identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Lelio Moura Lourenco

Pós Doutor em Estudos da Criança pelo Instituto da Criança da Universidade do Minho - Braga, Portugal. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Possui Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Membro da APICSA - Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y Salud. Coordenador/ (Líder) do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social -NEVAS. Membro da Comissão de política editorial da Revista Psicologia em Pesquisa UFJF. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia SBP. Membro da Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía - ASOCIP. Conselheiro PROEX /CONEXC - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, violência, crenças, trabalho, ansiedade social e saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3232545663322376 (14/02/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas. Campus Universitário - Departamento de Psicologia Campus Universitário 36033-330 - Juiz de Fora, MG - Brasil Telefone: (32) 32293117 Ramal: 3117 URL da Homepage: https://www.psicologia.ufjf.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2020-Atual. Bullying/Cyberbullying e a utilizacao de videogames violentos
      Descrição: O bullying/cyberbullying é um fenômeno mundial que tem sido alvo de grandes preocupações decorrentes dos riscos que acarreta para os envolvidos e a relação entre o uso de jogos digitais violentos e o comportamento dos jovens continua a ser contestada na literatura acadêmica. O objetivo principal deste estudo é verificar e explorar a existência ou não de uma relação entre a utilização de videogames violentos e o envolvimento com bullying/cyberbullying. A pesquisa é dividida em dois estudos, o Estudo A investiga a possível relação da utilização de videogames violentos e o envolvimento em situações de bullying em alunos do ensino fundamental; por sua vez, o Estudo B investiga, de forma on-line, a possível relação sobre o uso de videogames violentos e o envolvimento em situações de cyberbullying em graduandos. O Estudo A é dividido em duas partes; a parte quantitativa, através da aplicação de questionários de Bullying do Olweus, um questionário sobre o uso de jogos eletrônicos e um questionário sociodemográfico em 500 alunos do ensino fundamental de Juiz de Fora. A segunda parte é relativa à realização de entrevistas semiestruturadas com 30 destes alunos. O Estudo B é todo quantitativo e realizado de forma virtual com 2500 graduandos, também através de 3 questionários; questionário sociodemográfico, questionário sobre cyberbullying e questionário sobre hábitos relativos ao uso de jogos eletrônicos. Os questionários de ambos estudos serão tabulados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 21.0) para análises posteriores e as entrevistas serão transcritas e submetidas ao procedimento de análise de conteúdo. Estima-se que se consiga explorar e investigar a possível relação existente entre a utilização de jogos violentos e o envolvimento com bullying/cyberbullying dos alunos, clarificando como tal situação se apresenta, principalmente em contexto nacional. Entende-se que os possíveis resultados, ao clarificar a temática, possam permitir que ações futuras sejam direcionadas para fatores que estão intimamente relacionados com o bullying/cyberbullying e assim possam tornar o sistema de ensino um ambiente mais saudável e que possa cumprir com suas funções.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Thiago Virgílio da S. Stroppa - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    2. 2017-Atual. Fobia Social e comportamentos utilizados para superar situacoes geradoras de ansiedade
      Descrição: O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social, é definido como medo ou ansiedade excessivos e evasão de interações sociais e situações que envolvem a possibilidade de ser examinado. Fóbicos sociais frequentemente lançam mão de comportamentos de segurança para prevenir a ocorrência de uma ameaça central ou para restaurar a sensação de segurança em um contexto especifico de ameaça em potencial. Diante deste cenário, a terapia cognitiva comportamental grupal tem demonstrado considerável eficácia, além de ser menos custosa que outros métodos. Destarte, a presente pesquisa busca avaliar quais são os comportamentos de segurança utilizados por ansiosos sociais submetidos a terapia cognitiva comportamental grupal. Para tal, será desenvolvido um estudo, quase experimental, de caráter transversal, quantitativo e qualitativo, composto por 3 fases. Na primeira e terceira fase serão aplicados pré e pós testes para avaliar graus de ansiedade social, depressão, fobia social e os comportamentos de segurança utilizados. Já a segunda fase, de intervenção, será composta por quatro momentos: sensibilização e acolhimento; habituação; exposição ao treinamento de habilidades sociais e feedback com prevenção de recaídas. Espera-se que a intervenção seja eficaz na diminuição dos sintomas trazendo melhor qualidade de vida e performance social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Thársia Girardi Carpanez - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    3. 2017-Atual. Bullying e a utilizacao de videogames violentos: Um estudo correlacional
      Descrição: O bullying é um fenômeno mundial que tem sido alvo de grandes preocupações decorrentes dos elevados riscos que acarreta para os envolvidos. Existem mais de três décadas que pesquisas estão examinando os efeitos de se jogar videogames violentos na agressividade/violência do jogador. Pode-se encontrar na literatura tanto autores que afirmam a existência da relação, quanto autores que defendem sua inexistência. Especificamente quando se tem o bullying como forma de violência, detectou-se a partir de uma revisão de literatura que alguns estudos internacionais também já se dedicaram sobre a temática da possível relação do mesmo com a utilização de jogos violentos. A relação entre os jogos digitais violentos e o comportamento dos jovens continua a ser contestada na literatura acadêmica, sendo possível encontrar tanto resultados que apontam para a inexistência de uma relação quanto resultados que apontam para o oposto. Tendo em vista a existência de publicações internacionais na temática, mas a permanência de lacunas diante de diversos tipos de resultados, o objetivo principal deste estudo é verificar e explorar a existência ou não da correlação entre a utilização de videogames violentos e o envolvimento com bullying. A pesquisa é dividida em duas partes, a primeira parte quantitativa, através da aplicação de questionários de Bullying do Olweus, um questionário sobre os hábitos relativos ao uso de jogos eletrônicos e um questionário sociodemográfico. A segunda parte é relativa a realização de entrevistas semiestruturadas. A parte quantitativa da pesquisa terá como publico alvo 500 alunos de escolas, tanto públicas quanto privadas da rede de ensino de Juiz de Fora e como forma qualitativa do estudo, estima-se que 30 destes alunos serão selecionados para responder a uma entrevista sobre a temática que objetiva exatamente explorar mais profundamente essa possível relação. Os questionários aplicados serão tabulados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 21.0) para análises posteriores. As entrevistas a serem realizadas serão transcritas e submetidas ao procedimento de análise de conteúdo. Estima-se que se consiga explorar e investigar a possível correlação existente entre a utilização de jogos violentos e o envolvimento com bullying dos alunos, colaborando para o entendimento de como tal situação se apresenta, principalmente em contexto nacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Thiago Virgílio da S. Stroppa - Integrante / Gabriel Henrique Velozo Gonçalves - Integrante / Leonardo de Melo Guedes - Integrante / Gabriela Santos de Amorim - Integrante / Larissa dos Reis Mancini - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    4. 2015-2017. Intervencao em violencia escolar
      Descrição: A violência é um fenômeno preocupante para a sociedade brasileira e a partir do momento que a violência se manifesta nas escolas torna-se necessário uma maior atenção em relação a mesma. A violência escolar é um problema que afeta de forma séria diversos envolvidos no processo de educação causando danos a curto e a longo prazo. Visto que tal fenômeno está cada vez mais presente na sociedade e que acarreta sérios problemas é importante que algo seja realizado no intuito de reduzir a violência escolar, promover saúde e tornar a escola um ambiente de paz e adequado para cumprir suas funções. O presente projeto propõe e elaboração teórica e a implementação de uma intervenção preventiva no contexto escolar que objetiva a prevenção e diminuição da violência escolar. Existirão duas intervenções, uma ocorrerá com turmas dos anos finais do ensino fundamental e a outra com professores e gestores escolares. Este modelo de intervenção global é caracterizada por fornecer aos alunos, professores e demais funcionários da escola o apoio e as competências necessárias para melhorar a aprendizagem e competência na resolução de conflitos, além de criar um ambiente interpessoal e emocional saudável e promover comportamentos socialmente ajustados. Para verificar a efetividade da intervenção a EVESCO (Escala de Violência Escolar) será respondida pelos alunos e uma entrevista será respondida pelos professores e gestores escolares em três momentos distintos. Espera se obter uma redução da violência escolar, atingindo assim a promoção de saúde e do bem estar e possibilitando que a escola cumpra sua tarefa na educação em um ambiente saudável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Thiago Virgílio da S. Stroppa - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    5. 2014-2017. Violencia Contra o Homem Perpetrada por Sua Parceira Intima no Brasil:Estudo Quali/Quanti
      Descrição: Levantamento amostral, de caráter transversal, com metodologias qualitativa e quantitativa. A temática pesquisada se refere à violência contra o homem perpetrada por sua parceira no Brasil e as suas relações com o uso/abuso de substâncias, com a ansiedade e a depressão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Ana Cláudia Ferreira Cezario - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    6. 2014-2016. Crenca de auto eficacia e ansiedade: relacao com parametros do rendimento no voleibol
      Descrição: Crença de auto eficácia e ansiedade: relação com parâmetros do rendimento no voleibol, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Francine Caetano de Andrade Nogueira - Integrante / Maurício Bara Filho - Integrante / Lelio Moura Lourenço - Coordenador. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Francine Caetano de Andrade Nogueira - Integrante / Maurício Gattás Bara Filho - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    7. 2014-2016. Avaliacao dos padroes de cyberbullying em uma amostra de adolescentes usuarios de internet
      Descrição: Os últimos anos têm sido marcados por mudanças radicais e constantes em relação aos modos de comunicação, visto que, rapidamente, novos dispositivos eletrônicos vinculados à internet e celulares são desenvolvidos. Entretanto, a ampla difusão das tecnologias permite que os usuários tornem-se mais expostos à violência interpessoal, perseguições e agressões que ocorrem no meio virtual, o que caracteriza as ocorrências de cyberbullying. A definição mais difundida aponta o cyberbullying como um ato agressivo e intencional, realizado por um grupo ou um indivíduo através de contatos por meios eletrônicos, como computadores (e-mails, sites, mensagens instantâneas, blogs, redes sociais), telefonia móvel (mensagens de texto, mensagens multimídia e demais aplicativos) e outras tecnologias de informação e comunicação, os TICs. Diante da necessidade de um maior número de estudos que investiguem a referida problemática, a pesquisa tem como objetivo geral avaliar os padrões de cyberbullying em uma amostra de adolescentes usuários de internet. Os objetivos específicos são: estimar a prevalência das ocorrências de cyberbullying; relacionar o cyberbullying às variáveis gênero, idade, nível sócioeconômico e perfil de uso da internet e investigar as crenças relativas às estratégias de coping frente ao cyberbullying. Os participantes serão recrutados com base na técnica metodológica bola de neve (ou cadeia de informantes ). Serão convidados a participar da pesquisa adolescentes com a faixa etária compreendida entre 13 e 17 anos. Serão utilizados: (1) questionário de caracterização sociodemográfica; (2) Revised Cyberbullying Inventory - RCBI (Topçu e Edur-Baker, 2010); (3) Questionário de crenças sobre as estratégias de coping frente ao Cyberbullying. Primeiramente, será realizado um estudo piloto a fim de avaliar a compreensão dos participantes em relação aos itens dos instrumentos. Após o estudo piloto, será feita a coleta de dados disponibilizando os instrumentos em um link de um formulário online. Esse formulário será divulgado aos participantes do estudo através da criação de uma página na internet que conterá algumas informações sobre o cyberbullying. Diversas mídias eletrônicas (redes sociais, páginas, e-mails institucionais de escolas, entre outros) serão amplamente utilizadas para divulgar a pesquisa. Portanto, o estudo apresentará delineamento quantitativo e desenho observacional-transversal, sendo a coleta de dados realizada por meio de levantamento online. Os dados serão analisados por meio do software SPSS. A análise de dados será quantitativa, sendo utilizada estatística descritiva (média, desvio padrão, porcentagem, por exemplo). Além disso, testes bivariados serão utilizados para verificar a correlação entre os dados escalares contidos no inventário de cyberbullying que será utilizado. Já o teste qui-quadrado (X2) será empregado para testar diferenças entre variáveis categóricas; as análises de regressão linear serão aplicadas a fim de se verificar possíveis preditores do cyberbullying.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Júlia Custódio Carelli de Oliveira - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    8. 2013-2019. Comstrucao de uma escala cognitiva de ansiedade social
      Descrição: "O projeto busca desenvolver uma escala psicológica capaz de rastrear os sintomas do transtorno de ansiedade social (TAS) em pessoas acima dos 18 anos de idade. O TAS é uma das patologias mais comuns na atualidade e com duração longa, em torno de 15 anos, o que causa prejuízos para a vida social, pessoal, profissional e afetiva dos sujeitos. É considerado um transtorno crônico e de difícil reconhecimento pelos ansiosos sociais e pelos profissionais de saúde, inclusive os de saúde mental. A escala foi composta por itens que avaliam os sintomas cognitivos em três fases relacionadas à duração dos mesmos. O desenvolvimento de um instrumento que seja capaz de identificar com confiabilidade o transtorno de ansiedade social pode auxiliar os portadores da doença fazendo com que eles recebam tratamentos de forma precoce e evitando prejuízos a longo prazo, melhorando seu nível de qualidade de vida.". Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Daniel Alexandre Gouvêa Gomes - Integrante / Makilim Nunes Baptista - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    9. 2013-2018. O COTIDIANO DO PROFESSOR UNIVERSITARIO: SAUDE EMOCIONAL E RELACIONAL
      Descrição: O presente estudo tem o objetivo de investigar professores de ensino superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quanto aos índices de ansiedade, depressão, estresse no trabalho, assédio morla. Alguns estudos têm investigado a saúde emocional e física de professores de ensino superior. O profissional do¬cente lida diretamente com um grande número de pessoas e constantemente enfrenta problemas relativos aos programas de ensino, aos alunos e à prática específica na sala de aula, questões sociopolíticas internas aos próprios departamentos e relacionadas à gestão de instituições com um todo, além de dificuldades econômicas e do aumento do ritmo e intensidade do trabalho. Dificuldades nas relações interpessoais também são evidenciadas como fatores de dificuldades no trabalho docente. Estudos apontam para manifestações de estresse, ansiedade, depressão como consequências do trabalho docente. A presente pesquisa utilizará uma metodologia quantitativa e qualitativa. A parte quantitativa da pesquisa será de corte transversal e prospectivo com professores da UFJF. Os professores da instituição serão selecionados através de sorteio aleatório. Serão utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados quantitativos: Questionário sócio-demográfico; Inventário de Ansiedade de Beck (BAI); A Job Stress Scale - versão resumida; Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A); Teste para Identificação de Problemas relacionados ao Uso de Álcool (Audit); Escala de Assédio Moral Laboral (ESCAMOL). Para a fase qualitativa da pesquisa será utilizada entrevista semiestruturada individual. Para análise dos dados quantitativos será feita análise descritiva e exploratória dos dados. Para análise dos dados qualitativos desta pesquisa, será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Tornam-se relevantes estudos que tragam à tona especificidades quanto às condições de trabalho e saúde dos professores nas universidades brasileiras, o que possibilitará uma maior visibilidade desses aspectos e o desenvolvimento de medidas de prevenção necessárias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Francesca Stephan - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    10. 2013-2017. Construcao, validacao e normatizacao da Escala de Violencia Escolar - EVESCO
      Descrição: A violência escolar é um tipo de violência interpessoal caracterizada por múltiplas formas de agressão. Implica níveis individual, familiar, institucional e social, que se articulam potencializando ou moderando manifestações de agressões física, verbal e psicológica; atos criminais, danos ao patrimônio e à instituição escolar; comprometimento do desempenho acadêmico, da sociabilidade e do clima escolar. O fenômeno atinge crianças, adolescentes, professores, gestores escolares, famílias, poder público e a comunidade. Os prejuízos são evidenciados nas relações interpessoais; na socialização, sobretudo de adolescentes entre 12 e 18 anos; no estabelecimento das relações e cognições sociais com trocas afetivas e comportamentais; na pertença e manutenção de grupos; na assimilação de normas e no contato com o ambiente externo à família. Mediante a necessidade de identificação e rastreio em todas as dimensões que descrevem a violência escolar, a pesquisa objetiva construir, validar e normatizar uma Escala de Violência Escolar-EVESCO. Especificamente, visa (1) avaliar características psicométricas (validade, confiabilidade) na construção de uma escala; (2) buscar evidências de validade baseada na relação com outras variáveis (suporte familiar, suporte social e coping); (3) avaliar evidências de validade relacionadas aos grupos critérios da EVESCO e (4) identificar fatores sociodemográficos associados à violência escolar. Trata-se de uma pesquisa desenvolvimental, com amostra não probabilística de 2200 estudantes entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos e de distintos setores socioeconômicos nos seguimentos de ensino público (municipal e estadual) e privado de municípios de Minas Gerais e São Paulo, após contato e autorização das diretorias das escolas para realização do estudo. Os alunos serão distribuídos em grupos critérios baseados na análise do histórico de registro disciplinar e acadêmico dos mesmos. Isto é, os alunos serão indicados pelos coordenadores pedagógicos das escolas participantes da pesquisa quando: envolvidos em violência como agressores, vítimas e espectadores; sabidamente não envolvidos em violência por qualquer tipo de atuação; pertencerem ao grupo geral sem identificação frente à variável do estudo. Serão utilizados: (1) questionário sociodemográfico, (2) Inventário de Percepção e Suporte Familiar - IPSF (Baptista, 2009); (3) Escala de Percepção de Suporte Social- EPSS (Siqueira, 2008); (4) Coping Response Inventory-Y (CRI-Y) (Moos, 1993); e (5) a Escala de Violência Escolar-EVESCO a ser construída. Os dados serão processados e analisados pelo Statistical Package for Social Sciences SPSS para Windows versão 17. Os estudos psicométricos envolverão análise fatorial exploratória da EVESCO, após a adequação da amostra pelo determinante da matriz de correlação e pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). O coeficiente de confiabilidade será representado a partir do alpha de Crombach. Para evidências de validade de critério, será utilizada ANOVA e post-hoc de Tukey, para avaliação de diferenças em termos de pontuação. As demais evidências de validade serão baseadas na relação com variáveis externas e os escores dos instrumentos correlacionados pelo teste de Pearson (nível de significância=0,05). Os testes de Student e ANOVA serão utilizados para comparar as características sociodemográficas. A pesquisa contará com esquipe de pesquisadores treinados e pretende contribuir para o desenvolvimento de propostas de intervenção e prevenção junto aos impactos e prejuízos desencadeados pela violência escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Luciana Xavier Senra - Integrante / Makilim Nunes Baptista - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    11. 2013-2017. Violencia entre parceiros intimos: estudo longitudinal e qualitativo com mulheres em Juiz de Fora/MG.
      Descrição: Nos anos 2011/2012 foi realizado levantamento domiciliar por amostragem probabilística com 905 mulheres entre 18 e 60 anos residentes em dois bairros de Juiz de Fora (um de baixa renda e outro com perfil de rendimento maior). Nesse estudo foi identificada amostra de 149 mulheres que declararam ter praticado e/ou sofrido pelo menos um comportamento de violência física em seu relacionamento com parceiro íntimo. A partir dessa amostra o presente estudo pretende alcançar os seguintes objetivos: 1) identificar se houve alterações em comportamentos de violência, e nos fatores associados a tais condutas (etapa longitudinal); 2) caracterizar o contexto de emergência (motivações, finalidades e circunstâncias) dos comportamentos de violência física entre parceiros íntimos (etapa qualitativa). A etapa longitudinal ocorrerá através da reaplicação de instrumentos utilizados no referido levantamento domiciliar: questionário sociodemográfico; Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) para medir o consumo de álcool; Center for Epidemiologic Studies Depression Scale (CES-D) para sintomas de depressão; Revised Conflict Tactic Scales (CTS2) para medir VPI; e Parent-Child Conflict Tactics Scales (CTSPC) para medir violência contra filhos. A etapa qualitativa será realizada através de entrevista semiestruturada abordando: histórico de violência, situação conjugal, descrição do contexto de emergência da conduta violenta, motivações e finalidades para o comportamento violento, estratégias de enfrentamento adotadas, motivação para o término do relacionamento caso tenha ocorrido. Esta pesquisa fornecerá maior compreensão do contexto em que os atos de VPI acontecem através da identificação de fatores associados a esses comportamentos, sua permanência no tempo, e das motivações e finalidades atribuídas a tais condutas, além de retratar como esse relevante problema de saúde pública apresenta-se numa amostra comunitária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Ana Regina Noto - Integrante / Carla F P Gebara - Integrante / Fernanda Monteiro de Castro Bhona - Integrante / Andrezza Souza Martinez - Integrante / Mariana Hansen Basdão - Integrante / Marcel Toledo Vieira - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    12. 2013-2015. As crencas cognitivas e suas relacoes com sintomas de ansiedade social e depressao
      Descrição: Descrição: Estudo de mestrado que busca relacionar as crenças cognitivas e pacientes com sintomas de ansiedade social, depressão e ansiedade social em comorbidade com a depressão. Estudo feito com amostra clínica e geral, através de questionários de rastreio de ansiedade social e depressão, além de um inventário de crenças cognitivos. Esses serão correlacionados estatisticamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Auxiliatrice Caneschi Badaró - Integrante / Makilim Nunes Baptista - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    13. 2013-2015. Transtorno de ansiedade social e interacoes virtuais: um estudo com universitarios do curso de ciencia da computacao e sistemas de informacao.
      Descrição: O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, é caracterizado pelo medo excessivo de situações sociais ou de desempenho, nas quais as pessoas possam ser escrutinadas, julgadas, embaraçadas ou humilhadas por outras. Com a crescente expansão da internet, como meio de comunicação, as relações sociais passaram a sofrer modificações em sua natureza e, consequentemente, os fóbicos sociais se utilizam destes artifícios a fim de amenizar os possíveis julgamentos gerados em uma interação face a face. O presente trabalho busca investigar, através dos instrumentos apropriados, as possíveis correlações entre a ansiedade social, o padrão de uso da internet para interações virtuais e presenciais e as habilidades sociais de estudantes universitários. O estudo irá contemplar a população de estudantes dos cursos de ciência da computação e sistemas de informação da Universidade Federal de Juiz de Fora, pertencente ao turno diurno e noturno, abrangendo idades entre 18 e 30 anos. Serão utilizados três instrumentos, entre eles: a) Escala de Liebowitz para Ansiedade Social; b) Instrumento sobre interações Virtuais e Presenciais; e c) Inventário de Habilidades Sociais (IHS ? Del - Prette). Os instrumentos utilizados fornecerão os dados que serão tabulados e analisados, com o objetivo de identificar e caracterizar a amostra. Espera- se que o transtorno esteja correlacionado com o padrão elevado de interações virtuais e a presença de déficit nas habilidades sociais pelos universitários. Nesse universo estima-se que será encontrado um número significativo de fóbicos sociais em relação à população geral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Carolina Pereira Dittz - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    14. 2013-Atual. A efetividade da terapia cognitivo-comportamental de grupo em pacientes com fobia social: pesquisa e extensao
      Descrição: O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é caracterizado pelo medo acentuado, patológico e persistente das interações sociais, o que traz prejuízos à vida dos seus portadores, inviabilizando a realização de atividades cotidianas comuns e necessárias. O DSM-5 o define como medo ou ansiedade clinicamente significativa, provocados pela exposição a certos tipos de situações sociais, que podem ser de desempenho, de observação ou de interação (APA, 2014). Um dos tratamentos mais requisitado para o TAS é a terapia cognitivo-comportamental que visa alterar pensamentos e comportamentos mal adaptados. A terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG) também tem sido referenciada como apropriada neste tipo de tratamento por proporcionar ao indivíduo o convívio direto com outras pessoas do grupo, estimulando o contato social e diminuindo o isolamento (Hofmann, 2004). O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da terapia cognitivo-comportamental em grupo no Transtorno de Ansiedade Social. O estudo tem caráter transversal e foi desenvolvido e realizado pelo Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social. A pesquisa se viabilizou através de um projeto divulgado publicamente como ?Grupo de Tímidos?, que oferece tratamento para adultos baseado na TCCG para o TAS na cidade de Juiz de Fora- MG. Inicialmente fez-se a triagem dos participantes com o objetivo de delimitar as características dos indivíduos. Como critérios de inclusão, o paciente deveria ter no mínimo 18 anos e apresentar traços que caracterizariam o TAS . Foram excluídos pacientes que apresentavam comorbidades ou outros tipos de transtornos. Foram realizados quatro grupos compostos por adultos voluntários do município (n=22). Eles responderam a três escalas no pré e no pós-teste, correspondentes ao BAI, BDI e Liebowitz, que avaliaram sintomas ansiosos, depressivos e a ansiedade social, respectivamente. Os dados qualitativos foram avaliados a partir das observações e anotações realizadas durante a intervenção. Foram realizados 12 encontros presenciais com duração média de 90 minutos, conduzidos por três terapeutas. Utilizou-se no protocolo de tratamento a psicoeducação, reestruturação cognitiva, técnicas de exposição, relaxamentos e treino de habilidades sociais, de acordo com o proposto por Heimberg (2002).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Iracema Abranches - Integrante / Thársia Girardi Carpanez - Integrante / Vivian Daniele de Lima - Integrante / Márcia Bastos Mirando - Integrante / Ana Carolina Gusmão - Integrante / Felipe Almeida Dias Mendes - Integrante / José Olavo Smanio Brando - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    15. 2011-2012. Associacao entre violencia domestica e bullying em adolescentes da Rede Publica Municipal de Juiz de Fora
      Descrição: A Violência Doméstica-VD tem impactado na vida e na saúde da população mundial, sobretudo crianças e adolescentes. A violência escolar também prejudica a sociedade, fazendo do fenômeno da violência prioridade das ações da Organização Mundial da Saúde. O estudo visa identificar e estudar a existência e as dimensões da relação entre Violência Doméstica e Bullying em adolescentes do ensino fundamental da rede pública municipal de educação de Juiz de Fora MG. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF e aprovado com o parecer 117/2011, CAAE 0102.0180.000-11. Para realização da pesquisa serão aplicados questionário e entrevistas semi-estruturadas em adolescentes do ensino fundamental e em seus responsáveis legais. A pesquisa consiste num estudo transversal de natureza observacional, que alocará os participantes por meio de técnica de amostragem probabilística e que envolverá duas etapas de abordagem: (I) uma pesquisa de campo quantitativa e descritiva, visando o levantamento da prevalência de bullying e para explorar os tipos de envolvimento dos adolescentes nas situações de intimidação entre pares; e (II) um estudo de campo qualitativo que tem como objetivo identificar e estudar os contextos e perspectivas relativas à violência doméstica(VD), ao bullying e a relação (ou não) de ambos com os adolescentes e seus responsáveis legais. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e em regime de anonimato durante e após a aplicação dos instrumentos que serão utilizados para obtenção dos dados, os resultados principais aferidos serão analisados por meio de testes paramétricos e não-paramétricos e divulgados para a as escolas participantes, profissionais dos setores de educação e para toda a comunidade acadêmica e científica, a fim de que sejam fornecidos subsídios para intervenção e prevenção dos fenômenos em estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Luciana Xavier Senra - Integrante / Thiago Stroppa - Integrante / Marcel de Toledo Vieira - Integrante / Eduardo Mendes Silva - Integrante / Ana Carolina Brando - Integrante / Bruna Valladares Toledo - Integrante / Lucas do Vale Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    16. 2010-2017. O Estudo da Comorbidade entre Fobia Social e o Abuso/Dependencia de Alcool no universo da Atencao Primaria a Saude de Juiz de Fora - MG.
      Descrição: Objetivo geral: O objetivo principal da pesquisa será investigar a associação entre a fobia social e o alcoolismo no universo da Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora ? MG. Objetivos específicos: 1) Verificar incidência de sintomas ansiosos nos sujeitos; 2) Verificar o nível de sintomas fóbicos sociais dos sujeitos; 3) Analisar a incidência de consumo de álcool em pacientes com fobias sociais; 4) Verificar a razão do consumo de álcool entre estes pacientes; 5) Analisar se o nível de consumo de álcool tem relação com o nível da fobia social. 3. Metodologia e Estratégias de Ação Participantes: A população alvo se constituirá de sujeitos, maiores de 18 anos, que buscam tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juiz de Fora - MG. Aproximadamente 300 participantes (respondentes) do município de Juiz de Fora - MG. Em cada UBS, serão selecionados aleatoriamente 15 sujeitos. Os participantes serão convidados e informados sobre a pesquisa durante sua presença na Unidade Básica de Saúde e caso concordem em responder a pesquisa serão levados para uma sala privativa onde encontrarão um espaço adequado para responder os instrumentos propostos. Serão resguardados o seu direito de recusa de participação, anonimato e nenhuma sanção ou gratificação será realizada em relação à sua participação Desenho: Inicialmente foi feito contato com a responsável pela gerência das Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora, com intuito de estabelecer parceria. Após esse contato, obtivemos uma resposta positiva e foi firmado um acordo autorizando o andamento do projeto na Atenção Primária de Juiz de Fora ? MG. O presente projeto em sua primeira versão obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Tal aprovação permite que a aplicação dos questionários seja realizada individualmente e/ou coletivamente, de acordo com a disponibilidade dos indivíduos, após breve explicação dos objetivos do trabalho. Não será obrigatório o preenchimento do questionário, ten. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Adriana Aparecida de Almeida - Integrante / Auxiliatrice Caneschi Badaró - Integrante / Carolina Pereira Dittz - Integrante / Daniel Alexandre Gouvêa Gomes - Integrante / Greice Kelly Sanches Pavão - Integrante / Jade Nunes Barreto - Integrante / GISELE PAIVA DO NASCIMENTO - Integrante / RAQUEL DE SOUZA VIANA - Integrante / Francesca Stephan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / PROEX UFJF - Bolsa. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    17. 2010-2014. Padroes de violencia domestica e de uso de alcool entre mulheres: efetividade de intervencao breve em ambiente domiciliar
      Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar o consumo de bebidas alcoólicas entre mulheres e sua relação com padrões de violência doméstica, assim como avaliar o impacto de uma intervenção breve na modificação desses comportamentos, a partir de uma amostra comunitária. Para tanto, a pesquisa será dividida em dois estudos. O Estudo 1 terá um caráter observacional transversal, a ser realizado por meio de uma amostragem domiciliar entre mulheres adultas (cálculo amostral estimado em 1600 mulheres), para levantamento do consumo de risco e padrões de violência. O Estudo 2, a ser realizado a partir de casos detectados no Estudo 1, se caracterizará como ensaio clínico aleatório, tendo como principal objetivo a avaliação do impacto de uma intervenção breve a ser realizada em mulheres que apresentarem consumo de risco de bebidas alcoólicas, divididas em grupo tratado GT e grupo controle GC (cerca de 73 casos em cada grupo). Para a coleta dos dados, será utilizado um questionário sócio demográfico, além de outros 3 instrumentos padronizados: o AUDIT (usado para investigar problemas relacionados ao uso do álcool); a CTS2 e a CTSPC, ambos utilizados para a obtenção de informações sobre violência entre casais e entre pais e filhos, respectivamente. Para as análises dos dados do Estudo 1, serão utilizados os testes de Qui-quadrado, t de Student, análise de variâncias (ANOVA) e Modelo de regressão multinomial. No Estudo 2, será utilizada Análise de variâncias com medidas repetidas com dois fatores fixos (GC ou GT e bairro) e interação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Lelio Moura Lourenço - Integrante / Ana Regina Noto - Integrante / Fernanda Monteiro de Catro Bhona - Integrante / Marcel de Toledo Vieira - Integrante / Carla Ferreira de Paula Gebara - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolviment. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    18. 2010-2014. Construcao da Escala de percepcao de Violencia entre Parceiros Intimos - EVIPI
      Descrição: A Violência por Parceiros Íntimos-VPI pode ser definida como quaisquer condutas que um companheiro (ou ex), independente se homo ou heterossexual, inserido num relacionamento que cause prejuízos físicos, psicológicos e/ou sexuais para os envolvidos nessa relação, com consequencias identificadas em diversos níveis da vida social. Esse fenômeno vem merecendo a atenção das esferas psicossocial e da saúde, jurídica e policial, devido ao aumento da prevalência de violência física, sexual e psicológica exercida contra um parceiro íntimo. A presente pesquisa objetiva construir, validar e normatizar uma escala de percepção da violência praticada entre parceiros íntimos- EVIPI, a partir da avaliação de características psicométricas (validade e confiabilidade) na construção de um instrumento em relação com outras variáveis e a grupos de critérios dessa escala; bem como avaliar fatores de risco associados e comorbidades mais frequentemente detectadas em vítimas dessa forma de violência. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora, e aprovado sob o parecer número 331/2010. Conta com a seguinte equipe: 2 professores doutores responsáveis, o Prof. Dr. Lelio Moura Lourenço, chefe do Departamento de Psicologia da UFJF e coordenador do Pólo de Pesquisa em Psicologia Social e Saúde Coletiva - POPSS, e o Prof. Dr Makilim Nunes Baptista, docente do PPG Stricto Sensu da Universidade São Francisco Itatiba-SP, bolsista de produtividade CNPq, membro integrante do Grupo de Família da União Latino-americana de Entidades em Psicologia; 5 alunos de graduação e 2 de mestrado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Adriana Aparecida de Almeida - Integrante / Caroline Basílio - Integrante / Luciana Xavier Senra - Integrante / Fernanda Monteiro de Castro Bhona - Integrante / Maklim Nunes Baptista - Integrante / Gessica Castelani Andrade - Integrante / Bruna Koga - Integrante / Jessica Kiemy - Integrante / Thiago Stroppa - Integrante.
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    19. 2009-2012. Avaliacao de Processo Sobre Pratica de Prevencao ao Uso de Drogas e Violencia Domestica em Servicso de Atencao Primaria a Saude
      Descrição: O objetivo geral do presente estudo é avaliar a implementação de práticas de prevenção em relação ao uso de álcool e outras drogas e em relação à violência doméstica em serviços de APS dos municípios de pequeno porte da Zona da Mata de Minas Gerais, bem como avaliar este processo de implementação. Os objetivos específicos são: a)Implementar as referidas práticas de prevenção na APS, através de uma metodologia que envolve a sensibilização, a capacitação e o acompanhamento dos profissionais de saúde na rotina dos serviços; b) Comparar o processo de implementação entre o municípios; c) Realizar uma análise qualitativa do processo para determinar, em cada fase, os fatores organizacionais e pessoais que facilitaram ou dificultaram a implantação do projeto; d) Avaliar as crenças e atitudes dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao uso de álcool e drogas e à violência doméstica, a fim de se analisar a influência dos mesmos na efetividade da implementação do projeto; e) Avaliar se as crenças e atitudes dos profissionais em relação aos usuários de substâncias psicoativas, às vítimas e aos agressores de violência doméstica afetam sua disponibilidade para atuar nesta população;f) Avaliar a influência da metodologia de implementação do projeto na mudança de crenças e atitudes dos profissionais de saúde em relação aos usuários de substâncias psicoativas, às vítimas e aos agressores de violência doméstica. Projeto Apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora, através do IV Programa de Consolidação de Apoio à Grupos. Projeto número 20090201 e Programa Pesquisador Mineiro FAPEMIG PPM III - PPM-00037-09.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Integrante / Carla F P Gebara - Integrante / Erica Cruvinel - Integrante / Adriana Aparecida de Almeida - Integrante / Mota, Daniela .C.Belchior - Integrante / Leonardo F Martins - Integrante / Marina Castro de Oliveira - Integrante / Caroline Basílio - Integrante / Telmo Mota Ronzani - Coordenador / Ana Cláudia Ferreira Cezario - Integrante / Camila Resende Soares - Integrante / Luciana Senra Xavier - Integrante. Financiador(es): BCCG/PROPESQ UFJF - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    20. 2007-2009. Estudo das Crencas (sistema de crencas) dos Profissionais de Saude das Unidades Basicas de Saude de Juiz de Fora em Relacao a Violencia Domestica Contra Criancas, Adolescentes e Idosos
      Descrição: Objetivo geral: Avaliar as Crenças (sistema de crenças) a respeito da violência doméstica contra crianças,adolescentese idosos em profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora-MG. Objetivos específicos: Especificamente, os aspectos abordados serão: percepção a respeito da violência doméstica; tipo de violência doméstica mais freqüentemente detectado; conhecimento sobre o assunto; grau de parentesco dos agressores; providências tomadas diante de suspeita ou confirmação de ato violento; grau de dificuldade na realização do diagnóstico deste tipo de violência; correlação entre a violência doméstica e o consumo de álcool; e correlação entre a violência doméstica e o consumo de drogas ilícitas. Os resultados obtidos na pesquisa Viocri-UBS serão posteriormente comparados aos alcançados na pesquisa anterior, Viocri , através de análises estatísticas. 3. Metodologia e Estratégias de Ação Participantes: Serão convidados a participar da pesquisa profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora que componham as Equipes do Programa Saúde da Família, e que tenham contatos com crianças e adolescentes possíveis vítimas de violência, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, entre outros. Desenho: Será utilizado questionário auto-aplicável, direcionado aos profissionais de saúde acima citados. Tais profissionais serão convidados voluntariamente a colaborar com o estudo, de acordo com amostragem previamente estabelecida. Instrumentos: Será aplicado questionário semi-estruturado, individual e sigiloso, já anteriormente utilizado no estudo Viocri , especificamente em profissionais de saúde. Tal questionário visa averiguar as crenças desses profissionais com relação à violência doméstica contra a criança, o adolescente e o idoso, correlacionada ou não ao uso de álcool e/ou outras substâncias psicoativas.. A presente pesquisa trabalha com a questão quantitativa no primeiro momento e qualitativa(Análise de conteúdo a partir de grupos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Carla Ferreira de Paula Gebara - Integrante / Leonardo Fernandes Martins - Integrante / Erica Cruvinel - Integrante / Daniela Cristina Belchior Mota - Integrante / Junia Marise de Oliveira Cotta - Integrante / Roberta Gonçalves Carvalho - Integrante / Pollyanna Santos da Silveira - Integrante / Adriana Aparecida de Almeida - Integrante / Diego A Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Lelio Moura Lourenco.
    21. 2006-2007. Estudo das Crencas (Sistema de crencas) dos Profissionais de Saude das Unidades Basicas de Saude de Juiz de Fora em relacao a Violencia Domestica contra Criancas e Adolescentes
      Descrição: Objetivo geral: Avaliar as Crenças (sistema de crenças) a respeito da violência doméstica contra crianças e adolescentes em profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora-MG. Objetivos específicos: Especificamente, os aspectos abordados serão: percepção a respeito da violência doméstica; tipo de violência doméstica mais freqüentemente detectado; conhecimento sobre o assunto; grau de parentesco dos agressores; providências tomadas diante de suspeita ou confirmação de ato violento; grau de dificuldade na realização do diagnóstico deste tipo de violência; correlação entre a violência doméstica contra crianças/adolescentes e o consumo de álcool; e correlação entre a violência doméstica contra crianças/adolescentes e o consumo de drogas ilícitas. Os resultados obtidos na pesquisa ?Viocri-UBS? serão posteriormente comparados aos alcançados na pesquisa anterior, ?Viocri?, através de análises estatísticas. 3. Metodologia e Estratégias de Ação Participantes: Serão convidados a participar da pesquisa profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora que componham as Equipes do Programa Saúde da Família, e que tenham contatos com crianças e adolescentes possíveis vítimas de violência, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, entre outros. Desenho: Será utilizado questionário auto-aplicável, direcionado aos profissionais de saúde acima citados. Tais profissionais serão convidados voluntariamente a colaborar com o estudo, de acordo com amostragem previamente estabelecida. Instrumentos: Será aplicado questionário semi-estruturado, individual e sigiloso, já anteriormente utilizado no estudo ?Viocri?, especificamente em profissionais de saúde. Tal questionário visa averiguar as crenças desses profissionais com relação à violência doméstica contra a criança e o adolescente, correlacionada ou não ao uso de álcool e/ou outras substâncias psicoativas. 4 . Resultados e impactos esperados E. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Lélio Moura Lourenço - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Lelio Moura Lourenco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Trabalho premiado em Congresso: "Fatores inibidores e impulsionadores na rota crítica de Mulheres em situação de violência por parceiro íntimo na cidade de Juiz de Fora-MG", Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas Públicas de Saúde-CINPSUS... 2021.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    2. Prêmio do SEMIC - Seminário de Iniciação científica - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró reitoria de Pós Graduação e pesquisa (Propp) e Pró reitoria de Graduação (Prograd).. 2020.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    3. Menção Honrosa do Prêmio Luiz Marcellino de Oliviera, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2015.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    4. Trabalho selecionado para apresentação Oral na Mesa de Debates Temáticos nº 10: Psicologia do Esporte e da Atividade Física e do Lazer, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2014.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    5. Menção honrosa- Ao Polo de pesquisa em Psicologia Social e saúde coletiva - UFJF pela participação no I simpósio Internacional sobre intervenções breves para o uso de drogas:experiênciais brasileiras, Universidade Federal de São Paulo.. 2010.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    6. 10 Melhores trabalhos científicos no I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes: O trabalho "Crenças de Profissionais da Saúde sobre Violência Doméstica contra crianças e adolescentes" foi, , I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia.. 2008.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    7. O trabalho "O Estudo da Comorbidade entre Fobia Social e o Abuso/Dependência de Álcool " foi premiado como um dos dez melhores trabalhos científicos em Psicologia, I Congresso de Psicol, , I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia.. 2008.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    8. Prêmio de melhor trabalho científico na área de Ciências Humanas na II Mostra da UFJF com o trabalho A Mídia em Relação ao Álcool e Outras Drogas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/ Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq)... 2006.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    9. Prêmio Jandira Masur pelo trabalho Crenças sobre o Uso de Álcool entre Estudantes Universitários, Associação Brasileira do Estudo sobre Alcool e Drogas(ABEAD).. 2005.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.
    10. Premiação de trabalho científico ao trabalho Estudo Comaprativo das Habilidades Sociais de Dependentes e Não Dependentes de Álcool, Conselho federal de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de fora - CES JF.. 2004.
      Membro: Lélio Moura Lourenço.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (104)
    1. 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: CONCEITO, AVALIAÇÃO, PESQUISA E INTERVENÇÃO. 2021. (Outra).
    2. 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)..TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: CONCEITO, AVALIAÇÃO, PESQUISA E INTERVENÇÃO",. 2021. (Outra).
    3. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. A IMPORTANCIA DE SERVIÇOS PSICOPEDAGÓGICOS PARA A ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL. 2021. (Congresso).
    4. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. JUSTIÇA RESTAURATIVA E BULLYING - CRENÇAS DOS GESTORES ESCOLARES. 2021. (Congresso).
    5. 49ª Reunião Anual da SBP e 1º Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente da ABRAPA.A VIOLÊNCIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL. 2019. (Outra).
    6. 8º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do MERCOSUL. ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA PERPETRADA PELO PARCEIRO ÍNTIMO POR MULHERES VÍTIMAS. 2019. (Congresso).
    7. 8º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do MERCOSUL. O SEXISMO AMBIVALENTE NA PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA POR PARCEIROS ÍNTIMOS. 2019. (Congresso).
    8. XII congresso de psicologia da zona da mata.. intervenções psicológicas para pacientes com ansiedade social. 2019. (Congresso).
    9. XV Congresso Internacional Galego Portugues de Pscopedagogia. Videogames violentos e bullying: possíveis relações na literatura vigente. 2019. (Congresso).
    10. XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Fatores e implicações do estresse na vida estudantil: uma revisão. 2019. (Congresso).
    11. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. VIOLÊNCIA E SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ESCOLA, SAÚDE E DESPORTO. 2014. (Congresso).
    12. VII Simpósio de Desenvolvimento Humano.A Violência e suas implicações no desenvolvimento Humano. 2014. (Simpósio).
    13. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.GT - GRUPO DE TRABALHO EM SAÚDE COMUNITÁRIA. 2014. (Simpósio).
    14. 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.A violência entre parceiros íntimos,contra homens, no município de Juiz de Fora MG. 2013. (Outra).
    15. 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Violência entre casais:o homem como vítima. 2013. (Outra).
    16. II Congresso Internacional de Psicologia, VI Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e X Encontro Juizforano de Psicologia. ?A terapia cognitivo-comportamental de grupo em pacientes com fobia social: um estudo piloto?,. 2013. (Congresso).
    17. I Mostra da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais - ATC Minas.A prática clínica da TCC no transtorno de Ansiedade Social. 2013. (Outra).
    18. IV Congresso Internacional sobre Drogas. Associação entre consumo de álcool e violência entre parceiros íntimos:análises preliminares de um levantamento domiciliar na cidade de Juiz de Fora. 2013. (Congresso).
    19. IV Congresso Internacional Sobre Drogas. Mesa Redonda ? Estudos sobre Violência e Uso de Drogas:. 2013. (Congresso).
    20. IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE.Prevalência de bullying entre adolescentes de um município de médio porte brasileiro. 2013. (Seminário).
    21. IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE.Adolescentes expostos à violência doméstica e envolvidos em bullying: possibilidades de intervenção com terapia cognitivo comportamental. 2013. (Seminário).
    22. VI Congresso Mineiro de Atenção à Saúde. Violência e Saúde Pública. 2013. (Congresso).
    23. XIV Jornda de Psicologia da UNIVAS.Violência e Saúde: aspectos psicossociais. 2013. (Outra).
    24. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia .A temática da violência familiar,suas principais interações e fenômenos correlatos. 2012. (Outra).
    25. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia .A temática da violência Escolar/bullying,suas principais interações e fenômenos correlatos. 2012. (Outra).
    26. https://www.sbponline.org.br/.A temática da violência familiar,suas principais interações e fenômenos correlatos. 2012. (Outra).
    27. I Congresso de Terapias Cognitivas: a clínica em foco. Sexualidade e Terapia cognitiva. 2012. (Congresso).
    28. I Congresso Internacional de Psicologia, V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e IX Encontro Juizforano de Psicologia. Avaliação dos padrões de violência doméstica e de consumo de álcool entre mulheres: resultados parciais de um levantamento domiciliar. 2012. (Congresso).
    29. I Congresso Internacional de Psicologia, V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e IX Encontro Juizforano de Psicologia. Violência conjugal e o homem:aspectos teóricos e uma análise das publicações mundiais acerca do tema.. 2012. (Congresso).
    30. I Congresso Internacional de Psicologia, V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e IX Encontro Juizforano de Psicologia. A Criminalidade e seus determinantes:uma revisão sistemática de literatura. 2012. (Congresso).
    31. I Congresso Internacional de Psicologia, V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e IX Encontro Juizforano de Psicologia. Avaliação dos padrões de violência doméstica e de consumo de álccol entre mulheres. 2012. (Congresso).
    32. II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos.A gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullying. 2012. (Seminário).
    33. V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e vertentes e IX Encontro Jui Juizforano de Psicologia I Congresso Internacional de Psicologia. Terapia Cognitiva,princípios e aplicações nos transtornos de personalidade. MEDIADOR. 2012. (Congresso).
    34. World Psychiatric Association Section on Epidemiology and Public Health ? 2012 Meeting. The prevalence of alcohol consumption and domestic violence among women in a low-income neighborhood of Juiz de Fora, Brazil.. 2012. (Congresso).
    35. XI Congresso de Psicologia: Psicologia , Saúde mental e suas Interfaces. Ansiedade Social / Fobia Social na pesquisa contemporânea e na prática clínica. 2012. (Congresso).
    36. 8th Annual INEBRIA Conference "New Frontiers: Translating Science to Enhance Health".Systematic Review of the efficacy of Brief Intervention in reducing alcohol use in women.. Systematic Review of the efficacy of Brief Intervention in reducing alcohol use in women. 2011. (Congresso).
    37. III ESAMP - Escola de Amostragem e Metodologia de Pesquisa e II International Workshop on Surveys for Policy Evaluation, 2011,. Estudo piloto de um levantamento domiciliar sobre violência doméstica e consumo de álcool entre mulheres em Juiz de Fora-MG.. 2011. (Congresso).
    38. III Semana de Ciências da Saúde.Bullying e aspectos correlatos. 2011. (Encontro).
    39. I Symposium Internacional sobre Abuso Psicológico: aspectos clínicos, sociales y educativos.Escala Brasileira para identificação de violência entre parceiros íntimos. 2011. (Simpósio).
    40. VI Congreso Internacional de Psicologia y Educacion. A comorbidade entre fobia social e álcool: fator de risco ao desenvolvimento humano. 2011. (Congresso).
    41. VI Congreso Internacional de Psicologia y Educacion. Bullying e Violencia Doméstica: considerações a partir de um estudo bibliométrico. 2011. (Congresso).
    42. V Latin American Society for Biomedical Research on Alcoholism Meeting, 2011, São Paulo. The effectiveness of brief intervention in reducing alcohol consumption in women: a bibliometric study. 2011. (Congresso).
    43. IV Jornada da Liga Acadêmica de Saúde Mental da Universidade Federal de Juiz de Fora.Sexualidade. 2010. (Encontro).
    44. VII Congreso Iberoamericano de Psicologia. Estudo das crenças em relação à violência doméstica contra crianças, adolescentes e idosos. 2010. (Congresso).
    45. VII Congreso Iberoamericano de Psicología. Relação entre Bullying e Fobia Social: Levantamento Bibliométrico. 2010. (Congresso).
    46. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Desdobramentos do estudo das crenças em relação à violência doméstica contra crianças, adolescentes e idosos.. 2010. (Congresso).
    47. A frmação inicial de professores na U.Minho: que (des)contnuidades?.Participação em mesa. 2009. (Seminário).
    48. Bullying - acção de formação.Bullying -. 2009. (Outra).
    49. I Congresso Luso brasileiro de psicologia da saúde. A violência Doméstica praticada contra a criança e adolescentes segundo crenças de profissionais da saúde. 2009. (Congresso).
    50. I Congresso Luso brasileiro de Psicologia da Saúde. COMORBIDADE ENTRE FOBIA SOCIAL E O ABUSO/DEPENDÊNCIA DE. 2009. (Congresso).
    51. I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia e Saúde. COMORBIDADE ENTRE FOBIA SOCIAL E O ABUSO/DEPENDÊNCIA DE. 2009. (Congresso).
    52. II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e VI Encontro Juizforano de Psicologia.. "Perspectivas Psicologia Social e saúde". 2009. (Congresso).
    53. II Simpósio de Psicologia e desenvolvimento humano: temas atuais em desenvolvimento e educação.I Encontro de história e filosofa da psicologia da UFJF.Coordenador da mesa redonda: Fundamentos históricos e Filosóficos da Psicologia Social Contemporânea. 2009. (Simpósio).
    54. Os jovens e a violência em meio escolar. Apresentação de conferência - orador. 2009. (Congresso).
    55. Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Estudo das crenças em relação a violência doméstica contra crianças adolescentes e idosos. 2009. (Congresso).
    56. Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Coordenador da mesa:A construção do conhecimento no Universo da saúde no trabalho. 2009. (Congresso).
    57. Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A aplicabilidade de Intervenções cognitivo-comportamentais no universo do estresse organizacional. 2009. (Congresso).
    58. I Seminário Interdisciplinar em saúde da comunidade.Saúde na comunidade. 2008. (Seminário).
    59. Seminário: Juventude,criminalidade e controle social.?Drogas e Comportamento Desviante". 2008. (Seminário).
    60. VII Congresso de Psicologia da UNIFENAS. ESTUDO DAS CRENÇAS EM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. 2008. (Congresso).
    61. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.. Estudo das crenças dos profissionais de equipes do programa saúde da família (PSF) de Juiz de Fora, em relação à violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2008. (Outra).
    62. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.Estudo qualitativo sobre as crenças dos agentes comunitários de saúde de Juiz de Fora a respeito da violência doméstica contra crianças, adolescentes e idosos. 2008. (Outra).
    63. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.TRABALHO, SAÚDE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2008. (Outra).
    64. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.Perspectvas inovadoras em Fobia social: aspectos conceituais,cognitivos,clinicos,científicos e comorbidade com depedência de alcool e depressão. 2008. (Outra).
    65. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.Crenças de profissionais da saúde sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes(Lima duarte). 2008. (Outra).
    66. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.Estudo Comparativo entre as Crenças dos Profissionais de Nível Superior e Técnico da Atenção Primária à Saúde com relação à Violência Doméstica contra Crianças, Adolescentes e Idosos na Cidade de Juiz de Fora. 2008. (Outra).
    67. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008,.A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, NAS ESCOLAS E O ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO. 2008. (Outra).
    68. II Congresso latinoamericano de Psicologia de la ULAPSI. O perfil das crenças dos profissionais de atenção primária à saúde de juiz de fora em relação à viol~encia doméstica contra crianças e adolescentes. 2007. (Congresso).
    69. II Congresso Latino Americano de psicologia de la ULAPSI. Aplicações inovadoras no que concerne a intervenções cognitivo comportamentais nas organizações. 2007. (Congresso).
    70. II Congresso latino mericano de Psicologia de la ULAPSI. Práticas Inovadoras em Fobia Social. 2007. (Congresso).
    71. IV Encontro Juizforano de Psicologia.Psicoterapia Cognitiva no Tratamento dos Transtornos de Ansiedade. 2007. (Encontro).
    72. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Construtivismo ou idealismo? As indefinições ontológicas e epistemológicas da terapia construtivista. 2007. (Congresso).
    73. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Incubação de Cooperativa de Egressos do Sistema Penitencíário no Município de Juiz de Fora. 2007. (Outra).
    74. 3º Mostra de terapia Cognitivo Comportamental. 2005.Fobia social e alcool(comorbidade). 2005. (Outra).
    75. Terceira Mostra de terapia cognitio-Comportamental.O estudo da comorbidade entre fobia social e alcool. 2005. (Outra).
    76. XIII Encontro Nacional da associação Brasileira de Psicologia Social...Estudo comparativo entre os dados oficiais e não oficiais (sistema de crenças) a respeito da violência urbana em Juiz de Fora.. 2005. (Encontro).
    77. XVII Congresso da ABEAD Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas.XVII Congresso da ABEAD Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas. Mídia e Drogas: Análise Documental da Mídia Escrita Sobre o Tema.. 2005. (Congresso).
    78. 1964:O Brasil 40 anos depois.1964:O Brasil 40 anos depois/A violência política no Brasil dos anos 60. 2004. (Seminário).
    79. 2ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.A concomitância da fobia Social com o abuso ou dependência de álcool: uma intervenção da Terapia cognitivo?comportamental. 2004. (Outra).
    80. 2ª Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.Crenças de profissionais de Saude sobre a TCC no Tratamento da Depressão(transtornos de humor). 2004. (Outra).
    81. Primeiro Encontro Juiz Forano de Psicologia.Alcool e Fobia Social. 2004. (Encontro).
    82. Segundo encontro científico da CNEC.Stress em motoristas de taxi. 2004. (Encontro).
    83. Segundo Encontro Científico da Faceca.Estresse e situação de trabalho:um estudo de caso dos motoristas de ônibus. 2004. (Encontro).
    84. V Congresso da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas. Membro efetivo do Congresso da ALAPCO. 2004. (Congresso).
    85. Congresso Brasileiro de Stress. Estresse e situação de trabalho: um estudo com profissionais do sexo em Juiz de Fora. 2003. (Congresso).
    86. Oitava mostra de Arquitetura e Urbanismo:o homem na transformação das cidades.O homem na transformação das cidades/O estudo da Proxêmica. 2003. (Outra).
    87. VI Semana de Psicologia da UFJF."Terapia Cognitiva na Perspectiva de Beck". 2003. (Outra).
    88. Clico de debates do ICHL(Violência).Mesa redonda: intolerância e violência.. 2002. (Outra).
    89. V semana de psicologia(UFJF).As possíveis abordagens da psicologia no tratamento de dependência química.. 2002. (Outra).
    90. XXXII Reunião anual de Psicologia - sociedade brasileira de psicologia.Estudo comparativo entre as perspectivas oficiais e não oficiais no que concerne ao estudo da violência urbana.. 2002. (Outra).
    91. II Encontro de iniciação científica V mostra de pós graduação.Violência doméstica contra mulheres no município de Alfenas - dados de agosto de 1998 até agosto de 2000.. 2001. (Encontro).
    92. II Encontro de iniciação científica- vmostra de pós graduação..Violência doméstica contra crianças no município de Alfenas:período de agosto/1998 até agosto de 2000.. 2001. (Encontro).
    93. II Encontro de Iniciação científica - V Mostra de Pós Graduação...Caracterização da violência doméstica no município de Alfenas: período de agosto de 1998 até agosto de 2000. 2001. (Encontro).
    94. VI Congresso internacional - ciência, ética e cidadania: alicerces para a construção do século XXI.. Caracterização da Violência Doméstica no município de Alfenas... 2001. (Congresso).
    95. VI Simpósio internacional do processo civilizador: História,educação e cultura..Psicologia e gestão de conflitos: perspectiva cognitiva. 2001. (Simpósio).
    96. VI Simpósio internacional processo civilizador: história,educação e cultura..Projeto de ação integrada à comunidade alfenense sobre segurança pública.. 2001. (Simpósio).
    97. XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia. Mecanismos necessários para o desenvolvimento de uma Feira de educação e saúde.. 2001. (Congresso).
    98. XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia..Psicologia e gestão de conflitos: perspectiva cognitiva.. 2001. (Outra).
    99. I Encontro operacional de comandantes de frações do sul de minas.Stress e violência urbana: o papel do policial militar na convivência diária com a comunidade.. 2000. (Outra).
    100. I Mostra de Práticas Psicológicas: psicologia e compromisso social.Painel - Feira de Educação e saude.. 2000. (Outra).
    101. I Encontro sobre violência e políticas públicas de segurança..apresentou trbalho científico:Violência: crenças e crendices. 1999. (Encontro).
    102. Palestra/ evento realizada em homenagem ao dia do Psicólogo..Violência(estudos em psicologia). 1999. (Outra).
    103. X Forum de Psicologia (Unifenas).Mediador de mesa redonda do X forum de psicologia - Psicologia:tradições e perspectivas. 1999. (Outra).
    104. PSIGAMA I. Trajetória Profissional. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. LOURENÇO, L.M.; LOURENÇO, L.M. GOMES, D. A. G. Stephan,F T Senra, L.X. Stroppa, T. NOGUEIRA, F. C. A. Cezario, A C F DITTZ, C. P. Badaró,A C CARELLI, J. C. Lessa,M C N S AMIEIRO, L. C. Barreto,J N PAVAO, G. K. S. Nascimento,G P SEGUNDO, E. B. G. N. PEREIRA, C. Porto, M C R Tente,M S Viana, R S GEBARA, C. F. P. Duarte, L V GONCALVES, A. S. OLIVEIRA, A. LIMA, V. , et al.Basdão, M. H. Martinez, A. S. CARVALHO, L. L. AQUINO, T. M. ; Encontro de Psicologia Social e Clínica: Pesquisa e intervenção. 2014. (Outro).. . 0.
    2. LOURENÇO, L.M.; Barbosa, A J G ; Caputo,M E. Seminário Integrado - LinhadePesquisa:ProcessosPsicossociaisemSaúde. 2013. Outro
    3. Lourenço, L.M.. ?I Jornada de Processos Psicossociais e Saúde, I Seminário Transdisciplinar do PET- Psicologia e II Ciclo de Palestras do CEPEDE: Perspectivas Contemporâneas sobre Violência, Álcool e Drogas?. 2008. (Outro).. . 0.
    4. Lourenço, L.M.; ARAUJO, S. F.. Universidade e Formação. 2008. Outro
    5. RONZANI, T. ; Lourenço, L.M. ; SAFORCADA, E.. Seminário Interdisciplinar sobre Saúde na Comunidade. 2008. Outro
    6. Lourenço, L.M.; Barbosa, A J G ; PEREIRA, M. B. O.. Conferência:. 2008. Outro
    7. Lourenço, L.M.. IV Interpet. 2008. (Outro).. . 0.
    8. Lourenço, L.M.; RONZANI, T.. I Simpósio Científico do Pólo de Pesquisa em Psicologia Social e Saúde Coletiva. 2007. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/07/2022 08:03:47