Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Regina Maura de Miranda

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2001). Ainda pela USP realizou pós-doutorado na área de poluição atmosférica (2001-2003). De 2003 a 2005, trabalhou como pesquisadora na UNICAMP, em regime de pós-doutorado, também em poluição atmosférica. De junho de 2005 a abril de 2007 foi pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, área de radiação atmosférica. De maio de 2007 a junho de 2010 atuou como pesquisadora a nível de pós-doutoramento no IAG/USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Poluição Atmosférica, atuando principalmente nos seguintes temas: aerossol atmosférico, radiação atmosférica, meteorologia, caracterização físico-química e modelagem atmosférica. Atualmente é professora doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, no curso de Gestão Ambiental e credenciada nos Programas de Pós Graduação em Sustentabilidade da EACH e também no Programa de Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP, linha de pesquisa Saúde Ambiental. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6353305919431855 (15/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Rua Arlindo Béttio, 1000 Ermelino Matarazzo 03828000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30911029 URL da Homepage: https://www5.each.usp.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. Relacao entre a composicao quimica e as propriedades opticas das particulas do aerossol atmosferico na cidade de Sao Paulo
      Descrição: A qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é determinada principalmente por fontes poluidoras locais, em especial os veículos. Ao longo dos últimos anos, a qualidade do ar tem melhorado, com exceção do material particulado fino (MP) e do ozônio troposférico, que ainda têm altas concentrações, trazendo problemas à saúde humana e podendo influenciar no clima, alterando o balanço radiativo da atmosfera. Entender os impactos dos aerossóis no ambiente e no clima depende de pesquisas aprofundadas e em conjunto com outros parâmetros, como as propriedades ópticas das partículas. Este estudo pretende caracterizar o material particulado fino (MP2.5), ao longo de 2 anos de amostragens na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, situada na Zona Leste da capital paulista, relacionando dados de composição química e parâmetros ópticos, como profundidade óptica do aerossol (AOD), expoente de Ångström (AE) e albedo simples (SSA), parâmetros estes fornecidos por um fotômetro solar, também instalado na EACH, o qual faz parte da rede mundial de fotômetros AERONET. A AOD pode ser usada para indicar o efeito da atenuação da radiação solar por uma camada atmosférica contendo aerossóis, o SSA está ligado às propriedades de espalhamento e absorção de radiação pelas partículas, o que depende do seu tamanho e composição química (daí a importância de se conhecer a composição química do aerossol), e o expoente de Ångström pode determinar o tamanho predominante das partículas, estando relacionado ao diâmetro do aerossol, sendo inversamente proporcional ao mesmo. As amostragens do aerossol serão realizadas utilizando-se um amostrador Partisol modelo 2025i (processo FAPESP 2012/24689-5) e um impactador em cascata, e a caracterização será por meio da utilização de técnicas complementares: gravimetria, para avaliar a concentração em massa das partículas, fluorescência de raios-X para se estudar a concentração elementar e cromatografia iônica, para se avaliar o aerossol secundário. Os dados ópticos estão disponíveis no site da rede AERONET (https://aeronet.gsfc.nasa.gov). Este estudo pretende caracterizar a composição química das partículas em suspensão na atmosfera da RMSP e a sua relação com as propriedades ópticas, utilizando dados de superfície e integrados verticalmente na coluna atmosférica. Ao final do estudo, poderão ser identificadas as fontes de aerossóis através da aplicação de modelos estatísticos e também a determinação das partículas dominantes que contribuem para alterações no clima e no balanço radiativo da atmosfera, já que, conforme dito acima, as características físico-químicas das partículas estão diretamente relacionadas ao seu potencial de interferência no clima.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina Maura de Miranda - Coordenador / Nilton Évora do Rosário - Integrante / Marcia Akemi Yamasoe - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
    2. 2018-Atual. Perfis quimicos e toxicologicos de fontes de materia particulada em atmosfera urbana
      Descrição: Processo Fapesp 2018/07848-9: O ar é um recurso natural integrante dos serviços ecossistémicos. Estimativas recentes revelam nºs chocantes sobre o contributo da poluição do ar, e sobretudo das partículas inferiores a 10 e 2,5 um (PM10 or PM2,5), para as doenças cardiorespiratórias e mortes prematuras. A poluição do ar e as alterações climáticas estão também estreitamente relacionadas. Embora os avanços tecnológicos tenham permitido reduzir as emissões de exaustão dos veículos, as emissões de não exaustão (ressuspensão de poeiras das vias e desgaste de pneus, travões e pavimentos), juntamente com as emissões dos cozinhados, emergiram como fontes de poluição dominantes, mas desprezadas, nas atmosferas urbanas, colocando óbvios desafios científicos e políticos. O SOPRO visa: i) compreender cientificamente as peculiaridades das áreas urbanas portuguesas e brasileiras que levam a frequentes ultrapassagens aos valores limite de PM2,5/PM10, ii) determinar rigorosamente a contribuição das fontes e identificar as responsáveis pelas excedências, e iii) propor estratégias de mitigação focadas nas principais fontes emissoras. O SOPRO responde ao apelo de avaliação integrada lançado pela Estratégia Nacional para o Ar (ENAR2020), enquadrando-se em 3 áreas prioritárias RIS3 e em 4 desafios societais relacionados com Ação Climática, Saúde e Bem-estar e Transportes. Dada a necessidade de caracterização das emissões de partículas pelo tráfego, será seguida uma estratégia concertada para obter perfis de exaustão e não exaustão: i) partículas do desgaste de diferentes pavimentos e pneus geradas num simulador rodoviário; ii) emissões de exaustão em dinamómetro de diversas categorias de veículos representativas das frotas brasileira e europeia; iii) medições em túneis rodoviários; iv) amostras de ressuspensão de poeiras das rodovias. Serão também obtidas amostras de exaustão de restaurantes representativos de vários estilos da culinária latina. Para obter perfis químicos de emissão das várias fontes, um vasto leque de técnicas analíticas de ponta será aplicado às amostras. O rastreio toxicológico das partículas e a relação com as características físico-químicas representará outro aspeto inovador. Serão aplicados modelos químicos de transporte para prever poluentes primários e secundários em São Paulo e regiões selecionadas em Portugal, incorporando os novos perfis de emissão e inventários atualizados e considerando diferentes cenários de emissão, alterações climáticas e políticas de controlo. O SOPRO é uma iniciativa conjunta da UAVR/CESAM e USP, ambas com ampla experiência nas ciências atmosféricas, tendo recebido o apoio de vários centros de reconhecida excelência: ARPA-Lombardia e Universidade de Florença (Itália), IDAEA e CIEMAT (Espanha), VTI (Suécia), KIT (Alemanha) e UERJ (Brasil). Beneficiará, assim, de recursos analíticos complementares, gerando um projeto transcontinental e multidisciplinar com cientistas atmosféricos, engenheiros de transportes, químicos, toxicologistas e modeladores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maura de Miranda - Integrante / Maria de Fátima Andrade - Coordenador / Thiago Nogueira - Integrante / Pérola C Vasconcellos - Integrante / Celia Alves - Integrante.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
    3. 2018-Atual. Determinacao do abatimento de calor antropogenico e da emissao de poluentes atmosfericos e gases de efeito estufa para diferentes cenarios de planejamento do transporte urbano
      Descrição: Processo Fapesp 2017/20148-3: A concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera atingiu valores alarmantes e a longa meia-vida de alguns desses gases, combinada com o consumo de energia atual, ainda fortemente baseado em combustíveis fósseis, requer a implantação de medidas de adaptação. Isso é particularmente verdade para as cidades brasileiras, onde vive 86% da população do país, em um contexto de grande vulnerabilidade ambiental, já que essas cidades apresentam taxas substanciais de desigualdade no acesso à infraestrutura urbana. Em São Paulo, a maior megacidade da América do Sul, o transporte é responsável pela maioria da emissão de poluentes atmosféricos, por uma parte importante da emissão de GEE e por uma grande parcela do calor antropogênico liberado para a atmosfera. Diversos estudos mostram uma tendência de aumento dos eventos de precipitação extrema para São Paulo, onde o calor antropogênico contribui para o efeito de ilha de calor urbana, que por sua vez contribui para precipitação extrema. Além disso, poluentes atmosféricos afetam a saúde da população, aumentando sua vulnerabilidade. Uma série de políticas públicas, de escopo nacional a municipal, foram implementadas com diretrizes para o planejamento de transporte e mobilidade urbana e diversas soluções inovadoras envolvendo tecnologia e políticas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas vêm sendo desenvolvidas e discutidas. Mesmo assim, falta uma avaliação clara e quantitativa do impacto que cada alternativa pode ter em relação ao abatimento de calor antropogênico, poluentes atmosféricos e GEE. O presente projeto pretende discutir alternativas viáveis para o planejamento de transporte e mobilidade urbana em São Paulo, desenhando cenários possíveis e avaliando o potencial de cada cenário em abater calor antropogênico, poluentes atmosféricos e GEE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maura de Miranda - Integrante / Flavia Noronha Dutra Ribeiro - Coordenador / André Felipe Simões - Integrante / Paulo Santos Almeida - Integrante / Dominique Mouette - Integrante.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
    4. 2014-Atual. Uso de modernas tecnicas de autopsia na investigacao de doencas humanas (MODAU)
      Descrição: Ao longo de toda a história, desde os primeiros estudos anatômicos conhecidos na Idade Média até o uso de modernas técnicas moleculares para o estudo de processos fisiopatológicos, a autópsia mostrou ser um processo importante e fonte de muito material para o avanço do conhecimento científico. Apesar do surgimento de um amplo conjunto de técnicas de imagem vários estudos têm demonstrado que a autópsia continua a ser crucial para a avaliação integrada do processo de doença, a avaliação de novas patologias e controle de qualidade do serviço médico. Dado o amplo acesso a material biológico, ela permite também o desenvolvimento concomitante de diversos projetos de pesquisa. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo procura fazer o melhor uso possível do grande potencial que representam suas 14 mil autópsias anuais. Embora pareça razoável que o aumento da capacidade, dos métodos de imagem pode garantir uma correlação mais confiável com a realidade, estas validações são, em geral, realizadas apenas no dia-a-dia do uso de equipamentos e não de forma estruturada levando em contas aspectos clínicos e patológicos de forma correlata. Uma alternativa é a realização destes estudos post-mortem, mas ainda em pequeno número, já que é difícil a obtenção de amostras rotineiramente. A presente proposta tem como objetivo principal utilizar exames de imagem e a autópsia para explorar dois temas importantes a saber: (a) o conceito de autópsia minimamente invasiva como uma alternativa para aumentar o número de autópsias, para entender os processos de doenças e avaliar o diagnóstico clínico e tratamento, e (b) o papel da autópsia como ferramenta de investigação dos efeitos do ambiente urbano na determinação de doenças humanas. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maura de Miranda - Integrante / Paulo Hilário Saldiva - Coordenador.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
      Descrição: Ao longo de toda a história, desde os primeiros estudos anatômicos conhecidos na Idade Média até o uso de modernas técnicas moleculares para o estudo de processos fisiopatológicos, a autópsia mostrou ser um processo importante e fonte de muito material para o avanço do conhecimento científico. Apesar do surgimento de um amplo conjunto de técnicas de imagem vários estudos têm demonstrado que a autópsia continua a ser crucial para a avaliação integrada do processo de doença, a avaliação de novas patologias e controle de qualidade do serviço médico. Dado o amplo acesso a material biológico, ela permite também o desenvolvimento concomitante de diversos projetos de pesquisa. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo procura fazer o melhor uso possível do grande potencial que representam suas 14 mil autópsias anuais. Embora pareça razoável que o aumento da capacidade, dos métodos de imagem pode garantir uma correlação mais confiável com a realidade, estas validações são, em geral, realizadas apenas no dia-a-dia do uso de equipamentos e não de forma estruturada levando em contas aspectos clínicos e patológicos de forma correlata. Uma alternativa é a realização destes estudos post-mortem, mas ainda em pequeno número, já que é difícil a obtenção de amostras rotineiramente. A presente proposta tem como objetivo principal utilizar exames de imagem e a autópsia para explorar dois temas importantes a saber: (a) o conceito de autópsia minimamente invasiva como uma alternativa para aumentar o número de autópsias, para entender os processos de doenças e avaliar o diagnóstico clínico e tratamento, e (b) o papel da autópsia como ferramenta de investigação dos efeitos do ambiente urbano na determinação de doenças humanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ligia Vizeu Barrozo - Integrante / Paulo H. Saldiva - Coordenador / Carlos Augusto Gonçalves Pasqualucci - Integrante / Edson Amaro Júnior - Integrante / Júlio da Motta Singer - Integrante / Luiz Fernando Ferraz da Silva - Integrante / Marisa Dolhnikoff - Integrante / Mitiko Saiki - Integrante / Pérola de Castro Vasconcellos - Integrante / Thaís Mauad - Integrante / João Eduardo Ferreira - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ligia Vizeu Barrozo.
    5. 2013-2015. Caracterizacao fisico-quimica do aerossol da Zona Leste da capital paulista
      Descrição: O projeto de pesquisa terá como objetivo a caracterização físico-química do aerossol urbano da Zona Leste da capital paulista, local onde se situa a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Será realizado, o monitoramento ambiental do material particulado inalável, um dos poluentes mais nocivos à saúde humana. Alguns gases também serão monitorados. Os resultados serão obtidos através de análises por técnicas complementares, onde poder-se-á conhecer a concentração em massa do material coletado, sua composição elementar e cátions e ânions presentes. Análises estatísticas posteriores permitirão conhecer a contribuição das possíveis diferentes fontes da região, veículos, indústrias, solo, entre outros. Os resultados ainda poderão ser relacionados aos dados meteorológicos da estação localizada na EACH, permitindo assim avaliar a influência da meteorologia na concentração dos poluentes. Através de dados da rede AERONET, será possível correlacionar as propriedades ópticas do aerossol com sua composição química.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maura de Miranda - Coordenador / Maria de Fátima Andrade - Integrante / Flavia Noronha Dutra Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
    6. 2011-2015. NARROWING THE UNCERTAINTIES ON AEROSOL AND CLIMATE CHANGES IN SAO PAULO STATE ? NUANCE-SPS
      Descrição: Projeto na linha de mudanças climáticas da FAPESP- Programa PFMCG-Projeto Temático. O objetivo central é estudar a contribuição urbana para a questão das mudanças climáticas e o feedback destas na qualidade do ar da Região Metropolitana de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Regina Maura de Miranda - Integrante / Maria de Fátima Andrade - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
    7. 2011-2014. Quantificacao e distribuicao de Hidrocarbonetos Policiclicos Aromaticos (HPAs) e metais no material particulado atmosferico e em solos superficiais e poeira de rua dos Campi da Universidade de Sao Paulo (Butanta e EACH) e de seu entorno
      Descrição: Os solos urbanos são submetidos às intensas atividades antrópicas associadas às construções, atividades industriais e intenso tráfego de veículos. A poluição do solo por metais traço e HPAs tem sido relatada em vários estudos realizados em diversos contextos de ocupação do solo (residencial, industrial, etc.), principalmente no Hemisfério Norte e na Asia que mostram padrões de contaminação distintos em função desta ocupação. Entretanto dados quantitativos e informações sobre o comportamento desses compostos nos solos de países tropicais em áreas urbanas e naturais ainda são escassos e os processos ainda pouco entendidos. Recentemente, com enfoque na interação atmosfera-superfície e na transferência de contaminantes em solos superficiais via particulado atmosférico, os estudos têm enfocado a poeira de rua por ser considerada uma das principais fontes de material particulado atmosférico em ambiente urbano e por ser facilmente re-suspensa, mas também por ser uma fonte de contaminação de corpos d água, solos e vegetação através do escoamento superficial das principais vias de tráfego. Existem poucos estudos que permitem avaliar a variação da concentração e do tamanho dessas partículas bem como entender seus fatores de controle e sua composição química. Considerando que o solo é receptor de contaminantes, metais e HPAs são transportados por via atmosférica, HPAs são poluentes orgânicos persistentes e podem ser utilizados como traçadores de fontes antrópicas no meio ambiente e que existem poucas informações quanto a ocorrência e distribuição de HPAs nos solos tropicais e urbanos, a proposta tem como principal objetivo determinar os teores de HPAs e metais e sua distribuição espacial nos solos superficiais e poeira de rua bem como sua correlação com o material particulado atmosférico nos Campi da Universidade de São Paulo, inseridos nas zonas Oeste e Leste da Cidade de São Paulo, respectivamente. Pretende-se assim contribuir para um melhor entendimento da interação atmosfe. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maura de Miranda - Integrante / Adalgiza Fornaro - Integrante / Christine Laure Marie Bourotte - Coordenador / Maria Cristina Forti - Integrante / Mary Rosa Rodrigues de Marchi - Integrante / Andrea Cavicchioli - Integrante.
      Membro: Regina Maura de Miranda.
    8. 2010-2012. Determinacao de perfis de emissao veicular a partir de experimentos em tuneis
      Descrição: PROGRAMA DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE TRANSPORTE - CT TRANSPORTE Edital MCT/CNPq nº 18/2009 - PDI em Transportes, Processo: 402383/2009-5. Este projeto tem como objetivo a obtenção de perfis de emissão veicular com a medida em tuneis da cidade de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Maura de Miranda - Integrante / Maria de Fátima Andrade - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Maura de Miranda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. Air Pollution Conference Brazil, 4th CMAS South America. PM2.5 Characteristics and Sources in São Paulo Metropolitan Area. 2019. (Congresso).
      2. Third Klimapolis workshop.Itaim Paulista air pollution pilot study. 2019. (Encontro).
      3. Second Klimapolis Workshop and Second CityLab Workshop.Projetos para colaboração futura. 2018. (Encontro).
      4. AGU Fall Meeting. Monitoring, Analysis and prediction of air quality from urban to regional and global scales IV. 2017. (Congresso).
      5. 2. Treinamento para uso da ?International Environmental Database?-IED. 2012. (Oficina).
      6. 1. 1º Inventário de emissões antrópicas de gases de efeito estufa diretos e indiretos do Estado de São Paulo: período 1990 a 2008. 2011. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Regina Maura de Miranda ⇔ Helena Ribeiro (1.0)
          1. CONNERTON, P. ; ASSUNCAO, J. V. ; MIRANDA, R. M. ; SLOVIC, A. D. ; PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J. ; RIBEIRO, H.. Air Quality during COVID-19 in Four Megacities: Lessons and Challenges for Public Health. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 17, p. 5067, issn: 1660-4601, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Regina Maura de Miranda ⇔ Edmilson Dias de Freitas (1.0)
          1. Andrade, Maria de Fatima ; KUMAR, PRASHANT ; DE FREITAS, EDMILSON DIAS ; YNOUE, RITA YURI ; MARTINS, JORGE ; MARTINS, LEILA D. ; NOGUEIRA, THIAGO ; PEREZ-MARTINEZ, PEDRO ; DE MIRANDA, REGINA MAURA ; ALBUQUERQUE, TACIANA ; GONÇALVES, FABIO LUIZ TEIXEIRA ; OYAMA, BEATRIZ ; ZHANG, YANG. Air quality in the megacity of São Paulo: Evolution over the last 30 years and future perspectives. Atmospheric Environment (1994). v. 159, p. 66-82, issn: 1352-2310, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2020
      Data de processamento: 14/09/2020 20:04:39