LACOMB | Laboratório de Compostos Bioativos | Síntese de Fotossensibilizadores
479
page-template-default,page,page-id-479,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Síntese de Fotossensibilizadores

Terapia Fotodinâmica

 

A Terapia Fotodinâmica (TFD) envolve a combinação de um fármaco fotossensibilizador e de luz visível para o tratamento de doenças como o câncer, lesões da pele, lesões bucais e no tratamento antifúngico e antimicrobiano e outros.

 

No tratamento, o fármaco fotossensibilizador é aplicado no local da lesão (ou administrado intravenosamente) e, após acúmulo no local de interesse, uma luz de comprimento de onda próximo a um dos seus máximos de absorção é incidida na região (videos: 1 2).

Uma das principais vantagens desta Terapia é o emprego de um fármaco fotossensibilizador que apresenta toxicidade somente na presença de luz, evitando danos às células sadias que interajam com o fármaco e que não sejam irradiadas, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Fotossensibilizadores: Porfirinas, Clorinas, Hipericina e Ftalocianinas

 

Existem muitos corantes naturais e sintéticos capazes de absorver luz e induzir reações de foto-oxidação na presença de oxigênio.
Entretanto, poucos fármacos foram aprovados para uso terapêutico. Alguns dos fotossensibilizadores já aprovados ou que estão em estágio avançado para aprovação de uso clínico são apresentados abaixo.

Fármacos: Photofrin® (vídeo), Visudyne® (vídeo), Metvix® (vídeo)

 

 

   

Dentre os candidatos a fármaco fotossensibilizador, as Ftalocianinas são candidatos bastante promissores, já que além de possuírem uma alta absortividade molar em comprimentos de onda onde a penetração de luz visível no tecido humano é mais eficiente.

Estes macrociclos podem ser planejados e sintetizados dentro de uma grande variedade de estruturas com características físicas, químicas e biológicas distintas.

As ftalocianinas possuem uma estrutura central comum (destaque em azul), altamente conjugada e planar, com elevada absorção na região do ultravioleta-visível (UV-vis).
Seu principal uso é como corante e pigmento para a indústria têxtil e de tintas. Atualmente, estes derivados de ftalocianina também são estudados para emprego em sistemas de armazenamento de dados ópticos, sensores químicos, células solares e fotovoltaicas, eletrocatálise, cristais líquidos e na Terapia Fotodinâmica.

Referências

 

1) la Torre, G., Vaquez, P., Agullo-Lopez, F., Role of structural factors in the nonlinear optical properties of phthalocyanines and related compounds, Chem Rev 2004, 104, 3723-3750.

2) Rodríguez-Morgade, M. S., de la Torre, G., Torres T., The Porphyrin Handbook – Phthalocyanines: Synthesis, Kadish, K. M., Smith, K. M., Guilard, R. (Eds.), Acad Press 2003, v. XV.

Links de Interesse

 

Medicamento Photofrin® (vídeo)
Visudyne® (vídeo)
Metvix® (vídeo)
Infográfico Terapia Fotodinâmica
Tratamento Pele Terapia Fotodinâmica
Chemistry at Federal Unviersity of ABC (UFABC)