Seminário Política, Cultura e Tecnologias da Informação

A rápida expansão das tecnologias de informação e comunicação tem provocado profundas transformações nas relações sociais e reconfigurando as práticas humanas. No campo da Cultura, o processo de convergência digital, a conexão em rede distribuída de comunicação global e o desenvolvimento de softwares e aplicações digitais implicaram o surgimento de inúmeros desafios e novas formas de expressão artística, produção, formulação, articulação e gestão de cultura.

Neste contexto, de consolidação da Sociedade da Informação, no qual a interação de humanos e máquinas opera dentro de uma racionalidade cibernética nas diversas práticas cotidianas, o Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC promove, nos dias 05 e 06 de junho/2018, o Seminário Política, Cultura e Tecnologias da Informação.

O seminário visa identificar, debater e compartilhar reflexões sobre as possibilidades e barreiras culturais que as tecnologias informacionais oferecem de expressão cultural interativa e colaborativa, e de valorização e ressignificação de culturas tradicionais que se difundem pelas redes digitais. No evento, também serão discutidas inovações na gestão cultural, como na melhoria dos processos de gestão, mas principalmente no desenvolvimento de novas práticas de participação, colaboração e interação entre os agentes culturais do Estado, da sociedade e do mercado.

O evento será aberto e reunirá diferentes agentes de cultura que se apropriam das tecnologias em suas práticas políticas e culturais. Participarão do Seminário representantes de práticas culturais tradicionais, novos(as) agentes que emergem pelo e no uso das tecnologias de informação, gestores(as) e promotores(as) de cultura, desenvolvedores(as) de softwares livres e gestores(as) públicos.

Confira a programação:

Primeiro Dia, 05/06 (terça)
Auditório 005 – Bloco Beta – UFABC – SBC

9h30 – Abertura com a equipe LabLivre

Mesa 01 – 10h – 12h – Cultura, Tradição e Tecnologia

Anápuáka – Rádio Yandê
Marta Kiss Perrone – Atriz e diretora de teatro
Baby Amorim –  Ilu Obá de Min
Coordenação: Joyce Souza

Almoço

Mesa 02 – 14h00 – 17h30 – Gestão Cultural e Tecnologias

Lucas Bambozzi – Tomie Othake
Andréa Nogueira – CPF/SESC
Rodrigo Savazoni – Instituto Procomum
Gustavo Gindre – Ancine

Coordenação: Sérgio Amadeu

Segundo Dia, 06/06 (quarta)
Auditório 003 – Bloco Beta – UFABC – SBC

Mesa 03 – 10h – 12h – Fronteiras da Tecnologia na Cultura

Toni Willian – Coletivo Coletores / São Mateus em Movimento
Diane Lima – Curadora independente, pesquisadora e diretora criativa
Yorik Van Havre – Uncreated.net
Coordenação: Murilo Machado

Almoço

Mesa 04 – 14h – 15h – Soluções Tecnológicas Livre para a Cultura

Wouerner Brandão Costa — Desenvolvedor Senior do LabLivre
Coordenação: Rodolfo Avelino e Jeronimo Pellegrini

Mesa 05 – 15:30 – 18:30h – Cultura e uso de Tecnologias Digitais na gestão e prática culturais no ABC

Simone Zarate – Secretária de Cultura de Sto André
Adriana Belic – Secretaria de Cultura de Mauá
Prof. Dalton Martins – MediaLab (UFG)
Prof. Sérgio Amadeu da Silveira – LabLivre/UFABC
Prof. Lúcio Bittencourt – LabLivre/ UFABC
Coordenação: Claudio Penteado

Inscreva-se: http://pesquisa.ufabc.edu.br/lablivre/eventos/

Mais informações:

Datas: 05 e 06 de junho de 2018

Local: Universidade Federal do ABC, campus de São Bernardo do Campo.

Endereço: Alameda da Universidade, s/nº – Bairro Anchieta – São Bernardo do Campo