Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Guilherme Leite Goncalves

Guilherme Leite Gonçalves é Professor Adjunto de Sociologia do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É doutor em Sociologia do Direito pela Università del Salento, Itália (2006). No âmbito do pós-doutorado, foi pesquisador-bolsista do Programa Georg Forster da Alexander von Humboldt-Stiftung (2011-2013) e bolsista do CNPq (2013-2015) na Freie Universität Berlin e na Universität Bremen, ambas na Alemanha. Foi Humboldt-Fellow no Departamento de Teoria Política da Universität Kassel (2018-2019), Senior Fellow do Kolleg Postwachstumsgesellschaften da Friedrich-Schiller-Universität Jena (2017-2018) e Visiting Fellow na International Research Network DesiguALdades.net da Freie Universität Berlin (2015-2016). Foi também Professor Visitante na Freie Universität Berlin (2013-2014). Atualmente é pesquisador do GT de Teoría Social e Realidad Latinoamericana do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Também é bolsista PROCIÊNCIA (UERJ) e Produtividade em Pesquisa do CNPq.Tem experiência nas áreas de Teoria Social e Sociologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociológica do direito, desigualdade social, capitalismo e (neo)colonialismo. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2383735953542256 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Direito. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Maracanã 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 23340507 URL da Homepage: https://www.direito.uerj.br/teacher/guilherme-leite-goncalves/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. Para uma compreensao critica da relacao entre a dinamica capitalista e a ordem juridica na sociologia do direito: acumulacao primitiva e direitos humanos
      Descrição: O ponto de partida do presente projeto de pesquisa é o de que, empurrada pelo ?giro pós-materialista? do pensamento sociológico que se iniciou no final dos anos 1960, a sociologia do direito se afastou gradativamente de abordagens que empregavam o capitalismo como unidade de análise e, com isso, não conseguiu, até o momento, oferecer respostas consistentes sobre os processos sociais desencadeados a partir do contexto de crise instaurado desde 2007-2008. Com base nessa constatação, justifica-se a necessidade da abertura de uma nova agenda de pesquisa, baseada na retomada do capitalismo como o centro da investigação sócio-jurídica. Nesse sentido, tal projeto pretende elaborar um modelo de interpretação do papel do direito nas formas de expansão do capitalismo, que se dão pela tomada de espaços ainda não comoditizados. Por meio desse modelo, num primeiro momento, buscar-se-á analisar quais são as relações entre os direitos humanos e os mecanismos expropriatórios da acumulação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Guilherme Leite Gonçalves - Coordenador / Ana Clara Damasceno Barão - Integrante / Isabel Petrenko Doria - Integrante / Maria Letícia Petrucci Rangel Granja de Abreu de Azevedo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Guilherme Leite Goncalves.
    2. 2018-2020. Robert Mugabe e a Reforma Agraria no Zimbabwe: resistencia a mercantilizacao na sociedade neocolonial?
      Descrição: A pesquisa pretende elaborar estudo de caso sobre a reforma agrária do Zimbabwe para verificar se se trata de um fenômeno de mercantilização e desmecantilização do espaço, nos termos da teoria da Landnahme. Para ela, a expansão do capitalismo exige expropriações de espaços não-mercantilizados. O caso citado é um laboratório dessa experiência, no qual se busca observar o caráter desmercantilizador da descolonização e o papel dos discursos de modernização no projeto colonizador de re-mercantilização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Guilherme Leite Gonçalves - Coordenador / Grazielle Vasconcellos Ozorio - Integrante / Mariana Correa de Oliveira Carlou - Integrante / Tainara Dias Freitas Mourão - Integrante / Sarah Carolina Ferreira Pimenta - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / FAPERJ - Bolsa.
      Membro: Guilherme Leite Goncalves.
    3. 2016-Atual. Financializacao e Politica Social
      Descrição: Este grupo de pesquisa parte do trabalho desenvolvido individualmente por um conjunto de professores e pesquisadores que têm se dedicado a analisar o fenômeno da financerização, cujo entendimento tem-se se dado ainda de forma pouco sistematizada no Brasil. Ele se encontra dividido em três linhas de investigação: (a) Condicionantes da Estabilidade Macrodinâmica do Regime de Acumulação Financeirizado no Brasil; (b) Impactos da Financerização no Redesenho dos Sistemas de Proteção Social e (c) Instrumento de Regulação e de Legitimação da Acumulação Financeira no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Guilherme Leite Gonçalves - Integrante / Denise Lobato Gentil - Integrante / Eduardo Fagnani - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante / Ligia Bahia - Integrante / Miguel Antonio Pinho Bruno - Integrante / Maria Helena Lavinas de Morais - Coordenador.
      Membro: Guilherme Leite Goncalves.
      Descrição: Esta linha de investigação vai reunir análises setoriais (saúde, educação, previdência, seguridade em geral, moradia) que permitam entender como o processo de financerização em curso redefine a dinâmica dos sistemas de proteção social, levando ao surgimento de formas de provisão crescentemente mercantilizadas, agora diretamente associadas ao setor financeiro.A acumulação financeira depende de intervenções regulatórias ? nacionais e transnacionais ? capazes de ajustar espaços não-mercantilizados, viabilizando sua mercantilização. No Brasil, isso tem significado a produção de reformas legais, tal como exigido por normas do mercado global (soft law) e por políticas neoliberais, para facilitar o fluxo do capital financeiro. Trata-se de uma dinâmica entrelaçada de instituições que recorrem ora a fatores de legitimação das tendências especulativas, ora à violência explícita destinada à expropriação de grupos sociais. O objetivo da linha é analisar o desenvolvimento dessa dinâmica e seu papel para a acumulação financeira no caso brasileiro, identificando seus instrumentos próprios. A pesquisa ainda analisa as condições de estabilidade macrodinâmica do regime de acumulação financeirizado no Brasil. Utiliza a taxonomia dos padrões de crescimento econômico proposta pela Macroeconomia Estruturalista (profit-led, wage-led, finance-led ou finance-blocked growth regimes), relacionando-a às configurações institucionais vigentes e às respectivas regularidades macroeconômicas observadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Helena Lavinas de Morais - Coordenador / Miguel Pinho Bruno - Integrante / Ana Carolina Cordilha - Integrante / Denise Lobato Gentil - Integrante / Eduardo Fagnani - Integrante / Eliane de Araújo - Integrante / Ligia Bahia - Integrante / Jose Sestelo - Integrante / Norberto Montani - Integrante / Guilherme Leite Conçalves - Integrante / Luisa Guerra - Integrante / Victor Bridi - Integrante / Lucas Bressan de Andrade - Integrante / Flavia Morais - Integrante / Nina Castellano - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Maria Helena Lavinas de Morais.
    4. 2014-2015. Direito e Democracia: uma visada sobre os direitos humanos e os movimentos sociais
      Descrição: O projeto ?Direito e Democracia: uma visada sobre os direitos humanos e os movimentos sociais? é resultado da interlocução estabelecida entre os professores, pesquisadores e alunos da linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação da UERJ e de professores externos, cujas pesquisas vêm sendo realizadas em consonância com o programa. Com o objetivo de reforçar e promover a interação entre as pesquisas foi formada uma agenda de trabalho conjunta, integrada na temática do direito e democracia, direitos humanos e movimentos sociais. A pesquisa será desenvolvida em dois eixos de trabalho. O primeiro tratará do problema das instituições jurídicas e da representação política na democracia. O segundo trará a questão dos movimentos sociais e percepções da população carioca sobre os sentidos dos direitos humanos e das lutas sociais na democracia e no capitalismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (7) . Integrantes: Guilherme Leite Gonçalves - Integrante / Ricardo Nery Falbo - Integrante / José Ricardo Cunha - Coordenador / Gustavo Silveira Siqueira - Integrante / Bethania Assy - Integrante / Marco Aurelio Marrafon - Integrante / Alexandre Mendes - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Outra.
      Membro: Guilherme Leite Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Patrono dos formandos da turma de Direito, 2007.2, Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV.. 2012.
      Membro: Guilherme Leite Gonçalves.
    2. Professor Homenageado da turma de Direito, 2007.1, Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV.. 2011.
      Membro: Guilherme Leite Gonçalves.
    3. Professor Homenageado da turma de Direito, 2006.2, Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV.. 2011.
      Membro: Guilherme Leite Gonçalves.
    4. Professor Homenageado dos formandos da primeira turma de Ciências Sociais, Escola Superior de Ciências Sociais da FGV/CPDOC.. 2010.
      Membro: Guilherme Leite Gonçalves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (71)
    1. 21a. Rodas da Rosa.E agora o quê?. 2021. (Simpósio).
    2. I Ciclo de Conferencias - Escuela Politida del Agua. Organización y desarrollo del capitalismo. 2021. (Congresso).
    3. Encuentro del GT CLACSO ?Teoría Social y Realidad Latinoamericana?.Metamorfosis del capital y el lugar del rentista: consideraciones iniciales. 2020. (Encontro).
    4. Historical Materialism Athens Conference. The Plasticity of the Democratic State of Law: The Brazilian Legal Coup as Capitalist Expropriation. 2019. (Congresso).
    5. Historical Materialism London Conference. The Plasticity of the Rule of Law: The Brazilian Legal Coup as Capitalist Expropriation. 2019. (Congresso).
    6. IV Seminário Arte, Cultura e Poder.Um porto no capitalismo global: desvelando as acumulações entrelaçadas no Rio de Janeiro. 2019. (Seminário).
    7. Konferenz - Great Transformation: Die Zukunft moderner Gesellschaften. Globale Landnahme. Das Expansions-Ambivalox und die Zukunft des Kapitalismus. 2019. (Congresso).
    8. Konferenz - Great Transformation: Die Zukunft moderner Gesellschaften. New Directions of Social Change in Latin America? Structural Trends, Right Turns and New Challenges. 2019. (Congresso).
    9. Seminário - A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo.Trabalho e classe. 2019. (Seminário).
    10. Seminário Clacso - La teoría social latinoamericana: emanciapación y nuevos horizontes.Crisis, expropriación y autoritarismo. 2019. (Seminário).
    11. Seminário Crise da Democracia.Democracia, economia e pobreza. 2019. (Seminário).
    12. Seminário Direito e Marxismo.Crítica e Capitalismo. 2019. (Seminário).
    13. Seminário Direito e Marxismo.Colonialismo, capitalismo e direito. 2019. (Seminário).
    14. Seminário Ende der Demokratie in Brasilien? Gründe und Folgen des Rechtsrucks.Wie ist der Rechtsruck in der brasilianischen Gesellschaft zu erklären?. 2019. (Simpósio).
    15. Seminário Material flows and the global division of labor: Inequalities and dependencies in the world economy.Political Consequences and the Future of Global Dependencies. 2019. (Seminário).
    16. XXXII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS. ¿Hacia dónde va américa latina? Desarollo informacional, procesos de cambio social y nuevos horizontes de futuro. 2019. (Congresso).
    17. Encontro do Bolsistas de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq.Filosofia, teoria e sociologia do direito. 2018. (Encontro).
    18. Encuentro CLACSO - América Latina hoy: un problema para la teoría social.La dialéctica entre lo interno y lo externo como medio de acumulación capitalista: el pensamiento brasileño en los fundamentos filosoficos del marxismo. 2018. (Encontro).
    19. III Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.A dimensão econômica da colonialidade: as relações entre a economia da dependência e os direitos humanos. 2018. (Seminário).
    20. IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais. Capitalismo, Estado e Resistência Social. 2018. (Congresso).
    21. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Estado de exceção - poder judiciário e direitos humanos no Brasil. 2018. (Congresso).
    22. Kongress Marx200. Public Sociology - Marxist Sociology. 2018. (Congresso).
    23. Podiumsdiskussion: Brasilien nach den Wahlen: Rückkehr zur Militär-Diktatur?.Kann sich Brasilien tatsächlich wirtschaftlich stabilisieren?. 2018. (Simpósio).
    24. Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8o Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. La dialéctica entre lo interno y lo externo como medio de acumulación capitalista: el pensamiento brasileño en los fundamentos filosoficos del marxismo. 2018. (Congresso).
    25. Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8o Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. Marx 200 años. 2018. (Congresso).
    26. Seminário - 30 anos da Constituição e a crise do Estado Social.Democracia e Constituição. 2018. (Seminário).
    27. VII Seminário do Instituto de Pesquisa em Direito e Movimentos Sociais.Desmonte dos direitos sociais e estrutura do capitalismo brasileiro. 2018. (Seminário).
    28. 14th Annual Historical Materialism Conference. Repetition of Primitive Accumulation and Legal Violence: New Approaches to the Critical Sociology of Law. 2017. (Congresso).
    29. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 ? 1917). Acumulação primitiva e expropriações: novos horizontes para a sociologia crítica do direito. 2017. (Congresso).
    30. Conferência Internacional Capitalismo Contemporâneo e Mundo do Trabalho.Expropriações e violência jurídica. 2017. (Seminário).
    31. III Encontro de Bolsistas de Produtividade em Direito do CNPq.Acumulação primitiva, expropriação e violência jurídica: expandindo as fronteiras da sociologia crítica do direito. 2017. (Encontro).
    32. IV Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Reforma Agrária: olhar o passado e pensar o presente. 2017. (Congresso).
    33. Kolloquium des Kollegs Postwachstumgesellschaften.Kapitalistische Landnahme: Zur Grenzausdehnung der kritischen Rechtssoziologie. 2017. (Seminário).
    34. Kolloquium - Marxsche Theorie und kritische Soziologie.Der Hafen von Rio de Janeiro als Labor der Kapitalismusentwicklung in Lateinamerika. 2017. (Seminário).
    35. Seminário: Resistência e a experiência de Stalingrado: o que podemos aprender.Stalingrado: potência autorreprimida de criação de um novo mundo. 2017. (Seminário).
    36. Seminário Direito e Revolução 100 anos da revolução que transformou o mundo e sua atualidade.Acumulação Primitiva e Imperialismo. 2017. (Seminário).
    37. Seminário Internacional - No Limiar da Barbarie: Capitalismo e Democracia no século XXI.Financeirização e crise democrática. 2017. (Seminário).
    38. Seminário - O desmonte da educação pública e suas resistências.A crise do Estado e o ataque aos servidores públicos. 2017. (Seminário).
    39. 13th Annual Historical Materialism Conference. Financial Accumulation, Soft Law and Development in Brazil. 2016. (Congresso).
    40. Coloquio Internacional: Interacciones, disputas y conflictos entre el Estado y la sociedad en América Latina. Las protestas de junio de 2013 y los aparatos de Estado: cambios en la criminalización de las movilizaciones sociales en Brasil. 2016. (Congresso).
    41. Conference - Contemporary Perspectives on Critical & Systems Theory. Functional Differentiation as Ideology of the (Neo-)Colonial Society. 2016. (Congresso).
    42. Conferência Internacional - O mundo do trabalho portuário. Metamorfoses da acumulação capitalista no espaço portuário do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).
    43. IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza:.Direitos Humanos e Neoconservadorismo em Tempos de Crise. 2016. (Seminário).
    44. Seminário: Expansão do Direito Penal e Neoliberalismo.Neoliberalismo e Financeirização: impactos no campo do direito. 2016. (Seminário).
    45. Seminário: Fim do ciclo progressista na América do Sul? Entre impasses e alternativas constituintes.Agruras do (neo)desenvolvimentismo. 2016. (Seminário).
    46. Seminário: Há Horizontes?.Crise Econômica. 2016. (Seminário).
    47. Die Versprechungen des Rechts - Dritter Kongress der deutschsprachigen Rechtssoziologie-Vereinigungen. Die Globale Konstitutionalisierung der Menschenrechte: Überwindung persistenter Ungerechtigkeiten oder Verrechtlichung tradierter Asymmetrien?. 2015. (Congresso).
    48. Precarização e sistema de justiça: entre Brasil e Portugal.Austeridade, emprego e sistema de justiça. 2015. (Seminário).
    49. Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana.100 Regras de Brasília para o Acesso a Justiça de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. 2015. (Seminário).
    50. V Encontro de Pesquisa Empírica em Direito. Profissões Jurídicas. 2015. (Congresso).
    51. XXXIII International Congress of the Latin America Studies Association. ¿Volviendo al futuro? Acaparamiento de tierras, Estado y expansión capitalista en el Brasil contemporáneo. 2015. (Congresso).
    52. Ciencias sociales y asimetrías: Debates contemporáneos.Derechos humanos y acumulación del capital: el factor jurídico en la Landnahme capitalista. 2014. (Seminário).
    53. Derecho en América Latina: ¿corrector o (re)productor de desigualdades?.Derecho, política y desigualdades sociales. 2014. (Seminário).
    54. Órdenes Transnacionales: Expectativas Globales y Límites Nacionales.Instituciones y derecho en perspectiva transnacional. 2014. (Seminário).
    55. Die Paradoxien der Verfassung. Interdisziplinäre und vergleichende Analysen.Postkolonialismus und Systemtheorie: Eine Betrachtung über die Risiken des Weltrechts. 2013. (Seminário).
    56. Werkstattgespräche am Law & Society Institute Berlin.Postkolonialismus und Systemtheorie: Eine Betrachtung über die Risiken des Weltrechts. 2013. (Seminário).
    57. 54 International Congress of Americanists. Precarious Legitimization: Cultural Rights in the Context of Moving Differences. 2012. (Congresso).
    58. Anneliese Maier-Fotschungspreis/Preisverleihung und Fachkolloquium.Rechtssoziologische Interpretationen des Rechtsdiskurses: eine postkoloniale Kritik. 2012. (Seminário).
    59. Brasilien - Land der Gegenwart.Law and Politics: Tensions and Recent Transformations. 2012. (Simpósio).
    60. International Sociological Association - Research Committee History of Sociology Interim Conference.Upsetting (to) the Theory of Stages: Critiques from the East and the South of Marxist Thought. 2012. (Seminário).
    61. International DAAD-Workshop Law and Politics in the Process of Globalization and Europeanization.Postkolonialismus und Systemtheorie: Eine Reinterpretation der Rolle der Rechtsdogmatik in Lateinamerika. 2011. (Seminário).
    62. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Virtualidades da pesquisa interdisciplinar em direito e ciências sociais. 2010. (Congresso).
    63. Ciclo de Palestras da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.Hermenêutica da Cordialidade. 2010. (Outra).
    64. I Congresso Latinoamericano de Sociología Jurídica. Interpretaciones socio-jurídicas de las formas discursivas del derecho en América Latina: una crítica postcolonial. 2010. (Congresso).
    65. I Encontro Nacional de Pesquisadores de Sociologia do Direito.A situação da pesquisa e da reflexão em temas de sociologia jurídica na Argentina e na América Latina. 2010. (Encontro).
    66. I Encontro WMF Martins Fontes de Filosofia do Direito.Há espaço para o positivismo jurídico no século XXI?. 2010. (Encontro).
    67. II Encuentro Análisis de las 100 Reglas de Brasília por las Instituciones del Sistema de Justicia de Brasil, Argentina, Uruguay, Paraguay y Chile: Acceso a Justicia de Personas en Condiciones de Vulnerabilidad.Operatividad de las 100 reglas de Brasília: límites y potencialidades. 2010. (Encontro).
    68. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense.Teoria dos sistemas e pós-colonialismo: nota para uma agenda de pesquisa sobre o direito nos países periféricos. 2010. (Outra).
    69. Seminário do Programa de Estudos Avançados da Escola da Magistratura Regional Federal da 2. Região.Igualdade e políticas de reconhecimento. 2010. (Seminário).
    70. Seminário - O ensino jurídico e a defesa dos direitos: o protagonismo da defensoria pública.O ensino jurídico e a defesa dos direitos. 2010. (Seminário).
    71. X Semana Jurídica do Centro de Estudos Superiores do Pará.Direito e desenvolvimento nos países periféricos: uma crítica pós-colonial. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38