++C&TpM: Desmistificando a Ciência da Computação e as Tecnologias da Informação por e para Mulheres
- incentivar o interesse pela Ciência da Computação;
- criar um curso de nivelamento para meninas, em Python, com o objetivo de desenvolver o pensamento algorítmico e a solução de problemas usando a Computação;
- mostrar como a carreira em Computação faz a diferença na vida das mulheres;
- divulgar oportunidades, bolsas, prêmios e desafios para mulheres;
- reforçar a confiança e a perseverança nas meninas mostrando como exemplo histórias de mulheres (estudantes, professoras, personalidades) na Ciência da Computação;
- incentivar a interação e colaboração entre as estudantes e professoras do curso;
- estender as ações à comunidade externa da UFABC.
O ++C&TpM teve início no primeiro quadrimestre de 2018 e conforme suas atividades forem desenvolvidas, elas serão divulgadas tanto aqui no site, como na página do projeto, que pode ser acessada clicando aqui.
Também há um grupo no Facebook, destinado apenas às mulheres, podendo ser acessado clicando aqui.
Equipe
A equipe é composta tanto por professoras como alunas da Universidade Federal do ABC. O grupo é formado por alunas em diferentes períodos do curso de Ciência da Computação, além de contar com uma aluna do curso de Engenharia Biomédica. Essas e outras diferenças enriquecem muito o projeto, pois cada participante trás diferentes perspectivas e pontos de vista, contribuindo para que o projeto alcance um número maior de meninas.
Camila Sass
Camila Kanashiro
Carla Rodriguez
Cristiane Sato
Denise Goya
Gabriela Nocete
Ainda não sei ao certo o que fazer depois, mas Ciência da Computação sempre esteve nos meus planos. Acredito que sempre foi uma possibilidade pra mim por minha mãe trabalhar na área e ser meu exemplo, porém sei que muitas meninas não se permitem seguir esta carreira por medo, insegurança e desinformação. Daí a importância de um projeto como este. Espero que consigamos encorajar mulheres a serem o que quiserem ser.”
Júlia Baldi
Lara Tenore
“Atualmente curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação na UFABC. Minha curiosidade por tecnologia começou desde cedo e hoje tenho interesse principalmente na área de desenvolvimento de softwares e aplicativos, inovação e pesquisa científica.
Mirtha Lina
Natália Santana
Feminista e Programadora, tenho grande interesse e crença no potencial feminino que pode ser agregado a área com maior integração, visibilidade e empoderamento.”
Rafaela Vilela