Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Emerson Lopes Olivares

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestrado e Doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalhou com Terapia Celular na regeneração cardíaca com células tronco no modelo de infarto do miocárdio em ratos. Pós-doutorado em Endocrinologia Básica pela Miller School of Medicine, Division of Endocrinology, Diabetes and Metabolism - Jackson Memorial Hospital/University of Miami - Florida - USA. Atualmente é professor Associado de Farmacologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (SBFis), bolsista de Produtividade do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Coordenador do Comitê Interno do PIBIC/CNPq/UFRRJ (Comitê de Ciências Biológicas). É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da European Thyroid Association. Desenvolve projetos de pesquisa principalmente nos seguintes temas: papel do sistema nervoso central no sistema de integração endócrino no desenvolvimento fisiopatológico em modelos de doenças cardiovasculares e endócrinas. Índice h = 18. Suas mais preciosas Produções: Gabriel, Lucas e Luiza. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1361659701207857 (30/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia. BR 465, Km 07 Campus Universitário 23890-000 - Seropedica, RJ - Brasil Telefone: (21) 26821210 Ramal: 205 URL da Homepage: www.ufrrj.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Fisiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2011-2014. Bolsa de Produtividade em Pesquisa
      Descrição: Bolsa em Produtividade em Pesquisa - CNPq (nível 2). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    2. 2010-2013. : Estudo da terapia com hormonios tireoideos e do papel das iodotironinas desiodases em modelos de insuficiencia cardiaca. (JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO, No 101.468/2010)
      Descrição: Tendo em vista a importância das doenças cardiovasculares, é imperativo o aprofundamento no conhecimento da fisiopatologia dessas doenças, no sentido se nortearem estratégias terapêuticas mais eficazes. O reconhecimento de novas alças de feedback ou feedforward podem ser de grande valia para futuras pesquisas envolvendo novas abordagens farmacológicas para o tratamento das doenças cardíacas. Um dos sistemas de integração mais impactantes sobre o sistema cardiovascular (SCV) é o sistema endócrino. Particularmente, a glândula tireoide, por meio de seus hormônios: tiroxina e triiodotironina mantêm relações fisiológica e fisiopatológica importantes com o SCV. Entender como esses sistemas distintos se relacionam irá fortalecer sobremaneira as pesquisas nessa área. Assim, poucos trabalhos que se preocupam em estudar a função tireoidea, e menos ainda, o metabolismo das iodotironinas, i.e., um estudo da expressão/atividade das desiodases, em modelos de insuficiência cardíaca. Nesse projeto, utilizaremos dois modelos de insuficiência cardíaca, um de cardiopatia isquêmica focal (infarto do miocárdio, IAM) e um de cardiopatia global (cardiomiopatia dilatada) em ratos. Sabendo-se que o hormônio tireoideo (HT) exerce efeitos importantes na regulação da função cardiovascular e que ocorrem alterações significativas na economia desses hormônios durante a progressão da doença cardíaca, nossos objetivos principais serão avaliar o papel das desiodases nesses modelos. Baseados em dados pioneiros do nosso grupo (Olivares et al. 2007, Endocrinology) e resultados obtidos durante o pós-doutoramento do coordenador desse projeto, o presente trabalho dará continuidade a esses estudos e portanto, dará prosseguimento a seu já demonstrado potencial multiplicador. Além disso, irá contemplar as exigências da pesquisa moderna, i.e., ser translacional e integrativa, como sugerida pela própria escolha do tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    3. 2010-2013. Estudo da terapia com hormonios tireoidianos e do papel das iodotironinas desiodases em modelos de insuficiencia cardiaca
      Descrição: Jovem Cientista do Nosso Estado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    4. 2010-2012. IMPLANTACAO DO SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR CENTRAL NO BIOTERIO DE CRIACAO DE ROEDORES DO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FISIOLOGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
      Descrição: O biotério de criação de roedores do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFRRJ atualmente produz ratos Wistar e camundongos Swiss, com capacidade total de produção de cerca de 12.000 animais por ano atendendo a pesquisadores do DCF e outros setores da Universidade vinculados a cursos de pós-graduação. Em função de financiamentos recentes, a estrutura física do biotério foi reformada permitindo o estabelecimento de procedimento operacional padrão com conseqüente melhoria da qualidade dos animais para pesquisa além da promoção de seu bem-estar. Além disso, estão em implantação barreiras sanitárias, com pequenas reformas estruturais e aquisição de equipamentos que também contribuirão para melhoria das condições de trabalho dos funcionários e assim como a adoção de medidas de biossegurança prezando pela saúde do trabalhador. Estas medidas também visam adequações ao Guide for the care and use of laboratory animals, que com a implantação da Lei no 11.794, de 8/10/2008, deve servir de referência para a criação animal no Brasil. Dentro deste contexto, o financiamento continuado tem permitido a melhoria significativa das condições de pesquisa e constante avaliação dos rumos que direcionam a estrutura do biotério. Desta forma, o objetivo central deste projeto é a instalação de sistema de condicionamento de ar central na colônia de roedores, medida esta, que associada a instalação de mini-isoladores aumentará significativamente as barreiras sanitárias do biotério, pois permitirá a filtragem do ar e o estabelecimento de pressão positiva nas salas além de proporcionar o bem-estar animal adequando-se à nova lei vigente. Após a implantação destas medidas, avaliações periódicas microbiológicas, parasitológicas e de produtividade serão realizadas para demonstrar a eficiência das medidas adotadas. O impacto na produtividade dos pesquisadores usuários do biotério também será avaliado e desta forma o impacto direto das medidas adotadas nos programas de pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    5. 2010-2011. Estudo das iodotironinas desiodases em modelos de estresse cronico e de doenca cardiaca
      Descrição: Projeto Universal/CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    6. 2010-2011. ESTUDO DAS IODOTIRONINAS DESIODASES EM MODELOS DE ESTRESSE CRONICO E DE DOENCA CARDIACA
      Descrição: Apesar dos resultados obtidos tanto em nível experimental como em pacientes em relação ao status tireoideano nas doenças psciconeuroendócrinas e cardiovasculares, pouca atenção vem sendo dada ao papel das iodotironinas desiodases nessas condições. Mesmo em relação à principal causa de morte no mundo, i.e., a insuficiência cardíaca aguda e crônica, não existem dados na literatura que demonstrem com clareza o perfil sérico dos hormônios tireoideanos e sua correlação com a disfunção cardíaca. Mesmo os estudos clínicos humanos, não há uma clara demonstração do papel da glândula tireóide e do metabolismo extratireoideano na insuficiência cardíaca. Isto por que, dentre as diversas limitações desses trabalhos, a obtenção das amostras séricas para as dosagens hormonais obtidas de pacientes já com algum tipo de tratamento farmacológico é uma das mais importantes. Além disso, esses estudos não são randomizados nem multicêntricos, o que prejudica a análise estatística e a interpretação dos dados. Em nível experimental (ratos e camundongos) apenas o estudo do nosso grupo (OLIVARES et al. 2007), utilizando-se o modelo de cardiopatia isquêmica, está disponível para consulta na literatura. Em relação a D3, não há relato na literatura sobre o seu papel na insuficiência cardíaca e, se a indução da mesma no coração, como descrito pelo nosso grupo (OLIVARES et al. 2007) constitui um mecanismo de proteção ou se é parte do problema, isto ainda está longe de ser estabelecido. Diante disso, elaboramos um estudo que será dividido em várias etapas. Os objetivos específicos de cada etapa serão descritos a seguir.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    7. 2010-2011. ESTUDO DA FUNCAO TIREOIDEA E DO METABOLISMO EXTRATIREOIDEANO NA INSUFICIENCIA CARDIACA
      Descrição: Tendo em vista a importância das doenças cardiovasculares , é de extrema relevância o aprofundamento no conhecimento dos seus mecanismos fisiopatológicos, bem como, a possibilidade de novas estratégias terapêuticas para o combate dessas doenças, principais causadoras de mortes no mundo. Recentemente, o coordenador desse projeto retornou ao Brasil, onde realizou pós-doutoramento na área endocrinologia aplicada ao sistema cardiovascular. Nos EUA, tivemos a oportunidade de nos aprofundar no estudo envolvendo o status tireóideo em modelos de doenças cardíacas,utilizando para tanto, animais knockout para a desiodase do tipo 3. O estudo realizado no exterior motivou sobremaneira a continuação do projeto no Brasil e a aprovação do mesmo junto a FAPERJ irá alavancar o potencial multiplicador e dar condições para o estabelecimento definitivo entre Instituições nacionais e até mesmo internacionais. Resumidamenmte o projeto em tela tem como objetivo investigar o potencial efeito do tratamento a base de hormônios tireóideos nas doenças cardíacas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    8. 2010-Atual. Estudo dos Mecanismos envolvidos na Hipertrofia Cardiaca induzida pelo hormonio tireoideo em camundongos
      Descrição: O projeto busca estudar os mecanismos celulares/vias de tradução do sinal e alterações no balanço simpato-vagal cardíaco envolvidas na hipertrofia cardíaca induzida pelo hormônio tireoideo em camundongos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    9. 2010-Atual. Potencial terapeutico da N-acetil cisteina no infarto do miocardio.
      Descrição: O projeto visa estudar o efeito da administração sistêmica e central do antioxidante N-acetilcisteína nas alterações relacionadas ao estresse oxidativo, bem como, no desbalanço simpato-vagal cardíaco no modelo de infarto do miocárdio em ratos, bem como aspectos relativos ao dimorfismo sexual neste modelo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Emerson Lopes Olivares - Coordenador / Luís Carlos Reis - Integrante / Rafael Sonoda Cortes - Integrante / Anderson Luis Bezerra da Silveira - Integrante / Valdir de Andrade Braga - Integrante.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho intitulado Alterações hemodinâmicas e autonômicas em um modelo de uso abusivo de esteroides anabolizantes associado ao treinamento de força durante a adolescência em ratos, VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) da Universidade Federal Rural do RJ.. 2021.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    2. Prêmio Tokarnia de Pesquisa em Medicina Veterinária - Segundo colocado, XXXIII Semana Acadêmica do Médico Veterinário - UFRRJ.. 2020.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    3. Melhor Trabalho da Área de Ciências Biológicas, VII Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.. 2019.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    4. Terceirio Lugar no XV Prêmio Tokarnia de Pesquisa em Medicina Veterinária, XXIX Semana do Médico Veterinário.. 2016.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.
    5. Menção Honrosa na II Mostra de Trabalhos da Semana Acadêmica do Curso de Pós Graduação em Medicina Veterinária, Curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária/UFRRJ.. 2011.
      Membro: Emerson Lopes Olivares.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Encontro Multidisciplinar de Cardiologia Veterinária.Clínica e Cirurgia cardiológica. 2016. (Encontro).
    2. Seminários para Médicos Veterinários da UDC.Células Tronco: O Estado da Arte. 2016. (Encontro).
    3. L Congress of the Brazillian Society of Physiology. Estradiol effects on heart dysfunction models. 2015. (Congresso).
    4. X Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.Avaliação de trabalhos apresentados na forma de comunicação oral. 2015. (Simpósio).
    5. XIV Workshop da Pós-Graduação - Internalização e Mercado de Trabalhlhoo.Células Tronco: Uma discussão reflexiva do estado da arte. 2015. (Oficina).
    6. I SEMANA DE CIÊNCIA DO PROCFIS e II CICLO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE SERGIPE.Tratamento do Hipotireoidismo Manifesto: Novas perspectivas.. 2014. (Simpósio).
    7. I SEMANA DE CIÊNCIA DO PROCFIS e II CICLO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE SERGIPE.Terapia Celular nas doenças cardiovasculares: uma visão crítica do estado da arte.. 2014. (Simpósio).
    8. II Simpósio Miguel Ozorio de Almeida.Coordenador de Módulo -= Premiações. 2013. (Simpósio).
    9. XLVIII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Prêmio Álvaro Ozório de Almeida. 2013. (Congresso).
    10. Curso Teórico-Prático de PCR em Tempo Real e suas aplicações. 2012. (Oficina).
    11. I CICLO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE SERGIPE.Modulação da ação do hormônio tireoidiano no coração insuficiente: uma questão de sobrevivência?. 2012. (Encontro).
    12. II Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. 2011. (Encontro).
    13. I Minicurso de Endocrinologia em Pequenos Animais. 2011. (Outra).
    14. The Latin American Thyroid Society. Up-Regulation of type 2 deiodinase after myocardial infarction. 2011. (Congresso).
    15. 14o Encontro Brasileiro de Tireóide. Doença Cardíaca e Metabolismo do T3 e Desiodase. 2010. (Congresso).
    16. Curso de Variabilidade da frequência cardíaca e modulação autonômica cardiovascular. 2010. (Congresso).
    17. XXV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. Olivares, Emerson L.; Silva, CO ; Corval A ; Angel ERB ; ERBEST, H. ; Dias L ; Campos Pedreira, PH ; Froés A ; Cardoso D ; Abidu F. II Reunião Anual de Iniciação Científica e XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. 2014. Outro
    2. Olivares, Emerson L.; Silva, CO ; Corval A ; Angel ERB ; ERBEST, H. ; Dias L ; Campos Pedreira, PH ; Froés A ; Cardoso D ; Abidu F. II Reunião Anual de Iniciação Científica e XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. 2014. Outro
    3. OLIVARES, E. L.; ARAUJO, I. G. ; Mecawi, André S. ; FONSECA, FV ; ALMEIDA, N. A. S. ; Reis, Luis Carlos. II Simpóssio Miguel Ozorio de Almeida. 2013. Outro
    4. OLIVARES, E. L.; REIS, L. C. ; FONSECA, FV ; SILVA-ALMEIDA, C. ; Fernandes LG ; SILVEIRA, A. L. B. ; MECAWI, A. S.. I Simpósio Miguel Ozorio de Almeida (coordenação geral). 2011. Outro
    5. OLIVARES, E. L.; MECAWI, A. S. ; SILVEIRA, A. L. B. ; FONSECA, FV ; Fernandes LG ; REIS, L. C.. I Simpósio Miguel Ozório de Almeida (coordenador de módulo). 2011. Outro
    6. OLIVARES, E. L.; ALONSO, L. S.. Minicurso de Redação Científica. 2010. Outro
    7. OLIVARES, E. L.. XII Prêmio Prof. Antonio Maria Hubinger Tokarnia de Pesquisa. 2010. (Outro).. . 0.
    8. OLIVARES, E. L.. Seminários Integrados do Departamento de Ciências Fisiológicas. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Emerson Lopes Olivares ⇔ Jose Geraldo Mill (1.0)
      1. SEARA, FERNANDO A.C. ; BARBOSA, RAIANA A.Q. ; SANTOS, MARCUS V.N. ; DOMINGOS, AINÁ E. ; MONNERAT, GUSTAVO ; CARVALHO, ADRIANA B. ; Olivares, Emerson L. ; MILL, JOSÉ G. ; NASCIMENTO, JOSE H.M. ; CAMPOS DE CARVALHO, ANTONIO C.. Paradoxical effect of testosterone supplementation therapy on cardiac ischemia/reperfusion injury in aged rats. JOURNAL OF STEROID BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY. v. 191, p. 529-535, issn: 0960-0760, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Emerson Lopes Olivares ⇔ Andrea Claudia Freitas Ferreira (1.0)
      1. CRUZ SEARA, FERNANDO DE AZEVEDO ; BARBOSA, RAIANA ANDRADE QUINTANILHA ; OLIVEIRA, DAHIENNE FERREIRA DE ; SILVA, DIORNEY LUIZ SOUZA GRAN DA ; CARVALHO, ADRIANA BASTOS ; FERREIRA, ANDREA CLAUDIA FREITAS ; NASCIMENTO, JOSÉ HAMILTON MATHEUS ; OLIVARES, EMERSON LOPES. Administration of anabolic steroid during adolescence induces long-term cardiac hypertrophy and increases susceptibility to ischemia/reperfusion injury in adult Wistar rats. JOURNAL OF STEROID BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY. v. 10, p. 30012-30012, issn: 0960-0760, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38