Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rodrigo Brasil Choueri

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em European Joint Master Water and Coastal Management - Universidade do Algarve - Universidad de Cádiz (2006), e doutorado europeu em Ciencias del Mar - Universidad de Cadiz (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicidade de sedimentos, contaminação de sedimentos, testes de toxicidade, contaminação, avaliação de risco ecológico, avaliação integrada da qualidade ambiental. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0408418557980214 (16/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências do Mar. Avenida Almirante Saldanha da Gama, 89 Ponta da Praia 11030400 - Santos, SP - Brasil Telefone: (13) 35235094 URL da Homepage: https://www.imar.unifesp.br/v2/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. Avaliacao do impacto e monitoramento ecotoxicologico e quimico de hidrocarbonetos de petroleo em areas recifais e rios impactados pelo aporte de petroleo emulsificado no litoral Pernambucano
      Descrição: Integrantes: Ítalo Braga de Castro - Coordenador / CHOUERI, RODRIGO BRASIL - Integrante / ZANARDI-LAMARDO, ELIETE - Integrante / Márcia Caruso Bícego - Integrante / Lilia Pereira Souza-Santos - Integrante / Paulo Sérgio Martins de Carvalho - Integrante / Igor Dias Medeiros - Integrante / Beatrice Padovani Ferreira - Integrante / Marisa Narciso Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Márcia Caruso Bícego - Integrante / Igor Dias Medeiros - Integrante / Denis Moledo de Souza Abessa - Integrante / Lília Pereira de Souza Santos - Integrante / Paulo Sérgio Martins de Carvalho - Integrante / Ítalo Braga de Castro - Coordenador / Eliete Zanardi-Lamardo - Integrante / Beatrice Padovani Ferreira - Integrante / Marisa Narciso Fernandes - Integrante.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    2. 2017-Atual. Avaliacao ecotoxicologica de sedimentos contaminados em cenarios futuros de acidificacao e aquecimento do meio marinho
      Descrição: O objetivo do estudo é avaliar respostas em organismos marinhos e estuarinos tropicais, abordando diferentes níveis de complexidade biológica (bioquímico, celular, individual, populacional e de comunidades), frente à contaminação química no sedimento e um cenário de aquecimento e acidificação induzida por aumento da concentração de CO2 no meio marinho previsto para o ano 2100. A hipótese de trabalho é que o aumento da temperatura e a acidificação de águas costeiras modificará a toxicidade de misturas de metais, assim como de uma mistura de HPAs, devido a alterações tanto na fisiologia dos organismos como nas interações físicas e químicas destes contaminantes que afetarão sua biodisponibilidade. Os organismos-teste serão expostos a sedimentos fortificados em laboratório com uma mistura de metais (Cu, Pb, Zn e Hg) ou HPAs (Benzo[a]Pireno e Acenafteno) e respectivos controles negativos, em combinações de duas temperaturas (26°C e 28°C) e dois níveis de pH (8.1 e 7.6). A acidificação será realizada através da injeção controlada de CO2 gasoso puro no meio experimental. As respostas biológicas avaliadas serão em diferentes níveis de organização biológica: (i) nível sub-individual, empregando Mytella charruana (atividade das enzimas CYP450, GST, GPx, AChE, e níveis de GSH, LPO e danos em DNA); (ii) nível individual/populacional utilizando Echinometra lucunter (avaliação do desenvolvimento embrio-larval); e (iii) nível de comunidades (avaliação da estrutura de comunidades de meiofauna bentônica). Existe a expectativa na sociedade de que a comunidade científica seja capaz de fornecer conhecimento sobre como lidar com as grandes questões ambientais contemporâneas. Considerando os prováveis cenários futuros de aquecimento e acidificação do meio marinho, e o amplamente conhecido panorama de contaminação química dos sedimentos marinhos ao qual estão sujeitas as zonas costeiras, é premente que se traga à luz informação sobre o risco ambiental em cenários de múltiplos estressores envolvendo contaminação, aquecimento e acidificação do meio marinho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Coordenador / Augusto Cesar - Integrante / Angel T. Del Valls - Integrante / Ronaldo J. Torres - Integrante / Denis Moledo de Souza Abessa - Integrante / Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Ítalo Braga de Castro - Integrante / Fabiane Gallucci - Integrante / Rui Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    3. 2015-Atual. Estabelecimento de Valores de Referencia sitio-especificos p/ contaminantes em sedimentos estuarino
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Denis M. S. Abessa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    4. 2014-2017. Estudo ecotoxicologico de micropoluentes utilizados em sistemas anti-incrustantes
      Descrição: Descrição: Tintas utilizando biocidas como princípio ativo têm sido amplamente utilizadas no mundo visando proteger estruturas submersas e embarcações. No entanto, tais substâncias acabam sendo liberadas no ambiente, a partir das superfícies que receberam pintura, e podem causar efeitos tóxicos e riscos sobre a biota não alvo presente em ambientes com maior movimentação de embarcações. O presente projeto visa realizar uma avaliação ecotoxicológica de três princípios ativos usados em tintas anti-incrustantes, a saber: clorotalonil, diclorofluanida e TBT, considerando organismos de diversas regiões do litoral brasileiro e laboratórios integrantes da Rede Nacional de Estudos de Anti-incrustantes (RNEA) ? UNESP, FURG, UFPA, UNIFESP e UFPE. Serão realizados ensaios de toxicidade crônica e aguda com microalgas, invertebrados e peixes, nos diferentes laboratórios, visando estabelecer um baseline para espécies nativas do Brasil. Também serão realizados experimentos com peixes e bivalves, para medidas de efeitos bioquímicos e genotóxicos. Experimentos serão realizados com presença de matéria orgânica, visando avaliar o efeito protectivo provocado pela matéria orgânica dissolvida na água do mar. Serão também realizados experimentos avaliando comportamento de peixes expostos aos contaminantes, visando correlacionar alterações comportamentais com efeitos bioquímicos. Pretende-se, desta forma, estabelecer informações novas sobre os potenciais riscos ecológicos dos princípios ativos avaliados, considerando as espécies características das diferentes regiões costeiras do Brasil, fornecendo bases para o desenvolvimento de tintas ambientalmente mais amigáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Denis M. S. Abessa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    5. 2014-2016. Desenvolvimento de um Esquema Simples de Avaliacao e Identificacao da Toxicidade (AIT) de Sedimentos Marinhos utilizando um organismo bentonico (Nitokra sp.)
      Descrição: Este projeto possui o intuito principal de estabelecer um protocolo simples e prático de AIT de sedimentos marinhos, para a identificação inequívoca das substâncias causadoras de toxicidade, utilizando Nitokra sp., uma espécie bentônica nunca antes utilizada para este fim. A adequabilidade do ensaio com Nitocra sp será avaliada em comparação com ensaio padronizado de desenvolvimento embrio-larval de ouriços do mar (ABNT 15350/06). Apesar do ensaio com larvas de ouriço ser comumente utilizado para avaliação da toxicidade de água intersticial, organismos bentônicos são mais adequados para métodos de avaliação focados nos sedimentos, uma vez que são mais adaptados às condições naturais no habitat bentônico, minimizando casos de ?falso-positivos?. Nesta proposta, portanto, inicialmente o ensaio de Nitocra sp. será adaptado para aplicação em esquemas de AIT (utilização de náuplios, redução do volume de meio experimental, avaliação do melhor tempo de exposição), em seguida será avaliada a sensibilidade dos organismos teste para manipulações de AIT (adição de EDTA, Na2S2O3, metanol), e por fim se aplicará este esquema de AIT, com os ensaios propostos utilizando Nitocra sp. em paralelo com ensaios de desenvolvimento embrio-larval de ouriços do mar, em água intersticial dos sedimentos do Sistema Estuarino de Santos (SP). Os resultados deste trabalho também oferecerão, de forma subsidiária, um diagnóstico mais preciso sobre as causas da toxicidade dos sedimentos desta zona, definindo quais são os contaminantes que realmente estão causando os efeitos tóxicos. Esta proposta tem caráter inovador pelo ineditismo do desenvolvimento e aplicação de um protocolo de AIT utilizando de ensaios de toxicidade com diferentes organismos, para se avaliar a adequablilidade de um ensaio em que se utiliza um organismo tipicamente bentônico comparado ao ensaio padronizado da ABNT de desenvolvimento embrio-larval de L. variegatus. Processo CNPq: 486350/2013-4. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Coordenador / Camilo D. S. Pereira - Integrante / A. Cesar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    6. 2014-Atual. Micropoluentes organicos empregados em sistemas anti-incrustantes: comportamento ambiental, toxicidade e biorremediacao (AIBRASIL 2)
      Descrição: O uso de tintas anti-incrustantes é mandatório para embarcações e estruturas submetidas ao contato direto e prolongado com a água do mar, visando diminuir a corrosão do casco e inibir a fixação de organismos aquáticos. Em contato com a água do mar, ocorre um acelerado processo de corrosão, afetando a embarcação. Além disso, a fixação de organismos aquáticos aumenta o atrito e o peso das embarcações, gerando maior demanda por manutenção, produção de mais resíduos e aumento no consumo de combustível, e levando ao aumento dos custos do transporte naval. As tintas anti-incrustantes têm em sua composição biocidas que evitam o estabelecimento de organismos incrustantes. Esses biocidas acabam sendo liberados para a água, produzindo efeitos negativos sobre os organismos aquáticos. Esses riscos tendem a ser mais severos nos locais com grande fluxo de embarcações, como áreas portuárias e marinas, pois tais áreas acabam contaminadas pelas tintas. Estudos realizados em portos e estaleiros do mundo comprovam o impacto dessas tintas. No Brasil, até recentemente, havia pouco conhecimento sobre a contaminação e efeitos das tintas anti-incrustantes nas regiões costeiras e marinhas. O projeto Impacto da Utilização de tintas anti-incrustantes nos principais terminais portuários brasileiros (MCT/FINEP) criou uma rede nacional de estudos sobre anti-incrustantes, que iniciou diagnósticos desse tipo de contaminação no litoral brasileiro. O projeto permitiu a implantação de infraestrutura analítica, produziu panorama sobre a contaminação por biocidas de tintas anti-incrustantes na costa brasileira, além da formação de recursos humanos e publicação de artigos. Pelo seu caráter inicial, gerou poucas informações sobre riscos ambientais. Portanto, há necessidade de se compreender aspectos como aportes dessas substâncias para o meio aquático, biodisponibilidade, condições de exposição dos organismos, toxicidade de cada micropoluente e seu comportamento ambiental. Este conhecimento será importante para o aprimoramento do Plano de Gestão sobre Uso de Sistemas Anti-Incrustantes nos Portos Brasileiros (produto do projeto anterior); e também para o aprimoramento da legislação nacional relacionada à qualidade de águas e sedimentos. A consolidação da rede nacional para estudos dos aspectos ambientais das tintas anti-incrustantes suprirá demandas e contribuirá para a adoção de práticas ambientais superiores, melhorando o desenvolvimento econômico e a competitividade nacional neste setor. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Coordenador / Gilberto Fillmann - Integrante.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    7. 2013-2017. Desenvolvimento de abordagem para avaliacao de risco ecologico baseada no uso integrado de linhas de evidencia: Area de Protecao Ambiental Federal de Cananeia-Iguape-Peruibe, SP
      Descrição: Este projeto visa avaliar o risco ecológico na Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe, no litoral sul do Estado de São Paulo, por meio de análise integrada utilizando diferentes linhas de evidência para mapear a qualidade dos sedimentos. Em ao menos seis locais selecionados, serão coletadas amostras de sedimento, bivalves das espécies Mytella falcata e Crassostrea brasiliana, crustáceos da espécie Callinectes danae e peixes (bagres) da espécie Cathorops spixii. A avaliação será feita pela determinação da toxicidade aguda e crônica de sedimento integral e crônica de interface sedimento-água, por ensaios de bioacumulação feitos com os sedimentos e utilizando bivalves da espécie Anomalocardia brasiliana, por análises sedimentológicas (granulometria, matéria orgânica total, carbonatos) e químicas para metais e compostos orgânicos nos sedimentos e tecidos dos bivalves, e por análises de marcadores bioquímicos (enzimáticos) em diferentes dos organismos coletados in situ. Nos locais identificados inicialmente como tóxicos, será aplicada a técnica da Avaliação e Identificação da Toxicidade, de modo a identificar os principais grupos químicos causadores de efeitos biológicos adversos. Sobre os dados serão aplicadas diversas abordagens integrativas, tais como análises quali e quantitativas de cada conjunto de parâmetros isolados, análises pareadas, correlações múltiplas e análises multivariadas, visando 1) comparar as condições ambientais das diferentes áreas investigadas; 2) integrar dados químicos e ecotoxicológicos, identificando as causas dos efeitos; 3) identificar e avaliar possível risco ecológico na região; e 4) propor valores específicos de qualidade de sedimento. Assim, espera-se não só identificar, mas também quantificar possíveis impactos antrópicos devido à poluição na área investigada. Postula-se que os resultados deste estudo poderão fornecer subsídios para o manejo dessa Unidade de Conservação, e que a abordagem aqui desenvolvida poderá ser replicada em outros ambientes. Para tal, serão organizados workshops e oficinas, reunindo atores locais e stakeholders, visando comunicar os resultados parciais e finais do projeto e assim fomentar os processos de debate para elaboração de políticas públicas e ações práticas de gestão e controle.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Denis M. S. Abessa - Coordenador / Giuliana Seraphim de Araújo - Integrante / Ciro Alberto Oliveira Ribeiro - Integrante / Paloma K. Gusso-Choueri - Integrante / CRUZ, ANA CAROLINA FEITOSA - Integrante / LUCAS GONÇALVES MORAIS - Integrante / Fernando César Perina - Integrante / Elisabete de Santis Braga - Integrante / Bruno Galvão de Campos - Integrante / Wamilson Luis Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    8. 2012-2014. Diagnostico de residuos solidos, efluentes liquidos e fauna sinantropica nociva nos portos de Santos e Sao Sebastiao
      Descrição: Os portos marítimos, localizados normalmente em zonas de elevada sensibilidade ambiental e na proximidade de zonas urbanas, exigem investimentos visando a minimização de eventuais impactos ambientais negativos de seu funcionamento, implicando que se atenda à melhoria das condições de operação, integração e de requalificação urbana das áreas limítrofes das zonas portuárias. Em função disso, é imprescindível a realização de estudos para a obtenção de uma avaliação precisa da atual realidade dos portos, pois, a partir dessas análises, se definirão ações e proposições buscando tanto a adequação às normas existentes, como à criação ou otimização de mecanismos de gestão portuária, contribuindo também com instrumentos inovadores de controle ambiental nos portos organizados nacionais. Do ponto de vista da saúde pública, a adequada gestão de resíduos, efluentes e fauna sinantrópica nociva é procedimento fundamental para a melhoria, controle e eliminação de situações de risco para operadores portuários e população local, uma vez que a presença não controlada destes elementos pode causar danos ambientais e à saúde humana. A Secretaria Especial de Portos da Presidência da República vem implementando o Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos Brasileiros, coordenado nacionalmente pelo COPPE/UFRJ, cujo objetivo inicial é elaborar um diagnóstico/inventário de resíduos sólidos, efluentes líquidos e fauna sinantrópica nociva nos vinte e dois portos marítimos brasileiros. O objetivo deste projeto é, portanto, identificar as fontes e quantificar a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos em toda a área do porto organizado, sejam eles de originados nas operações de bordo, operações portuárias ou atividades administrativas. Também se quantificará a ocorrência de fauna sinantrópica (roedores, aves e entomofauna) em locais específicos previamente determinados. Deste modo, este projeto contribuirá de forma técnica e cie. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Coordenador / Augusto Cesar - Integrante / Camilo D. S. Pereira - Integrante / Igor Dias Medeiros - Integrante / Ronaldo Adriano Christofoletti - Integrante. Financiador(es): Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - Outra.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    9. 2012-Atual. Avaliacao ecotoxicologica escalonada do impacto de poluentes emergentes associado ao emissario submarino de Santos - ECOMAR
      Descrição: O Instituto do Mar (IMar) do Campus Baixada Santista encontra-se em fase de implantação com vistas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas relacionadas as Ciências do Mar. Atualmente, exige-se que a importante questão da sustentabilidade ambiental seja integrada tanto no planejamento, quanto na execução das atividades humanas. O crescimento populacional nas zonas costeiras tem gerado impactos ambientais de diferentes naturezas, entre eles destaca-se pela ubiquidade a disposição inadequada de efluentes industriais e domésticos em águas costeiras. Os efluentes domésticos transportam uma variedade de contaminantes que conhecidamente provocam impactos ambientais importantes. Recentemente, os produtos de cuidados pessoais e farmacêuticos passaram a ser identificados e classificados como poluentes emergentes com grande potencial de risco aos ecossistemas aquáticos. Diretivas ambientais Europeias e Norte Americanas regulamentam o processo de aprovação, comercialização e descarte destas substâncias, mas ainda existe uma grande lacuna ao que se refere à avaliação de seus efeitos sobre organismos aquáticos. Neste contexto emerge a necessidade de desenvolver e validar ensaios de toxicidade agudos e crônicos que proporcionem informações efetivas sobre os possíveis efeitos adversos destes compostos no meio ambiente. Está demonstrado que alterações biológicas-ecológicas sensíveis a exposição e efeito de xenobióticos proporcionam relevante informação sobre biodisponibilidade e toxicidade, constituindo importante ferramenta para avaliação ambiental. A presente proposta tem o objetivo de avaliar o risco ambiental de poluentes emergentes ´´fármacos´´ presentes no efluente e sedimento da área de descarte do Emissário Submarino de Santos - ESS. Pretende-se aplicar uma metodologia escalonada que contemple todas as etapas relacionadas à análise de risco, desde a identificação e quantificação destes compostos em matrizes ambientais e biológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Camilo D. S. Pereira - Integrante / Maria Alice P. F. dos Santos - Integrante / Fernando Cortez - Integrante / Daniel Araki Ribeiro - Integrante / Igor Dias Medeiros - Integrante / Fabio Hermes Pusceddu - Integrante / Augusto Cesar - Coordenador / Odair Aguiar Júnior - Integrante / Andrezza Andreotti - Integrante / Marina Cunha Passarelli - Integrante / Victor Hugo da Silva - Integrante / Luciana Lopez Guimarães - Integrante.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    10. 2012-Atual. Desenvolvimento de protocolos para a avaliacao de risco ambiental de produtos farmaceuticos introduzidos em ecossistemas marinhos
      Descrição: O crescimento populacional nas zonas costeiras tem gerado impactos ambientais de diferentes naturezas, entre eles destaca-se pela ubiquidade a disposição inadequada de efluentes industriais e domésticos em águas costeiras. Os efluentes domésticos transportam uma variedade de contaminantes que conhecidamente provocam impactos ambientais importantes. Recentemente, os Produtos de Cuidados Pessoais e Farmacêuticos passaram a ser identificados e classificados como poluentes emergentes com grande potencial de risco aos ecossistemas aquáticos. Diretivas ambientais Europeias e Norte Americanas regulamentam o processo de aprovação, comercialização e descarte destas substâncias, mas ainda existe uma grande lacuna ao que se refere à avaliação de seus efeitos sobre organismos aquáticos. Neste contexto emerge a necessidade de desenvolver e validar ensaios de toxicidade agudos e crônicos que proporcionem informações efetivas sobre os possíveis efeitos adversos destes compostos no meio ambiente. Está demonstrado que alterações de atividades enzimáticas como citocromo P450 e sistema antioxidante, danos em DNA e tecidos (histopatologia), constituem biomarcadores sensíveis de exposição e efeito de xenobióticos, os quais proporcionam relevante informação sobre biodisponibilidade e toxicidade. Este estudo tem como objetivo avaliar o risco ambiental de produtos farmacêuticos em ecossistemas aquáticos. Pretende-se aplicar uma metodologia escalonada que contemple todas as etapas relacionadas à análise de risco, desde a identificação e quantificação destes compostos nas diversas matrizes ambientais e biológicas, até avaliações ecotoxicológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Augusto Cesar - Coordenador.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    11. 2012-Atual. Efeito do CO2 sobre a biodisponibilidade de contaminantes em sedimentos Marinhos associados a vazamentos de reservatorios petroliferos (ECO2Mar)
      Descrição: As mais recentes informações científicas, técnicas e econômicas (por exemplo, IPCC e Stern) ressaltam o fato que o aquecimento global é inequívoco e pode causar impactos irreversíveis. A necessidade de mitigar a mudança climática resultou numa série de medidas globais com o objetivo de reduzir emissões. Uma dessas medidas, contemplada no Protocolo de Londres sobre a prevenção da contaminação marinha, é o uso de tecnologias de injeção de dióxido de carbono e seu posterior armazenamento em estruturas geológicas marinhas estáveis. Além desta medida mitigatória, no Brasil sabe-se que as atividades de exploração de petróleo em altas profundidades necessitam da injeção de CO2 para aumento da pressão de retirada do petróleo dos poços, aumentando assim a eficiência do sistema de extração. Esta tecnologia implica um processo que pode submeter o ecossistema a mudanças significativas relacionadas a possíveis escapes do CO2 durante sua injeção, ou durante seu armazenamento a curto e longo prazo, podendo resultar numa série de efeitos sobre o meio marinho cuja dimensão deve ser determinada. O projeto proposto tem como objetivo principal determinar os potenciais impactos ambientais associados à acidificação de zonas marinhas devido a vazamentos de CO2, com vistas à avaliação e modelagem da mobilidade de contaminantes, sua biodisponibilidade e toxicidade para organismos marinhos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Camilo D. S. Pereira - Integrante / Denis M. S. Abessa - Integrante / Angel T. Del Valls - Integrante / Paloma Kachel Gusso Choueri - Integrante / Fernando Cortez - Integrante / Igor Dias Medeiros - Integrante / Fabio Hermes Pusceddu - Integrante / Augusto Cesar - Coordenador / Manoela Romano de Orte - Integrante / Maria de Lourdes L. de Morais - Integrante / Eduardo Mario Dias - Integrante / Maria José Salamanca - Integrante / Rocio Anton - Integrante / Luciane Alves Maranho - Integrante.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    12. 2011-2014. Avaliacao e validacao de anfipodes epibentonicos para aplicacao em ensaios de toxicidade
      Descrição: avaliação da toxidade dos sedimentos é de grande importância para a gestão ambiental, pois, além deste compartimento servir como substrato para diversos organismos, também tem a capacidade de acumular xenobióticos em níveis superiores aos encontrados na coluna d água. Anfípodes constituem um dos grupos taxonômicos mais sensíveis e por isso são considerados excelentes organismos-teste para avaliar a toxicidade de sedimentos. Contudo, entre as espécies de anfípodes marinhos padronizadas nenhuma é cultivada em laboratório e somente Tiburonella viscana é nativa de ecossistemas brasileiros. Neste sentido, a presente proposta pretende avaliar a viabilidade de cultivo e aplicação do anfípode epibentônico Hyale youngi com o objetivo de validar essa espécie como organismo-teste em ensaios de toxicidade. Primeiramente, serão avaliados os limites de tolerância da espécie (H. youngi) aos fatores abióticos naturais, como salinidade, temperatura, pH, granulometria, teores de matéria orgânica e amônia, afim de se determinar a tolerância desta espécie perante a estes fatores limitantes. Para avaliar a sensibilidade da espécie serão realizados experimentos com substâncias tóxicas de referência: cloreto de cádmio (CdCl2,), dodecil sulfato de sódio (C12H25NaO4S), cloreto de amônia (NH4Cl), dicromato de potássio (K2Cr2O7) e sulfato de zinco (ZnSO4). Para validar a aplicação do organismo-teste, serão realizados ensaios com amostras ambientais provenientes de quatro pontos de amostragem localizados no estuário de Santos, cuja contaminação e toxicidade são conhecidas e monitoradas. Os resultados obtidos neste estudo contribuirão para o estabelecimento de métodos eficazes para avaliação da toxicidade em ecossistemas marinhos e estuarinos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Denis M. S. Abessa - Integrante / Augusto Cesar - Coordenador / Marina Cunha Passarelli - Integrante.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    13. 2011-Atual. Estudo ecotoxicologico em areas marinhas protegidas no Estado de Sao Paulo: identificacao da contaminacao e efeitos biologicos
      Descrição: Este projeto visa avaliar a qualidade dos sedimentos coletados em algumas Unidades de Conservação (UC) costeiras paulistas e em seus respectivos entornos, incluindo o Mosaico de Ilhas e Áreas Protegidas Marinhas do Estado de São Paulo e as diversas UC sobrepostas a ele. Nas áreas selecionadas, serão coletadas amostras de sedimento em diversos sítios. A avaliação será feita pela determinação da toxicidade de sedimento integral, água intersticial e interface sedimento-água, e por análises geoquímicas (granulometria, carbono orgânico total, carbonatos, metais pesados) e de compostos orgânicos. Nos locais identificados inicialmente como tóxicos e/ou potencialmente contaminados, serão coletados siris (Crustacea: Portunidae), visando medir a efeitos genotóxicos. Sobre os dados químicos e ecotoxicológicos, serão aplicadas análises multivariadas, visando 1) comparar as condições ambientais das diferentes áreas investigadas; 2) integrar dados geoquímicos e ecotoxicológicos; e 3) propor valores específicos de qualidade de sedimento. Assim, espera-se identificar possíveis impactos antrópicos nas áreas investigadas. Postula-se que os resultados deste estudo poderão subsidiar e/ou orientar os planos de manejo das referidas áreas, assim como fornecerão base para a adoção de valores orientadores de qualidade de sedimentos no Estado de São Paulo, juntamente com outros conjuntos de dados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Brasil Choueri - Integrante / Denis M. S. Abessa - Coordenador / A. R. Santos - Integrante / Paloma Kachel Gusso Choueri - Integrante / Morais, R.D. - Integrante / Fernando Cortez - Integrante / Pereira, Camilo Dias Seabra - Integrante / Cesar, Augusto - Integrante / Marco Antônio Hortelanni - Integrante / Sarkis, J.E. - Integrante / Tainá Garcia da Fonseca - Integrante / Giuliana Seraphim de Araújo - Integrante / Roberta Antonioli - Integrante / Joel Barbujiani Sígolo - Integrante / Fernando César Perina - Integrante / Camila Hashimoto - Integrante / Carlos João David - Integrante / Robson Seriani - Integrante / Rogerio Hartung Toppa - Integrante / Márcia Caruso Bícego - Integrante / Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues - Integrante / Gustavo M. Gobbato - Integrante / Renan Vandre da Silva Toscano Saes - Integrante / Marcela Bergo Davanso - Integrante.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. ArcelorMittal Brazil Award to the best technical work from master and doctoral students, Society of Environmental Toxicology and Chemistry.. 2015.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.
    2. Professor Homenageado, Curso de bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar.. 2015.
      Membro: Rodrigo Brasil Choueri.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. XIV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. TOXICIDADE DE SEDIMENTOS CONTAMINADOS COM CLOROTALONIL EM LABORATÓRIO SOBRE ORGANISMOS MARINHOS. 2016. (Congresso).
    2. XIV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. ASSESSING GENOTOXIC EFFECTS IN fiSH FROM A MARINE PROTECTED AREA INflUENCED BY FORMER MINING ACTIVITIES AND OTHER STRESSORS. 2016. (Congresso).
    3. SETAC Latin America 11th Biennial Meeting. Environmental risk assessement of pharmaceuticals and personal care products in Santos Bay, São Paulo, Brazil. 2015. (Congresso).
    4. XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Development and application of a simple and rapid framework of toxicity identification evaluation of marine interstitial water using the benthic organism Nitokra sp. 2012. (Congresso).
    5. Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC - SEMESP. Avaliador. 2011. (Congresso).
    6. Environmental Health 2011 ? Resetting Our Priorities. Biological effects of the pharmaceutical triclosan in the marine sentinel organism perna perna (Linnaeus, 1758): an ecotoxicological approach. 2011. (Congresso).
    7. Environmental Health 2011 ? Resetting Our Priorities. Weigth of evidence approach to evaluate environmental health of two chronically PAHs-contaminated Brazilian estuarine systems (Paranaguá and Santos, southeastern Brazil). 2011. (Congresso).
    8. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR. Seasonal Composition of the Fluorescent Dissolved Organic Matter (FDOM) in the Paranaguá Estuarine System (Southern Brazil). 2011. (Congresso).
    9. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR. The Dynamics of Fluorescent Dissolved Organic Matter in Paranaguá Estuarine System. 2011. (Congresso).
    10. 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia XI ECOTOX. Geochemistry of metal and nutrients of superfical sediments of Paranaguá Estuarine System (PES), Southern Brazil. 2010. (Congresso).
    11. 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia XI ECOTOX. Concentration and origin of polycyclic aromatic hydrocarbons in sediments of Paranaguá Estuarine System (PES), Southern Brazil. 2010. (Congresso).
    12. 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia XI ECOTOX. The application of ecotoxicological tools in the assessment and monitoring of brazilian waters: an overview. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. CASTRO, I. B. ; CHOUERI, R. B.. SETAC Latin America 12th Biennial Meeting. 2017. Congresso
    2. CHOUERI, R. B.. Trabalho na indústria do petróleo: conflitos socioambientais e desafios éticos. 2016. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Rodrigo Brasil Choueri ⇔ Ana Teresa Lombardi (3.0)
      1. TONIETTO, ALESSANDRA EMANUELE ; LOMBARDI, ANA TERESA ; CHOUERI, RODRIGO BRASIL ; VIEIRA, ARMANDO AUGUSTO HENRIQUES. Chemical behavior of Cu, Zn, Cd, and Pb in a eutrophic reservoir: speciation and complexation capacity. Environmental Science and Pollution Research International. v. 00, p. 00-00, issn: 0944-1344, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Gusso-Choueri P K ; Choueri, R.B. ; LOMBARDI, A. T. ; MACHADO, E. C.. The Dynamics of Fluorescent Dissolved Organic Matter in Paranaguá Estuarine System, Southern Brazil. Brazilian Journal of Oceanography (Impresso). v. 59, p. 311-326, issn: 1679-8759, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Gusso-Choueri, P. K. ; CHOUERI, R. B. ; LOMBARDI, A. T. ; MELãO, M. G. G.. Effects of Dietary Copper on Life-History Traits of a Tropical Freshwater Cladoceran. Archives of Environmental Contamination and Toxicology (Print). v. 62, p. 589-598, issn: 0090-4341, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rodrigo Brasil Choueri ⇔ Daniel Araki Ribeiro (1.0)
      1. Noguti J. ; Barbisan, L.F. ; Cesar, Augusto ; Pereira, Camilo Dias Seabra ; Choueri, R.B. ; Ribeiro, D.A.. In Vivo Models for Measuring Placental Glutatione-S-transferase (GST-P 7-7) Levels: A Suitable Biomarker for Understanding Cancer Pathogenesis. In Vivo (Athens). v. 26, p. 647-650, issn: 0258-851X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Rodrigo Brasil Choueri ⇔ César de Castro Martins (1.0)
      1. DE ANDRADE BRITO, IZABELLA ; GARCIA, JUAN RAMON ESQUIVEL ; SALAROLI, ALEXANDRE BARBOSA ; FIGUEIRA, RUBENS CÉSAR LOPES ; DE CASTRO MARTINS, CÉSAR ; NETO, ALEXANDRE CORDEIRO ; Gusso-Choueri, Paloma Kachel ; Choueri, Rodrigo Brasil ; ARAUJO, SABRINA BORGES LINO ; DE OLIVEIRA RIBEIRO, CIRO ALBERTO. Embryo toxicity assay in the fish species Rhamdia quelen (Teleostei, Heptaridae) to assess water quality in the Upper Iguaçu basin (Parana, Brazil). CHEMOSPHERE. v. 208, p. 207-218, issn: 0045-6535, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:28