Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Claudia de Souza Lopes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Epidemiologia pela University of London (1994). Realizou pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz (2007). É professora do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social, UERJ desde 1997 e, em setembro de 2019, foi aprovada como Professora Titular. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IMS/UERJ de junho de 2016 a julho de 2019. É Diretora eleita do IMS/UERJ desde março de 2020 e integra o Conselho Universitário da UERJ, como representante do IMS, desde julho de 2021. É editora associada dos Cadernos de Saúde Pública, Pesquisadora CNPq 1-C e Cientista do Nosso Estado - Faperj. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia dos transtornos mentais, determinantes sociais de saúde mental, adversidade social, estilo de vida, obesidade e saúde mental em adolescentes, estudos de coorte e métodos em epidemiologia. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0221968239264826 (27/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Departamento de Epidemiologia. Rua São Francisco Xavier, 524 - 7 and - Bloco D Maracanã 20559-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25877303 Ramal: 244 Fax: (21) 22641142
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Pesticidas, alimentos ultraprocessados, metilac?a?o do DNA, segregac?a?o residencial e depressa?o: tempestade perfeita na ge?nese da obesidade ? Estudo OBELISKO
      Descrição: A complexa multicausalidade da obesidade é reconhecida, o que tem levado a uma baixa capacidade explicativa de diversos fatores, quando investigados isoladamente. Situações similarmente complexas têm levado alguns autores a abordagens que englobem múltiplas condições adversas que interagem de forma sinérgica explicando o excesso de morbidade em uma população. Este projeto inspira-se nesse tipo de abordagem, com ênfase em dois importantes fatores promotores da obesidade, ainda escassamente investigados no Brasil: 1) exposição aos resíduos de pesticidas, e 2) consumo de alimentos ultraprocessados. Por sua relevância, fatores adicionais serão explorados: a segregação residencial e fatores psicológicos predisponentes. Os fatores selecionados, individualmente associados à obesidade, serão avaliados em rede de causalidade, onde as potenciais interações entre eles serão exploradas.Três estudos distintos integram o projeto: dois estudos observacionais (Estudo ERICA e Estudo Pró-Saúde) e um estudo experimental a ser conduzido (detalhado adiante). Em conjunto, esses estudos permitirão avançar na avaliação da ?tempestade perfeita? a que aludimos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Integrante / Rosely Sichieri - Coordenador / Kátia Vergetti Bloch - Integrante / Washington Leite Junger - Integrante / Eliseu Verly Junior - Integrante / Amanda de Moura Souza - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Maria Cristina Caetano Kuschnir - Integrante / Eduardo Faerstein - Integrante / Rosângela Alves Pereira - Integrante / Armando Meyer - Integrante.
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    2. 2020-Atual. Depressao, ansiedade e acesso a servicos de saude em populacao adulta do Rio de Janeiro: O papel das desigualdades socioambientais e do estilo de vida
      Descrição: O projeto insere-se no estudo ?Compulsão Alimentar no Rio? (CAL-Rio), um inquérito de base populacional, representativo da cidade do Rio de Janeiro, e cujo objetivo principal foi investigar a prevalência da compulsão alimentar recorrente e seus correlatos (comorbidade psiquiátrica e física; incapacidade, qualidade de vida, utilização de serviços de saúde e fatores associados). O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a prevalência de depressão e ansiedade, a comorbidade entre esses transtornos, e o acesso a serviços de saúde, nessa população, e sua associação com as desigualdades socioambientais (condição socioeconômica, violência comunitária e características ambientais do entorno da residência) e com morbidade física e variáveis de estilo de vida, como atividade física, tabagismo e consumo de álcool. A proposta visa fornecer dados recentes sobre a situação de saúde mental da população adulta do Rio de Janeiro e avaliar aspectos ainda pouco explorados na literatura sobre o tema, como o papel das desigualdades socioeconômicas e ambientais na prevalência de tais transtornos e no acesso aos serviços de saúde. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo desta natureza conduzido nessa população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Coordenador / Rosely Sichieri - Integrante / Valéria Lima da Cruz - Integrante / Jose Carlos Borges Appolinário - Integrante.
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    3. 2018-Atual. Desigualdades Socioambientais, Estilo de Vida e Saude Mental em Coorte de Adolescentes do ERICA
      Descrição: O principal objetivo do presente projeto é, a partir de uma subamostra do ERICA, conduzir um estudo de coorte para avaliar a incidência de transtornos mentais comuns (TMC) e depressão, assim como o papel das desigualdades socioambientais (condição socioeconômica, características ambientais do entorno da residência e da escola, incluindo áreas verdes e desordem do espaço urbano) e da evolução de fatores de risco, tais como variáveis de estilo de vida e da trajetória de peso, na ocorrência de tais transtornos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Coordenador / Rosely Sichieri - Integrante / Kátia Vergetti Bloch - Integrante / Aldair José de Oliveira - Integrante / Mikael Rostila - Integrante / Washington Leite Junger - Integrante / Amanda de Moura Souza - Integrante / Moyses Szklo - Integrante / Paulo Rossi Menezes - Integrante / Beatriz D'Agord Schaan - Integrante / Maria Cristina Caetano Kuschnir - Integrante / Kenia Mara Baiocchi de Carvalho - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Júnior - Integrante / Natália Limões Hellwig - Integrante / Felipe Vogt Cureau - Integrante / Thiago Luiz Nogueira da Silva - Integrante / Fábio Chigres Kuschnir - Integrante / Gerusa Gibson - Integrante / Claudia Reis Miliauskas - Integrante / Valéria Lima da Cruz - Integrante / Ismael Henrique da Silveira - Integrante / Mayara Auler - Integrante / Sara Araújo da Silva - Integrante.
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    4. 2018-Atual. Transtorno de Compulsao Alimentar - Estudo CAL-Rio
      Descrição: O Estudo COMPULSÃO ALIMENTAR NO RIO (CAL-Rio) é um estudo epidemiológico que pretende avaliar o comportamento alimentar em geral, a prevalência do transtorno da compulsão alimentar, assim como aspectos da saúde física e mental da população da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foram avaliadas as condições de saúde de 2.500 indivíduos entre 18 e 60 anos, residentes na cidade. As informações obtidas com essa pesquisa serão muito importantes, não só para que possamos conhecer melhor a frequência com que as alterações do comportamento alimentar ocorrem na nossa sociedade, como também entendermos qual o seu impacto na vida dos indivíduos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Integrante / Rosely Sichieri - Integrante / Silvia Regina Freitas - Integrante / Gloria Valeria da Veiga - Integrante / Wang Yuan Pang - Integrante / Phillipa Hay - Integrante / Maria Angélica Nunes - Integrante / Jose Carlos Borges Appolinário - Coordenador.
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    5. 2015-Atual. PAPPAS - Prevencao primaria e secundaria da obesidade em escolares de Duque de Caxias pela promocao da alimentacao saudavel, atividade fisica e alfabetizacao alimentar.
      Descrição: O objetivo do presente projeto é avaliar intervenções que combinem prevenção primária e secundária visando redução da obesidade em escolares. O projeto justifica-se na medida em que intervenções em escolas para a prevenção da obesidade tornaram-se bastante popular nas últimas décadas, porém os resultados são ainda inconclusivos. De oito revisões encontradas na literatura (três meta-análises e cinco revisões sistemáticas de intervenções realizadas na escola para prevenção e controle da obesidade), pode-se dizer que não existe evidência para fundamentar recomendações para prevenção primária da obesidade utilizando as escolas. Os estudos, em grande parte, observaram mudanças comportamentais positivas associadas ao aumento de atividade física e melhoria do consumo alimentar, sem grande mudança no ganho de peso, ou outras medidas de adiposidade. Há argumentos favoráveis a manutenção de tais atividades, mesmo sem impacto no ganho de peso, com a justificativa de que o problema da obesidade é complexo e não se consegue superar os muitos fatores que concorrem para a crescente epidemia de obesidade. Questiona-se essa racionalidade e considera-se fundamental encontrarmos atividades de prevenção que realmente possam ter impacto no crescente ganho de peso de escolares brasileiros. Assim, o presente projeto multicomponente combina intervenção nos escolares, nas escolas e nas famílias em parceria com o programa Saúde da Família com foco na alimentação saudável, aumento de atividade física, redução do sedentarismo e alfabetização alimentar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Integrante / Rosely Sichieri - Coordenador / Vitor Barreto Paravidino - Integrante / Camilla de Chermont Prochnik Estima - Integrante / Diana Cunha - Integrante / Rosângela Alves Pereira - Integrante / Edna Massae Yokoo - Integrante / Mauro Felippe Felix Mediano - Integrante / Federico Jose Armando Perez Cueto Eulert - Integrante / Laurits Rohden Skov - Integrante / Karen Paterson - Integrante / Bruna Kulik - Integrante / Beatriz Tosé Agathão - Integrante / Rahiza Bueno Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    6. 2014-Atual. Estilo de vida, Obesidade e Saude Mental em Coorte do Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes: ERICA
      Descrição: O projeto insere-se no Estudo do Risco Cardiovascular em Adolescentes - ERICA, cujo principal objetivo é estimar a prevalência de fatores de risco cardiovascular em adolescentes. Trata-se de um estudo seccional multicêntrico nacional de base escolar, entre adolescentes de 12 a 17 anos de escolas públicas e privadas em cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes. Aproximadamente 75.000 estudantes foram avaliados. O ERICA é um estudo pioneiro no Brasil, com base no qual será possível obter informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas para o controle e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do projeto é, a partir de uma subamostra do ERICA, conduzir um estudo de coorte para avaliar a incidência de transtornos mentais comuns e depressão, assim como a evolução de fatores de risco, tais como variáveis de estilo de vida (atividade física, fumo, consumo de álcool, sono e consumo alimentar), obesidade, trajetória de peso e marcadores bioquímicos e inflamatórios e sua associação com transtornos mentais nesses adolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Coordenador / Rosely Sichieri - Integrante / Kátia Vergetti Bloch - Integrante / Aldair José de Oliveira - Integrante / Claudia Leite Moraes - Integrante / Amanda de Moura Souza - Integrante / Moyses Szklo - Integrante / Paulo Rossi Menezes - Integrante / Gloria Valeria da Veiga - Integrante / Beatriz D'Agord Schaan - Integrante / Maria Cristina Caetano Kuschnir - Integrante / Kenia Mara Baiocchi de Carvalho - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Júnior - Integrante / Gabriela de Azevedo Abreu - Integrante / Débora França dos Santos - Integrante / Viviane Schultz Straatmann - Integrante / Cecília Lacroix de Oliveira - Integrante / Felipe Vogt Cureau - Integrante / Bruno Mendes Tavares - Integrante / Denise Tavares Giannini - Integrante / Erika Gondim Gurgel Ramalho Lima - Integrante / Juliana Fabrícia Borges - Integrante / Laura Augusta Barufaldi - Integrante / Thiago Luiz Nogueira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    7. 2013-Atual. Obesidade sarcopenica: prevalencia, fatores associados e expressao genica e humoral de biomarcadores inflamatorios
      Descrição: Estudos longitudinais sugerem que a perda de massa muscular ? sarcopenia ? é um preditor robusto de declínio funcional e é um dos pilares da síndrome de fragilidade. Evidenciaram, também, que o aumento dos níveis de biomarcadores inflamatórios, como PCR, IL-1?, TNF-? e IL-6, e também de IGF-1, está associado com menor massa muscular, com redução da força muscular e aumento da mortalidade em idosos sarcopênicos. A obesidade sarcopênica é uma condição em que os indivíduos, apesar da diminuição da massa muscular esquelética, têm índice de massa corporal elevado, por aumento da massa gorda, acompanhado de redução da capacidade funcional e da massa e força musculares. Provavelmente, é uma das apresentações mais graves da síndrome de fragilidade, porém, sua prevalência, fisiopatologia, fatores associados, biomarcadores e resposta à intervenção ainda são bastante desconhecidos. Os objetivos do presente estudo foram determinar a prevalência de obesidade sarcopênica, sua associação com fragilidade e com marcadores do sistema imunológico, entre idosos moradores da comunidade. Para cumprir tais objetivos, reexaminamos, com o protocolo da Rede FIBRA-RJ, 847 idosos moradores da zona norte do Rio de Janeiro, submetendo-os também a uma avaliação da composição corporal para avaliação de massa muscular por densitometria (Dual-energy X-ray absorptiometry - DEXA). Todos os indivíduos portadores de obesidade sarcopênica, além de uma subamostra de indivíduos normais, tiveram o seu sangue colhido para dosagem de biomarcadores inflamatórios e suas expressões gênicas. A associação bivariada entre obesidade sarcopênica e os biomarcadores será verificada com o teste t de Student. A expressão gênica será analisada por métodos de bioinformática. Estudaremos a associação multivariada através de regressão logística, tendo obesidade sarcopênica como variável desfecho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Integrante / Roberto Alves Lourenço - Coordenador / Glaucia Cristina de Campos - Integrante / Flávia Moura Malini - Integrante. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Claudia de Souza Lopes.
    8. 2012-2016. Vitimizacao, Estilo de Vida, Trajetoria de Peso e Saude Mental em Coorte de Adolescentes Escolares
      Descrição: O projeto insere-se no Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes - ELANA, iniciado em 2010 com duas coortes, uma composta de adolescentes estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental (EF) e outra com estudantes do 1o ano do Ensino Médio (EM) de quatro escolas particulares e duas escolas públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é acompanhar, por período de quatro anos a coorte do 6o ano do EF e por dois anos a coorte do 1o ano do EM, de forma a avaliar a incidência e manutenção de transtornos mentais comuns (TMC), assim como a evolução de fatores de risco, tais como a exposição à violência e alterações no estado nutricional e no estilo de vida dos adolescentes, de modo a esclarecer de que forma estes fatores podem estar associados aos TMC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (14) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudia de Souza Lopes - Coordenador / Rosely Sichieri - Integrante / Michael Eduardo Reichenhein - Integrante / Rosana Salles Costa - Integrante / Glória Valéria da Veiga - Integrante / Aníbal Sanches Moura - Integrante / Aldair José de Oliveira - Integrante / Gulnar de Azevedo e Silva - Integrante / Claudia Leite Moraes - Integrante / Washington Leite Junger - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Claudia de Souza Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmios Longevidade - Segundo Lugar - Pesquisa em Longevidade, categoria Gerontologia, Bradesco Seguros.. 2014.
      Membro: Claudia de Souza Lopes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. Ágora - ABRASCO.Hesio Cordeiro e o futuro do SUS. 2020. (Seminário).
    2. Ágora - ABRASCO.Trabalhadores de Saúde e a pandemia COVID-19. 2020. (Simpósio).
    3. Ágora - ABRASCO.Saúde Mental e Covid-19: quais estratégias para lidar com essa realidade?. 2020. (Simpósio).
    4. O IMS Debate a Pandemia.O IMS Debate a Pandemia: O desafio da saúde mental. 2020. (Simpósio).
    5. World Mental Health Congress: Inclusive approaches in mental health. Transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros: diferenças sociais e geográficas. 2019. (Congresso).
    6. 12o Congresso Brasileiro de Saúde Coleltiva. Saúde Mental. 2018. (Congresso).
    7. 12o Congresso Brasileiro de Saúde Coleltiva. Reunião - Pré-Congresso: Pós-graduação em Saúde Coletiva - Quem a procura? Para onde vão?. 2018. (Congresso).
    8. 55o Congresso Científico do HUPE. Desigualdades em Saúde e no Acesso ao Tratamento no Brasil. 2017. (Congresso).
    9. Seminário do Centre for Health Equity Studies.Mental Health in Brazilian School Adolescents. 2017. (Seminário).
    10. V Swedish - Brazilian Workshop: Health and Society.Inequities in access to depression treatment in Brazil. 2017. (Simpósio).
    11. 4th IMS/CHESS Workshop: Health and Society.Family composition and youth health risk behaviours. The role of parental relations and school disorganization. 2014. (Simpósio).
    12. 4th IMS/CHESS WORKSHOP: Health and Society.Work-related Stress in Midlife and Mortality in Older Ages: Exploring the role of sense of coherence. 2014. (Simpósio).
    13. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia - "As Fronteiras da Epidemiologia Contemporânea: do Conhecimento Científico à Ação". Exposição à Violência e Saúde Mental em Adultos e Adolescentes em Estudos de Coorte. 2014. (Congresso).
    14. 8º Seminário de Pesquisa do IMS - "Saúde pra quem?".Risco, vulnerabilidades e determinantes sociais em saúde. 2013. (Seminário).
    15. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". Violência, Discriminação e Saúde Mental no Estudo Pró-Saúde. 2011. (Congresso).
    16. Oficina de Artigos - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IESC/UFRJ.Avaliação de artigos científicos. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. LOPES, C. S.; LIMA, R. C.. O IMS Debate a Pandemia. 2020. Outro
    2. LOPES, C.S.. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).. . 0.
    3. LOPES, C.S.. V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2002. (Congresso).. . 0.
    4. LOPES, C.S.. IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 1998. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (16)
    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Eduardo Faerstein (14.0)
      1. BARRETO, P. A. ; LOPES, C. S. ; SILVEIRA, I. H. ; FAERSTEIN, E. ; JUNGER, W. L.. Morar perto de áreas verdes é benéfico para a saúde mental? Resultados do Estudo Pró-Saúde. REVISTA DE SAUDE PUBLICA. v. 53, p. 75, issn: 0034-8910, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTOS, S. M. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; FAERSTEIN, E. ; LOPES, C. S. ; CHOR, D. Focusing neighborhood context and self-rated health in the Pró-Saúde Study. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 34, p. e00029517, issn: 1678-4464, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ROBAINA, Jaquelina R ; LOPES, Claudia de Souza ; ROTENBERG, Lucia ; FAERSTEIN, E.. Fatores Psicossociais e Socioeconômicos Relacionados à Insônia e Menopausa: Estudo Pró-Saúde. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 31, p. 595-606, issn: 0102-311X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CHOR, Dóra ; ANDREOZZI, VALESKA ; FONSECA, MARIA JM ; CARDOSO, LETÍCIA O ; JAMES, SHERMAN A ; Lopes, Claudia S ; FAERSTEIN, Eduardo. Social inequalities in BMI trajectories: 8-year follow-up of the Pró-Saúde study in Rio de Janeiro, Brazil. PUBLIC HEALTH NUTRITION. v. 18, p. 3183-3191, issn: 1368-9800, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Lopes, Claudia S ; MORAES, CLAUDIA L ; JUNGER, WASHINGTON L ; Werneck, Guilherme L ; PONCE DE LEON, ANTONIO C ; Faerstein, Eduardo. Direct and indirect exposure to violence and psychological distress among civil servants in Rio de Janeiro, Brazil: a prospective cohort study. BMC Psychiatry (Online). v. 15, p. A413099955, issn: 1471-244X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, ALDAIR J ; LOPES, Claudia S ; ROSTILA, MIKAEL ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; GRIEP, ROSANE HÄRTER ; LEON, ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO PONCE DE ; FAERSTEIN, Eduardo. Gender differences in social support and leisure-time physical activity. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 602-612, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. NERY GUIMARÃES, JOANNA MIGUEZ ; Werneck, Guilherme Loureiro ; Faerstein, Eduardo ; LOPES, C. S. ; Chor, Dora. Early socioeconomic position and self-rated health among civil servants in Brazil: a cross-sectional analysis from the Pro-Saude cohort study. BMJ Open. v. 4, p. e005321-e005321, issn: 2044-6055, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. FAERSTEIN, EDUARDO; CHOR, Dóra ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; LOPES, Claudia de Souza ; KAPLAN, George. Race and perceived racism, education, and hypertension among Brazilian civil servants: the Pró-Saúde Study. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online). v. 17, p. 81-87, issn: 1980-5497, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. FAERSTEIN, E.; GOFFREDO FILHO, Gilberto Senechal de ; LOPES, Claudia de Souza. Does the previous diagnosis of arterial hypertension affect one s daily life? Pro-Saude Study. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso). v. 16, p. 860-871, issn: 1415-790X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. LOPES, Claudia S ; SAMPAIO, MARIA MIRANDA AUTRAN ; Werneck, Guilherme L ; CHOR, Dora ; FAERSTEIN, EDUARDO. Influencia de fatores psicossociais na cessacao do tabagismo: evidencias longitudinais no Estudo Pro-Saude. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 47, p. 732-739, issn: 0034-8910, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Nery Guimarães, Joanna Miguez ; CHOR, D. ; Chor, Dóra ; CARVALHO, Marilia Sa ; Werneck, Guilherme Loureiro ; Coeli, Claudia Medina ; LOPES, Claudia S ; FAERSTEIN, Eduardo. Association between self-rated health and mortality: 10 years follow-up to the Pro-Saude cohort study. BMC Public Health (Online). v. 12, p. 676, issn: 1471-2458, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Oliveira, Aldair J ; Lopes, Claudia S ; de Leon, Antônio ; Rostila, Mikael ; GRIEP, Rosane Harter ; Werneck, Guilherme L ; Faerstein, Eduardo. Social support and leisure-time physical activity: longitudinal evidence from the Brazilian Pró-Saúde cohort study. The International Journal of Behavioural Nutrition and Physical Activity (Online). v. 8, p. 77, issn: 1479-5868, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. Otero, Ubirani Barros ; CHOR, Dóra ; Carvalho, Marilia Sá ; FAERSTEIN, Eduardo ; Lopes, Cláudia de Souza ; WERNECK, Guilherme Loureiro. Lack of association between age at menarche and age at menopause: Pró-Saúde Study, Rio de Janeiro, Brazil.. Maturitas (Amsterdam). v. 67, p. 245-250, issn: 0378-5122, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Lopes, Claudia S. ; Araya, Ricardo ; Werneck, Guilherme L. ; Chor, Dóra ; Faerstein, Eduardo. Job strain and other work conditions: relationships with psychological distress among civil servants in Rio de Janeiro, Brazil.. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology (Print). v. 45, p. 345-354, issn: 0933-7954, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Guilherme Loureiro Werneck (11.0)
      1. SANTOS, S. M. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; FAERSTEIN, E. ; LOPES, C. S. ; CHOR, D. Focusing neighborhood context and self-rated health in the Pró-Saúde Study. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 34, p. e00029517, issn: 1678-4464, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Lopes, Claudia S ; MORAES, CLAUDIA L ; JUNGER, WASHINGTON L ; Werneck, Guilherme L ; PONCE DE LEON, ANTONIO C ; Faerstein, Eduardo. Direct and indirect exposure to violence and psychological distress among civil servants in Rio de Janeiro, Brazil: a prospective cohort study. BMC Psychiatry (Online). v. 15, p. A413099955, issn: 1471-244X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, ALDAIR J ; LOPES, Claudia S ; ROSTILA, MIKAEL ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; GRIEP, ROSANE HÄRTER ; LEON, ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO PONCE DE ; FAERSTEIN, Eduardo. Gender differences in social support and leisure-time physical activity. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 602-612, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. NERY GUIMARÃES, JOANNA MIGUEZ ; Werneck, Guilherme Loureiro ; Faerstein, Eduardo ; LOPES, C. S. ; Chor, Dora. Early socioeconomic position and self-rated health among civil servants in Brazil: a cross-sectional analysis from the Pro-Saude cohort study. BMJ Open. v. 4, p. e005321-e005321, issn: 2044-6055, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. FAERSTEIN, EDUARDO; CHOR, Dóra ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; LOPES, Claudia de Souza ; KAPLAN, George. Race and perceived racism, education, and hypertension among Brazilian civil servants: the Pró-Saúde Study. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online). v. 17, p. 81-87, issn: 1980-5497, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. LOPES, Claudia S ; SAMPAIO, MARIA MIRANDA AUTRAN ; Werneck, Guilherme L ; CHOR, Dora ; FAERSTEIN, EDUARDO. Influencia de fatores psicossociais na cessacao do tabagismo: evidencias longitudinais no Estudo Pro-Saude. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 47, p. 732-739, issn: 0034-8910, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Nery Guimarães, Joanna Miguez ; CHOR, D. ; Chor, Dóra ; CARVALHO, Marilia Sa ; Werneck, Guilherme Loureiro ; Coeli, Claudia Medina ; LOPES, Claudia S ; FAERSTEIN, Eduardo. Association between self-rated health and mortality: 10 years follow-up to the Pro-Saude cohort study. BMC Public Health (Online). v. 12, p. 676, issn: 1471-2458, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PAVÃO, ANA LUIZA BRAZ ; COELI, CLÁUDIA MEDINA ; Lopes, Cláudia de Souza ; FAERSTEIN, Eduardo ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; CHOR, Dóra. Uso de serviços de saúde segundo posição socioeconômica em trabalhadores de uma universidade pública. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso). v. 46, p. 98-103, issn: 0034-8910, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Oliveira, Aldair J ; Lopes, Claudia S ; de Leon, Antônio ; Rostila, Mikael ; GRIEP, Rosane Harter ; Werneck, Guilherme L ; Faerstein, Eduardo. Social support and leisure-time physical activity: longitudinal evidence from the Brazilian Pró-Saúde cohort study. The International Journal of Behavioural Nutrition and Physical Activity (Online). v. 8, p. 77, issn: 1479-5868, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Otero, Ubirani Barros ; CHOR, Dóra ; Carvalho, Marilia Sá ; FAERSTEIN, Eduardo ; Lopes, Cláudia de Souza ; WERNECK, Guilherme Loureiro. Lack of association between age at menarche and age at menopause: Pró-Saúde Study, Rio de Janeiro, Brazil.. Maturitas (Amsterdam). v. 67, p. 245-250, issn: 0378-5122, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Lopes, Claudia S. ; Araya, Ricardo ; Werneck, Guilherme L. ; Chor, Dóra ; Faerstein, Eduardo. Job strain and other work conditions: relationships with psychological distress among civil servants in Rio de Janeiro, Brazil.. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology (Print). v. 45, p. 345-354, issn: 0933-7954, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Marilia Sa Carvalho (2.0)
      1. Nery Guimarães, Joanna Miguez ; CHOR, D. ; Chor, Dóra ; CARVALHO, Marilia Sa ; Werneck, Guilherme Loureiro ; Coeli, Claudia Medina ; LOPES, Claudia S ; FAERSTEIN, Eduardo. Association between self-rated health and mortality: 10 years follow-up to the Pro-Saude cohort study. BMC Public Health (Online). v. 12, p. 676, issn: 1471-2458, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Otero, Ubirani Barros ; CHOR, Dóra ; Carvalho, Marilia Sá ; FAERSTEIN, Eduardo ; Lopes, Cláudia de Souza ; WERNECK, Guilherme Loureiro. Lack of association between age at menarche and age at menopause: Pró-Saúde Study, Rio de Janeiro, Brazil.. Maturitas (Amsterdam). v. 67, p. 245-250, issn: 0378-5122, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Claudia Medina Coeli (2.0)
      1. Nery Guimarães, Joanna Miguez ; CHOR, D. ; Chor, Dóra ; CARVALHO, Marilia Sa ; Werneck, Guilherme Loureiro ; Coeli, Claudia Medina ; LOPES, Claudia S ; FAERSTEIN, Eduardo. Association between self-rated health and mortality: 10 years follow-up to the Pro-Saude cohort study. BMC Public Health (Online). v. 12, p. 676, issn: 1471-2458, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PAVÃO, ANA LUIZA BRAZ ; COELI, CLÁUDIA MEDINA ; Lopes, Cláudia de Souza ; FAERSTEIN, Eduardo ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; CHOR, Dóra. Uso de serviços de saúde segundo posição socioeconômica em trabalhadores de uma universidade pública. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso). v. 46, p. 98-103, issn: 0034-8910, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Claudia Leite de Moraes (2.0)
      1. Lopes, Claudia S ; MORAES, CLAUDIA L ; JUNGER, WASHINGTON L ; Werneck, Guilherme L ; PONCE DE LEON, ANTONIO C ; Faerstein, Eduardo. Direct and indirect exposure to violence and psychological distress among civil servants in Rio de Janeiro, Brazil: a prospective cohort study. BMC Psychiatry (Online). v. 15, p. A413099955, issn: 1471-244X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. REICHENHEIM, MICHAEL E ; MORAES, CLAUDIA L ; LOPES, C. S. ; AZEVEDO, G. L.. The role of intimate partner violence and other health-related social factors on postpartum common mental disorders: a survey-based structural equation modeling analysis. BMC Public Health (Online). v. 14, p. 427, issn: 1471-2458, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Lúcia Rotenberg (2.0)
      1. ROBAINA, Jaquelina R ; LOPES, Claudia de Souza ; ROTENBERG, Lucia ; FAERSTEIN, E.. Fatores Psicossociais e Socioeconômicos Relacionados à Insônia e Menopausa: Estudo Pró-Saúde. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 31, p. 595-606, issn: 0102-311X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Lopes CS ; Robaina, Jaqueline R. ; ROTENBERG, L.. Epidemiology of insomnia: Prevalence and risc factors. Em: Saddichha Sahoo. (Org.). Can't Sleep? Issues of Being an Insomniac. Rijeka, Croatia. : InTech. 2012.p. 3-22.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Rosane Harter Griep (2.0)
      1. OLIVEIRA, ALDAIR J ; LOPES, Claudia S ; ROSTILA, MIKAEL ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; GRIEP, ROSANE HÄRTER ; LEON, ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO PONCE DE ; FAERSTEIN, Eduardo. Gender differences in social support and leisure-time physical activity. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 602-612, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Oliveira, Aldair J ; Lopes, Claudia S ; de Leon, Antônio ; Rostila, Mikael ; GRIEP, Rosane Harter ; Werneck, Guilherme L ; Faerstein, Eduardo. Social support and leisure-time physical activity: longitudinal evidence from the Brazilian Pró-Saúde cohort study. The International Journal of Behavioural Nutrition and Physical Activity (Online). v. 8, p. 77, issn: 1479-5868, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Antonio Jose Ledo Alves da Cunha (1.0)
      1. MAGALHÃES-BARBOSA, MARIA CLARA DE ; PRATA-BARBOSA, ARNALDO ; RAYMUNDO, CARLOS EDUARDO ; Cunha, Antonio José Ledo Alves da ; LOPES, CLAUDIA DE SOUZA. Validade e Confiabilidade de um Novo Sistema de Classificação de Risco para Emergências Pediátricas: CLARIPED. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO). v. 36, p. 398-406, issn: 0103-0582, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Celia Landmann Szwarcwald (1.0)
      1. SZWARCWALD, CELIA LANDMANN ; Malta, Deborah Carvalho ; PEREIRA, CIMAR AZEREDO ; VIEIRA, MARIA LUCIA FRANCA PONTES ; CONDE, WOLNEY LISBOA ; SOUZA JUNIOR, PAULO ROBERTO BORGES DE ; DAMACENA, GISELI NOGUEIRA ; AZEVEDO, LUIZ OTAVIO ; Azevedo e Silva, Gulnar ; THEME FILHA, MARIZA MIRANDA ; LOPES, CLAUDIA DE SOUZA ; ROMERO, DALIA ELENA ; ALMEIDA, WANESSA DA SILVA DE ; MONTEIRO, CARLOS AUGUSTO. Pesquisa Nacional de Saude no Brasil: concepcao e metodologia de aplicacao. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 19, p. 333-342, issn: 1413-8123, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Michael Eduardo Reichenheim (1.0)
      1. REICHENHEIM, MICHAEL E ; MORAES, CLAUDIA L ; LOPES, C. S. ; AZEVEDO, G. L.. The role of intimate partner violence and other health-related social factors on postpartum common mental disorders: a survey-based structural equation modeling analysis. BMC Public Health (Online). v. 14, p. 427, issn: 1471-2458, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Beatriz D'Agord Schaan (1.0)
      1. TELO, GABRIELA H. ; CUREAU, FELIPE V. ; LOPES, CLÁUDIA S. ; SCHAAN, BEATRIZ D.. Common Mental Disorders in Adolescents with and without Type 1 Diabetes: Reported Occurrence from a Countrywide Survey. DIABETES RESEARCH AND CLINICAL PRACTICE. v. 135, p. 192-198, issn: 0168-8227, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Francisco Inacio Pinkusfeld Monteiro Bastos (1.0)
      1. ARAGÃO, J. C. S. ; LOPES, C. S. ; BASTOS, F. I. P. M.. Comportamento sexual de estudantes de um curso de Medicina do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 35, p. 334-340, issn: 0100-5502, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Carlos Augusto Monteiro (1.0)
      1. SZWARCWALD, CELIA LANDMANN ; Malta, Deborah Carvalho ; PEREIRA, CIMAR AZEREDO ; VIEIRA, MARIA LUCIA FRANCA PONTES ; CONDE, WOLNEY LISBOA ; SOUZA JUNIOR, PAULO ROBERTO BORGES DE ; DAMACENA, GISELI NOGUEIRA ; AZEVEDO, LUIZ OTAVIO ; Azevedo e Silva, Gulnar ; THEME FILHA, MARIZA MIRANDA ; LOPES, CLAUDIA DE SOUZA ; ROMERO, DALIA ELENA ; ALMEIDA, WANESSA DA SILVA DE ; MONTEIRO, CARLOS AUGUSTO. Pesquisa Nacional de Saude no Brasil: concepcao e metodologia de aplicacao. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 19, p. 333-342, issn: 1413-8123, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Marilisa Berti de Azevedo Barros (1.0)
      1. Barros, Marilisa Berti de Azevedo; LIMA, MARGARETH GUIMARÃES ; AZEVEDO, RENATA CRUZ SOARES DE ; MEDINA, LHAIS BARBOSA DE PAULA ; LOPES, CLAUDIA DE SOUZA ; MENEZES, Paulo Rossi ; MALTA, DEBORAH CARVALHO. Depression and health behaviors in Brazilian adults - PNS 2013. REVISTA DE SAUDE PUBLICA. v. 51, p. 8s-8s, issn: 0034-8910, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Gulnar Azevedo e Silva (1.0)
      1. SZWARCWALD, CELIA LANDMANN ; Malta, Deborah Carvalho ; PEREIRA, CIMAR AZEREDO ; VIEIRA, MARIA LUCIA FRANCA PONTES ; CONDE, WOLNEY LISBOA ; SOUZA JUNIOR, PAULO ROBERTO BORGES DE ; DAMACENA, GISELI NOGUEIRA ; AZEVEDO, LUIZ OTAVIO ; Azevedo e Silva, Gulnar ; THEME FILHA, MARIZA MIRANDA ; LOPES, CLAUDIA DE SOUZA ; ROMERO, DALIA ELENA ; ALMEIDA, WANESSA DA SILVA DE ; MONTEIRO, CARLOS AUGUSTO. Pesquisa Nacional de Saude no Brasil: concepcao e metodologia de aplicacao. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). v. 19, p. 333-342, issn: 1413-8123, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia de Souza Lopes ⇔ Maria Teresa Bustamante Teixeira (1.0)
      1. GONÇALVES, ANGELA MARIA CORRÊA ; BUSTAMANTE-TEIXEIRA, Maria Teresa ; GAMA, JAIRO ROBERTO DE ALMEIDA ; LOPES, CLAUDIA SOUZA ; SILVA, GULNAR AZEVEDO E ; GAMARRA, CARMEN JUSTINA ; DUQUE, Kristiane de Castro Dias ; MACHADO, Maria Lucia Salim Miranda. Prevalência de depressão e fatores associados em mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v. 67, p. 101-109, issn: 1982-0208, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:11