Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jeniffer de Cassia Rillo Dutka

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Communication Processes and Disorders - University of Florida (1992) e Doutorado em Communication Sciences and Disorders - University of Florida (1996). Atualmente é Professora Livre Docente no Departamento de Fonoaudiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais-USP e no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP. https://orcid.org/0000-0001-9676-0052 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0541526017499221 (27/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Departamento de Fonoaudiologia. Faculdade de Odontologia de Bauru - USP Vila Nova Cidade Universitária 17012901 - Bauru, SP - Brasil Telefone: (14) 32358447 Fax: (14) 32358068 URL da Homepage: https://www.fob.usp.br/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (61)
    1. 2020-2020. Manejo do colesteatoma adquirido em individuos com fissura palatina: uma experiencia institucional
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Guilherme Trindade Batistão - Integrante / Luiz Fernando Manzoni Lourençone - Coordenador.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    2. 2020-Atual. Espectro medio de longo termo da fala de individuos com fissura labiopalatina com diferentes graus de hipernasalidade
      Descrição: Trata-se de uma emenda a um projeto de pesquisa aprovado pelo CEP - HRAC-USP, com números de pareceres 3.729.225 e 3.823.586. Esta emenda tem por OBJETIVOS: 1) Descrever e comparar as características do Espectro Médio de Longo Termo (EMLT) em gravações de fala de indivíduos sem fissura labiopalatina e de indivíduos com fissura labiopalatina representativas de diferentes graus de hipernasalidade (ausente, leve, moderado) nas vozes masculina e feminina de crianças e adultos, com e sem articulação compensatória, em diferentes contextos fonéticos; 2) Desenvolver um indicador acústico de hipernasalidade a partir da análise acústica espectral. MÉTODOS: A casuística deste trabalho envolverá um grupo de 40 gravações anônimas pré-existentes no acervo do LAAc/UNESP de indivíduos sem histórico fissura labiopalatina, com ausência de hipernasalidade e hiponasalidade nas vozes masculina e feminina e um grupo 600 gravações anônimas, pré-existentes no acervo de gravações do Laboratório de Fonética (LAFO), nas vozes masculina e feminina, sendo consideradas como representativas de ausência de hipernasalidade, de hipernasalidade leve e de hipernasalidade moderada. O presente estudo compreenderá a realização de quatro fases, sendo que a primeira envolverá a seleção e o preparo das gravações; a segunda envolverá a análise perceptivo-auditiva das gravações pela equipe de pesquisa para a classificação da nasalidade de fala; a terceira fase envolverá a edição das gravações nos contextos fonéticos de interesse, e a última fase envolverá a análise acústica destas gravações utilizando o Espectro Médio de Longo Termo (EMLT).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Maria Inês PegoraroKrook - Integrante / Viviane Cristina de Castro Marino - Integrante / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    3. 2020-Atual. Processos educacionais, de incorporacao de tecnologias e de gestao em saude
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Vinicius Santos Andrade - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    4. 2020-Atual. Proteses auditivas cirurgicamente implantaveis: tecnica cirurgica, complicacoes e resultados audiologicos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Luiz Fernando Manzoni Lourençone - Coordenador / Marina Matuella - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    5. 2020-Atual. Audicao e orelha media na fissura labiopalatina: resultados em longo prazo com e sem uso do tubo de ventilacao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Adriana Guerta de Souza - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    6. 2020-Atual. Material sobre a Atuacao Telefonoaudiologica em Anomalias Craniofaciais
      Descrição: 1) Desenvolver um material sobre a atuação Telefonoaudiológica em Anomalias Craniofaciais; 2) Avaliar o entendimento dos participantes sobre a atuação Telefonoaudiológica em Anomalias Craniofaciais antes e após o acesso ao material.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Amabile Beatriz Leal - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    7. 2020-Atual. Avaliacao da percepcao de fala no outro e em si em falantes com fissura labiopalatina
      Descrição: Trata-se de um projeto para dissertação de mestrado que visa descrever o comportamento de percepção no outro e em si, em falantes com história de FLP, que fazem uso do golpe de glote ou da fricativa faríngea. Participarão 30 falantes de 5 a 10 anos, ambos os sexos, sendo 10 em cada grupo, com golpe de glote, fricativa faríngea, e, história de FLP sem articulações compensatórias. Será utilizado um instrumento denominado de PERCEFAL (Berti, 2017), para avaliar a percepção da fala por meio da identificação de contrastes fonológicos. Os participantes serão recrutados a partir da análise das agendas das fonoaudiólogas que atuam na Seção de Fonoaudiologia e no Laboratório de Fonética (LAFO), identificandose aqueles com agendamento de pelo menos 2 dias consecutivos, de forma que as 4 etapas do teste possam ser realizadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Giovana Gifalli - Coordenador.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    8. 2020-Atual. Fisioterapia Intensiva como Estrategia no Processo de Reabilitacao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Magali de Lourdes Caldana - Integrante / Cleber Ricardo Cavalheiro - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    9. 2020-Atual. Praticas educativas parentais e comportamentos de criancas com fissura labiopalatina
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / ÉLLEN SHUMISKI DA SILVA - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    10. 2019-2020. Caracteristica vocal pre e pos fonoterapia intensiva na disfuncao velofaringea
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa com a finalidade de atualização, sob a responsabilidade da Profa Dra Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, tendo como equipe de pesquisa a Profa Dra Lídia Cristina da Silva Teles e a graduanda Kemellyn Nayara Veiga. Este estudo observacional, quantitativo, transversal, descritivo será desenvolvido no Laboratório de Fonética (LAFO) do HRAC-USP e envolverá acesso a gravações préexistentes mantidas no acervo do LAFO-HRAC-USP, não sendo possível, portanto, obter Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos pacientes gravados (gravações foram obtidas no período entre 2003 e 2019). A equipe de pesquisa garante que não haverá exposição de nenhuma forma de dados que permitam identificação e violação do sigilo dos aspectos confidenciais do paciente. Tanto a análise acústica quanto a análise perceptiva das gravações serão realizadas pela equipe de pesquisa envolvida neste projeto e serão os procedimentos usados para estabelecer a característica vocal pré e pós Programa de Fonoterapia Intensiva. Segundo as pesquisadoras, na fonoterapia intensiva há uma elevada demanda vocal para adequação da pressão intra-oral durante as atividades de fala. Apesar disso, acredita-se que a modalidade de terapia intensiva não resulta em piora da qualidade vocal, podendo haver a possibilidade de melhora, também, da qualidade vocal após a correção da disfunção velofaríngea e das articulações compensatórias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Lídia Cristina da Silva Teles - Integrante / Kemellyn Nayara Veiga - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    11. 2019-2020. CLASSIFICACAO DA NASALIDADE DE FALA ANTES E DEPOIS DE TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS SEM EXPERIENCIA NA AVALIACAO DA HIPERNASALIDADE
      Descrição: Trata se de projeto de pesquisa de atualização intitulado "Classificação da nasalidade de fala antes e depois de treinamento de profissionais sem experiência na avaliação da hipernasalidade", sob responsabilidade da Profa. Dra. Jeniffer de Cássia Rilo Dutka. Equipe de pesquisa composta pela Pós Doutoranda Viviane Cristina de Castro Marino e pela aluna de graduação Flora Taube Manicardi. Foi apresentado o seguinte resumo: "O objetivo deste estudo é investigar a classificação da nasalidade de fala antes e depois de treinamento de profissionais sem experiência na avaliação da hipernasalidade de indivíduos com fissura labiopalatina. Três fonoaudiólogas sem experiência na avaliação da hipernasalidade analisarão 40 amostras de fala de indivíduos com fissura de palato reparada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Maria Inês PegoraroKrook - Integrante / Viviane Cristina de Castro Marino - Integrante / Flora Taube Manicardi - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    12. 2019-Atual. Fissura labiopalatina no ambito do trabalho e genero
      Descrição: Número do Parecer: 3.485.316 Trata-se de um projeto de pesquisa de iniciação científica com objetivo de verificar, por meio de um levantamento público online, os desafios que pessoas com fissura labiopalatina, corrigida cirurgicamente, relatam para a sua inserção no mercado de trabalho, considerando os estereótipos estéticos e de gênero. Durante dois meses participantes serão convidados a responder um questionário online, por meio de notificações (link convite, disponibilizados nas redes sociais específicas no campo das anomalias faciais (Site: Rede Profis; Blog: As fissuradas e Faceboock: A Luz do Teu Sorriso). Serão incluídos no estudo todos os participantes que preencherem o questionário em plataforma virtual (não haverá contato com os participantes e nem acesso a dados identificadores como nome, ou número de documento). Os participantes deverão ter no mínimo 18 anos, serem alfabetizados e serem usuários das referidas redes onde visualizarão o link convite. Ao selecionarem o link serão conduzidos à uma carta com informações sobre o estudo e, se optarem por participar da pesquisa, serão conduzidos a um termo de registro de consentimento (online) onde serão informados sobre seus direitos como participantes em pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    13. 2019-Atual. Design inclusivo em hospitais: Diretrizes para o desenvolvimento de sinalizacao interna
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo definir estratégias e diretrizes para sinalização de hospitais, tomando como base um espaço já existente, a Recepção do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, campus de Bauru.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Debora Cristina Zaninotti Imasato Gimenez - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    14. 2019-Atual. Cultura de Seguranca do paciente segundo equipe de enfermagem de um hospital terciario
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Armando dos Santos Trettene - Coordenador / Maila Meryellen Ferreira Garcia Manso - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    15. 2019-Atual. A educacao em direitos como direito fundamental ao reconhecimento das pessoas com anomalias craniofaciais como pessoas com deficiencia
      Descrição: 1) Criar um material informativo sobre a caracterização de uma pessoa com anomalia craniofacial como pessoa com deficiência e dos seus direitos; 2) Investigar o conhecimento dos participantes a respeito do enquadramento de uma pessoa com anomalia craniofacial como pessoa com deficiência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Eduardo Telles de Lima Rala - Coordenador.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    16. 2019-Atual. PROCESSAMENTO AUDITIVO EM INDIVIDUOS COM FISSURA LABIOPALATINA EM FONOTERAPIA INTENSIVA
      Descrição: Trata-se de um projeto de Dissertação, de autoria de Fernanda Navarro Gouveia sob orientação de Profª Jeniffer de Cássia Rillo Dutka e co-orientação de Profº Ademir Antonio Comerlatto Junior. Trata-se de um estudo observacional que envolverá coleta de dados em prontuários (dados secundários) sobre as habilidades de processamento auditivo em participantes em programas de fonoterapia intensiva (coordenado no LAFO), realizado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais ? Universidade de São Paulo, nos anos de 2015 e 2016. Serão incluídos no estudo todos os exames das habilidades de processamento auditivo registrados pela equipe de fonoterapia intensiva nos anos de 2015 e 2016, estimando-se uma casuística máxima de 20 exames, constituindo-se uma amostragem de conveniência. Serão excluídos da amostra exames de pacientes com alterações neurológicas associadas e exames de pacientes com diagnóstico de perda auditiva sensorioneural bilateral de grau moderado e severo. Após aprovação do CEP, a coleta de dados será realizada de agosto/2019 a junho/2020, por meio da análise de prontuários dos pacientes atendidos no Programa de Fonoterapia Intensiva do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais ? Universidade de São Paulo. Serão coletados dados demográficos; dados audiológicos e otológicos, dados da fonoterapia intensiva e dados da avaliação das habilidades de processamento auditivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Fernanda Navarro Gouveia - Integrante / Ademir Antonio Comerlatto Junior - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    17. 2018-2020. Comunicacao em saude como instrumento de promocao, protecao e recuperacao da saude da pessoa com Fissura Labiopalatina
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / thyago cezar - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    18. 2018-2019. Material instrucional sobre plosiva faringea e fricativa faringea na fissura labiopalatina e disfuncao velofaringea
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Giovanna Franco Juliano - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    19. 2018-Atual. Crescimento facial em individuos com fissura de labio e palato unilateral completa (FLPUC): acompanhamento cefalometrico longitudinal
      Descrição: Os indivíduos com fissura de lábio e palato unilateral completa (FLPUC) apresentam deficiências de crescimento do terço médio facial, relacionado a maxila que apresenta menores dimensões de crescimento. Para a quantificar e determinar estas dimensões, a telerradiografia lateral associada a análise cefalométrica será utilizada neste estudo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Terumi Okada Ozawa - Coordenador / RENAN VICTOR FIRMINO MORAIS - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    20. 2018-Atual. Alteracoes Longitudinais na Relacao Interarcos em Pacientes com Fissura de labio e palato unilateral(FLPU)
      Descrição: ?Avaliar longitudinalmente a influência do crescimento e da terapia ortodôntica sobre o desenvolvimento da relação entre os arcos dentários em pacientes com FLPU utilizando o índice oclusal de Goslon.?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Terumi Okada Ozawa - Coordenador / MARCELO CALVO DE ARAUJO - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    21. 2017-2019. Nasalidade de fala e extensao do veu palatino em pacientes submetidos a palatoplastia em idade
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Olivia Mesquita Vieira de Souza - Integrante / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante / Thayse Benigna Dutra - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    22. 2017-2019. Atlas de cirurgia plastica na fenda labiopalatal
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Hagner Lucio de Andrade Silva - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    23. 2017-Atual. Alimentacao do Bebe com Fissura Labiopalatina: Midia Educacional
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de Iniciação Científica da aluna Chrishinau Thays de Sales Silva, sob a orientação e responsabilidade da Profa. Dra. Jeniffer de Cássia Rillo Dutka (HRAC-FOB/USP), coorientação da Profa. Dra. Giédre Berretin Felix (FOB/USP) e colaboração das fonoaudiólogas do HRACUSP, Dra Rosana Prado de Oliveira e Dra Haline Coracini Miguel e da aluna de pós-graduação Caroline Antonelli Mendes do FOB-USP como equipe de pesquisa. O projeto estava sob pendência necessitando adequações e inclusão de documentos. O estudo se propõe a aprimorar uma mídia eletrônica já existente (vídeo) sobre alimentação do bebê com fissura labiopalatina (Pinto, 2011), a qual será avaliada por docentes e graduandos do curso de Fonoaudiologia da FOB, por meio de questionários e roteiros avaliativos. Segundo a pesquisadora responsável, o estudo se justifica pelo fato de que o vídeo já existente é muito longo para uso em ambiente ambulatorial havendo a necessidade de adaptação de seu conteúdo. O estudo envolverá a coleta direta e indireta de dados e a metodologia será composta de duas etapas. Na etapa 1 será realizada a análise do conteúdo do material existente pelas profissionais pertencentes à equipe de pesquisa do projeto que deverão pontuar os tópicos a serem modificados. Além das sugestões das profissionais, serão realizadas buscas por conteúdos atuais compreendendo a alimentação de bebês com fissura labiopalatina, a fim de complementar a mídia eletrônica com dados recentes da literatura em questão. A. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Rosana Prado de Oliveira - Integrante / Chrishinau Thays de Sales Silva - Integrante / Giédre Berretin Felix - Integrante / Haline Coracini Miguel - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    24. 2017-Atual. Funcoes cognitivas executivas e fatores de enfrentamento na qualidade de vida de individuos com fissura labiopalatina transforame
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Maria de Lourdes Merighi Tabaquim - Coordenador / Fabiana Ribas Ferreira - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    25. 2017-Atual. Extensao do velar e profundidade da nasofaringe em individuos com e sem disfuncao velofaringea apos o reparo primario da fissura transforame unilateral completa: um estudo comparativo
      Descrição: Emenda do Projeto de Pesquisa ?Extensão do velar e profundidade da nasofaringe em indivíduos com e sem disfunção velofaríngea após o reparo primário da fissura transforame unilateral completa: um estudo comparativo" (CAAE: 56916816.8.0000.5441). Os autores solicitam a inclusão, como um subprojeto desse projeto maior aprovado, uma pesquisa de Iniciação Científica que será conduzida pela graduanda em Fonoaudiologia, Thayse Benigna Dutra, orientada pela Profa Dra Jeniffer de Cássia Rillo Dutka e coorientada pela Pós-Doutoranda Maria Alícia Denegri e com participação da pesquisadora Gabriela Aparecida Prearo. O título desse subprojeto é ?Nasalidade de fala e extensão do véu palatino após palatoplastia primária em idades precoce e tardia?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante / Maria Alicia Denegri - Integrante / Thayse Benigna Dutra - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    26. 2016-2020. Acoes em telefonoaudiologia em centro craniofacial
      Descrição: O projeto de pesquisa com o título: "Ações em telefonoaudiologia em centro craniofacial" da pesquisadora responsável Jeniffer de Cássia Rillo Dutka e equipe de pesquisa composta pela graduanda Amanda Herrera Farha e Fonoaudióloga Dra Rosana Prado de Oliveira, é apresentado a esse Comitê para ser avaliado em seus aspectos éticos. A pesquisadora apresenta o seguinte resumo: "A telessaúde, se define pela disponibilidade de serviços à distância através da transferência de informações entre locais diferentes. Dentre as modalidades da Telessaúde há o destaque da Teleassistência, que tem a possibilidade de integrar os serviços oferecidos pelos centros de alta complexidade no gerenciamento das alterações de fala e da linguagem da população com Fissura Labiopalatina com os serviços de atenção básica à saúde. No escopo destas práticas, o site do HRAC https://hrac.usp.br/telessaude/) tem uma aba destinada ao contato com profissional de saúde que atendem pacientes do hospital. A aba é exclusivamente dedicada a profissionais da saúde que preenchem um formulário indicando o número de registro em órgão de classe profissional e podem entrar em contato com o HRAC enviando uma mensagem. Nenhuma forma de orientação para os profissionais ou mesmo pacientes envolvidos em ações em telessaúde, no entanto, foi implementada no site da instituição, e é sobre este aspecto que trata o presente trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Rosana Prado de Oliveira - Integrante / Amanda Herrera Farha - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    27. 2016-2019. Informatizacao dos resultados de fala do estudo clinico randomizado: Projeto Florida
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante / Elvio Gilberto da Silva - Integrante / Olívia Mesquita Vieira de Souza - Integrante / Fernanda Guarnieri Santana - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    28. 2016-2018. Cuidadores informais de criancas com fissura labiopalatina, disfagicas, em uso de sonda alimentadora: correlacao entre estresse, sobrecarga e qualidade de vida
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Armando dos Santos Trettene - Coordenador / Gesiane Cristina Bom - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    29. 2016-2018. Instrumento de rastreio do risco para alteracoes de fala em criancas com fissura labiopalatina
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Caroline Antonelli Mendes - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    30. 2016-2017. FONOTERAPIA INTENSIVA COM ENFOQUE NA HIPONASALIDADE DE FALA: ESTUDO DE CASO
      Descrição: Trata-se de um projeto de trabalho de conclusão de curso da aluna de graduação Sabrina Soares Donizette, sob a orientação e responsabilidade da Profa Dra Jeniffer de C R Dutka, com a colaboração da Profa Dra Andrea Cintra Lopes e da Dra Olivia Mesquita Vieira de Souza. Será realizado um estudo do caso de um paciente com 33 anos, fissura de labio e palato, onde será realizado o levantando dos dados da história clínica; identificação dos resultados da avaliação fonoaudiológica quanto aos aspectos de fala, antes e após o Programa de Fonoterapia Intensiva do Serviço de Prótese de Palato do HRAC/USP e descrição das estratégias terapêuticas implementadas para correção da hiponasalidade. Os dados serão inicialmente apresentados em formato descritivo constando da história do caso e intervenções previamente realizadas. Os achados das avaliações serão inseridos em planilhas excel de forma comparativa contrastando as mudanças observadas pré e pós fonoterapia. As estratégias implementadas durante o tratamento serão apresentadas em formato descritivo com ilustrações quando pertinente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Olivia Mesquita Vieira de Souza - Integrante / Andréa Cintra Lopes - Integrante / Sabrina Soares Donizette - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    31. 2016-2017. Individuos com fissura labiopalatina e suas alteracoes nasais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Thais de Oliveira - Integrante / Olívia Mesquita Vieira de Souza - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    32. 2016-2017. Protocolos de avaliacao da fala na fissura labiopalatina no Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Olívia Mesquita Vieira de Souza - Integrante / Bruna Oliveira Bunduki - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    33. 2016-Atual. ESTUDO CLINICO RANDOMIZADO - PROJETO FLORIDA (ECR-PF-EMENTA Fase 2): "FUNCAO VELOFARINGEA PARA A FALA E ESTUDO DO CRESCIMENTO DA FACE E DOS ARCOS DENTARIOS APOS A PALATOPLASTIA PRIMARIA"
      Descrição: "O objetivo principal do Estudo Clínico Randomizado, conhecido como Projeto Florida (ECR-PF), é comparar os resultados entre duas técnicas de palatoplastia usadas para corrigir a fissura labiopalatina (FLP) visando determinar se o método da zetaplastia de inversão dupla de Furlow (F)resulta em níveis diferentes de competência velofaríngea para a fala e de crescimento dos arcos dentários e estética facial quando comparados à palatoplastia de von Langenbeck modificada com veloplastia intravelar (VL). Todos os 475 pacientes que terminaram a fase 1 do projeto foram convidados para continuar na segunda fase do ECR-PF2 (fase conhecida como Projeto Florida 2 no HRAC/USP) a qual foi implementada no projeto ?Crescimento da Face e dos Arcos Dentários e Função Velofaríngea para a Fala após as Cirurgias de Lábio e Palato? (aprovado pelo CEP-HRAC 28/04/2004 Ofício no 060/2004 UEP-CEP; registrado na CONEP sob parecer no 2737/2004, processo no25000.139026/2004-18). Um total de 463 pacientes assinou o termo de consentimento. Os National Institutes of Health(NIH) do governo norte americano deu continuidade ao fomento do ECR-PF no período de 2004 a 2010 (NIH/NIDCR Grant RO1-DE10437, EUA),(WILLIAMS, 1994; (WILLIAMS, 2004; WILLIAMS et al., 2011).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Maria Inês PegoraroKrook - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    34. 2016-Atual. APLICACAO DA MINERACAO DE DADOS PARA APOIO A DESCOBERTA DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO DO ESTUDO CLINICO RANDOMIZADOPROJETO FLORIDA
      Descrição: Trata-se de um projeto com a finalidade de tese de doutorado de autoria do aluno Patrick Pedreira Silva, sob orientação da Profª Drª Jeniffer de Cássia Rillo Dutka. A proposta é desenvolver um sistema para compilação de dados em formato eletrônico possibilitando modernizar a sua análise, aplicando técnicas de mineração e, ao mesmo tempo, permitindo a continuidade à informatização dos achados clínicos coletados no HRAC/USP. As fontes de dados que farão parte do estudo são referentes ao Estudo Clínico Randomizado-Projeto Florida (ECR-PF) e serão disponibilizados a partir de acesso ao servidor do ECR-PF, com aprovação da investigadora principal do ECR no Brasil, Profa Dra Maria Inês Pegoraro-Krook e da coordenadora administrativa do projeto (orientadora deste trabalho) Profa Dra Jeniffer de Cássia Rillo Dutka. Os dados de interesse foram coletados no período de 1996 a 2017 a partir dos protocolos clínicos incluídos nos prontuários dos 475 pacientes que completaram a fase 1 do ECR. Segundo os pesquisadores, essas técnicas aplicadas aos dados do Projeto Florida podem contribuir, decisivamente, nos estudos clínicos ligados às fissuras labiopalatinas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Maria Inês Pegoraro-Krook - Integrante / Patrick Pedreira Silva - Coordenador.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    35. 2016-Atual. Classificacao da ressonancia a partir da analise conjunta dos valores de nasalancia em amostras de fala orais e nasais
      Descrição: Trata-se de um estudo com a finalidade de Pesquisa de Atualização, cuja proposta é estabelecer uma predição de diagnóstico clínico da hipernasalidade e da hiponasalidade baseados numa análise conjunta dos valores de nasalância de amostras de fala orais e nasais. Neste estudo, já aprovado por este CEP, as pesquisadoras utilizarão os resultados de nasalância já existentes no LAFO, os resultados das avaliações perceptivo-auditivas da nasalidade de fala registrados na ficha de avaliação nasométrica (parte do protocolo do LAFO) e a gravação em áudio de amostras de fala obtidas durante a avaliação nasométrica. Serão selecionados para este projeto um total de 400 exames de participantes do Projeto Florida já realizados e arquivados. O estudo será conduzido no Laboratório de Fonética Experimental do HRAC/USP (LAFO) envolvendo a parceria entre as Profas Dras Maria Inês Pegoraro-Krook e Jeniffer de Cássia Rillo Dutka da FOB-HRAC-USP com a Profa Dra Viviane Cristina de Castro Marino da UNESP de Marília. Atualmente as pesquisadoras reencaminharam o projeto ao CEP comunicando a inclusão de dois pesquisadores internacionais, o Dr.Tim Bressmann e a doutoranda Gillian DeBoer como equipe de pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Maria Inês Pegoraro-Krook - Integrante / Viviane Cristina de Castro Marino - Coordenador / Tim Bressmann - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    36. 2015-2019. Treinamento de Avaliadores para Identificacao da Hipernasalidade
      Descrição: Estudo prospectivo, que será realizado no Laboratório de Fonética Experimental do HRAC-USP e envolverá treinamento de avaliadores inexperientes e julgamento perceptivo auditivo de amostras de fala quanto à presença e grau de hipernasalidade. Participarão do estudo 20 avaliadores inexperientes, graduandos do curso de Fonoaudiologia da FOB-USP. O estudo envolverá a calibração de todos os avaliadores quanto à definição e escala de quatro pontos para identificação da hipernasalidade ausente, leve, moderada, grave) seguido do julgamento inicial de um conjunto de amostras de fala. Os avaliadores serão divididos em 4 grupos: Grupo P1 ? não realizará outro treinamento após a calibração; Grupo P2 ? terá acesso à amostras de referência durante os julgamentos apenas quando julgar necessário; Grupo P3 - terá acesso controlado às amostras de referência sempre que julgá-las; e Grupo P4 - terá acesso controlado às amostras de referência sempre que julgá-las e terá também o feedback imediato do julgamento correto assim que julgar cada amostra. Depois de completar os programas os avaliadores julgarão novamente o conjunto de amostras de fala. Os julgamentos serão repetidos uma semana e um mês após o treinamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Thais Alves Guerra - Coordenador / Viviane Cristina de Castro Marino - Integrante / Samara Silvino Machado - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    37. 2015-2017. Influencia do uso de amostras de referencia na avaliacao perceptivo-auditiva da fricativa faringea e plosiva faringea
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    38. 2015-2017. Base de dados da fonoterapia intensiva: organizacao e caracterizacao do material audio visual
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Olívia Mesquita Vieira de Souza - Integrante / Letícia Fabiano de Oliveira - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    39. 2015-2016. Fonoterapia Intensiva para Correcao de Disturbios de Fala Relacionados a Disfuncao Velofaringea
      Descrição: A fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação caracterizada pela descontinuidade das estruturas do lábio e/ou palato. A correção da fissura envolve o reparo cirúrgico do lábio e do palato no primeiro ano de vida. O resultado do tratamento cirúrgico pode ser mensurado a partir da avaliação da produção da fala e no crescimento da face e relação entre os arcos dentários. Com relação à produção de fala, mais especificamente, a presença de fistula, a disfunção velofaríngea (DVF), as alterações dento-oclusais e a disfunção tubária podem resultar em distúrbios da comunicação característicos na população com FLP. A fonoterapia é essencial para correção dos distúrbios de fala relacionados à FLP, particularmente na presença do uso de ponto articulatório atípico (articulação compensatória) e também quando existe alteração do funcionamento velofaríngeo para fala. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com uma paciente usuária de prótese de palato submetida a um programa de fonoterapia intensiva para correção de distúrbios de fala relacionados à FLP e DVF.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Maria Elisa Ponce Salles - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    40. 2014-2017. Estrategias terapeuticas para abordar a articulacao compensatoria durante tratamento de disturbios da fala relacionados a Fissura Labiopalatina e Disfuncao Velofaringea: Relato descritivo
      Descrição: Trata-se de projeto de iniciação de pesquisa que estava sob pendência aguardando adequações solicitadas por este CEP. De acordo com as autoras o projeto é continuidade do TCC(Estratégias terapêuticas para abordar o funcionamento velofaríngeo durante tratamento de distúrbios da fala relacionados à FLP e DVF: Relato descritivo), aprovado no CEP-HRAC e já concluído. O estudo envolverá uma revisão bibliográfica sobre o tema e entrevista semi-estruturada (sem uso de questionário específico) a respeito do tema em questão. A entrevista será aplicada em cinco fonoaudiólogas que participam do Programa de Fonoterapia Intensiva do Serviço de Prótese de Palato do HRAC, que responderão independentemente a pergunta sobre abordagem fonoterapêutica para tratamento da articulação compensatória relacionada à disfunção velofaríngea: ?Quais estratégias você usa durante o tratamento da articulação compensatória na fissura labiopalatina?? Será realizada gravação digital das respostas, usando-se um computador, com posterior transcrição dos dados coletados pelas pesquisadoras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Maria Inês PegoraroKrook - Integrante / Ana Caroline Zentil Polzin - Integrante / Laura Graziela Peruchi - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    41. 2014-2016. Evolucao da fonoterapia para tratamento do disturbio de fala na sindrome velocardiofacial
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Naiara Rodrigues Carlota do Nascimento - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    42. 2014-2016. Caracterizacao social e demografica de usuarios de protese de palato e recursos de apoio a reabilitacao
      Descrição: A prótese de palato com obturador faríngeo é uma alternativa para o tratamento físico da insuficiência velofaríngea e pode também ser usada como estratégia no tratamento funcional dos erros de aprendizagem do funcionamento velofaríngeo para fala. A prótese resulta da cooperação entre o fonoaudiólogo e o odontólogo e consiste num aparelho removível que possui uma extensão fixa posicionada na faringe, o bulbo, cuja função é atuar dinâmica e funcionalmente em interação com as paredes da faringe favorecendo o controle das pressões de ar oronasal e consequentemente permitindo a correção do distúrbio de fala decorrente da disfunção velofaríngea (DVF). A pesquisa tem como objetivo geral caracterizar e analisar o perfil clínico e sócio-demográfico de usuários de prótese de palato e os recursos de apoio em seus municípios de procedência. Entende-se que a partir do conhecimento da realidade social dos usuários e dos serviços de apoio à reabilitação, existentes nos municípios de origem, o processo de reabilitação será efetivado uma vez que se estabeleçam relações de parceria do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) com os recursos de apoio no município do paciente. O universo da pesquisa será constituído de 649 pacientes que foram encaminhados para tratamento da DVF no Serviço de Prótese de Palato do HRAC e que já tiveram suas próteses confeccionadas e adaptadas, isto é, se encontram prontos para que o processo de reabilitação da fala seja efetivado por meio de parcerias entre fonoaudiólogos do HRAC e das cidades de procedência dos pacientes que receberam as próteses. A tipologia da pesquisa será descritiva e a pesquisadora caracterizará o perfil clínico, demográfico e socioeconômico dos sujeitos, bem como identificará os recursos humanos e organizacionais de apoio à reabilitação existentes nos municípios de origem. Os conhecimentos quanto a correção dos distúrbios da comunicação serão adquiridos no decorrer desta pesquisa a partir de diálogos com a co-orientadora do projeto que é fonoaudióloga buscando-se ampliar a vivência multidisciplinar. A análise dos dados será orientada pelos objetivos e referenciais teóricos tendo como procedimento a classificação e a categorização do perfil mediante método estatístico descritivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Maria Inês Gandara Graciano - Coordenador / Talita Xavier Almeida Martins - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    43. 2014-2016. Fistula apos palatoplastia primaria de acordo com a Cirurgia Plastica e Fonaudiologia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Telma Vidoto de Souza-Brosco - Integrante / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante / Mahyara Francini Jacob - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    44. 2014-2016. Influencia do uso de amostras de referencia no julgamento perceptivo-auditivo da oclusiva glotal
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Diana Conceição da Rocha - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    45. 2014-2016. Desenvolvimento da fala no bebe com fissura labiopalatina: midia para estudantes de Fonoaudiologia
      Descrição: Objetivos: os objetivos deste estudo são o desenvolvimento de mídia eletrônica sobre o desenvolvimento da fala, enfocando a prevenção das articulações compensatórias em crianças de 0 a 3 anos com fissura labiopalatina; avaliação do material por fonoaudiólogos que atuam no tratamento da criança com FLP; e avaliação e comparação do entendimento de graduandos em fonoaudiologia antes e depois do acesso à mídia por graduandos do curso de Fonoaudiologia. Metodologia: a mídia eletrônica produzida será avaliada por fonoaudiólogos quanto ao conteúdo e elaboração da mídia eletrônica através do questionário EMORY, e por graduandos de Fonoaudiologia quanto ao conhecimento adquirido após acesso a mídia, por meio de um roteiro avaliativo. Forma de análise dos dados: Será usada estatística descritiva com indicação de porcentagem de respostas corretas aferidas pelos estudantes ao completarem o roteiro avaliativo após acesso a mídia eletrônica; e será calculado a porcentagem das respostas pelos Fonoaudiólogos segunda fórmula para cálculo dos resultados indicado pelo Questionário EMORY. A análise estatística quantitativa será feita através da comparação do entendimento dos alunos antes e depois do acesso à mídia aplicando-se o teste de McNemar (p0.05). Palavras-chave: fissura palatina, fala, cuidadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / MAXIMINO, Luciana Paula - Integrante / Ana Paula Carvalho Corrêa - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    46. 2014-2015. Telessaude na fonoaudiologia: uma forma de diminuir fronteiras geograficas
      Descrição: A Teleassistência é uma ferramenta da Telessaúde que utiliza da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para promover e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de saúde para a população, especialmente quando a distância geográfica é um fator crítico. Esta revisão integrativa visa realizar um levantamento dos trabalhos científicos sobre a temática Teleassistência na Fonoaudiologia, indicando os benefícios e intercorrências apontadas pelos autores e identificadas pela pesquisadora, aplicando-os ao uso da telessaúde no contexto do gerenciamento das anomalias craniofaciais. Para isso, foram investigados trabalhos nas bases de dados LILACS, Bireme/Dedalus, Google Acadêmico, Anais, livros e demais sites que abordaram a temática em questão, estes foram sumarizados de acordo com os seguintes subtópicos telessaúde no Brasil e teleassistência na fonoaudiologia. Daqueles abordando especificamente a temática Teleassistência na Fonoaudiologia, 29 foram, de um total de 37 trabalhos, descartados devido aos critérios de exclusão sendo incluídos 8 para análise neste estudo. Os benefícios e intercorrências reportados foram agrupados em tabela e quadro, incluído também comentários textuais buscando correlacionar os achados com as necessidades da área da fissura labiopalatina. Nessa perspectiva sugere-se que o uso das ferramentas da telessaúde no gerenciamento das anomalias craniofaciais possibilita: compartilhar e ampliar conhecimentos relacionados à FLP com equipes de saúde na atenção básica; ampliar acesso aos serviços especializados viabilizando as teleparcerias entre serviços de saúde como a Rede Universitária de Telemedicina; acessar Segunda Opinião Formativa para sanar dúvidas de tópicos do gerenciamento da FLP; capacitar fonoaudiólogos das cidades de procedência; oferecer serviços de saúde envolvendo teleconsultas e telemonitorias de forma a promover e prevenir comorbidades favorecendo o acompanhamento pré e pós-cirurgias e possibilitando tratamento fonoterapêutico especializado; promover integração entre profissionais da cidade de procedência e àqueles vinculados aos serviços de alta complexidade. Quanto à intercorrências apontadas, estas abrangeram aspectos relacionados à qualidade da banda larga do serviço de internet para permitir os acessos, pouca disponibilidade de recursos tecnológicos, necessidade de motivar e capacitar os profissionais da saúde quanto às possibilidades oferecidas pela telessaúde, e rejeição quanto à mudança do modelo de interação presencial para virtual entre profissionais e pacientes. As intercorrências mencionadas nos artigos estudados foram solucionadas por meio de ações que permitiram que o serviço de saúde fosse oferecido por meio da modalidade de telessaúde. Sugere-se que a Teleassistência oferece benefícios para o gerenciamento das anomalias craniofaciais, permitindo a oferta de serviços de saúde não presenciais para os usuários do SUS e favorecendo a otimização de parcerias entre os serviços de alta complexidade e de atenção básica. Neste sentido teleassistência e teleducação são vias para a descentralização dos serviços de saúde especializados e permitem diminuir fronteiras geográficas ampliando o acesso dos usuários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Costa, Tarcila da Lima - Integrante / Maria Daniela Borro Pinto - Integrante / Daniela da Cruz Silva - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    47. 2013-2017. Articulacoes compensatorias em pacientes com fissura labiopalatina pre e pos fonoterapia intensiva
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Maria Inês PegoraroKrook - Coordenador / Laura Katarine Félix de Andrade - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    48. 2013-2015. Profundidade da nasofaringe, extensao e espessura do palato mole em brasileiros com diferentes padroes faciais e sem anomalias craniofaciais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / ADNA MARESSA PEREIRA AMARAL - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    49. 2013-2015. Perfil dos pacientes com Fissura Labiopalatina do Estado de Rondonia: uma analise visando propostas de teleparceria
      Descrição: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi de descrever o perfil biossocial e os achados fonoaudiológicos dos pacientes de Rondônia em tatamento no HRAC. O estudo foi realizado através da análise dos dados de 568 prontuários de pacientes matriculados no hospital que residem no estado de Rondônia, para um levantamento dos achados da avaliação fonoarticulatória e da avaliação audiológica (fala e audição). Em uma planilha foram incluídas as seguintes informações: RG no HRAC, Cidade de Procedência, Data de Nascimento, Idade Atual, Tipo de Fissura, Data do Último Retorno ao HRAC, Dados da Avaliação Fonoarticulatória e Dados da Avaliação Audiológica. Os dados levantados na avaliação fonoarticulatória indicam que XX% dos pacientes estão em Alta, XX% Alta Circunstancial, Encaminhamento para Fonoterapia, Solicitação de Retorno ao Setor de Fonoaudiologia, outro. Os dados da avaliação audiológica indicam que: Alta, Alta Circunstancial, Encaminhamento para ORL, Solicitação de Retorno ao Setor de Audiologia, outro). Considerando que o HRAC hoje tem 593 pacientes com Fissura Labiopalatina em tratamento provenientes de municípios do estado de Rondônia, e considerando que a FOB mantém um programa de extensão no município de Monte Negro (RO) propõe-se uma parceria entre HRAC e FOB buscando-se otimizar as inicitivas em saúde já implementadas em Ronbdônia por meio do Programa FOB-USP em Rondônia. A parceria poderá envolver tanto práticas presenciais realizadas durante as expedições do programa quanto práticas por modalidade de telessaúde abrangendo ações de prevenção, diagnóstico e intervenção nos distúrbios da comunicação buscando-se otimizar o gerenciamento de anomalias craniofaciais na população em questão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Gabriela Aparecida Prearo - Integrante / Magali de Lourdes Caldana - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    50. 2012-2017. Fistula de palato apos reparo da fissura labiopalatina em um estudo clinico randomizado
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Telma Vidoto de Souza-Brosco - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    51. 2012-2016. Cuidado em Saude e Arte na Perspectiva de Estudantes de Fonoaudiologia
      Descrição: No âmbito das investigações a respeito de Cuidado em Saúde, a Arte tem sido investigada como potencial meio de humanização das práticas de cuidado, assim como instrumento para promover experiências sensíveis aos futuros profissionais do cuidado. Objetivo: O Objetivo deste trabalho é investigar e discutir a perspectiva de estudantes de fonoaudiologia a respeito de Cuidado em Saúde, a partir da experiência de atividades de Arte oferecidas durante seu processo de formação para o cuidado à pessoa com fissura labiopalatina. Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1)Identificar manifestações que apresentem a concepção de Cuidado em Saúde de estudantes de fonoaudiologia, antes e depois de atividades de Arte; 2)Identificar manifestações que apresentem reflexões sobre os temas: Processos de autoconhecimento como profissional de saúde; O cuidado em saúde como Arte e A Arte como cuidado em saúde; 3)Comparar analiticamente, com base no referencial teórico, os achados relativos a antes e depois da participação nas atividades de Arte oferecidas no Programa de Fonoterapia Intensiva. Metodologia: O estudo de características qualitativas, com abordagem retrospectiva tem como objeto de pesquisa manifestações registradas durante a ocorrência do Programa de Fonoterapia Intensiva (PFI) do Serviço de Prótese de Palato. A fim de armazenar e organizar os registros será criado um banco de dados das atividades de Arte oferecidas durante o PFI, o qual será acessado para levantamento dos dados retrospectivos. Análise dos Dados: Uma vez identificados os registros que pertençam ao tema do estudo, os mesmos serão categorizados de acordo com a presença de reflexões sobre: processos de Autoconhecimento, sobre o Cuidado em Saúde como Arte, e sobre Arte como Cuidado em Saúde. Essa classificação também será apresentada de forma descritiva para os momentos antes e depois das atividades de Arte. Para comparar-se os registros antes e depois da participação no Programa de Fonoterapia Intensiva será realizada uma análise qualitativa dos achados com apresentação dos resultados comentados com base em pesquisas bibliográficas usando-se os seguintes descritores: Arte e Formação em fonoaudiologia; Arte na Formação dos profissionais de saúde; Arte e Educação, Arte e Ensino, Arte e Cuidado em Saúde. A partir destas pesquisas serão elaboradas categorias para analisar o que foi produzido de dados de pesquisa nos registros citados. A partir das categorias estipuladas, os resultados serão comparados observando-se as modificações nos discursos no decorrer das vivências de Arte. Resultados esperados: Espera-se que sejam evidenciadas modificações qualitativas na perspectiva de estudantes de fonoaudiologia a respeito de Cuidado em Saúde, incluindo sua percepção de Arte como Cuidado e Cuidado como Arte, assim como sejam suscitados processos de reflexão e autoconhecimento no âmbito profissional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Costa, Tarcila da Lima - Coordenador.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    52. 2012-2016. Resultados da fonoterapia intensiva para correcao da oclusiva glotal e fricativa faringea na fissura labiopalatina
      Descrição: Este estudo observacional foi conduzido utilizando amostra de conveniência envolvendo consulta em relatórios de atendimentos e prontuários de 67 pacientes da base de dados de pacientes que realizaram fonoterapia intensiva no Serviço de Prótese de Palato (SPP) do HRAC entre 2003 e 2015. A descrição da história da FI no SPP envolveu a consulta à anotações de prontuário de pacientes e ao relato de profissionais que já trabalharam no serviço. A comparação de dados antes de depois do PFI, particularmente, envolveu o levantamento das AC registradas no quadro de inventário consonantal, obtidos nos períodos pré e pós FI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Integrante / Maria Daniela Borro Pinto - Coordenador. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    53. 2012-2015. Portal dos bebes e os primeiros cuidados do bebe com fissura labiopalatina: alimentacao, audicao e fala
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Isabela Alves de Quadros - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    54. 2012-2014. Identificacao de fricativa faringea por graduandos de fonoaudiologia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Brígida Luisa Rodrigues - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    55. 2012-2014. Entendimento de pais sobre a velofaringe e a palatoplastia primaria com e sem o uso de material educativo
      Descrição: Introdução: A correção da fissura na maioria dos centros ao redor do mundo é realizada no primeiro ano de vida do bebê envolvendo procedimentos cirúrgicos para correção do lábio e do palato, sendo o HRAC o mais antigo e maior serviço do país. Para que a estes e demais procedimentos indicados pela equipe reabilitadora, tenham os melhores resultados possíveis é importante que exista um entendimento do protocolo de tratamento por parte dos pais e cuidadores de forma que todos otimizem esforços para que o bebê chegue ao hospital em condições clínico-laboratoriais para realizar cirurgias no tempo previsto. Fornecer informações claras e compreensíveis para pais e cuidadores é essencial para a adesão ao tratamento proposto. Portanto, este trabalho tem como objetivo comparar o entendimento de pais coordenadores antes e depois de assistirem a um material sobre palatoplastia primária, velofaringe e cuidados necessários com atenção básica a saúde no bebê com fissura labiopalatina (Material desenvolvido por Costa, 2012). Métodos: Numa parceria com a equipe do Serviço Social serão incluídos neste estudo os primeiros 20 pais coordenadores que visitarem o HRAC durante o período de coleta de dados e aceitarem participar do estudo e no caso de aceite dos mesmos será solicitada a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Usando um computador a investigadora aplicará, individualmente, o roteiro avaliativo proposto por Costa (2012) e em seguida o participante assistirá ao material também usando o computador e acompanhado da investigadora novamente será convidado a responder ao roteiro avaliativo. Apresentação e Forma de Análise dos Dados: O impacto do material multimídia no conhecimento dos pais cuidadores será avaliado por meio da comparação da porcentagem de respostas corretas antes dos mesmos assistirem ao material com as porcentagens corretas depois do acesso ao material. O teste Qui-Quadrado será usado para testar a hipótese de que o material resultará num aumento significativo das respostas corretas (p0,005). Propõe-se que o material terá um impacto no conhecimento dos pais e, portanto, a porcentagem de respostas corretas após o material será significativamente maior do que antes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Mayara Fernandes Prata - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    56. 2012-2014. Nasalancia na presenca e ausencia da fricativa faringea
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Thais Alves Guerra - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    57. 2012-2014. Identificacao do golpe de glote por graduandos de fonoaudiologia
      Descrição: INTRODUÇÃO: Entre as alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea, o uso de pontos articulatórios atípicos, como a articulação compensatória, é uma das alterações articulatórias mais frequentes em pacientes com história de fissura labiopalatina. Uma das compensações articulatórias mais comuns nos falantes com fissura labiopalatina/palatina é o golpe de glote. Este trabalho, tem o objetivo de estabelecer e comparar a porcentagem de identificação da presença do golpe de glote (GG) num grupo de estudantes de graduação de Fonoaudiologia antes e depois dos mesmo cursarem uma disciplina sobre fissura labiopalatina. MÉTODOS: Este estudo retrospectivo envolverá o levantamento de dados quanto à identificação correta do GG conforme abordado durante a disciplina Fissura Labiopalatina (BAF0248) ministrada aos alunos do terceiro ano do curso de Fonoaudiologia da Faculdade e Odontologia de Bauru. Inicialmente a investigadora obterá um relato, por meio de uma entrevista informal com as professoras responsáveis pela disciplina, sobre como o conteúdo específico oferecido sobre a identificação das ACs, conforme realizado durante a disciplina. As professoras serão indagadas quanto: a carga horária total da disciplina, a carga horária estimada dedicada ao ensino da AC dentro da disciplina, as estratégias usadas para o treino da identificação das produções atípicas, o método usado pelas professoras para avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de identificar a presença do GG, e os resultados da avaliação conduzida pelas professoras para documentar as porcentagens de identificação correta da presença do GG antes e depois dos alunos cursarem a disciplina. Num segundo momento a investigadora terá acesso aos dados coletados pelas professoras, conforme informado pelas mesmas, antes e depois do treinamento da identificação do GG conforme oferecido no curso. APRESENTAÇÃO E FORMA DE ANÁLISE DOS DADOS: Os achados quanto ao conteúdo e quanto às estratégias usadas para o treino das habilidades de identificação do GG conforme abordado na disciplina de Fissura Labiopalatina serão descritos em formato de texto com as ilustrações dos materiais conforme obtido com as responsáveis pelo curso. Os resultados da avaliação conduzida pelas professoras para documentar as mudanças na habilidade de identificar o GG, serão apresentados em porcentagem de acertos com gráficos e tabelas comparando os achados antes e depois dos alunos cursarem a disciplina. O teste de Qui-quadrado será usado para comparar as porcentagens de identificação correta nas duas condições sendo que a hipótese de que a a identificação correta do GG antes da disciplina será significativamente menor do que a a identificação correta do GG depois da disciplina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Tainá Rodrigues das Chagas - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    58. 2012-2013. Indicadores clinicos da sindrome velocardiofacial
      Descrição: INTRODUÇÃO: Considerando a prevalência da síndrome velocardiofacial (SVCF) nos pacientes com fissura labiopalatina, sua alta prevalência na população humana (1:2000), e ainda a ocorrência de comprometimento severa da fala em decorrência da hipernasalidade grave e uso de articulações compensatórias propõe-se este estudo com os objetivos de identificar indicadores clínicos da SVCF a partir das avaliações realizadas pelos fonoaudiólogos no HRAC-USP. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Caracterizar a população de pacientes com SVCF do HRAC com relação ao número de pacientes que tiveram confirmação da síndrome a partir de teste molecular; 2) Caracterizar a população de pacientes com SVCF do HRAC com relação aos sinais clínicos sugestivos da SVCF relatados no prontuário do paciente; 3) Identificar os sinais clínicos indicadores da SVCF que foram relatados consistentemente nos prontuários dos pacientes que tiveram a deleção do 22q.11 confirmada por teste molecular; 4) Comparar a ocorrência da fissura de palato aparente, fissura submucosa ou DVF sem fissura aparente ou submucosa clássica na população com deleção confirmada com teste molecular e na população com suspeita de síndrome COM e SEM teste molecular. MATERIAL E MÉTODO: Este estudo envolveu análise de prontuário e consultas ao Serviço de Informática Hospitalar do HRAC (SIH-HRAC) e ao Serviço de Sindromologia. Uma vez aprovado pelo CEP-HRAC a aluna entrou em contato o SIH-HRAC para obtenção de uma lista atualizada de pacientes com SVCF. Os profissionais do SIH foram questionados sobre como o hospital cadastra as informações relacionadas à presença da síndrome ou suspeita da mesma. Uma segunda consulta foi conduzida com o Serviço de Sindromologia para o levantamento de lista de pacientes com SVCF mantida pelo serviço. Os profissionais do Serviço de Sindromologia foram questionados sobre os procedimentos para encaminhamento para realização do teste molecular para confirmação da deleção e sobre a lista de pacientes com deleção confirmada pelo teste. Uma vez identificados os pacientes com teste confirmando a deleção e com suspeita da SVCF os prontuários foram estudados buscando-se a identificação de sinais sugestivos da SVCF. Para análise dos prontuários foi elaborada uma tabela de levantamento de dados e estes quando obtidos foram inseridos em tabela Excel. Os pacientes foram agrupados de acordo com a realização do teste molecular (Grupo1: COM Teste e Grupo2: SEM teste) e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva com a identificação da porcentagem de ocorrência dos achados observados. Os achados com maior ocorrência foram observados e sugeridos como INDICADORES da presença da SVCF.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Sarah Alvarenga Bernardi - Integrante. Financiador(es): Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    59. 2011-2014. Viscosidade e volume do alimento apos contraste de bario durante exame videofluoroscopico
      Descrição: A videofluoroscopia da deglutição (VDF) é um exame considerado padrão ouro como método de avaliação da deglutição que requer que o paciente ingira o contraste de Bário em diferentes consistências para que as fases oral e faríngea sejam avaliadas com maior efetividade. Na prática clínica observa-se de forma empírica uma diferença entre a viscosidade de alimentos espessados para VFD com e sem contraste de Bário. Os objetivos desse estudo foram: 1) padronizar a quantidade de espessante para espessar a fórmula infantil nas consistências néctar (N), mel (M) e pudim (P), nas temperaturas ambiente (T1) a acima de 40ºC); 2) comparar os valores médios das viscosidades com as sete marcas dos espessantes (E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7) nas temperaturas T1 e T2; 3) identificar a quantidade mínima de contraste de bário a ser acrescentado à fórmula infantil para boa resolução na videofluoroscopia (50%, 25% e 12,5%); e 4) elaborar um manual de preparo de alimento para VFD nas diferentes consistências (N, M, P) com contraste de Bário. Copos de 200ml de leite foram preparados nas três consistências com sete espessantes. A viscosidade média foi verificada com viscosímetro nas temperaturas ambiente e acima de 40ºC, e após acrescentar o contraste de Bário em diluições a 50%, 25% e 12,5%. Os preparados foram expostos à fluoroscopia para obtenção de imagens que foram avaliadas quanto à visualização do preparado nas diferentes consistências, diluições e espessantes. Os resultados revelaram que a padronização da quantidade de espessante a ser acrescentado à fórmula infantil para obtenção das consistências néctar, mel e pudim, nas temperaturas testadas, variou com o tipo de espessante, sugerindo a importância de um manual com orientações para manipulação correta. Os valores de viscosidade diminuíram com o aumento da temperatura, porém foram mantidos dentro do intervalo proposto pela ADA (2002) para classificação das consistências néctar, mel e pudim. Nas consistências néctar e pudim o acréscimo de Bário resultou em mudança significativa da viscosidade para mel. Não houve mudança na qualidade das imagens entre as diluições de Bário à 50% e 25%. Os achados sugerem a importância da padronização do preparado para o videodeglutograma em relação à viscosidade e diluição do Bário visando garantir a reprodutibilidade do exame, prevenir falhas diagnósticas e otimizar as orientações para modificações da dieta na clínica craniofacial. Um manual foi elaborado para orientação da padronização dos sete espessantes, nas três consistências e nas temperaturas testadas, bem como a sugestão de diluição do contraste de Bário no intervalo de 25% e 50%.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Camila Ribeiro Gomide Queiroz - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    60. 2011-2014. Padronizacao do contraste de Bario nas preparacoes para videofluoroscopia em bebes com disfagia
      Descrição: A videofluoroscopia da deglutição (VDF) é um exame considerado padrão ouro como método de avaliação da deglutição que requer que o paciente ingira o contraste de Bário em diferentes consistências para que as fases oral e faríngea sejam avaliadas com maior efetividade. Na prática clínica observa-se de forma empírica uma diferença entre a viscosidade de alimentos espessados para VFD com e sem contraste de Bário. Os objetivos desse estudo foram: 1) padronizar a quantidade de espessante para espessar a fórmula infantil nas consistências néctar (N), mel (M) e pudim (P), nas temperaturas ambiente (T1) a acima de 40ºC); 2) comparar os valores médios das viscosidades com as sete marcas dos espessantes (E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7) nas temperaturas T1 e T2; 3) identificar a quantidade mínima de contraste de bário a ser acrescentado à fórmula infantil para boa resolução na videofluoroscopia (50%, 25% e 12,5%); e 4) elaborar um manual de preparo de alimento para VFD nas diferentes consistências (N, M, P) com contraste de Bário. Copos de 200ml de leite foram preparados nas três consistências com sete espessantes. A viscosidade média foi verificada com viscosímetro nas temperaturas ambiente e acima de 40ºC, e após acrescentar o contraste de Bário em diluições a 50%, 25% e 12,5%. Os preparados foram expostos à fluoroscopia para obtenção de imagens que foram avaliadas quanto à visualização do preparado nas diferentes consistências, diluições e espessantes. Os resultados revelaram que a padronização da quantidade de espessante a ser acrescentado à fórmula infantil para obtenção das consistências néctar, mel e pudim, nas temperaturas testadas, variou com o tipo de espessante, sugerindo a importância de um manual com orientações para manipulação correta. Os valores de viscosidade diminuíram com o aumento da temperatura, porém foram mantidos dentro do intervalo proposto pela ADA (2002) para classificação das consistências néctar, mel e pudim. Nas consistências néctar e pudim o acréscimo de Bário resultou em mudança significativa da viscosidade para mel. Não houve mudança na qualidade das imagens entre as diluições de Bário à 50% e 25%. Os achados sugerem a importância da padronização do preparado para o videodeglutograma em relação à viscosidade e diluição do Bário visando garantir a reprodutibilidade do exame, prevenir falhas diagnósticas e otimizar as orientações para modificações da dieta na clínica craniofacial. Um manual foi elaborado para orientação da padronização dos sete espessantes, nas três consistências e nas temperaturas testadas, bem como a sugestão de diluição do contraste de Bário no intervalo de 25% e 50%.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Camila Ribeiro Gomide Queiroz - Integrante.
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.
    61. 2010-2013. Relacao entre Nasalancia e Articulacao Compensatoria
      Descrição: Objetivo: Este estudo obteve medidas de nasalância durante a produção de articulação compensatória (AC), ecomparou a nasalância entre grupos com e sem hipernasalidade e com e sem AC. Métodos: As amostras de fala foram obtidas a partir de 43 indivíduos com e sem disfunção velofaríngea durante a repetição de 20 frases originando um total de 860 gravações e respectivos valores nasométricos.. Foram excluídas 143 gravações devido à baixa qualidade e as 717 amostras restantes foram avaliadas por três fonoaudiólogos, de forma independente, quanto a presença ou ausência de hipernasalidade e AC. As 553 amostras julgadas com 100% de concordância entre as fonoaudiólogas foram agrupadas de acordo com o julgamento perceptivo-auditivo: Grupo 1 (G1) - amostras sem hipernasalidade e sem AC (n = 191); Grupo - 2 (G2) - amostras com hipernasalidade e sem AC (n = 288); Grupo - 3 (G3) - amostras com hipernasalidade e com fricativa faríngea (n = 33); Grupo - 4 (G4) - amostras com hipernasalidade e com oclusiva glotal (n = 41). Resultados: ANOVA revelou medidas de nasalância significativamente maiores para G2, G3 e G4 (p 0,0001) quando comparado ao G1. O uso de fricativa faríngea (G3), particularmente durante /f/ (p = 0,0018) e /s/ (p = 0,0017) resultou em valores de nasalância significativamente maiores que os valores encontrados para G2. Conclusão: Valores de nasalância significativamente mais elevados foram encontrados durante produção de fricativa faríngea.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeniffer de Cássia Rillo Dutka - Coordenador / Ariany Fernanda Garcia - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. XXVI - COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru.Treinamento para identificação da hipernasalidade na fissura labiopalatina (FLP). 2019. (Oficina).
    2. XXVI - COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru.Treinamento para identificação das produções articulatórias atípicas na fissura labiopalatina (FLP). 2019. (Oficina).
    3. XXVI - COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru.Estratégias terapêuticas para correção do distúrbio da fala na FLP. 2019. (Oficina).
    4. XXV - COFAB - Congresso Fonoaudiológico em Bauru. Treinamento de profissionais da saúde para identificação da hipernasalidade. 2018. (Congresso).
    5. V Jornada de Fonoaudiologia da FMRP-USP.Gerenciamento das alterações da comunicação e alimentação na fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea. 2015. (Outra).
    6. XV Encontro Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina e/ou Deficiência Auditiva e XI Encontro da Rede PROFIS.A reabilitação das pessoas com fissura labiopalatina e deficiência auditiva: desafios atuais do HRAC-USP. 2015. (Encontro).
    7. 12th International Congress on Cleft Lip/Palate and Related Craniofacial Anomalies. Intensive therapy, teleassistance, and telemonitoring as alternatives to prevention and behavioral treatment of speech disorders in children with cleft palate. 2013. (Congresso).
    8. 12th International Congress on Cleft Lip/Palate and Related Craniofacial Anomalies. Task Force 05: Beyond Eurocleft. 2013. (Congresso).
    9. 12th International Congress on Cleft Lip/Palate and Related Craniofacial Anomalies. 2013. (Congresso).
    10. XX Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Giedre Berretin Felix (JOFA).Traducao consecutiva do minicurso Terapia dde Fala. 2013. (Outra).
    11. XX Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Giedre Berretin Felix (JOFA).Traducao consecutiva do minicurso Eletroestimulacao Neuromuscular na Terapia de Voz. 2013. (Outra).
    12. XX Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Giedre Berretin Felix (JOFA).Traducao consecutiva do curso Terapia de Disfagia no Seculo 21. 2013. (Outra).
    13. 68th Annual Meeting & Pre-Conference Symposia American Cleft Palate-Craniofacial Association. Velopharyngeal Function With and Without Pharyngeal Obturator in Cleft Palate Patients. 2011. (Congresso).
    14. 68th Annual Meeting & Pre-Conference Symposia American Cleft Palate-Craniofacial Association. Facial Growth and Esthetics Outcome of a Clinical Trial for Management of UCLP. 2011. (Congresso).
    15. 68th Annual Meeting & Pre-Conference Symposia American Cleft Palate-Craniofacial Association.. Comparison of Auditory to Visual-Auditory Ratings of /s/ Distortions in Cleft Palate Speech.. 2011. (Congresso).
    16. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA).O IMPACTO DA PRÓTESE DE PALATO NO JULGAMENTO DA FALA NA FISSURA PALATINA. 2011. (Encontro).
    17. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA).FONOTERAPIA E OBTURAÇÃO FARÍNGEA NO TRATAMENTO DE FALA NAS FISSURAS LABIOPALATINA. 2011. (Encontro).
    18. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA).AVALIAÇÃO PERCEPTIVOAUDITIVA DA FALA NAS FISSURAS PALATINAS: REVISÃO DE LITERATURA. 2011. (Encontro).
    19. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA).OCORRÊNCIA DO CECEIO PRODUZIDO POR PRÉ-ESCOLARES. 2011. (Encontro).
    20. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA).ASSOCIAÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO AO OBTURADOR FARÍNGEO NA DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA. 2011. (Encontro).
    21. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA).ARTICULAÇÔES COMPENSATÓRIAS PRÉ E PÓS PALATOPLASTIA PRIMÁRIA. 2011. (Encontro).
    22. XVIII Jornada Fonoaudiológica ? Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook (JOFA),.ALIMENTANDO UM BEBÊ COM FISSURA DE LÁBIO, FACE E PALATO: ESTUDO DE CASO. 2011. (Encontro).
    23. 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. QUEIXAS RESPIRATÓRIAS DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE RETALHO FARÍNGEO.. 2010. (Congresso).
    24. 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. RELAçãO ENTRE A LARGURA DO ARCO DENTáRIO E PRODUçãO DO FONE /?/ EM INDIVíDUOS COM FISSURA LABIOPALATINA. 2010. (Congresso).
    25. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.. Funcionamento do mecanismo velofaríngeo com e sem obturador faríngeo após palatoplastia primária. 2010. (Congresso).
    26. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP). DEPTH OF NASOPHARYNX AND LENGTH OF VELUM FOR A GROUP OF INDIVIDUALS. 2010. (Congresso).
    27. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP). VELOPHARYNGEAL ACTIVITY AFTER USE OF SPEECH BULB IN CLEFT PALATE. 2010. (Congresso).
    28. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP),. LISTENERS?IDENTIFICATION OF TARGET SOUNDS IN CLEFT PALATE SPEECH. 2010. (Congresso).
    29. XVII Jornada Fonoaudiológica Profa. Dra. Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, 2010.Tamanho do véu e profundidade da nasofaringe em indívíduos com disfunção velofaríngea. 2010. (Encontro).
    30. XVII Jornada Fonoaudiológica Profa. Dra. Dionísia Aparecida Cusin Lamônica..Teleassistência fonoaudiológica em fissura labiopalatina e o tratamento das alterações de fala. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. de Cassia Rillo Dutka, Jeniffer. Membro da Comissão Científica do 47° Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas do HRAC-USP. 2014. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:37