Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alexandre de Almeida Faria

Professor Adjunto da EBAPE-FGV. PhD em Industrial and Business Studies pela Warwick Business School, Reino Unido. Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Ex-Chair de Divisão de Critical Management Studies no Academy of Management (2009-2014). Professor-pesquisador visitante em Lancaster University Management School, York University Management School e New School. Diretor do Módulo no Brasil do International Masters Program in Practicing Management (IMPM) (www.impm.org) Coordenador do GEEM - Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (www.ebape.fgv.br/pp/geem), Pesquisador 1D do CNPq. Engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Administração pela COPPEAD-UFRJ. Líder do tema Estratégia, Governo e Desenvolvimento (Divisão ESO) na Anpad. Experiência profissional nas áreas de Estratégia e Marketing e atuação principalmente em: estratégia e sociedade, estudos de marketing, e critical management studies. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9696422050573770 (19/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro. Praia de Botafogo, 190 Botafogo 22250-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 37995745 Fax: (21) 37995710 URL da Homepage: https://www.ebape.fgv.br/pp/geem
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2014-Atual. Redesenhando gestao e teorizando estrategia internacional em (e a partir de) economias emergentes
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é promover a inserção do Brasil no contexto de disputas geopolíticas em management, em consonância com esforços e interesses manifestados por instituições e pesquisadores no país e no exterior por meio da descolonização teórica do núcleo hegemônico do campo e da sub-área de estratégia internacional e a promoção de multipolaridade e pluriversalidade, em oposição ao quadro contemporâneo marcado pelo unipolarismo neoliberal e pela universalidade eurocêntrica (ou ocidentalista).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alexandre de Almeida Faria - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    2. 2013-2015. Repensando Estrategia Internacional e Management/Gestao em (e a partir de) Economias Emergentes
      Descrição: O principal objetivo do projeto é argumentar, por meio principalmente da incorporação de literaturas vinculadas a estado-centrismo, que a literatura de estratégia internacional ignora o lado mais sombrio do neoliberalismo e ajuda a inibir ou bloquear outras teorizações e conhecimentos que desafiem o monopólio ideológico do mercado-centrismo no campo da gestão. Em termos específicos, o projeto objetiva investigar como os âmbitos de práticas de estratégia internacional e de educação/capacitação em grandes organizações brasileiras com diferentes níveis de componente estatal mobilizam orientações mercado-cêntricas e estado-cêntricas em suas práticas e estratégias internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alexandre de Almeida Faria - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    3. 2010-2014. Teorizando Estrategia Internacional de Marketing (sob a perspectiva de Estudos Internacionais)
      Descrição: Este projeto tem como principal objetivo mostrar (e identificar até que ponto e como) que o processo de construção e disseminação da tese da mercadização ajuda a explicar o quadro de subdesenvolvimento teórico no âmbito da estratégia internacional e, em termos mais específicos, a virtual inexistência do âmbito da estratégia internacional de marketing. Sob a perspectiva de uma economia emergente, conceituada neste projeto como uma ?rising power? regional que articula diferentes tipos de globalização e contribui para a constituição de ?outros mundos? e ?outros conhecimentos?, o projeto objetiva mostrar que o campo do management não pode desprezar a literatura de RI para repensar o âmbito da estratégia internacional e promover a teorização e constituição do âmbito da estratégia internacional de marketing.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre de Almeida Faria - Coordenador.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    4. 2010-2014. Reconhecendo e Teorizando Estrategia Internacional de Marketing em (e a partir de) Economias Emergentes
      Descrição: Bolsa de produtividade - Pesquisador 1D -. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre de Almeida Faria - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Best International Paper of the Critical Management Studies Division, Academy of Management.. 2018.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    2. Best Paper Proceedings, Academy of Management, Academy of Management.. 2013.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    3. Outstanding Paper Award Winner at the 2011 Emerald Literati Network Awards for Excellence, Emerald Publishers.. 2011.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    4. Visiting International Fellowship, Advanced Institute of Management - AIM.. 2011.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    5. Recognition of Truly Outstanding Leadership and Service - Program Chair, Academy of Management.. 2011.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.
    6. Recognition of Truly Outstanding Leadership and Service - Professional Development Workshop Chair, Academy of Management.. 2010.
      Membro: Alexandre de Almeida Faria.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. 3Es 2017. Journey in Pursuit of a Rebalanced Society. 2017. (Congresso).
    2. Academy of Management Annual Meeting 2017. Decolonizing management education in Brazil: Absences, presences and ambivalences. 2017. (Congresso).
    3. Coloqui de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Estudos Organizacionals na América Latina. 2017. (Congresso).
    4. EGOS Coloquium 2017. Decolonzing Diversity Management. 2017. (Congresso).
    5. International Critical Managemetn Studies Conference. A decolonial perspective on Diversity Management. 2017. (Congresso).
    6. Academy of Management 2016. Making Diversity Inclusion Meaningful: Moving from the jure codes to he fact practice. 2016. (Congresso).
    7. Academy of Management 2016. Problmatizing Agency of the Subalterns. 2016. (Congresso).
    8. Academy of Management 2015. Decolonizing Management. 2015. (Congresso).
    9. Academy of Management 2015. Opening Governance: Markets, State, and Beyond - Views from the Global South. 2015. (Congresso).
    10. Academy of Management 2015. Decolonizing Management. 2015. (Congresso).
    11. Academy of Management 2015. Examining the Resinting Organizing Paradox. 2015. (Congresso).
    12. Palestra Abertura do Mestrado em Administrração da UECE - Universidade Estadual do Ceará.Descolonizando o Nexo Gestão-Desenvolvimento. 2015. (Seminário).
    13. Academy of Management 2014. The BoP Approach: A Critical perspective. 2014. (Congresso).
    14. Academy of Management 2014. The BoP Approach: A Critical perspective. 2014. (Congresso).
    15. EGOS Colloqiuim 2014. Reimagining the rise of "all-inclusive" corporate social strategies. 2014. (Congresso).
    16. EGOS Colloquium 2014. Rethinking strategic CSR and global public goods. 2014. (Congresso).
    17. Enanpad 2014. Rethinking the Bottom of the Pyramid: A Critical Persppective from an Emerging Economy. 2014. (Congresso).
    18. Enanpad 2014. Repensando gestão em (e a partir de) economias emergentes. 2014. (Congresso).
    19. Enanpad 2014. Engajando com o Lado MAis Sombrio do Mercado e da Gestão. 2014. (Congresso).
    20. Academy of Management 2013. Governance, Knowledge and Critical Strategizing. 2013. (Congresso).
    21. Academy of Management 2013. Management, Dependence Studies and Development: A Decolonial (Re)Encountering. 2013. (Congresso).
    22. Academy of Management 2013. CMS Executive Meeting. 2013. (Congresso).
    23. Prêmio Capes-Emerald 2013.Prêmio Capes-Emerald 2013. 2013. (Encontro).
    24. Accademy of Management 2012 Annual Meeting.Can CMS Get Anything Done ?. 2012. (Simpósio).
    25. EGOS 2012. A critical state-based analysis of corporate social responsibility. 2012. (Congresso).
    26. Enanpad 2012. Dependency Theory, Strategic Management and Development. 2012. (Congresso).
    27. Enanpad 2012. Painel Competitivo EPQ: Os Desafios da Pesquisa em Administração no Brasil. 2012. (Congresso).
    28. IFSAM 2012. A tale of double subalternization: the Dependency theory case. 2012. (Congresso).
    29. 2011 Academy of Managemen Meeting. Diversas participações como Chair da Divisão CMS. 2011. (Congresso).
    30. AdCont 2011. Estratégia de Responsabilidade Social no âmbito de Bens Públicos no Brasil.. 2011. (Congresso).
    31. Enanpad 2011. Coordenador de sessão do tema 11. 2011. (Congresso).
    32. EnEPQ 2011. Repensendo Produtivismo em Gestão. 2011. (Congresso).
    33. Strategic Management Society(SMS) Special Conference. Reviewing Latin America?s Role in Global development. 2011. (Congresso).
    34. Enanpad 2010. Responsabilidade Social Empresarial e Bens Públicos: Investigando Agência e Não-Ação no Brasil. 2010. (Congresso).
    35. ENEO 2010. Revisitando Agência em Estratégia via Estudos Organizacionais. In: Encontro Nacional de Estudos Organizacionais. 2010. (Congresso).
    36. I Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. Agência em Estratégia: Pluralismo, Estruturação e Co-determinação. 2010. (Congresso).
    37. III Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia. Estratégia: O Elo perdido entre Globalização e Regionalismo. 2010. (Congresso).
    38. IV EMA (Encontro de Marketing). Repensando Marketing. 2010. (Congresso).
    39. LAEMOS 2010. CSR, Public Goods and the Agency of Big Corporations in Brazil. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. Mintzberg, H. ; COUTINHO, L. ; Vasconcelos, F. ; FARIA, A. A. ; FARIA, A.. Management and Development: a (re)emerging dialogue. 2012. Outro
    2. Mintzberg, H ; Motta, P.R. ; FARIA, A. ; Vasconcelos, F.. Developing Management in the Spirit of Brazil. 2011. Outro
    3. FARIA, A.. Critical Management Studies (CMS) Doctoral Workshop. 2010. (Congresso).. . 0.
    4. FARIA, A.. Professional Development Workshops - Critical Management Studies Division. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2020
Data de processamento: 14/09/2020 20:04:28