identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Maria Lucia Scroferneker

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi membro da comissão de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias entre 1996 ? 1998 e coordenadora substituta em 1997. Foi membro da Comissão de Graduação em Medicina (UFRGS) entre 1984 ? 1988; e 1990-1994. Tem experiência em antígenos e resistência fúngica. Atua como revisora de vários periódicos nacionais e internacionais, além de realizar assessoria para órgãos de fomento, como CNPq e FAPERGS. Tem mais de 125 artigos publicados, 1 patente e índice H 14. Orientou 23 alunos de Mestrado, 10 alunos de doutorado, 51 alunos de Iniciação Científica, 9 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Participou de 41 bancas de Dissertação de Mestrado e 21 bancas de Tese de Doutorado. Também participou de 17 bancas de qualificação de Doutorado, 2 de Mestrado e 29 de Graduação. Recebeu o prêmio Internacional Miguel Benzo da Associação Espanhola de Idatidologia em 1989 e o prêmio Augusto Chaves Batista em 2019 da Sociedade Brasileira de Micologia.Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7872136823235638 (08/06/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Departamento de Microbiologia. Rua sarmento leite 500 Centro 90000050 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 0000 Telefone: (51) 33083934 Fax: (51) 33083121
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Microbiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2021-Atual. Espectroscopia de Absorcao Molecular no Infravermelho com Transformada de Fourier na Identificacao de Especies de Sporothrix spp.
      Descrição: A esporotricose é uma micose causada pela implantação traumática do fungo dimórfico Sporothrix spp na pele. É a infecção mais comum na América Latina, tornando-se um problema grave de saúde pública. Seu diagnóstico é realizado através de exame direto e cultural à nível de gênero, e molecular para a identificação a nível de espécie, sendo uma técnica de alto custo. Deste modo, procuram-se novas ferramentas de identificação de micro-organismos, de fácil acesso e de baixo custo. Portanto, o objetivo deste trabalho é a identificação e diferenciação das espécies Sporothrix spp., através da Espectroscopia de Absorção Molecular no Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Utilizar-se-ão um mínimo de 20 amostras de cada espécie de Sporothrix identificadas por biologia molecular e cultivadas em tubos de ágar batata dextrose à 30°C durante 5 dias. As amostras serão suspensas em salina 0,85% e 1 mL da suspensão será distribuída em filme em placa de ágar Sabouraud dextrose e meio base acrescido de açúcares indutores de diferenciação que serão incubadas em estufa durante 5 dias à 30ºC. Fragmentos de cultura de cada amostra serão depositados sobre papel filtro, desidratadas à 44°C por 4 horas e analisados por FTIR. Através dos resultados de identificação das espécies do complexo Sporothrix, a partir da abordagem por FTIR, espera-se gerar novos conhecimentos sobre as características bioquímicas dos agentes etiológicos da esporotricose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano Antonio Corbellini - Integrante / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / ALESSANDRA KOEHLER - Integrante / Micaela Federizzi de Oliveira - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    2. 2020-Atual. Aplicacao de Espectroscopia no Infravermelho com transformada de Fourier supervisionada por metodos imunologicos para diagnostico de paracoccidioidomicose.
      Descrição: A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica granulomatosa causada pelos fungos Paracoccidioides brasiliensis e Paracoccidioides lutzii. Ocorre na América Latina com prevalência no Brasil. Suas manifestações clínicas envolvem principalmente os pulmões, sistema reticuloendotelial, pele, mucosas e via aero-digestiva superior. Para o diagnóstico se destacam os métodos sorológicos, com alta sensibilidade e especificidade. Novas tecnologias também podem ser propostas, como a espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) que, além de possuir as mesmas vantagens dos métodos sorológicos, também apresenta custo reduzido e menor geração de resíduos, o que é relevante para a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste projeto é desenvolver novos métodos diagnósticos baseados em FTIR para detectar PCM em soro de pacientes com diagnóstico confirmado por testes imunológicos já validados. Trata-se de uma pesquisa de laboratório de caráter quantitativo, transversal, com amostras de soro selecionadas por conveniência. O tamanho mínimo amostral está definido em 132 amostras de soro de acordo com critérios para validação de métodos quimiométricos (ASTM E165505). Será feita a caracterização demográfica clínica dos pacientes que forem alvo de amostras de soro. Os testes imunológicos serão feitos com a reação de imunodifusão dupla em gel de ágar (IDD). As análises por FTIR serão realizadas com a técnica de reflexão total atenuada (ATR) nas regiões do infravermelho médio (MIR) e infravermelho próximo (NIR) ou do UV-NIR. Os espectros obtidos serão submetidos aos algoritmos de análise de regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) e serão propostos modelos para cada parâmetro bioquímico. A qualidade preditiva dos modelos será avaliada através de diferentes figuras de mérito. Este projeto será realizado no Laboratório de Fungos Patogênicos do Departamento de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS), sob orientação da Dra. Maria Lúcia Scroferneker e em parceria com o Dr. Rinaldo Pôncio Mendes, do Laboratório de Doenças Tropicais da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e com o Dr. Valeriano Antonio Corbellini, dos Laboratórios de Espectroscopia no Infravermelho da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano A. Corbellini - Integrante / Amanda Carvalho Ribeiro - Integrante / ALESSANDRA KOEHLER - Integrante / Rinaldo Poncio Mendes - Integrante / Ricardo de Souza Cavalcante - Integrante / Beatriz Aparecida Soares Pereira - Integrante. Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    3. 2019-Atual. PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA HANSENIASE NO PERIODO DE 2000 - 2019 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
      Descrição: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de hanseníase no Estado do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2019. 4.2 Objetivos Específicos Caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de hanseníase no Estado do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2019; Descrever as características clínicas das pessoas diagnosticadas com hanseníase no Estado do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2019; Avaliar a distribuição dos casos de hanseníase nas regiões de saúde do Rio Grande do sul hanseníase no período de 2000 a 2019; Verificar qual relação entre a distribuição espacial dos casos de hanseníase e os indicadores socioeconômicos das regiões de saúde do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2019; .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Paulo Cesar de Moraes - Integrante / Letícia Maria Eidt - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    4. 2018-Atual. Suscetibilidade de Sporothrix spp.frente a combinacao de deferasirox e Itraconazol
      Descrição: . O deferasirox pode vir a ser um aliado no tratamento da esporotricose, visto que é um quelante de ferro, nutriente necessário para desenvolvimento de alguns microrganismos, como já verificado para outros fungos patogênicos, como os pertencentes ao grupo Mucorales.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Daiane Heidrich - Integrante / Amanda Carvalho Ribeiro - Integrante / Alessandra Helena da Silva Hellwig - Integrante / Regis Adriel Zanette - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    5. 2018-Atual. Avaliacao de adaptacoes metabolicas em Fonsecaea spp. utilizando FT-IR e inibidores da biossintese de melanina-DHN
      Descrição: A espectroscopia no infravermelho representa uma metodologia simples e de baixo custo, sendo muito adequada para estudos na área médica e biológica. A sua utilização para identificar e caracterizar microrganismos é uma inovação tecnológica que garante o máximo de impacto, em relação à geração de dado significativos, com o mínimo de gastos financeiros. Considerando a atual situação do fomento da pesquisa no Brasil, é fundamental o desenvolvimento de metodologias acessíveis, possibilitando novas descobertas que tragam benefícios para a sociedade. Dessa forma, utilizar FT-IR para avaliar as adaptações metabólicas de Fonsecaea spp. quando são utilizados inibidores da biossíntese de melanina pode fornecer dados importantes acerca destes agentes etiológicos da CBM. Sabendo-se que a melanina é um grande fator de virulência na CBM, esse conhecimento irá auxiliar no desenvolvimento de mecanismos que tornem o fungo mais suscetível. Isto poderá resultar em novos métodos de tratamento e condutas terapêuticas que impactem positivamente na qualidade de vida dos pacientes com esta doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / CORBELINI, V. - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Amanda Carvalho Ribeiro - Integrante / ALESSANDRA KOEHLER - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    6. 2017-Atual. Relacoes interespecificas do Sporothrix schenckii e Sporothrix brasiliensis com Acanthamoeba castellanii
      Descrição: A esporotricose é uma micose subcutânea zoonótica de distribuição mundial, causada por espécies fúngicas do complexo Sporothrix schenckii. Causa infecção crônica em humanas e a aquisição ocorre tipicamente via inoculação cutânea com o desenvolvimento de Infecção cutânea e/ou linfocutânea. Os¬¬ protozoários do gênero Acanthamoeba constituem um grupo amplamente distribuído no ambiente (solo, água e ar) e algumas espécies podem ser patogênicas e/ou oportunistas. Desta forma, este projeto tem por objetivo traçar o perfil da interação entre S. schenckii e S. brasiliensis e Acanthamoeba castellanii, através de um modelo in vitro de cocultivo como fator modulador de características intrínsecas de ambos microrganismos. Para isso serão utilizadas uma amostra de A. castellanii (ambiental) e uma amostra de S. schenckii e uma S. brasiliensis para realização dos seguintes testes: índice de fagocitose de S. schenckii e S. brasiliensis por A. castellanii; viabilidade de S. schenckii e S. brasiliensis após contato com A. castellanii; viabilidade das amebas após contato com o fungo; e influência de S. schenckii e S. brasiliensis no processo de encistamento de A. castellanii.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Marilise Brittes Rott - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Lidiane da Silva Bonapaz - Integrante / Letícia Lazzarotto - Integrante / Amanda Carvalho Ribeiro - Integrante / Francisco Kercher Berte - Integrante / Priscila Lemos Tavares - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    7. 2017-Atual. Relacoes interespecificas de Sporothrix schenckii sensu stricto e Sporothrix brasiliensis com Acanthamoeba castellanii
      Descrição: Os protozoários do gênero Acanthamoeba constituem um grupo amplamente distribuído no ambiente (solo, água e ar) e algumas espécies podem ser patogênicas e/ou oportunistas. Sporothrix schenckii e S. brasiliensis é uma importante espécie fúngica que causa uma doença crônica dos tecidos cutâneo e subcutâneo.São fungos melanizados encontrados com saprófitas no solo e em plantas, cuja infecção se dá através de sua implantação traumática. Desta forma, este projeto tem por objetivo traçar o perfil da interação entre Sporothrix schenckii . S brasiliensis e Acanthamoeba castellanii, através de um modelo in vitro de cocultivo como fator modulador de características intrínsecas de ambos microrganismos. Para isso serão utilizadas duas amostras de A. castellanii (uma ambiental e uma clínica) e uma amostra de Sporothrix schenckii e S. brasiliensis para realização dos seguintes testes: índice de fagocitose de Sporothrix schenckii e Sbrasiliensis por A. castellanii; viabilidade Sporothrix schenckii e S.brasiliensis após contato com A. castellanii; viabilidade das amebas após contato com o fungo; perfil de suscetibilidade aos antiamebianos; e influência Sporothrix schenckii e S.schenckii no processo de encistamento de A. castellanii.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Marilise Brittes Rott - Integrante / Amanda Carvalho Ribeiro - Integrante / Alessandra Helena da Silva Hellwig - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    8. 2016-Atual. Interacao entre Acanthamoeba castellanii e Fonsecaea pedrosoi
      Descrição: Os protozoários do gênero Acanthamoeba constituem um grupo amplamente distribuído no ambiente (solo, água e ar) e algumas espécies podem ser patogênicas e/ou oportunistas. Fonsecaea pedrosoi é uma importante espécie fúngica que causa uma doença crônica dos tecidos cutâneo e subcutâneo. É um fungo melanizado encontrado com saprófitas no solo e em plantas, cuja infecção se dá através de sua implantação traumática. Desta forma, este projeto tem por objetivo traçar o perfil da interação entre F. pedrosoi e Acanthamoeba castellanii, através de um modelo in vitro de cocultivo como fator modulador de características intrínsecas de ambos microrganismos. Para isso serão utilizadas duas amostras de A. castellanii (uma ambiental e uma clínica) e uma amostra de F. pedrosoi para realização dos seguintes testes: índice de fagocitose de F. pedrosoi por A. castellanii; viabilidade de F. pedrosoi após contato com A. castellanii; viabilidade das amebas após contato com o fungo; perfil de suscetibilidade aos antiamebianos; e influência de F. pedrosoi no processo de encistamento de A. castellanii.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Marilise Brittes Rott - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Lidiane da Silva Bonapaz - Integrante / Letícia Lazzarotto - Integrante / Amanda Carvalho Ribeiro - Integrante / Francisco Kercher Berte - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    9. 2013-Atual. AVALIACAO DE ASPECTOS FENOTIPICOS E MOLECULARES DE AGENTES DA CROMOBLASTOMICOSE
      Descrição: Objetivo Geral Realizar uma caracterização fenotípica e genotípica de agentes da cromoblastomicose. *Objetivos Específicos ? Metas - Avaliar a atividade das enzimas proteinase, gelatinase, queratinase, lipase, fosfolipase, esterase, urease, fosfatase e DNase nos agentes da cromoblastomicose e observar se há um padrão nos diferentes gêneros. - Identificar os isolados por métodos moleculares. - Quantificar a melanina presente nos agentes da cromoblastomicose nas formas miceliana e de células escleróticas e avaliar se existem diferenças na quantidade presente nestas estruturas e entre os gêneros de causadores da cromoblastomicose. - Verificar a resposta dos agentes da cromoblastomicose ao estresse oxidativo e correlacionar com a quantidade de melanina presente nestes isolados. - Avaliar a suscetibilidade in vitro dos agentes da cromoblastomicose aos antifúngicos correntemente empregados na clínica em presença e ausência do inibidor de DHN-melanina triciclazol, a fim de verificar se existem diferenças de suscetibilidade dos isolados nestas diferentes condições. - Verificar se há diferenças no padrão de suscetibilidade entre os diferentes gêneros causadores da cromoblastomicose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Daiane Heidrich - Integrante / Vigolo, Suelen - Integrante / Karine Alves - Integrante / Paula Thomé Dalbem - Integrante / Zélia Marina Monteiro Andrade - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    10. 2008-Atual. Estudo epidemiologico do perfil de doadores de sangue soropositivos para o Virus T Linfotropico Humano Tipos I e II (HTLV I/II) do Servico de Hemoterapia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre
      Descrição: Estudar os fatores epidemiológicos e prevalência de doadores soropositivos para HTLV tipos I e II no Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de porto Alegre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    11. 2008-Atual. Padronizacao de Tecnicas Imunologicas para o Diagnostico de Aspergilose
      Descrição: O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de testes sorológicos para diagnóstico e/ou para acompanhamento sorológico dos pacientes acometidos por aspergiloses. Para cada espécie devem-se testar diferentes métodos sorológicos e antígenos visando a padronização e otimização para poder se optar pela tecnologia mais adequada para cada doença. Baseado nos fatos que: Os métodos sorológicos são importantes para auxiliar o diagnóstico nas principais micoses sistêmicas; em algumas ocasiões, o resultado sorológico é a primeira indicação da natureza fúngica da doença; existe a necessidade do desenvolvimento de ferramentas sorológicas para investigar problemas na epidemiologia e patogênese de infecções; estudos sobre a soroprevalência de micoses sistêmicas podem revelar áreas de transmissão de fungos; a busca de antígenos quimicamente definidos contribuirá para um melhor entendimento dos mecanismos das doenças causadas por fungos e o seu tratamento; ? os testes sorológicos disponíveis comercialmente têm alto custo dificultando a utilização em rotina laboratorial para diagnóstico; o projeto proposto objetiva: I. Produzir antígenos de Aspergillus fumigatus Aspergillus flavus, Aspergillus terreus Aspergillus niger, e Aspergillus nidulans. II. Analisar a prevalência e a especificidade dos anticorpos presentes em soros de pacientes imunodeficientes, com suspeita de micoses sistêmicas, frente aos antígenos produzidos. III. Testar diferentes métodos sorológicos, imunodifusão e ELISA, para cada uma das aspergiloses mais prevalentes no RS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Júlia Medeiros Sorrentino - Integrante / Fabiane Jamono Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    12. 2008-Atual. Desenvolvimento e caracterizacao de nanoemulsao de anfotericina B e avaliacao da atividade antifungica in vitro em agentes da cromoblastomicose
      Descrição: A Cromoblastomicose é uma infecção de grande morbidade, que não leva o paciente a óbito, mas que pode trazer sério comprometimento do seu desempenho funcional e conseqüentemente de sua convivência social. O grande desafio dessa patologia tem sido seu tratamento. Nenhum fármaco ou procedimento utilizado é considerado de escolha. Geralmente o tratamento é longo e sujeito a recidivas, devido a alta resistência das células escleróticas e pela cronicidade da doença. Estes fatores motivam a busca de novas alternativas medicamentosas, visando uma menor incidência de reações adversas, permitindo, caso necessário, à administração de um tratamento prolongado com maior segurança. A realização de testes de suscetibilidade é de extrema importância na prática clínica. Entretanto, poucos estudos foram realizados in vitro para avaliar a suscetibilidade dos agentes da cromoblastomicose aos agentes antifúngicos. A grande maioria das pesquisas realizadas utilizou metodologias distintas, o que impede uma correlação e comparação dos resultados, além do número de isolados não ser relevante. A anfotericina B é um antifúngico de amplo espectro, sendo de escolha para a maioria das micoses, sendo um dos tratamentos da cromoblastomicose. Entretanto, devido a sua elevada nefrotoxicidade teve sua utilização limitada. O desenvolvimento de formulações nanoestruturadas de anfotericina B diminuiu significativamente seus efeitos adversos, quando comparadas com a formulação convencional. Contudo, o alto custo destas novas formulações torna seu uso limitado. No caso da cromoblastomicose esse fator deve ser considerado, tendo em vista que a maior parte das pessoas acometidas é de baixo poder aquisitivo. Em decorrência disso, em pouquíssimos casos relatados as formulações lipídicas nanoestruturadas foram utilizadas, não podendo, desta forma, ter uma opinião conclusiva sobre o papel destas formulações no tratamento da doença em questão. Diante deste contexto, verifica-se a importância do de. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante / Sílvia Stanisçuaski Guterres - Integrante / Letícia Marques Colomé - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    13. 2007-2013. Caracterizacao fenotipica e genotipica de Sporothrix schenckii
      Descrição: Objetivo Geral: Determinar a variabilidade genética, o perfil bioquímico e a sensibilidade a toxinas killer dos isolados de S. schenckii disponíveis na coleção do laboratório. Objetivos específicos: ? Determinar as características morfológicas e fisiológicas dos isolados. ? Determinar a atividade de proteases, lipases, fosfolipase, urease e DNAse de S. schenckii em meios específicos. ? Biotipar os isolados disponíveis de S. schenckii utilizando 12 leveduras killer. ? Explorar a estrutura genética dos isolados determinando os perfis genotípicos por RAPD e PCR-fingerprinting, para o conhecimento da epidemiologia molecular destes isolados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Marilene Henning Vainstein - Integrante / Patrícia Valente - Integrante / Melissa Fontes Landell - Integrante / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Júlia Medeiros Sorrentino - Integrante / Fabiane Jamono Vieira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    14. 2007-Atual. Aplicacao de Ferramentas Quimiometricas na Avaliacao in vitro de Propolis e Itraconazol em agentes de Cromoblastomicose
      Descrição: O objetivo deste trabalho é padronizar a metodologia de extração e preparação de extratos orgânicos de diferentes amostras de própolis para estudos de espectroscopia de infravermelho por Reflexão Total Atenuada (ATR); Avaliar a aplicação do método do crescimento micelial radial e M38-A do NCCLS no estudo da atividade antifúngica de concentrações variadas de própolis ou de itraconazol, frente a amostras de agentes cromoblastomicose; Avaliar a aplicação de ferramentas quimiométricas para propor modelos de previsão da atividade antifúngica de própolis frente a agentes de cromoblastomicose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano Antônio Corbellini - Integrante / Marco Flores Ferrão - Integrante / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante / Claison Jodel dos Santos - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Júlia Medeiros Sorrentino - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    15. 2005-2007. Avaliacao da atividade antifungica in vitro de 2-(2?-hidroxi-5?-aminofenil)benzoxazol (HAMBO) em amostras de Candida sp
      Descrição: Objetivo: Caracterizar o perfil antifúngico in vitro de 2-(2?-hidroxi-5?-aminofenil)benzoxazol (HAMBO) contra amostras de Candida sp.; Avaliar a concentração inibitória mínima (CIM) de HAMBO contra amostras de Candida sp.; Comparar a eficiência de CIM de HAMBO em relação ao fluconazol.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano Antônio Corbellini - Integrante / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Júlia Medeiros Sorrentino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    16. 2004-Atual. Aplicacao de novos fluorocromos para a analise morfologica de fungos e parasitas de interesse medico e atividade antimicrobiana
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    17. 2004-Atual. Caracterizacao e diferenciacao de 18 amostras de Sporothrix schenckii por metodos enzimaticos e espectroscopicos no infravermelho utilizando ferramentas quimiometricas
      Descrição: Objetivo: Classificar as amostras de agentes da esporotricose associando produção enzimática DNAse, fosfolipase, protease, lipase, urease e gelatinase. Os objetivos específicos incluem 1- Estudar a atividade enzimática com a produção de enzimas extracelulares, como, DNase, fosfolipase, protease, lipase, urease e gelatinase em meios específicos. 2- Comparar a necessidade de utilização de meios de cultivo específicos para a produção enzimática, com meios tradicionais. 3- Aplicar métodos de análise exploratória(PCA, HCA, SIMCA) para classificação e diferenciação de amostras de esporotricose utilizando os resultados de atividades enzimáticas supracitados. 4- Aplicar métodos de análise exploratória (PCA, HCA, SIMCA)para classificação e diferenciação de amostras de esporotricose utilizando as técnicas de Reflectância Difusa no infravermelho com Transformada de Fourier (DRIFTS) e Reflectância Total Atenuada (ATR). 5 - Aplicar ferramentas quimiométricas para estabelecer modelos de correlação e validação via PLS que permitam prever a atividade enzimática a partir dos espectros de infravermelho gerados utilizando a biomassa de cada agente em diferentes condições de cultivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano Antônio Corbellini - Integrante / Marco Flores Ferrão - Integrante / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante / Daiane Heidrich - Integrante / Amanda Porto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / CNPq - Bolsa / PROPESQ/UFRGS - Bolsa.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    18. 2003-Atual. Caracterizacao e diferenciacao de agentes de cromoblastomicose por metodos enzimaticos e espectroscopia no infravermelho utilizando ferramentas quimiometricas
      Descrição: Classificar as amostras de agentes de cromoblastomicose associando produção enzimática DNase, fosfolipase, protease, lipase, urease, gelatinase, nitrorredutase e análise em infra-vermelho da biomassa fúngica, visando o desenvolvimento de nova abordagem sistemática. Os objetivos específicos incluem 1- Estudar a atividade enzimática com a produção de enzimas extracelulares, como, DNase, fosfolipase, protease, lipase, urease e gelatinase em meios específicos. 2- Estudar a atividade enzimática intracelular nitrorredutase com novos derivados de nitrocumarinas e nitro e nitrosobenzoxaolas utilizando duas metodologias: cromatografia em camada delgada e microscopia de epifluorescência in situ em meios específicos. 3- Comparar a necessidade de utilização de meios de cultivo específicos para a produção enzimática, com meios tradicionais. 4- Aplicar métodos de análise exploratória (PCA, HCA, SIMCA) para classificação e diferenciação de agentes de cromoblastomicose utilizando os resultados de atividades enzimáticas supracitados. 5- Avaliar a sensibilidade, a concentração inibitória mínima e a concentração de máxima indução de atividade nitrorredutase para os diferentes agentes de cromoblastomicose frente as nitrocumarinas e nitro e nitrosobenzoxazolas com ênfase em 6-nitrocumarina. 6- Aplicar métodos de análise exploratória (PCA, HCA, SIMCA)para classificação e diferenciação de agentes de cromoblastomicose utilizando as técnicas de Reflectância Difusa no infravermelho com Transformada de Fourier (DRIFTS) e Reflectância Total Atenuada (ATR). 7 - Aplicar ferramentas quimiométricas para estabelecer modelos de correlação e validação via PLS que permitam prever a atividade enzimática a partir dos espectros de infravermelho gerados utilizando a biomassa de cada agente em diferentes condições de cultivo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano Antônio Corbellini - Integrante / Marco Flores Ferrão - Integrante / Cheila Denise Ottonelli Stopiglia - Integrante / Luiza Lux Lock - Integrante / Tatiane Caroline Daboit - Integrante.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    19. 2002-2004. Caracterizacao, diferenciacao quimica e imunologica de quatro amostras de Fonsecaea pedrosoi
      Descrição: Objetivos Gerais 1- Obter maiores informações sobre a natureza química e imunológica do antígeno filtrado de 4 amostras de Fonsecaea pedrosoi. Objetivos Específicos 1- Obter maiores informações sobre a natureza dos resíduos lipídicos do antígeno filtrado de 4 amostras de Fonsecae pedrosoi. 2- Correlacionar os dados obtidos com relação à composição lipídica, qualitativa e quantitativa com diferença na antigenicidade desse antígeno. 3- Separar por eletroforese em gel de poliacrilamida as diferentes proteínas do antígeno das 4 amostras de Fonsecaea pedrosoi. 4- Comparar as massas moleculares das proteínas do antígeno das 4 amostras utilizando marcadores de massa molecular conhecidos. 5- Analisar as frações proteicas do antígeno filtrado das 4 amostras com soro de pacientes com cromoblastomicose, através da técnica de Imunodifusão e Contraimunoeletroforese. 6- Estudar a atividade enzimática com a produção de enzimas extracelulares, como, proteinase, urease, fosfolipase, hialuronidade e fenoloxidase (biossíntese de melanina).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Lucia Scroferneker - Coordenador / Valeriano Antônio Corbellini - Integrante / Juliana Mônica da Costa - Integrante / Patrícia Valente - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Destaque XVI Salão de Iniciação Científica, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO sUL.. 2019.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    2. Destaque XXXII Salão de Iniciação Científica;XIII Feira de Iniciação Científica, Universidade do Rio Grande do sul.. 2019.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.
    3. PRÊMIO INTERNACIONAL MIGUEL BENZO, ASSOCIAÇÃO ESPANHOLA DE IDATIDOLOGIA.. 1989.
      Membro: Maria Lucia Scroferneker.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (115)
    1. 10th Trends in Medical Mycology(TIMM). - Molecular identification of fungal species causing surface mycosis in patients with leprosy in a reference ambulatory in southern Brazil. 2021. (Congresso).
    2. 10th Trends in Medical Mycology (TIMM). Isolation of Exophiala phaeomuriformis from an aviation kerosene sample in Brazil. 2021. (Congresso).
    3. 10th Trends in Medical Mycology (TIMM). Tinea faciei possibly related to mask usage during the COVID-19 pandemic: a case report. 2021. (Congresso).
    4. 10 th Trends in Medical Mycology (TIMM). Head and neck manifestations of paracoccidioidomycosis: A retrospective study of histopathologically diagnosed cases in southern Brazil. 2021. (Congresso).
    5. 10th Trends in Medical Mycology 2021 (TIMM). Psoriasiform tinea capitis due to Microsporum canis: atypical presentation. 2021. (Congresso).
    6. 10th Trends in Medical Mycology 2021 (TIMM). Environmental yeasts, pollution and antifungal resistance. 2021. (Congresso).
    7. 10th Trends in Medical Mycology 2021 (TIMM). Epidemiological aspects of sporotrichosis in Brazil: a study of 62 cases in the state of Rio Grande do Sul. 2021. (Congresso).
    8. 10th Trends in Medical Mycology 2021 (TIMM). Mucor circinelloides isolated from a leprosy patient: a case report. 2021. (Congresso).
    9. 10th Trends in Medical Mycology TIMM). Antifungal susceptibility of fungal isolates causing surface mycosis in patients with leprosy in a reference ambulatory in southern Brazil. 2021. (Congresso).
    10. II InovaBiotec. ?Papiliotrema laurentii: uma levedura ambiental com potenciais aplicações biotecnológicas ? revisão. 2021. (Congresso).
    11. II InovaBIotec. ?Nova Metodologia no Auxílio Diagnóstico e Terapêutico para Micoses Cutâneas Causadas por Candida sp.?. 2021. (Congresso).
    12. XXV Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Clinical and epidemiological characteristics of cases of paracoccidioidomycosis with head and neck manifestations in southern Brazil. 2021. (Congresso).
    13. XXV Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Epidemiological characteristics and trends in hanseniasis in children under 15 years of age in the state of Rio Grande do Sul, Brazil The abstrac. 2021. (Congresso).
    14. 10th Trends in Medical Mycology (TIMM). Molecular identification of fungal species causing surface mycosis in patients with leprosy in a reference ambulatory in southern Brazil. 2019. (Congresso).
    15. IXCongresso da Sociedade Brasileira de Micologia. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE SPOROTHRIX SCHENCKII E SPOROTHRIX BRASILIENSIS QUANDO EXPOSTOS AO ELEMENTO FERRO. 2019. (Congresso).
    16. IX Congresso da Sociedade Brasileira de Micologia. RELAÇÃO ENTRE HANSENÍASE E MICOSES SUPERFICIAIS: PREVALÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO FÚNGICA E SUSCETIBILIDADE A ANTIFÚNGICOS. 2019. (Congresso).
    17. 20thCongress of the International Society for Human and Animal Mycology. Antifungal agents susceptibility: profile of a tropical black yeast strain. 2018. (Congresso).
    18. 20th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. Onychomycosis caused by Arthrinium arundinis in leprosy patient: Case report. 2018. (Congresso).
    19. 20th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. Prediction of the itraconazole minimal inhibitory concentrations (MICs) of chromoblastomycosis agents using Fourier Transform-Infrared Spectroscopy and chemometrics. 2018. (Congresso).
    20. 20th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. Plaque lesion type chromoblastomycosis caused by Fonsecaea monophora: Case report. 2018. (Congresso).
    21. 20th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. Sporothrix brasiliensis and interaction Acanthamoeba castellanii. 2018. (Congresso).
    22. 20th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. Identification of chromoblastomycosis agents by Fourier Transform-Infrared Spectroscopy supervised by ITS rDNA region. 2018. (Congresso).
    23. xi simpósio brasileiro de microbiologia aplicada. Avaliação da cápsula polissacarídia em leveduras resitentes a antifúngicos. 2018. (Congresso).
    24. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. DETERMINAÇÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO DE SPOROTHRIX SSP. QUANDO EXPOSTO AO FERRO EM ENSAIO DE REDUÇÃO COM XTT. 2018. (Congresso).
    25. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. Relação entre hanseniase e micoses superficiais:Prevalência,identificação fúngica e susceptibilidade a antifúngicos. 2018. (Congresso).
    26. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. Caracterização de espécies de Sporothrix spp. por Infravermelho com Transformada de Fourier. 2018. (Congresso).
    27. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. Adaptações metabólicas de cepas de Fonsecaea pedrosoi com uso de triciclazol. 2018. (Congresso).
    28. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. Perfil de suscetibilidade a antifúngicos de leveduras isoladas de uma laguna no sul do Brasil. 2018. (Congresso).
    29. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. Avaliação do crescimento de Sporothrix schenckii e Sporothrix brasiliensis frente a diferentes concentrações de ferro. 2018. (Congresso).
    30. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbioliga. Drosophila melanogaster como modelo para estudo da patogenicidade e do tratamento de Malassezia pachydermatis. 2018. (Congresso).
    31. XXIV Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Plaque lesion type chromoblastomycosis caused by Fonsecaea monophora: Case report. 2018. (Congresso).
    32. 8thTrends in Medical Mycology. Influence of DHN-melanin inhibitor in oxidative stress of chromoblastomycosis. 2017. (Congresso).
    33. 8th Trends in Medical Mycoloy. Identification of chromoblastomycosis agents by Fourier Transform-Infrared Spectroscopy supervised by ITS rDNA region. 2017. (Congresso).
    34. 8th Trends in Medical Mycoloy. Chromoblastomycosis agents: melanin quantification. 2017. (Congresso).
    35. 8th Trends in Medical Mycoloy. Chromoblastomycosis caused by Rhinocladiella similis: case report. 2017. (Congresso).
    36. VIII Congresso Brasileiro de Micologia. Cromoblastomicose agentes:enzymatic profile. 2016. (Congresso).
    37. International Symposium 100 years Chomobalstomycosis.Enzymatic activity and antifungal susceptibility profile of an environmental isolate of Hortaea werneckii. 2014. (Simpósio).
    38. VIII Congresso latinoamericano de Micologia. Avaliação do perfil enzimático de isolados brasileiois do complexo Sporothrix Schenckii. 2014. (Congresso).
    39. VII congresso Brasileiro de Micologia. Feohifomicose por Peyronellaea Zeae-Maydis: caracterização molecular e fenotípica do isolado clínico. 2013. (Congresso).
    40. VII Congresso Brasileiro de Micologia. Composição e atividade antifúngica de óleos essenciais (OE) de um banco ativo de germoplasma em Itajaí(SC). 2013. (Congresso).
    41. VII Congresso Brasileiro de Micologia. Gênero s Candida e Malassezia : Estudo de 16 anos na região metropolitana de Porto Alegre. 2013. (Congresso).
    42. VII Congresso Brasileiro de Micologia. Secreção de enzimas extracelulares por isolados brasileiros do complexo Sporothrix schenckii. 2013. (Congresso).
    43. VII Congresso Brasileiro de Micologia. Perfil enzimático de agentes da Cromoblastomicose. 2013. (Congresso).
    44. VII Congresso Brasileiro de Micologia. Nanoemulsão de Anfotericina B : Avaliação da atividade antifúngica in vitro e in vivo em agentes da Cromoblastomicose. 2013. (Congresso).
    45. VII Congresso de brasileiro de Micologia. Sucetibilidade in vitro de agentes da Cromoblastomicose à nanoemulsão de itraconazol. 2013. (Congresso).
    46. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. UM CASO DE INFECÇÃO POR EXOPHIALA SPINIFERA NO SUL DO BRASIL: IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR E SUSCETIBILIDADE AOS ANTIFÚNGICOS. 2013. (Congresso).
    47. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. CROMOBLASTOMICOSE POR FONSECAEA MONOPHORA: RELATO DE UM CASO. 2013. (Congresso).
    48. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. DERMATOFITOSES: ESTUDO DE 16 ANOS NA REGIÃO METROPOLITANA NO SUL DO BRASIL. 2013. (Congresso).
    49. 1ºSimpósio Iinternacional de Microbiologia Clínica. Suscetibilidade de Fonsecaea pedrosoi a diferentes extratos obtidos de Pterocaulon alopecuroides. 2008. (Congresso).
    50. 1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Comparação entre dois meios de cultura para avaliação in vitro da suscetibilidade a antifúngicos de Sporothrix schenckii. 2008. (Simpósio).
    51. 1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Caracterização fenotípica de Sporothrix schenckii. 2008. (Simpósio).
    52. 1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Avaliação da origem de uma amostra de Sporothrix schenckii causadora de contaminação laboratorial. 2008. (Simpósio).
    53. 1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Análise da correlação entre o perfil fitoquímico de própolis e a atividade antifúngica em Fonsecaea pedrosoi. 2008. (Simpósio).
    54. 1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Avaliação da atividade antimicrobiana de Actinomicetos contra microrgasnismos clinicamente importantes. 2008. (Simpósio).
    55. 1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Estudo do perfil enzimático de Sporothrix schenckii. 2008. (Simpósio).
    56. I Encontro Gaúcho de Micologia."Síntese de corantes fluorescentes da família dos benzazóis e sua utilização na visualização de estruturas fúngicas." Dr. Valter Stefani e Dra. Maria Lúcia Scroferneker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 2008. (Outra).
    57. XX Salão de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul... 2008. (Outra).
    58. 27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e 14º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul.Atividade killer de leveduras contra Sporothrix schenckii. 2007. (Outra).
    59. 27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e 14º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul.Espectro de ação de leveduras killer contra fungos dermatófitos. 2007. (Outra).
    60. 27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e 14º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul.JOGO DE ANTIBIÓTICOS: UMA FORMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE MECANISMOS DE AÇÃO DE. 2007. (Outra).
    61. V Congresso Brasileiro de Micologia. Avaliação do perfil antifúngico de própolis em amostras de Fonsecaea pedrosoi. 2007. (Congresso).
    62. VII Congresso Brasileiro de Micologia. Gênero s Candida e Malassezia : Estudo de 16 anos na região metropolitana de Porto Alegre. 2007. (Congresso).
    63. XIX Salão de Iniciação Científica, XVI Feira de Iniciação Científica e II Salão UFGRS Jovem.INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO DE DERMATÓFITOS POR LEVEDURAS ?KILLER?; AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA IN VITRO DE 2-(2?-HIDROXI-5?-AMINOFENIL)BENZOXAZOL EM AMOSTRAS DE CANDIDA SP. e INIBIÇÃO DE SPOROTHRIX SCHENCKII POR LEVEDURAS ?KILLER?.. 2007. (Outra).
    64. XIX Salão de Iniciação Científica, XVI Feira de Iniciação Científica e II Salão UFGRS Jovem.Sensibilidade in vitro de Sporothrix schenckii frente a 2-(2?-hidroxi-5?-amino-fenil) benzoxazol (HAMBO). 2007. (Outra).
    65. 26ª Semana Científica do HCPA. 13º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul, 5ª Reunião da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino e 26ª Semana Científica do HCPA. 2006. (Congresso).
    66. 44º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 44º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2006. (Congresso).
    67. The 16 Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. The 16th Congress of the International Society for Human and Animal Micology. 2006. (Congresso).
    68. XVIII Salão de Iniciação Científica, XV Feira de Iniciação Científica e I Salão UFRGS Jovem.Sessão 50 - Infectologia, Nutrologia e Nutrição B. 2006. (Outra).
    69. XVIII Salão de Iniciação Científica, XV Feira de Iniciação Científica e I Salão UFRGS Jovem.XVIII Salão de Iniciação Científica. 2006. (Outra).
    70. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.XXVI ENGEP e XII ICIEOM. 2006. (Encontro).
    71. 25a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 12º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul e 25ª Semana Cinetífica do HCPA. 2005. (Congresso).
    72. 28º Reunião Anual da Socioedade Brasileira de Química.28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2005. (Encontro).
    73. Semana Acadêmica da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Semana Acadêmica da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2005. (Outra).
    74. Simpósio Nacional de Micologia Médica: Cromoblastomicose, Lobomicose, Paracoccidioidomicose e Crptococose.Fluorocromos e sua aplicação no estudo da morfologia dos fungos de cromoblastomicose. 2005. (Simpósio).
    75. V Congresso Latino Americano de Micologia. V Congresso Latino-Americano de Micologia. 2005. (Congresso).
    76. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul. 2005. (Congresso).
    77. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul. 2005. (Congresso).
    78. XVII Salão de Iniciação Científica.XVII Salão de Inicação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica. 2005. (Outra).
    79. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. XXIII Congresso Brasileiro de Micorbiologia. 2005. (Congresso).
    80. 24ª Semana Científica do HCPA. 11º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul e 24ª Semana Científica do HCPA. 2004. (Congresso).
    81. II Intercontinental Congress of Pathology. Histopathological aspects of chromoblastomycosis. 2004. (Congresso).
    82. IV Congresso Brasileiro de Micologia. IV Congresso Brasileiro de Micologia. 2004. (Congresso).
    83. XII Encontro de Química da Região Sul.XII Encontro de Química da Região Sul. 2004. (Encontro).
    84. XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2004. (Congresso).
    85. X Seminário de Iniciação Científica e IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.X Seminário de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).
    86. XVI Salão de Iniciação Científica.XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica. 2004. (Outra).
    87. `XXVIII Jornada Gaúcha de Dermatologia.XXVIII Jornada Gaúcha de Dermatologia. 2003. (Outra).
    88. 23 Semana Científica HCPA. 10º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul e 23ª Semana científica do HCPA. 2003. (Congresso).
    89. 6o. Congresso da Sociedad Brasileira de Mutagenese, Carcinogenese e Teratogenese Ambiental e. 6º Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental e 4th International Conference on Environmental Mutagens in Human Populations. 2003. (Congresso).
    90. Extensão Universitária Prestação de serviços de Serviços: Ação Social e Comunitária.Prestação de serviços de Serviços: Ação Social e Comunitária. 2003. (Outra).
    91. The 15th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. The 15th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. 2003. (Congresso).
    92. The 15th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology. 2003. (Congresso).
    93. XI Encontro de Química da Região Sul.XI Encontro de Química da Região Sul. 2003. (Encontro).
    94. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2003. (Congresso).
    95. XV Salão de Iniciação Científica.Comissão Julgadora da Sessão: Modelo Animal. 2003. (Outra).
    96. XV Salão de Iniciação Científica.XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica. 2003. (Outra).
    97. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2003. (Congresso).
    98. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2003. (Congresso).
    99. XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2003. (Congresso).
    100. 22ª Semana Científica e 9º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. 9º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul e 22ª Semana Científica do HCPA. 2002. (Congresso).
    101. 25 Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química.25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2002. (Encontro).
    102. 54 Reunião Anual da SBPC.54ª Reunião Anual da SBPC. 2002. (Encontro).
    103. XII Congresso de Parasitologia Veterinária. XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. 2002. (Congresso).
    104. XIV Salão de Iniciação Científica.XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira. 2002. (Outra).
    105. XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2002. (Congresso).
    106. 21ª Semana Científica do HCPA e 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul. 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde e 21ª Semana Científica do HCPA. 2001. (Congresso).
    107. Disciplina de Imunologia Fundamental.A Importância da Imunologia no Exercício da Fisioterapia. 2001. (Seminário).
    108. Disciplina de Seminário de Microbiologia Clínica.Diagnóstico laboratorial e clínico de Paracoccidioidomicose. 2001. (Seminário).
    109. XIII Salão de Iniciação Científica e X Feira de Iniciação Científica.XIII Salão de Iniciação Científica e X Feira de Iniciação Científica. 2001. (Outra).
    110. XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2001. (Congresso).
    111. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2001. (Congresso).
    112. 14th Congress of the International Society for Human and Animal Micology. 14th ISHAM. 2000. (Congresso).
    113. XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2000. (Congresso).
    114. XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2000. (Congresso).
    115. CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. 1995. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. Vicente ; MARQUES, S. G. ; AZEVEDO, C. M. P. S. ; WAGNER, D. ; Scroferneker, M.L.. 100Years the Cromoblastomycosis. 2014. Congresso
    2. BRILHANTE, Cleusa Regina ; SCROFERNEKER, M. L. ; VAISTEIN, Marilene Henning ; SILVA, Patricia Valente da. XII Encontro Gaucho de imunologia. 2008. Congresso
    3. SCROFERNEKER, M. L.. XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/07/2022 08:03:48