Índices de poluição variam durante pandemia de Covid-19

[MacroAmb na mídia] A disputa política entre governo federal e os estaduais e municipais sobre a adoção de políticas de isolamento social influenciou as variações dos índices de poluição na região metropolitana de São Paulo durante o período de isolamento, conforme informou O Globo no dia 14 de maio (clique aqui para acessar a reportagem).

O jornal se baseia em estudo publicado por pesquisadores brasileiros em abril no formato de preprint (disponível na íntegra aqui). De acordo com a pesquisa, o esforço para a redução na circulação de pessoas tem sido parcialmente bem-sucedido. Os números indicam que houve uma queda na concentração de poluentes entre 18 e 23 de março, nos primeiros dias da quarentena. Contudo, a concentração de poluentes voltou a subir ligeiramente logo depois, até o dia 7 de abril. Os dados foram obtidos com base na medição feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“Observamos que houve uma queda significativa das concentrações de poluentes nas primeiras semanas e depois uma tendência de aumento, acompanhado de algumas manifestações do governo federal questionando a efetividade do distanciamento”, disse ao Globo o físico Edmilson Dias de Freitas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), pesquisador do MacroAmb e coautor do estudo.