UFABC-professores

Lúcio Campos Costa

possui Bacharelado em Física (1997) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica (IFT) - Universidade Estadual Paulista, com período sanduíche no Laboratoire de Physique Théorique et Hautes Énergies (LPTHE) - Université de Paris (Jussieu). Realizou pós-doutorado (2005-2006) no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (ICCMP-UNB) e de (2009-2010) esteve como professor visitante no Institut für Theoretische Physik, J.W.Goethe-Universität Frankfurt. Possui formação complementar em Filosofia da Ciência (2005-2008) pela FFLCH-USP. Desde de 2008 é professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC junto ao curso de Licenciatura em Física. Atua nas pós-graduações em Ensino e História das Ciência e Matemática (PEHCM-UFABC) e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPF-SBF-UFABC). É membro do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC-CNPq-UFABC) e da Associação Filosófica Scientiae Studia. Tem experiência em Teoria de Campos e em Física da Matéria Condensada, em particular no estudo de correções radiativas, processos de renormalização e propriedades de sistemas fortemente correlacionados. Na área de Ensino e História das Ciências e da Matemática, tem trabalhado nas seguintes linhas: políticas educacionais e currículo, formação de professores, ensino de Física e história das ciências e da matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3093166585234177 (13/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166, Bloco A, sala 643-3 Bangú 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49968391 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2023-Atual. A recepção dos trabalhos de Benjamin Franklin sobre a eletricidade na França de Jean-Antoine Nollet: uma análise crítica a partir da perspectiva cientométrica
      Descrição: Na década de 1740, Benjamin Franklin propôs uma teoria para explicar os estados elétricos da matéria baseando-se na ideia de um fluido elétrico que permeava os corpos. Com exceção da França, sua teoria teve uma rápida recepção na Europa. O motivo de ter havido certa resistência na França tem sido entendida pela historiografia contemporânea como consequência da influência de Jean-Antoine Nollet, defensor de uma teoria baseada na ideia de que jatos elétricos eram os responsáveis pelos fenômenos de atração e repulsão. Uma questão historiográfica ainda em debate refere-se, portanto, ao processo de recepção das ideias de Franklin na França. Enquanto John Heilbron argumenta que a obra de Franklin foi absorvida pela Europa rapidamente, inclusive na França, encontrando apenas alguma resistência em 1759, após o surgimento da teoria de dois fluidos elétricos de Robert Symmer (Heilbron, 1976), Roderick W. Home (1992) defende que a teoria de Franklin demorou para ser absorvida na França, muito devido à influência de Nollet. Neste projeto pretendemos analisar criticamente os argumentos e as fontes que subsidiam as interpretações de Heilbron e Home à luz de aspectos tanto historiográficos quanto meta-historiográficos. Nosso objetivo é confrontar tais argumentos e fontes a novos dados advindos de uma abordagem cientométrica. Para isso, realizaremos um processo de coleta, tratamento e análise computacional e historiográfica de fontes (periódicos, livros e memoires científicos) publicadas entre os anos de 1740 e 1790 na França, hoje disponíveis em formato digital pela Biblioteca Nacional Francesa (BNF). Assim, a metodologia combina uma análise qualitativa e outra quantitativa de fontes primárias e secundárias, além de uma prosopografia dos personagens envolvidos nessa disputa. Esperamos contribuir para um melhor entendimento do processo de recepção e difusão de teorias científicas, com foco no embate entre Franklin e Nollet. Caso haja tempo, pretendemos também desenvolver, a partir dos resultados e conclusões de nossa pesquisa (meta-)historiográfica, um conjunto de propostas que permitam dar acesso a estudantes e professores às potencialidades pedagógicas do tema no Ensino de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Breno Arsioli Moura - Integrante / Lucas Marcelo Cavalari Nardi - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    2. 2020-Atual. O Ensino da Matemática em pequenas cidades do interior da Bahia: Um estudo sobre a influência do Movimento da Matemática Moderna nos anos de 1960 à 1980.
      Descrição: Nas últimas décadas, tem se estabelecido um debate sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) e seu papel nas mudanças do ensino de matemática brasileiro a partir de meados do século XX. Buscando contribuir para este debate, o presente projeto visa investigar como se deu o processo de recepção e apropriação dos ideais do MMM no interior do Brasil. Em particular, será considerado um conjunto de pequenas cidades do interior do Estado da Bahia entre os anos de 1960 e 1980. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter histórico-documental e pautada nos pressupostos da História Cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Zenildo Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    3. 2020-Atual. A querelle des anciens et des modernes: Redi, Malpighi e Vallisneri face a questão da geração espontânea
      Descrição: Durante a segunda metade do século XVII e início do século XVIII, particularmente na Itália, o debate sobre a geração espontânea dos organismos, animais e vegetais, considerados imperfeitos, foi um dos temas mais discutidos no âmbito dos estudos dos fenômenos naturais e da vida. A ideia de que alguns organismos poderiam ser gerados, sem progenitores, por meio de alguma virtude presente na matéria, encontra suas raízes na Grécia Clássica, sendo Aristóteles um dos primeiros que procurou compreender o fenômeno da geração dentro de um sistema filosófico. A partir da segunda metade do século XVII, a tese do aristotelismo biológico passou a ser desafiada por alguns dos principais representantes da escola médica galileana, como Redi, Malpighi e Vallisneri. Inserido no âmbito do que Bresadola chamou de a querelle des anciens et des modernes, esses naturalistas investigaram o problema da geração dos organismos animais e vegetais utilizando uma série cada vez mais elaborada de observações e de experimentos, que se tornaram referência para a ciência da época. Neste projeto buscamos investigar tal episódio de forma a melhor compreender o papel de cada um desses personagens e o contexto em que estavam inseridos. Visamos com isso produzir novos subsídios historiográficos que permitam a elaboração de propostas de ensino, sobretudo para o nível universitário, cuja abordagem seja baseada na História das CIências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Eduardo Crevelario de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    4. 2018-Atual. A fundamentação conceitual dos trabalhos de Gustav Kirchhoff sobre a radiação de corpos aquecidos
      Descrição: Neste projeto pretende-se investigar a fundamentação conceitual dos primeiros trabalhos de Gustav Kirchhoff relativos ao tema da radiação de corpos aquecidos. Este tema é de fundamental importância para a compreensão, do ponto de vista historiográfico e epistemológico, da gênese da Física Quântica e, consequentemente, de seus desdobramentos. A pesquisa trabalhará com fontes primárias e secundárias hoje disponíveis nos principais bancos digitais acadêmicos, nacionais e internacionais. O recorte temporal estabelecido compreende as décadas de 1820 à 1880, quando os temas tradados por Kirchhoff estão em debate. Ademais, este é um período onde a " consolidação" de teorias envolvendo a natureza da luz e do calor estava também em curso, tornando relevante a sua investigação para a análise dos fundamentos conceituais mobilizados por Kirchhoff. À luz de tais considerações, a pesquisa pretende, inicialmente, trabalhar na tradução para o português dos trabalhos de Kirchhoff a partir do original em alemão. Num segundo momento, pretende-se analisar os conceitos-chave presentes em tais trabalhos, como as noções de radiação térmica e radiação de corpo negro. Será importante também investigar o contexto acadêmico-cultural em que Kirchhoff estava inserido. Desta forma, será possível reunir subsídios que permitam situa-lo no curso dos desenvolvimentos científicos e culturais da época. Espera-se que com esta pesquisa seja possível contribuir para a historiografia associada à gênese da Física Quântica tendo, também, em vista, seus potenciais desdobramentos para o Ensino de Física em nível superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Breno Arsioli Moura - Integrante / André Koch Torres Assis - Integrante / Anderson Pifer - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    5. 2014-2017. A formação inicial de professores através do PIBID: reflexões e propostas a partir do subprojeto de Física da UFABC
      Descrição: Neste projeto pretende-se investigar as diferentes dimensões que vêm sendo trabalhadas no âmbito do Pibid-Física da UFABC, em particular, as reflexões produzidas por estudantes e professores a partir dos relatos de acompanhamento nas escolas, as propostas de regências elaboradas no sub-projeto, bem como as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na rotina escolar. Espera-se com isso poder contribuir para um melhor entendimento do processo de formação inicial de professores e seu impacto na educação escolar através de projetos como o PIBID.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Maria Inês Ribas - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    6. 2012-2016. Estudo da Renormalização da Superfície de Fermi em Sistemas Fortemente Correlacionados com Baixa Dimensionalidade
      Descrição: Nesta linha busca-se utilizar os métodos da Teoria Quântica de Campos para tratar sistemas fortemente correlacionados com baixa dimensionalidade. Em particular, pretende-se analisar o papel das simetrias no processo de renormalização da superfície de Fermi e suas consequências para a física de tais sistemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Alvaro Ferraz Filho - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    7. 2008-2011. Estudos em Teoria de Campos
      Descrição: Estudar a renormalização completa da QED estendida e implementar efeitos de temperatura usando o formalismo conhecido como Thermo Field Dynamics. Aspectos relacionados a dimensionalidade também constituem temas de interesse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcio Campos Costa - Integrante / Guy Bonneau - Integrante / Jeferson de Lima Tomazelli - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Lúcio Campos Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. (Congresso).
      2. IV Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. O experimento de Oersted no terceiro ano do Ensino Médio: reflexões preliminares sobre uma ação pedagógica envolvendo a História da Ciência. 2018. (Congresso).
      3. VI Simpósio do PIBID UFABC. 2017. (Simpósio).
      4. II World Conference on Physics Education. 2016. (Congresso).
      5. Escola de Física Roberto A. Salmeron.O Problema da Anomalia no Modelo de Duas Cadeias de Tomonaga-Luttinger. 2013. (Outra).
      6. I Encontro de Licenciatura em Física - Ensino, Pesquisa e Extensão: desafios e possibilidades.As Novas Formas de Produção do Conhecimento. 2012. (Encontro).
      7. XXXII Semana de Estudos da Física.O debate sobre a produção de conhecimento nas sociedades contemporâneas e seu impacto na políticas educacionais. 2012. (Seminário).
      8. Second ReisensbuRG Workshop. 2010. (Encontro).
      9. Workshop on the Heisenberg Model: Past, Present and Future. 2009. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (17)
      1. COSTA, Lúcio Campos; GREGORES, E. M. ; LESSA, A. ; MERCADANTE, P. G.. VIII International Masterclasses: hands on Particle Physics (CERN-UFABC). 2022. Outro
      2. COSTA, L. C.; WATANABE, G. ; STUDART, N. ; WATANABE, G. ; MOURA, B. A. ; LEAL, S. ; SILVA, G.. XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF. 2021. Congresso
      3. COSTA, Lúcio Campos; LESSA, A. ; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G.. VII International Masterclasses: hands on Particle Physics (CERN-UFABC). 2021. Outro
      4. COSTA, L. C.. UFABC PARA TODOS 2020. 2020. (Outro).. . 0.
      5. MOURA, B. A. ; ALVIM, M. H. ; ZATERKA, L. ; SILVA, P. T. ; COSTA, Lúcio Campos. IV Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. 2018. Congresso
      6. COSTA, L. C.; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G. ; LESSA, A. ; DEPIZZOL, F. ; WATANABE, G.. V INTERNATIONAL MASTERCLASS UFABC: HANDS ON PARTICLE PHYSICS. 2018. Outro
      7. COSTA, L. C.; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G. ; LESSA, A. ; DEPIZZOL, F. ; WATANABE, G.. IV INTERNATIONAL MASTERCLASSES UFABC ? HANDS ON IN PARTICLE PHYSICS. 2017. Outro
      8. COSTA, L. C.; GREGORES, E. M. ; WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; LESSA, A. ; COSENTINO, M. ; LANDI, G.. III International Masterclasses CERN/UFABC - Hands on Particle Physics. 2016. Outro
      9. PIETROCOLA, M. ; GURGEL, I. ; LEITE, C. ; WATANABE, G. ; UETA, N. ; TETZNER, G. ; BROCKINGTON, G. ; FORATO, T. ; MOURA, B. A. ; SCHMIEDECKE, W. ; COSTA, L. C.. II World Conference on Physics Education. 2016. Congresso
      10. MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIM, M. H. ; FRANZOLIN, Fernanda ; SILVA, M. F.. IV Simpósio PIBID-UFABC. 2015. Outro
      11. WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; COSTA, L. C. ; GREGORES, E. M. ; LANDI, G.. II International Masterclasses CERN/UFABC - Hands on Particle Physics. 2015. Outro
      12. WATANABE, G.; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M. ; COSTA, L. C. ; ZANOTELLO, M. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; PIRES, M. O. C. ; FAGUNDES, M. B. ; MOURA, B. A. ; LANDI, G.. I International Masterclasses - Hands on in particle physics. 2014. Outro
      13. COSTA, Lúcio Campos; ALVIN, M. ; MIRANDA, M. A. G. C.. IX Encontro PIBID/UFABC. 2014. Outro
      14. FERRARI, A. F. ; COSTA, Lúcio Campos. VII Escola de Física da UFABC. 2014. Outro
      15. SILVA, M. P. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; ALVIM, M. H. ; VELASCO, P. N. ; ALTARUGIO, M. H. ; GOMES, V. M. S. ; FRANZOLIN, F. ; COSTA, L. ; RODRIGUES, M. I. R. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; AVILA JUNIOR, P.. III Simpósio do PIBID-UFABC. 2013. Outro
      16. FERRARI, A. F. ; SILVEIRA, F. E. M. ; FARFAN, A. M. C. ; SOUZA, J. A. ; FERREIRA, L. M. ; COSTA, L. C. ; AVILA, M. A. ; FAGUNDES, M. B. ; RIBEIRO, R. A.. VI Escola de Física da UFABC. 2013. Outro
      17. FERRARI, A. F. ; FAGUNDES, M. B. ; AVILA, M. ; COSTA, Lúcio Campos ; SOUZA, J. A. ; RIBEIRO, R. A.. V Escola de Física da UFABC. 2012. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Lúcio Campos Costa ⇔ Giselle Watanabe (3.0)
        1. WATANABE, G. ; WATANABE, G. ; COSTA, Lúcio Campos ; GURGEL, I. ; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G. ; MUNHOZ, M.. O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online). v. 38, p. e3401-e3401-12, issn: 1806-9126, 2016.
        2. WATANABE, G. ; COSTA, L. C. ; WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M.. I Masterclasses UFABC: um olhar a partir da percepção de seus participantes. Em: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, v. 1, p. 115-119, 2015.
        3. WATANABE, G. ; WATANABE, G. ; COSTA, Lúcio Campos ; GURGEL, I. ; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M. ; MUNHOZ, M.. A aproximação entre cientistas e público escolar: os sentidos construídos pelos estudantes. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XENPEC, v. 1, 2015.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Maria Inês Ribas Rodrigues (2.0)
        1. RODRIGUES, M. I. R. ; COSTA, Lúcio Campos. Uma reflexão preliminar sobre algumas propostas pedagógicas produzidas pelos pibidianos de física da UFABC. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de profes s ores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 189-197.
        2. SILVA, T. A. ; VASCO, J. H. C. ; MENDES, G. M. ; COSTA, Lúcio Campos ; RODRIGUES, M. I. R. ; DEPIZZOL, F. ; ROCHA, L.. Jogo de tabuleiro como estratégia para o ensino de Física: um relato de experiência no âmbito do Pibid-Física da UFABC. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 53-64.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Ana Maria Dietrich (1.0)
        1. SANTOS, Zenildo ; COSTA, Lúcio Campos ; DIETRICH, A. M.. História das Ciências + Ciência como Cultura ​vs​ História da Educação Matemática: Explorando potenciais articulações entre referenciais. Contemporartes: revista semanal de difusão Cultural. v. 10, p. 1-10, issn: 2177-4403, 2019.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Graciela de Souza Oliver (1.0)
        1. OLIVER, G. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; COSTA, L. C. ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F.. Desafio Wall-E. Em: Vimieiro, A.C.; Figueiredo, B. G.; Trueba, C.C.. (Org.). História das Ciências no Cinema 4. Coleção Scientia. 16ed.Belo Horizonte, MG. : Fino Traço. 2012.v. 4, p. 53-68.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
        1. OLIVER, G. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; COSTA, L. C. ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F.. Desafio Wall-E. Em: Vimieiro, A.C.; Figueiredo, B. G.; Trueba, C.C.. (Org.). História das Ciências no Cinema 4. Coleção Scientia. 16ed.Belo Horizonte, MG. : Fino Traço. 2012.v. 4, p. 53-68.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Marcia Helena Alvim (1.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda (1.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.

      • Lúcio Campos Costa ⇔ Mirian Pacheco Silva Albrecht (1.0)
        1. MIRANDA, M. A. G. ; ALVIM, Marcia Helena ; Silva, Mirian Pacheco da ; Costa, Lúcio Campos. A produção acadêmica do Pibid da Universidade Federal do ABC no período entre 2011 e 2015.. Educação & Linguagem (Online). v. 19, p. 41-58-58, issn: 2176-1043, 2016.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05