Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Levi Carina Terribile

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professora (nível Associado) da Universidade Federal de Jataí e orientadora nos programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás e Biodiversidade e Conservação do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. É bolsista de produtividade em pesquisa nivel 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem coordenado diversos projetos em Ecologia Teórica, Macroecologia e Mudança Climática e participou da Rede de Pesquisa GENPAC (Genética Geográfica e Planejamento Regional para conservação de recursos naturais no Cerrado). É integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (INCT EECBio). Tem interesse em padrões diversidade (com foco especial em serpentes), modelos de nicho, mudança climática e conservação. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0833667862532867 (24/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Jataí, UAE Ciências Biológicas. Br 364, Km 192 Campus Jatobá 75801615 - Jataí, GO - Brasil Telefone: (64) 36068293 URL da Homepage: https://cbiologicas.jatai.ufg.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2018-Atual. Aplicacao de modelos de nicho para definicao de areas de estabilidade climatica e conservacao da biodiversidade
      Descrição: Neste projeto propomos uma nova abordagem para identificar áreas de estabilidade climática, com ênfase na análise das incertezas relacionadas à definição de áreas importantes para mitigação dos impactos das mudanças climáticas previstas para o final deste século. Pretende-se investigar: se as áreas de refúgio histórico sofrerão alterações (expansão ou retração); se existem diferenças na distribuição geográfica do refúgios históricos com relação às áreas de adequabilidade climática mapeadas para o futuro; e se áreas de preservação atuais coincidem com as áreas de estabilidade climática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Rosane G. Collevatti - Integrante / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz-Filho - Integrante / Cleber Ten Caten - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    2. 2018-Atual. Impacto da mudanca climatica e uso do solo sobre a distribuicao e persistencia de primatas neotropicais
      Descrição: Mudança climática, perda e fragmentação de habitat são consideradas as principais ameaças à biodiversidade. Os primatas são extremamente sensíveis à perda e fragmentação de hábitat, bem como às variações climáticas. Estima-se que eles serão bastante afetados com a mudança climática, mas não se sabe como a exposição a essa mudança afetará a distribuição das espécies e a disponibilidade, adequabilidade e conectividade dos habitats. Assim, esse projeto tem o objetivo de compreender como a mudança no clima e no uso do solo afetará a distribuição das espécies de primatas, bem como na disponibilidade de habitat, capacidade de suporte e conectividade funcional dos fragmentos para as espécies. Para isso, associaremos modelos de nicho ecológico com a estrutura da paisagem, para todos os primatas neotropicais. Utilizando dados biológicos e de ocorrência das espécies, dados climáticos e de cobertura vegetal, modelaremos a distribuição atual e futura das espécies e estimaremos as alterações na disponibilidade de habitat, capacidade de suporte e conectividade funcional. Consideraremos diferentes cenários de emissão de gases e de perda de habitat.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Ricardo Dobrovolski - Integrante / LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S - Integrante / Sidney Gouveia - Integrante / Flavia de Figueiredo Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    3. 2018-Atual. Evolucao, nicho ecologico e mudanca climatica: uma abordagem macrofisiologica
      Descrição: Avaliar a dinâmica evolutiva dos parâmetros fisiológicos de tolerância térmica e de disponibilidade de água (nicho fundamental) de aves e mamíferos em escala global, o potencial evolutivo do nicho fundamental frente as mudanças climáticas, bem como seus efeitos sobre a taxa de diversificação dos clados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / Frederico Augusto Martins Valtuille Faleiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    4. 2017-Atual. Impacto da mudanca climatica e conservacao de especies da fauna e da flora ameacadas e deficientes em dados no Cerrado.
      Descrição: A proposta tem como objetivo geral avaliar o impacto da mudança climática em espécies da fauna e flora do Cerrado classificadas como DD ou ameaçadas de extinção, dadas as características: baixa capacidade de dispersão e/ou de distribuição restrita e/ou pouco conhecidas quanto ao seu status da conservação e/ou com padrões fenológicos estritamente definidos. Avaliaremos anfíbios anuros, serpentes, quirópteros e palmeiras (Arecaceae). Especificamente, testaremos (1) os impactos na fenologia (no caso dos anfíbios), na distribuição e vulnerabilidade das espécies, (2) a eficiência das APs do Cerrado e, (3) a validação dos modelos de nicho ecológico por meio de pesquisa em campo. Ainda pretendemos: (4) gerar novas informações para espécies DD e (5) atualizar as ocorrências para as espécies ameaçadas de extinção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Nelson Jorge da Silva Jr - Integrante / Guilherme de Oliveira - Integrante / Frederico Augusto Guimarães Guilherme - Integrante / Marlon Zortéa - Integrante / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / Daniel Brito - Integrante / Priscila Lemes de Azevedo Silva - Integrante / Daniel de Paiva Silva - Integrante / Ana Karolina Moreno - Integrante / Alessandro Ribeiro de Morais - Integrante / Seixas Rezende de Oliveira - Integrante / Roniel Freitas Oliveira - Integrante / Carlos Arturo Navas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    5. 2016-Atual. Genetica Geografica de Stryphnodendron adstringens Mart. (Fabaceae) (?Barbatimao?): Estrutura Populacional, Mudancas Climaticas e Prioridades para Conservacao no Cerrado
      Descrição: O objetivo geral do projeto é caracterizar a estrutura genética populacional de S. adstringens ao longo de sua distribuição geográfica dentro do bioma Cerrado, avaliando os processos subjacentes à essa variação, incluindo mudanças climáticas causando deslocamentos de distribuição geográfica ou adaptação às condições climáticas e a propagação hierárquica desses processos ao nível de espécies. Uma vez estabelecidos esses processos, será possível avaliar melhor o impacto futuro de diferentes ações antrópicas (mudanças climáticas e expansão da agricultura).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Integrante / Mariana Pires de Campos Telles - Integrante / Thannya Nascimento Soares - Integrante / Lázaro José Chaves - Integrante / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz-Filho - Coordenador / Bianca Waleria Bertoni - Integrante / Ana Maria Soares Pereira - Integrante / Maria Emília Machado Telles Walter - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    6. 2016-Atual. Instituto Nacional de Ciencia & Tecnologia (INCT) em ECOLOGIA, EVOLUCAO & CONSERVACAO DA BIODIVERSIDADE (EECBIO)
      Descrição: INCT em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (EECBIO) reunirá especialistas nas principais áreas de pesquisa em biodiversidade, consolidando uma rede de pesquisa e de formação de recursos de excelência nessa área. A compreensão dos padrões e processos relativos à origem e manutenção da diversidade biológica, em diferentes escalas espaciais e em diferentes níveis da hierarquia biológica, permite que sejam adotadas medidas adequadas para sua conservação, o que, em última instância, é fundamental para a manutenção dos serviços ecossistêmicos que tanto beneficiam as sociedades humanas. Assim, o EECBIO será uma referência internacional em análise da biodiversidade (com um forte componente teórico e metodológico) e sua conservação, mostrando a importância de interação entre pesquisadores de diferentes áreas a fim de inovar e definir novas direções de pesquisa e intervenção. Alguns aspectos importantes da estrutura adotada para o EECBIO no contexto do edital do INCT são: 1. Embora o tema geral da proposta seja amplo (biodiversidade), a definição da equipe e as linhas de pesquisa reforçam claramente um foco em teoria e métodos, integrando questões ecológicas e evolutivas com o objetivo de avaliar de forma mais abrangente os efeitos de mudanças climáticas, invasões biológicas e mudanças no uso do solo. Não há um foco específico em organismos ou biomas, mas sim nas questões científicas e aplicadas envolvendo biodiversidade; 2. A equipe, incluindo as colaborações internacionais, foi definida de forma interdisciplinar e a partir de experiências prévias bem sucedidas de cooperação, unificando redes de pesquisa já existentes. Assim, a equipe é formada por pesquisadores de diversas regiões do país e com diferentes tempos de formação, incluindo desde pesquisadores 1A do CNPq até recém-doutores, atuando em universidades consolidadas e em novos câmpus ou universidades; 3. O principal objetivo do EECBIO é criar, ampliar e formalizar redes de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa, facilitando o intercâmbio de ideias em termos de métodos, teorias e subsídios para solução de problemas de conservação. As cooperações entre os integrantes do EECBIO ocorrerão tanto em termos do compartilhamento de grandes equipamentos (i.e., computadores em rede e equipamentos para análises moleculares), quanto em termos do compartilhamento altruísta de ideias e conhecimentos (e.g., sugestões de métodos estatísticos e de modelagem, literatura, publicação em periódicos científicos, ajuda na formação recursos humanos). A divulgação para a sociedade dos resultados gerados nessas cooperações será ativamente incentivada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Levi Carina Terribile - Integrante / Luis Mauricio Bini - Integrante / Rogerio Pereira Bastos - Integrante / Adriano S. Melo - Integrante / Mariana Pires de Campos Telles - Integrante / Thannya Nascimento Soares - Integrante / João Carlos Nabout - Integrante / Rafael Loyola - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz-Filho - Coordenador / Ricardo Dobrovolski - Integrante / Sidinei M. Thomaz - Integrante / Thomas Lewinsohn - Integrante / Loreta Brandão de Freitas - Integrante / Mariana M. Vale - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    7. 2016-Atual. Variacao populacional de pequenos mamiferos em fragmentos florestais no Sul de Goias
      Descrição: O objetivo central da proposta é avaliar os efeitos da perda e fragmentação do habitat em populações de pequenos mamíferos da região sul de Goiás. Mas especificamente, avaliaremos como a tamanho da mancha e a quantidade de habitat na paisagem circundante interage sobre abundância de espécies generalistas e especialistas de pequenos mamíferos. Nossas hipóteses são de que pequenos mamíferos generalistas devem ser favorecidos, com maior abundância em pequenos fragmentos e em áreas mais abertas. Por outro lado, espécies especialistas serão mais afetadas pela fragmentação devido ao isolamento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Alessandro Ribeiro de Morais - Integrante / Valquiria Vilalba Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    8. 2016-Atual. Mudancas climaticas, modelos de nicho e a conservacao ?in situ? das especies de Anuros ameacadas e deficiente de dados do Cerrado
      Descrição: Os anfíbios representam o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta, uma vez que declínios populacionais têm sido registrados para diversas espécies ao redor do mundo. No Cerrado, há uma considerável diversidade de espécies de anfíbios, porém, apesar disto, ainda há uma extensa lacuna de conhecimento a respeito deste grupo. Visando subsidiar ações de conservação e manejo para as espécies de anfíbios anuros do Cerrado, a presente proposta se dará a partir de uma abordagem teórica (modelos) e prática (coleta de dados em campo) e objetivará: 1) a geração de modelos de nicho para espécies de anuros ameaçadas de extinção e deficientes de dados; 2) Testar a habilidade preditiva dos modelos de nicho com estudos observacionais em campo; 3) Determinar a representatividade das unidades de conservação do Cerrado quanto à adequabilidade ambiental para sobrevivência de anfíbios ameaçados de extinção e deficiente de dados; 4) Avaliar o quanto a rede de unidades de conservação existentes no Cerrado representa habitats adequados para preservação dos anfíbios ameaçados de extinção e deficiente de dados. Desta forma, os resultados obtidos permitirão a geração de conhecimento relacionado à fenologia; ecologia; compilação de dados de especies; a previsão de cenarios futuros, atraves de modelos de distribuicao potencial; assim como a recomendacao de instrumentos legais para a conservacao de anuros sob cenarios de mudancas climaticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Rogerio Pereira Bastos - Integrante / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / Priscila Lemes de Azevedo Silva - Integrante / Alessandro Ribeiro de Morais - Integrante / Seixas Rezende de Oliveira - Integrante / Tuiña Lucas Andreani - Integrante. Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    9. 2014-Atual. Macroecologia de Serpentes Colubroides no Novo Mundo: biodiversidade e conservacao
      Descrição: Compreender os padrões ecológicos em grandes escalas geográficas é de grande interesse atual para ecólogos e biogeógrafos, especialmente diante das ameaças eminentes de erosão da biodiversidade e mudanças climáticas globais. Infelizmente, para a muitos grupos de organismos, pouco se sabe quanto a sua ecologia, distribuição e diversidade, o que os torna mais vulneráveis a tais ameaças. A proposta descrita a seguir tem o objetivo de investigar detalhadamente os fatores determinantes da distribuição atual e dos padrões de diversidade da superfamília de serpentes Colubroidea do Novo Mundo, e dos aspectos ecológicos relacionados ao nível de vulnerabilidade do grupo. O conhecimento efetivo dos padrões de diversidade em grandes escalas e dos processos envolvidos em sua origem e manutenção é vital para estabelecer programas mais eficientes de conservação da diversidade a longo prazo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    10. 2013-2017. Mudancas climaticas e areas de estabilidade ao longo do tempo: uma nova abordagem para a conservacao da biodiversidade
      Descrição: As mudanças climáticas globais constituem uma das maiores ameaças atuais e futuras a erosão da biodiversidade. Identificar e mapear as áreas de estabilidade climática ao longo do tempo constitui um importante estratégia para direcionar os esforços de conservação das espécies a longo prazo. Neste projeto propomos a aplicação das ferramentas de modelagem de nicho ecológico para identificar as áreas climaticamente adequadas no passado (21 mil anos atrás), no presente e no futuro (2080-2100) para a ocorrência de todas as espécies de mamíferos, com o objetivo de mapear áreas de refúgio para a conservação das espécies no futuro. Por meio deste trabalho, pretendemos avaliar, em escala global, a eficiência das Unidades de Conservação atuais na representação desses refúgios, e propor a inserção das áreas de estabilidade climática como foco dos estudos de planejamento sistemático para a conservação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Matheus de Souza Lima Ribeiro - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz-Filho - Integrante / Rosane G. Collevatti - Integrante / NABOUT, JOÃO C. - Integrante / DOBROVOLSKI, RICARDO - Integrante / Bruno Vilela de Moraes - Integrante / Tulio Max de Oliveira Magalhães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    11. 2013-2014. Modelos de nicho ecologico, autocorrelacao espacial e incertezas: implicacoes para estudos biogeograficos e de conservacao
      Descrição: Modelos de Nicho Ecológico (MNEs) estão sendo amplamente utilizados em várias áreas das ciências biológicas, tais como biologia da conservação, biogeografia e evolução, correlacionando ocorrências de espécies com variáveis ambientais. No entanto, os dados de espécies (registros de presença e ausência) possuem uma estrutura espacial subjacente à sua amostragem que pode afetar a acurácia das estatísticas dos MNEs. Além disso, esta estrutura espacial pode restringir a capacidade dos MNEs de predizer as distribuições potenciais das espécies. Os objetivos deste plano de trabalho serão de avaliar se a estrutura espacial subjacente aos dados de espécie afetarão as estatísticas de acurácia e verificar como esta estrutura afeta nas previsões desses modelos de nicho para simulações de climas passados e futuros. Além disso, será avaliada a influencia dessa estrutura espacial na utilização dessas técnicas de modelagem de espécies para estudos de conservação de espécies e de biogeografia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Guilherme de Oliveira - Integrante / Priscila Lemes de Azevedo Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    12. 2012-2013. Modelos de nicho ecologico, registros fosseis e o pressuposto de equilibrio das distribuicoes das especies com o clima
      Descrição: Entender como as espécies estão espacialmente distribuídas pelo planeta tem sido um assunto exaustivamente discutido em ecologia ao longo das últimas décadas. Recentemente, abordagens baseadas nos Modelos de Nicho Ecológico têm surgido com o intuito de eliminar problemas relacionados à lacuna de informação geográfica sobre as espécies, uma vez que identifica locais no espaço geográfico que apresenta as condições ambientais favoráveis à persistência das mesmas. Vários fatores limitam o nicho fundamental das espécies e informações geográficas enviesadas acerca de sua distribuição podem levar a uma subestimativa das condições adequadas à ocorrência, revelando um desequilíbrio com o clima. Deste modo, a utilização de registros fósseis na construção dos Modelos de Nicho Ecológico pode ser uma maneira de melhorar as predições dos modelos, já que adiciona novas informações ambientais que não haviam sido encontradas atualmente. Deste modo, nosso objetivo foi investigar se os Modelos de Nicho Ecológico construídos para Mauritia flexuosa e Tapirus terrestris apresentaram melhora no poder preditivo pela adição de informação fóssil. Para isso, foram construídos diferentes modelos utilizando dados atuais apenas e modelos utilizando tanto informação atual quanto informação fóssil, em diferentes porcentagens. Através de uma Análise de Variância Fatorial, medimos se a adição de informação fóssil apresentava melhora significativa no poder preditivo dos modelos. Nossos resultados mostram que quando há pouca variação na informação ambiental adicionada (M. flexuosa), os modelos apresentam uma melhora significativa no poder preditivo, ao passo que para aqueles dados com maior variação (T. terrestris) o efeito é inverso. Isso se deve pela variação dos erros de omissão e comissão gerados durante o processo de modelagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / Tulio Max de Oliveira Magalhães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Levi Carina Terribile.
    13. 2010-2015. Modelos de nicho ecologico, distribuicao potencial e efeitos das mudancas climaticas em especies do Cerrado
      Descrição: Compreender a importância dos fatores que atuam na estruturação espacial das distribuições das espécies é de interesse primordial para assegurar a efetiva conservação da biodiversidade. Nos últimos anos, diversos métodos de modelagem de nicho tem sido criados com intuito de modelar a distribuição geográfica potencial das espécies e avaliar os efeitos das mudanças climáticas sobre essas distribuições. Este projeto tem o objetivo de utilizar esses métodos para avaliar os efeitos das mudanças climáticas em espécies de plantas e animais do Cerrado, e identificar áreas de alta adequabilidade ambiental com potencial para preservação dessas espécies. A análise integrada dos resultados obtidos neste projeto com os dados genéticos de outros projetos da rede GENPAC proporcionarão uma melhor compreensão da importância dos eventos históricos e atuais na configuração dos padrões de diversidade do Cerrado, e das possibilidades para a preservação dessa diversidade a longo prazo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Guilherme de Oliveira - Integrante / Thiago Rangel - Integrante / Miguel B. Araújo - Integrante / João Carlos Nabout - Integrante / Lima-Ribeiro, Matheus Souza - Integrante / Fernanda Cassemiro - Integrante / Vanessa G. Staggemeier - Integrante / Jaqueline Furtado - Integrante / David Nogués-Bravo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Levi Carina Terribile.
    14. 2010-2015. Genetica geografica e planejamento regional para conservacao de recursos naturais no Cerrado
      Descrição: A rede GENPAC (Genética geográfica e planejamento regional para conservação de recursos naturais no Cerrado) foi aprovada no âmbito do edital MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/PRO-CENTRO-OESTE Nº 031/2010. O objetivo dessa rede é integrar grupos de pesquisa de diferentes instituições da região Centro-Oeste do Brasil que estudam macroecologia, filogeografia e genética molecular em espécies de Cerrado, procurando caracterizar os padrões de variabilidade genética em espécies do Cerrado a fim de compreender os processos ecológicos e biogeográficos na origem e manutenção da biodiversidade e, a partir desse conhecimento, desenvolver estratégias que conciliem desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais. Mais especificamente, os objetivos e metas dos diferentes projetos que compõe a rede GENPAC são: 1. Estimar a diversidade genética molecular e descrever a estrutura geográfica populacional de espécies de animais e plantas do Cerrado; 2. Estimar a diversidade fenotípica e descrever a estrutura geográfica populacional de espécies de animais e plantas do Cerrado; 3. Para organismos que possam ser manipulados experimentalmente, poder-se-á decompor a variabilidade fenotípica em componentes intrínsecos (com base genética) e plasticidade fenotípica; 4. Avaliar como a variação espacial de características moleculares e fenotípicas pode ser utilizada em programas de pré-melhoramento e utilização de recursos genéticos (para espécies de importância econômica); 5. Caracterizar padrões geográficos de diversidade molecular e estrutura metagenômica de plâncton na região do Cerrado e verificar como ela se associa com a estruturação geográfica das bacias hidrográficas; 6. Estudar os padrões filogeográficos em espécies de animais e plantas do Cerrado; 7. Modelar a distribuição geográfica de espécies de animais e plantas do Cerrado, projetando essas distribuições no futuro (permitindo avaliar o efeito potencial de mudanças climáticas sobre a diversidade fenotípica e molecular).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Levi Carina Terribile - Integrante / Luis Mauricio Bini - Integrante / Thiago Rangel - Integrante / Mariana Pires de Campos Telles - Integrante / Rafael Loyola - Integrante / Matheus de Souza Lima-Ribeiro - Integrante / João Nabout - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz-Filho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    15. 2010-2013. Priorizacao espacial para conservacao de Carnivoros (Mammalia) no Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Rosana Talita Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Levi Carina Terribile.
    16. 2010-2012. Avaliacao dos efeitos das mudancas climaticas no padrao global de distribuicao de dois clados de serpentes
      Descrição: As mudanças climáticas globais são conseqüência de um aumento na quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, especialmente CO2, o que tem sido associado à intensa ocupação humana no planeta principalmente a partir do século XIX. Apesar dos efeitos das mudanças climáticas ocorreram em grandes escalas espaciais, a maior parte dos trabalhos sobre os seus impactos nos padrões e processos biológicos tem sido realizada em pequenas escalas espaciais, utilizando uma abordagem experimental. Diante disso, este projeto pretende avaliar, em uma escala global, o efeito mudanças climáticas sobre o padrão de distribuição das espécies de duas famílias de serpentes, Viperidae e Elapidae. Por meio da modelagem do nicho ambiental das espécies em diferentes cenários climáticos futuros, pretende-se avaliar como tais mudanças poderão afetar os padrões de riqueza e de composição de espécies nesses dois grupos de serpentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Matheus de Souza Lima Ribeiro - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz-Filho - Integrante / Thiago Rangel - Integrante / Arthur Guimarães Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    17. 2010-2012. Prioridades espaciais para conservacao de carnivoros (Carnivora, Mammalia) no Brasil
      Descrição: O aumento da densidade populacional humana provocou maior pressão sobre os recursos naturais e esses eventos impulsionaram a atual crise de biodiversidade. Estudos recentes mostram que aproximadamente um quarto das espécies de mamíferos está sob algum grau de ameaça. Os carnívoros de modo geral são mais susceptíveis à extinção em função de suas características biológicas e em combinação com os impactos de origem antrópica. A seleção de áreas prioritárias por meio do Planejamento Sistemático de Conservação é uma ferramenta eficiente proposta para maximizar a conservação de elementos importantes para a biodiversidade em uma rede de reservas protegidas. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é identificar áreas prioritárias para a conservação de carnívoros no Brasil, que é um dos biomas brasileiros conhecido por sua alta riqueza biológica, porém com relativamente poucas áreas protegidas e sob ameaça da expansão das atividades agropecuárias. Este projeto visa também comparar a eficiência de diferentes métricas de diversidade (riqueza, diversidade filogenética e diversidade funcional) para seleção de áreas para conservação. Para tanto, a distribuição geográfica potencial das espécies de carnívoros do Brasil serão modeladas com base em modelos de nicho ecológico para o cálculo da riqueza. Será calculada também a diversidade filogenética e a diversidade funcional, as quais serão incluídas nas análises de priorização espacial. Os resultados a serem obtidos a partir do desenvolvimento deste projeto nos permitirão avaliar a eficiência dos modelos de Planejamento Sistemático para Conservação usados atualmente, além de fornecerem subsídios científicos para guiar os esforços de conservação no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Levi Carina Terribile - Coordenador / Rosana Talita Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Levi Carina Terribile.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Menção Honrosa II Mulheres Pesquisadoras em Destaque na UFJ, Universidade Federal de Jataí.. 2021.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    2. Lugar de Mulher é na Ciência, Universidade Federal de Jataí.. 2019.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    3. Prêmio CAPES de Tese, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2017.
      Membro: Levi Carina Terribile.
    4. X PRÊMIO UFG DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012, PRPPG -UFG.. 2012.
      Membro: Levi Carina Terribile.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação - Raveco Virtual. Avaliação de Vídeo Posters da RABECO Virtual. 2021. (Congresso).
    2. Papo com Biólogo - Circuito Ciência em Casa.A importância da Macroecologia na compreensão de padrões e processos ecológicos em escala global. 2020. (Seminário).
    3. XIV SemaBio - UFJ.Mulheres na Ciência: Entraves e desafios. 2019. (Seminário).
    4. X CONPEEX. Diminuição das desigualdades regionais da pesquisa em Biodiversidade no Brasil. 2018. (Congresso).
    5. XIII Semana da Biologia (SEMABIO).Modelos de nicho como ferramenta para reduzir os déficits de conhecimento sobre a biodiversidade: o exemplo das cobras corais sul-americanas. 2018. (Seminário).
    6. II Simpósio em Biodiversidade e Conservação (II Simbio) e a VIII Semana Acadêmica da Biologia (VIII SABIO).Mudanças climáticas e implicações sobre a biodiversidade do Cerrado. 2017. (Simpósio).
    7. Workshop de modelagem de nicho e distribuição de espécies de cobras-corais no Novo Mundo.Dados Operacionais dos Modelos de Nicho. 2016. (Oficina).
    8. Frontiers of Science - UK-Brazil-Chile.Climate change. 2014. (Outra).
    9. IV Simpósio de Ecologia Teórica. 2013. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. TERRIBILE, L. C.; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; DINIZ-FILHO, J. A. F. ; De Marco ; PETERSON, A. T. ; Nabout ; SILVA, D. P. ; FALEIRO, F. A. M. V. ; Dobrovolski, R.. Workshop ecoClimate: base de dados climáticos. 2019. Outro
    2. Silva Jr., Nelson Jorge ; TERRIBILE, L. C. ; DINIZ-FILHO, J. A. F. ; OLIVEIRA, G.. Workshop de modelagem de nicho e distribuição geográfica de espécies de cobras corais do Novo Mundoi. 2016. Outro
    3. TERRIBILE, L. C.; LIMA-RIBEIRO, M. S.. I Workshop de Modelagem de Distribuição de Espécies. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Levi Carina Terribile ⇔ Jose Alexandre Felizola Diniz Filho (27.0)
      1. Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; DE OLIVEIRA FERRAZ BARBOSA, ANA CLARA ; CHAVES, LÁZARO JOSÉ ; DA SILVA E SOUZA, KELLY ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RATTIS, LUDMILA ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; de Oliveira, Guilherme ; BRUM, FERNANDA THIESEN ; LOYOLA, RAFAEL ; DE CAMPOS TELLES, MARIANA PIRES. Overcoming the worst of both worlds: integrating climate change and habitat loss into spatial conservation planning of genetic diversity in the Brazilian Cerrado. BIODIVERSITY AND CONSERVATION. v. 29, p. 1555-1570, issn: 0960-3115, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COELHO, MARCO TULIO PACHECO ; RODRIGUES, JOÃO FABRÍCIO MOTA ; MEDINA, ANDERSON MATOS ; SCALCO, PAULO ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; VILELA, BRUNO ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; DOBROVOLSKI, RICARDO. Global expansion of COVID-19 pandemic is driven by population size and airport connections. PeerJ. v. 8, p. e9708, issn: 2167-8359, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALEXANDRE F. DINIZ-FILHO, JOSÉ ; SOUZA, KELLY S. ; BINI, LUIS M. ; LOYOLA, RAFAEL ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RODRIGUES, FABRICIO ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS DE S. ; TERRIBILE, LEVI C. ; RANGEL, THIAGO F. ; BIONE, IGOR ; FREITAS, RONIEL ; MACHADO, IBERÊ F. ; ROCHA, TAINÁ ; LORINI, MARIA L. ; VALE, MARIANA M. ; NAVAS, CARLOS A. ; MACIEL, NATAN M. ; VILLALOBOS, FABRICIO ; OLALLA-TARRAGA, MIGUEL A. ; GOUVEIA, SIDNEY. A macroecological approach to evolutionary rescue and adaptation to climate change. ECOGRAPHY. v. 00, p. 1124-1141, issn: 0906-7590, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LOURENÇO-DE-MORAES, RICARDO ; LANSAC-TOHA, FERNANDO MIRANDA ; SCHWIND, LEILANE TALITA FATORETO ; ARRIEIRA, RODRIGO LEITE ; ROSA, RAFAEL ROGÉRIO ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; LEMES, PRISCILA ; FERNANDO RANGEL, THIAGO ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; BASTOS, ROGÉRIO PEREIRA ; BAILLY, DAYANI. Climate change will decrease the range size of snake species under negligible protection in the Brazilian Atlantic Forest hotspot. Scientific Reports. v. 9, p. 1-14, issn: 2045-2322, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BARBOSA, IGOR LUCIEN BIONE DARDENNE ; OLIVEIRA, HAUANNY RODRIGUES ; Terribile, Levi Carina ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola. Geographical distribution of Stryphnodendron adstringens Mart. Coville (Fabaceae): modeling effects of climate change on past, present and future. Brazilian Journal of Botany. v. 42, p. 53-61, issn: 0100-8404, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SOUZA, KELLY S. ; JARDIM, LUCAS ; RODRIGUES, FABRÍCIO ; BATISTA, MARIANA C.G. ; Rangel, Thiago F. ; GOUVEIA, SIDNEY ; TERRIBILE, LEVI C. ; RIBEIRO, MATHEUS S.L. ; FORTUNATO, DANILO S. ; DINIZ FILHO, JOSE ALEXANDRE F.. How likely are adaptive responses to mitigate the threats of climate change for amphibians globally?. FRONTIERS OF BIOGEOGRAPHY. v. 11, p. e43511, issn: 1948-6596, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Terribile, Levi Carina ; FEITOSA, DARLAN TAVARES ; PIRES, MATHEUS GODOY ; DE ALMEIDA, PAULA CAROLINA RODRIGUES ; de Oliveira, Guilherme ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; SILVA, NELSON JORGE DA. Reducing Wallacean shortfalls for the coralsnakes of the Micrurus lemniscatus species complex: Present and future distributions under a changing climate. PLoS One. v. 13, p. e0205164, issn: 1932-6203, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S. ; MORENO, ANA KAROLINA M. ; TERRIBILE, LEVI C. ; CATEN, CLÉBER T. ; LOYOLA, RAFAEL ; RANGEL, THIAGO F. ; DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F.. Fossil record improves biodiversity risk assessment under future climate change scenarios. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS. v. 23, p. 922-933, issn: 1366-9516, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. DA MATA, RENATA ALVES ; TIDON, ROSANA ; de Oliveira, Guilherme ; VILELA, BRUNO ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; RANGEL, THIAGO FERNANDO ; TERRIBILE, LEVI CARINA. Stacked species distribution and macroecological models provide incongruent predictions of species richness for Drosophilidae in the Brazilian savanna. Insect Conservation and Diversity. v. 10, p. 415-424, issn: 1752-458X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; BARBOSA, ANA CLARA O. F. ; COLLEVATTI, ROSANE G. ; CHAVES, LÁZARO J. ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S. ; TELLES, MARIANA P. C.. Spatial autocorrelation analysis and ecological niche modelling allows inference of range dynamics driving the population genetic structure of a Neotropical savanna tree. Journal of Biogeography (Print). v. 43, p. 167-177, issn: 0305-0270, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; RODRIGUES, HAUANNY ; Telles, Mariana Pires de Campos ; OLIVEIRA, GUILHERME DE ; Terribile, Levi Carina ; Soares, Thannya Nascimento ; Nabout, João Carlos. Correlation between genetic diversity and environmental suitability: taking uncertainty from ecological niche models into account. Molecular Ecology Resources (Print). v. 15, p. 1059-1066, issn: 1755-098X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. SOARES, THANNYA N. ; DINIZ-FILHO, JOSÉ A. F. ; NABOUT, JOÃO C. ; DE CAMPOS TELLES, MARIANA P. ; TERRIBILE, LEVI C. ; CHAVES, LÁZARO J.. Patterns of genetic variability in central and peripheral populations of Dipteryx alata (Fabaceae) in the Brazilian Cerrado. Plant Systematics and Evolution. v. 301, p. 1315-1324, issn: 0378-2697, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. OLIVEIRA, G. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; TERRIBILE, L. C. ; Dobrovolski, Ricardo ; Telles, Mariana Pires de Campos ; DINIZ-FILHO, J. A. F.. Conservation biogeography of the Cerrado's wild edible plants under climate change: Linking biotic stability with agricultural expansion. American Journal of Botany (eletronic version). v. 1, p. ahead of print, issn: 0002-9122, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Collevatti, Rosane G. ; TERRIBILE, LEVI C. ; DINIZ-FILHO, JOSé A. F. ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S.. Multi-model inference in comparative phylogeography: an integrative approach based on multiple lines of evidence. Frontiers in Genetics. v. 6, p. 1-8, issn: 1664-8021, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. LIMA-RIBEIRO, M. S. ; VARELA, SARA ; Gonzáles-Hernándes J ; Oliveira, Guilherme ; DINIZ-FILHO, JOSÉ A.F. ; Terribile, L. C.. ECOCLIMATE: A DATABASE OF CLIMATE DATA FROM MULTIPLE MODELS FOR PAST, PRESENT, AND FUTURE FOR MACROECOLOGISTS AND BIOGEOGRAPHERS. Biodiversity Informatics. v. 10, p. 1-21, issn: 1546-9735, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. BRAGA, ROSANA TALITA ; OLIVEIRA DE GRANDE, THALLITA ; DE SOUZA BARRETO, BRUNO ; FELIZOLA DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE ; Terribile, Levi Carina. Elucidating the global elapid (Squamata) richness pattern under metabolic theory of ecology. Acta Oecologica (Montrouge). v. 56, p. 41-46, issn: 1146-609X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. de Oliveira, Guilherme ; RANGEL, THIAGO FERNANDO ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS SOUZA ; Terribile, Levi Carina ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola. Evaluating, partitioning, and mapping the spatial autocorrelation component in ecological niche modeling: a new approach based on environmentally equidistant records. Ecography (Copenhagen). v. 37, p. no-no, issn: 0906-7590, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. COLLEVATTI, ROSANE G. ; Terribile, Levi Carina ; de Oliveira, Guilherme ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S. ; NABOUT, JOÃO C. ; RANGEL, THIAGO F. ; DINIZ-FILHO, JOSE ALEXANDRE F. ; PEARSON, RICHARD. Drawbacks to palaeodistribution modelling: the case of South American seasonally dry forests. Journal of Biogeography (Print). v. 40, p. 345-358, issn: 0305-0270, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. COLLEVATTI, ROSANE G. ; Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; Oliveira, Guilherme ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; Terribile, Levi Carina. Stability of Brazilian Seasonally Dry Forests under Climate Change: Inferences for Long-Term Conservation. American Journal of Plant Sciences. v. 04, p. 792-805, issn: 2158-2742, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; NOGUÉS-BRAVO, DAVID ; Terribile, Levi Carina ; BATRA, PERSARAM ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola. Climate and humans set the place and time of Proboscideans extinction in late Quaternary of South America. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology. v. 392, p. 546-556, issn: 0031-0182, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. TERRIBILE, L. C. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; ARAUJO, M. B. ; BIZAO, N. ; COLLEVATTI, R. G. ; Dobrovolski, Ricardo ; FRANCO, A. A. ; GUILHAUMON, F. ; LIMA, J. S. ; MURAKAMI, D. M. ; Nabout, João Carlos ; OLIVEIRA, G. ; OLIVEIRA, L. K. ; RABELO, S. G. ; RANGEL, T. F. ; SIMON, L. M. ; SOARES, T. N. ; TELLES, M. P. C. ; DINIZ FILHO, J. A. F.. Areas of climate stability of species ranges in the Brazilian Cerrado: disentangling uncertainties through time. Natureza & Conservacao. v. 10, p. 152-159, issn: 1679-0073, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. COLLEVATTI, ROSANE G. ; TERRIBILE, L. C. ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S. ; NABOUT, JOÃO C. ; de Oliveira, Guilherme ; OLIVEIRA, G. ; RANGEL, THIAGO F. ; RABELO, SUELEN G. ; DINIZ-FILHO, JOSE A. F.. A coupled phylogeographical and species distribution modelling approach recovers the demographical history of a Neotropical seasonally dry forest tree species. Molecular Ecology (Print). v. 21, p. 5845-5863, issn: 0962-1083, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. Terribile, Levi Carina ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; Lima-Ribeiro, Matheus de Souza ; Rodríguez, MiguelÁngel. Integrating phylogeny, environment and space to explore variation in macroecological traits of Viperidae and Elapidae (Squamata: Serpentes). Journal of Zoological Systematics and Evolutionary Research. v. 50, p. 202-209, issn: 0947-5745, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. TERRIBILE LC ; DINIZ FILHO, J. A. F. ; MARCO JR., P.. HOW MANY STUDIES ARE NECESSARY TO COMPARE NICHE-BASED MODELS FOR GEOGRAPHIC DISTRIBUTIONS? INDUCTIVE REASONING MAY FAIL AT THE END. Brazilian Journal of Biology (Impresso). v. 70, p. 631-637, issn: 1519-6984, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; Terribile, Levi Carina ; Da Cruz, Mary Joice Ribeiro ; Vieira, Ludgero Cardoso G.. Hidden patterns of phylogenetic non-stationarity overwhelm comparative analyses of niche conservatism and divergence. Global Ecology and Biogeography (Print). v. 19, p. 916-926, issn: 1466-822X, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. ANACLETO, Teresa Cristina ; TERRIBILE LC ; Oliveira, Guilherme ; DINIZ-FILHO, JAF.. Modelos de nicho ecológico aplicados aos estudos de diversidade e conservação. Em: Nelio Roberto dos Reis; Adriano Lúcio Peracchi; Bruna Karla Rossaneis; Maíra Nunes Fregonezi. (Org.). Técnicas de estudos aplicados aos mamíferos silvestres brasileiros. 2a.ed.Rio de Janeiro. : Technical Books. 2014.v. 1, p. 211-220.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. ANACLETO, Teresa Cristina ; TERRIBILE LC ; TÔRRES, Natália Mundim ; DINIZ FILHO, J. A. F.. Distribuiçao de espécies: modelagem aplicada em estudos de diversidade. Em: Nelio Roberto dos Reis; Adriano Lúcio Peracchi; Bruna Karla Rossaneis; Maíra Nunes Fregonezi. (Org.). Técnicas de estudos aplicadas aos mamíferos silvestres brasileiros. Rio de Janeiro. : Technical books ed.. 2010.v. 1, p. 194-211.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Carina Terribile ⇔ Ricardo Dobrovolski (8.0)
      1. Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; DE OLIVEIRA FERRAZ BARBOSA, ANA CLARA ; CHAVES, LÁZARO JOSÉ ; DA SILVA E SOUZA, KELLY ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RATTIS, LUDMILA ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; de Oliveira, Guilherme ; BRUM, FERNANDA THIESEN ; LOYOLA, RAFAEL ; DE CAMPOS TELLES, MARIANA PIRES. Overcoming the worst of both worlds: integrating climate change and habitat loss into spatial conservation planning of genetic diversity in the Brazilian Cerrado. BIODIVERSITY AND CONSERVATION. v. 29, p. 1555-1570, issn: 0960-3115, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COELHO, MARCO TULIO PACHECO ; RODRIGUES, JOÃO FABRÍCIO MOTA ; MEDINA, ANDERSON MATOS ; SCALCO, PAULO ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; VILELA, BRUNO ; Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; DOBROVOLSKI, RICARDO. Global expansion of COVID-19 pandemic is driven by population size and airport connections. PeerJ. v. 8, p. e9708, issn: 2167-8359, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALEXANDRE F. DINIZ-FILHO, JOSÉ ; SOUZA, KELLY S. ; BINI, LUIS M. ; LOYOLA, RAFAEL ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RODRIGUES, FABRICIO ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS DE S. ; TERRIBILE, LEVI C. ; RANGEL, THIAGO F. ; BIONE, IGOR ; FREITAS, RONIEL ; MACHADO, IBERÊ F. ; ROCHA, TAINÁ ; LORINI, MARIA L. ; VALE, MARIANA M. ; NAVAS, CARLOS A. ; MACIEL, NATAN M. ; VILLALOBOS, FABRICIO ; OLALLA-TARRAGA, MIGUEL A. ; GOUVEIA, SIDNEY. A macroecological approach to evolutionary rescue and adaptation to climate change. ECOGRAPHY. v. 00, p. 1124-1141, issn: 0906-7590, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BORGES, CHRISTIELLY MENDONÇA ; Terribile, Levi Carina ; DE OLIVEIRA, GUILHERME ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS DE SOUZA ; Dobrovolski, Ricardo. Historical range contractions can predict extinction risk in extant mammals. PLoS One. v. 14, p. e0221439, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, G. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; TERRIBILE, L. C. ; Dobrovolski, Ricardo ; Telles, Mariana Pires de Campos ; DINIZ-FILHO, J. A. F.. Conservation biogeography of the Cerrado's wild edible plants under climate change: Linking biotic stability with agricultural expansion. American Journal of Botany (eletronic version). v. 1, p. ahead of print, issn: 0002-9122, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. COLLEVATTI, ROSANE G. ; Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; Oliveira, Guilherme ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; Terribile, Levi Carina. Stability of Brazilian Seasonally Dry Forests under Climate Change: Inferences for Long-Term Conservation. American Journal of Plant Sciences. v. 04, p. 792-805, issn: 2158-2742, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. TERRIBILE, L. C. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; ARAUJO, M. B. ; BIZAO, N. ; COLLEVATTI, R. G. ; Dobrovolski, Ricardo ; FRANCO, A. A. ; GUILHAUMON, F. ; LIMA, J. S. ; MURAKAMI, D. M. ; Nabout, João Carlos ; OLIVEIRA, G. ; OLIVEIRA, L. K. ; RABELO, S. G. ; RANGEL, T. F. ; SIMON, L. M. ; SOARES, T. N. ; TELLES, M. P. C. ; DINIZ FILHO, J. A. F.. Areas of climate stability of species ranges in the Brazilian Cerrado: disentangling uncertainties through time. Natureza & Conservacao. v. 10, p. 152-159, issn: 1679-0073, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Dobrovolski, Ricardo; BORGES, C. M. ; OLIVEIRA, G. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; TERRIBILE, L. C.. Efeito da expansão agrícola sobre as extinções locais de mamíferos. Em: 2ª Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação & 6º Simpósio de Ecologia Teórica. Ecologia em tempos de crise: como ser relevante?, 2018, Campinas. 2ª Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação & 6º Simpósio de Ecologia Teórica. Ecologia em tempos de crise: como ser relevante?. Campinas, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Carina Terribile ⇔ Mariana Pires de Campos Telles (7.0)
      1. Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; DE OLIVEIRA FERRAZ BARBOSA, ANA CLARA ; CHAVES, LÁZARO JOSÉ ; DA SILVA E SOUZA, KELLY ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RATTIS, LUDMILA ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; de Oliveira, Guilherme ; BRUM, FERNANDA THIESEN ; LOYOLA, RAFAEL ; DE CAMPOS TELLES, MARIANA PIRES. Overcoming the worst of both worlds: integrating climate change and habitat loss into spatial conservation planning of genetic diversity in the Brazilian Cerrado. BIODIVERSITY AND CONSERVATION. v. 29, p. 1555-1570, issn: 0960-3115, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; BARBOSA, ANA CLARA O. F. ; COLLEVATTI, ROSANE G. ; CHAVES, LÁZARO J. ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S. ; TELLES, MARIANA P. C.. Spatial autocorrelation analysis and ecological niche modelling allows inference of range dynamics driving the population genetic structure of a Neotropical savanna tree. Journal of Biogeography (Print). v. 43, p. 167-177, issn: 0305-0270, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; RODRIGUES, HAUANNY ; Telles, Mariana Pires de Campos ; OLIVEIRA, GUILHERME DE ; Terribile, Levi Carina ; Soares, Thannya Nascimento ; Nabout, João Carlos. Correlation between genetic diversity and environmental suitability: taking uncertainty from ecological niche models into account. Molecular Ecology Resources (Print). v. 15, p. 1059-1066, issn: 1755-098X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SOARES, THANNYA N. ; DINIZ-FILHO, JOSÉ A. F. ; NABOUT, JOÃO C. ; DE CAMPOS TELLES, MARIANA P. ; TERRIBILE, LEVI C. ; CHAVES, LÁZARO J.. Patterns of genetic variability in central and peripheral populations of Dipteryx alata (Fabaceae) in the Brazilian Cerrado. Plant Systematics and Evolution. v. 301, p. 1315-1324, issn: 0378-2697, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, G. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; TERRIBILE, L. C. ; Dobrovolski, Ricardo ; Telles, Mariana Pires de Campos ; DINIZ-FILHO, J. A. F.. Conservation biogeography of the Cerrado's wild edible plants under climate change: Linking biotic stability with agricultural expansion. American Journal of Botany (eletronic version). v. 1, p. ahead of print, issn: 0002-9122, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. COLLEVATTI, ROSANE G ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S ; TERRIBILE, LEVI ; GUEDES, LUDYMILA B S ; ROSA, FERNANDA F ; TELLES, MARIANA P C. Recovering species demographic history from multi-model inference: the case of a Neotropical savanna tree species. BMC Evolutionary Biology (Online). v. 14, p. 213-226, issn: 1471-2148, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. TERRIBILE, L. C. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; ARAUJO, M. B. ; BIZAO, N. ; COLLEVATTI, R. G. ; Dobrovolski, Ricardo ; FRANCO, A. A. ; GUILHAUMON, F. ; LIMA, J. S. ; MURAKAMI, D. M. ; Nabout, João Carlos ; OLIVEIRA, G. ; OLIVEIRA, L. K. ; RABELO, S. G. ; RANGEL, T. F. ; SIMON, L. M. ; SOARES, T. N. ; TELLES, M. P. C. ; DINIZ FILHO, J. A. F.. Areas of climate stability of species ranges in the Brazilian Cerrado: disentangling uncertainties through time. Natureza & Conservacao. v. 10, p. 152-159, issn: 1679-0073, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Carina Terribile ⇔ Rafael Dias Loyola (3.0)
      1. Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; DE OLIVEIRA FERRAZ BARBOSA, ANA CLARA ; CHAVES, LÁZARO JOSÉ ; DA SILVA E SOUZA, KELLY ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RATTIS, LUDMILA ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; Lima-Ribeiro, Matheus Souza ; de Oliveira, Guilherme ; BRUM, FERNANDA THIESEN ; LOYOLA, RAFAEL ; DE CAMPOS TELLES, MARIANA PIRES. Overcoming the worst of both worlds: integrating climate change and habitat loss into spatial conservation planning of genetic diversity in the Brazilian Cerrado. BIODIVERSITY AND CONSERVATION. v. 29, p. 1555-1570, issn: 0960-3115, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALEXANDRE F. DINIZ-FILHO, JOSÉ ; SOUZA, KELLY S. ; BINI, LUIS M. ; LOYOLA, RAFAEL ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RODRIGUES, FABRICIO ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS DE S. ; TERRIBILE, LEVI C. ; RANGEL, THIAGO F. ; BIONE, IGOR ; FREITAS, RONIEL ; MACHADO, IBERÊ F. ; ROCHA, TAINÁ ; LORINI, MARIA L. ; VALE, MARIANA M. ; NAVAS, CARLOS A. ; MACIEL, NATAN M. ; VILLALOBOS, FABRICIO ; OLALLA-TARRAGA, MIGUEL A. ; GOUVEIA, SIDNEY. A macroecological approach to evolutionary rescue and adaptation to climate change. ECOGRAPHY. v. 00, p. 1124-1141, issn: 0906-7590, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S. ; MORENO, ANA KAROLINA M. ; TERRIBILE, LEVI C. ; CATEN, CLÉBER T. ; LOYOLA, RAFAEL ; RANGEL, THIAGO F. ; DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F.. Fossil record improves biodiversity risk assessment under future climate change scenarios. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS. v. 23, p. 922-933, issn: 1366-9516, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Carina Terribile ⇔ Mariana Moncassim Vale (1.0)
      1. ALEXANDRE F. DINIZ-FILHO, JOSÉ ; SOUZA, KELLY S. ; BINI, LUIS M. ; LOYOLA, RAFAEL ; DOBROVOLSKI, RICARDO ; RODRIGUES, FABRICIO ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS DE S. ; TERRIBILE, LEVI C. ; RANGEL, THIAGO F. ; BIONE, IGOR ; FREITAS, RONIEL ; MACHADO, IBERÊ F. ; ROCHA, TAINÁ ; LORINI, MARIA L. ; VALE, MARIANA M. ; NAVAS, CARLOS A. ; MACIEL, NATAN M. ; VILLALOBOS, FABRICIO ; OLALLA-TARRAGA, MIGUEL A. ; GOUVEIA, SIDNEY. A macroecological approach to evolutionary rescue and adaptation to climate change. ECOGRAPHY. v. 00, p. 1124-1141, issn: 0906-7590, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Carina Terribile ⇔ Ludgero Cardoso Galli Vieira (1.0)
      1. Diniz-Filho, José Alexandre Felizola ; Terribile, Levi Carina ; Da Cruz, Mary Joice Ribeiro ; Vieira, Ludgero Cardoso G.. Hidden patterns of phylogenetic non-stationarity overwhelm comparative analyses of niche conservatism and divergence. Global Ecology and Biogeography (Print). v. 19, p. 916-926, issn: 1466-822X, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:24