Ada Lovelace

Home / Inspiração / Ada Lovelace

Ada Augusta King, Condessa de Lovelace, é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, e, consequentemente, o primeiro algoritmo da história.

Nascida de pai poeta e mãe matemática, foi estimulada com a Álgebra e a Lógica pela mãe desde muito nova, pois esta não queria que a filha se tornasse poeta, assim como o pai.

Sua intimidade com a Matemática a levou a criar laços profissionais e de amizade com o colega matemático britânico Charles Babbage, que entre 1842 e 1843, a convidou à traduzir o documento oficial sobre sua máquina analítica e criar notas sobre a mesma, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

Lovelace morreu em 1852 de câncer no útero. A máquina que ela ajudou a criar não foi construída durante o tempo de vida da condessa. No entanto, em 1982, uma linguagem de programação estruturada ganhou o nome “Ada” como referência a uma das personagens mais representativas da história da tecnologia.

Uma frase marcante: “Sou mais do que nunca a noiva da ciência. A religião para mim é ciência, e a ciência é religião”.

Saiba mais sobre Ada e seu trabalho aqui.