Enfrente

Home / Enfrente
 
 

Objetivos do projeto

Este projeto contempla ações de ensino, pesquisa e extensão e é composto por dois objetivos principais:

  • intervenção por meio de um programa de ensino composto por sete unidades de ensino, visando a promoção da resiliência como estratégia de enfrentamento, e
  • conscientização sobre a Covid-19 por meio de quizzes online (interativos e divertidos), com informação de qualidade e linguagem acessível que possa promover uma mudança de comportamento positiva.

Saiba mais:

 

 

Programa de ensino de conscientização e resiliência

Objetivos do programa

O programa de ensino “Enfrente”, a ser disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, tem como meta o fortalecimento de cinco habilidades-chave para promoção da resiliência:

  • atenção (na Unidade 2, por meio de reestruturação de percepções relacionadas à experiência de vivenciar uma pandemia);
  • engajamento (na Unidade 3 que abordará o estabelecimento de rotina saudável);
  • auto compaixão (na Unidade 4 visando o fortalecimento de vínculos afetivos)
  • gratidão (na Unidade 5 que visa a resolução de problemas);
  • aceitação (na Unidade 6, que abordará sobre otimismo e positividade);

Além de conteúdo informativo para conscientização e resolução de dúvidas sobre o novo coronavírus (tais como, isolamento social, transmissão e medidas de prevenção).

 

Atenção

Unidade 2 – Reestruturar percepções

 

Engajamento

Unidade 3 – Estabelecer rotina saudável

 

Auto compaixão

Unidade 4 -Fortalecer vínculos afetivos

 

Gratidão

Unidade 5 – Resolver problemas

 

Aceitação

Unidade 6 – Desenvolver otimismo e habilidades sociais

Além disso, possui também conteúdo informativo para conscientização e resolução de dúvidas sobre o novo coronavírus (tais como, isolamento social, transmissão e medidas de prevenção).

 

Informações sobre as ofertas

Metodologia: conteúdos e atividades disponibilizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O participante deverá acessar e estudar os conteúdos (vídeos e ebooks) e realizar as atividades de forma assíncrona (quizzes, escalas e fórum).

Carga horária: 20 horas (em média, 3h/semana)

Número de vagas: 500 vagas cada turma

Perfil desejado dos participantes: o público alvo é de jovens adultos da UFABC e UFSCAR e comunidade externa. Ação aberta ao público externo da UFABC.

Hardware necessário: equipamento eletrônico com acesso à internet, reprodução de vídeo e visualização de documentos digitais; sistema operacional com acesso à internet (Windows, Linux, Android, IOS, ou equivalentes).

Período (datas previstas – sujeitas a alteração)

  • Turma 1 – 21set a 06nov2020
  • Turma 2 – 26out a 11dez2020
 

Conteúdo programático

Semana Unidade Objetivos
1 Introdução sobre o projeto e programa de promoção de conscientização e resiliência
Entender o papel da resiliência enquanto fator de proteção para enfrentar situações desafiadoras. Acolhimento e ambientação com o AVA e o projeto e programa de promoção de conscientização e resiliência.

2 Reestruturação de percepções relacionadas à experiência de vivenciar uma pandemia, aprendendo e fortalecendo comportamentos de auto proteção
Entender e refletir sobre a importância de garantir percepções que gerem qualidade de vida em sua rotina. Aprender sobre o estresse e a resiliência.

3 Estabelecimento de rotina saudável
Perceber que alguns elementos em sua rotina podem garantir maior bem-estar emocional, assim como garantir melhor autoestima, a partir de estratégias de autoconhecimento.

4 Fortalecimento de vínculos afetivos, em situação de isolamento social
Entender que os vínculos afetivos podem colaborar com um humor mais positivo, e que contribui com a sua qualidade de vida, e aprender a fortalecer tais vínculos em seu cotidiano.

5 Resolução de problemas
Aprender sobre estratégias de resolução de problemas e como auto-organizar-se na resolução de tarefas.

6 Desenvolvimento de otimismo e habilidades sociais
Refletir sobre condições para garantir um otimismo em situações desafiadoras, assim como desenvolver habilidades sociais para obtenção de uma melhor qualidade de vida.

7 Palavras Finais
Refletir sobre condições que favoreçam uma melhor qualidade de vida para enfrentar situações desafiadoras. Encerramento do programa.

 

Pré-inscrição

Quer participar do programa Enfrente?

Preencha o formulário de pré-inscrição!

Datas para a 1a turma:

  • Pré-inscrição: até 08/09/2020
  • Confirmação dos selecionados: até 10/09/2020
  • Início do programa: 21/09/2020 (data atualizada)
  • Conclusão do programa: 06/10/2020 (data atualizada)

Datas previstas para a 2a turma (sujeitas a alteração):

  • Pré-inscrição: até 23/10/2020
  • Confirmação dos selecionados: a partir de 22/10/2020
  • Início do programa: 26/10/2020
  • Conclusão do programa: 11/12/2020
 

Equipe

Docentes / Áreas de pesquisa

Ciência da Computação – CMCC/ UFABC 

Profª Drª Carla Lopes Rodriguez – lattes | email –  Tecnologias Educacionais

Profª Drª Denise Hideko Goya – lattes | email – Tecnologias Educacionais

Profª Drª Rafaela Vilela da Rocha Campos – lattes | email – Tecnologias Educacionais

Ciências Sociais – CMCC/ UFABC e FEI 

Profª Drª Lania Stefanoni Ferreira – lattes | email – Sociologia

Educação Inclusiva – CMCC/ UFABC

Profª Drª Priscila Benitez – lattes | email – Psicologia Comportamental/ Programação de Ensino

Engenharia de Gestão – CECS/ UFABC

Profª Drª Carolina Corrêa de Carvalho – lattes | email – Ensino a Distância

Licenciatura em Física – CCNH/UFABC

José Guilherme de Oliveira Brockington – lattes | email – Neurociência e Educação

Psicologia – DePsi/ UFSCar

Prof. Dr Alex Sandro Gomes Pessoa – lattes | email – Resiliência e Enfrentamento

Profª Drª Camila Domeniconi – lattes | email – Educação Inclusiva/ Programação de Ensino

Alunas / Curso pós-BI pretendido

Clara Roman – Biologia

Elenir Lindaura da Silva – Neurociência

Gabriela Pereira Leite – Engenharia de Gestão e Engenharia de Materiais

Juliana Caroline Ferreira de Morais – Ciência da Computação e Engenharia Aeroespacial

Mayara Vitória Nascimento Placidino – Bacharelado e Licenciatura em Biologia

Scarlett Cristina Mendes da Silva – Neurociência e Licenciatura em Ciências Biológicas

Veronica Casagrande – Bacharelado em Ciência e Tecnologia

 

Parcerias

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC – UFABC)

Universidade de São Carlos (UFSCar)

Grupo de Pesquisa em Educação Especial Inclusiva (GPEEI – UFABC)

Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL – UFABC)

Departamento de Psicologia (DPsi – UFScar)

Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE – UFABC)

Diversão Séria UFABC

Pró-Reitoria de Extensão (PROEX – UFSCar)