Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Renata Meira Veras

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2005), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou doutorado sanduiche com bolsa da CAPES na Universidade Aberta de Lisboa - PT e um intercâmbio de seis meses com bolsa da GSEP (Governo Canadense)na Faculty of Medicine na Memorial University of Newfoundland, Canadá. Atualmente é Professora Associada do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFBA e Membro Permanente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBA. Tem experiência em pesquisa na área de Promoção da Saúde, Formação do Profissional da Saúde e Universidade. É pesquisadora produtividade CNPq nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1790266518032893 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos. Avenida Ademar de Barros, s/n PAFIII Ondina 40170110 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 32836126
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. A vulnerabilidade de genero frente aos desafios enfrentados na pandemia COVID19
      Descrição: As consequências advindas da pandemia do COVID19 trouxeram impactos consideráveis no âmbito social, econômico e sanitário no mundo inteiro. No entanto, esses impactos são ainda maiores se relacionarmos o marcador social gênero nos estudos acerca dos efeitos da pandemia do COVID19. Assim, esse projeto tem como finalidade entender a relação entre gênero e COVID19 desde aspectos de saúde, laborais, familiares, econômicos, entre outros. Os estudos decorrentes deste projeto utilizam as técnicas e os métodos qualitativos, visto que, as abordagens qualitativas de pesquisa constituem-se enquanto um conjunto de práticas materiais e interpretativas que exploram em profundidade os significados das ações sociais, a realizar um exame intensivo dos dados, e caracterizada pela heterodoxia no momento da análise. Com base nisso, com esse projeto espera-se fornecer subsídios e contribuições significativas para a ampliação da produção do conhecimento e das redes de combate, prevenção e garantia de direitos contra a desigualdade de gênero, principalmente no período pandêmico e pós pandêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Rafael Anunciação Oliveira - Integrante / Taynah da Silva Nascimento - Integrante / Nátali de Carvalho Lima - Integrante / Larissa de Carvalho Silveira - Integrante.
      Membro: Renata Meira Veras.
    2. 2017-Atual. A DECOLONIZACAO NA UNIVERSIDADE
      Descrição: A educação esteve, durante séculos, sob a égide das epistemologias do Norte e, por extensão, sob os fortes efeitos da colonialidade. Entre esses efeitos destaca-se o racismo, que promoveu hierarquizações de sujeitos, culturas e saberes, resultando em práticas de epistemicídio contra sujeitos subalternizados historicamente. Disso resulta a necessidade de se instituir, a partir de duas leis (10.639/03 e 11.645/08) o ensino de questões étnico-raciais da nossa sociedade para, então, repensar a estrutura excludente e racista do sistema educacional brasileiro. Nessa perspectiva, esse projeto tem como objetivo geral analisar as ações decolonizadoras nas universidades públicas brasileiras, identificando as estratégias promissoras e transgressoras de educação nessa perspectiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Sheyla Christine Santos Fernandes - Integrante / Gezilda Borges de Souza - Integrante / Brian Teles Fonseca de Macedo - Integrante / Sonia Maria Rocha Sampaio - Integrante / wilton nascimento figueiredo - Integrante / Jucilene Dias Maranhão - Integrante / Caio Cézar Moura Feitosa - Integrante / Marianne de Oliveira Gonçalves - Integrante / Vitoria Batista Calmon de Passos - Integrante / Maria Beatriz Barreto do Carmo - Integrante / Sayuri Kuratani - Integrante / Clara Fernandez - Integrante / Erika Silva Chaves - Integrante / Mariana Giulia Chaves Prates - Integrante / Daiane da Luz Silva - Integrante / Fernanda Mota Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Meira Veras.
    3. 2016-Atual. O eixo etico humanistico para a formacao medica na Universidade Federal da Bahia
      Descrição: A educação deve ser responsável pela formação de um profissional capaz de agir e transformar sua prática vivenciada, tendo a instituição de ensino um papel fundamental para essa transformação. Assim, na área da saúde, a instituição de ensino deve se preocupar na construção do conhecimento baseada em uma educação compartilhada de saberes entre profissionais e comunidade, por meio de um processo participativo que permita uma reflexão crítica da realidade e dos fatores determinantes de um viver saudável. Além disso, é necessário se estimular uma educação preocupada com as práticas de atenção. Pois, para melhorar a forma de cuidar, tratar e acompanhar a saúde, é imprescindível alterar os modos de ensinar e aprender, rever as práticas educativas e seus reflexos nas ações e nos serviços. Na Universidade Federal da Bahia houve uma mudança curricular na graduação em medicina no ano de 2007. Essa transformação objetivou aperfeiçoar a formação dos médicos buscando adequar-se com o perfil esperado na atualidade. Esse novo currículo foi organizado por módulos, no qual sua arquitetura curricular buscou contemplar as dimensões técnico-científica, ético-humanística, e de formação em pesquisa. Em relação ao eixo ético-humanístico, compreende o desenvolvimento de ações ético-humanísticas em todas as práticas curriculares sendo utilizadas várias metodologias de ensino-aprendizagem. Observa-se que é uma temática ainda pouco explorada cientificamente, razão pela qual se propõe nesse estudo investigar a formação humanística em medicina mediante uma pesquisa de natureza qualitativa e analise documental, na qual se pretende identificar se as modificações ocorridas no currículo promoveram transformações na formação profissional. De maneira especifica, busca-se desvelar os contextos políticos e históricos que construíram os últimos dois currículos de medicina da UFBA e identificar a opinião estudantil sobre o seu processo formativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Gabriela Flor Martins - Integrante / Caio Cézar Moura Feitosa - Integrante / Marianne de Oliveira Gonçalves - Integrante / Jarbas Carneiro Mota - Integrante / Tamilis Souza Nascimento - Integrante / Natalia Ribeiro da Hora - Integrante / Vitoria Batista Calmon de Passos - Integrante / Clara Couto Fernandez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Renata Meira Veras.
    4. 2015-2017. Trajetorias de vidas nos espacos urbanos: a rua nao e minha morada, mas e nela que eu moro
      Descrição: Esse estudo decorre a partir dos resultados de outro projeto de pesquisa que investigou as características sociodemográficas dessa população em situação de rua do centro histórico de Salvador. Assim, esse projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória de vida das pessoas em situação de rua, no que tange as condições de vida nas ruas, o uso dos espaços públicos nos seus cotidianos, a formação de vínculos socioafetivos com outros, o acesso aos sistemas de saúde pública em Salvador. Também objetiva investigar a efetividade de um projeto de extensão em andamento na UFBA desenvolvido com a população em situação de rua desde 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Gezilda Borges de Souza - Integrante / Gabriela Rodrigues de Paiva - Integrante / Lara Guimarães Pereira Guedes Chagas - Integrante / Caio Cézar Moura Feitosa - Integrante / João Pablo Oliveira Figueiredo - Integrante / Sónia Mairos Ferreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Renata Meira Veras.
    5. 2013-2015. AS IMPLICACOES ACADEMICAS DECORRENTES DO REUNI PARA O PROCESSO DE FORMACAO EM SAUDE DA UFBA
      Descrição: Reconhece-se que o perfil do profissional de saúde depende, em grande parte, da instituição formadora. Portanto, a formação acadêmica em saúde deve se caracterizar como um processo crítico reflexivo que objetiva formar cidadãos capazes de interpretar, refletir e intervir na dinâmica da saúde/doença dos indivíduos. Frente ao atual panorama defasado da educação superior no Brasil, surge em 2007 o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI). Dentre os diversos objetivos deste Programa, destaca-se: atualização de currículos e projetos acadêmicos visando flexibilizar e melhorar a qualidade da educação superior, bem como proporcionar aos estudantes formação multi e interdisciplinares, humanista e o desenvolvimento do espírito crítico. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo investigar e analisar as implicações acadêmicas decorrentes do projeto REUNI para o processo de formação acadêmica dos cursos da área de saúde criadas no âmbito do REUNI da UFBA. Com base na Etnografia Institucional, será desenvolvido um levantamento bibliográfico acerca do REUNI, assim como uma análise documental das normas, pareceres e documentos relativos a este projeto. Para identificar e analisar de que maneira as dimensões do REUNI estão sendo implementadas nos cursos serão utilizadas avaliações da estrutura curricular desses cursos, observando estratégias para o estímulo à interdisciplinaridade, flexibilização, oferta de cursos de extensão, componentes curriculares que reflitam aspectos contemporâneos, possibilidade de autonomia do estudante, atualização de metodologia (tecnologias) de ensino-aprendizagem e circulação de estudantes entre cursos, programas e instituições. Além disso, serão utilizadas observações participantes, entrevistas e grupos focais com os estudantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Irlurdes Alves Pinheiro - Integrante / Carolinne Montes Baptista - Integrante / Jucilene Dias Maranhão - Integrante / Rafaela Alves Quadros de Araújo - Integrante / Gustavo Porto - Integrante / Gabriela Rodrigues de Paiva - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Renata Meira Veras.
    6. 2012-2014. Perfil e Trajetorias Academicas de Egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA
      Descrição: o objetivo principal deste projeto de pesquisa é investigar o perfil e as trajetórias acadêmicas dos egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Renata Meira Véras - Integrante / Thereza Coelho - Coordenador / Carmen Fontes de Souza Teixeira - Integrante / Eloisa Leite Domenici - Integrante / Vanessa Prado dos Santos - Integrante / Naomar de Almeida Filho - Integrante / Genaro Fernandes de Carvalho Costa - Integrante / Elisa Mendes Oliveira Santos - Integrante / Marcio Luiz Ferreira Nascimento - Integrante / Sonia Maria Rocha Sampaio - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
      Membro: Renata Meira Veras.
    7. 2011-2016. Caracterizacao das condicoes de vida e de trabalho da populacao em situacao de rua da Cidade de Salvador
      Descrição: Em Salvador existem cerca de 4 mil adultos vivendo em situação de rua. Tendo em vista a necessidade de se ampliar o escopo de investigações sobre essa população em Salvador, esse trabalho tem como objetivo investigar suas condições de vida e de trabalho. Dessa forma, através desse estudo, pretende-se desvelar a realidade das pessoas em situação de rua, especialmente em relação ao modo de vida e oportunidades de trabalho. Além disso, esse projeto de pesquisa também apresenta como objetivo contribuir com a formação acadêmica dos estudantes envolvidos através de sua aproximação com a realidade social da população em situação de rua da cidade de Salvador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Gezilda Borges de Souza - Integrante / Kessiane Florentina Gonçalves - Integrante / Daisy Guerra Kitaoka - Integrante / Leonardo B Pires - Integrante.
      Membro: Renata Meira Veras.
    8. 2011-2015. PERMANECER SUS: ANALISE DOS EFEITOS DE SUA IMPLANTACAO NA PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DA SAUDE, USUARIOS E ACADEMICOS
      Descrição: A implantação do programa PERMANECER SUS, pauta-se no princípio do acolhimento proposto pelo Programa Nacional de Humanização (PNH). O PERMANECER SUS se traduz como um programa que integra educação-serviço numa proposta de inclusão social, contribuindo, por um lado, para implantação do acolhimento no atendimento das urgências/emergências e, por outro lado, para a formação crítico reflexiva dos futuros trabalhadores da saúde, ampliando os cenários do processo ensino-aprendizagem articulados à realidade social do Sistema Único de Saúde. A partir da perspectiva teóricometodológica Etnografia Institucional, esse estudo objetiva refletir acerca do processo de implantação dessa estratégia nos serviços públicos de saúde, atentando para suas contribuições percebidas pelos usuários, trabalhadores de saúde e acadêmicos envolvidos no projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Renata Meira Véras - Coordenador / Maria Constantina Caputo - Integrante / Irlurdes Alves Pinheiro - Integrante / Brian Teles Fonseca de Macedo - Integrante / Adilane dos Santos Barbosa - Integrante / Danilo José Leite Gomes - Integrante / David Ramos da Silva Rios - Integrante / Maisa Monica Flores Martins - Integrante / Polyana Monteiro Luttigards - Integrante / Carmen Fontes de Souza Teixeira - Integrante / Vitoria Ferreira Barreto - Integrante / Claudineia Cruz - Integrante / wilton nascimento figueiredo - Integrante / Gabriela Flor Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Meira Veras.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade e População em Situação de Rua, 4 Congresso Ibero-Americana em Pesquisa Qualitativa.. 2015.
      Membro: Renata Meira Véras.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. I Seminário de Direitos Humanos e População em Situação de Rua na Bahia: perspectivas para ampliar as alianças institucionais.Direitos Humanos e População em Situação de Rua: oportunidades e perspectivas para acesso à justiça e à cidadania. 2015. (Seminário).
    2. Repensando a Universidade Comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos. 2015. (Seminário).
    3. XI ENECULT.Políticas Culturais e Universidade. 2015. (Encontro).
    4. II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.AÇÕES INTERDISCIPLINARES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES DE RUA ATENDIDOS NO PROJETO LEVANTA-TE E ANDA. 2011. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. RUBIM, A. ; VÉRAS, RENATA MEIRA ; Matos, RC ; BANDEIRA, M. ; KRAYCHETTE, E. ; SEVERINO, J. R. ; ROCHA, R.. Fórum Universitário Mercosul. 2017. Congresso
    2. VÉRAS, Renata Meira. II Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38