Projetos

O laboratório desenvolve pesquisas voltadas principalmente à análise e ao acompanhamento de políticas públicas, bem como à verificação das garantias dos direitos humanos nos contextos tecnológicos, como a liberdade de expressão e pensamento e a privacidade. Aqui você encontra os projetos em andamento e já realizados pelo LabLivre.

Projetos em Andamento

Gestão Tecnológica na Cultura

A partir da pesquisa sobre Softwares Culturais, novas demandas relacionadas às tecnologias da informação voltadas à gestão cultural nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal – foram apresentadas pelo Ministério da Cultura e um novo projeto foi iniciado. Atualmente, o LabLivre tem investigado junto a mais de 20 administrações, entre governos de estado e municípios, a maneira como se planeja, contrata, desenvolve, mantém e usa tecnologias de informação nas gestões culturais.

 

Projetos realizados

Softwares Culturais

Em 2016, em atendimento às demandas do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), o LabLivre realizou uma pesquisa a fim de levar, de um lado, soluções e metodologias tecnológicas inovadoras ao Ministério, por meio do desenvolvimento de tecnologias livres; e, de outro, um estudo sobre a utilização de softwares culturais por parte de profissionais e demais pessoas ligadas à área da cultura – artistas, produtores, gestores, agentes culturais, entre outros.

Avaliação do Programa WiFi Livre SP

O programa WiFi Livre SP, implementado pela Prefeitura de São Paulo no ano de 2014, levou internet gratuita e de alta velocidade a logradouros públicos de todos os distritos do município. Quando da implantação do programa, pesquisadores do LabLivre foram contactados pela Secretaria Municipal de Serviços, responsável pelo programa, para que realizassem uma ampla avaliação dessa política pública.