Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Mario Cesar Scheffer

Mário Scheffer é Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva (DMP) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. É Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pelo DMP- FMUSP. Concluiu dois Programa de Pós-Doutorado. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e da Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Integra a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Atua em Saúde Coletiva principalmente nos temas: 1) relação entre o público e o privado na saúde; 2) saúde suplementar e 3) profissão médica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1322311308223630 (13/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Medicina da USP, Medicina Preventiva. Av. Dr. Arnaldo, 455 - 2º and. sala 2166 Pacaembu 01246903 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30617081 URL da Homepage: https://www.fm.usp.br/preventiva/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Estudo ProMed 2030
      Descrição: O estudo ProvMed 2030 propõe o desenvolvimento e aplicação de modelos dinâmicos para análises de provisão e necessidade de médicos no Brasil. Trata-se da construção de um modelo analítico a partir do qual serão realizadas projeções sobre a força de trabalho médico, considerando cenários complexos e dinâmicos, por meio de abordagens multidisciplinares e multivariadas. Além do avanço no conhecimento sobre a adequação da oferta atual e a necessidade futura de médicos e de especialistas no Brasil, ProvMed 2030 espera contribuir com o planejamento de políticas públicas de recursos humanos que atendam as reais necessidades da população e do sistema de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Aline Gil Alves Guilloux - Integrante / Alex Jones Flores Cassenote - Integrante / Bruno Alonso Miotto - Integrante / Renata Alonso Miotto - Integrante / Cristiane de Jesus Almeida - Integrante / Alexandre Guerra dos Santos - Integrante / Ana Pérola Drulla Brandão - Integrante / Carolina Simone Souza Adania - Integrante / Cláudia Megale Adametes - Integrante / Jackeline Oliveira Gomes - Integrante / Paulo Roberto de Castro Villela - Integrante / Pedro Afonso Guerrato - Integrante / Renata Aparecida dos Santos Lobo - Integrante / Virginia Costa Duarte - Integrante. Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Outra / Ministério da Saúde - Outra.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    2. 2018-Atual. Qual o impacto da atual crise economica no sistema de saude brasileiro?
      Descrição: As crises econômicas, fenômenos frequentes em todo o mundo, demonstraram ter múltiplos efeitos nos sistemas nacionais de saúde: podem levar ao subfinanciamento e piora dos serviços de saúde; podem fazer aumentar a ocorrência de doenças especificamente relacionadas à saúde mental e à pobreza; podem reduzir remuneração e piorar condições de trabalho, acarretando o afastamento de profissionais de saúde do setor público. O objetivo desse estudo é compreender as diferentes maneiras com que a crise econômica Brasileira afeta o sistema de saúde e sua força de trabalho, particularmente os médicos. A pesquisa será nos estados de São Paulo e Maranhão, onde espera-se observar o efeito da crise em dois estados com diferentes condições socioeconômicas e de organização e funcionamento dos setores público e privado da saúde. Dados secundários serão obtidos e analisados para identificar mudanças no financiamento à saúde, performance do sistema, e mudanças no comportamento dos profissionais da saúde a partir das bases DATASUS, SIOPS, SIGA e RAIS/CAGED. Também serão utilizados dados primários já coletados por estudos realizados por equipe integrante da presente pesquisa (Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP), no escopo da pesquisa Demografia Médica no Brasil. Além disso, serão realizadas entrevistas com informantes-chave da gestão e inquérito com médicos. Espera-se que este estudo ajude a identificar políticas adequadas para aliviar os efeitos da crise no sistema de saúde, na força de trabalho em saúde e na prestação de serviços nos dois estados estudos, no Brasil e em países em desenvolvimento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Alex Cassenote - Integrante / Maria Luiza Levi Pahim - Integrante / GUILLOUX, ALINE GIL ALVES - Integrante / Giuliano Russo - Integrante / Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves - Integrante / Lucas Salvador Andrietta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Medical Research Council - London - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    3. 2015-Atual. Judicializacao da Saude Suplementar
      Descrição: Estudo de ações judiciais contidas na base pública on line do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Além de quantificar e descrever o perfil das demandas levadas à Justiça, busca-se analisar o argumento de usuários e das operadoras de planos e seguros de saúde, o comportamento do Judiciário e eventuais lacunas na legislação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Daniela Batalha Trettel - Integrante / Juliana Ferreira Kosan - Integrante / Rafael Robba - Integrante / Fernando Aith - Integrante / Marcos Vinicius Pó - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    4. 2015-Atual. Demografia Medica no Brasil: perfil, distribuicao, trabalho e especializacao dos medicos
      Descrição: O estudo traça perfis, cenários, tendências, perspectivas e projeções sobre a população de médicos no País e as dimensões de desigualdades de distribuição destes profissionais. Prevê a utilização e o cruzamento de dados secundários contidos em bancos de dados e fontes distintas. Também realiza inquérito com amostra probabilística nacional de médicos sobre inserção no mercado de trabalho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Aureliano Biancarelli - Integrante / Alex Cassenote - Integrante / Aline Gil Alves Guilloux - Integrante / Giulia Marcelino Mainardi - Integrante / Bruno Alonso Miotto - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    5. 2014-2017. Perfil e perspectivas dos recem-graduados em Medicina no Brasil
      Descrição: O objetivo é traçar o perfil, opiniões e perspectivas dos recém-graduados em Medicina no Brasil. São objetivos específicos: a) Traçar o perfil sociodemográfico dos recém-graduados em Medicina, no Brasil; b) conhecer as perspectivas de formação especializada e atuação no mercado de trabalho; c) Conhecer a opinião dos recém-graduados sobre os cursos de graduação; d) Obter a auto-avaliação dos egressos em tópicos relacionados à atenção à saúde, tomada de decisões e aspectos éticos. De abrangência nacional, a pesquisa considera o conjunto dos médicos recém-graduados com inscrição nos 27 Conselhos Regionais de Medicina do País, inscritos entre agosto de 2014 e março de 2015. Foi aplicado (oferecido) questionário, mediante consentimento livre esclarecido, no momento da inscrição dos novos médicos nos CRMs. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    6. 2012-2013. Perfil e opiniao dos estudantes de sexto ano de Medicina do Estado de Sao Paulo participantes do Exame do Cremesp de 2005 a 2011
      Descrição: O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoveu, de 2005 a 2011 o Exame do Cremesp, que avalia o desempenho dos estudantes de sexto ano das escolas médicas paulistas. A participação no Exame é voluntária, facultativa e o resultado não é condicionante para o registro do médico no CRM. O projeto de pesquisa teve por objetivo traçar o perfil desses estudantes de sexto ano de Medicina , que atenderam ao convite do Cremesp de participar do Exame, e levantar como eles avaliam os cursos de graduação, a qualidade das instalações, os recursos disponíveis e a atuação do corpo docente. Ao longo de sete anos, 4.821 formandos de medicina participaram do Exame do Cremesp. Desses, 2.571 responderam voluntariamente ao instrumento da pesquisa, um questionário estruturado contendo 120 questões, visando identificar características sócio-economicas, situação familiar, formação anterior, condições de ensino e vivência da graduação (atividades acadêmicas, infra-estrutura, equipamentos, biblioteca, conteúdos curriculares, corpo docente etc).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Reinaldo Ayer de Oliveira - Integrante / Aureliano Biancarelli - Integrante / Alex Cassenote - Integrante / Bráulio Luna Filho - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    7. 2011-2012. Saude, desenvolvimento, inovacao tecnologica e cooperacao regional
      Descrição: Visando contribuir para uma concepção renovada sobre saúde e desenvolvimento, o objetivo principal da pesquisa é a formulação de uma análise teórica e empírica das políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil e no estado de São Paulo. Essa análise enfocará três aspectos centrais, que constituirão três tipos de estudos: I. Estabelecer nexos teóricos entre as políticas de saúde e os padrões de desenvolvimento no Brasil, desde o período desenvolvimentista até os dias atuais; II. O estudo de experiências emblemáticas relacionadas com a inovação/incorporação de tecnologias de diferentes campos e trajetórias no estado de São Paulo, com a finalidade de estabelecer novas possibilidades de articulação entre pesquisa e produção e os fatores que condicionam o desempenho de instituições voltadas para a produção e pesquisa de tecnologias essenciais, componentes do complexo econômico industrial da saúde e; III. O estabelecimento de uma agenda de cooperação regional, no âmbito do Mercosul, na área de insumos estratégicos para a saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Integrante / Ana Luiza D´Ávila Viana - Coordenador / Hudson Pacífico da Silva - Integrante / Nelson Ibañez - Integrante / Paulo Eduardo Mangeon Elias - Integrante / Elide Mendes - Integrante / Fabiola Lanna Iozzi - Integrante / Fan Hui Wen - Integrante / Luis Henrique Leandro Ribeiro - Integrante / Maria Luiza Levi Pahim - Integrante / Mariana Vercesi de Albuquerque - Integrante / Pablo Ibañez - Integrante / Suzana César Gouveia Fernandes - Integrante / Vladimir Silva Goldbaum - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    8. 2010-2012. Relacao dos medicos com a industria de medicamentos, orteses, protese e equipamentos medico-hospitalares
      Descrição: A pesquisa compreendeu duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa, além de revisão de literatura. Na pesquisa quantitativa foi selecionada amostra probabilística de 600 médicos , representativa do universo de médicos ativos registrados no CREMESP. A técnica utilizada foi a abordagem telefônica, com questionário estruturado de 30 questões e duração de aproximadamente 20 minutos de entrevista. O campo foi realizado entre os dias 2 de dezembro de 2009 e 8 de janeiro de 2010. Já a fase qualitativa constou de 36 entrevistas, por meio de questionário semi-estruturado, com representantes selecionados de entidades médicas, sociedades de especialidades, universidade, indústria, prestadores de serviços médicos e órgãos reguladores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Reinaldo Ayer de Oliveira - Integrante / Aureliano Biancarelli - Integrante / Bráulio Luna Filho - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    9. 2010-2012. O perfil dos medicos prescritores de antirretrovirais no Estado de Sao Paulo
      Descrição: O objetivo da pesquisa foi traçar o perfil dos médicos prescritores de antirretrovirais (ARVs) no Estado de São Paulo. Além do perfil sociodemográfico , profissional e de formação técnico-científica foram avaliados conhecimentos, opiniões, atitudes e práticas dos médicos que assistem pacientes com HIV e aids. Além de revisão e análise crítica de documentos, o estudo epidemiológico de tipo transversal utilizou dois bancos de dados secundários: 1) SICLOM - Sistema de Controle Logístico de Medicamentos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. (O número do CRM do médico é cadastrado no SICLOM, pois a prescrição médica é documento obrigatório para a dispensa dos ARVs) e 2) Centro de Dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo ? CREMESP, que mantém as informações cadastrais atualizadas sobre os médicos que atuam no Estado de São Paulo formalmente registrados. O período analisado compreendeu 20 meses, de outubro de 2007 a maio de 2009. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Alexandre Granjeiro - Integrante / Maria Mercedes Escuder - Integrante / Euclides Ayres de Castilho - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    10. 2010-2012. Especializacao medica e qualidade do tratamento das pessoas que vivem com HIV e aids
      Descrição: O objetivo do estudo é comparar o desempenho entre médicos generalistas (sem título de especialista) e especialistas no sucesso terapêutico de pacientes com HIV e aids. A primeira etapa da pesquisa consiste em revisão bibliográfica e análise crítica de documentos sobre a qualificação dos médicos para o tratamento das pessoas que vivem com HIV e aids. A segunda etapa é um estudo epidemiológico de tipo transversal, a partir de três bancos de dados secundários: 1) SICLOM - Sistema de Controle Logístico de Medicamentos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. 2) SISCEL ? Sistema de Controle de Exames Laboratoriais. Alimentado pela Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral, o SISCEL apresenta dados sobre os resultados dos exames periódicos de CD4/CD8 e carga viral, marcadores da evolução da infecção pelo HIV em pacientes em tratamento na rede pública de saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Alexandre Granjeiro - Integrante / Maria Mercedes Escuder - Integrante / Euclides Ayres de Castilho - Integrante / Alex Cassenote - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.
    11. 2010-2011. Judicializacao da assistencia medica suplementar: a negacao de coberturas pelos planos e seguros de saude
      Descrição: A pesquisa teve como objetivos: 1) descrever e analisar as principais situações levadas aos tribunais relacionadas a negação de atendimento, exclusão ou restrição de cobertura pelos planos e seguros de saúde; 2) analisar o comportamento do Judiciário nas decisões e eventuais lacunas na regulamentação da assistência médica suplementar. Foram levantadas as decisões de mérito proferidas em segunda instância junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), que disponibiliza publicamente, e em meio informatizado, a jurisprudência acumulada sobre o assunto. Foram analisadas, por meio de questionário estruturado, 782 decisões judiciais julgadas pelo TJSP em 2009 e 2010. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário César Scheffer - Coordenador / Andrea Lazzarini Salazar - Integrante / Karina Bozola Grou - Integrante.
      Membro: Mario Cesar Scheffer.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Beca postdoctoral de la Fundación Carolina, Fundación Carolina - Madrid, España.. 2019.
      Membro: Mário César Scheffer.
    2. Troféu "100 Mais Influentes da Saúde 2017", Grupo Midia - categoria Ensino e Pesquisa.. 2017.
      Membro: Mário César Scheffer.
    3. Diploma de Reconhecimento por notável trabalho realizado como Membro do Corpo Editorial da Revista Bioética, Conselho Federal de Medicina.. 2017.
      Membro: Mário César Scheffer.
    4. Medalha de Mérito Pedro Ernesto, pelos relevantes serviços prestados em prol da Saúde Pública, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.. 2016.
      Membro: Mário César Scheffer.
    5. Prêmio Eleutério Rodrigues Neto - Melhor trabalho, XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.. 2015.
      Membro: Mário César Scheffer.
    6. Placa em homenagem pela contribuição para a pesquisa e prevenção à aids, Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids/USP.. 2011.
      Membro: Mário César Scheffer.
    7. Inclusão no livro: 100 nomes que fizeram a história da luta contra a Aids no Brasil, GAPA/SP - Grupo de Apoio à Prevenção à Aids.. 2010.
      Membro: Mário César Scheffer.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. 20ª Conferência Municipal de Saúde. 2019. (Outra).
    2. 20ª Conferência Municipal de Saúde.Palestra Magna - Saúde e Democracia na Cidade de São Paulo. 2019. (Outra).
    3. Resultados preliminares da pesquisa sobre gerenciamento de serviços públicos de saúde por Organizações Sociais de Saúde-OSS e Serviços Sociais Autônomos-SSA. 2019. (Oficina).
    4. Seminário Nacional Pró-Residência Médica. 2019. (Seminário).
    5. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Perfil e percepções dos recém-graduados em Medicina no Brasil. 2018. (Congresso).
    6. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Judicialização contra planos de saúde no Estado de São Paulo (2011-2017). 2018. (Congresso).
    7. CRD - Construindo uma História de Inclusão e Cidadania.Cenário Político, Social e Vulnerabilidades: Onde Estamos?. 2018. (Outra).
    8. I ENCM Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina.Demografia Médica. 2018. (Encontro).
    9. II Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação na Saúde.Dinâmica dos mercados de trabalho e a educação em Saúde no Brasil. 2018. (Simpósio).
    10. II Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação na Saúde.Demografia Médica no Brasil. 2018. (Simpósio).
    11. IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia. Escolha da especialidade cirúrgica. 2018. (Congresso).
    12. Seminário Científico.Demografia Médica no Brasil. 2018. (Seminário).
    13. XI CPEM - Congresso Paulista de Educação Médica. Mesa Redonda: Demografia Médica no Brasil. O médico e o mercado de trabalho. 2018. (Congresso).
    14. XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Judicialização contra planos de saúde no Estado de São Paulo (2011-2017). 2018. (Congresso).
    15. XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Perfil e percepções dos recém-graduados em Medicina no Brasil. 2018. (Congresso).
    16. Fórum Difusão da Informação na Era Digital.Coordenação de mesa. 2017. (Outra).
    17. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2017. (Congresso).
    18. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Renúncia tributária de hospitais privados via programa de apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde - PROADI SUS. 2017. (Congresso).
    19. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Perfil sociodemográfico dos recém-graduados em Medicina no Brasil. 2017. (Congresso).
    20. SIMPÓSIO: Economia, Regulação e Saúde Suplementar.Impactos da judicialização no setor de saúde. 2017. (Simpósio).
    21. SIMPÓSIO: Economia, Regulação e Saúde Suplementar.Judicialização dos Planos de Saúde: desafios à pesquisa. 2017. (Simpósio).
    22. Summit Saúde Brasil 2017.Judicialização e a sustentabilidade do Sistema de Saúde. 2017. (Outra).
    23. VII Congresso Ibero-Americano de Direito Sanitário. Questões de direito à saúde no mercado de planos de saúde: contexto atual e perspectivas. 2017. (Congresso).
    24. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Escolha de especialidade por recém-formados em Medicina no Brasil: Perspectiva de gênero. 2017. (Congresso).
    25. 1º Fórum Nacional Pró-SUS. 2016. (Outra).
    26. Debate Cremesp.O SUS constitucional, o direito à saúde e o financiamento. 2016. (Outra).
    27. Simesp Debate.Capital Financeiro Internacional na Saúde Suplementar. 2016. (Outra).
    28. I Seminário de Pesquisas em Direito Sanitário.Caminhos para a Efetivação Democrática do Direito à Saúde. 2015. (Seminário).
    29. Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. A crise na saúde: mais profissionais médicos resultam em mais cuidados?. 2014. (Congresso).
    30. Simpósio de Pós-Graduandos da Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Moderador/Debatedor. 2014. (Simpósio).
    31. ENEM Extraordinário.Relatoria. 2013. (Encontro).
    32. II Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina. 2012. (Congresso).
    33. III Fórum Nacional do Ensino Médico. 2012. (Outra).
    34. Plenária Temática "E as vagas para urgência e emergência?". 2012. (Outra).
    35. Plenária Temática sobre Atestado de óbito. 2012. (Outra).
    36. Plenária Temática sobre Reprodução humana e técnicas de reprodução. 2012. (Outra).
    37. Seminário sobre Desafios Éticos nas Unidades de Terapia Intensiva. 2012. (Seminário).
    38. Seminário Trabalho Médico e Regulação no SUS. 2012. (Seminário).
    39. Simpósio "Ensino de Urgência e Emergência". 2012. (Simpósio).
    40. 14ª Conferência Nacional de Saúde. 2011. (Outra).
    41. Fórum sobre a Terminalidade da Vida. 2011. (Outra).
    42. Fórum sobre Impactos da proibição dos anorexígenos no Brasil. 2011. (Outra).
    43. II Fórum Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de. 2011. (Outra).
    44. I Seminário Crack: Construindo um Consenso. 2011. (Seminário).
    45. Simpósio Certificação Digital e Prontuário Eletrônico. 2011. (Simpósio).
    46. I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2010. (Congresso).
    47. Simpósio sobre Sigilo e Perícia Médica. 2010. (Simpósio).
    48. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (29)
    1. SCHEFFER, MÁRIO. Debate: Saúde e Medicina: uma visão econômica e social. 2019. (Outro).. . 0.
    2. SCHEFFER, MÁRIO. Debate: ?Qual o futuro da Residência Médica no Brasil?. 2019. (Outro).. . 0.
    3. SCHEFFER, M.; VARELA, H.. USP strategic workshops: A saúde no Brasil após a PEC 241. 2016. Outro
    4. SCHEFFER, M.. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).. . 0.
    5. SCHEFFER, M.. Fórum Pró SUS Região Sul/Sudeste. 2012. (Outro).. . 0.
    6. SCHEFFER, M.. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. SCHEFFER, M.. Fórum Nacional de Entidades Médicas. 2010. (Outro).. . 0.
    8. SCHEFFER, M.. Seminário A Relação entre os Médicos e as Empresas Farmacêuticas, de Equipamentos, Órteses e Próteses. 2010. (Outro).. . 0.
    9. SCHEFFER, M.. Encontro das Entidades Médicas do Nordeste. 2010. (Outro).. . 0.
    10. SCHEFFER, M.. Seminário Relação entre os Médicos e os Planos de Saúde. 2010. (Outro).. . 0.
    11. SCHEFFER, M.. XII Encontro Nacional de Entidades Médicas. 2010. (Outro).. . 0.
    12. SCHEFFER, M.. Planejamento Estratégico do Cremesp. 2010. (Outro).. . 0.
    13. SCHEFFER, M.. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. 2010. (Congresso).. . 0.
    14. SCHEFFER, M.. Simpósio Nacional sobre Avaliação dos Egressos das Escolas Médicas. 2009. (Outro).. . 0.
    15. SCHEFFER, M.. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).. . 0.
    16. SCHEFFER, M.. 1º Simpósio de Políticas de Saúde. 2009. (Outro).. . 0.
    17. SCHEFFER, M.. Seminário O Público e o Privado na saúde. 2009. (Outro).. . 0.
    18. SCHEFFER, M.. Seminário Saúde e democracia: participação política e institucionalidade democrática. 2008. (Outro).. . 0.
    19. SCHEFFER, M.. Seminário Homossexuais e Aids no Brasil: esquecer ou enfrentar?. 2007. (Outro).. . 0.
    20. SCHEFFER, M.. Plenária Pública em Defesa do Acesso Universal aos Medicamentos para Tratamento do HIV/Aids no Brasil: 10 anos da Lei 9313/96, que garante a distribuição de antirretrovirais no Sistema Único de Saúde (SUS). 2006. (Outro).. . 0.
    21. SCHEFFER, M.. Fórum de Saúde Suplementar - 1ª etapa. 2003. (Outro).. . 0.
    22. SCHEFFER, M.. Fórum de Saúde Suplementar - 2ª etapa. 2003. (Outro).. . 0.
    23. SCHEFFER, M.. Simpósio Regulação dos Planos de Saúde. 2001. (Outro).. . 0.
    24. SCHEFFER, M.. 11ª Conferência Nacional de Saúde. 2000. (Outro).. . 0.
    25. SCHEFFER, M.. Workshop Violência Estrutural, Desigualdade Social e Vulnerabilidade frente ao HIV/AIDS. 2000. (Outro).. . 0.
    26. SCHEFFER, M.. V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e V Congresso Paulista de Saúde Pública. 1997. (Congresso).. . 0.
    27. SCHEFFER, M.. IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1994. (Congresso).. . 0.
    28. SCHEFFER, M.. Encontro Saúde e Cidadania. 1990. (Outro).. . 0.
    29. SCHEFFER, M.. Seminário Saúde e Comunicação Social. 1989. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31