Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Helen de Castro Silva Casarin

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Foi editora do Brazilian Journal of Information Science: research trends (2018-2021). Atualmente é professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Coordenadora do PPGCI Unesp. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e líder do grupo de pesquisa "Comportamento e competência informacionais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, competência informacional e biblioteca escolar. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0592809928580900 (22/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Unesp - Campus de Marilia Mirante 17525900 - Marília, SP - Brasil - Caixa-postal: 420 Telefone: (14) 34021370 Fax: (14) 34224797 URL da Homepage: https://www.marilia.unesp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Ciência da Informação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. O processo de busca e avaliacao de fontes de informacao nao convencionais: estudo com pesquisadores da area de humanidades ( proc. CNPq n.o 433595/2018-3)
      Descrição: A atividade de busca de informações científicas se tornou mais complexa coma tendência de desintermediação das bibliotecas e outras unidades de informação.A profusão de canais e fontes de informação no meio digital requer o uso de critérios para seleção de informações e documentos a serem utilizados por pesquisadores. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o comportamento e atitudes dos pesquisadores de produtividade do CNPQ da área de humanidades no uso de fontes de informação científicas não convencionais emmeio digital. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: a primeira será um estudo piloto com uma amostra de pesquisadores da área de Ciências Humanas das diferentes instituições participantes da pesquisa, com objetivo de levantar subsídios para desenvolver o instrumento a ser aplicado em larga escala na etapa seguinte. Em uma segunda etapa, será desenvolvido um instrumento on-line que será aplicado a bolsistas de produtividade Científica do CNPq da área de humanidades. Para análise dos dados serão utilizados testes estatísticos que permitam a verificação da correlação entre dados demográficos, especialidade, experiência dos participantes e outros aspectos a serem levantados e o comportamento de busca. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir de base para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais mais adequados aos pesquisadores e a elaboração de recomendações de boas práticas no uso de fontes de informação não convencionais em pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador / Marli Vitor da Silva - Integrante / Edberto Ferneda - Integrante / Catia Almeida - Integrante / Guilherme Ataíde Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    2. 2019-Atual. Criterios de selecao de informacoes cientificas usados por pesquisadores no dominio da Educacao (CNPq proc. 314128/2018-2)
      Descrição: A profusão de canais e fontes de informação no meio digital requer o uso de critérios para seleção de informações e documentos a serem utilizados por pesquisadores. A atividade comum ao trabalho do pesquisador se tornou mais complexa com a tendência de desintermediação das bibliotecas e outras unidades de informação. Estudos sobre a temática vêm sendo realizados em âmbito internacional. O objetivo da pesquisa é identificar os critérios e utilizados por pesquisadores bolsistas de Produtividade do CNPq para a seleção de informações científicas. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: a primeira de exploratória utilizando-se entrevista a uma amostra de pesquisadores do domínio da Educação. Em uma segunda etapa, a partir dos ajustes realizados no instrumento de pesquisa a coleta será ampliada, com distribuição do questionário eletrônico ao email dos pesquisadores PQ do domínio da Educação. Para análise dos dados serão utilizados testes estatísticos que permitam a verificação da correlação entre dados demográficos, especialidade, experiência e dos participantes e os critérios por eles indicados. Pretende-se que os resultados da pesquisa permitam conhecer um pouco mais sobre o comportamento dos pesquisadores e possam servir de base para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais mais adequados aos pesquisadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    3. 2016-2018. Comportamento informacional de pesquisadores brasileiros na era digital e a producao da informacao no dominio da Educacao (CNPq proc. 312183)
      Descrição: As atividades de busca e utilização de informação científica faz parte do cotidiano de pesquisadores. O desenvolvimento de tecnologias de informação tem afetado o modo como pesquisadores manejam a informação para o desenvolvimento e comunicação de suas pesquisas através do surgimento de diversos tipos de fontes de informação e recursos informacionais e novas formas de documentos e da grande quantidade de informações a serem manejadas. Estudos sobre as tendências das pesquisas sobre o comportamento informacional demonstram que a investigação sobre recursos e estratégias adotadas pelas pessoas organização de documentos eletrônicos estão crescendo na literatura internacional. A pesquisa segue a abordagem de domínio e está focada na área de Educação, a qual tem sido objeto de estudo de triênios anteriores. O objetivo da pesquisa é verificar em que medida a disponibilidade de recursos eletrônicos para manipulação (busca, recuperação, armazenamento, uso e compartilhamento) de informações científicas têm influenciado o comportamento informacional de pesquisadores da área de Educação. A pesquisa é de cunho quantitativo utilizando-se de questionário eletrônico aplicado a pesquisadores vinculados às cinco universidades melhor colocadas no ranking da Folha de São Paulo no item pesquisa. Para análise dos dados estão sendo utilizados testes estatísticos que permite a verificação da relação entre dados demográficos, especialidade, experiência e as atitudes dos participantes em relação ao uso de recursos eletrônicos para busca, recuperação, armazenamento, uso e compartilhamento de informações científicas. Pretende-se que os resultados da pesquisa permitam conhecer um pouco mais sobre o comportamento dos pesquisadores da área de Educação e possam servir de base para o preparo de bibliotecários e para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais voltados para esta área. A coleta foi realizada entre novembro de 2017 e março de 2018. obteve-se um total de 205 respostas, sendo que 182 concordaram em participar da pesquisa e 23 preferiram não participar. 153 questionários foram respondidos integralmente e 28 de forma parcial. 163 questionários foram considerados válidos. Para a análise dos resultados estão sendo utilizados testes estatísticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador / Rodrigo Pereira - Integrante / Nelson Sebastian S. Jerez - Integrante / Tatiana Alves de Oliveira - Integrante / Rodrigo Barbosa de Paulo - Integrante / Catia Almeida - Integrante / Adriana Pereira de Azevedo Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    4. 2015-Atual. Print Versus Electronic Format Preferences Study to the more accurate Academic Reading Format International Study (ARFIS)
      Descrição: Pesquisa é parte de um projeto intitulado ?Academic Reading Format International Study? ou ?Arfis Reading? que está sendo realizada em 30 países e cujo objetivo principal é verificar quais as práticas e preferências de alunos de graduação e pós-graduação em relação à leitura de materiais acadêmicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Integrante / Serap Kurbanoglu - Coordenador / Giulia Ferrazoli - Integrante / Catia Almeida - Integrante / Roberta Hidaka - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    5. 2013-2018. Biblioteca escolar no ensino fundamental (FAPESP proc. 2013/14121-4, 2014/09085-1, 2014/16527-0, 2015/03561-9, 2015/10357-9, 2015/21835-9, 2016/25188-0,2017/16997-5, 2017/21033-5, 2018/02315-2, PROPe/CDC - 2353/002/14)
      Descrição: Desenvolvimento e aplicação de um modelo de biblioteca escolar em duas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Marília-SP. Tem como objetivo propor um modelo de biblioteca escolar para o contexto escolar brasileiro que supere as tradicionais deficiências da biblioteca escolar e esteja alinhado à proposta da competência em informação. Para realização da pesquisa será utilizada a abordagem da pesquisa-ação. Será realizada uma análise e comparação entre os modelos brasileiros de biblioteca escolar e o modelo espanhol (CREA), caracterização das bibliotecas escolares das escolas participantes, discussão com professores e dirigentes das escolas para adaptação do modelo de biblioteca escolar, abrangendo layout do espaço físico, recursos e serviços oferecidos. O modelo será implantado e os resultados sobre desempenho dos alunos e visão dos mesmos sobre a biblioteca e seu uso serão verificados. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir como subsídios para a proposição de uma rede de bibliotecas escolares para o município de Marília e para o Estado, o que coaduna com o atendimento à lei de universalização das bibliotecas escolares no país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador / Walter Moreira - Integrante / Edberto Ferneda - Integrante / Miguel Ángel Marzal Garcia-Quismondo - Integrante / Rodrigo Pereira - Integrante / Mariana P. Cerigatto - Integrante / Nayara Bernardo de Mattos - Integrante / Denise Serrano - Integrante / Thais Guedes Ferreira - Integrante / Janaina Abreu - Integrante / Elane Rodrigues da S. Ferreira - Integrante / Rodrigo Barbosa de Paulo - Integrante / Nelson Sebasatian Silva-Jerez - Integrante / Natany de Souza dos Santos - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 39
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    6. 2013-2016. Comportamento informacional de pesquisadores no dominio da Educacao e sua influencia sobre pos-graduandos (proc. CNPq 485955/2013-0 e 305857/2012-6 Fundunesp proc. 2044/002/14-PROPe/CDC)
      Descrição: O comportamento informacional de pós-graduandos revela aspectos da busca e uso da informação que vão ter impacto na atuação dos futuros pesquisadores. Estudos anteriores realizados na Unesp de Marília, indicaram que os pós-graduandos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pouco utilizam as fontes de informação usadas tradicionalmente para levantamentos bibliográficos e se restringem às fontes indicadas por seus professores, ao contrário do esperado para um aluno com este nível de formação. Dando seqüência à temática, propõe-se caracterizar o comportamento informacional de pesquisadores da área de Educação. Os objetivos da pesquisa eram: caracterizar o comportamento informacional de pesquisadores da área de Educação; verificar há diferença entre o comportamento informacional de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de excelência e aqueles não consolidados; averiguar se experiência internacional é um fator que influencia o comportamento informacional; se há diferença significativa no comportamento informacional de pesquisadores com bolsa de pesquisador, verificar a opinião deles quanto às habilidades informacionais e de pesquisa de seus orientandos; identificar de que modo os pesquisadores procuram influenciar o comportamento informacional de seus orientados. A coleta de dados foi realizada em 2014-15, através de questionário eletrônico. O projeto abrangeu pesquisadores de programas de pós-graduação distribuídos em todas as regiões do país, incluindo instituições públicas e privadas, bem como programas de excelência e em consolidação, em um total de 153 sujeitos vinculados a 40 programas de pós-graduação em Educação do país. Os dados foram coletados através de um questionário eletrônico. Os resultados da pesquisa demonstram que o pesquisador da área de Educação influencia na formação de seus alunos. A maior parte dos docentes participantes da pesquisa se dividiu entre duas posturas: a) uma mais liberal, em que o orientador dá liberdade aos alunos, mas tem a preocupação em orientar os alunos quanto às escolhas dos autores (44,4%) e outra mais participativa b) em que o orientador discute e seleciona em conjunto com os alunos os autores a serem utilizados (42,5%). No entanto, 86,3% sujeitos informam que adotam a mesma postura quando se trata de mestrandos e de doutorandos o que não contribui para a formação dos futuros pesquisadores. Os docentes por sua vez têm como dificuldades o acesso restrito a artigos e outros materiais nem sempre disponíveis no Portal da Capes ainda mais considerando que se tratam de pesquisadores da área de humanidades que é menos privilegiada nesta e em outras fontes de informação. Os resultados da pesquisa também demonstram que mesmo em instituições que contam com programas de excelência da área de Educação a preocupação na formação dos pesquisadores para busca, acesso e uso da informação ainda deixa a desejar assim como a infra-estrutura disponível para a pesquisa bibliográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador / Bruno Henrique Alves - Integrante / Bruno Gustavo Silva - Integrante / Denise Serrano - Integrante / Thais Guedes Ferreira - Integrante / Livia Salatta Gambarini - Integrante / Gislaine Kessia - Integrante / Cática Candida Almeida - Integrante / Tatiana Alves de Oliveira - Integrante / Giulia Ferrazoli - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro / CNPq - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    7. 2012-2012. Ensino fundamental e competencia informacional: estudo longitudinal com alunos de 2.o ano de uma escola municipal de Marilia-SP (Nucleo de ensino)
      Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador. Financiador(es): Núcleo de Ensino da Unesp Marília - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    8. 2010-2013. O comportamento informacional de pos-graduandos da area de Educacao: estudo com programas nao consolidados (CNPq 309825/2009-1)
      Descrição: O comportamento informacional de pós-graduandos revela aspectos da busca e uso da informação que vão ter impacto na atuação dos futuros pesquisadores. Estudos anteriores realizados na Unesp de Marília, indicaram que os pós-graduandos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pouco utilizam as fontes de informação usadas tradicionalmente para levantamentos bibliográficos e se restringem às fontes indicadas por seus professores, ao contrário do esperado para um aluno com este nível de formação. Dando seqüência à temática, foram levantados dados para a caracterização do comportamento informacional de pós-graduandos da área de Educação de programas com notas abaixo de cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A coleta de dados foi realizada através de questionário eletrônico via plataforma SurveyMonkey. O questionário, o mesmo utilizado na pesquisa anterior com pós-graduandos de programas consolidados, foi enviado ao email dos alunos regulares de todos os programas de pós-graduação em Educação considerados como não consolidados e cujo coordenador autorizou a coleta de dados. Participaram como sujeitos 568 pós-graduandos. Os dados foram tabulados e analisados utilizando-se o software SPSS para verificar a co-relação entre nível (mestrado x doutorado), sexo e também comparados aos resultados obtidos com os da pesquisa anterior com alunos de programas não consolidados. Os resultados mostraram que o gênero é um fator mais influente no comportamento informacional que o nível do curso (mestrado ou doutorado) em alguns itens abordados na pesquisa. Também apontaram a influencia dos orientadores no comportamento informacional dos sujeitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro / CNPq - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.
    9. 2010-2010. O uso de recursos informacionais e internet para construcao de pesquisas escolares
      Descrição: A pesquisa escolar enquanto prática potencialmente estimuladora da aprendizagem independente é um dos principais motivos de se desenvolver a Competência Informacional na escola. Visando contribuir para o desenvolvimento das habilidades de manuseio de fontes de informação, busca e uso da informação de forma consciente ética; e auxiliar os alunos a desenvolverem pesquisas escolares com base em programas de competência informacional, utilizando recursos informacionais variados, desenvolveu-se um estudo com por 25 alunos da 3a série do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Marília ? SP. Os participantes tinham entre oito a 10 anos, sendo 16 meninos e nove meninas. Para realização do estudo foi aplicado inicialmente um questionário com o objetivo de identificar familiaridade dos participantes com recursos informacionais, acesso e a freqüência de uso destes recursos. A partir dos dados obtidos, foram elaboradas e aplicadas atividades referentes à apresentação de fontes de informação tais como obras de referência, periódicos e internet, demonstração do processo de busca e refinamento das informações obtidas para pesquisas escolares e a apresentação da internet como fonte para pesquisa. Foram realizados encontros semanais de aproximadamente uma hora e meia com os alunos, na própria escola e durante o período de aula. Os resultados demonstram que as atividades propiciaram o envolvimento dos participantes e a aquisição dos conteúdos trabalhados. As maiores dificuldades do projeto foram a falta de envolvimento do professor responsável pela turma e a resistência dos alunos à prática da escrita e a falta de uma biblioteca estruturada. Auxílio financeiro: R$ 6600,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helen de Castro Silva Casarin - Coordenador. Financiador(es): Núcleo de Ensino da Unesp Marília - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. XIII Prêmio Laura Russo da Biblioteconomia Paulista, Conselho Regional de Bibliotecoomia do Estado de São Paulo 8.a Região.. 2019.
      Membro: Helen de Castro Silva Casarin.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. ABEC Meeting Live 2020. 2020. (Encontro).
    2. Webinar Editoria em Revistas de Ciências Sociais: a trajetória da RAUSP Management Journal. 2020. (Outra).
    3. Ouvinte do webinar ORCID e as revistas científicas: importância para o ecossistema da informação em pesquisa. 2020. (Outra).
    4. Webinar SciELO Brasil: novos critérios de indexação. 2020. (Outra).
    5. V Encontro paranaense de bibliotecários.Da escola para a vida - qual o nosso papel neste contexto?. 2019. (Encontro).
    6. II Ciclo de Palestras GEBE: 20 anos do GEBE (Reg. Siex UFMG 203386),.Parceria entre a universidade e o poder público municipal em prol das bibliotecas escolares: espaços de atuação,. 2018. (Outra).
    7. II Ciclo de Palestras GEBE: 20 anos do GEBE (Reg. Siex UFMG 203386),.Aplicação de Competência Informacional no ensino fundamental: experiência na rede municipal de Marília (SP). 2018. (Outra).
    8. II Seminário sobre pesquisas e práticas sobre Competência em Informação em Santa Catarina.Pesquisas e práticas em competência informacional:. 2018. (Seminário).
    9. Painel RETRATOS DA LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES ? CONDIÇÕES E DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO DESSES ESPAÇOS AO CURRÍCULO ESCOLAR,.CONDIÇÕES PARA QUE AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SE CONSTITUAM EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. 2018. (Outra).
    10. IV ISKO Brasil. As Crianças como Comunidades de Usuários e os Sistemas de Organização do Conhecimento: Uma análise da Literatura. 2017. (Congresso).
    11. XVIII Enancib.avaliador de comunicações GT3. 2017. (Encontro).
    12. XXVIII Congresso de iniciação científica da Unesp. Avaliador Mesa de Ciências Humanas - Arquivologia. 2016. (Congresso).
    13. III Congresso Brasileiro de Organização e Representação do conhecimento. 2015. (Congresso).
    14. IV Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em informação, documentação e sociedade e IV Seminário de competência em informação.´Competência em informação. 2015. (Seminário).
    15. VII Encuentro Ibérico - EDICIC.As leis da cibercultura e as competências para o cenário digital. 2015. (Encontro).
    16. VII Encuentro Ibérico - EDICIC.Bibliotecas universitárias e o problema do plágio: levantamento das ações de universidades públicas brasileiras para combatê-lo. 2015. (Encontro).
    17. XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Bibliotecas em rede: estratégia para uma nova cultura de informação. 2015. (Congresso).
    18. Information Seeking in Context ISIC. The information behaviour of Brazilian post-graduates in Education. 2014. (Congresso).
    19. XV Enancib.Comportamento de busca de pesquisadores da área de educação: resultados preliminares. 2014. (Encontro).
    20. Seminário científico Arquivologia e Biblioteconomia: acesso à informação. 2013. (Seminário).
    21. VIII Encontro Internacional de Informação, conhecimento e ação e VII Colóquio Internacional de Filosofia da mente.Complexidade, interdisciplinaridade e Ciência da Informação. 2013. (Encontro).
    22. V Seminário científico em Ciência da Informação. 2013. (Seminário).
    23. XVI Semana do livro e da biblioteca.Articulações entre o ensino e pesquisa: o uso da competência em informação para a melhora do ensino e da formação de alunos de graduação. 2013. (Outra).
    24. Encuentro de Directores de Escuelas o Departamento de Bibliotecologia y Ciencia de la Información.Um novo currículo para novos tempos: a proposta de reestruturação curricular do curso de Biblioteconomia da UNESP. 2012. (Encontro).
    25. I. Forum de pesquisa em Biblioteca Escolar.Ações /reflexões do grupo de pesquisa "Comportamento e competências informacionais" sobre o tema da biblioteca escolar. 2012. (Outra).
    26. I Colóquio Internacional Bibliotecas Escolares e Laboratórios de Informática em Meios Escolares ? Brasil e França. 2012. (Outra).
    27. XIII ENANCIB.Inserção de conteúdo de competência informacional e de formação pedagógica nos currículos dos cursos de biblioteconomia do Brasil: uma análise por meio dos sites institucionais. 2012. (Encontro).
    28. XIII ENANCIB.Completude das buscas de pós-graduandos em Educação. 2012. (Encontro).
    29. "Avaliação da aprendizagem na Educação Superior: fundamentos e reflexões". 2011. (Oficina).
    30. Conferência "Alfabetização informacional" prof.a dra. María Gladys Soria. 2011. (Outra).
    31. II FORUM INTERNACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA ESCOLAR e V SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA.Grupo de Estudo sobre o tema Integração da Biblioteca Escolar e a Escola. 2011. (Outra).
    32. IX Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de iberoamérica y el Caribe (IX EDICIC).Membro comitê científico. 2011. (Encontro).
    33. IX Encuentro de la asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información y el Caribe (XI EDICIC). 2011. (Encontro).
    34. VIII Semana de Humanidade UFC/UECE e II Econtro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades.partipou como membro da mesa redonda : Competência em Informação. 2011. (Encontro).
    35. 1.o Seminário Científico Arquivologia e Bibliotecoonomia : desafios e perspectivas de interlocução.Uma abordagem através da competência informacional direcionada aos graduandos de Biblioteconomia. 2010. (Seminário).
    36. 9.a Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.Bebeteca: incubadora de leitores. 2010. (Outra).
    37. Colóquio Acadêmico Paulista sobre Biblioteca Escolar. 2010. (Outra).
    38. III PET Cultural.A biblioteca escolar sob a ótica da Lei 12244/10. 2010. (Encontro).
    39. II Reunião da Linha de Pesquisa Gestão, mediação e uso.Relato das pequisas do grupo Comportamento e competências informacionais. 2010. (Outra).
    40. Leitura e fazeres cotidianos na biblioteca escolar. 2010. (Outra).
    41. XI Encontro Nacional de Pesquisa da ANCIB - ENANCIB.Em busca de um modelo de comportamento informacional de usuários da informação financeira pessoal. 2010. (Encontro).
    42. XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE BUSCA: UM ESTUDO COM PÓS-GRADUANDOS DE AGRONOMIA E CIÊNCIA FLORESTAL. 2010. (Seminário).
    43. XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Parecerista "ad doc". 2010. (Congresso).
    44. XXII Congresso de iniciação científica da UNESP - 1° etapa. sessão de comunicação oral. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA. XXXII Congresso iniciação científica da Unesp. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. MARTINS, R. ; CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA ; LIMA, M. R. ; ALVES, R. V.. IV Semana da Biblioteconomia. 2019. Outro
    3. CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA. XXXI Congresso de Iniciação Científica Unesp. 2019. (Congresso).. . 0.
    4. CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA; SEGATTO, T. C. ; CASTRO, R. M. ; DEO, A. ; SILVA, M. L.. 30.o Congresso de Iniciação Científica da FFC - 1.a fase. 2018. Congresso
    5. PINHO, F. A. ; GUIMARAES, J. A. C. ; SOUZA, R. R. ; CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA. Membro da Comissão Científica, IV ISKO Brasil - IV Congresso Brasileiro em Organização e Representação do Conhecimento. 2017. Congresso
    6. GUIMARAES, J. A. C. ; CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA ; MARTINEZ-AVILA, D. ; PINHO, F. A. ; TOGNOLI, N. B. ; SOUZA, R. R. ; MILANI, S. O. ; DODEBEI, V.. 14th International ISKO Conference. 2016. Congresso
    7. BIZELLO, M. L. ; CASARIN, Helen de C. S.. IV Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia (466341/2014-8 CNPq). 2015. Outro
    8. CASARIN, HELEN DE CASTRO SILVA; MARZAL, M. A.. CIBES 2015 - Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares (proc 440928/2015-0 CNPq e proc. 2015/12164-3 FAPESP; CAPES AUXPE nº 2049/2015, processo nº 23038.003360/2015-26). 2015. Congresso
    9. SILVA, Helen de C.; PRADO, Paulo Sérgio Teixeira Do. 10 anos do projeto Biblioteca Interativa do CEES. 2012. Outro
    10. MARZAL, M. A. ; CASARIN, Helen de C. S.. Las nuevas "fronteras" de investigación y aplicación de la Alfabetización en Información. 2012. Outro
    11. SILVA, Helen de C.. VII Encontro Nacional de pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). 2006. (Outro).. . 0.
    12. SILVA, Helen de C.. VI Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e GEstão da Informação das regiões Sudeste e Centro-Oeste. 2005. (Outro).. . 0.
    13. SILVA, Helen de C.. I Encontro de Arquivologia de Marília. 2003. (Outro).. . 0.
    14. SILVA, Helen de C.. Simpósio Internacional de Ciência da Informação. 2002. (Outro).. . 0.
    15. SILVA, Helen de C.. Coordenadora de Stand de divulgação do curso de Biblioteconomia. 2001. (Outro).. . 0.
    16. SILVA, Helen de C.. Venha nos conhecer. 1990. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Helen de Castro Silva Casarin ⇔ Marta Lígia Pomim Valentim (1.0)
      1. ALMEIDA, C. C. de ; MOREIRA, W. ; CASARIN, H. C. S. ; FERNEDA, E. ; BIZELLO, M. L. ; VALENTIM, M. L. P. ; RODRIGUEZ, S. M. T. ; MADIO, T. C. de C.. Um novo currículo para novos tempos: a proposta de reestruturação curricular do Curso de Biblioteconomia da Unesp. Em: IX Encuentro de Directores y VIII de Docentes de Escuelas de Bibliotecología y Ciencia de la Información del MERCOSUR, p. 1-16, 2012.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:45