Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luiz Henrique Alves Monteiro

concluiu graduação (1987) em bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP, mestrado (1990) e doutorado (1995) em Física de Plasmas pelo Instituto de Física da USP, dois pós-doutorados (1996 e 1998) em Biomatemática pela Escola Politécnica da USP, e livre-docência (2005) em Controle e Automação pela Escola Politécnica da USP. É professor adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor associado da Escola Politécnica da USP. É autor do livro Sistemas Dinâmicos, indicado ao Prêmio Jabuti em 2002 (e atualmente na quarta edição), do livro Sistemas Dinâmicos Complexos (na sua segunda edição) e de 91 artigos publicados em periódicos internacionais indexados na base de dados bibliográficos Web of Science. Já orientou 45 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1C) pelo Comitê de Engenharias Elétrica e Biomédica, e tem trabalhado nas áreas de sistemas dinâmicos, sistemas complexos, modelagem de sistemas, controle e inteligência artificial, visando aplicações em engenharia, computação e biologia. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1820487447148268 (08/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola de Engenharia. Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Rua da Consolação 896 Consolação 01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 21148711 Fax: (11) 21148600
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Dinamica de Sistemas Complexos Heterogeneos Biologicos e Sociais (apoio CNPq)
      Descrição: De modo simplista, define-se sistema complexo como aquele formado por uma coleção de elementos com dinâmica própria conectados por um grafo aleatório com topologia não trivial. Nos próximos anos, deseja-se dar continuidade às pesquisas relacionadas com a bolsa de produtividade vigente, estudando sistemas complexos biológicos e sociais, considerando adaptatividade e heterogeneidade na dinâmica dos elementos conectados e/ou na topologia do acoplamento. Nesses trabalhos, a serem feitos de maneira analítica e numérica, busca-se investigar como estruturas topológicas afetam comportamentos coletivos e como a dinâmica dos nós altera as topologias das redes subjacentes. Pretende-se lidar com redes neurais e com sociais. Almeja-se:explorar a relação entre topologia e sincronismo em desordens neurológicas (como autismo, doença de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia, mal de Alzheimer); investigar as propriedades e as leis de formação de redes neurais sadias; estudar a geração de padrões espaciais espirais relacionados a cardiopatias e neuropatias; propor algoritmos de processamento de imagem e de otimização inspirados em neuroplasticidade e sincronismo; e determinar medidas de controle que minimizem a propagação de doenças contagiosas e de comportamentos considerados indesejados pela sociedade (como corrupção, divulgação de notícias falsas, injustiça e racismo).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Luiz Henrique Alves Monteiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luiz Henrique Alves Monteiro.
    2. 2019-Atual. Computation and Dynamics of Deterministic Automata Networks (apoio CAPES, CONICYT (Chile), e CNRS e MAEDI (Franca).)
      Descrição: Almeja-se relacionar teoria dos autômatos, sistemas dinâmicos discretos e engenharia de sistemas, com o objetivo de aprofundar a compreensão atual sobre aspectos computacionais e dinâmicos de autômatos celulares binários e redes booleanas. Esse estudo apoia-se em métodos computacionais e analíticos. Métodos computacionais fornecem dados empíricos por meio de simulações; métodos analíticos permitem traduzir esses dados em expressões formais. Assim, visa-se lidar com autômatos celulares e/ou redes booleanas, a fim de estudar suas capacidades e limitações computacionais, bem como a dinâmica global decorrente da ação de suas funções locais de atualização de estado, sejam elas síncronas ou assíncronas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Luiz Henrique Alves Monteiro - Integrante / Pedro Paulo Balbi de Oliveira - Coordenador / Eric Goles Chacc - Integrante / Kévin Perrot - Integrante / Marco Montalva-Medel - Integrante / Eurico Prospero Ruivo - Integrante / Pedro Montealegre - Integrante / Adrien Richard - Integrante.
      Membro: Luiz Henrique Alves Monteiro.
    3. 2015-2019. Dinamica de Sistemas Complexos Biologicos e Eletricos (apoio CNPq)
      Descrição: De modo simplista, define-se sistema complexo como aquele formado por uma coleção de elementos conectados por um grafo (aleatório) com topologia não trivial. Nos próximos anos, deseja-se dar continuidade às pesquisas relacionadas com a bolsa de produtividade vigente, estudando sistemas complexos biológicos e elétricos. Nesses trabalhos, a serem feitos de maneira analítica e numérica, busca-se investigar como estruturas topológicas afetam comportamentos coletivos e como a dinâmica dos nós altera as topologias das redes subjacentes. De fato, dinâmica e topologia podem se influenciar e determinar a função e a evolução dos sistemas em estudo. Pretende-se lidar com redes neurais, sociais e de telecomunicações. Essas possuem similaridades com relação à dinâmica dos nós e à topologia dos grafos correspondentes. Em telecomunicações, assume-se que os nós são malhas de sincronismo de fase (PLLs). Em sistemas neurais, considera-se que os nós são neurônios descritos por osciladores de fase (que se assemelham a modelos de PLLs) e por autômatos celulares. Em redes sociais, autômatos celulares devem ser empregados em estudos epidemiológicos, com cada célula do reticulado representando um indivíduo da população hospedeira. Com isso, almeja-se: explorar a relação entre topologia e sincronismo em desordens neurológicas (como autismo, doença de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia, mal de Alzheimer); investigar as propriedades e as leis de formação de redes neurais sadias; estudar a geração de padrões espaciais espirais relacionados a cardiopatias; estabelecer critérios para projetos de redes de telecomunicações síncronas (baseadas em TDM ou em IP); propor algoritmos de processamento de imagem e de otimização inspirados em neuroplasticidade e sincronismo; determinar medidas que minimizem a propagação de doenças contagiosas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Luiz Henrique Alves Monteiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luiz Henrique Alves Monteiro.
    4. 2011-2015. Relacionando Dinamica e Topologia em Redes Biologicas e Eletricas (apoio CNPq)
      Descrição: Pretende-se estudar analítica e numericamente redes biológicas e elétricas, investigando como suas estruturas topológicas afetam o comportamento coletivo e como a dinâmica dos seus nós influencia as topologias. Embora de naturezas diferentes, redes biológicas e elétricas, como redes neurais, sociais e de telecomunicações, têm muito em comum: seus nós são osciladores que podem exibir comportamentos dinâmicos semelhantes, e encontram-se similaridades também nas propriedades topológicas de tais redes. Em telecomunicações, considera-se que os nós são malhas de sincronismo de fase (PLLs). Em sistemas neurais, assume-se que os nós são neurônios descritos em termos de osciladores de fase (que se assemelham a modelos de PLLs) e em termos de autômatos celulares. Em redes sociais, autômatos celulares devem ser empregados em estudos epidemiológicos, com cada célula do reticulado correspondendo a um indivíduo da população. O principal objetivo dos trabalhos a serem realizados é relacionar a evolução temporal (local) dos nós com o padrão de conectividade (global) da rede. Com isso, almeja-se: explorar a relação entre topologia e sincronismo em desordens neurológicas (como autismo, doença de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia, mal de Alzheimer); investigar as propriedades e as leis de formação de redes neurais sadias; estudar a geração de padrões espaciais espirais relacionados a cardiopatias; estabelecer critérios para projetos de redes de telecomunicações síncronas (baseadas em TDM ou em IP); propor algoritmos de otimização inspirados em neuroplasticidade e sincronismo; determinar medidas que minimizem a propagaçãoo de doenças contagiosas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . Integrantes: Luiz Henrique Alves Monteiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luiz Henrique Alves Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professor homenageado dos formandos em Engenharia Mecatrônica, do primeiro semestre de 2017, Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.. 2017.
      Membro: Luiz Henrique Alves Monteiro.
    2. Orientador do melhor trabalho de conclusão de curso dos formandos de Engenharia Elétrica, do segundo semestre de 2013, Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.. 2014.
      Membro: Luiz Henrique Alves Monteiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:21:11