Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Sidnei Raimundo

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Doutor em Geografia (na área de análise ambiental e dinâmica territorial) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e licenciado em Geografia também pela USP. Realizou estágio de pós-doutoramento em Geografia do Turismo na Universidade de Girona, Espanha. Trabalhou no Instituto Florestal do Estado de São Paulo, com manejo (gerenciamento) de parques, estações ecológicas e outras áreas protegidas. É professor da EACH-USP, onde também orienta nos programas de pós-graduação em "Mudança Social e Participação Política" e em "Turismo". É coordenador do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP, gestão 2020-2021. É líder do grupo de pesquisa "Dinâmicas Socioambientais e Políticas Territoriais" e Coordenador na EACH-USP da Cátedra-Rede Unitwin da UNESCO sobre "Cultura, Turismo e Desenvolvimento". Sua linha de pesquisa está associada aos impactos espaciais e socioambientais do lazer e turismo, geografia do turismo, manejo de áreas protegidas, ecoturismo e lazer na natureza (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0352060547192132 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Each Usp, Curso de Lazer e Turismo. Rua Arlindo Betio, 1000. Ermelino Matarazzo 03828000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30918861 URL da Homepage: https://each.uspnet.usp.br/site/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. Edital PUB-USP 2021 - Co-adaptacao as mudancas climaticas em comunidades costeiras no sudeste do Brasil
      Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo integrar os saberes tradicionais locais ao saber técnico-científico a fim de privilegiar o protagonismo das comunidades costeiras na adaptação frente às mudanças do clima e aos riscos de desastres. Sabendo que a Região da América Latina e Caribe apresenta uma quantidade incipiente de estudos com abordagens participativas voltados a esta problemática, sobretudo quando comparada a outras partes do mundo (IWAMA et al., 2021), essa investigação buscará apoiar as estratégias de redução de riscos em comunidades costeiras no Sudeste do Brasil. Os pressupostos da pesquisa estruturam-se a partir da adaptação transformativa, da ciência cidadã e da cogestão adaptativa de base comunitária. Por meio de uma pesquisa-participante, os bolsistas irão investigar como a percepção de riscos pode ser articulada ao mapeamento técnico a fim de apoiar a construção coletiva de ?Mapas de Histórias?. Por fim, espera-se contribuir com a articulação de narrativas interculturais em torno dos impactos das mudanças climáticas, reduzir a vulnerabilidade das comunidades e ampliar a participação pública na ciência a fim de potencializar a co-adaptação em regiões litorâneas no sudeste do Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Coordenador / Rafael da Silva Damasceno Pereira - Integrante / Lucas de Paula Brazilia - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    2. 2020-Atual. Processo FAPESP 2018/16781-5. ELOS - Ampliando as conexoes: das relacoes dose-resposta a governanca dos servicos ecossistemicos na Mata Atlantica
      Descrição: O pagamento por serviços ambientais/ecossistêmicos ? PSA-E, incluem aqueles de apropriação direta, como o uso dos recursos naturais para alimentação e dessedentação, e também os de apropriação indireta, como a regulação climática, a manutenção da qualidade das águas e os serviços culturais. As áreas bem conservadas permitem a frequentação de visitantes para vivências na natureza, ligados aos serviços culturais. Os PSA-Es culturais podem gerar emprego e renda para populações locais, em atividades de lazer e turismo nas áreas protegidas, assim como contribuir para sentimentos de pertença/identidade e empoderamento local, contribuindo para fixação dessas populações em suas áreas de origem e melhoria de sua qualidade de vida. Do ponto de vista de turistas e visitantes, a restauração de áreas degradadas permite trabalhos importantes de PSA-E ligados a Interpretação/educação ambiental. O objetivo de estudo é a construção coletiva de critérios para PSA-E e de seu monitoramento na APA São Francisco Xavier e nos Núcleos Itariru e Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar (SP). Os procedimentos envolvem levantamento das atividades de uso público ? lazer, turismo e educação ambiental - nas UCs e nas áreas de entorno, notadamente em sua zona de amortecimento. Avaliação das atividades existentes e do seu potencial de ampliação para produção de emprego e renda, assim como estratégias para gestão/governança dessas atividades como elementos para identidade e ação política local.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Integrante / Eliane Simões - Integrante / Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli - Integrante / Wilson Cabral - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    3. 2019-Atual. Dimensao Socioambiental, Patrimonio e Politicas Territoriais
      Descrição: Desenvolver atividades de estudo, pesquisa e extensão vinculadas ao campo do conhecimento que relaciona a dimensão socioambiental, as formas de proteção da cultura e da natureza expressas no patrimônio natural e cultural e em áreas protegidas, a sua articulação territorial e social tanto na cidade quanto no campo. Esse direcionamento constituiu-se em um componente importante neste projeto de pesquisa para a estimulação das ações relacionadas à mudança social e à participação política no sentido de investigar como tais relações interferem nas dinâmicas socioambientais. Nesse sentido consideramos de extrema importância recuperarmos e aprofundarmos a discussão acerca da configuração das fronteiras e confrontos de ideias entre o conhecimento científico e o tradicional. Desenvolveremos este projeto em três dimensões considerando a abordagem integrada articulada com a procura dos diálogos dos saberes: a agricultura e a articulação entre o conhecimento científico e os modos tradicionais de sua condução; as diferentes formas e visões a respeito da proteção da cultura e da natureza, que podem se dar em consonância ou em confronto com os movimentos socioambientais, com as populações tradicionais ou com a comunidade local, resultando em diferentes manifestações de resistências.".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Coordenador / Diamantino Alves Pereira - Integrante / Silvia Helena Zanirato - Integrante / Marcos Bernardino de Carvalho - Integrante.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    4. 2019-Atual. Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Repensando o Programa de Uso Publico de Unidades de Conservacao: inclusao social de comunidades locais e educacao nao formal para visitantes no nos Nucleos Bertioga e Padre Doria do Parque Estadual da Serra do Mar (SP)
      Descrição: O objetivo geral do projeto é analisar as práticas atuais e potenciais de lazer e turismo dessas Unidades de Conservação, construindo com as organizações locais, um programa de uso público a partir dos pressupostos do lazer e turismo enquanto prática cultural. E os objetivos específicos são: a) Inventariar as práticas de lazer da comunidade do interior e entorno dos parques; b) Analisar as atividades e equipamentos de uso público (visitação) dos parques, relacionando-os aos princípios da animação socioambiental e interpretação ambiental; c) Compatibilizar as aspirações de lazer das comunidades e as motivações de visitas dos turistas com as ações de conservação ambiental dos parques; d) Desenvolver, em conjunto com as organizações locais, ações de inclusão social para a comunidade do interior e entorno dos parques baseadas em atividades e ações de uso público; e f) Estruturar serviços e equipamentos voltados ao uso público na unidade de conservação que atendam ao direito ao lazer e aos princípios da animação socioambiental e da interpretação da natureza. Para atingir esses objetivos a metodologia foi dividida em cinco etapas, a saber: 1) Participação nos fóruns de gestão (conselhos consultivos das UCs), para apresentação do projeto e indicação e capacitação de colaboradores locais; 2) Levantamento de campo das práticas de lazer e turismo do interior e entorno das UCs do projeto; 3) Entrevistas com lideranças formais e informais sobre problemas e oportunidades para o uso público nas UCs; 4) Workshop com os membros dos fóruns de gestão. Apresentação dos resultados parciais do levantamento de campo e entrevistas e formulação de um plano de ação para o uso público das UCs; 5) Sistematização dos dados com produção do relatório final do projeto estabelecendo o diagnóstico e prognóstico coletivo dos programas de uso público das UCs. Os resultados esperados do projeto incidem sobre melhorar as formas de inclusão social das comunidades do interior e entorno das UCs, a partir da construção de ações públicas (empoderamento local), garantia de suas territorialidades e geração de emprego e renda (desenvolvimento local). Com relação às formas de visitação para turistas e moradores, permite avançar nas estratégias de uma educação pelo lazer e turismo contribuindo com o fortalecimento de uma consciência ambientalista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Coordenador / Reinaldo Pacheco - Integrante / Antonio Carlos Sarti - Integrante / Davis Gruber Sansolo - Integrante / Juliana Ferreira Castro - Integrante / Ana Lucia M. Wuo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    5. 2016-2018. Processo FAPESP: 2015/12046-0. Etnobotanica Participativa: conservacao e desenvolvimento local no Parque Estadual da Serra do Mar ? Nucleo Picinguaba, Ubatuba, SP, Brasil.
      Descrição: Ref.: Processo 2015/12046-0 Linha de Fomento: Programas de Inovação Tecnológica / BIOTA - Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo / BIOTA - Projeto de Pesquisa - Regular Este projeto tem como obejtivo capacitar ?colaboradores locais? de dois Quilombos do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, Ubatuba, Brasil, para o registro do conhecimento tradicional sobre as plantas utilizadas pela sua cultura; e verificar o potencial de uso sustentável destas plantas, bem como possíveis impactos na estruturação de roteiros turísticos. A partir de métodos da etnobotânica, os ?colaboradores locais? selecionarão e entrevistarão os especialistas nos diversos usos de plantas: alimentares, aromáticas, medicinais, combustíveis, construções, artesanatos, entre outras. O conhecimento tradicional registrado será sistematizado na forma de uma publicação/documentário, pelos moradores dos quilombos; também será utilizado na elaboração de roteiros e atividades para o turismo local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Integrante / Eliana Rodrigues - Coordenador / Glyn Mara Figueira - Integrante / Ricardo José Francischetti Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    6. 2014-2017. Processo FAPESP: 2014/50329-1. Water governance in touristic areas. Cases of study: mature destination (Costa Brava, Spain) Vs non-consolidated destination (Litoral Norte de Sao Paulo, Brasil)
      Descrição: o Litoral Norte de São Paulo (Brasil) e o da Costa Brava (Espanha) são duas excelentes áreas para estudar os ciclos hidrosociais. Além disso, eles são espaços submetidos à dinâmica sócio-econômicos e territoriais que afetam o fornecimento e os processos de tratamento de água. No caso espanhol, a escassez de água, devido aos novos cenários climáticos e, no caso brasileiro, a quantidade e qualidade da água ao longo do ciclo urbano da água, força o setor turístico a implementar estratégias de gestão de recursos hídricos adequados, a fim de manter a sustentabilidade social, ambiental e econômica do turismo. Além disso, estes casos de estudo constituem também uma oportunidade perfeita para avaliar a dinâmica territorial, a gestão da água e a disponibilidade de água em um contexto de aumento da demanda pela água.Os objetivos do projeto são: 1. Identificar os principais usos turísticos em cada área e sua evolução nos últimos anos. Isto permite conhecer os processos que estão sendo realizados, a fim de estabelecer classificações turísticas e cada tipologia na área de estudo. 2. Estudar o ciclo hidro-social da água, com foco nos temas de turismo. Em cada área, as fontes de abastecimento, infra-estrutura de armazenamento de água, tratamento, transporte e purificação estão trabalhadas. 3. Analisar a oferta e demanda de recursos hídricos, bem como a sua evolução e tendências com foco na territorialização de seu principal comportamento. 4. Analisar a administração pública e as responsabilidades dos empreendimentos privados em relação ao planejamento e gestão da água. Simultaneamente, serão avaliadas as instituições de gestão da água e seu papel no ciclo da água. A legislação e os regulamentos existentes serão incluídos nesta parte. 5. Identificar as principais partes interessadas e seu papel na gestão de recursos hídricos, especialmente com foco no setor de turismo. Também serão caracterizados e avaliados os pontos de vistas das partes interessadas nos processos de participação existentes, a fim de desvendar o sistema de governança identificando como são articuladas as decisões. De acordo com a Política Ecológica Urbana, pretende-se determinar as partes interessadas e os fatores que configuram o ciclo hidro-social e saber como estes podem influenciar no alcance de uma gestão eficiente e equitativa da água. 6. Identificar as ameaças e potencialidades do ciclo hidro-social da água e definir cenários esperado de médio prazo. 7. Com esta mudança, espera-se uma verdadeira reciprocidade nos processos de pesquisa de cada equipe, a fim de obter uma análise comparativa entre duas realidades: a gestão das águas em um destino turístico mundial maduro e em um destino turístico não-consolidado. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Integrante / Ana Paula Fracalanza - Integrante / Pedro Roberto Jacobi - Coordenador / Anna Maria Ribas Palom - Integrante / David Pavón Gamero - Integrante / Rosa Maria Fraguel Sasbelló - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    7. 2014-2017. Processo FAPESP: 2013/20035-3. O contexto territorial e ambiental no programa de uso publico do Parque Estadual da Serra do Mar
      Descrição: O Parque Estadual da Serra do Mar, localizado nas bordas do planalto atlântico, ocupa a região costeira do Estado de São Paulo. É hoje a maior unidade de conservação contínua do Estado que protege a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. Está inserido em um contexto territorial de extrema complexidade. Em seu território estão presentes diversas infraestruturas de transporte rodoviário, de transmissão de energia, dutos de transporte de hidrocarbonetos e frentes de expansão urbanas que representam macro vetores de pressão sobre o meio ambiente. Soma-se a esses vetores o turismo, a caça e a extração de palmito. Esse projeto de pesquisa pretende analisar como o contexto territorial em questão está contemplado no Programa de Uso Público do Parque Estadual da Serra do Mar. Pretende-se analisar o Programa de Uso Público ao longo da história de implantação e gestão do Parque, destacando a situação atual, por meio da análise dos conteúdos presentes nos materiais impressos, nos discursos dos monitores ambientais, nos materiais e estruturas expostas no interior do Parque, bem como a percepção dos usuários do Parque em três de seus nove Núcleos Administrativos: Itutinga-Pilões, Caraguatatuba e Picinguaba. Dessa forma pretende-se contribuir com futuros projetos de conservação do PESM, fornecendo subsídios ao planejamento do Uso Público do Parque e de planejamento e gestão governamental com vistas à melhoria das condições socioambientais dos municípios do litoral paulista e propor uma metodologia de avaliação da eficiência de projetos de conservação de UCs no que tange ao Uso Público dessas áreas protegidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Integrante / Eliane Simões - Integrante / Davis Gruber Sansolo - Coordenador / Juliana Marcondes Bussolotti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sidnei Raimundo.
    8. 2014-2016. Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES No 43/2013. Participacao Politica e Turismo na Gestao de Areas Naturais no Estado de Sao Paulo
      Descrição: Este projeto pretende analisar a participação política na gestão do turismo em 7 (sete) áreas naturais no Estado de São Paulo, abarcando uma diversidade de locais e de tipos de unidades. O projeto considera a seguintes variáveis, como fio-condutor da pesquisa: território e conflitos socioambientais; comunidades humanas e áreas naturais; conflitos e populações em áreas naturais; turismo em áreas naturais; e governança em áreas naturais; para identificação e análise dos conflitos, enlaces e negociações dos atores sociais envolvidos. O objetivo geral do projeto é compreender o processo de envolvimento e participação da sociedade civil na gestão de áreas protegidas, principalmente no que diz respeito a assuntos ligados ao turismo e Uso Público.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Sidnei Raimundo - Coordenador / Juliana Ferreira Castro - Integrante / Paulo Tacio Aires Ferreira - Integrante / Paula Fernanda do Valle - Integrante / Alessandra Blengini Mastrocinque Martins - Integrante / Fabrício Scarpeta Matheus - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Sidnei Raimundo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientador da Dissertação de Solange Alencar. Premio de Dissertação Destaque., Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR.. 2017.
      Membro: Sidnei Raimundo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (85)
    1. Aniversário do Núcleo Padre Dória - Dia Mundial da Água.Considerações sobre o Uso Públic e suas Aplicações no Núcleo. 2021. (Encontro).
    2. ESUPAP - Encontro sobre Uso Público de Áreas Protegidas.Lazer e Turismo em Áreas Protegidas: quem ganha com isso?. 2021. (Encontro).
    3. X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (X ENANPPAS).GT 20 - Parcerias em áreas protegidas: arranjos institucionais, controle social e efeitos no território. 2021. (Encontro).
    4. XVIII Seminário da ANPTUR ? Associação Nacional de Pesquisa em Turismo. Tema: ?Resiliência e enfrentamento de crises no turismo?.TEN-Turismo, espaço e natureza. 2021. (Seminário).
    5. 3° ciclo de debates sobre ensino de geografia, geografia físicae climatologia. Lazer, turismo e territorialidades: unidades de conservação urbanas e parques como espaços de direitos. 2020. (Congresso).
    6. Fórum de Turismo do Iguassu.TalkTour (webinar) - Novos desafios do Turismo baseado na Natureza no Brasil. 2020. (Outra).
    7. Semana de Lazer e Turismo da EACH-USP.Impactos do ecoturismo. 2020. (Encontro).
    8. Turismo de base comuntária e parques naturais: relfexões e oportunidades.Turismo de base comuntária e parques naturais: relfexões e oportunidades - a visão da academia. 2020. (Encontro).
    9. V Semana Acadêmica Integrada - UEMS-Coxim.Unidades de Conservação e Pagamentos por Serviços Ambientais. 2020. (Seminário).
    10. XVII Seminário ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pósgração em Turismismo.Coordenador da Mesa - DT-I. Destinos Turísticos - TEN-Turismo, espaço e natureza (Sessão 1, 2 e 3). 2020. (Seminário).
    11. 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ISSN 2594-8903.Sustentabilidade nas Práticas de Lazer e Turismo. 2019. (Outra).
    12. 22º Semana Temática de Biologia.Unidades de Conservação e Interpretação ambiental. 2019. (Encontro).
    13. II Congresso de Áreas Verdes: Florestas Urbanas? da cidade de São Paulo. Parque Estadual Jaraguá: Churrasqueiras em uma Unidade de Conservação de São Paulo ? SP. 2019. (Congresso).
    14. III Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Turismo.Parques Urbanos: turismo e lazer nas cidades.. 2019. (Seminário).
    15. Seminário internacional A Economia Política do Turismo.Culture as an alibi and the commodification of space by tourism. Thematic session 2, axis 4. 2019. (Seminário).
    16. XVI Seminário Anptur 2019.?Fernando de Noronha: Uma Análise da Interação entre Turismo e Patrimônio. 2019. (Seminário).
    17. XVI Seminário Anptur 2019.Coordenador do GT - Turismo, espaço e natureza. 2019. (Seminário).
    18. XXIX Congresso Brasileiro de Turismo e I CBTuris 2019 - I Congresso Brasileiro de Turismólogos e Profissionais de Turismo. Sustentabilidade e suas relações com o OVERTURISMO. 2019. (Congresso).
    19. \seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade.Tema 5 - A Cátedra UNESCO de ?Turismo, Cultura, Desenvolvimento?, da rede UNITWIN. 2018. (Seminário).
    20. 15° Congresso Mundial de Lazer. Avaliador de Posteres do evento. 2018. (Congresso).
    21. 1º Encontro de Unidades de Conservação Paulistas.A gestão das unidades de conservação paulistas como desafio institucional. Potencialidades, Entraves e Desafios.. 2018. (Encontro).
    22. Caminhos do Uso Público.Plenária de encaminhamento: perspectivas para o desenvolvimento da parcerias público-comunitárias/locais. 2018. (Seminário).
    23. I Encontro das Unidades de Conservação Paulistas.A gestão de UCs paulistas como desafio institucional. Potencialidades, entraves, desafios.. 2018. (Encontro).
    24. III Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. Gestão do lazer e turismo em Bodoquena (MS). 2018. (Congresso).
    25. II Seminário Internacional A Periferia da Paisagem.Ecologia da Paisagem: espaços livres na periferia. 2018. (Seminário).
    26. IV Colóquio Turismo e Cidades.Políticas Públicas, Patrimônio e Turismo no Contexto das Cidades. 2018. (Encontro).
    27. XII Semana de Turismo: Desvendando a Natureza.Turismo na natureza: impactos positivos e negativos. 2018. (Outra).
    28. XV Seminário da ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo.GT - Turismo, Espaço e Natureza - DT3. 2018. (Seminário).
    29. 2° Forum de Turismo Atibaia e Região: Turismo Sustentável, tendências e oportunidades.Atividades Turísticas em Unidades de Conservação. 2017. (Simpósio).
    30. Coloquio: Visões da Hospitalidade. 2017. (Outra).
    31. I Encontro sobre Uso Público em Áreas Protegidas.Uso Público no Parque Estadual da Serra do Mar (SP). 2017. (Encontro).
    32. Local Identity and tourism management on heritages sites. Cátedra Unesco sobre Cultura, Turismo e Desenvolvimento - Rede Unitwin. 2017. (Congresso).
    33. Segunda rodada do ciclo de debates ?Nós e a Cidade?- SESC-Bertioga (SP).Lazer e turismo em unidades de conservação. 2017. (Encontro).
    34. Seminário: Diálogos sobre os Desafios Socioambientais Contemporâneos.Natureza como bem comum. 2017. (Seminário).
    35. Seminário: Diálogos sobre os Desafios Socioambientais Contemporâneos.Proteção socioambiental e o papel dos agentes sociais no território. 2017. (Seminário).
    36. XXVIII Semana de Estudos da Ecologia.Mesa Redonda "Ecologia e Planejamento Urbano". 2017. (Encontro).
    37. 2º Congresso de Graduação da USP?. Parques Urbanos e Seus Usos: Construindo Um Campo de Análise Em Lazer e Turismo?. 2016. (Congresso).
    38. II Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL). GT 10 - Lazer em Áreas Naturais e Sustentabilidade. 2016. (Congresso).
    39. II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada e Áreas Litorais ? GIAL 2016. O Contexto Territorial e Ambiental no Programa de Uso Público do Parque Estadual da Serra do Mar: Avaliação dos Centros de Visitantes. 2016. (Congresso).
    40. Seminário Internacional Turismo, Natureza e Cultura.Pesquisa interdisciplinar e políticas publicas no Brasil: contexto, obstáculos e tendências. 2016. (Seminário).
    41. XIII Seminário da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Turismo.Planejamento e sustentabilidade no turismo. 2016. (Seminário).
    42. ?Oceanos & Sociedade - Estratégias de conservação: Propostas de criação de nova Unidade de Conservação no Arquipélago dos Alcatrazes. 2015. (Encontro).
    43. 55° International COngress of Americanists. El turismo comunitario en áreas protegidas del estado de São Paulo, Brasil: retos para una gestión compartida de uso público. 2015. (Congresso).
    44. II workshop de pesquisas científicas do Parque Estadual da Serra do do Mar - Núcleo Picinguaba.Estado da Arte das Pesquisas em Aspectos Fisiográficos e Sociais. 2015. (Encontro).
    45. Simpósio 2015 de Pós-Graduação da USP. 2015. (Simpósio).
    46. A saúde ambiental e os serviços ecossistêmicos das áreas verdes urbanas. 2014. (Encontro).
    47. I Congresso Internacional de Animação Sociocultural: turismo, patrimônio, c, cultura e desenvolvimento local. Parques Naturais do Sul da Região Metropolitana de São Paulo: desafios para uma animação socioambiental. 2014. (Congresso).
    48. I Congresso Nacional de Estudos do Lazer; XV Seminário "O Lazer em de Debate". Lazer e Meio Ambiente. 2014. (Congresso).
    49. IX Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. Turismo rural e ecoturismo como estratégias de manejo em aéreas protegidas de uso sustentável.. 2014. (Congresso).
    50. IX Jornada de Lazer e Turismo: turismo de experiência, experiência em lazer e turismo.A experiência de paisagens inspiradoras. 2014. (Outra).
    51. VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. Turismo em Boa Viagem (PE): Espaços, Sujeitos e Conflitos. 2014. (Congresso).
    52. XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local.Turismo de base comunitária e a gestão de áreas naturais: estudos de casos no Estado de São Paulo. 2014. (Outra).
    53. XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local.turismo e meio ambiente. 2014. (Outra).
    54. XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Turismo, Meio Ambiente e Gestão Ambiental. 2014. (Seminário).
    55. 1° Encontro Nacional de Lazer, Turismo, Eventos e Hospitalidade.Gestão de Lazer e Eventos em Áreas Naturais. 2013. (Encontro).
    56. 1º Congresso Múltiplos saberes: Currículo e Território. Território, meio ambiente e transformações locais. 2013. (Congresso).
    57. Ciclo de Palestras do Instituto Florestal do Estado de São Paulo sobre Planejamento Ambiental.Ciclo de Palestras sobre Planejamento Ambiental. 2013. (Simpósio).
    58. Oficina Técnica do Plano de Manejo do Parque Estadual de Campos do Jordão (SP).Programa de Interação Sócio-Ambiental - desafios para a gestão. 2013. (Oficina).
    59. Protected Areas and Place Making - 2013.Dilemmas and challenges to implementation the use public programme of protected areas in São Paulo metropolitan region, Brazil.. 2013. (Simpósio).
    60. TMS ? tourism and management studies international conference.A gestão e o desenvolvimento do ecoturismo nas áreas protegidas estaduais de São Paulo, Brasil. 2013. (Encontro).
    61. VIII Jornada de Lazer e Turismo.Membro da Comissão Científica. 2013. (Encontro).
    62. XIV Seminário - O Lazer em Debate. 2013. (Seminário).
    63. 11° Congresso da Água. Raia Divisória São Paulo - Mato Grosso do Sul: uma comparação entre sistemas de Gestão das Águas no Brasil.. 2012. (Congresso).
    64. 2º Encontro de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Camara II - Sociais e Humanidades. 2012. (Encontro).
    65. 5° Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. Turismo e Meio Ambiente. 2012. (Congresso).
    66. Cambios climáticos y ordenación territorial de destinos turísticos.Ocupación del territorio costero ? o caso de lo litoral de Sao Paulo, Brasil. 2012. (Seminário).
    67. Encontro de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação a Área II - Interdisciplinar. 2012. (Encontro).
    68. III Semana de Estudos em Geografia Física.Unidades de Conservação e Políticas Públicas. 2012. (Encontro).
    69. International Conference on Responsable Tourism - RTD6. 2012. (Simpósio).
    70. VII Semana de Recepção aos Calouros da EACH.EACH-USP além dos muros?. 2012. (Outra).
    71. 23° Encontro Nacional de Lazer e Recreação.Lazer e sustentabilidade: conservação, preservação e uso público. 2011. (Encontro).
    72. II Simpósio "Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade. 2011. (Simpósio).
    73. Plano de manejo do Parque Estadual de Ilhabela.Oficinas de planejamento de uso público. 2011. (Oficina).
    74. VIII Congresso Nacional de Ecoturismo. Relação entre as esferas pública e privada no planejamento e na gestão do ecoturismo em unidades de conservação. 2011. (Congresso).
    75. VI Salão do Turismo. 2011. (Outra).
    76. XII Seminário em debate.Lazer e Espaço. 2011. (Seminário).
    77. Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade.Membro do Comitê Científico. 2010. (Outra).
    78. III Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural.Planos de gestão e manejo de parques naturais: metodologia e implantação. 2010. (Seminário).
    79. Produção Florestal e Conservação da Biodiversidade: contribuições para reorganização institucional do Instituto Florestal (SP).moderação de oficina de planejamento. 2010. (Oficina).
    80. Seminário Anual da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo: Apontamentos Históricos sobre suas Origens, Situação Atual e Perspectivas de Desenvolvimento. 2010. (Seminário).
    81. Seminário da Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria, AMFORHT.Embate de forças entre turismo / veraneio, unidades de conservação e comunidades tradicionais: uma análise no extremo norte do litoral paulista, Brasil.. 2010. (Seminário).
    82. V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. A atividade de aventura e suas implicações na gestão ambiental. 2010. (Congresso).
    83. VII Semana de Turismo do IFSP: (Eco) Turismo? Turismo em áreas naturais.Conceituação, Classificação e Peculiaridades do Turismo em Áreas Naturais. 2010. (Encontro).
    84. V Salão do Turismo. 2010. (Outra).
    85. XI Encontro Nacional de Turismo com Base Local.Turismo e Meio Ambiente e Grupo de Estudo sobre Turismo, Áreas Protegidas e Inclusão Social. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. RAIMUNDO, S.. X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (X ENANPPAS). 2021. (Congresso).. . 0.
    2. SANSOLO, D. G. ; RAIMUNDO, S.. I Encontro sobre Uso Público em Áreas Protegidas. 2017. Congresso
    3. RAMOS, P. R. ; RAIMUNDO, S.. I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2015. Congresso
    4. RODRIGUES, J. P. ; RAIMUNDO, S.. Animação Sócio-Cultural e Planejamento e Gestão Participativos. 2014. Outro
    5. NEIMAN, Z. ; RABINOVICH, A. ; RAIMUNDO, S.. XII Encontro Nacional de Turismo de Base Local. 2012. Congresso
    6. OLIVEIRA, D. ; SENA, C. C. R. G. D. ; RODELA, L. G. ; RAIMUNDO, S.. III Semana de Estudos em Geografia Física. 2012. Outro
    7. UVINHA, R.R. ; STOPPA, E. A. ; RAIMUNDO, S. ; PACHECO, R. ; RODRIGUES, J. P.. XII Seminário "O Lazer em Debate". 2011. Outro
    8. RAIMUNDO, S.. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP/CNPq. 2007. (Outro).. . 0.
    9. RAIMUNDO, S.. Ocupação humana e unidades de conservação de proteção integral, sob o enforque da legislaçao ambiental vigente. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Sidnei Raimundo ⇔ Heros Augusto Santos Lobo (2.0)
      1. LOHMANN, G. ; LOBO, H. A. S. ; TRIGO, L. G. G. ; VALDUGA, V. ; CASTRO, R. ; COELHO, M. ; CYRILLO, M. ; DALONSO, Y. ; MINASSE, M. H. S. G. G. ; GOSLING, M. ; LANZARINI, R. ; LEAL, S. ; MARQUES, O. ; MAYER, V. F. ; Moreira, J.C. ; MORAES, L. ; NETTO, A. P. ; PERINOTTO, A. R. C. ; QUEIROZ NETO, A. ; TRENTIN, F. ; RAIMUNDO, S.. Tourism in Brazil: from politics, social inequality, corruption and violence towards the 2030 Brazilian tourism agenda. Tourism Review (St. Gallen). v. ahead-of-print, p. 1-25, issn: 1660-5373, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOHMANN, GUI ; LOBO, HEROS AUGUSTO SANTOS ; TRIGO, LUIZ GONZAGA GODOI ; VALDUGA, VANDER ; CASTRO, RAFAEL ; COELHO, MARIANA DE FREITAS ; CYRILLO, MARINA WÖHLKE ; DALONSO, YONÁ ; GIMENES-MINASSE, MARIA HENRIQUETA ; GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA ; LANZARINI, RICARDO ; LEAL, SERGIO RODRIGUES ; MARQUES, OSIRIS ; MAYER, VERÔNICA FEDER ; MOREIRA, JASMINE CARDOZO ; MORAES, LAURO ALMEIDA DE ; PANOSSO NETTO, ALEXANDRE ; PERINOTTO, ANDRÉ RIANI COSTA ; QUEIROZ NETO, AMBROZIO ; RAIMUNDO, SIDNEI ; SANOVICZ, EDUARDO ; TRENTIN, FABIA ; UVINHA, RICARDO RICCI. O Futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019. Revista brasileira de pesquisa em turismo. v. 16, p. 2456, issn: 1982-6125, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41