identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Jose Garcia Vivas Miranda

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Ciencias Ambientais - Universidad de La Coruña (2000). Atuou como pesquisador em regime de pós-doutoramento em duas ocasiões na universidade de La coruña - ES e uma vez na Universidade de Harvard - USA. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de sistemas complexos, com ênfase em modelos computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: fractais, redes complexas, modelos computacionais, neurociência e biomecânica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1608472474770322 (05/06/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física, Departamento de Geofísica Nuclear. Campus de Ondina Pituba 40210340 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 32636682 Fax: (71) 32355592 URL da Homepage: https://www.ufba.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2017-Atual. Redes Funcionais Cerebrais e Alzheimer
      Descrição: O projeto visa a construção e avaliação de redes funcionais cerebrais em portadores de Alzheimer com diferentes estágios da enfermidade sob uma perspectiva dinâmica, a partir da abordagem de grafos. O Alzheimer é a forma mais comum de demência e se caracteriza pela formação de placas de beta-amiloide e presença de emaranhados neurofibrilares, além da perda sináptica, morte neuronal e atrofia cortical. As redes são construídas com base em dados de eletroencefalografia, através do método de associação de Sincronização por Motifs, resultando em grafos variantes no tempo e redes estáticas agregadas, tendo como objetivo a posterior análise dos índices do grafo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador / Raphael Silva do Rosário - Integrante / Tandara Oliveira Benevides Silva - Integrante / Marcos Paulo Andrade Netto - Integrante / Thaise Graziele Lima de Oliveira - Integrante.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    2. 2016-Atual. PADROES DE CONECTIVIDADE E COMPLEXIDADE DE PAISAGENS NATURAIS SOB A OTICA DOS SISTEMAS COMPLEXOS
      Descrição: O presente projeto objetiva integrar abordagens de Ecologia de Paisagens e de Sistemas Complexos para avaliar o padrão de complexidade de conectividade das paisagens fragmentadas a Floresta Atlântica. Do ponto de vista da Ecologia de Paisagens utilizaremos três abordagens: (1) Quantificação e Análise dos padrões de conectividade estrutural e funcional, em uma perspectiva multiescalar, (2) Identificação da configuração espacial das Unidades de Conservação (UCs) e as consequências desta configuração nas estratégias de manutenção e restauração da biodiversidade, (3) Análise do padrão de complexidade de paisagens fragmentadas ao longo de um gradiente de cobertura florestal e escalas espaciais. As duas primeiras abordagens serão analisadas mediante o uso integrado da Teoria dos Grafos e de Técnicas em Geotecnologia. Pretendemos assim criar ferramentas necessárias para aplicação de diferentes métricas, no intuito de quantificar os padrões associados ao processo de conectividade em paisagens fragmentadas e analisar a topologia das redes formadas pelas UCs Federais da Floresta Atlântica. Para a terceira abordagem utilizaremos o arcabouço teórico e ferramentas oriundas da geometria fractal, uma vez que este enfoque permite uma descrição mais precisa dos padrões de complexidade das paisagens naturais. Para a realização do presente estudo, contaremos com a integração de uma equipe multidisciplinar, formada por pesquisadores com experiências em Sistemas Informação Geográfica, Ecologia Teórica e Aplicada, Modelagem Computacional e áreas afins. Além disso, este estudo contribuirá para ampliação do conhecimento a Floresta Atlântica, assim como a formação de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador / Elaine Cristina - Integrante / Rodrigo Nogueira de vasconcelos - Integrante / Eduardo Mariano Neto - Integrante / Alejandro Fabian Rozenfeld - Integrante / Ian Araponga Costa - Integrante / Tales Carneiro dos Santos - Integrante / Valter Manuel Gomes Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    3. 2015-Atual. Avaliacao nao linear da biomecanica do movimento via registros em dispositivos vestiveis.
      Descrição: Compreender como as diferentes patologias interferem nos padrões gerais de comportamento biomecânico e como evoluem suas estratégias motoras ao longo do processo de reabilitação, representa um avanço importante no aprimoramento dos protocolos de diagnósticos clínicos para indivíduos em reabilitação. Atualmente há uma carência de métodos quantitativos que permitam uma caracterização precisa das diferentes estratégias motoras assumidas no processo de aprendizagem motora em indivíduos em tratamento neurológico e/ou fisioterápico. O que dificulta o acompanhamento do processo terapêutico, muitas vezes subjetivos. Os poucos métodos que existem assumem modelos lineares e quase sempre são específicos para movimentos simples ou exigem equipamentos sofisticados, que só podem ser utilizados em condições de laboratórios, e algumas vezes sob condições fora da realidade funcional do paciente. Este projeto propõe uma nova metodologia de avaliação da evolução da estratégia de aprendizado motor ao longo do processo de reabilitação a partir de uma abordagem de sistemas dinâmicos e sistemas complexos. Essa abordagem acoplada a utilização de sensores vestíveis permitirá um acompanhamento preciso da evolução das diferentes estratégias motoras elaboradas pelo paciente no processo de readaptação motora focada nas estratégias funcionais diárias dos indivíduos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador / João Paulo Bomfim Cruz Vieira - Integrante / Norberto Pena - Integrante / Ana Paula Quixadá - Integrante / Ângelo Frederico Torres - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    4. 2014-2019. A aplicacao do Nivel de Globalizacao Restrita ao processo de construcao de carteiras de acoes como forma de otimizar investimentos
      Descrição: A administração de carteiras de ações, como toda ciência financeira, busca novas formas de maximizar os recursos (retornos) e minimizar os custos (riscos). A essência da administração do risco está em elevar ao máximo os resultados positivos de áreas onde temos certo controle sobre o resultado, enquanto tornamos mínimos os resultados de áreas onde não temos absolutamente nenhum controle sobre o resultado e o vínculo entre efeito e causa está oculto de nós. Essa busca por uma carteira eficiente, ou seja, aquela que maximiza o retorno esperado a cada nível de risco, não é um tema recente. Markowitz (1950), ao publicar Portfolio Selection, propõe que o comportamento dos retornos dos ativos mensurados em termos de coeficientes de correlação, pode reduzir o risco total de uma carteira, criando uma carteira eficiente. De acordo com a Moderna Teoria de Portfólios (MTP) melhores resultados poderiam ser obtidos através da diversificação internacional de ativos. Porém, diversificar implica em um importante aspecto que é o nível de globalização em que se encontram os países, pois, quanto mais integradas forem as economias menores serão os benefícios decorrentes da diversificação, já que, segundo a MTP, a integração dos mercados pode aumentar a correlação entre os ativos e reduzir a possibilidade de ganhos no mercado de capitais. Com base em modelos existem estudos no Brasil como o de Bruni e Famá (1999) que procurou verificar se, de fato, a diversificação de investimentos e a aplicação ex-ante das técnicas da Moderna Teoria de Portfólios permitiria a obtenção de performances ex-post superiores. Savoia (1996) desenvolveu uma pesquisa sobre as implicações da competitividade no mercado financeiro brasileiro dando ênfase à globalização. Securato (1997) utiliza uma metodologia de cálculo para verificar o nível de integração internacional dos mercados através da fórmula que mensura o grau de globalização denominada de Nível de Globalização Restrita, mas o financista não realizou associações dos resultados encontrados com a performance do Mercado de Capitais. O sucesso da administração de carteiras de ações depende, em grande parte, da construção do conhecimento em mercado de capitais, motivo pelo qual esse estudo mostra-se importante. A qualidade da decisão sobre como investir, e seu respectivo sucesso, dependem da forma com que o conhecimento sobre o mercado foi edificado ao longo do tempo, através da decodificação de informações financeiras de empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador / Tatiana Gargur - Integrante.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    5. 2014-Atual. AVALIACAO DA TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO OCULAR COMO AUXILIO A INTERVENCAO INTERDISCIPLINAR PARA REABILITACAO AUDITIVA COM PESSOAS COM MULTIPLAS DEFICIENCIAS NO SUS
      Descrição: Atualmente, o desenvolvimento tecnológico de equipamentos em Audiologia tem auxiliado de maneira eficaz o diagnóstico e reabilitação das alterações auditivas, porém, verifica-se que o atendimento a uma parcela de pessoas com múltiplas deficiências ainda representa um desafio aos profissionais, principalmente quando estas pessoas apresentam dificuldades motoras e comunicativas que as dificultam e/ou impossibilitem de responder aos testes que compõem a bateria de procedimentos em reabilitação auditiva. Acredita-se que a tecnologia de rastreamento ocular, por se configurar como uma tecnologia assistiva de comunicação suplementar e alternativa pode ser um potencial meio de comunicação para pessoas com múltiplas deficiências. O rastreamento ocular vem sendo utilizado como uma nova estratégia de avaliação em diversas áreas do conhecimento aliando o uso da tecnologia em benefício à saúde dos indivíduos (AMANTIS et al 2011). Este estudo justifica-se pela necessidade de se avaliar e de se obter um meio de comunicação suplementar e alternativa, que auxilie a realização de procedimentos para a reabilitação auditiva de pessoas com múltiplas deficiências. A partir disso, será possível verificar a viabilidade da tecnologia de rastreamento ocular como auxílio à avaliação audiológica básica, a seleção e indicação de próteses auditivas e como estratégia à avaliação de aspectos socioeconômicos e culturais, intervenção social, fonoaudiológica e psicológica. Nesse sentido,este projeto será de extrema relevância para a área da saúde, apontando as possibilidades de uso da tecnologia de rastreamento ocular de baixo custo e de alto custo, tornando seu uso mais acessível aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o acesso universal desta parcela da população a bens e serviços que garantam sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral, de acordo com os princípios do SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    6. 2013-2015. Avaliacao nao linear de padroes de flutuacao do tremor de Parkinson
      Descrição: Desenvolvimento de métodos, técnicas e instrumentos de caracterização de padrões de flutuação na amplitude do tremor em pacientes com doença de Parkinson, com base em índices de caracterização em séries de dados não lineares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador / Chrissie Ferreira de Carvalho - Integrante / Norberto Peña - Integrante / Lucas França Gabriel Souza França - Integrante / Thiago da Cruz Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    7. 2011-2013. Caracterizacao de sistemas complexos:Distribuicao fractal de habitat em florestas atlanticas. Redes de correlacao em atividades neural. Trajetorias do tremor de Parkinson.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Coordenador / Elaine Cristina - Integrante / Thiago da Cruz Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    8. 2010-2019. Determinacao da dimensao fractal da emissao de CO2 e propriedades do solo em areas agricolas de producao de cana-de-acucar
      Descrição: Projeto de Auxílio a Pesquisa/Bolsa de Mestrado, CNPq, proc. 552212/2010-5. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Newton LA SCALA JÚNIOR - Coordenador / Gener Tadeu Pereira - Integrante / Alan Rodrigo Panosso - Integrante / Elton da Silva Bicalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    9. 2010-2015. Modelagem Computacional de Sistemas Fisicos e Biologicos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Ernesto Borges - Integrante / Thierry Petit Lobão - Integrante / Fernando Brito Mota - Integrante / Caio Mário Castro de Castilho - Integrante / Suani Tavares Rubim de Pinho - Integrante / Roberto Rivelino de Melo Moreno - Integrante / Roberto Andrade - Coordenador / C. P. C. PRADO - Integrante / Aristóteles Góes-Neto - Integrante / Ana Tereza Costa Silva - Integrante / Tania Tome - Integrante / Sergio Azevedo - Integrante / Nazareno Ferreira de Medeiros - Integrante / Mario Jose de Oliveira - Integrante / Andre de Pinho Vieira - Integrante / S. R. SALINAS - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    10. 2010-2012. Denguenaweb
      Descrição: Desenvolvimento de um software para monitoramento on line de dados eidemiológicos de dengue. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Suani Tavares Pinho - Coordenador / Maria da Glória Teixeira - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    11. 2010-2011. METARECICLAGEM, REDE SOCIAL COMUNITARIA E CIDADANIA
      Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe um mecanismo de redução do lixo tecnológico em conjunto com o fomento simultâneo da inclusão sócio-digital, por meio da integração da MetaReciclagem com uma Rede Social Comunitária. Tais ações auxiliam no desenvolvimento de novas consciências sócio-ambientais nas comunidades-alvo, o que lhes proporcionará, por meio da capacitação tecnológica profissionalizante, progressos nas condições sócio- econômicas locais, de modo solidário e auto-sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves - Integrante / Hernane Borges de Barros Pereira - Integrante / Eduardo Manuel de Freitas Jorge - Integrante / Dante Augusto Galeffi - Integrante / Hugo Saba Pereira Cardoso - Coordenador / David Moises Barreto dos Santos - Integrante / José Henrique Miranda de Morais - Integrante / Claudia Pinto Pereira Sena - Integrante / Lucas Miranda de Oliveira Moreira - Integrante / Milene Vivas Miranda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    12. 2009-2010. Intercambio cientifico entre brasil e portugal para estudo de epidemiologia ambiental e molecular com enfase no uso de sistemas complexos na dinamica de infeccao da tuberculose e da dengue
      Descrição: : Ampliar o conhecimento sobre epidemiologia ambiental e molecular da tuberculose (TB) e da dengue, com ênfase no estudo da transmissão destas doenças pela utilização de sistemas complexos. Isto se dará mediante a formalização de um circuito de colaboração entre núcleos de ensino e pesquisa do Brasil e Portugal, bem como pelo fortalecimento dos grupos de investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Suani Tavares Rubim de Pinho - Integrante / Roberto Andrade - Integrante / Maurício Lima Barreto - Coordenador / Maria Gabriela Miranda Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    13. 2008-2011. Estudos clinico-epidemiologicos da Hanseniase em area endemica do Nordeste brasileiro
      Descrição: Análise da transmissão extra-domiciliar da hanseníase; levantamento a análise de redes de contato.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Roberto Andrade - Integrante / Suani Tavares Pinho - Integrante / Maurício Lima Barreto - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.
    14. 2007-2011. Estudo da distribuicao espacial e padroes de transmissao da Tuberculose em Salvador atraves de tecnicas moleculares e de analises de redes complexas
      Descrição: O projeto visa investigar a distribuição espacial dos casos de tuberculose em Salvador - Brazil em 2004 e 2007 combinando resultados das técnicas moleculares e da modelagem matemática em redes complexas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Suani Tavares Rubim de Pinho - Integrante / Roberto Andrade - Integrante / Maurício Lima Barreto - Coordenador / Maria da Glória Teixeira - Integrante / Theolis Barbosa - Integrante / Jamocyr Marinho - Integrante / Isabel Xavier - Integrante / Laura Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - FIOCRUZ - Cooperação / London School of Hygiene & Tropical Medicine - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Garcia Vivas Miranda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Excellence in Complementary Integrative Rehabilitation Medicine Poster Award, American Congress of Rehabilitation Medicine.. 2017.
      Membro: José Garcia Vivas Miranda.
    2. Menção honrosa no prêmio de incentivo a ciência e tecnologia para o SUS, Ministério da Saúde.. 2016.
      Membro: José Garcia Vivas Miranda.
    3. Prêmio de melhor artigo, II Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining.. 2013.
      Membro: José Garcia Vivas Miranda.
    4. Prêmio Inventor UFBA, Universidade Federal da Bahia.. 2013.
      Membro: José Garcia Vivas Miranda.
    5. Prêmio Almirante Franco, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.. 2009.
      Membro: José Garcia Vivas Miranda.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. First Joint Congress of the SEPEX, SEPNECA and AIP experimental. The time evolving functional brain networks. 2018. (Congresso).
    2. V Fórum de Tecnologia para Dispositivos Móveis - Desenvolvimento e Mercado.Formas de Avaliação e Fomento a Pesquisa. 2012. (Outra).
    3. EUROPEAN GOSCIENSES UNION GENERAL ASSEMBLY. 2009. (Outra).
    4. Complexidade, Mente, Avaliação e Saúde Mental. Complexidade, Mente, avaliação e Saúde Mental. 2007. (Congresso).
    5. XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Conexão preferencial de cliques: um modelo para as redes de associações entre palavras em um texto escrito. 2006. (Encontro).
    6. V Congreso sobre Erosión Hídrica. 2005. (Congresso).
    7. MEDYFINOL - 04. XIV Conference on Nonequilibrium Statistical Mechanics and Nonlinear Physics - MEDYFINOL - 04. 2004. (Congresso).
    8. Reunião reginonal da SBPC.Reunião reginonal da SBPC. 2004. (Outra).
    9. V SEMPPG.Seminário de pesquisa e pósgraduação. 2004. (Seminário).
    10. VIII Latin American Workshop on Nonlinear Phenomena.Física Estatística e Sistemas Complexos. 2003. (Oficina).
    11. XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Fisica da Matéria Condensada. 2003. (Congresso).
    12. V SEMANA DE FÍSICA DA UEFS.Fractais em Física: a Geometria da Natureza. 2002. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MIRANDA, José Garcia Vivas; Norberto Peña ; Costa, I. Innovations in assessment and rehabilitation in chronic pain. 2011. Congresso
    2. MIRANDA, José Garcia Vivas; MORENO, R. R. M. ; SILVA, Saulo C. de Souza. Seminário Interno de Pesquisa. 2005. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • José Garcia Vivas Miranda ⇔ Milena Botelho Pereira Soares (2.0)
      1. GALVÃO, Viviane Matos ; MIRANDA, José Garcia Vivas ; SOARES, Milena Botelho Pereira ; SANTOS, Ricardo Rbeiro dos. Modelo para a caracterização da rede complexa de diferenciação das células-tronco. Em: XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste - 25 a 28/10, 2006, João Pessoa - Paraíba. Livro de Resumos XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GALVÃO, Viviane Matos ; MIRANDA, José Garcia Vivas ; SOARES, Milena Botelho Pereira ; SANTOS, Ricardo Rbeiro dos. "A Model for cellular differentiation of mammals using complex networks. Em: I Simpósio Internacional sobre Células-Tronco, 2006, Salvador - Ba.. Livro de Resumos I Simpósio Internacional sobre Células-Tronco, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/07/2022 08:03:44