Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcelo de Souza Bispo

Doutor em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e estágio pós-doutoral em teoria social pela Universidade de Kentucky (EUA). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba no departamento de administração e dos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFPB) e Sociologia (PPGS/UFPB). É coordenador do Programa de pós-graduação em Administração (PPGA/UFPB). Foi chefe do departamento de administração da UFPB entre os anos de 2013 e 2014. É co-líder do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC-CNPq). É o atual editor-chefe da Revista de Administração Contemporânea (RAC-Anpad), ex-editor-chefe da Revista Teoria e Prática em Administração-TPA (2015-2018), editor associado da Revista Organizações e Sociedade (OS UFBA) editor associado da Brazilian Business Review (BBR), ex-editor associado da Brazilian Administration Review (BAR), ex-editor associado e de livros da Revista de Administração (RAE-FGV), além de membro do corpo editorial da Tourism & Managment Studies (Portugal). Foi líder do tema 4 Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais da ANPAD no triênio 2015-2017 e foi membro do Comitê Científico da área de Estudos Organizacionais da ANPAD no triênio 2018-2020 . Recebeu o prêmio de artigo destaque do Canadian Journal of Administrative Sciences (2021), no XI ANPTUR de 2014 e no Semead em 2018. Recebeu ainda os prêmios de Outstanding Reviewer do Encontro Anual da Academy of Management em 2016 e 2017 e dos periódico Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal (Emerald Literati Awards) e da RAE/FGV em 2018 e 2021. Em 2019 foi editor homenageado da RAE/FGV. É revisor de periódicos nacionais e internacionais como Organization Studies, Management Learning, Journal of Management & Organization, BAR, RAC, RAE e Cadernos Ebape. Atua como consultor ad hoc da Capes e faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. Nos últimos anos possui publicações em periódicos como Annals of Tourism Research, The Learning Organization, Canadian Journal of Administrative Sciences, Qualitative Research in Organizations and Mangement, RAE, RAUSP, BAR, Cadernos Ebape, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, entre outros. Tem experiência em coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como Capes e CNPq com participação de pesquisadores internacionais da Itália, Estados Unidos e Dinamarca. Tem experiência profissional nas áreas de Administração, Turismo e Educação. Estão entre os temas de interesse em pesquisa: gestão escolar, educação em administração, gastronomia e turismo, teoria organizacional e métodos qualitativos. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0046249640629512 (11/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I. Departamento de Administração/CCSA - Campus I Cidade Universitária 58059900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 32167454 URL da Homepage: www.ccsa.ufpb.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2021-Atual. [Edital Produtividade em Pesquisa UFPB] - Gestao Educativa: Uma Discussao Onto-epistemologica
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver o conceito de gestão educativa como uma alternativa à ontologia atual dominante de que a gestão se trata apenas de um fenômeno focado em controle de recursos diversos e geração de lucros. A partir de uma extensa revisão de literatura para uma construção meta-teórica, buscar-se-á apresentar um conceito de gestão a partir de uma lógica educativa. Como principais resultados o projeto almeja a publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto, assim como o desenvolvimento de tecnologias capazes de formar pessoas para atuar com a gestão educativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Gabrielle Carvalho - Integrante / Thaís Lopes de Sousa Alves - Integrante / Bárbara Barros Paulino - Integrante / Mairla Meneses Lopes Teles - Integrante.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    2. 2020-Atual. [Produtividade em Pesquisa CNPq - 309250/2019-6] Gestao Educativa: Uma Discussao Onto-epistemologica
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver o conceito de gestão educativa como uma alternativa à ontologia atual dominante de que a gestão se trata apenas de um fenômeno focado em controle de recursos diversos e geração de lucros. A partir de uma extensa revisão de literatura para uma construção meta-teórica, buscar-se-á apresentar um conceito de gestão a partir de uma lógica educativa. Como principais resultados o projeto almeja a publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto, assim como o desenvolvimento de tecnologias capazes de formar pessoas para atuar com a gestão educativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Gabrielle Carvalho - Integrante / Larissa Lira Guimarães - Integrante / Thaís Lopes de Sousa Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    3. 2018-Atual. [Financiamento externo da Univ. Federal do Piaui] - Metodologia para Formacao de Pesquisadores em Administracao a Partir de Julgamentos Performativos
      Descrição: O objetivo deste projeto é propor uma metodologia de ensino que contribua para formação autônoma do pesquisador em administração de modo a fomentar o rigor científico por meio de julgamentos performativos. Trata-se de uma segunda etapa do projeto iniciado no pós-doutoramento no exterior deste proponente intitulado ?A Practice-Based Approach for Professional Education in Management Graduate Programs? em parceria com a Universidade de Kentucky por meio da colaboração do Prof. Theodore Schatzki. O marco teórico da pesquisa é a partir de um conjunto de teorias da prática, mais especificamente, os pensamentos de Aristóteles sobre phronesis, e os conceitos de prática de Bourdieu e Schatzki. Trata-se de um projeto com abordagem qualitativa que lançará mão de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de administração, assim como análise de documentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    4. 2018-Atual. [Universal CNPq - Faixa C - 442827/2018-0] Gestao Educativa: Uma alternativa para pensar administracao
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver o conceito de gestão educativa como uma alternativa à ontologia atual dominante de que a gestão se trata apenas de um fenômeno focado em controle de recursos diversos e geração de lucros. A partir de uma extensa revisão de literatura e a pesquisa de prática gerenciais empíricas, buscar-se-á apresentar um conceito de gestão educativa resultado das reflexões teóricas e empíricas da equipe de pesquisa. Como principais resultados o projeto almeja a publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto, desenvolvimento de um livro, formação de mestres e doutores, assim como o desenvolvimento de tecnologias capazes de formar pessoas para atuar com a gestão educativa assim como promover esta nova ideia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Silvia Gherardi - Integrante / Erica Dayane Chaves Cavalcante - Integrante / Elton Oliveira de Moura - Integrante / Paolo Landri - Integrante / Roberto Serpieri - Integrante / Graziela Dias Alperstedt - Integrante / Theodore Schatzki - Integrante / Samir Adamoglu de Oliveira - Integrante / Marina Dantas de Figueiredo - Integrante / Joseph Raelin - Integrante / Carina Ren - Integrante / Herink Halkier - Integrante / Nívea Marcela Marques Nascimento de Macedo - Integrante / Polyanna Torres Pinheiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    5. 2017-2018. [Edital CNPq-UFPB - Iniciacao cientifica 2017 -PIBIC] Uma Analise da Producao Brasileira Sobre as Teorias da Pratica em Administracao no Brasil
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a produção brasileira que adotou a perspectiva das teorias da prática. Mais especificamente irá buscar 1) mapear bibliometricamente a produção realizada entre 2000 e 2017 de autores brasileiros; 2) apresentar os temas, teorias e métodos mais utilizados nas pesquisas em administração no Brasil; 3) analisar o alinhamento ontológico, epistemológico, teórico e metodológico dos artigos produzidos tomando como base os fundamentos das teorias da prática. A realização deste projeto se justifica por duas razões. A primeira é pelo crescente número de publicações em administração no Brasil que assumem as teorias da prática como base teórica para pesquisa. A segunda é consequência da primeira em que é possível notar o crescente número de imprecisões, especialmente metodológicas, no uso das teorias da prática em trabalhos de administração. Assim, com este projeto se visa contribuir não apenas com o mapeamento da produção em teorias da prática, mas, especialmente, identificar quais são as maiores e mais relevantes imprecisões cometidas para que no futuro sejam apontados caminhos para o ensino e o uso das teorias da prática em administração aproveitando o máximo das contribuições que são possíveis obter ao utilizar esta abordagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / ANA CAROLINA NOGUEIRA LEMOS CLEMENTE - Integrante / MARCILENE PEREIRA DA SILVA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    6. 2015-2016. [Edital Pesquisa Pos-Doutoral no Exterior 2015 II - CAPES] - A Practice-Based Approach for Professional Education in Management Graduate Programs
      Descrição: A última década tem sido frutífera nas reflexões e debates sobre aprendizagem e educação. Essas discussões trazem para o foco elementos que receberam pouca atenção no passado com o objetivo de compreender como ?aprendizagem e educação? são fortemente influenciadas pelo social e o material. Para muitos autores (SCHATZKI, 2005; GHERARDI, 2001; LANDRI, 2012; DAVIS, 2012), tanto a aprendizagem quanto a educação, precisam ser entendidas para além de um processo meramente individual e cognitivo. Para Davis (2012), a educação tradicional em administração tem focado tanto o processo de gestão quanto o de aprendizagem como individuais e orientados pelo conhecimento técnico-racional, em busca de aplicações de modelos universais em contextos distintos. Assim, como um conhecimento profissional, a educação em administração é altamente impactada pelo trabalho e sua maior influência para a aprendizagem é o trabalho em si (DAVIS, 2012). Nesse sentido, os programas de pós-graduação em administração stricto sensu que formam mestres e doutores para pesquisar sobre os diversos fenômenos organizacionais, assim como educar futuros professores que irão atuar na formação profissional na graduação e na própria pós-graduação, devem alinhar os seus processos formativos para esta realidade. Baseando-se nesse contexto, as teorias da prática têm influenciado várias áreas de conhecimento como a administração, a medicina, a enfermagem, os estudos organizacionais e a educação desde a virada das práticas em meados dos anos 2000 (SCHATZKI, 2001; MIETTINEN; SAMRA-FREDERICKS; YANOW, 2009). A principal razão é devido aos pressupostos ontológicos e epistemológicos assumidos pelos teóricos da prática os quais refutam formas racionalistas, cognitivistas e individualistas para compreender os fenômenos sociais. Desse modo, as teorias da prática não se alinham com dualismos como mente/corpo, agência/estrutura, sujeito/objeto entre outros. Buscam, por outro lado, focar nas realizações do que as pessoas e os materiais produzem juntos de maneira interacional e integrada (LATOUR, 2005, LEONARDI, 2012). Tomando como base este contexto, é possível tecer algumas reflexões sobre a educação em administração na pós-graduação stricto sensu no Brasil, dentre as quais o foco intensivo no que diz respeito as competências relacionadas a pesquisa e um certo grau de desinteresse nas que tratam do ensino, por exemplo (PATRUS; LIMA, 2014; TOURINHO; PALHA, 2014). O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver uma proposta de educação profissional para programas de pós-graduação em administração que integre ensino, pesquisa e extensão a partir da abordagem das práticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Theodore Schatzki - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    7. 2014-2018. [Edital CNPq Ciencias Humanas, Sociais e Social Aplicadas 2014] - Criatividade Individual & Gestao Criativa: Pesquisa Comparada Recife Joao Pessoa Vitoria
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Integrante / Henrique César Muzzio de Paiva Barroso - Coordenador / César Augusto Tureta de Morais - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    8. 2014-2017. [Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES no22/2014 - Ciencias Humanas, Sociais e Aplicadas] - A Gestao Escolar como Pratica Sociomaterial no Brasil e na Italia
      Descrição: Este projeto é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem e Conhecimento da Universidade Federal da Paraíba, o Departamento de Sociologia da Universidade de Nápoles Federico II (Itália) e o CNR-IRPPS - Instituto de Pesquisas sobre População e Políticas Sociais do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. A educação há algum tempo vem recebendo grande atenção e influência da administração, seja por meio da tentativa de introdução de modelos de gestão escolar, o que inclui a discussão de currículos, organização orçamentária e gestão de pessoas, ou mesmo como possibilidade de fomentar a competitividade empresarial por meio de temas como aprendizagem organizacional, competências ou gestão do conhecimento. Entretanto, a administração e a educação travam discussões, por vezes, conflituosas em que pese se a gestão escolar pode e/ou deve ser semelhante a gestão empresarial, assim como se as políticas públicas em educação devem ser orientadas por visões de mundo mais neoliberais ou socialistas. Nesse contexto, reflexões e debates sobre padronização do ensino, em especial no que diz respeito ao conteúdo e avaliações, evidenciam a necessidade de maior compreensão de qual é o papel da gestão escolar na educação e de que maneira esta deve contribuir para as escolas e os processos educativos. Tal discussão não é apenas uma agenda brasileira, mas de vários outros países do mundo como a Itália. Assim, neste projeto buscar-se-á contribuir no conhecimento sobre a gestão escolar a partir de duas realidades com problemas semelhantes, porém com contextos sociais de desenvolvimento distintos que são a brasileira e a italiana. No contexto da educação, a sociomaterialidade vem ganhando espaço teórico e metodológico por oferecer oportunidade de engajamento na performance e focar nas formas das práticas educacionais, de modo a contestar a visão de que os materiais e os artefatos são considerados apenas como ferramentas que são utilizadas ou objetos de investigação. Ao considerar a educação por esta perspectiva, é possível trazer um novo olhar para pesquisar políticas educacionais, currículo, identidade, aprendizagem e conhecimento, abrindo a possibilidade de pensar formas alternativas de intervenção pedagógica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Anielson Barbosa da Silva - Integrante / Elton Oliveira de Moura - Integrante / Paolo Landri - Integrante / Roberto Serpieri - Integrante / Emiliano Grimaldi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    9. 2014-Atual. Estudos Baseados em Pratica em Organizacoes Diversas
      Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver avanços teóricos, metodológicos e práticos sobre organizações dos campos de educação e turismo por meio das teorias da prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador. Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 2
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    10. 2013-2014. [Edital CNPq-UFPB - Iniciacao cientifica 2013 -PIBIC] TURISMO COMO PRATICA EM JOAO PESSOA: UM ESTUDO SOCIOMATERIAL
      Descrição: O objeto de estudo deste projeto é a organização do turismo como prática sociomaterial na cidade de João Pessoa/PB. A prática sociomaterial está relacionada a como uma organização se constrói a partir das interações entre os elementos humanos e não humanos (artefatos/objetos) existentes em um determinado espaço que em conjunto geram significado e criam identidade, ambos como atores sociais (CZARNIAWSKA, 2008; GHERARDI, 2006, 2012). No contexto das organizações turísticas, a relação entre o processo de organizar com o de aprender e gerar conhecimento é algo também latente. Contudo, de acordo com Valtonen (2009), este tema vem recebendo pouca atenção do meio acadêmico nas áreas de administração e turismo. No escopo deste projeto, a atividade turística na cidade de João Pessoa/PB será a prática fomentadora da constituição da organização pesquisada que é resultado da interação cotidiana dos elementos humanos (turistas, trabalhadores do trade turístico, trabalhadores de serviços indiretamente ligados à atividade turística e sociedade local) e não-humanos (pontos e produtos turísticos, assim como demais elementos que, mesmo indiretamente, relacionam-se ao turismo local). A relação entre esses elementos implica um processo de aprender e organizar o turismo na cidade de João Pessoa/PB.Sob esta perspectiva, o principal objetivo da pesquisa que este projeto propõe é estudar a relação dos elementos humanos e não-humanos na construção do turismo como prática em João Pessoa/PB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Tiago César Miranda Regis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    11. 2012-2016. [Edital Universal CNPq 14/2012] - O Turismo como Pratica na Cidade de Joao Pessoa/PB: Mapeando o Processo de Aprendizagem Cotidiana dos Atores Sociais
      Descrição: João Pessoa (PB) é um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, programa do Ministério do Turismo que visa a qualificar os destinos escolhidos a nível internacional, que trabalha com uma metodologia de aprimoramento por meio de um índice de competitividade. Além disso, a cidade está localizada entre Natal/RN e Recife/PE que estão a 180 e 120 quilômetros de distância respectivamente. Ambas são sedes da próxima Copa do Mundo que ocorrerá no Brasil e, devido à proximidade, deverá gerar grande influência socioeconômica na cidade. Segundo seu sítio oficial, João Pessoa possui aproximadamente 720 mil habitantes e, entre estes, 15 mil trabalham no setor de turismo. O objeto de estudo deste projeto é a organização do turismo como prática sociomaterial na cidade de João Pessoa/PB. A prática sociomaterial está relacionada a como uma organização se constrói a partir das interações entre os elementos humanos e os artefatos/objetos existentes em um determinado espaço que em conjunto geram significado e criam identidade, ambos como atores sociais (CZARNIAWSKA, 2008; GHERARDI, 2006). Este projeto de pesquisa assume como questão norteadora o seguinte problema: Como se dá o processo de criação do turismo como prática na cidade de João Pessoa/PB a partir da aprendizagem cotidiana dos atores sociais envolvidos? O objetivo principal é Analisar o processo de criação do turismo como prática na cidade de João Pessoa/PB a partir da aprendizagem cotidiana dos atores sociais envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Anielson Barbosa da Silva - Integrante / Nelsio Rodrigues de Abreu - Integrante / Kellen da Silva Coelho - Integrante / Anete Alberton - Integrante / Carlos Ricardo Rossetto - Integrante / Luana Maria Cavalcanti Ferraz - Integrante / Patrícia Dantas de Lima - Integrante / Silvia Gherardi - Integrante / Lídia Cunha Soares - Integrante / Erica Dayane Chaves Cavalcante - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    12. 2012-2013. [Edital UFPB - Iniciacao cientifica 2012] Os usos do facebook como pratica de turismo: mapeando limites e possibilidades para a cidade de Joao Pessoa/PB
      Descrição: A atividade turística vem se consolidando no Brasil nos últimos anos. Apesar do número de turistas estrangeiros no país estar estagnado em aproximadamente 5 milhões de visitantes há alguns anos (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010), o turismo doméstico cresce a passos largos, prova disso é o crescente número de passageiros transportados pelas companhias aéreas e o ?apagão? hoteleiro que existe em várias cidades dos país. Outro fenômeno que também cresce no Brasil é o número de pessoas que têm acesso à internet e que, por sua vez, utilizam redes sociais on-line para diversos fins. A cidade de João Pessoa/PB é um dos principais destinos turísticos do país, faz parte do projeto dos 65 destinos indutores do Ministério do Turismo e com o projeto ?Jampa Digital? está ampliando o oferecimento acesso a internet banda larga para os moradores do município. Ao considerar este contexto, a questão norteadora deste projeto é: Quais são os usos do facebook em relação ao turismo na cidade de João Pessoa/PB que se consolidam como prática social? A proposta deste projeto se dá em razão da necessidade de ampliar o conhecimento e o impacto que as redes sociais on-line vem causando na sociedade e como ela vem transformando as formas de relacionamento e convivência entre as pessoas. Entre as várias frentes desse impacto, o turismo também não fica à parte dessa nova configuração social e se torna um fenômeno que é influenciado e influenciador das redes sociais on-line. A escolha do facebook parte da sua grande penetração entre os usuários das redes sociais on-line e os múltiplos usos (práticas) que esta ferramenta vem ganhando que passa desde encontrar velhos amigos até a realização de negócios. A compreensão dos usos do facebook como prática social relacionada a atividade turística de João Pessoa/PB pode oferecer novas informações e conhecimentos que contribuam na competitividade da cidade como destino turístico doméstico e internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador / Tiago César Miranda Regis - Integrante.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    13. 2012-2013. [Edital UFPB - Enxoval 02/2012] - Os usos do facebook como pratica estrategica de turismo: mapeando limites e possibilidades para a cidade de Joao Pessoa/PB
      Descrição: A cidade de João Pessoa/PB é um dos principais destinos turísticos do país, faz parte do projeto dos 65 destinos indutores do Ministério do Turismo e com o projeto ?Jampa Digital? está ampliando o oferecimento de acesso a internet banda larga para os moradores do município. Ao considerar este contexto, a questão norteadora deste projeto é: Quais são os usos do facebook em relação ao turismo na cidade de João Pessoa/PB que se consolidam como prática social? A proposta deste projeto se dá em razão da necessidade de ampliar o conhecimento e o impacto que as redes sociais on-line, em especial o facebook, vem causando na sociedade e como elas vem transformando as formas de relacionamento e a convivência entre as pessoas. Diante as várias frentes desse impacto, o turismo também não fica à parte dessa nova configuração social e se torna um fenômeno que é influenciado e influenciador das redes sociais on-line. A escolha do facebook parte da sua grande penetração entre os usuários das redes sociais on-line e os múltiplos usos (práticas) que esta ferramenta vem ganhando que passa desde encontrar velhos amigos até a realização de negócios. A compreensão dos usos do facebook como prática social relacionada a atividade turística de João Pessoa/PB pode oferecer novas informações e conhecimentos que contribuam na competitividade e gestão estratégica da cidade como destino turístico doméstico e internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo de Souza Bispo - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Avaliador homenageado RAE-FGV, FGV.. 2021.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    2. Best paper award do Canadian Journal of Administrative Sciences [Sociomateriality: Theories, methodology, and practice], Wiley.. 2021.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    3. Top Downloaded Paper [2018-2019] - Canadian Journal of Administrative Sciences [Sociomateriality: Theories, methodology, and practice], Wiley Publishing.. 2020.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    4. Menção honrosa do artigo "Educative Managing: Educational Experience and Non-Formal Educational Practice" no XLIV Enanpad - EPQ, ANPAD.. 2020.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    5. Editor homenageado - RAE/FGV, RAE/FGV.. 2019.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    6. Emerald Literati Awards - Outstanding Reviewer do periódico Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, Emerald Publishing.. 2018.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    7. Melhor artigo da área de Turismo e Hospitalidade - SemeAd (Seminário de Administração USP), FEA-USP.. 2018.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    8. Avaliador homenageado RAE/FGV, RAE/FGV.. 2018.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    9. Outstanding Reviewer of The Academy of Management Annual Meeting, Academy of Management, Academy of Management.. 2017.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    10. Outstanding Reviewer of The Academy of Management Annual Meeting, Academy of Management.. 2016.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    11. Artigo destaque XI ANPTUR - Contribuições da estética organizacional nas pesquisas em organizações gastronômicas, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR.. 2014.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.
    12. Professor homenageado da "Turma Professor Mestre Moisés Pais dos Santos" curso de tecnologia em Marketing, Universidade Metodista de São Paulo.. 2010.
      Membro: Marcelo de Souza Bispo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. XLIV Enanpad. Educative Managing: Educational Experience and Non-Formal Educational Practice. 2020. (Congresso).
    2. XLIII EnANPAD. Oficina avaliação de artigos. 2019. (Congresso).
    3. XXII Semead. GOURMETIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NO MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO. 2019. (Congresso).
    4. V Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO). Oficina sobre Etnometodologia. 2018. (Congresso).
    5. XLII Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2018. Vinhetas como Método de Pesquisa sobre Tomada de Decisões Phronéticas. 2018. (Congresso).
    6. 33th EGOS Colloquium. Experimenting organizations through educative management. 2017. (Congresso).
    7. VI Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Estudos das práticas: aspectos teóricos e metodológicos. 2017. (Congresso).
    8. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. Introdução à Sociomaterialidade e suas Contribuições aos Estudos Organizacionais. 2017. (Congresso).
    9. Qualitative Research in Management and Organization Conference (QRM) 2016. Educating Qualitative Researchers in Management Toward Performative Judgements. 2016. (Congresso).
    10. XL EnANPAD. Professors, teachers, or researchers? Doctoral management education and the researching-teaching tension in the Us and Brazil. 2016. (Congresso).
    11. OLKC 2015. INTERPROFESSIONAL LEARNING AND KNOWLEDGE AS A COLLECTIVE AUTHORSHIP PRACTICE. 2015. (Congresso).
    12. 18º Feira de Negócios da AVIRRP. Tecnologia da Informação e Aprendizagem nas Agências de Viagens. 2014. (Feira).
    13. II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO). Praia, Sol e Mar: Um Mergulho na Compreensão da Orla Marítima de João Pessoa/PB como Organização. 2014. (Congresso).
    14. III INVTUR. Tourism as practice: Humans and Non-Humans constructing an organizational texture of ?Tourisming? I. 2014. (Congresso).
    15. XI ANPTUR.Contribuições da estética organizacional para a pesquisa em organizações gastronômicas. 2014. (Encontro).
    16. XXXVIII EnANPAD. Avaliação Discente em Disciplinas de Pós-Graduação: Instrumento de Formação ou um Subsistema de Linha de Montagem?. 2014. (Congresso).
    17. XXXVIII EnANPAD. Panorama dos Estudos sobre ?Prática? no Brasil: uma Análise da Produção. 2014. (Congresso).
    18. I Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais - I CBEO. A organização do cotidiano na orla de João Pessoa: um olhar etnometodológico da prática do voluntariado. 2013. (Congresso).
    19. XXXVII EnANPAD. Posso entrar? Aprenda como somos, participe e se legitime.. 2013. (Congresso).
    20. Encontro de Estudos Organizacionais - EnEO. Etnometodologia: Uma Proposta Teórico-Metodológica Para Pesquisa em Administração a Partir das Práticas Cotidianas. 2012. (Congresso).
    21. 27th EGOS Colloquium - Reassembling Organizations. THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES. 2011. (Congresso).
    22. XXXV - EnANPAD. Compreendendo o Processo de Aprendizagem Coletiva do Uso de Tecnologia Como Prática em Agências de Viagens: Uma Abordagem Etnometodológica. 2011. (Congresso).
    23. Learning and Knowing-in-practice.Complexity, Ethnomethodology and Practices: Methodological Implications in Workplace Studies. 2010. (Seminário).
    24. VIII SemeAd.Investigação da Aprendizagem nas Organizações a Partir do Conceito de Prática e as Contribuições da Etnometodologia. 2010. (Seminário).
    25. X EnEO.Uma Discussão Interpretativista sobre o Desenvolvimento de Competências: A Abordagem Fenomenológica de Sandberg e a Sociológico-Simbólica de Gherardi. 2010. (Encontro).
    26. XXXIV - EnANPAD. Um diálogo entre os paradigmas da teoria crítica e interpretativista no contexto das organizações: uma proposta baseada no conceito de prática. 2010. (Congresso).
    27. XXXIV - EnANPAD. O estudo do processo de mudança na cultura organizacional de um banco estatal após a privatização: o caso do Banespa. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. COSTA, A. S. M. ; MEDEIROS, C. R. O. ; ALCADIPANI, R. ; BISPO, Marcelo de Souza. X EnEO. 2019. Congresso
    2. BISPO, Marcelo de Souza; SILVA, A. B. ; ADAMOGLU-DE-OLIVEIRA, S.. Colóquio de Conhecimento e Pesquisa em Administração. 2018. Congresso
    3. BISPO, Marcelo de Souza. VII ENTUR (Encontro de Turismo da Metodista) - Turismo: Humano, Solidário e Responsável. 2005. (Congresso).. . 0.
    4. BISPO, Marcelo de Souza. Fator humano: turbulência zero na Varig. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41