O Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular é parte do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Nosso programa objetiva a caracterização, no âmbito celular e subcelular, dos mecanismos fisiológicos e adaptativos durante o processo de aprendizado e memória. Uma das principais linhas de pesquisa do programa é o estudo dos mecanismos e/ou identificação de alvos terapêuticos em patologias com comprometimentos cognitivos, assim como Doença de Alzheimer, esquizofrenia e depressão. Estamos usando uma combinação de abordagens comportamentais, biofísicas, farmacológicas e de biologia molecular para tratar dessas questões.
Estudamos a neurobiologia do aprendizado associativo do cérebro nos níveis moleculares, celulares e sistêmico utilizando técnicas tanto in vivo quanto in vitro.
O laboratório centra-se na caracterização das propriedades intrísecas dos neurônios voltadas para o armazenamento de novas informações durante o aprendizado associativo, dentre as quais podemos citar: canais iônicos, bombas, transportadores e receptores. Um componente importante do nosso programa de pesquisa é identificar os mecanismos de alteração da aprendizagem e sua sinalização. Usamos uma combinação de abordagens comportamentais, biofísicas e moleculares para abordar estas questões.
Doença de Alzheimer (DA) caracteriza-se como uma patologia neurodegenerativa crônica que acomete o indivíduo na idade adulta. O processo neurodegenerativo cerebral pode permanecer assintomático por longo período de tempo antecedendo o declínio das funções de aprendizado e memória, um sinal precoce das alterações patológicas na DA. Assim, o principal desafio é a identificação de alterações celulares que permitam a intervenção no intuito de retardar, controlar ou evitar os eventos neurodegenerativos antes que o comprometimento cognitivo se instale. Alterações do metabolismo energético cerebral são apontados como um dos principais sinais que precedem o declínio cognitivo na DA. Vários trabalhos mostram o comprometimento precoce dos mecanismos de captação e controle da glicose no cérebro de pacientes com DA. GLUT 3, que é o principal transportador de glicose neuronal, está diminuido no cérebro do paciente com DA e modula um dos sinais fundamentais desta patologia, a proteína tau hiperfosforilada. Baseando-se nestas evidências inúmeras questões ainda permanecem a serem esclarecidas no intuito de elucidar como as diminuições do metabolismo energético cerebral poderiam contribuir para o desenvolvimento e/ou progressão de alterações degenerativas neuronais e na modulação dos processos cognitivos.
PROJETO JOVEM PESQUISADOR: Interação entre hipometabolismo, dinâmica do cálcio e excitabilidade neuronal – Implicações no processo degenerativo da Doença de Alzheimer. Financiamento: FAPESP - 2012/50336-2.
A esquizofrenia é uma desordem cerebral grave em que as pessoas interpretam a realidade de forma anormal. A esquizofrenia pode resultar em uma combinação de alucinações, delírios e pensamento e comportamento extremamente desordenado.
Nosso programa de pesquisa visa entender as mudanças intrísecas neuronais decorrentes deste transtorno. Procuramos entender como a sinalização de canais iônicos, bombas e transportadores estão alterados ou modulados durante a esquizofrenia.
Utilizamos técnicas comportamentais, biofísicas (patch-clamp em slices e cultura de células) e fluorecentes funcionais para abordar nossas questões científicas.
A depressão é um transtorno de humor que provoca uma sensação persistente de tristeza e perda de interesse. Também chamada de depressão maior, transtorno depressivo maior ou depressão clínica, afetando a maneira como você se sente, pensa e se comporta e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos.
Nosso programa de pesquisa visa entender as mudanças intrísecas neuronais decorrentes deste transtorno. Procuramos entender como a sinalização de canais iônicos, bombas e transportadores estão alterados ou modulados durante a depressão.
Utilizamos técnicas comportamentais, biofísicas (patch-clamp em slices e cultura de células) e fluorecentes funcionais para abordar nossas questões científicas.
Conheça os artigos, livros e capítulos publicados pelo grupo
Departamento de Anatomia, USP, Brasil
Departamento de Biofísica, Unifesp, Brasil
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Unifesp, Brasil
Department of neuroscience, Carleton University, Canada
Doutorado
Mestrado
Mestrado
Iniciação científica
Iniciação científica
Iniciação científica
SEMINAR Glucose metabolism in neurodegenerative diseases
veja maisCURSO Eletrofisiologia e microscopia funcional por fluorescência em cultura e fatias de tecido encefálico (slice)
veja maisCURSO Eletrofisiologia e microscopia funcional por fluorescência em cultura e fatias de tecido encefálico (slice)
MÓDULO TEMÁTICO Eletrofisiologia e sinalização do cálcio em células excitáveis
veja maisAlameda Universidade, S/N - Bairro: Anchieta
São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09606-045
Lab: +55 11 2320-6175