Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Beatriz Martins Linhares

Professora Associada (Livre-Docente, MS-5) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1977), com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1978-1979), títulos de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar, conferidos pelo CFP, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1988). Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá) realizado em 2002 com Dra Ruth E. Grunau. Livre-Docência na FMRP-USP em 2009. Docente das Disciplinas de Psicologia Médica e Introdução à Comunicação com paciente no Curso de Medicina da FMRP-USP e Psicologia do Desenvolvimento nos Cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia Nutrição e Metabolismo e Fonoaudiologia da FMRP-USP. Docente-orientadora, Vice-cordenadora (2004-2010) e membro titular da Comissão Coordenadora (2010-2012;2013-2015), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP (Conceito 7 CAPES). Docente-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP (Conceito 5 CAPES ). Docente coordenadora do Serviço de Psicologia Pediátrica do HC Criança do HCFMRP-USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança - LAPREDES (FMRP-USP). Coordenadora de dois Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde e Psicopedagogia Clínica). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase na área de Tratamento e Prevenção Psicológica, focalizando os seguintes temas: prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo; avaliação do desenvolvimento infantil; avaliação de dor e manejo não-farmacológico da dor em neonatos e crianças; abordagem bio-comportamental no estudo da dor em bebês; temperamento da criança; Cuidado Desenvolvimental em UTI-Neonatal; o impacto psicológico de enfermidades e hospitalização na criança e na família. Membro do GT da ANPEPP - Pesquisas em Psicologia Pediátrica, sendo coordenadora de 2004-2008. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1991 (atualmente nível 1-A). Líder do Diretório de pesquisadoes do CNPQ Pesquisas em Psicologia Pediátrica. Foi Primeira Secretaria da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (Gestões 2010-2011; 2012-2013) e foi Membro do Comitê de Políticas Científicas da ANPEPP nas Gestões 2011-2012 e 2013-2014. Membro do Comitê de Avaliação da CAPES para Programas de Pós-graduação em Psicologia (trienal 2010 e trienal 2013). Collaborator member of Pain in Child Health (PICH): a CIHR Strategic Training Iniative in Health Research. Membro do Programa Colaborativo Brasil-Canada para o Manejo da Dor em Crianças / Programa HC Criança Sem Dor. Foi Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Pesquisadora responsável junto com a Profa Dra Lúcia Williams (UFSCar) da pesquisa sobre validação no Brasil do Programa ACT-Raising Safe Kids, da American Psychological Association - APA. Coordena o Treinamento de Facilitadores no ACT program no LAPREDES, Ribeirão Preto. Treino de capacitação IDEAS framework do Frontiers of Innovation, Center of Developing Child, Harvard University. GO-TEAM Brazil dos projetos do I-Lab, - Laboratório de Inovação, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7958311766450761 (28/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Rua Tenente Catão Roxo 2650 Vila Monte Alegre 14051140 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 33154610 Fax: (16) 33154504
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2017-Atual. Imacto diferencial do nascimento pre-termo, risco clinico neonatal e estresse inicial no desenvolvimento, temperamento e comportamento: avaliacao e intervencao
      Descrição: Objetivo geral: examinar as relações entre o nascimento prematuro extremo, alto risco neonatal e estresse experimentado em contexto inicial de desenvolvimento e indicadores de desenvolvimento, temperamento e comportamento nos três primeiros anos de idade. Além disso, visa examinar a efetividade de programa de intervenção para promover práticas educativas positivas e prevenir problemas de desenvolvimento em crianças nascidas pré-termo e para promover a autorregulação e comportamento adaptativo posterior. Objetivos específicos: a) Comparar indicadores de temperamento e comportamento de crianças nascidas pré-termo e crianças nascidas a termo nos três primeiros anos de idade; b) Comparar indicadores de temperamento e comportamento, nos três primeiros anos de idade, de crianças nascidas pré-termo, em grupos diferenciados, respectivamente, pelo nível de prematuridade, pela presença de retinopatia da prematuridade e broncodisplasia pulmonar; c) Examinar as relações entre as condições de prematuridade, fatores clínicos associados, estresse neonatal, indicadores de temperamento e o comportamento da criança nos três primeiros anos de idade; d) Comparar o desenvolvimento inicial de crianças nascidas pré-termo com alto risco neonatal (com hemorragia intracraniana) com crianças nascidas a termo (grupo controle), no primeiro ano de idade; e) Examinar os fatores preditores do desenvolvimento inicial para paralisia cerebral, em amostra de crianças nascidas pré-termo com alto risco neonatal; f) avaliar a efetividade de um programa de intervenção de práticas educativas parentais positivas, aplicado em mães de crianças nascidas pré-termo. Metodologia: Serão realizados três estudos para atingir os objetivos específicos. A amostra total do presente projeto incluirá em torno de 200 crianças nascidas pré-termo, que passaram por internação na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN-HCFMRP-USP) e fazem parte do programa de follow-up de prematuros, e suas respectivas mães. Sub-amostras serão analisadas de acordo com os respectivos objetivos específicos. O projeto conta com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os problemas de desenvolvimento das crianças serão avaliados pela Bayley-III e GM - General Movements. Os problemas de comportamento serão avaliados pelo CBCL-Child Behavior Checklist e o temperamento da criança, pelo ECBQ - Early Childhood Behavior Questionnaire, e o temperamento da mãe, pelo ATQ- Adult Temperament Questionnaire, por meio de entrevistas com as mães. Para avaliação do estresse neonatal durante a internação na UTIN será utilizado o NISS - Neonatal Infant Stressor Scale. A história de saúde, do nascimento até o momento das avaliações das crianças, será obtida por meio da análise documental de prontuários médicos/enfermagem. Na intervenção com as mães será utilizado o Programa ACT - Parents Raising Safe Kids/ACT - Para educar Crianças em Ambientes Seguros da American Psychological Association. Na avaliação dos momentos antes e depois dos programas de intervenção serão utilizados os ECBQ e CBCL, assim como a avaliação do temperamento materno (ATQ - Adult Temperament Questionnaire) e das práticas educativas maternas (Avaliação ACT e PAFAS- Parenting and Families Adjustment Scales). Serão processadas as análises estatísticas descritiva, correlacional e inferencial. Para atender aos objetivos de comparação entre grupos serão utilizados os testes ANOVA/t-independente de Student ou Qui-Quadrado. Nas comparações intragrupo serão utilizados os testes t-pareado. Na análise de predição serão realizadas as regressões linear múltipla ou logística (dependendo natureza da variável de desfecho), com análises prévias de correlação e multicolinearidade. Os dados serão analisados pelo SPSS (versão 23.0); nível de significância p≤ 0,05.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Renata Freitas Martins Zorzenon - Integrante / CASSIANO, RAFAELA G. M. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    2. 2016-2018. Intervencao preventiva em praticas educativas parentais aplicado a maes de criancas com vulnerabilidade biologica e psicossocial
      Descrição: Objetivos: (a) avaliar a efetividade de um programa de intervenção preventiva de práticas educativas maternas estruturado para fortalecer práticas positivas e prevenir violência intrafamiliar contra crianças, visando prevenir problemas de comportamento das crianças, em amostras de mães de crianças nascidas pré-termo em condição de vulnerabilidade biológica e psicossocial; (b) comparar uma amostra de mães de crianças nascidas pré-termo e uma amostra de mães de crianças nascidas a termo quanto às práticas educativas maternas avaliadas antes e após o programa de intervenção preventiva de práticas educativas parentais. Metodologia: 100 mães de crianças na fase de 2 a 6 anos, sendo 50 de crianças nascidas pré-termo (PT) em seguimento ambulatorial hospitalar pós-alta, e 50 nascidas a termo (AT) selecionadas no contexto escolar ou núcleos da comunidade. Todas as mães passarão por um programa de intervenção preventiva (ACT- Para educar crianças em ambientes seguros da American Psychological Association APA), de oito sessões, a fim de fortalecer práticas educativas parentais positivas, eliminação de violência e maus-tratos contra crianças e redução de problemas de comportamento das crianças. Serão formados grupos de oito mães em média para intervenção, sendo separadas as mães PT das AT. As sessões serão filmadas para posterior análise. Serão realizadas avaliações pré- e pós-intervenção. As práticas educativas maternas serão avaliadas pelas escalas do programa ACT e Parenting and Families Adjustment Scales. Os problemas de comportamento das crianças serão avaliados pelo Strengths and Difficulties Questionnaire. As avaliações serão feitas em entrevistas com as mães. Serão processadas as análises estatísticas dos dados do tipo descritiva, inferencial (comparações entre grupos [PT X AT] e intragrupo [Pré x Pós- intervenção) e de associações entre variáveis. A análise será feita pelo SPSS, 23.0 (p≤ 0,05).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Elisa Rachel Pisani Altafim - Integrante / Francine Belotti da Silva - Integrante / Elisa Leithold - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    3. 2016-Atual. Fortalecendo Lacos: Avaliacao do programa de intervencao em praticas educativas parentais e interacao pais e filhos
      Descrição: Objetivo: O Programa Fortalecendo Laços tem por objetivo desenvolver habilidades maternas orientadas para qualificar positivamente as interações entre as mães e os seus filhos em diferentes situações do contexto familiar, visando a promoção do desenvolvimento da criança na primeira infância (2 a 6 anos). O programa prevê trabalhar os conteúdos com as mães sob a forma presencial e por meio do envio de mensagens em videoclipes no smartphone das mães. Trata-se de estratégia inovadora de Videocoaching à distância. Os videoclipes incluem animações e vídeos personalizados de cada participante do programa, com feedback positivo sobre a interação mãe-criança, por meio de legendas e emojis. Inclui observações para filmar as interações entre mãe e criança. O projeto Fortalecendo Laços na Fase I teve por objetivo fazer o protótipo do Programa e realizar os testes de viabilidade e piloto. Foi apoiado pelo iLab- Laboratório de Inovação para Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) com apoio de Omidyar Network, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande. Atualmente, o projeto encontra-se na Fase II (2018-2020) em que um estudo avançado randomizado controlado (RCT) encontra-se em andamento, com apoio do NCPI, Porticus e Fundação Bernard Van Leer. O Programa Fortalecendo Laços/ Strengthening Bonds faz parte do portfólio de inovação do FOI - Frontiers of Innovation, que é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard. Financiador: Convênio FMCSV-USP-FUSP. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Elisa Rachel Pisani Altafim - Integrante / Cláudia Maria Gaspardo - Integrante / Rebeca Cristina de Oliveira - Integrante / Bianca Chiodi Louzavio - Integrante / Marina Dias Macedo de Melo Avezum - Integrante / Fernanda Leite Ongílio - Integrante / Maria Julia Silveira Cassiano - Integrante / Gabriela Cristina Silva Prado - Integrante / Leonardo Tres Martinez - Integrante / Náiron Aguila Galvez Siqueira - Integrante.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    4. 2013-2017. Avaliacao da eficacia de um programa de intervencao preventiva em praticas educativas parentais
      Descrição: O presente projeto engloba dois estudos interligados sobre intervenção universal sobre práticas educativas parentais para prevenção de violência e maus tratos. Um dos estudos visa avaliar a eficácia do Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros para prevenção do tipo universal de maus tratos na infância no contexto familiar. A amostra será constituda por 48 famílias (a mãe e um familiar) com crianças de quatro a oito anos cadastradas no Programa de Saúde Família da FMRP-USP, que serão divididas randomicamente em dois grupos (A e B). Será realizado um estudo cross-over com ensaio clínico randomizado controlado. O estudo envolve três fases de avaliação e uma de intervenção, na qual será realizado o Programa ACT. As mães do grupo A irão seguir o seguinte esquema: a) 1ª avaliação (pré-intervenção), b) intervenção, c) 2ª avaliação (pós-intervenção) e d) 3ª avaliação, após três meses de termino da intervenção (follow-up). As mães do grupo B irão seguir o seguinte esquema: a) 1ª avaliação, b) 2ª avaliação, após oito semanas da realização da 1ª avaliação, c) intervenção e d) 3ª avaliação (pós-intervenção). A 1ª e 2ª avaliação de ambos os grupos são realizadas no mesmo período, enquanto o grupo A realiza a intervenção o Grupo B aguarda. As mães responderão os seguintes instrumentos de avaliação: Avaliação ACT, Questionário de Capacidades e Dificuldades para avaliação do comportamento da criança (SDQ), Escala de Eventos Vitais, Critério de Classificação Econômica Brasil, SCID/Não-Paciente e o Questionário sobre relações da mãe com seus familiares. O familiar irá participar das três fases de avaliação, respondendo o questionário sobre o comportamento da criança (SDQ). Será realizada a análise estatística descritiva, uma análise de comparação entre grupos (A X B), com o teste t independente de Student, e intra-grupo (Pré-intervenção X Pós- Intervenção X Follow-up), com o teste ANOVA com post-hoc do t pareado de Student e a correção de Bonferroni. O segundo estudo focalizará a aplicação do programa ACT em contextos de escolas públicas e privadas, visando trabalhar com amostras de famílias de diferentes níveis socioeconômicos. Além disso, serão analisadas as adaptações necessárias para a validação do ACT em amostras brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Maria Eduarda André Pedro - Integrante / Elisa Rachel Pisani Altafim - Integrante / Júlia Silva - Integrante / Francine Belotti da Silva - Integrante / Rebeca Cristina de Oliveira - Integrante / Rafael Silveira Coda - Integrante / Felipe Oliveira Sanches Moreno - Integrante. Financiador(es): American Psychological Association - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    5. 2013-2015. Avaliacao de indicadores de temperamento e comportamento em criancas nascidas pre-termo na fase de 18 a 36 meses
      Descrição: Avaliar indicadores de temperamento e comportamento de crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses, assim como examinar a associação desses indicadores entre si e com o temperamento materno. A amostra elegível para o estudo inclui 80 crianças nascidas pré-termo ( 37 semanas de idade gestacional) e muito baixo peso (1.500g) com idade entre 18 a 36 meses, de ambos os sexos, e suas respectivas mães.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Cláudia Maria Gaspardo - Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre - Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli - Integrante / Luciana Cosentino-Rocha - Integrante / Maria Eduarda André Pedro - Integrante / CASSIANO, R.G.M. - Integrante / Milena Fernandes Mata - Integrante / Juliana Cunha de Lima Rodrigues - Integrante / Guilherme Cordaro Bucker Furini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    6. 2012-2016. Temperamento, Atencao e Comportamento nos Processos Regulatorios do Desenvolvimento de Criancas Nascidas Pre-Termo
      Descrição: Objetivo geral: Caracterizar e relacionar indicadores de temperamento, comportamento, cognição e atenção de crianças nascidas pré-termo com história de risco neonatal, visando compreender os processos regulatórios do seu desenvolvimento nas fases pré-escolar e escolar, contextualizados por variáveis pessoais da criança e da família. O projeto envolve três estudos com objetivos, amostras e procedimentos específicos, que serão integrados. Estudo 1: Objetivos específicos: a) Comparar dois grupos de crianças nascidas pré-termo, sendo um Pré-termo Extremo ( 30 semanas de idade gestacional-IG) e Pré-termo Moderado ≥ 32 semanas IG), quanto aos indicadores de temperamento e comportamento na fase de 18 a 36 meses; b) Avaliar o efeito preditor do nascimento prematuro extremo das características de temperamento da criança e da mãe, assim como os indicadores do cuidado diário materno, no comportamento da criança. Método: 60 crianças nascidas prematuras (30 em cada grupo), com idade entre 18 a 36 meses e de ambos os sexos, e suas respectivas mães. O temperamento (ECBQ) e os problemas de comportamento (CBCL 11/2-5) da criança serão avaliados, assim como o temperamento materno. Serão obtidos dados da história de saúde das crianças (prontuário médico) e do ambiente familiar (ficha de caracterização e ABEP). Os dados serão analisados por meio da análise de comparação entre grupos independentes e da análise de regressão linear. Estudo 2: Objetivos específicos: a) Avaliar o temperamento de crianças na fase de 18-36 meses, por meio de questionários aplicados com as mães e da observação direta do comportamento da criança em uma situação de interação mãe-criança; b) Comparar os indicadores do temperamento de crianças nascidas pré-termo com os das crianças nascidas a termo. Projeto colaborativo com M. Gartstein (Washington State University/USA) e S. Putnan (Bowdoin College/USA): Toddlers and their Developmental Niche: Eploring parental perce. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Martinez F E - Integrante / Cláudia Maria Gaspardo - Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre - Integrante / Beatriz Oliveira Valeri - Integrante / Rafaela Guilherme Monte Cassiano - Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli - Integrante / Luciana Cosentino-Rocha - Integrante / Maria Eduarda André Pedro - Integrante / Thatiane Vichiato Breda - Integrante / Doane Servidone - Integrante / Maria Luisa Dantas - Integrante / Marília Souza Silva Branco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    7. 2010-2013. Influencias dos Aspectos Afetivos Maternos na Percepcao da Dor e Qualidade de Vida da Crianca Hospitalizada
      Descrição: O presente estudo tem por objetivo examinar a relação entre dor pediátrica em crianças enfermas e hospitalizadas em idade escolar e as variáveis, percepção materna sobre dor, estresse da mãe e modos de enfrentamento e estresse da criança e sua qualidade de vida. Para tanto, foi selecionada uma amostra de conveniência de crianças de ambos os sexos, na idade escolar de 6 a 12 anos de idade e suas respectivas mães. As crianças estavam internadas, por pelo menos três dias, na Enfermaria Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC/FMRP-USP) em diferentes clínicas e por diversos motivos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Faces Revisada e Escala de Stress Infantil com as crianças e Escala de Faces Revisada, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas e Questionário de Qualidade de Vida relacionado à Saúde com as mães, além de Roteiros de Caracterização da Criança e Roteiros de Caracterização Sócioeconômicos. Para análise os dados foram submetidos primeiramente à análise de estatística descritiva, após isso foi processada a análise de relação entre variáveis do estudo por meio do teste de correlação de Spearman para a análise de correlação entre variáveis contínuas, do teste de Qui-quadrado para a análise de associação entre duas variáveis categóricas dicotômicas e do teste de Mann-Whitney para uma variável categórica dicotômica e uma variável contínua. Os resultados mostraram que, com relação às características desta amostra, houve um predomínio de meninas e a idade média das crianças foi de nove anos. As crianças distribuíam-se em cinco clínicas, sendo que nas clínicas de Nefrologia e de Gastrologia houve uma concentração de cerca da metade das crianças. O principal motivo de internação correspondeu à investigação diagnóstica. A maior parte das mães das crianças era casada, tinham até o ensino fundamental e ensino médio e quase. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Ana Cláudia Matsuda - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    8. 2010-2012. Dor, Temperamento e Regulacao no desenvolvimento de criancas, nascidas pre-termo
      Descrição: Avaliar a reatividade e recuperação biocomportamental ao estresse e dor de bebês nascidos pré-termo na fase neonatal, considerando variáveis do bebê e do contexto, e examinar a relação de padrões biocomportamentais encontrados com indicadores do temperamento e comportamento dessas crianças em fases posteriores do desenvolvimento, aos três primeiros anos e na fase pré-escolar. Os objetivos específicos incluem: a) caracterizar padrões de reatividade comportamental e fisiológica à dor; b) verificar o efeito das variáveis do organismo (sexo, idade gestacional, índice de gravidade clínica neonatal) e variáveis contextuais (história de dor e estresse no contexto de tratamento, tempo de hospitalização, análise de estresse do contexto da UTIN) nesses padrões biocomportamentais de reatividade; c) caracterizar padrões de recuperação, a fim de identificar padrões de regulação biocomportamental após procedimento doloroso de rotina na terapia intensiva neonatal; d) analisar esses padrões de reatividade-recuperação em crianças que receberam sacarose para alívio de dor na rotina na UTIN; e) estabelecer a relação entre reatividade comportamental e fisiológica e recuperação em situação de dor e indicadores específicos de temperamento da criança em duas fases do desenvolvimento, nos primeiros dois anos e na fase pré-escolar; f) analisar modelos de predição de indicadores de temperamento da criança nascida prematura levando em conta as variáveis preditoras de reatividade e recuperação biocomportamental, variáveis organísmicas dos bebês, variáveis do contexto de dor e estresse na fase neonatal e variável de proteção por meio da intervenção não-farmacológica (uso de sacarose para alívio de dor).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / F. E. MARTINEZ - Integrante / Cláudia Maria Gaspardo - Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre - Integrante / Vivian Caroline Klein - Integrante / Beatriz Oliveira Valeri - Integrante / Luciana Cosentino Rocha - Integrante / Rafaela Guilherme Monte Cassiano - Integrante / Aline Limiéri Dualibe - Integrante / Daniela Moré Gorzílio - Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli - Integrante / Aline Fregni Caetano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 5
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    9. 2010-2012. Desenvolvimento e Qualidade de Vida de criancas nascidas pre-termo: estudo longitudinal da fase neonatal a idade pre-escolar.
      Descrição: Crianças que nasceram pré-termo e com baixo peso são indivíduos mais susceptíveis a apresentarem problemas de saúde. Torna-se importante o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dessas crianças, para assim detectar possíveis fatores de risco. Objetivo: Examinar os indicadores de desenvolvimento inicial no primeiro ano de idade pós-natal de crianças nascidas pré-termo (associados às condições clínicas e socioeconômicas) na predição do desenvolvimento psicomotor, desempenho funcional e qualidade de vida na fase pré-escolar. Método: O estudo de delineamento longitudinal prospectivo será dividido em 2 etapas: Etapa 1: de 2004 a 2007 realizou-se o follow-up inicial do desenvolvimento de 190 bebês nascidos pré-termo, durante o primeiro ano de idade pós-natal no Hospital Materno Infantil de Goiânia (GO). Etapa 2: em 2010 serão realizadas novas avaliações e coleta de informações com os mesmos indivíduos em idade pré-escolar (5-6 anos). As crianças serão reavaliadas em seu domicílio por meio do Teste Denver II (avaliação psicomotora), do Teste PEDI (avaliação do desempenho funcional) e do questionário CHQ-PF50 (avaliação da qualidade de vida). Serão coletadas informações sobre a condição de saúde, história escolar das crianças e condições socioeconômicas das famílias. Análise dos resultados: Análises de predição logística e linear serão utilizadas para a construção dos 3 modelos de predição cujas variáveis preditas serão os resultados da avaliação psicomotora, do desempenho funcional e da qualidade de vida das crianças em idade pré-escolar e as variáveis preditoras serão as variáveis verificadas na Etapa 1, sendo elas: fatores de risco neonatal, desenvolvimento neurocomportamental antes de 40 semanas de idade pós-concepcional, desenvolvimento psicomotor no primeiro ano de idade pós-natal e variáveis socioeconômicas da família.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares - Coordenador / Cibele Kayenne Martins Roberto Formiga - Integrante / Martina E B Vieira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (21)
    1. Prêmio para orientandos/ Jacobs Foundation International Student Award Winners (JULIANA RODRIGUES), International Congress of Infant Studies (ICIS) (Philadelphia, USA).. 2018.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    2. Prêmio para orientandos/ Jacobs Foundation International Student Award Winners ( ELISA ALTAFIM), International Congress of Infant Studies (ICIS) (Philadelphia, USA).. 2018.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    3. Prêmio para orientandos/ Jacobs Foundation International Student Award Winners (CLAUDIAGASPARDO), International Congress of Infant Studies (ICIS) (Philadelphia, USA).. 2018.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    4. Prêmio para orientandos/ Jacobs Foundation International Travel Award (CASSIANO), Society for Research in Child Development Biennial Meeting (Texas, USA).. 2017.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    5. Menção Honrosa para orientando (ALTAFIM), USP International Symposium of Undergraduate Research (SIICUSP) (São Paulo, Brasil).. 2017.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    6. Prêmio para orientando/ International Student Travel Stipend Award (ALTAFIM), 2017 APA Convention, American Psychological Association (Washington, DC, USA).. 2017.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    7. Menção Honrosa para a aluna Jéssica Valdrigh, SICUSP.. 2017.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    8. Jacobs Foundation International Travel Award, XX ICIS Biennial Congress (New Orleans).. 2016.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    9. Prêmio para orientandos/ Jacobs Foundation International Student Award (GASPARDO CASSIANO), International Congress on Infant Studies (New Orleans, USA).. 2016.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    10. Menção Honrosa para o aluno Guilherme Furini, SICUSP.. 2016.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    11. Menção Honrosa do Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2015.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    12. Destaque das Atividades de Cultura e Extensão em 2014 da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.. 2015.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    13. Jacobs Foundation International Travel Award, SRCD Biennial Meeting (Philadelphia).. 2015.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    14. 3º melhor pôster (Desempenho funcional e independência em mobilidade de crianças nascidas pré-termo em idade pré-escolar), IX Congresso Goiano de Fisioterapia.. 2013.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    15. Melhor trabalho (Trajetória de Desenvolvimento Motor de Prematuros da Fase Neonatal à Idade Pré-Escolar) - II Congresso Brasiliense de Fisioterapia, II Congresso Brasiliense de Fisioterapia.. 2013.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    16. Avaliação psicológica na perspectiva dos Direitos Humanos (1o lugar na categoria equipe) - Avaliação Assistida como medida de proteção para crianças em risco para problemas de desenvolvimento, Conselho Federal de Psicologia.. 2012.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    17. Primeiro Lugar dentro do tema Fisioterapia Neurofuncional no IX Encontro Científico e cultural da ESEFFEGO, Universidade Estadual de Goiás.. 2012.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    18. 2º Lugar na Classificação Geral dos Trabalhos Submetidos no IX Seminário de Iniciação Científica, Universidade Estadual de Goiás.. 2011.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    19. 1º Lugar na Classificação por Grande Àrea - Ciências da Saúde, dos trabalhos submitidos no IX Seminário de Iniciação Científica, Universaidade Estadual de Goiás.. 2011.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    20. Prêmio para orientando/ Trabalho classificado em 1º lugar no módulo de Dor no III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, Hospital Pequeno Príncipe.. 2010.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.
    21. Prêmio para orientando/ Menção Honrosa no XVII Prêmio Rocha Lima, Departamento Científico do Centro Acadêmico Rocha Lima da FMRP-USP.. 2010.
      Membro: Maria Beatriz Martins Linhares.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. SRCD 2019 - Biennial Meeting. Strengthening Bonds: Promoting Mother-Child Positive Interactions in Adverse Contexts. 2019. (Congresso).
    2. 15th ACT Raising Safe Kids Program Leadership Seminar.The ACT progarm in Brazil: implementation and evaluation lessons. 2018. (Outra).
    3. European Pediatric Psychology Conference (EPPC). Associations between temperament of mothers and toddlers born pre-term. 2018. (Congresso).
    4. International Congress of Infant Studies (ICIS) XXI Conference on Infant Studies Biennial Congress. Behavior problems in children born preterm from toddlerhood to preschool age. 2018. (Congresso).
    5. Semana da Primeira Infância.A importância do desenvolvimento na primeira infância. 2018. (Seminário).
    6. Workshop Laboratório de Inovação ILab/ Frontiers of Innovation.Fortalecendo Laços. 2018. (Outra).
    7. II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Teorias e Práticas em contextos interdisciplinares. Criatividade e inovação em psicologia da saúde. 2017. (Congresso).
    8. I Simpósio: Cuidado, Desenvolvimento e Saúde.Proteção ao desenvolvimento da criança na primeira infância. 2017. (Seminário).
    9. I Simpósio da Saúde da Criança e do Adolescente e II Seminário de Prevenção à Violência contra Crianças como Ameaça ao Direito Infantil e o Enfrentamento do Estresse.. Fortalecendo Laços: estratégias de intervenção em práticas educativas parentais. 2017. (Congresso).
    10. Seminário de validação dos instrumentos de promoção e vigilância do desenvolvimento infantil da caderneta da criança.Oficina de Validação do Instrumento de Promoção e Vigilância do Desenvolvimento Infantil da Caderneta da Criança. 2017. (Seminário).
    11. Seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo: O papel do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.O Desenvolvimento da Criança e o Cuidado dos Pais. 2017. (Seminário).
    12. Harvard in Brazil: The first ten years, the next ten years. 2016. (Outra).
    13. 14th European Congress of Psychology. The impact of gestational age and sex on temperament and behavior problems in toddlers born preterm.. 2015. (Congresso).
    14. 2015 SRCD Biennial Meeting. Temperament and behavior problems of toddlers born extreme and moderate preterm at 18 to 36 months of age.. 2015. (Congresso).
    15. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Painéis de Pesquisa. 2015. (Congresso).
    16. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Temperamento no Ciclo Vital: Conceito e Relações com Indicadores de Adaptação.. 2015. (Simpósio).
    17. 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Temperamento, Problemas de Comportamento e Autorregulação no Desenvolvimento de Crianças.. 2015. (Congresso).
    18. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Estresse, auto regulação e desenvolvimento da criança.. 2015. (Congresso).
    19. 15th World Congress on Pain. Neurobehavioral development of preterm infants and painful and stressful events during hospitalization in neonatal intensive care unit. 2014. (Congresso).
    20. 22º Congresso Brasileiro de Perinatologia. Influência das lesões cerevrais na fase neonatal sobre o desenvolvimento de pré-escolares nascidos pré-termo.. 2014. (Congresso).
    21. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2014. (Congresso).
    22. III Seminário novos horizontes da pós-graduação em psicologia.Relatório de Comissão - Internacionalização - conceito 6 e 7. 2014. (Seminário).
    23. III Seminário novos horizontes da pós-graduação em psicologia.Fórum - Políticas Cientiíficas. 2014. (Seminário).
    24. International Society on Infant Studies. Behavior problems in toddler born extremely preterm. 2014. (Congresso).
    25. I Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - FAPESP. 2014. (Seminário).
    26. Seminário de Escrita de Artigos Científicos. 2014. (Seminário).
    27. XV Simpósio de pesquisa e intercâmbio científico da ANPEPP.Reuniões do grupo de trabalho - Psicologia Pediátrica. 2014. (Simpósio).
    28. Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente.A utilidade da autorregulação para entender a mensuração e avaliação da dor e estresse em recém-nascidos. 2013. (Encontro).
    29. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. SIP Award - Lactancia materna y empoderamiento: habilidades para la vida y factores psicosociales de un programa nacional en México. 2013. (Congresso).
    30. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Psicologia Pediátrica: um campo de atuação do psicólogo na área de saúde. 2013. (Congresso).
    31. 14th World Congress on Pain. Pain reactivity and recovery in preterm neonates under sucrose for pain relief. 2012. (Congresso).
    32. 14th World Congress on Pain. 2012. (Congresso).
    33. 14th World Congress on Pain. Feeding history of preterm infants treated with oral sucrose for pain relief during neonatal period. 2012. (Congresso).
    34. 14th World Congress on Pain. Pediatric pain program in a developing country: health professionals perspectives. 2012. (Congresso).
    35. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia.O modelo de autorregulação no desenvolvimento de crianças em condição de risco: evidências empíricas sobre regulação fisiológica, emocional e comportamental. 2012. (Simpósio).
    36. ACT 2012 Leadership Seminar.Violence Prevention in Brazil. 2012. (Seminário).
    37. II Encontro Nacional de Processos Psicológicos Básicos.Expectativas de Grupos Multidiscilpinares na Área da Saúde com Relação à Atuação d Psicólogo. 2012. (Encontro).
    38. SRCD Themed Meeting: Developmental Methodology.Biobehavioral Pain Reactivity-Recovery Profiles in Preterm Infants. 2012. (Encontro).
    39. Workshop HC Criança 2012.Psicologia Pediátrica do HCFMRP-USP. 2012. (Outra).
    40. XIV Simpósio ANPEPP.Psicologia Pediátrica. 2012. (Simpósio).
    41. XXX International Congress of Psychology. Behavioral problems in a high risk sample of children born preterm. 2012. (Congresso).
    42. 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Temperamento e compotamento no desenvolvimento de crianças. 2011. (Outra).
    43. 8th International Forum on Pediatric Pain. 2011. (Outra).
    44. II Encontro Científico de Neonatologia do HCPA.Idade Cronológica e idade corrigida para a prematuridade na avaliação de indicadores de desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. 2011. (Encontro).
    45. II Encontro Científico de Neonatologia do HCPA.Avaliação de indicadores de desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo com muito baixo peso na faixa de 2 a 6 anos. 2011. (Encontro).
    46. I Simpósio - Cuidados e Acompanhamento Multidisciplinar de Bebês de Risco: da Gravidez à Educação Infantil.Consolidação do Vinculo Mãr-Bebê Após Internação na UTI Neonatal. 2011. (Simpósio).
    47. Jornada de Neonatologia e Pediatria Ambulatorial.Palestrante. 2011. (Outra).
    48. Seminário de Capacitação no manejo da dor na internação.Programa HC criança sem dor (HCFMRP-USP). 2011. (Seminário).
    49. Seminário de Capacitação no manejo da dor na internação pediátrica. Hospital cuidador. IFF/FIOCRUZ-HCFMRP-USP.Intervenções Não Farmacológicas para alívio de dor. 2011. (Seminário).
    50. Simpósio Internacional sobre Transferência de Conhecimento: a Enfermagem no Manejo da dor em Crianças e Neonatos.Experiências Brasileiras de sistematização do manejo da dor em crianças e neonatos. 2011. (Simpósio).
    51. Treinamento na Escala Premature Infant Pain Profile (PIPP). 2011. (Outra).
    52. VIII Encontro Científico e Cultural, III Semana de Formação, Prática de Ensino e Estágio e IV Semana das Ligas Acadêmicas ESEFFEGO.Qualidade de vida relacionada a saúde física de crianças nascidas pré-termo em idade pré-escolar. 2011. (Encontro).
    53. VIII Encontro Científico e Cultural, III Semana de Formação, Prática de Ensino e Estágio e IV Semana das Ligas Acadêmicas ESEFFEGO.Desenvolvimento motor e desempenho funcional de crianças nascidas pré-termo e baixo peso. 2011. (Encontro).
    54. Ouvinte do Workshop de Capacitação para pesquisadores da USP em Publicação Científica. 2011. (Outra).
    55. 13th World Congress on Pain. Pain Assessment in inpatient children of a developing country: the first step to apply childkind program. 2010. (Congresso).
    56. 17th Biennial International Conference on Infant Studies. Temperament and Behavior Problems in Toddlers Born Preterm in Comparison to Toddlers Born Without Medical Problems. 2010. (Congresso).
    57. III Semana das Ligas Acadêmicas I Seminário Goiano de Dança, intitulados Inivações Tecnólogicas, Terapêuticas e Educacionais.Estudo Comparativo do Desenvolvimento Neuropsiciomotor entre Meninos e Meninas Nascidas pré-termo em idade pré-escolar. 2010. (Encontro).
    58. International Pain Summit - IASP.Declaração de Montreal. 2010. (Encontro).
    59. I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).Reatividade e regulação biocomportamental em neonatos: Implicações para o desenvolvimento. 2010. (Simpósio).
    60. Planejamento Estratégico do HC Criança HCFMRP-USP.representante do Serviço de Psicologia Pediátrica HCFMRPUSP. 2010. (Oficina).
    61. Seminários em Biociências.Reatividade biocomportamental à dor e regulação no desenvolvimento de neonatos pré-termo. 2010. (Seminário).
    62. Workshop Um Enfoque Interdisciplinar sobre a prevenção de violência contra a criança e o adolescente - Módulo 1. 2010. (Outra).
    63. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2010. (Simpósio).
    64. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia Pediátrica: produção de conhecimentos e transferência de evidência científica para a prática. 2010. (Congresso).
    65. XX Congresso Brasileiro de Perinatologia. A avaliação de bebês. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (17)
    1. FINLEY, A. ; RANGER, M. ; LINHARES, M. B. M.. Palestras sobre Dor Pediátrica. 2014. Outro
    2. BARROS, M. L. T. Q. ; LINHARES, M. B. M. ; PASIAN, S. R.. Parental adaptation, parent's self regulation and children's health. 2014. Outro
    3. BARROS, M. L. T. Q. ; LINHARES, M. B. M. ; PASIAN, S. R.. Otimizando o desenvolvimento nos primeiros anos. 2014. Outro
    4. BARROS, M. L. T. Q. ; LINHARES, M. B. M. ; PASIAN, S. R.. Seminário de Escrita de Artigos Científicos. 2014. Outro
    5. LINHARES, M. B. M.; GASPARDO, C. M. ; PEDRO, M. E. A. ; ALTAFIM, E. R. P.. Curso de Extensão: Desenvolvimento da Criança para Profissionais da Área da Saúde. 2014. Outro
    6. LINHARES, M. B. M.; GASPARDO, C. M. ; PEDRO, M. E. A. ; ALTAFIM, E. R. P.. Workshop para profissionais da saúde sobre práticas educativas parentais e violência. 2014. Outro
    7. LINHARES, M. B. M.. 43º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. LINHARES, M. B. M.; CREPALDI, Maria Aparecida ; PEROSA, Gimol Benzaquem. Desenvolvimento de crianças: indicadores e processos envolvidos em condições de risco e proteção. 2012. Outro
    9. LINHARES, M. B. M.. 42º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2012. (Congresso).. . 0.
    10. LINHARES, M. B. M.. 2009 SRCD Biennial Meeting (Assessor Painéis - Temas Temperamento e afeto). 2008. (Congresso).. . 0.
    11. LINHARES, M. B. M.. XXXVIII Reuniâo Anual de Psicologia - Comitê Científico. 2008. (Congresso).. . 0.
    12. LINHARES, M. B. M.. Congresso da Sociedade de Psicologia do Desenvovimento - Comitê Científico. 2007. (Congresso).. . 0.
    13. LINHARES, M. B. M.. XXXVII Reunião Anual de Psicologia da SBP- Comitê Científico. 2007. (Congresso).. . 0.
    14. LINHARES, M. B. M.. I Simpósio Interdisciplinar de Dor. 2006. (Outro).. . 0.
    15. LINHARES, M. B. M.. IV Reunião Científica da Liga de Dor de Ribeirão Preto. 2006. (Outro).. . 0.
    16. LINHARES, M. B. M.. II Jornada Interdisciplinar da liga de Dor de Ribeirão Preto. 2005. (Congresso).. . 0.
    17. LINHARES, M. B. M.. XXIII Reunião Anual de Psicologia SBP - Comitê Científico. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Maria Beatriz Martins Linhares ⇔ Maria Aparecida Crepaldi (3.0)
      1. CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; CREPALDI, MARIA APARECIDA ; LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS. Redes sociais de apoio no contexto da prematuridade: perspectiva do modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 31, p. 247-255, issn: 0103-166X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CREPALDI, MARIA APARECIDA; ENUMO, S. R. F. ; LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS. Psicologia da saúde e desenvolvimento na infância e adolescência: pesquisas e reflexões. 1 ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 1, p. 191.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CREPALDI, Maria Aparecida ; MENGEL, M. R. S. M. ; LINHARES, M. B. M. ; LINHARES, M. B. M. ; LINHARES, M. B. M.. Fatores de Risco para Problemas de Desenvolvimento em crianças cadastradas em unidades de saúde que trabalham na lógica da estratégia saúde da família (ESF). Em: Fatores de risco para problemas de desenvolvimento em crianças cadastradas em Unidades de Saúde que trabalham na lógica da Estratégia Saúde da Família (ESF), 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Curitiba: SBP, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Beatriz Martins Linhares ⇔ Débora Dalbosco Dell'Aglio (1.0)
      1. MENANDRO, PAULO ROGÉRIO MEIRA ; LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS ; BASTOS, ANGÉLICA ; Dell'Aglio, Débora Dalbosco. The Brazilian Psychology Postgraduate System and the Internationalization Process: Critical Aspects, Evaluation Indicators and Challenges for Consolidation. Psicologia: Reflexão e Crítica. v. 28, p. 57-65, issn: 1678-7153, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2020
Data de processamento: 14/09/2020 20:04:19