UFMG, e entre a área de concentração Estudos Linguísticos (PPGL/UFS e o PPGLg/UFSC, fomentando e viabilizando o intercâmbio acadêmico de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe e promovendo a mobilidade docente em missões de pesquisa e docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Edair Maria Gorski - Integrante / Izete Lehmkuhl Coelho - Integrante / Leilane Ramos da Silva - Integrante / Carlos Magno Santos Gomes - Integrante / Josalba Fabiana dos Santos - Integrante / Afonso Henrique Fávero - Integrante / Heronides Maurílio de Melo Moura - Integrante / Lyslei de Souza Nascimento - Integrante / Teresa Virgínia Ribeiro Barbosa - Integrante / Júlio Cesar Jeha - Integrante / Cristine Gorski Severo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    12. 2010-2013. Ler + Sergipe: Leitura para o letramento e cidadania (AUXPE OE-2055/10 Edital 38/2010 CAPES/INEP Observatorio da Educacao)
      Descrição: Projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação, Edital no. 38/2010/CAPES/INEP, com o objetivo de diagnosticar as causas do fracasso na aprendizagem inicial da leitura ? um processo essencial ao exercício das práticas sociais de leitura ?, com especial atenção à variação linguística do alfabetizando.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador / Leilane Ramos da Silva - Integrante / Ayane Nazarela Santos de Almeida - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    13. 2010-2012. Variacao na expressao do tempo verbal passado na fala e escrita de Itabaiana/SE: funcoes e formas concorrentes (Proc. 401564/2010-0 Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES no 02/2010 - Proc. 019.203.00910/2009-0 Edital FAP/SE FAPITEC 06/2009)
      Descrição: Análise de processos de variação e mudança linguística envolvendo formas verbais relacionadas à expressão do tempo passado, em uma abordagem que articula pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista e do funcionalismo linguístico de orientação norte-americana. Toma-se por base uma função semântico-discursiva ? a de expressão do tempo passado ? desempenhada por formas variantes com matizes de significado, e que busca respaldo na sociolinguística e no funcionalismo para explicar a emergência e as trajetórias de mudança pelas quais passam as formas, delineadas por evidências quantitativas, contribuindo para a descrição e análise da variação e mudança linguística nos níveis gramaticais mais altos. A análise toma como amostra a comunidade de fala de Itabaiana/SE, com o Banco de Dados do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Raquel Meister Ko Freitag - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Universidade Federal de Sergipe - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Dance Linguística, Associação Brasileira de Linguística.. 2019.
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    2. Medalha Serafim da Silva Neto como destaque em Linguística de 2017, Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL).. 2018.
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.
    3. Menção honrosa como fonte Prêmio FAPITEC de Divulgação Científica, FAPITEC/FUNTEC ed. 08/2010.. 2010.
      Membro: Raquel Meister Ko Freitag.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (126)
    1. 12º Congresso Internacional da Abralin. Preconceito linguístico para humanizar máquinas. 2021. (Congresso).
    2. 1o Encontro ProVAR - Processamento da Variação Linguística.Interfaces entre psicolinguística e sociolinguística: ganhos e desafios. 2021. (Encontro).
    3. 24º Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Linguística (Enapol).Conflito de normas e dominância de gênero. 2021. (Encontro).
    4. 9th World Conference on Pluricentric Languages. Mobility and social identification: Effects of higher education in grammatical patterns of Brazilian Portuguese. 2021. (Congresso).
    5. Festival do Conhecimento UFRJ - Futuros Possíveis.Futuros Possíveis para Dados Sociolinguísticos. 2021. (Outra).
    6. II Seminário Caminhos para a Descrição Linguística.O monitor sociolinguístico e o processamento da variação linguística. 2021. (Seminário).
    7. International Conference on Linguistics Communication (LingComm2021 ). Why lingcomm?. 2021. (Congresso).
    8. I Seminário Nacional de Estudos Linguísticos e Formação Docente (SELFOR).Formação Docente, estudos linguísticos e perspectivas sociais. 2021. (Seminário).
    9. XIII Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp (SELin).Contribuições e desafios da Ciência Linguística em tempos de pandemia: ciência aberta e senso comum. 2021. (Seminário).
    10. 1º Congresso Internacional do PPGLEV. Recursos metodológicos para ampliar o poder explanatório de análises sociolinguísticas contrastivas. 2020. (Congresso).
    11. 1º Simpósio de Psicologia Social da UFS.Esterótipos e linguagem. 2020. (Simpósio).
    12. I Congresso Internacional e V Congresso Regional do Profletras. O ensino de lingua(gem) e as tecnologias digitais no contexto atual. 2020. (Congresso).
    13. I Encontro Online de Fonética & Fonologia.Em busca de pistas prosódicas para a desambiguização de sentidos pragmáticos: estudo piloto com diminutivos e modalizadores parentéticos epistêmicos em português brasileiro. 2020. (Encontro).
    14. III Congreso Internacional de Lingüística Computacional y de Corpus. Paralinguistic resources as clues to the disambiguation of meaning. 2020. (Congresso).
    15. III Encontro de Coordenadores de Feiras de Ciências do Brasil. 2020. (Encontro).
    16. Linguistweets.Processing linguistic variation. 2020. (Outra).
    17. V Fórum de Estudos Linguísticos do Ceará.Processamento da variação linguística. 2020. (Outra).
    18. VI Jornada VARSUL.Dados sociolinguísticos e a Ciência Aberta: desafios, responsabilidades e custos. 2020. (Encontro).
    19. XXX Encontro Nacional da ANPOLL.Psicolinguística, sociolinguística: desafios e perspectivas na interface. 2020. (Encontro).
    20. 1º Encontro Nacional de Popularização da Ciência. 2019. (Encontro).
    21. 2º International Symposium on Linguistic Attitudes Towards Spanish, Portuguese and related languages S.Measures for sociolinguistic salience. 2019. (Simpósio).
    22. 2º Seminário PEUL "Variação, Mudança e Gêneros Textuais-Discursivos em Foco".Medidas para a saliência sociolinguística. 2019. (Oficina).
    23. 48 New Ways of Analyzing Variation - NWAV. The development of sociolinguistic awareness at schools in Brazilian Portuguese and reading success. 2019. (Congresso).
    24. I Fórum Internacional de Sociolinguística FIS.Sociolinguística/Geolinguística na era do ciberespaço e da cibercultura. 2019. (Outra).
    25. V Congresso Nacional de Estudos Linguísticos CONEL. Processamento da variação linguística. 2019. (Congresso).
    26. VII Colóquio Nacional de Letras CONALE. Variação e diversidade linguística. 2019. (Congresso).
    27. VII Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.Ensino de gramática a serviço da leitura. 2019. (Encontro).
    28. VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa SIMELP.O impacto da BNCC no currículo de língua portuguesa e nas práticas pedagógicas: não é vergonha ensinar gramática. 2019. (Simpósio).
    29. XI Congresso Internacional da Abralin. O controle da mobilidade na constituição de amostras sociolinguísticas. 2019. (Congresso).
    30. 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada INPLA. Análise gramatical: ensino de língua para além das estruturas. 2018. (Congresso).
    31. 47 New Ways of Analyzing Variation - NWAV. Effects of the linguistic processing in real time: affricates in Brazilian Portuguese. 2018. (Congresso).
    32. 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Ativismo sociolinguístico: contribuições para a construção de uma identidade linguística brasileira. 2018. (Outra).
    33. Abralin em Cena Bahia.Sociolinguística Experimental: desafios e interfaces. 2018. (Encontro).
    34. I Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação.Como fala, lê e escreve o universitário?. 2018. (Encontro).
    35. I Escola de Verão da Abralin. 2018. (Outra).
    36. II Seminário de Políticas Linguísticas.Ativismo linguístico no Brasil: direitos, práticas e ideologias. 2018. (Seminário).
    37. I Seminário de Estudos de Linguagem - SELING.Estudos sociolinguísticos. 2018. (Seminário).
    38. IX Encontro da Pós-Graduação em Letras.Consciência social e saliência em fenômenos de variação e mudança. 2018. (Encontro).
    39. V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Estudos de terceira onda: espaços e significados sociais da diferenciação linguística. 2018. (Congresso).
    40. VIII Encontro de Sociolinguística.Monitoramento, escolarização e avaliação da variação linguística. 2018. (Encontro).
    41. XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Medidas para saliência. 2018. (Congresso).
    42. XXXIII Encontro Nacional da Anpoll.Abordagens experimentais off-line e on-line para a saliência sociolinguística. 2018. (Encontro).
    43. 15º Congreso de la RedPOP. Tecnologias sociais para formalização e ressignificação de práticas culturais em Aracaju/SE: Em busca da comida mais sergipana. 2017. (Congresso).
    44. 46 New Ways of Anayzing Variation - NWAV. Production and perception of affricate /t/ and /d/ in Northeastern Brazil. 2017. (Congresso).
    45. III MiniEncontro dos Alunos de Pós-Graduação em Sociolinguística.Coleta de dados, viés e ética em pesquisa sociolinguística. 2017. (Encontro).
    46. IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolvimento cognitivo e avaliações em larga escala: um estudo da aplicação da taxonomia revisada de Bloom na Prova Brasil. 2017. (Congresso).
    47. Jornada Itinerante 40 anos do Gelne - Recife. Sociolinguística no nordeste: panorama e perspectivas. 2017. (Congresso).
    48. X Congresso Internacional da Abralin. Inside the variation. 2017. (Congresso).
    49. 1º Simposio Internacional de Actitudes ante Español, Português y Lenguas Relacionadas.Uso, crença e atitudes na variação na primeira pessoa do plural no português brasileiro. 2016. (Simpósio).
    50. 3º International Conference of the American Pragmatics Association. First Person Plural Pronouns in Brazilian Portuguese. 2016. (Congresso).
    51. III FORVM HPEE - História, Políticas, Ética e Epistemologia de Área na Formação Docente.Políticas de Ensino de Língua Materna: Variedade e Diversidade. 2016. (Seminário).
    52. I Seminário Sergipano de Linguística Histórica.Mudança linguística e a abordagem pancrônica. 2016. (Seminário).
    53. Sociolinguistic Symposium 21.'A gente só fala nós': variation and attitudes in first person plural pronouns in Brazilian Portuguese. 2016. (Simpósio).
    54. V Encontro de Pesquisadores Iniciantes das Humanidades.Desafios e contribuições do Pesquisador. 2016. (Encontro).
    55. VI Encontro de Sociolinguística.Oclusiva ou africada? percepção sociolinguística do Português Brasileiro. 2016. (Encontro).
    56. VII Semana de Letras - Múltiplas linguagens no ensino de línguas e literaturas.Percepção sociolinguística, crenças e atitudes. 2016. (Outra).
    57. VI Jornada de Pesquisa em Educação JOPED.Ética e Pesquisa. 2016. (Outra).
    58. Workshop Pronomes: Morfossintaxe, Semântica e Processamento.A gente só fala nós. 2016. (Outra).
    59. XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero.Gênero e Linguagem. 2016. (Encontro).
    60. XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Percepção sociolinguística do falar nordestino. 2016. (Congresso).
    61. 44 New Ways of Analyzing Variation - NWAV. Interaction between education and formality degrees in Brazilian Portuguese first person plural. 2015. (Congresso).
    62. Encontro Pedagógico de Língua Portuguesa.Competências e habilidades na prova de redação do Enem. 2015. (Encontro).
    63. Fórum Permanente das Licenciaturas.A diversidade na educação superior. 2015. (Outra).
    64. I Congresso Nacional do Profletras. Espaços escolares e ensino. 2015. (Congresso).
    65. III Congresso Sergipano de Ciência. Falares Sergipanos. 2015. (Congresso).
    66. I Simpósio de Glotipolítica e Integração Regional.Diversidade, variedade e políticas públicas para o ensino de línguas no Brasil. 2015. (Simpósio).
    67. Semana Acadêmica Interdisciplinar.Competências, habilidades e avaliações em larga escala: o ensino de Língua Portuguesa em questão. 2015. (Outra).
    68. Seminário de avaliação final do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para e Estado de Sergipe.Impacto da prova de redação do ENEM no currículo escolar da rede estadual de Sergipe. 2015. (Seminário).
    69. V Encontro de Sociolinguística.Rediscutindo sexo/gênero na sociolinguística. 2015. (Encontro).
    70. 25ª Jornada Nacional do GELNE. Estilo, identidade, atitudes e variação linguística. 2014. (Congresso).
    71. 29º ENANPOLL - Encontro Nacional da ANPOLL 2014.Homogeneidade vs. heterogeneidade na constituiçã o de bancos de dados sociolinguísticos. 2014. (Encontro).
    72. 43 New Ways of Analyzing Variation - NWAV. Gender and politeness rules in Brazilian Portuguese: 1st person plural pronouns. 2014. (Congresso).
    73. IV Encontro de Sociolinguística: diferentes olhares sobre o português brasileiro.Panorama metodológico da Sociolinguística: estrutura, sociedade e estilo. 2014. (Encontro).
    74. Seminário de apresentação dos resultados da Chamada Pública: Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos.Mulheres, linguagem e poder: estudos de gênero na sociolinguística brasileira. 2014. (Seminário).
    75. Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística.Documentação linguística de comunidade de práticas. 2014. (Seminário).
    76. Seminário NPGED 20 anos.Pós-Graduação e Pesquisa em Debate. 2014. (Seminário).
    77. VIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares - ABECS.Documentação linguística de comunidade de práticas religiosas no interior de Sergipe: polarização de sexo/gênero. 2014. (Encontro).
    78. Workshop Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguís tica.Amostra rede social de informantes universitários de Itabaiana/SE. 2014. (Oficina).
    79. 15ª SEPESq - Semana da Pesquisa.Comitê de avaliação externa. 2013. (Seminário).
    80. 4º Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Pistas prosódicas para a segmentação de entrevistas sociolinguísticas. 2013. (Congresso).
    81. Fazendo Gênero 10.O paradoxo do sexo/gênero. 2013. (Simpósio).
    82. Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe. Mulheres & Linguagem: estudos sociolinguísticos. 2013. (Feira).
    83. Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2013. (Outra).
    84. III Seminário de Programas de Pós-Graduação da área de Letras e Linguística: Convergências e perspectivas. 2013. (Seminário).
    85. I Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia.Forma, função e variação. 2013. (Seminário).
    86. I Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação.Língua, identidade e cultura: efeitos de gênero nas representações sociolinguísticas. 2013. (Simpósio).
    87. IV Oficina Pedagógica da CIENART.(Ainda) sobre o ensino de gramática: explorando as noções semânticas dos verbos. 2013. (Oficina).
    88. IV Seminário de Sociolinguística.Contando a história de pesquisas de terceira onda na sociolinguística: comunidades de prática, identidades e atitudes. 2013. (Seminário).
    89. Sociolinguística e Identidade(s).Estilo, identidade e variação: metodologias de pesquisa. 2013. (Outra).
    90. VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguísticas. Um perfil da Sociolinguística no Brasil: descrição e análise. 2013. (Congresso).
    91. VII Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Mudança Gramatical do Português ? Gramaticalização.Categorias verbais do português: emergência e regularização de usos. 2013. (Encontro).
    92. V Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp (SELin).Pesquisas em Linguística: desafios teórico-metodológicos. 2013. (Seminário).
    93. X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Etiquetagem de verbos para o processamento automático do português brasileiro: procedimentos de constituição de corpus. 2013. (Congresso).
    94. XIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe - ERBASE 2013. 2013. (Outra).
    95. 1º Colóquio de Linguística para o Processamento Automático de Linguagem Natural - LiPrAL.Proposta de anotação semântica de verbos do português. 2012. (Outra).
    96. 4ª Feira da Indústria e Inovação Tecnológica de Sergipe - FITEC.Anotação semântica de verbos para o processamento de línguas naturais. 2012. (Outra).
    97. 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo.Banco de dados Falares Sergipanos. 2012. (Seminário).
    98. Colóquio Neurociências na Região Sul. 2012. (Outra).
    99. II Congresso Internacional de Dialetogia e Sociolinguística - CIDS. O controle de efeitos estilísticos dos papéis sociopessoais e do sexo/gênero na entrevista sociolinguística. 2012. (Congresso).
    100. II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Matemática e I Encontro Nacional Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar.Fracasso escolar e a patologização da alfabetização. 2012. (Seminário).
    101. II Jornada de Pesquisa do GEMPS/CNPq ?Museologia e História Cultural ?Intercâmbios possíveis?.Bancos de dados linguísticos: ciência, memória e cultura. 2012. (Outra).
    102. I Semana Luso Hispânica.Categorias verbais do português. 2012. (Outra).
    103. I Seminário Sergipano de Estudos Linguísticos e Literários.Relações de poder e comunidades de prática: efeitos da acomodação linguística. 2012. (Seminário).
    104. IV Encontro Nacional de Língua Falada e Língua Escrita.Gramática, uso e cognição - contribuições para o ensino de língua materna. 2012. (Encontro).
    105. IV Encontro Norte-Nordeste de História da Educação.A competência sociolinguística do alfabetizando: entre a teoria e a prática. 2012. (Encontro).
    106. IV Seminário Nacional Literatura e Cultura.Narrativas e o processo de alfabetização. 2012. (Seminário).
    107. Seminário Letramentos Transnacionais Brasil-Canadá.Escola, linguagem e relações de poder: o constructo das comunidades de práticas. 2012. (Seminário).
    108. VI Colóquio Educação e Contemporaneidade.Ler+Sergipe: Leitura para o letramento e cidadania. 2012. (Outra).
    109. VII International GSPC Conference: Speech and Corpora. A expressão do tempo passado em português: arranjo dos traços semântico-discursivos de tempo, aspecto e modalidade em contextos de uso. 2012. (Congresso).
    110. V Seminário de Teses e Dissertações - SETED POSLin UFMG.Perspectivas da pesquisa linguística teórica e descritiva: a sociolinguística no Brasil. 2012. (Seminário).
    111. XXVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ENANPOLL.De comunidades de fala a comunidades de prática. 2012. (Encontro).
    112. XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Sociofuncionalismo. 2012. (Congresso).
    113. 59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo - GEL.Papéis sociais e relações de poder: perguntas na fala, na escrita e na sala de aula. 2011. (Seminário).
    114. I Simpósio Internacional de Linguística Funcional.Funcionalismo e Sociolinguística. 2011. (Simpósio).
    115. IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso. Entre a gramática e o discurso: procedimentos metodológicos para o estudo de marcadores discursivos. 2011. (Congresso).
    116. V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.A Provinha Brasil e a competência sociolinguística do alfabetizando. 2011. (Encontro).
    117. VII Congresso Internacional da Abralin. A expressão do passado iminencial em português: formas e contextos de uso. 2011. (Congresso).
    118. VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.A narrativa laboviana revisitada. 2011. (Simpósio).
    119. 20º Encontro de Iniciação Científica.Avaliadora da sessão de pôsteres. 2010. (Encontro).
    120. 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo - GEL.Variação na expressão do tempo verbal passado na fala e escrita de Itabaiana/SE: funções e formas concorrentes. 2010. (Seminário).
    121. 5º LABLITA International Workshop in Corpus Linguistics and 2º Brazilian Seminar on Pragmatics and Prosody. 2010. (Congresso).
    122. I Encontro de Iniciação à Docência em Línguas.O ensino de línguas na contemporaneidade. 2010. (Encontro).
    123. III Encontro da Pós-Graduação em Letras.Leitura: aspectos sociocognitivos. 2010. (Encontro).
    124. VII Semana de Extensão da UFS.Oficinas de redação acadêmica: melhorando a expressão escrita da comunidade acadêmica do Centro Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS. 2010. (Outra).
    125. VI Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura.Língua, escola e poder na sociedade contemporânea. 2010. (Simpósio).
    126. Workshop Internacional sobre Gramaticalização.Forma, função, freqüência de uso e gramaticalização no domínio funcional da expressão do tempo passado na fala e na escrita. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (32)
    1. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; ATTIE, M. R. P. ; VALERIO, M. E. G. ; SILVA, Lucas Santos. X Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2021. 2021.
    2. FREITAG, R. M. K.; SOTO, M. ; JAKUBOW, A. P.. 1º Encontro ProVar - Processamento da Variação Linguística. 2021. Congresso
    3. OLIVEIRA JR., M. ; FREITAG, R. M. K.. 12º Congresso Internacional da Abralin. 2021. Congresso
    4. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; VALERIO, M. E. G. ; ATTIE, M. R. P. ; SILVA, Lucas Santos. Concurso CIENART: Máscaras Caseiras. 2020. Concurso
    5. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; VALERIO, M. E. G. ; ATTIE, M. R. P. ; SILVA, Lucas Santos. Concurso CIENART Cordel COVID. 2020. Concurso
    6. OLIVEIRA JR., M. ; FREITAG, R. M. K. ; MARENGO, S. M. D. A.. Abralin Ao Vivo - Linguistics on line. 2020. Outro
    7. AZEVEDO, I. C. M. ; FREITAG, R. M. K. ; ABREU, R. N. ; ALMEIDA, R. A. S. ; RAMALHO, C. B.. XXVIII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE). 2020. Congresso
    8. LOPES, N. S. ; DIAS, V. C. ; FREITAG, R. M. K. ; ARAUJO, S. S. F. ; CARVALHO, C. S.. X Encontro de Sociolinguística. 2020. Congresso
    9. OLIVEIRA JR., M. ; FREITAG, R. M. K.. Linguistweets. 2020. Outro
    10. FREITAG, R. M. K.; OUSHIRO, L.. Debates em Sociolinguística (Evento Satélite Abralin50). 2019. Outro
    11. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; VALERIO, M. E. G. ; ATTIE, M. R. P.. XI Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2019. 2019.
    12. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; VALERIO, M. E. G.. IX Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2019. 2019.
    13. LIMA, M. E. O. ; FREITAG, R. M. K. ; MENEZES, D. S.. IV Congresso Sergipano de Ciências. 2018. Congresso
    14. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; ATTIE, M. R. P. ; VALERIO, M. E. G.. VIII Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2018. 2018.
    15. MACEDO, Z. S. ; FREITAG, R. M. K. ; ALVES, E. M. S. ; LIMA, M. E. O. ; SUSSUCHI, E. M. ; MENEZES, S. S. M. ; TELES, S. S. R. ; ATTIE, M. R. P.. VII Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2017. 2017.
    16. FREITAG, R. M. K.; LOPES, N. S. ; ARAUJO, S. S. F.. VII Encontro de Sociolinguística. 2017. Congresso
    17. ATAIDE, C. A. ; GOMES, V. S. ; SILVA, A. P. ; SILVA, E. C. ; ALMEIDA, S. M. J. ; RANIERI, T. L. S. ; AZEVEDO, I. C. M. ; FREITAG, R. M. K.. Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE: 2a parada: UFS/Aracaju. 2017. Congresso
    18. MACEDO, Z. S. ; ALVES, E. M. S. ; FREITAG, R. M. K. ; SUSSUCHI, E. M. ; MENEZES, S. S. M.. VI Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2016. 2016.
    19. FREITAG, R. M. K.; LUCENTE, L. ; NUNES, V. G. ; CARVALHO, S.. IV Escola de Prosódia. 2016. Outro
    20. OLIVEIRA, J. M. ; ALMEIDA, N. L. F. ; ARAUJO, S. S. F. ; LOPES, N. S. ; FREITAG, R. M. K.. V Encontro de Sociolinguística. 2015. Congresso
    21. FREITAG, R. M. K.. II Workshop Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística. 2015. (Congresso).. . 0.
    22. MACEDO, Z. S. ; ALVES, E. M. S. ; FREITAG, R. M. K. ; MENEZES, S. S. M.. V Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2015. 2015.
    23. MACEDO, Z. S. ; ALVES, E. M. S. ; FREITAG, R. M. K. ; MENEZES, S. S. M.. V Oficina Pedagógica da CIENART. 2015. Outro
    24. FREITAG, R. M. K.. I Workshop Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística. 2014. (Congresso).. . 0.
    25. FREITAG, R. M. K.. IV Oficina Pedagógica da CIENART. 2014. (Outro).. . 0.
    26. MACEDO, Z. S. ; ALVES, E. M. S. ; FREITAG, R. M. K. ; MENEZES, S. S. M.. IV Feira Estadual de CIências, Tecnologia e Artes de Sergipe - CIENART. 2014. 2014.
    27. FREITAG, R. M. K.. I Seminário Gramática, Variação e Ensino. 2014. (Congresso).. . 0.
    28. FREITAG, R. M. K.. Soltando o verbo: variação em categorias verbais do português. 2013. (Congresso).. . 0.
    29. FREITAG, R. M. K.; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, L. E. M. ; CORREA, L. P. ; RIBEIRO, M. A. S.. Abralin em Cena Sergipe & IV Encontro da Pós-Graduação em Letras da UFS. 2012. Congresso
    30. FREITAG, R. M. K.. Experiência e Prática de Redação. 2002. (Outro).. . 0.
    31. FREITAG, R. M. K.. Boas Vindas ao Curso de Letras. 2002. (Congresso).. . 0.
    32. FREITAG, R. M. K.. II Congresso da Associação Brasileira de Lingüística e XIV Instituto Lingüístico. 1999. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:46