Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Felipe Garcia Ribeiro

Felipe Garcia é professor associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2013). Tem experiência como Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia. Foi também consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É líder do grupo de pesquisa "Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais" da UFPel. Tem artigos publicados em revistas como Applied Economics, The World Economy, Review of Development Economics, Journal of Quantitative Criminology e outras de grande circulação nacional. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1139079330866028 (06/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação. Rua Gomes Carneiro, n°1. 4° Andar Departamento de Economia Porto 96001970 - Pelotas, RS - Brasil Telefone: (53) 39211429 URL da Homepage: https://ich.ufpel.edu.br/economia/professores/index.php?professor=fgrrs
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. Avaliacao de Impacto da Desoneracao da Folha de Pagamentos
      Descrição: Este projeto estima os efeitos da política pública nacional de Desoneração da Folha de Pagamentos sobre indicadores de mercado de trabalho, performance econômica e produção industrial de setores contemplados pela desoneração. A desoneração é caracterizada pela substituição dos 20% de contribuição patronal ao regime de previdência incidente sobre a folha de pagamentos por uma contribuição entre 1 a 2% incidente sobre o faturamento das empresas. Ao reduzir o custo de uma parte do custo fixo do fator trabalho, a política de desoneração pode afetar o equilíbrio do mercado de trabalho e a decisão das empresas por investimentos em tecnologia. Impera a necessidade de quantificar os efeitos da desoneração para a realização de análises de custo-benefício. A forma como as desonerações foram implementadas geram um interessante experimento natural capaz de testar algumas das clássicas hipóteses dos modelos teóricos de economia do trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Garcia Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    2. 2016-Atual. Avaliacao do perfil demografico, social, economico e educacional dos analfabetos absolutos e funcionais entre 2000 e 2014 no Brasil
      Descrição: Este projeto trata-se de uma proposta de pesquisa detalhada a respeito do perfil dos analfabetos brasileiros absolutos e funcionais com 15 ou mais anos de idade para o período compreendido entre 2000 e 2014 . O principal objetivo da presente proposta é a identificação do perfil do analfabetismo brasileiro e sua evolução ao longo dos últimos anos para diferentes coortes da população com 15 ou mais anos de idade no que concerne a aspectos sociais, demográficos, econômicos e educacionais. Também se objetiva avaliar os indicadores de analfabetismo para cada região do país de forma desagregada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Garcia Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    3. 2015-Atual. Avaliacao dos efeitos do programa Primeira Infancia Melhor sobre o aprendizado escolar e a mortalidade infantil no Rio Grande do Sul
      Descrição: Este projeto objetiva avaliar os efeitos do programa Primeira Infância Melhor sobre o aprendizado e a mortalidade infantil nos municípios do estado do Rio Grande do Sul que aderiram ao programa ao longo do tempo. Para tanto, serão utilizados dados de diversas fontes (INEP, DATASUS, Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande de Sul, e outras). Metodologicamente, este projeto implementará diversas especificações do método de diferenças em diferenças explorando a possibilidade de efeitos heterogêneos do programa ao longo do tempo. Combinações do método de diferenças em diferenças com outras metodologias, como o propensity score matching, também serão adotadas. Espera-se que os estudos propostos neste projeto de pesquisa possam contribuir tanto com a literatura de desenvolvimento que estuda efeitos de intervenções na primeira infância sobre o desenvolvimento infantil quanto com a literatura que estuda os efeitos de diferentes políticas públicas de saúde sobre indicadores de bem-estar da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Felipe Garcia Ribeiro - Coordenador / André Carraro - Integrante / Gibran da Silva Teixeira - Integrante / Gisele Braun - Integrante.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    4. 2013-Atual. Acesso a Energia Eletrica e Desenvolvimento Economico
      Descrição: Este projeto objetiva avaliar o papel do acesso à energia elétrica no desenvolvimento econômico em indivíduos, domicílios e municípios. Na literatura recente de desenvolvimento é bastante ativa a discussão e a investigação dos possíveis benefícios que a presença de energia elétrica pode gerar na renda, na educação e na saúde (Barnes et. al. (2003), Kulkarni e Barnes (2004), Cabraal e Barnes (2006), Khandker et. al. (2009), Bensh et. al. (2011), Barnes et. al. (2011), Dinkelman (2011), Khandker et. al. (2012a) e Khandker et. al. (2012b)). Identificar a magnitude do impacto da presença de energia elétrica nas diversas dimensões do desenvolvimento tem fundamental relevância para gestores de políticas públicas, pois possibilita o exercício de avaliação de custo benefício de projetos de eletrificação rural e outros programas sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Felipe Garcia Ribeiro - Coordenador / André Portela Fernandes de Souza - Integrante / Gabriel Oliveira Primo - Integrante.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    5. 2012-2015. Externalidades da Alfabetizacao no Acesso a Informacao e na Qualidade da Saude
      Descrição: O presente projeto busca avaliar a existência de externalidades da alfabetização em resultados não-monetários, como o acesso a tecnologia, medida pela utilização de telefonia móvel e internet, e indicadores de saúde e qualidade de vida, medido pela redução ao tabagismo. A não contabilização de eventuais efeitos positivos da alfabetização sobre o acesso a tecnologia e a melhores hábitos de saúde em indivíduos analfabetos que moram com alfabetizados podem subestimar a importância da alfabetização para o desenvolvimento, o que em última instância, prejudica a análise de custo e benefício de qualquer política pública de alfabetização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Felipe Garcia Ribeiro - Coordenador / André Carraro - Integrante / Daniel de Abreu Pereira Uhr - Integrante / Daniela Miguel Coelho - Integrante.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    6. 2011-2015. Aplicacoes do metodo de controle sintetico a pesquisa em crescimento economico
      Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o impacto de choques agregados na economia como mudanças institucionais, desastres naturais e grandes eventos esportivos com uma metodologia que não requer a adoção de variáveis proxies para esses choques e nem a hipótese de seleção em observáveis. Tal método é conhecido como controle sintético e foi desenvolvido inicialmente por Abadie e Gardeazeabal (2003) para o estudo do impacto econômico do terrorismo no país Basco. Dessa forma, o presente projeto objetiva investigar e contribuir com a literatura de crescimento econômico em diferentes linhas de pesquisa. Acredita-se que o controle sintético supera boa parte dos problemas ususalmente encontrado nos trabalhos empíricos na literatura de crescimento econômico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Felipe Garcia Ribeiro - Coordenador / Guilherme Stein - Integrante / André Carraro - Integrante.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 1 Lugar - Prêmio Excelência em Pesquisa Ipea - Roberto Campos, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.. 2019.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    2. Bolsa de Produtividade em Pesquisa Nível 2, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2017.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.
    3. Bolsa de Doutorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).. 2010.
      Membro: Felipe Garcia Ribeiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (2)
    1. XIV ENPOS - Encontro de Pós-Graduação UFPel.Oral e Poster. 2012. (Encontro).
    2. XIII ENPOS - Encontro de Pós-Graduação UFPel... 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34