UFABC-professores

Mario Minami

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pelo IFUSP, Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1990), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009), Mestrado (1993) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Engenharia de Informação da UFABC, CECS, do grupo de Comunicações Multimídia e do Laboratório de Sinais e Sistemas da UFABC e pesquisador colaborador do Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) do PSI-EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento de Sinais de Voz, atuando principalmente nos seguintes temas: Reconhecimento, Síntese e Codificação de Voz, Processamento de Sinais Acústicos e Psicoacústicos, Processamento Digital de Áudio e Imagens. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5882877274227409 (31/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Av. dos Estados, 5001 Bangu 09210-971 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49960104 Fax: (11) 49960089 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Análise Condicional para Codificação e Reconhecimento de Sinais de Áudio e Voz
      Descrição: Este plano de pesquisa compõe-se de temas recorrentes em várias áreas de processamento de sinais omo análise de voz, codificação de voz e de áudio, reconhecimento da fala e de outras características de sinais de voz e de áudio e separação de sinais com regularizações para permitir ajustes mais adequados à finalidade desejada. A análise de voz, além de seu interesse específico, propicia as representações do sinal e os parâmetros dos modelos necessários às outras áreas. Novas formas de decomposição e modificação tempo-frequencial e de análise autorregressiva serão exploradas para a codificação do espectro de curto prazo, principalmente com o auxílio de técnicas de quantização vetorial, de transformadas, de modelos de misturas de densidades e de otimização. Os parâmetros e representações do sinal de voz também serão utilizados para o estabelecimento de modelos para a elaboração de métricas não-intrusivas da qualidade do sinal de voz. Serão exploradas representações paramétricas para a identificação de fontes sonoras, eventualmente incluindo a identidade do locutor ou do instrumento, condicionada a outras fontes de conhecimento ou restrições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mario Minami - Integrante / Miguel Arjona Ramirez - Coordenador / Emílio Hernandez del Moraes - Integrante / Dante Coaquira Begazo - Integrante / Marcelo Carpinette Grave - Integrante / Demóstenes Zegarra Rodríguez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Minami.
    2. 2013-2014. TVDivulgação: EngYZ e EETeen?
      Descrição: Este projeto abordará dois públicos de alunos com faixas etárias próximas mas de características diferentes. Para os alunos mais jovens, adolescentes típicos, estudantes de Ensino Médio, com idade entre 15 e 17 anos (denominados de geração Y-Z) produziremos vídeo-aulas na TV EETeen? (Estudar Engenharia sendo ?Teenager??) com experiências sobre disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, motivadoras para que os mesmos cursem futuramente engenharia, num enfoque de ciência e conteúdos aplicados à prática. Os kits didáticos de baixo custo e fácil acesso serão produzidos especialmente para as experiências das vídeo-aulas, predominantemente de Eletricidade e Magnetismo, e as mesmas serão postadas no YouTube, sendo que todos poderão ser reproduzidos pelos professores e alunos que assistirem os vídeos. Para o segundo grupo, de estudantes do Curso de Engenharia de Informação, com adolescentes e jovens entre 17 a 27 anos (denominados de geração X-Y), produziremos vídeo-situações na EngYZ (Engenharia das gerações Y e Z) que enfrentam e discutem os principais motivos pelos quais um aluno desmotiva-se e acaba desistindo do seu curso de engenharia, onde focaremos a importância de trabalhar com os fracassos, apoio dos grupos de estudo, da orientação dos professores e do sadio networking num curso universitário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Mario Minami - Coordenador / Aline Zavagli Ferraz - Integrante / Ronaldo César da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Mario Minami.
    3. 2012-2015. Análise de Sinais de Áudio e Voz para Reconstrução e Reconhecimento, Proc. FAPESP 2012/24789-0, Associado ao Prof. Miguel Arjona Ramirez
      Descrição: Este plano de pesquisa compõe-se de temas relacionados com análise de voz, codificação de voz e de áudio, reconhecimento da fala e de outras características de sinais de voz e de áudio e identificação de locutor. A análise de voz, além de seu interesse específico, propicia as representações do sinal e dos parâmetros necessárias aos outros temas. Novas formas de análise autorregressiva serão exploradas para a codificação da envoltória espectral de curto prazo de sinais de voz, principalmente, com o auxílio de técnicas de quantização vetorial, de transformadas e de modelos de misturas de gaussianas. Serão exploradas representações paramétricas para a identificação do locutor ou de fontes sonoras, contemplando aspectos dinâmicos devido à natureza intrínseca destas tarefas, e usando ferramentas de modelagem de longo prazo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mario Minami - Integrante / Miguel Arjona Ramirez - Coordenador / Dante Coaquira Begazo - Integrante / Marcelo Carpinette Grave - Integrante / Marcelo Aparecido Carlos - Integrante / Cauê Massi - Integrante / Ítalo Lanza - Integrante / Gerson Albuquerque da Silva - Integrante / Rafael Iriya - Integrante / Cristina Tong Ribeiro - Integrante / Sam Jeong - Integrante / Caio Vinicius Batista Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Minami.
    4. 2010-2012. Tecnologia da Fala e Métodos Multimodais
      Descrição: Este plano de pesquisa compõe-se de temas relacionados com análise de voz, codificação de voz, reconhecimento de voz, identificação de locutor e identificação multibiométrica de pessoas. A análise de voz, além de seu interesse específico, propicia as representações do sinal e dos parâmetros necessárias aos outros temas. Novas formas de análise autorregressiva serão exploradas para a codificação da envoltória espectral de curto prazo do sinal de voz de faixa larga, principalmente, com o auxílio de técnicas de quantização vetorial e de modelos de misturas de gaussianas. Estas novas formas de análise também podem se desdobrar para auxiliar na representação do sinal de excitação de voz, que será principalmente representado através dos espectros de modulação de componentes de bancos de filtros. Várias dessas representações paramétricas também serão aplicadas à identificação do locutor, auxiliada pelo reconhecimento de sua própria voz eventualmente. O reconhecimento do locutor também será combinado através de fusão com as identificações do sujeito obtidas através de outros sinais adquiridos por microfones, estetoscópios e câmaras fotográficas para luz visível e infravermelho longo. Estes outros sinais devem ser classificados através da quantização vetorial e de redes neurais. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mario Minami - Integrante / Miguel Arjona Ramirez - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Minami.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. XVIII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.Extensão Popular na Engenharia Elétrica e na Engenharia da Informação: Realizações, Possibilidades e Desafios na Unicamp e na UFABC. 2023. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. SORIANO, D. C. ; SUYAMA, R. ; TAKAHATA, A. ; NOSE-FILHO, K. ; Salinet, J. ; CARVALHO, S. N. ; Membros do Cômite Local da UFABC. 8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIMM) e o 7º Simpósio de Processamento de Sinais (SPS). 2017. Congresso
      2. ROMANO, J. M. T. ; CARDIERI, P. ; NASCIMENTO, V. ; SUYAMA, R. ; LOIOLA, M. B. ; NEVES, A. O. ; MIRANDA, M. D. ; PANAZIO, C. ; LOPES, R. ; EISENCRAFT, Marcio ; SILVA, Magno ; Minami, M. ; ATTUX, R. R. F. ; SILVEIRA, J. C.. International Telecommunications Symposium. 2014. Congresso
      3. MINAMI, M.. I Workshop da pós-graduação em Engenharia da Informação. 2011. (Outro).. . 0.
      4. MINAMI, M.. 1ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Informação. 2011. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Mario Minami ⇔ André Kazuo Takahata (1.0)
        1. MINAMI, MARIO ; TAKAHATA, ANDRE KAZUO ; PONCHET, ANDRE ; KURASHIMA, CELSO SETSUO ; FANTINATO, DENIS GUSTAVO ; OLIVEIRA, TIAGO ; BRAGA, THAYS. Cooperative Learning in Robotics Teacher Formative Assessment Strategy Integrated with Brazilian National High School Exam - ENEM: How Digital Pedagogy Can Build a Bridge between Curricula and Projects. Em: 2018 Latin American Robotic Symposium, p. 577-584, 2018.

      • Mario Minami ⇔ Celso Setsuo Kurashima (1.0)
        1. MINAMI, MARIO ; TAKAHATA, ANDRE KAZUO ; PONCHET, ANDRE ; KURASHIMA, CELSO SETSUO ; FANTINATO, DENIS GUSTAVO ; OLIVEIRA, TIAGO ; BRAGA, THAYS. Cooperative Learning in Robotics Teacher Formative Assessment Strategy Integrated with Brazilian National High School Exam - ENEM: How Digital Pedagogy Can Build a Bridge between Curricula and Projects. Em: 2018 Latin American Robotic Symposium, p. 577-584, 2018.

      • Mario Minami ⇔ Daniel Zanetti de Florio (1.0)
        1. CONSONNI, D. ; TEIXEIRA, J. C. ; NOSE FILHO, K. ; ROMANI, A. P. ; FLORIO, D. Z. ; MARCONI, J. D. ; COELHO, LHG ; MEZA, M. E. M. ; MINAMI, M. ; MUNOZ, S. N. M. ; SILVA, T. A. A. ; OLIVEIRA, T. R.. Métodos Experimentais em Engenharia. 01 ed. Santo André São Paulo: editora UFABC, 2024. v. 01, p. 521.

      • Mario Minami ⇔ Julio Carlos Teixeira (1.0)
        1. CONSONNI, D. ; TEIXEIRA, J. C. ; NOSE FILHO, K. ; ROMANI, A. P. ; FLORIO, D. Z. ; MARCONI, J. D. ; COELHO, LHG ; MEZA, M. E. M. ; MINAMI, M. ; MUNOZ, S. N. M. ; SILVA, T. A. A. ; OLIVEIRA, T. R.. Métodos Experimentais em Engenharia. 01 ed. Santo André São Paulo: editora UFABC, 2024. v. 01, p. 521.

      • Mario Minami ⇔ Kenji Nose Filho (1.0)
        1. CONSONNI, D. ; TEIXEIRA, J. C. ; NOSE FILHO, K. ; ROMANI, A. P. ; FLORIO, D. Z. ; MARCONI, J. D. ; COELHO, LHG ; MEZA, M. E. M. ; MINAMI, M. ; MUNOZ, S. N. M. ; SILVA, T. A. A. ; OLIVEIRA, T. R.. Métodos Experimentais em Engenharia. 01 ed. Santo André São Paulo: editora UFABC, 2024. v. 01, p. 521.

      • Mario Minami ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (1.0)
        1. CONSONNI, D. ; TEIXEIRA, J. C. ; NOSE FILHO, K. ; ROMANI, A. P. ; FLORIO, D. Z. ; MARCONI, J. D. ; COELHO, LHG ; MEZA, M. E. M. ; MINAMI, M. ; MUNOZ, S. N. M. ; SILVA, T. A. A. ; OLIVEIRA, T. R.. Métodos Experimentais em Engenharia. 01 ed. Santo André São Paulo: editora UFABC, 2024. v. 01, p. 521.

      • Mario Minami ⇔ Maria das Graças Bruno Marietto (1.0)
        1. NASCIMENTO, A. S. ; NEVES, A. ; SANTOS, C. S. ; SALUM, C. O. R. ; MOURA, D. A. ; PIMENTEL, E. P. ; BATAGELO, H. C. ; RAZENTE, H. L. ; ANTUNES JUNIOR, I. ; GOIS, J. P. ; BRAGA, J. C. ; BUENO, L. R. ; ROZANTE, L. C. S. ; BARIONI, M. C. N. ; MARIETTO, M. G. B. ; EISENCRAFT, M. ; OIKAWA, M. K. ; CLAESSENS, P. M. E. ; SUYAMA, R. ; WESTERA, P. W.. Bases Computacionais da Ciência. 1 ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. v. 5000, p. 242.

      • Mario Minami ⇔ Pieter Willem Westera (1.0)
        1. NASCIMENTO, A. S. ; NEVES, A. ; SANTOS, C. S. ; SALUM, C. O. R. ; MOURA, D. A. ; PIMENTEL, E. P. ; BATAGELO, H. C. ; RAZENTE, H. L. ; ANTUNES JUNIOR, I. ; GOIS, J. P. ; BRAGA, J. C. ; BUENO, L. R. ; ROZANTE, L. C. S. ; BARIONI, M. C. N. ; MARIETTO, M. G. B. ; EISENCRAFT, M. ; OIKAWA, M. K. ; CLAESSENS, P. M. E. ; SUYAMA, R. ; WESTERA, P. W.. Bases Computacionais da Ciência. 1 ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. v. 5000, p. 242.

      • Mario Minami ⇔ Segundo Nilo Mestanza Muñoz (1.0)
        1. CONSONNI, D. ; TEIXEIRA, J. C. ; NOSE FILHO, K. ; ROMANI, A. P. ; FLORIO, D. Z. ; MARCONI, J. D. ; COELHO, LHG ; MEZA, M. E. M. ; MINAMI, M. ; MUNOZ, S. N. M. ; SILVA, T. A. A. ; OLIVEIRA, T. R.. Métodos Experimentais em Engenharia. 01 ed. Santo André São Paulo: editora UFABC, 2024. v. 01, p. 521.

      • Mario Minami ⇔ Tiago Ribeiro de Oliveira (1.0)
        1. MINAMI, MARIO ; TAKAHATA, ANDRE KAZUO ; PONCHET, ANDRE ; KURASHIMA, CELSO SETSUO ; FANTINATO, DENIS GUSTAVO ; OLIVEIRA, TIAGO ; BRAGA, THAYS. Cooperative Learning in Robotics Teacher Formative Assessment Strategy Integrated with Brazilian National High School Exam - ENEM: How Digital Pedagogy Can Build a Bridge between Curricula and Projects. Em: 2018 Latin American Robotic Symposium, p. 577-584, 2018.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05