Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Amarildo Luiz Trevisan

Professor Titular de Filosofia da Educação do PPG Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Pesquisador PQ do CNPq desde 2001 (atualmente PQ 1D-CNPq). Consultor/Avaliador de projetos CNPq, CAPES, INEP e FAPESB. Formação: Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III de Madri (UC3M - 2014-2015); Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000); Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992); Especialista em História (FUBRAE - Goiânia 1986); Graduado em Filosofia - Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS, 1982). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2012-2014); Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2011). Membro do Comitê de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSM (2019-2020); Membro do Comitê de Iniciação Científica da UFSM (2020-2021); Membro do GT Filosofia da Educação da ANPEd desde 1997, Membro do Comitê Científico da ANPEd Nacional (2010-2011); Membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais; Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE e da Associación Latinoamericana de Filosofia de la Educación - ALFE; Membro do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidé; Membro da Comissão Organizadora e Científica do SENAFE e SEINFE - Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: Confluências - UFSM (6ª ed.); Membro do Comitê CT-Infra da UFSM (2014-2018); Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, ANPEd Sul 2016-2018; Membro do Conselho Editorial: Editora da UFSM (2019-2020), Editora Nova Harmonia (São Leopoldo - RS), Revista Imagens da Educação (UEM), Revista Perspectiva (URI). Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd), Educação (UFSM), Currículo sem Fronteiras, Revista História da Educação - RHE (UFRGS), Conjecturas: Filosofia e Educação (UCS), Rizoma (UNISC), Espaço Pedagógico (UPF), Educação (PUCRS), Linhas Críticas (UnB), Impulso (UNIMEP), entre outras. Coordenador dos convênios entre a UFSM e a Universidade Carlos III, de Madrid (UC3M), Universidade Autônoma de Madri (UAM) e Universidade de Huelva (UHU) - Espanha; Líder do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - UFSM/CNPq; pesquisador do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação - PUCRS/CNPq; pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri, PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación (FORPROICE). Visita acadêmica na Universidade Carlos III de Madri (2013, 2014, 2015 e 2018); Universidade de Algarve, Portugal (2015); Universidade Autônoma de Madri (2015, 2018) e Universidade de Huelva, Espanha, (2015). Publicou ou organizou vários livros, capítulos e artigos sobre Filosofia e Educação, com destaque para os livros: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Terapia de Atlas: Pedagogia e Formação Docente na Pós-Modernidade (EDUNISC, 2004); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Editora Mercado de Letras, 2014). Atua na área de Filosofia da Educação em interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica reconstrutiva. Interessa-se pelos temas: imagem, reconhecimento, formação, catástrofe, tecnologia e violência. E-mail para contato: trevisanamarildo@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2534601801498544 (24/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. Av. Roraima, nº 1000 - Prédio 16 - Campus - UFSM Camobi 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil Telefone: (55) 32208023 Ramal: 225 Fax: (55) 32208010 URL da Homepage: https://www.ufsm.br/ppge
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Teorias da violencia na educacao: formacao de professores para atuar em situacoes de conflito. Projeto aprovado na Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa C ? de R$ 0,00 a R$ 120.000,00.
      Descrição: O objetivo do projeto está em analisar a desconfiança das teorias da educação em relação à questão da violência e a sua relação com a ausência da preocupação, na formação de professores, em trabalhar com situações de violência e/ou conflito. Busca investigar como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a este contexto a partir da investigação de um caso específico. Paralelo a isso, também será efetuado um estudo tentando traçar um pano de fundo sobre a questão da violência nas escolas a partir de dados obtidos através de pesquisas comparativas entre Brasil e Espanha. Portanto, esta pesquisa exige um redimensionamento dos fundamentos e práticas educacionais procurando lançar novas perspectivas sobre a compreensão da violência nas teorias da educação como condição para a formação de professores lidar com situações de conflito. Afinal, sob a influência de alguns teóricos, como o historiador italiano Mário Alighiero Manacorda, os sociólogos franceses Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, e o pedagogo checo Comênio, considerado o pai da didática moderna, o tema da violência na educação adquiriu, de certa forma, contornos negativos. Os programas de pós-graduação e/ou instituições participantes são: Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, Santa Maria, RS, Brasil; Universidade Carlos III ? UC3M, Madri, Comunidad de Madri, Espanha; Universidade Autônoma de Madrid ? UAM, Madri, Comunidad de Madri, Espanha; Universidade de Barcelona ? UB, Barcelona, Generalitat de Catalunya, Espanha; Universidade de Caxias do Sul ? UCS, Caxias do Sul, RS, Brasil; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ? URI, campus Santiago, RS, Brasil;Instituto Federal Farroupilha ? IFFar, campus Santo Augusto, RS, Brasil. O projeto foi aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C, de R$ 0,00 a R$ 120.000,00. O projeto conta ainda com aportes de recursos de AT/CNPq, PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPERGS, na modalidade bolsas de iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Elaine Dias de Oliveira - Integrante / Maurício Cristiano Azevedo - Integrante / Geraldo Antônio da Rosa - Integrante.
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.
    2. 2017-Atual. Violencia na educacao: Repressao, liberacao ou ausencia de limites? - Projeto aprovado na Chamada CNPq N o 12/2016 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ SIGLA: PQ 1D, com periodo de execucao de 01.03.2017 a 28.02.2021.
      Descrição: O projeto busca tratar o tema da violência nas teorias da educação a partir da interpretação do texto Para uma crítica da violência, de Walter Benjamin. Vários filósofos contemporâneos como Marcuse, Derrida, Bernstein, ?i?ek e, inclusive, Agamben e Honneth têm se debruçado sobre esse texto para escrever sobre o tema da violência, porém a discussão ainda não foi suficientemente enfocada pela educação. Nesse artigo, Benjamin aborda a questão da violência relacionada ao direito, mas de um ponto de vista moral. Entretanto a sua tese - de que há um tipo de violência que não se enquadra nas categorias tradicionais da coerção, e que é puro meio, não fim, citando o caso da educação -, ainda necessita ser mais bem desenvolvida. Por isso o objetivo do texto é evidenciar como seria a violência não-coercitiva na educação e no que ela difere do conceito tradicional. Afinal, sob a influência de alguns teóricos, como o historiador italiano Mário Alighiero Manacorda, os sociólogos franceses Pierre Bordieu e Jean-Claude Passeron, e o pedagogo checo Comênio, considerado o pai da didática moderna, o tema da violência na educação adquiriu, de certa forma, contornos negativos. O projeto conta ainda com aportes de recursos de AT/CNPq, PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPERGS, na modalidade bolsas de iniciação científica. Os programas de pós-graduação e/ou instituições participantes são: Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, Santa Maria, RS, Brasil; Universidade Carlos III ? UC3M, Madri, Comunidad de Madri, Espanha; Universidade Autônoma de Madrid ? UAM, Madri, Comunidad de Madri, Espanha; Universidade de Barcelona ? UB, Barcelona, Generalitat de Catalunya, Espanha; Universidade de Caxias do Sul ? UCS, Caxias do Sul, RS, Brasil; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ? URI, campus Santiago, RS, Brasil;Instituto Federal Farroupilha ? IFFar, campus Santo Augusto, RS, Brasil. Projeto aprovado na Chamada CNPq N º 12/2016 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ SIGLA: PQ 1D, com período de execução de 01.03.2017 a 28.02.2021.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.
    3. 2014-2017. Educacao Pos-Auschwitz: A Negatividade (in)superavel da formacao? - aprovado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ/CNPq), PROBIC/FAPERGS.
      Descrição: O projeto faz parte do desenvolvimento de pesquisa apoiada pelo CNPq com Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) com tempo de vigência de 01/03/2014 a 28/02/2017. O projeto busca repensar a educação a partir das experiências do Holocausto, tendo em vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível à prevenção de catástrofes coletivas. A ideia é investigar na obra de Adorno, em confronto com literaturas que se debruçaram sobre o tema do Holocausto nos últimos tempos - especialmente Agamben, Kertész, Felman, Bauman, Honneth e Mattéi e as possibilidades de tecer cruzamentos entre as noções de ?formação cultural?, ?catástrofe?, ?trauma?, ?representação? e ?resistência? a partir do confronto de uma experiência histórica com o legado teórico acumulado. Trata-se, fundamentalmente, de buscar respostas no projeto ao questionamento: Como trabalhar pedagogicamente a prevenção a catástrofes coletivas na formação docente se, ao mesmo tempo, há uma impossibilidade da sua representação? Pretende-se perceber a relação entre a teoria e a prática social mais ampla na formação de professores sob a intersecção das discussões entre arte, formação cultural (Bildung) e educação. Afinal, vive-se uma época que requer a adoção de diferentes posturas e outro tipo de entendimento no campo da formação, uma nova ordem de pensamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Catia P Viero - Integrante / Maiane H Ourique - Integrante / Antonio Gómez Ramos - Integrante / Geraldo Antônio da Rosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.
    4. 2014-2015. Arte, Formacao Cultural (Bildung) e Educacao: a Expressividade do Processo Formativo em Tempos Pos-traumaticos - aprovado com Bolsa Pos-Doutorado no Exterior - PDE/CNPq
      Descrição: O projeto busca repensar a educação a partir das experiências do holocausto, tendo em vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível à prevenção de catástrofes coletivas. A ideia é investigar na obra de Adorno, em confronto com literaturas que se debruçaram sobre o tema do holocausto nos últimos tempos - especialmente Agamben, Kertész, Felman, Bauman, Honneth e Mattéi, as possibilidades de tecer cruzamentos entre as noções de arte, formação cultural e educação a partir do confronto de uma experiência histórica com o legado teórico acumulado. Trata-se, fundamentalmente, de buscar respostas no projeto ao questionamento: Como trabalhar pedagogicamente a prevenção a catástrofes coletivas na formação docente se, ao mesmo tempo, há uma impossibilidade da sua representação? Pretende-se perceber a relação entre a teoria e a prática social mais ampla na formação de professores, afinal, vive-se uma época que requer a adoção de diferentes posturas e outro tipo de entendimento no campo da formação, uma nova ordem de pensamento. O projeto foi aprovado com Bolsa Pós-Doutorado no Exterior - PDE/CNPq e realizado na Universidade Carlos III, de Madri, Espanha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.
    5. 2013-2016. Catastrofe, Trauma e Resistencia: Experiencia Estetica na Formacao de Professores - aprovado na Chamada Publica MCTI/CNPq No 14/2013 - Edital Universal - Faixa B, PIBIC/CNPq
      Descrição: Subprojeto de pesquisa aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Edital Universal 14/2013 - Faixa B. A contribuição desse projeto radica na necessidade de pensar as bases de uma educação mais preparada a enfrentar catástrofes coletivas provocadas pelo interesse puramente mercadológico e não o interesse da cidadania plena. A partir de documentos oficiais que apontam atualmente a preocupação com o desenvolvimento de um sistema de prevenção às catástrofes naturais, o projeto pergunta: O que poderia auxiliar na prevenção a eventos traumáticos provocados pelo descaso humano? Com o desenvolvimento do projeto, pretende-se sistematizar um conjunto de reflexões que contribua para responder, de forma similar, no campo da Educação e das Humanidades, à preocupação prevista no documento Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 - 2015. Balanço das Atividades Estruturantes 2011, expedido pelo governo federal através do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). O documento informa que o MCTI está desenvolvendo, em articulação com outras instituições federais, estaduais, municipais, órgãos de defesa civil e as Forças Armadas, um Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O resultado deste esforço aumentará a capacidade da sociedade brasileira para fazer frente às catástrofes naturais, com redução de vitimas e de prejuízos sociais e econômicos decorrentes, contribuindo para diminuição da pobreza e aumento da qualidade de vida? Além disso, a proposta busca auscultar as modificações ocorridas no cotidiano da educação, decorridos alguns meses após a tragédia da boate Kiss, que vitimou 242 pessoas, na maioria jovens, sendo 115 alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Catástrofes como essa trazem consigo a expressão de um trauma coletivo, o que exige uma nova postura da educação e das ciências humanas de modo geral. A reflexão presente nos estudos da Escola de Frankfurt sobre os campos de concentração de Auschwitz, especialmente os questionamentos sobre o modelo da racionalidade ocidental adotado na produção de ciência e tecnologia, apontam que este genocídio não é casual, mas se constitui como signo das catástrofes no contemporâneo, do qual é possível extrair lições com o objetivo de aprofundar saberes na formação docente no sentido do ?saber-prevenir? e ?saber-expressar?. Frente ao imperativo ético que Adorno delega à educação ? de que a meta de todas para a educação deveria ser a de que Auschwitz não se repita - a formação de professores pode construir importantes saberes com potenciais reflexivos e terapêuticos. Desse modo, a justificativa da ética, como saber-prevenir ou saber-cuidar, e da estética, como possibilidade do saber-expressar, tem a intenção de promover a representação do que é indizível para a consciência. Os temas da catástrofe, trauma e resistência têm como fonte de inspiração os estudos de autores da Escola de Frankfurt sobre as causas que levaram à catástrofe dos campos de Auschwitz, especialmente as reflexões de Adorno, Benjamin, Marcuse, Habermas e Feenberg, sendo que as experiências gestadas pelos eventos serão articuladas ao âmbito da educação, em especial à formação de professores. O projeto foi desenvolvido de forma interinstitucional entre a Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, enquanto propositora, e pesquisadores da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Universidade do Contestado - UNIPLAC, Instituto Federal Farroupilha - IFFarroupilha, Universidade Regional Universidade Regional Integrada - URI e Universidade de Brasília - UNB, estando previsto eventos-intervenções em algumas dessas instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Elaine Dias de Oliveira - Integrante / Maiane H Ourique - Integrante / Mauricio Azevedo - Integrante / Antonio Gómez Ramos - Integrante / Catia Piccolo Viero Devechi - Integrante / André Luis de O. Fagundes - Integrante / Geraldo Antônio da Rosa - Integrante / Evandro Dotto Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.
    6. 2012-2013. Inovacao, Recontextualizacao e Tecnificacao? Reconhecimento da Pratica na Educacao por Competencias - aprovado na Chamada CNPq/CAPES No 07/2011/ Edital Ciencias Sociais e Humanas
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado na Chamada CNPq/CAPES Nº 07/2011/ Edital Ciências Sociais e Humanas, Processo nº 400502/2011-9 com tempo de vigência de 01.01.2012 a 31.12.2013. O projeto visa corresponder ao desafio de repensar uma estrutura simétrica de reconhecimento na relação entre teoria e prática da formação de professores e, do mesmo modo, entre universidade e escola. O projeto assenta-se num processo de correspondência recíproca na construção de novos conhecimentos no campo da formação, dos saberes docentes e do aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Catia Piccolo Viero Devechi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.
    7. 2011-2013. Teoria e Pratica da Formacao no Reconhecimento do Outro - aprovado na Chamada Bolsas no Pais / Produtividade em Pesquisa - PQ - CNPq - 2010
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado na Chamada Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa - PQ ? CNPq - 2010 , Processo nº 300790/2010-4 com tempo de vigência de 01.03.2011 a 28.02.2014. O projeto de pesquisa visa corresponder ao desafio de repensar uma estrutura comunicativa e simétrica de reconhecimento entre teoria e prática na formação e, assim também, entre a universidade e a escola, assentado num processo de interatividade,interdependência e correspondência recíproca na construção de novos conhecimentos no campo da formação, dos saberes docentes e do aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura. Por isso, centra o foco de investigação sobre a formação de professores no Brasil, repensando o deslocamento da discussão do polo da teoria para o polo da prática. A partir das reformas no campo da formação, o antigo dilema teoria e/ou prática ? justamente uma preocupação da Filosofia que atravessa toda a história do Ocidente - volta ao centro do debate, tornando-se atualmente um dos principais eixos articuladores da formação de professores. A compreensão subjacente à discussão que serve de base à legislação educacional segue as ideias de autores como César Coll e, principalmente, Perrenoud, propondo alternativas a este processo. Este movimento do ?dever ser? ao ?fazer? do professor, do normativo ao vivido, por um lado procurou acompanhar a mudança de paradigma que norteou o surgimento da compreensão moderna do conhecimento. No entanto, no contemporâneo suas profundas consequências tanto para o pensar quanto para o fazer docente vêm progressivamente exigindo novas bases compreensivas. No entanto, diversas pesquisas no Brasil têm apontado os limites dos referenciais teóricos que embasam a legislação sobre a formação de professores. Com base nestas investigações, esta pesquisa se indaga, de modo geral, sobre a falta nesta proposta de uma perspectiva da formação em direção à formação cultural do professor, inserida no contexto mais amplo das relações sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / João Luis P Ourique - Integrante / Maiane Liana H Ourique - Integrante / Elaine Dias de Oliveira - Integrante / Crisiane Ludwig - Integrante / Eliane Rodrigues - Integrante / Nádia Fonseca Bertrand Ferreira - Integrante / Carline Schröder Arend - Integrante / Catia Piccolo Viero Devechi - Integrante / Eliana Regina Fritzen Pedroso - Integrante / Claudia Dickel - Integrante / Denise da Silveira Foletto - Integrante / Tiago Keller Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3
      Membro: Amarildo Luiz Trevisan.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (17)
        1. Amarildo Luiz Trevisan; ROSSATTO, Noeli D ; TOMAZETTI, Elisete M. Organização do VI SENAFE - SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO CONFLUÊNCIAS E II SEINFE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO CONFLUÊNCIAS. 2019. Congresso
        2. MOURA, Ercilia de ; TREVISAN, Amarildo Luiz. ; ROSA, A. G.. Organização do Congresso Latino Americando de Educadores Católicos - CLEC; IV Curso Internacional de Formação e XXIII Jornada de Verão do Movimento dos Educadores Cristãos - MOBREC. 2018. Congresso
        3. ROSA, A. G. ; Amarildo Luiz Trevisan ; SGRO, Margarita ; SOAVE, Cláudia ; CORTE REAL, Daniela ; PEDRO, J. C. ; DA SILVA, P. M.. Organização do I SIBFORP - I Seminário Internacional de Educação, Biopolítica e Formação de Professores e II Jornada Interuniversitária de Pós-Graduação em Educação - II JIPPGE. 2018. Congresso
        4. Amarildo Luiz Trevisan; ROSSATTO, Noeli D ; ROSA, A. G.. Organização I Seminário das Ciências da Religião - Ciência, Religião, Educação: Articulações em Tempos de Pós-Verdade. 2018. Congresso
        5. TREVISAN, Amarildo Luiz.; AZEVEDO, Mauricio ; NUNES, Bibiana ; FERRÃO, Iara. Organização VII Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias, Novas Práticas?. 2017. Congresso
        6. TREVISAN, Amarildo Luiz.; AZEVEDO, Mauricio ; FERRÃO, Iara ; PEDROSO, Eliana Regina F.. Organização VI Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias, Novas Práticas?. 2016. Congresso
        7. TREVISAN, Amarildo Luiz.; TOMAZETTI, Elisete M ; ROSSATTO, Noeli D. Organização V SENAFE e I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências. 2015. Congresso
        8. TREVISAN, Amarildo Luiz.. Organização V Colóquio de Formação de Professores: Novas Teorias - Novas Práticas?. 2015. (Congresso).. . 0.
        9. HERMANN, Nadja ; DALBOSCO, Claudio ; TREVISAN, A. L.. Organização II Seminário Racionalidade e Formação. 2013. Congresso
        10. TREVISAN, A. L.; ROSSATO, Noeli Dutra ; TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Organização IV SENAFE - Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências. 2012. Congresso
        11. TREVISAN, A. L.; MACIEL, Adriana Moreira. Organização IV Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias, Novas Práticas?. 2012. Congresso
        12. TREVISAN, A. L.. Organização III Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias, Novas Práticas?. 2011. (Congresso).. . 0.
        13. TREVISAN, A. L.. Organização 34ª Reunião Anual da ANPEd Nacional. 2011. (Congresso).. . 0.
        14. TREVISAN, A. L.; TOMAZETTI, Elisete ; SOUZA, Liliana de ; LUNARDI-LAZZARIN, Marcia L. ; BELLOCHIO, Claudia Ribeiro. Organização I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. 2011. Congresso
        15. TREVISAN, A. L.. Organização I Colóquio de Formação de Professores: Novas Teorias - Novas Práticas?. 2010. (Congresso).. . 0.
        16. TREVISAN, A. L.. Organização II Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias - Novas Práticas?. 2010. (Congresso).. . 0.
        17. TREVISAN, A. L.. Organização 33ª Reunião Anual da ANPEd Nacional. 2010. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2020
      Data de processamento: 14/09/2020 20:04:30