Curso de Introdução à Lógica de Programação

Home / Curso de Introdução à Lógica de Programação

Inscrições encerradas para as turmas 2019!!

Hoje a área da computação é predominantemente masculina. Pensando nisso, o grupo de meninas do projeto ++C&TpM criou o minicurso “Lógica de programação e solução criativa usando Python” para incentivar meninas que tenham interesse em computação a darem o seus primeiros passos. As duas primeiras versões do curso foram um sucesso!

Para essa terceira edição resolvemos trazer uma novidade, ao invés de usar Python nas duas turmas que serão abertas, usaremos Python em uma das turmas e JavaScript na outra. Assim pretendemos alcançar mulheres com interesses diferentes, por exemplo, quem tem mais interesse na área voltada à dados pode optar pela turma de Python, já quem tem mais interesse pelo Desenvolvimento Web pode optar por JavaScript.

Então, se você já ouviu falar de computação, já teve interesse mas ainda não deu o primeiro passo para entender melhor, esse curso certamente é para você!

O minicurso tem como objetivo aperfeiçoar/desenvolver o pensamento algorítmico e a solução de problemas usando a linguagem de programação Python ou JavaScript. Ele foi montado e será ministrado por alunas que cursam, ou já terminaram o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), e não haverá nenhum tipo de avaliação com notas.

O conteúdo servirá como base para disciplinas como Bases Computacionais da Ciência, Processamento da Informação, e outras matérias do BCC.

Metodologia

No curso serão ensinadas as estruturas básicas de programação: atribuições, condicionais e laços.

Todas as aulas serão práticas, aos sábados, com duração de três horas (9-12h), e serão realizadas em laboratório didático de Informática da UFABC. As instrutoras são discentes do BC&T e apresentarão os conceitos de cada aula por meio de exemplos cotidianos. Cada turma contará também com pelo menos duas monitoras que auxiliarão as participantes ao longo de cada aula, as monitoras também serão discentes no BC&T, sendo algumas delas ex-alunas no minicurso ministrado em junho de 2018. Durante as aulas serão propostas atividades e problemas que requeiram o entendimento dos conceitos abordados. A resolução dessas atividades pelas participantes será acompanhada pelas instrutoras e monitoras.

Instrumentos e critérios de avaliação

Não serão aplicadas atividades ou trabalhos valendo notas, para não criar uma pressão, que pode atrapalhar o aprendizado das alunas. No entanto, para conseguir acompanhar a evolução e quais conceitos estão ou não sendo compreendidos pelas alunas, será utilizada a plataforma Kahoot, na qual testes com os conceitos de cada aula serão aplicados. Essa forma de testar o conhecimento das alunas se mostrou bastante interessante nas últimas duas turmas do curso, a dinâmica é divertida, e permite que as instrutoras identifiquem quais tópicos não foram compreendidos.

Mesmo sem uma forma de avaliação valendo nota, as alunas devem ter pelo menos 75% de presença nas aulas para poder receber o certificado de conclusão do curso, uma vez que o esforço e vontade de aprender serão pontos essenciais buscados em cada pessoa selecionada para o curso.

Público alvo

Meninas e mulheres com poucas habilidades de programação, mas com interesse na área de tecnologia da informação, e deverão ser alunas da graduação da UFABC, independente do curso, técnicas administrativas e mulheres da comunidade externa da UFABC, como alunas e professoras das escolas públicas da região. 50% das vagas serão para alunas da UFABC, e as outras 50% divididas entre os outros diferentes perfis.
O curso é exclusivo para mulheres cis ou trans.
 

Informações Gerais

Local: UFABC – Universidade Federal do ABC – Campus Santo André
Datas: 28/09, 05/10, 12/10, 19/10 e 26/10
Vagas: 60 (30 para turma de Python e 30 para a de JavaScript)
Inscrições: 10/08 à 17/08
Público: mulheres cis ou trans
Curso gratuito

Não é necessário conhecimento prévio sobre programação, este é um curso introdutório. 

Inscrições

Para fazer a inscrição você deverá fazer um cadastro no sistema SIGAA. As instruções para fazer o cadastro são as seguintes:
 
  • Acesse o sistema SIGAA;
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”;
  • Insira os dados nos campos marcados com uma estrelinha e clique em “Cadastrar”;
  • Acesse a conta de e-mail que você informou no cadastro e clique no link para confirmar seu cadastro. 
 
Uma vez feito o cadastro, durante o período de inscrição (10-17/08), você pode se inscrever em um dos cursos fazendo o seguinte:
  • Acesse o sistema SIGAA;
  • Insira o e-mail e a senha e clique em “Entrar”;
  • À esquerda, clique em “Cursos e Eventos Abertos”; 
  • Busque pelo curso “Introdução à Lógica de Programação usando Python e HTML/CSS/JS” 
  • Clique em “Inscrever-se” no Curso de Extensão: Introdução à Lógica de Programação usando Python e HTML/CSS/JS (setinha verde, localizada à direita do nome do curso);
  • Preencha o formulário de inscrição e clique em “Confirmar Inscrição”.
As inscrições ficarão abertas até o dia 17/08!
 

Turmas antigas