identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Allyne Fortes Vitor

Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Brasil. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve estudos na área de Processo de Enfermagem, Metodologia de Enfermagem, Enfermagem Clínica, com ênfase em Promoção da Saúde, Enfermagem em Saúde do Adulto, Cuidados Críticos, Enfermagem Baseada em Evidências, Teorias de enfermagem, Sistemas de Linguagem Padronizada de Enfermagem. Pesquisas atuais sobre Cuidados a pessoas com doenças crônicas, Hipotermia e Retorno venoso ineficaz em pacientes cardiopatas, Ressacamento ocular, Mobilidade prejudicada em pacientes com Febre de Chikungunya e Recuperação Cirúrgica retardada. Líder do Núcleo de Estudos em Processo de Enfermagem e Classificações (NEPEC-UFRN). Membro regular da NANDA-International. Membro da COMSISTE-RN. Membro fundador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1927801553508976 (30/06/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Campus Universitário Central - BR 101, S/N - Departamento de Enfermagem (Sala 20) Lagoa Nova 59072970 - Natal, RN - Brasil Telefone: (84) 32153429 URL da Homepage: https://www.docente.ufrn.br/allynevitor
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2020-Atual. TEORIAS E TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA O AUTOCUIDADO EM CONDICOES CLINICAS CRONICAS
      Descrição: Desenvolver e validar elementos taxonômicos de sistemas de linguagem padronizada de enfermagem e tecnologias assistenciais para o autocuidado de pacientes com doenças crônicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Fabiane Rocha Botarelli - Integrante / Jessica Naiara de Medeiros Araujo - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante / Mércio Gabriel de Araújo - Integrante / Adriana Catarina de Souza Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    2. 2018-Atual. Formacao de paciente expert em situacoes de doencas cronicas na atencao primaria
      Descrição: Projeto em parceira entre o programa de Pós Graduação em enfermagem da UFRN e Universidade Católica de Múrcia (UCAM) vinculado ao Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. Com objetivo de desenvolver estudos que permitam a implantação do paciente Expert no município de Nata/RN, pautado no autocuidado, na autogestão do cuidado, no cuidado centrado no paciente e no processo de enfermagem. Tem como publico alvo profissionais de saúde da atenção básica e portadores de doenças crônicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Integrante / ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA - Integrante / Viviane Euzébia Pereira Santos - Coordenador / Alexsandra Rodrigues Feijão - Integrante / Adriana Catarina de Souza Oliveira - Integrante / JUAN ANTONIO FLORES - Integrante / Francisca Sanchez Ayllon - Integrante / Maria Paloma Echeverria Perez - Integrante / Isabel Morales Moreno - Integrante / DANIEL GUILLEN MARTINEZ - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
      Descrição: Projeto em parceira entre o programa de Pos Graduação em enfermagem da UFRN e Universidade Católica de Múrcia (UCAM) vinculado ao Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. Com objetivo de desenvolver estudos que permitam a implantação do paciente Expert no município de Nata/RN, pautado no autocuidado, na autogestão do cuidado, no cuidado centrado no paciente e no processo de enfermagem. Tem como publico alvo profissionais de saúde da atenção básica e portadores de doenças cronicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Viviane Euzébia Pereira Santos - Coordenador / Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Integrante / Allyne Fortes Vitor - Integrante / FEIJÃO, ALEXSANDRA RODRIGUES - Integrante / Adriana Catarina de Souza Oliveira - Integrante / JUAN ANTONIO FLORES - Integrante / Francisca Sanchez Ayllon - Integrante / Maria Paloma Echeverria Perez - Integrante / isabel Morales Moreno - Integrante / DANIEL GUILLEN MARTINEZ - Integrante.
      Membro: Viviane Euzebia Pereira Santos.
    3. 2017-Atual. HIPOTERMIA EM PACIENTES CARDIOPATAS
      Descrição: RESUMO A hipotermia não-intencional é o foco desta pesquisa e foi observada em pacientes com cardiopatias no período de internação, sem terem sido submetidos a procedimento cirúrgico. Destarte, o desenvolvimento do presente estudo tem como objetivo principal avaliar a hipotermia em pacientes cardiopatas. Para tanto, será alcançada por meio do desenvolvimento de duas etapas metodológicas, a saber: análise da acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem Hipotermia e identificação da incidência da hipotermia não-intencional e relação com indicadores clínicos. A primeira etapa se propôs a analisar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas e verificar a prevalência deste diagnóstico na presença dos seus indicadores clínicos fundamentada no método de Análise de Classes Latentes (ACL). A segunda etapa, por sua vez, pretende identificar a incidência da hipotermia e a sua relação com os indicadores clínicos. A coleta de dados será realizada, mediante aprovação do comitê de ética, no Hospital Universitário Onofre Lopes localizado no nordeste brasileiro e consistirá na obtenção de dados por meio de instrumento contendo informações sociodemográficas, clínicas, avaliação dos indicadores através de exame físico e de prontuários de pacientes cardiopatas internados na unidade de internação cardiológica entre os anos de 2010 a 2018. Serão adotados como critérios de elegibilidade: ter idade igual ou superior a 18 anos; estar internado durante o período de coleta de dados em tratamento clínico ou pré-cirúrgico e prontuários de pacientes admitidos na unidade no período proposto, que contenha as informações importantes para o estudo; prontuários de pacientes sem hipotermia na admissão. Serão excluídos pacientes internados em tratamento pós-cirúrgico e em tratamento com medidas de hipotermia terapêutica; prontuários incompletos; pacientes sem diagnóstico médico concludente de problemas cardíacos; prontuários de pacientes que desenvolveram hipotermia pós-procedimento cirúrgico. Descritores: Hipotermia; Regulação da Temperatura Corporal; Cardiopatias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Hanna Priscilla da Silva - Integrante / Jéssica de Araújo Olimpio - Integrante / Mércio Gabriel de Araújo - Integrante / Amanda Barbosa da Silva - Integrante / Danielly Oliveira Pitombeira - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante / Fabiane Rocha Botarelli - Integrante / ARAÚJO, JESSICA NAIARA DE MEDEIROS - Integrante / Rafael Medeiros Santos - Integrante / Gabrielle Bezerra dos Santos - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    4. 2016-2017. INFLUENCIA DOS ANESTESICOS GERAIS NA OCORRENCIA DO OLHO SECO
      Descrição: Esta proposta de pesquisa aborda a avaliação da influência dos anestésicos gerais para a ocorrência do fenômeno olho seco em pacientes submetidos a um procedimento cirúrgico. No sentido de delimitar o problema em tela, faz-se necessário abordar os seguintes assuntos: a condição de olho seco, a assistência perioperatória e a utilização de anestésicos gerais. A motivação para desenvolver essa temática sobreveio das experiências vivenciadas na prática hospitalar, e das leituras sobre o tema que versam sobre a influência da assistência hospitalar em seus diversos âmbitos na ocorrência do olho seco, especialmente sobre a proposição do efeito dos anestésicos na ocorrência desse dano à saúde ocular do paciente em situação cirúrgica. Apresenta o objetivo de avaliar a ocorrência do olho seco em pacientes submetidos a cirurgia com uso de anestésico geral. Esta proposta têm natureza quantitativa, prospectiva, quase-experimental, do tipo antes e depois sobre a influência do anestésico geral na ocorrência do olho seco em pacientes em transoperatório. As variáveis integrantes do estudo consistirão de dados sociodemográficos, clínicos e o uso do anestésico geral, nomeadas de independentes e a ocorrência do olho seco, designada como dependente. Será realizado no centro cirúrgico e na unidade de recuperação pós-anestésica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), localizado no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte (RN). A população será composta pelos pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico com uso específico dos anestésicos gerais. Após aplicação de fórmula estatística, o número amostral será constituído de 40 indivíduos.Será utilizado um instrumento de coleta de dados para realização do pré e pós-teste, no pré-operatório imediato e pós-operatório imediato respectivamente, o qual compreenderá o levantamento de variáveis relacionadas aos dados sócio demográficos e clínicos, bem como um exame físico ocular direcionado. Para fins de esclarecimento, a fase pré-teste ocorrerá no pré-operatório imediato, mais precisamente no momento da admissão do paciente ao centro cirúrgico. Ao obedecer os critérios de elegibilidade adotados, nesta fase será formado o grupo que participará do tratamento experimental. A fase de tratamento experimental ocorrerá no centro cirúrgico, onde os pacientes que foram escolhidos na fase pré-teste vão passar pelo experimento. O tratamento experimental considerado por este estudo será a aplicação dos anestésicos gerais anterior ao momento da cirurgia. A fase de pós-teste ocorrerá no pós-operatório imediato, durante a primeira hora da admissão do paciente na URPA. Nessa fase será realizada novamente a avaliação clínica do paciente com o uso do instrumento de coleta de dados e observado a presença ou ausência do desfecho após a utilização dos anestésicos gerais. Os dados serão analisados e organizados no Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0. Para análise descritiva serão consideradas as frequências absolutas, percentuais e medidas de tendência central e de dispersão. Ademais, será executada fase analítica com aplicação dos testes apropriados a cada objetivo pretendido.Serão obedecidas as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Os princípios bioéticos de beneficência, não maleficência, justiça e autonomia serão obrigatoriamente cumpridos. Além disso, aos participantes serão assegurados que a coleta de dados não lhes causarão danos, os benefícios serão maximizados e os prejuízos minimizados (BRASIL, 2012).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / MARINA MARISA PALHANO DOS SANTOS - Integrante / Marcos Antonio Ferreira Júnior - Integrante / Jessica Naiara de Medeiros Araujo - Integrante / Hanna Priscilla da Silva - Integrante / Jéssica de Araújo Olimpio - Integrante / Raffaela Patrícia da Silva Soares - Integrante / Mércio Gabriel de Araújo - Integrante / Amanda Barbosa da Silva - Integrante / Raianny Alves Costa - Integrante / Danielly Oliveira Pitombeira - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante / Fabiane Rocha Botarelli - Integrante / LEANDRO MELO DE CARVALHO - Integrante / ERICLES LOPES DE MOURA - Integrante / BIANKA EVELYN CAIXETA DE OLIVEIRA - Integrante / ERICKA SUELEN VILLAR - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    5. 2016-2017. Validacao clinica do resultado de enfermagem Mobilidade em pacientes idosos com Chikungunya
      Descrição: Descrição: Trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas: revisão integrativa da literatura, validação semântica e validação clínica. A primeira etapa ocorrerá mediante revisão integrativa para adaptação de instrumento validado em estudo anterior. Para as etapas de validação semântica e clínica serão aplicados os princípios descritos pela Psicometria. O estudo será desenvolvido no Centro de atendimento especializado à saúde do idoso do município de Natal/RN e será composto por idosos com Febre Chikungunya que atendam os critérios de elegibilidade. A amostra será constituída por cálculo com base nos nove indicadores contidos na versão final do instrumento, recomenda-se de cinco a 10 indivíduos para cada item do instrumento. Assim, será considerada inicialmente, uma amostra de 90 pacientes. A coleta de dados ocorrerá por duas duplas de enfermeiros avaliadores, uma com o instrumento contendo o Resultado de Enfermagem Mobilidade encontrado na Nursing Outcomes Classification e a outra com instrumento composto pelas definições constitutivas e operacionais. Os dados serão organizados em planilha no programa Microsoft Office Excel 2012 e exportados para o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 22.0 for Windows. Para análise descritiva serão calculadas as medidas do centro da distribuição e suas variabilidades. Será aplicado o teste de Friedman para verificar divergência entre avaliadores com anterior análise pós-hoc pelo método de diferença mínima significante nos casos de diferença estatisticamente significante. Será calculado o coeficiente de correlação intraclasse para comparar a correlação das avaliações realizadas pelos enfermeiros avaliadores e o coeficiente Alfa de Cronbach para verificar a consistência interna das duplas avaliadoras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Amanda Barbosa da Silva - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    6. 2015-2017. Avaliacao do diagnostico de enfermagem Risco de olho seco em pacientes criticos - Ano 2
      Descrição: O risco do olho seco constitui-se um problema potencial e relevante para pacientes internados na UTI, sendo necessária a avaliação constante do grau de abertura ocular e a identificação dos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento dessas lesões para a prevenção e tratamento precoce do problema. O outro aspecto que se reveste de singular justificativa é o impacto que este tipo de agravo, passível de ser evitado, pode gerar na vida do paciente e de seus familiares, ao afetar sua reinserção ativa na sociedade, assim como, as suas relações interpessoais. Por conseguinte, o agravo da lesão corneana pode comprometer de forma considerável as atividades diárias e laborais podendo, até mesmo, submetê-lo à fila de espera para um futuro transplante de córnea. Associado a estes fatores, é de grande preocupação conferida a esta problemática pela alta incidência encontrada na literatura e pela repercussão destas lesões. Sendo assim, torna-se urgente a necessidade de incentivar os enfermeiros e demais profissionais da equipe de saúde atuantes nas práticas clínicas a incluir o cuidado ocular como estratégia de segurança e proteção no âmbito dos cuidados intensivos para evitar os eventos adversos resultantes da assistência omitida ou negligenciada. Objetiva-se caracterizar o DE Risco de olho seco em pacientes críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / VANESSA PINHEIRO BARRETO - Integrante / DANIELLY OLIVEIRA PITOMBEIRA - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante / Marcos Antonio Ferreira Júnior - Integrante / Fabiane Rocha Botarelli - Integrante / Jessica Naiara de Medeiros Araújo - Integrante / Vanessa Gabrielle Neves Câmera - Integrante / Francisco Alysson Costa Souza - Integrante / Ingrid dos Santos Araújo - Integrante. Financiador(es): PROPESQ UFRN - Bolsa.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    7. 2014-2017. VALIDACAO DO DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE OLHO SECO EM PACIENTES CRITICOS
      Descrição: O estudo tem por objeto a validação do Diagnóstico de Enfermagem Risco de olho seco em pacientes críticos internados na unidade de terapia intensiva, com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem e em seus respectivos Sistemas de Classificação. A validação deste recente diagnóstico para esta alta demanda será de grande valia para gestores, profissionais de saúde e pacientes tendo como relevância a detecção precoce do risco e prevenção de lesões, dor e altos custos ao sistema de saúde. Este diagnóstico de enfermagem foi acrescido à mais recente edição da NANDA Internacional. Demonstra potencial de inovação, sobretudo com relação a processos na medida em que observa a exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto à melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco para a garantia de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. Ademais, visa aprimorar o processo de enfermagem e a acurácia no uso de suas taxonomias. Estudo metodolo?gico, a ser desenvolvido em tre?s etapas de validac?a?o de diagno?sticos de enfermagem, conforme preconizado por Lopes, Silva, Araujo (2012): ana?lise de conceito, análise do conteúdo por especialistas e análise da acurácia dos indicadores clínicos. Para a primeira etapa utilizar-se-á o modelo de Walker e Avant e uma revisão integrativa segundo Whitemore, Knalf (2005). Esta etapa possibilitará identificar os atributos do conceito, os antecedentes e os consequentes do diagnóstico de enfermagem em tela e suas definições serão construídas. Na sequência, serão especialistas previamente treinados serão consultados para análise do conteúdo anteriormente formulado ou refinado. A etapa clínica visará avaliar a sensibilidade e especificidade para diagnóstico de enfermagem mediante um estudo de prevalência do diagnóstico de enfermagem Risco do olho seco e uma coorte prospectiva, tendo o olho seco como desfecho e seus fatores de risco como variáveis preditoras. Esta etapa será efetuadas na Unidade de Terapia Intensiva geral de adultos do Hospital Universitário Onofre Lopes, no Rio Grande do Norte. A acurácia e a precisão dos fatores de risco será analisada pelo cálculo de medidas de sensibilidade, especificidade e valores preditivos. Esta pesquisa será submetido à análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em concordância com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e nela serão observados e respeitados os preceitos bioéticos regidos por este ditame.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Alice Gabrielle de Sousa Costa - Integrante / Tahissa Frota Cavalcante - Integrante / Fabiane Rocha Botarelli - Integrante / ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO - Integrante / LORENA CABRAL FELIPE - Integrante / Suenia Silva de Mesquita Xavier - Integrante / JÉSSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAÚJO - Integrante / Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho - Integrante / Rafaella Moreira Pessoa - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante / Vanessa Gabrielle Neves Câmara - Integrante / Sarah Cristianny Dantas dos Santos - Integrante / Fernanda Gabriela de Lucena Barroso - Integrante / Queren Jemima Rodrigues Queiroz - Integrante / VANESSA PINHEIRO BARRETO - Integrante / MARINA MARISA PALHANO DOS SANTOS - Integrante / JÉSSICA KAMILA ALVES DE PAULA - Integrante / DANIELLY OLIVEIRA PITOMBEIRA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    8. 2014-2015. Avaliacao do diagnostico de enfermagem Risco de olho seco em pacientes criticos
      Descrição: Tem como intuito o levantamento dos elementos que abrangem as múltiplas facetas do fenômeno em estudo, além de identificar as sinonímias sobre a definição de ?olho seco?, os elementos componentes de sua avaliação. A identificação de definições sobre ?olho seco? em pacientes críticos será fundamental à investigação de um método padrão-ouro indicativo de sua presença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Marcos Antonio Ferreira Junior - Integrante / FABIANE ROCHA BOTARELI - Integrante / Laisla Alves Moura - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante / Vanessa Gabrielle Neves Câmara - Integrante / Fernanda Gabriela de Lucena Barroso - Integrante / Queren Jemima Rodrigues Queiroz - Integrante / VANESSA PINHEIRO BARRETO - Integrante / MARINA MARISA PALHANO DOS SANTOS - Integrante / DANIELLY OLIVEIRA PITOMBEIRA - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    9. 2013-2013. Diagnostico e estrategias de ensino para a prevencao ao uso indevido de drogas nos enfermeiros dos hospitais universitarios do Rio Grande do Norte
      Descrição: No concernente à dimensão acadêmica de ensino, os estudos recomendam maior ênfase aos conteúdos curriculares de Enfermagem sobre o uso adicto ou mesmo ocasional dessas substâncias, tanto no próprio curso de formação quanto na esfera da posterior prática profissional. (CHAVEZ, O?BRIEN, PILLON, 2006; MIRANDA et al. 2007). Estas pesquisas enfatizam, ainda, a necessidade da abordagem do tema nos cursos de graduação, fomentando a conscientização cidadã do estudante, sensibilizando os futuros profissionais, por meio do conhecimento, para estarem alertas quanto aos efeitos e riscos das drogas, inclusive as lícitas (ZEFERINO, 2006). Quanto à dimensão acadêmica de pesquisa, considera-se imprescindível a implementação de estudos periódicos de avaliações da predisposição para o consumo de das mais diversas drogas/álcool na área da saúde, notadamente no âmbito da Enfermagem (MIRANDA, et al.; BOTTI, LIMA, SIMOES, 2010). Por fim, sobre a dimensão acadêmica de extensão, é percebida nas investigações, a escassez de material a respeito do uso de drogas por profissionais da saúde e, possivelmente, isto deva-se ao fato de as pessoas ainda terem medo de falar sobre um assunto carregado de estigmas, ou ainda, por receio de se comprometerem ou envolverem outras pessoas ou colegas de trabalho (ZEFERINO et al., 2006). Desta feita, esta proposta pretende construir uma cartilha educativa sobre uso indevido de drogas e suas consequências, fatores de risco para sua ocorrência e desenvolvimento de comportamentos de prevenção. Esta proposta será realizada em etapas inter-relacionadas: de natureza acadêmica de ensino: Fornecer este produto como material integrante do processo de ensino-aprendizagem para integrar no componente curricular do projeto didático-pedagógico, referente à atenção integral à saúde do adulto do curso de graduação em enfermagem do campus de Natal da UFRN; de natureza acadêmica de pesquisa: investigar os fatores desencadeantes para o uso indevido de drogas por parte dos profi. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Ingrid Caroline da Costa Vitorino - Integrante / Raissa Gomes da Costa - Integrante / Camila de Souza Soares - Integrante / GEISCICA HELEN BEZERRA SANTOS - Integrante / ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO - Integrante / LORENA CABRAL FELIPE - Integrante / FABIANE ROCHA BOTARELI - Integrante / Sarah Cristianny Dantas dos Santos - Integrante / Raiane Caroline da Silva França - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
      Descrição: No concernente à dimensão acadêmica de ensino, os estudos recomendam maior ênfase aos conteúdos curriculares de Enfermagem sobre o uso adicto ou mesmo ocasional dessas substâncias, tanto no próprio curso de formação quanto na esfera da posterior prática profissional. (CHAVEZ, O BRIEN, PILLON, 2006; MIRANDA et al. 2007). Estas pesquisas enfatizam, ainda, a necessidade da abordagem do tema nos cursos de graduação, fomentando a conscientização cidadã do estudante, sensibilizando os futuros profissionais, por meio do conhecimento, para estarem alertas quanto aos efeitos e riscos das drogas, inclusive as lícitas (ZEFERINO, 2006). Quanto à dimensão acadêmica de pesquisa, considera-se imprescindível a implementação de estudos periódicos de avaliações da predisposição para o consumo de das mais diversas drogas/álcool na área da saúde, notadamente no âmbito da Enfermagem (MIRANDA, et al.; BOTTI, LIMA, SIMOES, 2010). Por fim, sobre a dimensão acadêmica de extensão, é percebida nas investigações, a escassez de material a respeito do uso de drogas por profissionais da saúde e, possivelmente, isto deva-se ao fato de as pessoas ainda terem medo de falar sobre um assunto carregado de estigmas, ou ainda, por receio de se comprometerem ou envolverem outras pessoas ou colegas de trabalho (ZEFERINO et al., 2006). Desta feita, esta proposta pretende construir uma cartilha educativa sobre uso indevido de drogas e suas consequências, fatores de risco para sua ocorrência e desenvolvimento de comportamentos de prevenção. Esta proposta será realizada em etapas inter-relacionadas: de natureza acadêmica de ensino: Fornecer este produto como material integrante do processo de ensino-aprendizagem para integrar no componente curricular do projeto didático-pedagógico, referente à atenção integral à saúde do adulto do curso de graduação em enfermagem do campus de Natal da UFRN; de natureza acadêmica de pesquisa: investigar os fatores desencadeantes para o uso indevido de drogas por parte dos profissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Integrante / Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Fabiane Rocha Botareli - Integrante / Ana Beatriz de Almeida Medeiros - Integrante / Raissa Gomes da Costa - Integrante / Anne Karoline Candido Araújo - Integrante / Alexsandra Rodrigues Feijão - Integrante. Financiador(es): PROPESQ/PROGRAD/PROEX UFRN - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Luisa Brandao de Carvalho Lira.
    10. 2012-2014. Validacao do resultado de enfermagem Comportamento de Prevencao de Quedas em pacientes no contexto de internacao hospitalar
      Descrição: A literatura mostra ser imperativo o desenvolvimento de parâmetros para a mensuração do risco de quedas especificamente no âmbito hospitalar, visto ser um importante indicador sobre a qualidade da assistência. Portanto, verifica-se a necessidade de construção e avaliação de definições constitutivas e operacionais para os resultados de enfermagem existentes, como no caso do Comportamento de Prevenção de Quedas, com o uso do devido rigor científico, com a finalidade de prover instrumentos cientificamente fundamentados, amplos e criteriosos para avaliação do estado de saúde. Tem-se então como objetivo, refinar um instrumento de avaliação do resultado de enfermagem Comportamento de Prevenção de Quedas referente ao diagnóstico de enfermagem Risco de Quedas, para em pacientes no contexto de internação hospitalar. Esta pesquisa metodológica, com análise quantitativa será efetuada em três etapas interdependentes, fundamentadas na Psicometria (PASQUALI, 2007). A primeira etapa, identificação das evidências clínicas sobre medidas educativas enfermagem para prevenção de quedas, será executada mediante uma revisão integrativa. Na segunda etapa será efetuada validação de conteúdo do instrumento ora elaborado e a terceira etapa consistirá na validação semântica do produto final das duas etapas anteriores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA - Integrante / Francis Solange Vieira Tourinho - Integrante / KESSYA DANTAS DINIZ - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    11. 2012-2014. VALIDACAO DE INSTRUMENTO DE AVALIACAO DO ESTADO DE SAUDE E GESTAO DE EVENTO ADVERSO NAO-FARMACOLOGICO NO AMBIENTE HOSPITALAR
      Descrição: Tem como objeto de estudo a avaliação do estado de saúde e gestão de evento adverso não-farmacológico no ambiente hospitalar com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem e em seus respectivos Sistemas de Classificação. Ações de promoção, proteção da saúde e de prevenção de agravos são fundamentais para a reorientação dos modelos assistenciais. A redução dos riscos à saúde é uma das estratégias de articulação transversal que objetiva a melhoria na qualidade de vida (BUSS, 2003). Percebe-se que instrumentos mais acurados de avaliação do estado de saúde são requeridos, sobretudo sobre segurança do paciente. Progressivamente, torna-se imperativo desenvolver parâmetros para mensurar o risco de eventos adversos em concordância à linguagem padronizada de enfermagem (VITOR, ARAUJO, 2011). O objetivo geral é validar instrumento de gestão de risco de evento adverso não-farmacológico prevalente no ambiente hospitalar com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem e seus Sistemas de Classificação NANDA-I e NOC. Para o alcance dos objetivos estabelecido, esta pesquisa será desenvolvida em três etapas ? avaliação do dos diagnósticos de enfermagem, construção do instrumento e validação do instrumento, com metodologias próprias. A Etapa 1, estudo observacional e transversal, ocorrerá em pacientes internados no setor de clínica médica de um hospital universitário, localizado Município de Natal/ RN, mediante um formulário a ser elaborado com o objetivo de identificar sinais e sintomas componentes das características definidoras relacionados aos diagnósticos de enfermagem do Domínio Segurança/Proteção e um exame físico. A população desta etapa será constituída pelos pacientes internados no setor de clínica médica do referido hospital. A amostra será determinada a partir da aplicação de uma fórmula desenvolvida para estudos com populações infinitas e que leva em consideração o nível de confiança, a prevalência e o erro amostral. Na análise, serão calculadas medidas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Thelma Leite de Araujo - Integrante / ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA - Integrante / KESSYA DANTAS DINIZ - Integrante / Kátia Regina Barros Ribeiro - Integrante / Ingrid Caroline da Costa Vitorino - Integrante / Raissa Gomes da Costa - Integrante / Camila de Souza Soares - Integrante / Laisla Alves Moura - Integrante / Ana Paula Nunes de Lima Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
      Descrição: Tem como objeto de estudo a avaliação do estado de saúde e gestão de evento adverso não-farmacológico no ambiente hospitalar com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem e em seus respectivos Sistemas de Classificação. Ações de promoção, proteção da saúde e de prevenção de agravos são fundamentais para a reorientação dos modelos assistenciais. A redução dos riscos à saúde é uma das estratégias de articulação transversal que objetiva a melhoria na qualidade de vida (BUSS, 2003). Percebe-se que instrumentos mais acurados de avaliação do estado de saúde são requeridos, sobretudo sobre segurança do paciente. Progressivamente, torna-se imperativo desenvolver parâmetros para mensurar o risco de eventos adversos em concordância à linguagem padronizada de enfermagem (VITOR, ARAUJO, 2011). O objetivo geral é validar instrumento de gestão de risco de evento adverso não-farmacológico prevalente no ambiente hospitalar com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem e seus Sistemas de Classificação NANDA-I e NOC. Para o alcance dos objetivos estabelecido, esta pesquisa será desenvolvida em três etapas avaliação do dos diagnósticos de enfermagem, construção do instrumento e validação do instrumento, com metodologias próprias. A Etapa 1, estudo observacional e transversal, ocorrerá em pacientes internados no setor de clínica médica de um hospital universitário, localizado Município de Natal/ RN, mediante um formulário a ser elaborado com o objetivo de identificar sinais e sintomas componentes das características definidoras relacionados aos diagnósticos de enfermagem do Domínio Segurança/Proteção e um exame físico. A população desta etapa será constituída pelos pacientes internados no setor de clínica médica do referido hospital. A amostra será determinada a partir da aplicação de uma fórmula desenvolvida para estudos com populações infinitas e que leva em consideração o nível de confiança, a prevalência e o erro amostral. Na análise, serão calculadas medidas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Integrante / Thelma Leite de Araujo - Integrante / Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Ingrid Caroline da Costa Vitorino - Integrante / Kessya Dantas Diniz - Integrante / Camila de Souza Soares - Integrante / Raissa Gomes da Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Luisa Brandao de Carvalho Lira.
    12. 2010-2012. DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES EM TRATAMENTO HEMODIALITICO: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TEORIA DA ADAPTACAO E NA NANDA-I
      Descrição: A prevalência da Insuficiência Renal Crônica (IRC) vem aumentando em todo o mundo. Dentre as opções de tratamento, a hemodiálise é o principal método dialítico. A IRC e o tratamento hemodialítico provocam alterações físicas, psicológicas e sociais. Os pacientes submetidos à hemodiálise vivenciam, muitas vezes, sentimentos negativos, como: angústia, medo, inquietação e preocupação, associadas ao fato de estarem doentes e afastados de suas atividades de vida diária. Dessa forma, torna-se importante neste setor a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a qual possibilita um cuidado integral, humanizado e voltado para as reais necessidades do paciente. A aplicação da SAE requer que o enfermeiro tenha o conhecimento em uma teoria específica, a qual embasará suas ações. O modelo teórico de Roy oferece ao enfermeiro subsídios para o cuidado de enfermagem a partir do conceito de adaptação e da análise do comportamento do paciente em relação aos modos adaptativos, indicando novos modos de cuidar através da identificação de respostas adaptativas ou ineficientes em situações de saúde ou doença. Assim, o estudo tem como objetivo analisar os diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico tendo como base o modelo teórico de Roy e a taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association-International (NANDA-I). Acredita-se que a teoria da Adaptação de Roy guiará os cuidados de enfermagem ao paciente renal crônica em hemodiálise, na tentativa de descobrir meios de cuidar destas pessoas, ajudando-as a se manterem adaptadas e integradas. A utilização de teorias de enfermagem como a escolhida para o estudo significa, também, um esforço de validação de teorias de enfermagem, de organização do trabalho do enfermeiro, de produção de conhecimento e de uso de uma linguagem própria da profissão... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Integrante / Viviane Martins da Silva - Integrante / ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA - Coordenador / Francis Solange Vieira Tourinho - Integrante / Bertha Cruz Enders - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
      Descrição: A prevalência da Insuficiência Renal Crônica (IRC) vem aumentando em todo o mundo. Dentre as opções de tratamento, a hemodiálise é o principal método dialítico. A IRC e o tratamento hemodialítico provocam alterações físicas, psicológicas e sociais. Os pacientes submetidos à hemodiálise vivenciam, muitas vezes, sentimentos negativos, como: angústia, medo, inquietação e preocupação, associadas ao fato de estarem doentes e afastados de suas atividades de vida diária. Dessa forma, torna-se importante neste setor a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a qual possibilita um cuidado integral, humanizado e voltado para as reais necessidades do paciente. A aplicação da SAE requer que o enfermeiro tenha o conhecimento em uma teoria específica, a qual embasará suas ações. O modelo teórico de Roy oferece ao enfermeiro subsídios para o cuidado de enfermagem a partir do conceito de adaptação e da análise do comportamento do paciente em relação aos modos adaptativos, indicando novos modos de cuidar através da identificação de respostas adaptativas ou ineficientes em situações de saúde ou doença. Assim, o estudo tem como objetivo analisar os diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico tendo como base o modelo teórico de Roy e a taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association-International (NANDA-I). Acredita-se que a teoria da Adaptação de Roy guiará os cuidados de enfermagem ao paciente renal crônica em hemodiálise, na tentativa de descobrir meios de cuidar destas pessoas, ajudando-as a se manterem adaptadas e integradas. A utilização de teorias de enfermagem como a escolhida para o estudo significa, também, um esforço de validação de teorias de enfermagem, de organização do trabalho do enfermeiro, de produção de conhecimento e de uso de uma linguagem própria da profissão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Coordenador / Viviane Martins da Silva - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Integrante / Jéssica Dantas de Sá - Integrante / Cecilia Maria Farias de Queiroz Frazão - Integrante / Bertha Cruz Enders - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Luisa Brandao de Carvalho Lira.
    13. 2008-2013. Tecnologia para o cuidado de Enfermagem
      Descrição: A criação deste Diretorio de Pesquisa se justificou a partir do momento que observou-se ser significativa, qualitativamente e quantitativamente, a produção de estudos sobre a temática, representada pela produção de teses, dissertações, artigos publicados e produção de novas tecnlogias para o cuidado e para o ensino do cuidado de enfermagem. Buscou-se no Diretório congregar os docentes e discentes que envolvidos no ensino de graduação e pós-graduação, então preocupados com o tema. Destacamos o vínculo com o Programa de Pós-Graduação, ao torna-se um dos seus suportes. A publicação de artigos tem ocorrido predominantemente em periódicos indexados de circulação nacional ( conceito nacional A e B da CAPES), mas já se faz presente artigos em periódicos internacionais. Produtos tecnológicos desenvolvidos, principalmente aqueles que envolveram informatização, encontram-se em processo de registro e de obtenção de patentes. Além da organização de eventos, os membros do Diretório têm participado de congressos locais, regionais, nacionais e internacionais, divulgando os seus trabalhos em apresentações orais e publicação de resumos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Integrante / Thelma Leite de Araujo - Coordenador / Flávia Paula Magalhães Monteiro - Integrante / Célida Juliana de Oliveira - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Huana Carolina Cândido Morais - Integrante / João Dennys Pinheiro Vasconcelos - Integrante / Alice Gabrielle de Sousa Costa - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    14. 2006-2013. Estudo sobre diagnosticos, intervencoes e resultados de enfermagem
      Descrição: Observou-se ser significativa, qualitativamente e quantitativamente, a produção de estudos sobre a temática, representada pela produção de trabalhos de conclusão de curso (teses, dissertações e monografias) e sua divulgação em periódicos científicos. Buscou-se no grupo incluir pesquisadores e discentes envolvidos no desenvolvimento de estudos que incluíssem as etapas da sistematização da assistência de enfermagem. . A publicação de artigos tem ocorrido predominantemente em periódicos indexados de circulação internacional (conceito B e C da CAPES), já se fazendo presente revistas editadas em outros países da América Latina e Europa. Além da organização de eventos, os membros do Diretório têm participado de congressos locais, regionais, nacionais e internacionais, divulgando os seus trabalhos em apresentações orais e publicação de resumos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Coordenador / Glaziane da Silva Paiva - Integrante / Francisca Aline Arrais Sampaio - Integrante / Dayane Horta Rocha - Integrante / Flávia Paula Magalhães Monteiro - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    15. 2005-2007. Taxonomias de enfermagem e o processo de comunicacao
      Descrição: As taxonomias de enfermagem são instrumentos que se prestam a melhorar a comunicação de processos e problemas pelos quais os enfermeiros são responsáveis. Os enfermeiros têm buscado o aperfeiçoamento e a delimitação do seu campo de atuação, necessitando de estudos aprofundados que melhorem a comunicação de suas ações para os demais membros da equipe de saúde. Objetivo: Desenvolver estudos que abordem fenômenos que compõem taxonomias e classificações especificas da enfermagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Integrante / Renata Pereira de melo - Integrante / Glaziane da Silva Paiva - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Coordenador / Francisca Aline Arrais Sampaio - Integrante / Letícia Isaura Palmeira Rolim - Integrante / Vanessa Emille Carvalho Sousa - Integrante / Flávia Paula Magalhães Monteiro - Integrante.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    16. 2000-2013. Acoes de cuidado em saude cardiovascular
      Descrição: Abrange duas propostas de estudo: a primeira referente à determinação de indicadores operacionais para avaliação dos resultados de enfermagem com base na Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). Estabelecendo-se como objetivo geral construir e validar um instrumento de avaliação dos resultados de enfermagem de crianças portadoras de cardiopatias congênitas com base na Classificação dos Resultados de Enfermagem. Na segunda proposta, objetiva-se avaliar as necessidades de enfermagem expressas pela Taxonomia da NANDA de pessoas que sofreram acidente encefálico vascular, abordado a fase aguda e a fase pós-hospitalar. Concentra-se atualmente na determinação de indicadores operacionais para avaliação dos resultados de enfermagem com base na Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). Estabelecendo-se como objetivo geral construir e validar um instrumento de avaliação dos resultados de enfermagem de para pacientes com cardiopatia isquêmica com base na Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) com Risco de Quedas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allyne Fortes Vitor - Integrante / Thelma Leite de Araujo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Professora Homenageada da Turma 2019.1 do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.. 2019.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    2. 2o lugar - Melhor trabalho apresentado modalidade pôster, Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos.. 2019.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    3. Menção honrosa - 1º lugar modalidade poster - 10 anos GSAE_UFF: conquistas e novos desafios, Universidade Federal Fluminense.. 2018.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    4. Professora Homenageada da Turma 2017.1 do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN.. 2017.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    5. Patronesse da Turma 2016.2 do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN.. 2016.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    6. Nome da Turma 2016.2 do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN.. 2016.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.
    7. Honra ao mérito - Contribuição para o desenolvimento científico, Associação Brasileira de Enfermagem - ABEnCE.. 2011.
      Membro: Allyne Fortes Vitor.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. II Conferência Internacional do PGENF/UFRN.Participante. 2022. (Seminário).
    2. I Conferência Internacional do PGENF/UFRN.Parcipante. 2019. (Seminário).
    3. XVIII Congresso Norteriograndense de Cardiologia. Aplicação do processo de enfermagem em paciente submetido à cirurgia cardíaca: relato de caso. 2015. (Congresso).
    4. IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Portuguesa. 2014. (Congresso).
    5. X Seminário de Iniciação à Docência.Desenvolvimento de competências na Atenção Integral à Saúde: implementação do exame clínico objetivo estruturado. 2014. (Seminário).
    6. XXV CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliador de Trabalhos. 2014. (Congresso).
    7. 11º SINADEn. 2013. (Simpósio).
    8. XXIV CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliador de Trabalhos. 2013. (Congresso).
    9. XXIII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliador de Trabalhos. 2012. (Congresso).
    10. 13º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Dilemas Éticos e Legais na Enfermagem. 2010. (Congresso).
    11. 61o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. Comunicação Oral Coordenada. 2009. (Congresso).
    12. XXVIII Encontro de Iniciação Científica.CARACTERIZAÇÃO DO GRAU DE ADESÃO TERAPÊUTICA DE PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. 2009. (Encontro).
    13. XXVIII Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós Graduação.Coordenadora discente de sessão técnica. 2009. (Encontro).
    14. 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Espaço de cuidado, espaço de poder: Enfermagem e cidadania. 2008. (Congresso).
    15. 9º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.PREVENÇÃO DE QUEDAS: UMA INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM PARA O PACIENTE CARDIOPATA ISQUÊMICO COM RISCO DE QUEDAS. 2008. (Simpósio).
    16. I Seminário do Laboratório de Comunicação: resultados alcançados na implantação.Diagnósticos de enfermagem em pacientes com angina instável internados em um hospital especializado. 2006. (Seminário).
    17. 17ª Convenção Interiorana de Enfermagem.Mulher em harmonia: você e o ciclo menstrual. 2002. (Oficina).
    18. 17ª Convenção Interiorana de Enfermagem.17ª Convenção Interiorana de Enfermagem. 2002. (Outra).
    19. 54o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. 54o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).
    20. I Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem em Saúde da Família.I Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem em Saúde da Família. 2002. (Encontro).
    21. I Seminário do cuidado integrado à pessoa com lesão medular.I Seminário do cuidado integrado à pessoa com lesão medular. 2002. (Seminário).
    22. VII Jornada Científica de Enfermagem. 2002. (Outra).
    23. VII Jornada Científica de Enfermagem.VII Jornada Científica de Enfermagem. 2002. (Outra).
    24. 62ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2001. (Outra).
    25. VII Congresso da Sociedade Cearense de Cardiologia. VII Congresso da Sociedade Cearense de Cardiologia. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. SILVA, F. V. ; SANTOS, R. M. ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; SANTOS, Paula Fernanda Brandão Batista dos ; Vitor, Allyne Fortes. 17º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEn) e 14º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn). 2020. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Allyne Fortes Vitor ⇔ Viviane Euzébia Pereira Santos (22.0)
      1. PEREIRA CRUZ, GIOVANNA KARINNY ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO ; PEREIRA FROTA, OLECI ; FERRAZ TESTON, ELEN ; PEREIRA SANTOS, VIVIANE EUZÉBIA ; FORTES VITOR, ALLYNE ; PENZA CARDOSO, MAYK ; RODRIGUES LEOCATES DE MORAES, FÁBIO ROGÉRIO. Cornea donation process and tissue quality for transplantation. PLoS One. v. 16, p. e0249927, issn: 1932-6203, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CÂMARA, PRISCILA FERNANDES MEIRELES ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO ; Vitor, Allyne Fortes ; FROTA, Oleci Pereira ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; CRUZ, GIOVANNA KARINNY PEREIRA. Clinical outcomes of fibrinolytic therapy for prehospital treatment of acute myocardial infarction. Bioscience Journal. v. 37, p. e37071, issn: 1981-3163, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. AZEVEDO, ISABELLE CAMPOS DE ; BEZERRIL, MANACÉS DOS SANTOS ; SOARES, RODOLFO DANIEL DE ALMEIDA ; Vitor, Allyne Fortes ; NASCIMENTO, ANÁLIA ANDRÉIA DE ARAÚJO ; AZEVEDO, VALÉRIA DANTAS DE ; ALMEIDA, ANA CLARA PAIVA DE ; TORRES, DÉBORA VALÉRIA DE OLIVEIRA ; ROCHA, MAYANE CLEISLA DOS SANTOS ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; JÚNIOR, MARCOS ANTONIO FERREIRA. Retransplante de células-tronco hematopoéticas: análise de conceito e desenvolvimento da perspectiva evolutiva de Rodgers. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 10, p. e382101623995, issn: 2525-3409, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; Vitor, Allyne Fortes ; COGO, ANA LUISA PETERSEN ; BITTENCOURT, GREICY KELLY GOUVEIA DIAS ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO. MEASUREMENT OF GENERAL CRITICAL THINKING IN UNDERGRADUATE NURSING STUDENTS: EXPERIMENTAL STUDY. Texto e Contexto. (UFSC Impresso). v. 29, p. e20180229, issn: 1980-265X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CÂMARA, PRISCILA FERNANDES MEIRELES ; FERREIRA, MARCOS ANTONIO ; Vitor, Allyne Fortes ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FROTA, Oleci Pereira ; CARDOSO, MAYK PENZE. Desfechos clínicos de pacientes após uso de terapia fibrinolítica pré-hospitalar: revisão sistemática. Acta Paulista de Enfermagem. v. 33, p. A1-A15, issn: 0103-2100, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SALVADOR, PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA ; MARIZ, CAMILA MARIA DOS SANTOS ; VÍTOR, ALLYNE FORTES ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTÔNIO ; FERNANDES, MARIA ISABEL DOMINGUES ; MARTINS, JOSÉ CARLOS AMADO ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Validation of virtual learning object to support the teaching of nursing care systematization. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 11-19, issn: 0034-7167, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. BEZERRIL, MANACÉS DOS SANTOS ; CHIAVONE, FLÁVIA BARRETO TAVARES ; LIMA, JÉSSICA VALESKA HERCULANO DE ; Vitor, Allyne Fortes ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTÔNIO ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Nursing education: a conceptual analysis of the evolutionary method of Rodgers. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem. v. 22, p. e20180076, issn: 2177-9465, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. DA COSTA, THEO DUARTE ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; JUNIOR, MARCOS ANTÔNIO FERREIRA ; VITOR, ALYNNE FORTES ; DE OLIVEIRA SALVADOR, PÉTALA TUANI CANDIDO ; ALVES, KISNA YASMIN ANDRADE. Evaluation procedures in health: Perspective of nursing care in patient safety. APPLIED NURSING RESEARCH. v. 35, p. 71-76, issn: 0897-1897, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CRUZ, GIOVANNA KARINNY PEREIRA ; AZEVEDO, ISABELLE CAMPOS DE ; CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; Vitor, Allyne Fortes ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO. Clinical and epidemiological aspects of cornea transplant patients of a reference hospital. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 25, p. e2897-e2906, issn: 0104-1169, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; AZEVEDO, Isabelle Campos ; CRUZ, Giovanna Karinny Pereira ; MAFRA, Gabriela A da Costa Souza ; REGO, Anna Larissa de Castro ; Vitor, Allyne Fortes ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; COGO, Ana Luisa ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio. Strategies Used for the Promotion of Critical Thinking in Nursing Undergraduate Education: A Systematic Review. NURSE EDUCATION TODAY. v. 57, p. 103-107, issn: 0260-6917, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MOURA, Laísla Alves ; ARAUJO, Jessica Naiara de Medeiros ; FERNANDES, Ana Paula Nunes de Lima ; CARVALHO, Rhanna Emanuela Fontenele Lima ; SILVA, Hanna Priscilla da ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio ; Vitor, Allyne Fortes. Fatores de risco para cair em idosos no ambiente hospitalar. REVISTA CUBANA DE ENFERMERIA. v. 33, p. 1-15, issn: 1561-2961, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; Vitor, Allyne Fortes ; COGO, ANA LUÍSA PETERSEN ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO. Theory of communicative action: a basis for the development of critical thinking. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 70, p. 1343-1346, issn: 0034-7167, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. ALVES MOURA, LAÍSLA ; DE MEDEIROS ARAÚJO, JÉSSICA NAIARA ; NUNES DE LIMA FERNANDES, ANA PAULA ; DE ARAÚJO, MÉRCIO GABRIEL ; BARBOSA DA SILVA, AMANDA ; DE ARAÚJO OLÍMPIO, JÉSSICA ; LIMA DE SOUZA, ÂNGELA MONIC ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO ; FONTENELE LIMA DE CARVALHO, RHANNA EMANUELA ; PEREIRA SANTOS, VIVIANE EUZÉBIA ; FORTES VITOR, ALLYNE. Fall Prevention Behavior among Hospitalized Elderly Patients. International Archives of Medicine. v. 9, p. 1-9, issn: 1755-7682, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; Vitor, Allyne Fortes ; BARICHELLO, Elizabeth ; VILLAR, Rosana Lucia Alves de ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio. Aplicação do mapa conceitual: resultados com diferentes métodos de ensino-aprendizagem. Aquichan (Bogotá). v. 16, p. 382-391, issn: 1657-5997, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. SALVADOR, PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA ; VÍTOR, ALLYNE FORTES ; FERREIRA JÚNIOR, MARCOS ANTONIO ; FERNANDES, MARIA ISABEL DOMINGUES ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes. Acta Paulista de Enfermagem (Online). v. 29, p. 525-533, issn: 1982-0194, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; Vitor, Allyne Fortes ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; BARICHELLO, Elizabeth. Validação de conteúdo de instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 17, p. 278-279-289, issn: 1518-1944, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. MEDEIROS, ROSANA ; JÚNIOR, MARCOS ; PINTO, DIANA ; VITOR, ALLYNE ; SANTOS, VIVIANE ; BARICHELLO, ELIZABETH. Pasquali?s model of content validation in the Nursing researches. Referência (Coimbra). v. IV Série, p. 123-131, issn: 0874-0283, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. Pétala Tuani Candido De Oliveira Salvador ; Maria Terezinha Zeferino ; Allyne Fortes Vitor ; Francis Solange Vieira Tourinho ; Viviane Euzébia Pereira Santos. Típico Ideal de acadêmicos de enfermagem acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem. REME. Revista Mineira de Enfermagem. v. 19, p. 51-58, issn: 1415-2762, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. CRUZ, Giovanna Karinny Pereira ; CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; AZEVEDO, Isabelle Campos ; Vitor, Allyne Fortes ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio. Transplantes de córneas, perfil clínico e epidemiológico: estudo descritivo e analítico. Online Brazilian Journal of Nursing. v. 14, p. 403-405, issn: 1676-4285, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. LIMA, K. Y. N. ; BARROS, A. G. ; COSTA, T. D. ; SANTOS, V. E. P. ; Vitor, Allyne Fortes ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho. ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. REME. Revista Mineira de Enfermagem. v. 18, p. 741-751, issn: 1415-2762, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio ; CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; Vitor, Allyne Fortes. Assistência de enfermagem a pacientes em uso de sonda gastrointestinal: revisão integrativa das principais falhas. Revista Cubana de Enfermeria. v. 30, p. 1-8, issn: 1561-2961, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. FERNANDES, Ana Paula Nunes de Lima ; BOTARELLI, Fabiane Rocha ; ARAUJO, Jessica Naiara de Medeiros ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio ; Vitor, Allyne Fortes. Analise Contextual do diagnóstico de enfermagem Risco de Olho seco em pacientes internados em unidades de terapia intnesiva. Em: Anamaria Alves Napoleão; Camila Takao; Viviane Martins da Silva. (Org.). PRONANDA Programa de Atualização em Diagnóstico de Enfermagem: Ciclo 4. 4ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 51-85.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Allyne Fortes Vitor ⇔ Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira (21.0)
      1. LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias ; SILVA, Fernanda Beatriz Batista Lima ; FORTES, Allyne Nóbrega. Cuidados de enfermagem para a prevenção de infecção em pacientes submetidos à hemodiálise. REVISTA CUBANA DE ENFERMERIA. v. 34, p. 1-16, issn: 1561-2961, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ARAÚJO, JÉSSICA NAIARA DE MEDEIROS ; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias ; GOMES, ANDRÉA TAYSE DE LIMA ; DELGADO, MILLENA FREIRE ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; Vitor, Allyne Fortes. Sistematización de la atención de enfermería en pacientes con insuficiencia cardiaca etapa IV. CULTURA DE LOS CUIDADOS. v. 2, p. 233-241, issn: 1138-1728, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIBERATO, Samilly Márjore Dantas ; SOUZA, Amanda Jéssica Gomes de ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. A enfermagem no manejo da dor em pessoas com úlcera venosa: revisão integrativa. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online). v. 8, p. 4109-4120, issn: 2175-5361, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PINHEIRO, Mônica Gisele Costa ; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de ; SIMPSON, Clélia Albino ; FORTES, Allyne Nóbrega ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. Limitações e incapacidades físicas no pós-alta em hanseníase: uma revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem (Online). v. 30, p. 1-11, issn: 2178-8650, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. COSTA, Raphael Raniere de Oliveira ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; FORTES, Allyne Nóbrega ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; MARTINS, José Carlos Amado ; ARAUJO, Marília Souto de. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Baiana de Enfermagem. v. 30, p. 1-11, issn: 2178-8650, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CARNEIRO MACIEL, GRACIELA MARIA ; SILVA SANTOS, RENATA ; MOREIRA DOS SANTOS, THAÍS ; PAIVA DE MENEZES, REJANE MARIA ; FORTES VITOR, ALLYNE ; BRANDÃO DE CARVALHO LIRA, ANA LUISA. Avaliação da fragilidade no idoso pelo enfermeiro: revisão integrativa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM). v. 6, p. 2430-2438, issn: 2236-6091, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SILVA, K. K. M. ; MARTINO, Milva Maria Figueiredo de ; CRUZ, Giovanna Karinny Pereira ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; FORTES, Allyne Nóbrega ; BEZERRA, Clarissa Maria Bandeira ; SILVA, Dania Maria da. Sleep Disorders Related to Circadian Rhythm in People with Visual Impairment: Integrative Review. International Archives of Medicine. v. 9, p. 1-6, issn: 1755-7682, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. COSTA, Romanniny Hévillyn Silva ; DANTAS, Anna Livia Medeiros ; DINIZ, Érida Maria Dantas ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; Vitor, Allyne Fortes ; SILVA, Richardson Augusto Rosendo da. Complications in renal patients during hemodialysis sessions and nursing interventions. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online). v. 7, p. 2137-46, issn: 2175-5361, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CARVALHO, CAMILA FERNANDES DA SILVA ; CARVALHO, ISAIANE DA SILVA ; BRITO, ROSINEIDE SANTANA DE ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHO. The partner as a caregiver in the birth process. Rev Rene. v. 16, p. 613-621, issn: 1517-3852, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. GOMES, Andréa Tayse de Lima ; ARAUJO, Jéssica Naiara de Medeiros ; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Cuidados de enfermagem a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada: relato de caso. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. v. 16, p. 124-129, issn: 2175-3946, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. COSTA, Raphael Raniere Raphael Raniere de Oliveira ; COSSI, Marcelly Santos ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; CAVALCANTE, Cleonice Andréa Alves. ABSENTEÍSMO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NA REDE HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA'. Espaço para a Saúde (Online). v. 15, p. 06-13, issn: 1517-7130, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. REGO, Bianca Ferreira Mousinho ; LIMA, Camila Araújo Florêncio ; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias ; SALDANHA, Elisandra de Araújo ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; FORTES, Allyne Nóbrega. Educational measures adopted in the postoperative prostatectomy. Revista de Enfermagem UFPE on line. v. 8, p. 4122-30, issn: 1981-8963, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. LIMA, Kálya Yasmine Nunes de ; BARROS ; COSTA, Theo Duarte da ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; FORTES, Allyne Nóbrega ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. PLAY AS A TOOL IN NURSING CARE FOR HOSPITALIZED CHILDREN. REME. Revista Mineira de Enfermagem. v. 18, p. 741-746, issn: 1415-2762, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. MARIZ, Larissa Soares ; MEDEIROS, Carla Campos Muniz ; Enderes, Bertha Cruz ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; Vitor, Allyne Fortes ; KLUCZYNIK, Caroline Evelin Nascimento. HÁBITOS ALIMENTARES, DE ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL DE CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO. Cogitare Enfermagem (UFPR). v. 19, p. 808-814, issn: 2176-9133, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. SILVA, Fernando de Souza ; PINHEIRO, Mônica Gisele Costa ; MOREIRA, Bheatriz Gondim Lambert ; SIMPSON, Clélia Albino ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. Contribuições da história oral para o cuidado de enfermagem: revisaõ integrativa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM). v. 4, p. 1204-1213, issn: 2236-6091, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. SANTOS, Daniele Raiane Florentino ; SILVA, Fernanda Beatriz Batista Lima ; SALDANHA, Elisandra de Araújo ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; Vitor, Allyne Fortes. Cuidados de enfermagem ao paciente em pós-operatório de prostatectomia: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 14, p. 690-701, issn: 1518-1944, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho; SANTOS, Daniele Raiane Florentino ; SILVA, Fernanda Beatriz Batista Lima ; SA, Jéssica Dantas ; SALDANHA, Elisandra de Araújo ; Vitor, Allyne Fortes. Elaboração do processo de enfermagem a um paciente prostatectomizado. Paraninfo Digital. v. VI, p. 234, issn: 1988-3439, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; SA, Jéssica Dantas ; NOGUEIRA, Isadora Lorenna Alves ; MEDEIROS, Marina Dantas Cardoso ; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias ; Vitor, Allyne Fortes. Integridade da pele em idosos: revisão da literatura segundo as Cartas de Promoção da Saúde. Cogitare Enfermagem (UFPR). v. 17, p. 767-74, issn: 1414-8536, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. HERMES, Rodrigo Sardinha ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; SILVA, Fernanda Beatriz Batista Lima ; SALDANHA, Elisandra de Araújo ; Vitor, Allyne Fortes. A Educação em saúde como atividade prática do enfermeiro na estratégia saúde da família. In: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação. Em: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011, São Caetano do Sula. Anais do CIEPESMA, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. LATA, Aline Gozzi Braga ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; SILVA, Fernanda Beatriz Batista Lima ; SALDANHA, Elisandra de Araújo ; Vitor, Allyne Fortes. O conhecimento dos pacientes acerca da prevenção da doença renal. Em: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011, São Caetano do Sul. Anais do CIEPESMA, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. Tourinho , Francis Solange Vieira ; Pereira, C.D.F.D. ; Ribeiro, J.L.D.S ; MEDEIROS, P.D. ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; Vitor, Allyne Fortes ; FERREIRA JÚNIOR, M.A.. Nursing Diagnosis In Adolescent. Em: Acendio, 2011, Portugal. Anais 8th International Biennial Conference of ACENDIO, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Allyne Fortes Vitor ⇔ Gilson de Vasconcelos Torres (3.0)
      1. LIBERATO, Samilly Márjore Dantas ; SOUZA, Amanda Jéssica Gomes de ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. A enfermagem no manejo da dor em pessoas com úlcera venosa: revisão integrativa. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online). v. 8, p. 4109-4120, issn: 2175-5361, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; FERREIRA JUNIOR, Marcos Antonio ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; Vitor, Allyne Fortes ; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira ; BARICHELLO, Elizabeth. Validação de conteúdo de instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 17, p. 278-279-289, issn: 1518-1944, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GOMES, Andréa Tayse de Lima ; ARAUJO, Jéssica Naiara de Medeiros ; FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias ; Vitor, Allyne Fortes ; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho ; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Cuidados de enfermagem a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada: relato de caso. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. v. 16, p. 124-129, issn: 2175-3946, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Allyne Fortes Vitor ⇔ Viviane Martins da Silva (2.0)
      1. BARROS, ALBA LÚCIA BOTTURA LEITE DE SILVA, VIVIANE MARTINS DA SANTANA, ROSIMERE FERREIRA CAVALCANTE, AGUEDA MARIA RUIZ ZIMMER Vitor, Allyne Fortes LUCENA, AMÁLIA DE FATIMA NAPOLEÃO, ANAMARIA ALVES LOPES, CAMILA TAKAO PRIMO, CÂNDIDA CANIÇALI CARMONA, ELENICE VALENTIM DURAN, ERIKA CHRISTIANE MAROCCO BUTCHER, HOWARD KARL LOPES, JULIANA DE LIMA DÍAZ, LEIDY JOHANNA RUEDA CUBAS, MARCIA REGINA BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO GOMES LOPES, Marcos Venícios de Oliveira NÓBREGA, MARIA MIRIAM LIMA DA ALMEIDA, MIRIAM DE ABREU SOUZA, PRISCILLA ALFRADIQUE DE BUTCHER, RITA DE CASSIA GENGO E SILVA JENSEN, RODRIGO SILVA, RUDVAL SOUZA DA MORAIS, SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS CHIANCA, TANIA COUTO MACHADO , et al.SANTOS, VINICIUS BATISTA ; Brazilian Nursing Process Research Network contributions for assistance in the COVID-19 pandemic. Brazilian Nursing Process Research Network contributions for assistance in the COVID-19 pandemic. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 73, p. e20200798, issn: 1984-0446, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FORTES, Allyne Nóbrega ; SILVA, V. M. ; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Problemas de adaptación fisiológica en personas con angina.. Cultura de los Cuidados. v. 10, n. 19, p. 87-92, issn: 1138-1728, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Allyne Fortes Vitor ⇔ Amália de Fátima Lucena (1.0)
      1. BARROS, ALBA LÚCIA BOTTURA LEITE DE SILVA, VIVIANE MARTINS DA SANTANA, ROSIMERE FERREIRA CAVALCANTE, AGUEDA MARIA RUIZ ZIMMER Vitor, Allyne Fortes LUCENA, AMÁLIA DE FATIMA NAPOLEÃO, ANAMARIA ALVES LOPES, CAMILA TAKAO PRIMO, CÂNDIDA CANIÇALI CARMONA, ELENICE VALENTIM DURAN, ERIKA CHRISTIANE MAROCCO BUTCHER, HOWARD KARL LOPES, JULIANA DE LIMA DÍAZ, LEIDY JOHANNA RUEDA CUBAS, MARCIA REGINA BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO GOMES LOPES, Marcos Venícios de Oliveira NÓBREGA, MARIA MIRIAM LIMA DA ALMEIDA, MIRIAM DE ABREU SOUZA, PRISCILLA ALFRADIQUE DE BUTCHER, RITA DE CASSIA GENGO E SILVA JENSEN, RODRIGO SILVA, RUDVAL SOUZA DA MORAIS, SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS CHIANCA, TANIA COUTO MACHADO , et al.SANTOS, VINICIUS BATISTA ; Brazilian Nursing Process Research Network contributions for assistance in the COVID-19 pandemic. Brazilian Nursing Process Research Network contributions for assistance in the COVID-19 pandemic. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 73, p. e20200798, issn: 1984-0446, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/07/2022 08:03:48