Objetos de Aprendizagem

Conjunto de aplicativos acessíveis para dispositivos móveis para apoio ao aluno deficiente visual e auditivo na sala de aula.

  • Resumo: Projeto visa desenvolver aplicativos móveis, com design universal, para aumentar a autonomia de alunos deficientes visuais e auditivos no âmbito acadêmico, contribuindo para maior inclusão no ensino. Dentre os aplicativos, aqueles desenvolvidos pelo INTERA são: Customizador para adaptar o celular ao perfil do aluno: permite configurar o celular, via comandos de voz ou escolha de símbolos, para que, a partir disso, o celular e os aplicativos propostos se adaptem automaticamente ao tipo de aluno e suas necessidades. Registro de aulas: inclui as seguintes funcionalidades: (a) gravar áudio e/ou vídeo das aulas com slides passado pelo professor; (b) adicionar marcadores temporais no decorrer da gravação (c) editar os marcadores temporais para adicionar anotações posteriormente; (d) ir diretamente para os “tempos” dos marcadores; (e) enviar imagens das aulas para que colaboradores em rede sociais possam transcrevê-las em tempo real.
  • Coordenação: Juliana Braga
  • Equipe de pesquisadores INTERA: Edson Pimentel e Silvia Dotta
  • Equipe alunos INTERA: Felipe Nery e Cláudio Quessada
  • Status: em andamento
  • Financiamento: CAPES
  • Prêmio: Segundo lugar no II Workshop de Inovação da CAPES 2019

Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica

  • Resumo:Desenvolvimento de Jogo acessível a PD visual e surdez, que considera a exploração do processo de pesquisas científicas na Antártica. O licenciando assumirá o papel de pesquisador e coletará amostras (gelo, animais etc), para armazená-las e analisá-las em laboratório. Haverá minijogos com problemas interdisciplinares.
  • Coordenação: Juliana Braga
  • Mídias: Vídeo, Apresentação worshop inovação da CAPES
  • Equipe de pesquisadores INTERA: Edson Pimentel e Silvia Dotta
  • Equipe de alunos INTERA: Francinette Furtando, Luis Felipe Melle, Julia Ayusso
  • Status: em andamento
  • Financiamento: CAPES

Adaptação e Integração de Jogos na Plataforma REMAR

  • Resumo: O projeto visa aumentar o reúso de um game educacional, denominado Process Legend, inserindo o mesmo na Plataforma REMAR. O REMAR é parte do Programa de P&D Temático EAD em parceria com a CAPES.
  • Coordenação: Juliana Braga.
  • Mídias: Acesso ao Jogo no REMAR, Apresentação final do projeto
  • Equipe alunos: Fernando, Vitor, Edson Pimentel
  • Financiamento: RNP
  • Status: Finalizado

Repositórios de Objetos de Aprendizagem: Panorama e Proposta sob a perspectiva de interação humano computador. 2013. Dissertação (Ciência da Computação) – Universidade Federal do ABC

Metodologia INTERA para o Desenvolvimento dos Objetos de Aprendizagem 

Introdução aos objetos de aprendizagem

Jogo Educacional para o Consumo de Energia Elétrica

Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

  • Equipe: Juliana Cristina Braga, Edson Pimentel, Silvia Dotta
  • Status: em constante modificação.
  • Mídias: Artigo
  • Financiamento: UAB/Capes

Validando a Metodologia INTERA no desenvolvimento de Aulas Virtuais

  • Equipe: Rafael Resende Marcondes, Juliana Cristina Braga
  • Status: finalizado.
  • Mídias: Artigo
  • Financiamento: Capes

ScrumGame: Software Educacional para o Ensino de Engenharia de Software

  • Equipe: Felipe Siller, Juliana Cristina Braga
  • Status: finalizado
  • Mídia: Artigo
  • Prêmio de segundo lugar no concurso de melhor trabalho de graduação do Congresso Brasileiro de Computação 2013.

Mlab: Laboratório Virtual de Química para Dispositivos Móveis

  • Time: Camila Takemoto,  Juliana Cristina Braga, Franciso Isidro Massetto
  • Mídias: Reportagem UOL, reportagem UAB, vídeo
  • Status: em andamento
  • Financiamento: CNPq
  • Prêmio de primeiro lugar no concurso de inovação do ESUD.

Metodologia Intera para produção de Objetos de Aprendizagem (ou objetos educacionais)

  • Time: Juliana Cristina Braga, Edson Pimentel, Silvia Dotta
  • Mídias: Minicurso ESUD (Parte I, Parte II), Artigo CBIE
  • Status: finalizado

Guia de Objetos de Aprendizagem em Biologia

  • Time: Fabio Rezende de Souza, Juliana Cristina Braga, Beatriz Stransky Ferreira
  • Mídias: Artigo
  • Status: Finalizado
  • Financiamento: Capes

Guia de Recomendação para o uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil: Uma Abordagem em Software Livre

  • Time: Andrea Garcia Trindade, Juliana Cristina Braga, Rita Aparecida Ponchio
  • Mídias: Artigo
  • Status: Finalizado

Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia de Software

  • Time: Yuri David Santos, Juliana Cristina Braga.
  • Mídias: Site para o objeto
  • Status: Finalizado.
  • Financiamento: UAB/CApes

Objeto de Aprendizagem: Workbench para o Ensino de Biologia

  • Time: Bruno Marques, Juliana Cristina Braga, Francisco Isidro Masseto
  • Mídias: Vídeo
  • Status: Finalizado.
  • Financiamento: UAB/CApes
  • Prêmio de segundo lugar no concurso de inovação do ESUD.

2010

Modelo de Conhecimento Orientado a Objetos: OOCM

  • Time: Juliana Cristina Braga, Beatriz Stransky, Francisco Isidro Masseto
  • Midias: Artigo
  • Status: Finalizado
  • Financiamento: UAB/CAPES

2009

Desenvolvimento de um portal colaborativo que oferece recursos para construção, disponibilização e gerenciamento de cursos on-line

  • Time: Carlos Leite, Edna Emy Ambo, Jose Erick Silva Luiz Albano, Silvia Cristina Dotta
  • Mídias:
  • Status:
  • Financiamento:

Diálogo Virtual e Interação em Atividades Não-presenciais: Desenvolvimento de um Processo de Tutoria pela Internet

  • Time: Marcelo Giordan, Silvia Cristina Dotta
  • Mídias:
  • Status:
  • Financiamento:

Uma Arquitetura para Aplicações Mobile Learning

  • Time: Daniel Leonardo da Matta, Edson Pinheiro Pimentel
  • Mídias:
  • Status:
  • Financiamento:

Uma ferramenta de Assistência ao aluno na Resolução de Exercícios de Lógica de Programação Utilizando Padrões Pedagógicos

  • Time: Edson Pinheiro Pimentel, Samuel Nascimento Gonçalves
  • Mídias:
  • Status:
  • Financiamento