[Prorrogada!] LabLivre lança consulta pública para edital de fomento a desenvolvedores(as) de softwares livres culturais

Em iniciativa inovadora, o Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC (UFABC) lançou nesta terça-feira (20) consulta pública para um edital de fomento que dará apoio financeiro a desenvolvedores(as) de softwares livres da área cultural.

 

A proposta é apoiar autores(as) de até 7 (sete) projetos, a depender da disponibilidade orçamentária, que se disponham a programar novas funcionalidades, ou aprimorar funcionalidades que já existem, em softwares livres culturais. Os(as) proponentes precisam ser residentes no Brasil, além de membros de comunidades que tenham apoiadores ou desenvolvedores brasileiros.

 

Cada projeto será contemplado com R$ 39.999,00, divididos em parcelas pagas após a aprovação de relatórios de prestação de contas. O tempo total para a realização de cada projeto é de 6 (seis) meses.

 

Softwares Livres… Culturais?

 

Este edital é parte do projeto de pesquisa desenvolvido pela UFABC sob financiamento do Ministério da Cultura (MinC) que, entre outros objetivos, tratou de mapear comunidades brasileiras de softwares livres culturais.

 

Por “softwares livres culturais” entendemos todo programa de computador de código aberto que seja utilizado por artistas, gestores, produtores e demais agentes culturais na concepção, produção, criação, edição e finalização de produtos culturais.

 

São exemplos de softwares culturais, entre outros, os editores de imagem, vídeo e áudio; componentes de suítes de escritório, como editores de texto, de planilhas e de apresentações; ambientes de trabalho (desktop environments); sistemas operacionais; navegadores da internet; comunicadores, tais como clientes de e-mail ou de chat; leitores e editores de documentos e livros eletrônicos. 

 

Já os softwares “não culturais” são aqueles que se distanciam da rotina dos agentes de cultura, tais como programas de computador utilizados para fins exclusivamente científicos ou no mercado financeiro, por exemplo.

 

Consulta pública

 

A consulta pública foi prorrogada! O texto do edital estará aberto para contribuições até o dia 8/4/2018. É possível votar pelo apoio ou não ao projeto e, em seguida, deixar um comentário. Para acessar o texto em consulta, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *