UFABC-professores

Luiz Renato Martins da Rocha

Docente da Faculdade de Educação da USP (2025). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP e Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da UFABC. Avaliador do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis Mec/Inep (reconhecimento e avaliação de cursos de graduação e instituições de educação superior), Portaria de n. 546, de 19 de novembro de 2021. Foi Professor efetivo (Adjunto) da Universidade Federal do ABC (UFABC), de 2022 a 2025. Foi coordenador da especialização em Educação Especial e Inclusiva, Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFABC. Foi tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013-2022). Foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), UTFPR-CP de 2018 a 2022 e coordenador da avaliação biopsicossocial da UTFPR (2021-2022). Pós-doutor em Educação. Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Especialista em Surdez: Libras, Educação Especial Inclusiva e Docência da Educação Superior; Licenciatura Plena em Matemática, Letras-Libras, Pedagogia e bacharel em Letras-Libras. Já ministrou diversos cursos e palestras para professores, alunos do ensino médio, técnico e superior nas diversas áreas de formação. E-mail: luizrenato@usp.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4901568089807470 (07/04/2025)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2022-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Avenida da Universidade, 308 Butantã 05508040 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30918300 URL da Homepage: https://www4.fe.usp.br/feusp/departamentos/eda/docentes-do-eda
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2025-Atual. Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilíngue de Surdos (CCD-TAEBS)
      Descrição: A presente pesquisa aplicada tem como missão desenvolver políticas linguísticas para a educação de surdos, com foco na produção de materiais didáticos bilíngues elaborados com tecnologias digitais. No contexto da Educação Bilíngue de Surdos ainda há pouca sensibilização da sociedade para operacionalizar uma política linguística que efetive o ensino específico para os indivíduos surdos, intensificando o apagamento desses estudantes em nossas escolas. Mesmo com os avanços legais, observa-se que a oferta de materiais de ensino dirigidos à comunidade surda ainda é escassa e não atende ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é a construção de materiais didáticos acessíveis de ensino da língua portuguesa que atendam às necessidades linguísticas dos surdos sob a perspectiva bi/multilíngue, na qual se considera o português escrito como a segunda língua do estudante surdo e a Libras como língua de interação e instrução. O projeto pretende criar um ambiente de reflexão, de troca de experiências e de desenvolvimento de práticas de ensino bilíngue. Prevê, também, a definição de protótipos de avaliação e de discussão sobre estratégias a serem seguidas em sua elaboração. As ações serão desenvolvidas com apoio da secretaria de educação dos municípios de Campinas e São Paulo, abarcando, inicialmente, o levantamento das informações sobre o campo, a análise dos documentos que norteiam a educação de surdos nos municípios, a forma de acolhimento de estudantes surdos pelas escolas, e o perfil sociolinguístico do aluno surdo, suas demandas e as demandas de professores e dos gestores educacionais, até chegar à fase de produção efetiva dos materiais didáticos e de formação dos profissionais da escola. Espera-se contribuir com a formação docente numa perspectiva inclusiva, ressaltando a Libras e a experiência visual não só com o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa escrita, mas também com a inserção do sujeito surdo na sociedade letrada. Os resultados específicos dos estudos abrangidos pelo projeto corroboram o fomento à pesquisa em tecnologia assistiva, a partir do desenvolvimento de produtos e serviços como soluções para uma educação bilíngue de surdos mais efetiva e significativa. Por sua vez, seus impactos deverão propiciar um retorno sob a forma de produtos/materiais para o ensino fundamental, anos finais, reflexões de caráter conceitual e metodológico para os profissionais da escola, subsídios que poderão ter implicações positivas para a área de educação bilíngue de surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Luiz Renato Martins da Rocha - Coordenador / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Teresa Cristina Leança Soares Alves - Integrante / Ivani Rodrigues Silva - Integrante / Lucia Helena Reily - Integrante.
      Membro: Luiz Renato Martins da Rocha.
    2. 2025-Atual. PROFOR-FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
      Descrição: No Brasil, há mais de 1 milhão e 200 mil professores da Educação Básica com alunos com deficiência, transtorno doespectro do autismo ou altas habilidades/superdotação em suas turmas, e um dos principais problemas tem sidoformação inicial deficitária de professores sobre educação inclusiva. Dispositivos legais que obrigam a inclusão deconteúdo sobre o assunto em todos os cursos de licenciatura, não têm sido suficientes para melhorar a formação deprofessores. A consequência tem sido o ônus para prover formação continuada para professores em exercício recaindosobre redes estaduais e municipais. O recomendável seria incluir conteúdo obrigatório sobre o assunto em todos oscursos de licenciaturas, e embora algumas instituições já o façam, não há consenso sobre os conteúdos a seremabordados nessas disciplinas. E qual seria o conteúdo ideal a ser inserido nos cursos de licenciaturas sobreeducação inclusiva? O objetivo geral do presente estudo é o de desenvolver uma proposta de melhoria da formaçãoinicial de professores do ensino comum para a educação inclusiva. Trata-se de um projeto a ser desenvolvido em rede,envolvendo 3 pesquisadores estrangeiros (Portugal e Finlândia) e 27 pesquisadores de 17 instituições públicasbrasileiras, das quais 7 da região sudeste, 4 da região norte, 4 da região nordeste e 2 da centroeste. A metodologiaenvolverá: 1) Revisão de literatura; 2) Survey sobre as concepções dos formadores de professores, 3) Estudodocumental de planos de ensino de instituições de ensino superior brasileiras públicas; 4) Pesquisa colaborativa comformadores de professores para: a) analisar o que recomenda a literatura e as políticas de formação inicial sobreeducação inclusiva de Portugal e Finlândia; e b) desenvolver uma proposta de melhoria da formação de professorespara a educação inclusiva. Espera-se obter uma proposta de melhoria da formação inicial de professores sobreeducação inclusiva e avançar os estudos sobre formação de professores no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (9) . Integrantes: Luiz Renato Martins da Rocha - Integrante / Enicéia Mendes Gonçalves - Coordenador / anna augusta sampaio de oliveira - Integrante / Ana Paula Silva Cantarelli Branco - Integrante / Ana Valéria Marques Fortes Lustosa - Integrante / Lucelia Cardoso Cavalcante - Integrante / Joaquim Colôa - Integrante / Juliene Madureira Ferreira - Integrante / Marco Paulo Maia Ferreira - Integrante.
      Membro: Luiz Renato Martins da Rocha.
    3. 2024-Atual. Mapeamento e Registro de sinais em Libras no bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFABC
      Descrição: Discentes surdos na educação superior enfrentam o desafio da ausência de sinais específicos em Libras em determinadas áreas do conhecimento, como é o caso da ciência e tecnologia. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo mapear e registrar os sinais em Libras existentes (ou desenvolvidos/criados) no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da Universidade Federal do ABC (UFABC), visando melhorar o ensino e aprendizado de estudantes surdos na educação superior brasileira e de futuros ingressantes surdos no BCT da UFABC. Os objetivos específicos incluem coletar sinais utilizados nas disciplinas do BCT cursadas por um discente surdo da UFABC e elaborar um manual em Libras com esses sinais. A metodologia proposta envolve a aprovação ética, a identificação de termos e conceitos específicos do BCT, a verificação da existência de sinais em Libras para esses termos, consulta ao discente surdo e intérpretes de Libras para o registro dos sinais. Nesse sentido, além de contribuir para a pesquisa em na área de Libras, o projeto promove uma educação inclusiva e equitativa ao elaborar um manual (por meio do registro) em Libras, essencial para estudantes, educadores e intérpretes no contexto da educação superior brasileira, sobretudo, no BCT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Renato Martins da Rocha - Coordenador / Leliane Aparecida Castro Rocha - Integrante / Victoria Elizabeth Pereira Fernandez Okamoto de Azevedo - Integrante / Thaiz Silva Moraes Cantanhede - Integrante.
      Membro: Luiz Renato Martins da Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (37)
      1. 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia ? Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis.CORPO PRETO, POBRE, GAY E SURDO: INTERSECCIONALIDADES DENUNCIADAS NAS RELAÇÕES COLONIZADORAS PROMOVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2024. (Seminário).
      2. Desenvolvimento de Narrativas em Línguas de SInais e seu ensino: Estado da Arte e seus desafios. 2024. (Encontro).
      3. XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca).Recursos de custeio e capital destinados ao Programa Escola Acessível entre 2014 e 2020. 2024. (Encontro).
      4. 1º evento em comemoração aos 21 anos da Libras. 2023. (Encontro).
      5. 3ª Semana TDAH em Foco. 2023. (Outra).
      6. Congresso Autismo e Estratégias Inclusivas para a Sala de Aula. 2023. (Congresso).
      7. Congresso Inclusão na Escola. 2023. (Congresso).
      8. Congresso Práticas Inclusivas que Fazem a Diferença em Sala de Aula". 2023. (Congresso).
      9. Evento Congresso de Inclusão da Criança com Transtorno Opositor Desafiador na Escola. 2023. (Congresso).
      10. Evento Congresso de Práticas Inclusivas para Alunos com TEA, TDAH e Dislexia. 2023. (Outra).
      11. Evento Jornada de Práticas Inclusivas para Crianças com Autismo em Sala de Aula. 2023. (Outra).
      12. Evento Jornada Trabalhando com o Autismo e o TDAH. 2023. (Outra).
      13. Evento Oficina de Práticas Inclusivas para Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. 2023. (Outra).
      14. I VIRADA CULTURAL NA SABINA.A matemática das embalagens: uma proposta de tarefa para o 9º ano do Ensino Fundamental,. 2023. (Outra).
      15. Jornada de Práticas Inclusivas do Aluno com TEA em Sala de Aula. 2023. (Outra).
      16. Jornada Dificuldades de Aprendizagem na Escola. 2023. (Outra).
      17. Jornada Inclusiva do Aluno com TEA na Escola. 2023. (Outra).
      18. Seminário do CCNH: Curricularização da extensão. 2023. (Seminário).
      19. Seminário Educação Especial Inclusiva AEE e TEA. 2023. (Seminário).
      20. Capacitação Técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico. 2022. (Outra).
      21. Congresso de Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual, TOD e Síndrome de Down. 2022. (Congresso).
      22. Congresso de Educação Especial Inclusiva. 2022. (Congresso).
      23. Congresso de Neurodesenvolvimento, Aprendizagem e Inclusão ? Como Melhorar Sua Prática Em Sala de Aula. 2022. (Congresso).
      24. Congresso de Neuropsicomotricidade e Neurociência na Escola. 2022. (Congresso).
      25. Congresso de TDAH e Dislexia na Prática. 2022. (Congresso).
      26. Congresso - Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização, no TDAH e TOD. 2022. (Congresso).
      27. Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. 2022. (Congresso).
      28. EducaTEA - Jornada de Educação Inclusiva para Alunos com TEA: Como Ter Mais Segurança na Inclusão e Intervenção em Sala de Aula. 2022. (Outra).
      29. Evento Oficina de Alfabetização e Inclusão do Aluno com TDAH em Sala de Aul. 2022. (Outra).
      30. Evento Oficina de Práticas Inclusivas do Aluno com TEA. 2022. (Outra).
      31. Evento Oficina de Práticas Inclusivas para Alunos com TDAH e Autismo. 2022. (Oficina).
      32. Jornada de Estratégias Práticas da ABA para criança com Autismo em Sala de Aula. 2022. (Outra).
      33. Jornada de Práticas Inclusivas da Criança com Autismo. 2022. (Outra).
      34. Seminário de Educação Especial Inclusiva para TEA. 2022. (Seminário).
      35. Seminário de Práticas Inclusivas do Aluno com TEA. 2022. (Seminário).
      36. Seminário De Práticas Inclusivas Na Escola - Como Realizar Uma Inclusão De Sucesso. 2022. (Seminário).
      37. Workshop de ABA e Intervenções no Contexto Escolar. 2022. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (17)
      1. KUMADA, K. M. O. ; ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO LÍNGUA ADICIONAL. 2024. Outro
      2. ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS; BENITEZ, P. ; BRANCO, A. P. S. C.. VII ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: TECENDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS COLABORATIVAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2024. Outro
      3. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; ROCHA, L. R. M. ; XAVIER, A. S. ; NAVARRO, A. M. ; AZEVEDO, A. C. P. ; VIDAL, B. F. E. ; LUNA, E. A. C. ; FERREIRA, I. S. ; SOUSA, K. A. ; ISHII, M. M. F. ; AZEVEDO, V. E. P. ; FONSECA FILHO, W. L.. 1° Encontro em Comemoração do Dia Nacional da Libras. 2024. Outro
      4. KUMADA, K. M. O. ; ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA. I FEIRA DE CIÊNCIAS SURDOS E LIBRAS: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2023. 2023.
      5. ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS. Semana de Acessibilidade e Inclusão da UTFPR. 2020. (Outro).. . 0.
      6. ROCHA, L. R. M.. Recursos Didáticos Adaptados para Atendimento na Área da Deficiência Visual. 2019. (Outro).. . 0.
      7. ROCHA, L. R. M.. Socialização das práticas vivenciadas na visita técnica à Reatech. 2019. (Outro).. . 0.
      8. ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA. Visita Técnica à Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH). 2019. .. . 0.
      9. MARTINS DA ROCHA, LUIZ RENATO. VI Semana de Informação e Conscientização sobre Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade - TDAH. 2019. (Outro).. . 0.
      10. MARTINS DA ROCHA, LUIZ RENATO. Ver e Ouvir. 2019. (Outro).. . 0.
      11. MARTINS DA ROCHA, LUIZ RENATO. Dia Internacional da pessoa com deficiência. 2019. (Outro).. . 0.
      12. ROCHA, L. R. M.. Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 2018. (Outro).. . 0.
      13. MARTINS DA ROCHA, LUIZ RENATO. 5ª Semana de Informação e Conscientização sobre o TDAH. 2018. (Outro).. . 0.
      14. ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA. Estande de LIbras no Conhecendo o Cérebro: Matemática está em tudo. 2018. .. . 0.
      15. ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS DA. Libras Intermediário. 2016. (Outro).. . 0.
      16. ROCHA, L. R. M.. Libras Intermediário. 2015. (Outro).. . 0.
      17. ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS. Curso de Libras. 2015. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Luiz Renato Martins da Rocha ⇔ Priscila Benitez (3.0)
        1. ARAUJO, F. A. B. ; BENITEZ, P. ; TREVISAN, D. F. ; ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS ; GOIS, J. P.. Percepções de mães de filhos com autismo ou deficiência intelectual sobre uso de framework educacional. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. v. 26, p. 64-72, issn: 1982-1654, 2023.
        2. FREITAS, 1. C. ; BENITEZ, P. ; KUMADA, K. M. O. ; ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS. IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO NO DSM-5 E CID-11. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 13, p. 105-127, issn: 2179-8427, 2023.
        3. SOARES, A. A. ; BENITEZ, PRISCILA ; ROCHA, L. R. M. ; PASIAN, M.. ANÁLISE DO PERFIL E DOS DIREITOS DE USUÁRIOS ATENDIDOS NO SERVIÇO ATENDE+ DE SÃO PAULO. Cadernos da FUCAMP. v. 22, p. 61-80, issn: 1678-1243, 2023.

      • Luiz Renato Martins da Rocha ⇔ João Paulo Gois (1.0)
        1. ARAUJO, F. A. B. ; BENITEZ, P. ; TREVISAN, D. F. ; ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS ; GOIS, J. P.. Percepções de mães de filhos com autismo ou deficiência intelectual sobre uso de framework educacional. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. v. 26, p. 64-72, issn: 1982-1654, 2023.

      • Luiz Renato Martins da Rocha ⇔ Kate Mamhy Oliveira Kumada (1.0)
        1. FREITAS, 1. C. ; BENITEZ, P. ; KUMADA, K. M. O. ; ROCHA, LUIZ RENATO MARTINS. IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO NO DSM-5 E CID-11. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 13, p. 105-127, issn: 2179-8427, 2023.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05