INCT da Internet do Futuro

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP. É pesquisador do LAMI - Laboratório de Acústica Musical e Informática. Dirige o Berro, selo digital voltado para produção de música experimental e arte sonora brasileira. Desde 2022 é editor da Revista Musica da USP. Graduou-se em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP e realizou seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música". Foi pesquisador associado e professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1997 a 2002. Durante esse período coordenou o CLM - Centro de Linguagem Musical juntamente com o compositor Silvio Ferraz. Atua como compositor musical e artista sonoro explorando práticas experimentais, processos interativos e o uso de recursos tecnológicos. Como pesquisador dedica-se ao campo da sonologia, com ênfase nos aspectos da cultura material e experimentalismo na música e nas artes sonoras. Entre 1994 e 1995 fez estágio como pesquisador associado no CNMAT - Center for New Music and Audio Technologies da Universidade da California em Berkeley desenvolvendo pesquisa sobre sistemas musicais interativos (Bolsa CNPq). Em 2003 realizou estágio como pesquisador visitante no Electronic Music Studio da McGill University em Montreal, Canadá (Bolsa Fapesp) e em 2006 no Ircam, em Paris (Bolsa Fapesp). Em 2008 foi compositor-residente no VICC-Visby International Centre for Composers, na Suécia. Em 2016 realizou estagio no CIRMMT - Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology da McGill University. É pesquisador do CNPq e autor de vários textos, entre eles os livros "Música: Processo e Dinâmica" (1993) e "Música e Mediação Tecnológica" (2009) e co-editor do livro "Make it Heard: a history of Brazilian Sound Art" (2019). Foi coordenador da área de Artes na Fapesp entre 2009 e 2021. Suas áreas de interesse são: sonologia, música e tecnologia, estudos do som, arte sonora, experimentalismo na música e acústica musical. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6685620485747756 (24/02/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 Cidade Universitária 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30914137 Ramal: 221 Fax: (11) 30914064 URL da Homepage: www.eca.usp.br/prof/iazzetta
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. Experimentalismo musical no contexto local
      Descrição: Este projeto busca explorar a questão do experimentalismo na música seguindo duas vertentes. Na primeira desenvolve-se a ideia de experimentalismo na música, não como contraposição ao pensamento musical do período Moderno, mas como parte essencial desse pensamento. Na segunda, propõe-se um resgate de produção experimental na música brasileira a partir da observação dos contextos e contingências locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
    2. 2014-2019. Experimento e Experimentalismo na Música
      Descrição: Este projeto investiga o papel do experimentalismo na criação musical recente explorando as perspectivas do ?experimento? e do ?experimental? em relação a questões colocadas pela modernidade e por um pensamento racionalista que dá fundação para a ciência moderna. Num segundo momento analisa a relação entre o experimentalismo vinculado às vanguardas do século XX e a atitude experimental em práticas mais recentes da música que frequentemente aparecem vinculadas ao termo experimental (circuit bending, improvisação livre, criações coletivas apoiadas em plataformas digitais, etc).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
    3. 2010-2014. Experimentação e Performance Musical com Mediação Tecnológica
      Descrição: O projeto busca investigar o aspecto da interatividade no âmbito de práticas musicais de caráter mais experimental e que eventualmente criam uma certa tensão em relação a modelos mais tradicionais de produção eletroacústica. Este projeto terá como foco as práticas musicais de caráter experimental mediadas tecnologicamente. O repertório analisado irá privilegiar a produção realizada a partir da década de 1990, quando aparentemente ocorre essa mudança de perspectiva na pesquisa ligada à produção e aplicação de ambientes interativos em música. Essa mudança está ligada, por um lado, a uma aproximação com estudos cognitivos em que a mediação corporal assume um papel preponderante (ver, por exemplo, M. Leman Embodied Music Cognition and Mediation Technology, 2007) e, por outro lado, à disseminação de uma atitude mais informal na utilização de tecnologias, que passam a fazer uso de interfaces readymade (ou mouse, controladores de vídeo game) ou low fi (circuit bending, resgate de aparelhos analógico e mecânicos).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
    4. 2009-2013. MOBILE: Processos Musicais Interativos
      Descrição: Este projeto tem como tema central a utilização e desenvolvimento de processos interativos no âmbito da produção musical mediada tecnologicamente. São abordados aspectos teóricos e conceituais dos processos interativos, bem como a produção de sistemas interativos de composição, performance e auralização. Os trabalhos estão agrupados em quatro linhas de pesquisa que funcionam de maneira integrada: 1) Sonologia; 2) Desenvolvimento de sistemas interativos; 3) Produção artística com sistemas interativos; 4) Acústica musical, psicoacústica e auralização. O objetivo do projeto é constituir um corpo de pesquisa e criação musical apoiados em processos interativos. Esses processos envolvem questões como mobilidade, espacialidade, criação de sistemas e interfaces, mapeamento de gestos, análise de repertório e produção artística interativa. Embora o foco esteja na produção musical, quatro áreas principais irão atuar de maneira integrada: a música, as artes visuais, a ciência da computação e a engenharia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador / Silvia Laurentiz - Integrante / Flavio Soares - Integrante / Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Rogério Luiz Moraes Costa - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Cesar Villavicencio - Integrante / Régis Rossi A. Faria - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
      Descrição: Desenvolvimento de pesquisa científica sobre a utilização de novas tecnologias na produção artística, com foco em música interativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) . Integrantes: Fabio Kon - Integrante / Fernando Iazzetta - Coordenador / Nelson Posse Lago - Integrante / Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabio Kon.
    5. 2007-2010. Música Interativa e Mediação Tecnológica
      Descrição: Este projeto busca investigar a passagem de um pensamento musical focado na questão da escuta estabelecido no decorrer do século XX para uma situação em que ambientes interativos trazem a tona as ações processuais envolvidas com a performance. O fio condutor da pesquisa é a mediação tecnológica que vai dar suporte ao surgimento de diversos ambientes de criação e escuta musical, cujas dinâmicas revertem na formação gêneros específicos. Paralelamente a essa investigação estaremos dando continuidade a projetos composicionais em que as obras são criadas em simbiose com o desenvolvimento de ambientes interativos de composição. Dessa maneira pretende-se integrar um trabalho reflexivo com uma produção musical que esteja em ressonância com essa reflexão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
    6. 2003-2007. Ambientes Musicais Integrados
      Descrição: Esta pesquisa irá analisar algumas das transformações ocorridas nos modos de produção musical a partir da proliferação de meios eletrônicos e digitais nos anos 90. Essas transformações decorrem de uma reorganização da cadeia mais ou menos estável formada pelo compositor, intérprete e ouvinte na história da musica ocidental. Em grande medida essa reorganização é imposta pelos chamados "ambientes tecnológicos" à medida em que os mesmos vão sendo incorporados em diversos estágios da criação e produção musical. Esse processo, cujo germe pode ser detectado já no final do século XIX com a invenção dos meios de gravação e reprodução sonora (fonógrafo e gramofone) passa a atuar de modo mais direto a partir dos anos de 1950 com o advento da música eletroacústica. O estúdio eletroacústico e a possibilidade de se realizar música por meio de alto-falantes e sem a mediação de interpretes são alguns dos elementos que colocaram em xeque a estabilidade da cadeia compositor/intérprete/ouvinte. Termos como "música sobre suporte" e "música acusmática" vão surgir para dar conta dos novos modos de produção e recepção musical. Este projeto de pesquisa visa investigar como ocorrem alguns desses processos ligados à produção musical com auxílio tecnológico e apontar algumas maneiras em que esses ambientes tecnológicos podem ser explorados. Por trás disso há uma preocupação no sentido de desvendar como e em que medida essas novas tecnologias vêm modificando a produção musical e, conseqüentemente, a própria música.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 39
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
    7. 2002-2006. Projeto e simulação acústica de ambientes para escuta musical
      Descrição: Este projeto de pesquisa se concentra na investigação de questões relacionadas ao projeto, controle e tratamento acústico de ambientes destinados a atividades musicais. Serão investigados os principais aspectos determinantes da qualidade acústica de um ambiente, que têm influência na produção e recepção de material musical. O projeto estará concentrado inicialmente na investigação de salas de pequeno porte para uso musical (auditórios, estúdios, home-theaters, salas de cinema, pequenos teatros, salas de aula), embora suas realizações possam ser expandidas para outros tipos de ambientes. O centro do projeto está na produção de um software (ACMUS) que será utilizado na investigação, medição e simulação de comportamento acústico em pequenas salas. Esse programa irá empregar ferramentas avançadas da Ciência da Computação, incluindo metodologias de desenvolvimento de software baseado em componentes e técnicas de otimização e heurísticas. O sistema será utilizado no projeto e reformulação de salas destinadas à música, bem como na investigação de diversos parâmetros acústicos que influenciam a produção e recepção musicais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Coordenador / Flavio Soares - Integrante / Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Márcio Avelar - Integrante / Fabio Kon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 37
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.
    8. 1997-2001. Ambiente de composição e performance com suporte tecnológico
      Descrição: O projeto teve por foco o estudo da relação entre compositor e ambiente de composição com suporte tecnológico. Duas perspectivas foram privilegiadas no projeto: um estudo criítico musicológico e a construção de sistemas de composição e performance musical com auxíllio de computador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta - Integrante / Silvio Ferraz - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (127)
    1. Coloquio Investigación - Creación. Pontificia Universidad Javeriana. .05/10/2021.El hallazgo por la escucha: investigación y creación sonora en el contexto del NuSom. 2021. (Seminário).
    2. DAT - 3o Simpósio Design, Arte e Tecnologia, de 18 a 19 de novembro de 2021..Música, Arte, Tecnologia. 2021. (Simpósio).
    3. SomaRumor - 2.o Encontro Latino Americano de Arte Sonora - 28/10/2021 -.Make it Heard. 2021. (Encontro).
    4. Study days on music and ecology.Music and Ecology. 2021. (Encontro).
    5. Feira USP e as Profissões 2020. apresentação dos cursos de graduação. 2020. (Feira).
    6. XXX Congresso da Anppom (Coordenador da área de musicologia e participante na Mesa-redonda: Perspectivas para a formação de pesquisadores em Música ). Mesa-redonda: Perspectivas para a formação de pesquisadores em Música (Participantes: Aloysio Fagerlande, Clifford Korman, Fernando Iazzetta, Heloisa Valente, Luis Ricardo Queiroz, Paulo Castagna). 2020. (Congresso).
    7. 17th Brazilian Symposium on Computer Music.The politics of computer music. 2019. (Simpósio).
    8. II Seminário Internacional Convergências.Frank. 2019. (Seminário).
    9. Seminário Arte, Música, Física e Psicanálise - Instituto de Estudos Avançados - USP (30-08-19).Música e Experimentalismo. 2019. (Seminário).
    10. 14.o Encontro de Música e Mídia.Escutas, subjetividades e materialidades. 2018. (Encontro).
    11. III Encontro da TeMA (AssociaçÃo Brasileira de Teoria e Análise Musical.A música inventa a teoria; o 'hoje' inventa o futuro. 2018. (Encontro).
    12. SiMN 2018, Simpósio Internacional de Música Nova - Curitiba, 17-21/09/2018.Mesa-redonda sobre música experimental e arte sonora; concerto com o Ensemble Nih-Nik; workshop sobre Notação Verbal. 2018. (Simpósio).
    13. Simposio Internacional de Arte Sonoro - Mundos Sonoros: Cruces, Circulaciones, Experiencias.?Nendú: un posible archivo de arte sonoro brasileño? (co-autoria com Rui Chaves); "La serie ¿Música? - arte sonoro desde contextos locales" (co-autoria com Lílian Campesato). 2018. (Simpósio).
    14. XXVIII Congresso da Anppom - Participação em Mesa-Redonda. Ser 'modesto' e ser moderno: o caso da música experimental; Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser: considerações a partir de First Music for Marcia Hafif, de Antoine Beuger; Sonificação como art-science: três lógicas de interdisciplinaridade, tr. 2018. (Congresso).
    15. 2.o Encontro dos Grupos de Pesquisa do IA-Unesp (24-25/05/2017, Mesa-Redonda: O Papel dos Grupos de Pesquisa na Universidade Pública - com José Augusto Chaves Guimarães e Milton Sogabe).O Papel dos Grupos de Pesquisa na Universidade Pública. 2017. (Encontro).
    16. IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 7 a 9 de junho de 2017 (mediador junto à mesa redonda "Transdução e transcodificação: análise musical mediada por computadores" ).Transdução e transcodificação: análise musical mediada por computadores. 2017. (Encontro).
    17. Seminário 50 Anos da ECA-USP: Contribuições da ECA-USP na Construção do Campo Acadêmico das Artes e das Comunicações no Brasil.participou como expositor(a) do Painel 3: 50 ANOS ECA-USP: Conquistas, contribuições e perspectivas para o campo das Artes e das Comunicações. 2016. (Seminário).
    18. A zona limítrofe da performance (mesa redonda dentro do ciclo 'O que não é Performance?', realizado entre 3 e 26 de março. no Centro Universitário Maria Antonia. - com Artur Matuck e Marcelo Denny.O que não é performance?. 2015. (Encontro).
    19. Ciclo de Palestras do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.Universidade e Pós-Graduação no Brasil. 2015. (Seminário).
    20. Forum Ircam Hors le Murs.Concerto e suporte. 2015. (Encontro).
    21. II Simpósio Internacional A vida secreta dos objetos: ecologia da midia. 2015. (Simpósio).
    22. O que não é Performance? 12 de março, Mesa-redonda: Ruídos do/no corpo: tecnologia, música e vídeo na performance, com Fernando Iazzetta, Artur Matuck, Marcelo Denny e Victor Negri).Zona limítrofe: os diversos campos artísticos e suas especificidades. 2015. (Seminário).
    23. Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa.Concerto Ensemble NuSom. 2015. (Seminário).
    24. Vinil pra quem ouviu e pra quem nunca viu (participação em mesa-redonda - evento realizado no SESC Santos) - 16/04/2015.Reflexões sobre as mudanças do vinil e a transformação para a música digital. 2015. (Encontro).
    25. V Seminário de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes - USP.O Núcleo de Pesquisas em Sonologia da ECA-USP. 2015. (Seminário).
    26. Workshop: linhas de fomento Fapesp.Linha de Fomento da Fapesp. 2015. (Outra).
    27. XXV Congresso da Anppom - Participação em Mesa-Redonda. Formação de artistas no ensino superior e seus vínculos com a pesquisa e o ensino. 2015. (Congresso).
    28. 1.o Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional.Experimenting with sound at NuSom. 2014. (Simpósio).
    29. 12o Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. Grades curriculares na educação em áudio. 2014. (Congresso).
    30. 2nd International Conference of the European Sound Studies Assocation: Sound Studies - Mapping the Field (June 27-29, Copenhagen). Connecting the field: sound studies at NuSom. 2014. (Congresso).
    31. Journées d?Informatique Musicale.Experimenting with transformation. 2014. (Simpósio).
    32. Keep it simple, make it fast: underground music scenes and DIY cultures (Porto, 8-11 July). Circuit-bending and DIY culture. 2014. (Congresso).
    33. Performa Clavis Internacional 2014 (mesa redonda: A produção artística enquanto produção científica; com Eduardo Monteiro e Sergio Adorno).A produção artística enquanto produção científica: instrumentos de avaliação da produção artística.. 2014. (Simpósio).
    34. XI Simpósio de Arte-Educação: Dialogando com as tecnologias (UNICENTRO - 08-12/09/2014).Entre o experimento e a experimentação (palestra) - Explorando ferramentas para interação e improvisação musical (oficina). 2014. (Simpósio).
    35. X Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM (Campinas, 26 a 29 de maio).Cognição, experimento, experimentalismo. 2014. (Simpósio).
    36. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia. 2014. (Congresso).
    37. Música e Ecologia Sonora - Cem Ruidos.Ruído na escuta: experiência e experimentalismo. 2013. (Encontro).
    38. XXI Congresso da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. Ciência, tecnologias e inovação no Brasil: perspectivas para produção de conhecimento em educação musical. 2013. (Congresso).
    39. XXIII Congresso da Anppom - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Ciência, arte, tecnologia e inovação: diálogos possíveis (mesa redonda). 2013. (Congresso).
    40. EIMAS - Encontro Internacional de Música e Arte Sonora (ev11 a 14/09/2012).Experimento e Experimental: tensões entre música, técnica e ruídio (Palestra realizada em colaboração com Lílian Campesato) - Mesa redonda com o título O Ofício do compositor hoje, com Marcos Scarassatti e Luis Eduardo Castelões.. 2012. (Encontro).
    41. Encontro "Journal of Arts": O conceito de pesquisa na pesquisa em artes. Evento promovido pela CAPESP..Experimentos sensíveis: convergindo pesquisa e produção musical experimental. 2012. (Encontro).
    42. Encuentros de Investigacion y Creacion Espacio KLEM 2012.Música e Experimentação Criativa. 2012. (Encontro).
    43. I Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas.Música Contemporânea na Universidade. 2012. (Outra).
    44. III UbiMus - Worshop em Música Ubíqua - 4-6/05/2012, IME/USP.Mesa-redonda: A improvisação livre e os novos recursos eletrônicos de processamento digital; Mesa-redonda: Perspectivas e desafios para a música ubíqua (participacão de Cesar Villavicencio e rogério Luiz M. Costa). 2012. (Encontro).
    45. V Encontro de Pesquisa - Núcleo de Pesquisa José Maria Neves - Conservatório Brasileiro de Música (20.08.2012).Pesquisa científica e pesquisa artística. 2012. (Encontro).
    46. XXII Congresso da Anppom - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Diretrizes para pesquisa e a formação pós-graduada na área de música (mesa redonda). 2012. (Congresso).
    47. A Música e suas Medidas - Cátedras do IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - UFMG - 01/07/2011.Música e Interatividade. 2011. (Seminário).
    48. Fundamental Dança (apresentação de comentários sobre palestras realizadas anteriormente sobre o tema Música e Dança, participação de Sayonara Pereira, coordenação geral Cáasia Navas).Música e Dança. 2011. (Encontro).
    49. I Diálogos ECA: Tecnologias em Comunicações e Artes.Projetos desenvolvidos na área de música e tecnologia no Departamento de Música da ECA/USP. 2011. (Seminário).
    50. II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Técnica como meio, processo como fim. 2011. (Simpósio).
    51. Performa'11 - Encontros de investigação em performance. Performance na música experimental / Grupo MusicaFicta: a preparação do ambiente da livre-improvisação. 2011. (Congresso).
    52. School of Creative Arts Semminars (Queen's University, Belfast).Creative experimentation in the MOBILE Project. 2011. (Seminário).
    53. USP and NUI Maynooth Research Seminar (National Unversity of Ireland).Research and creative experimentation in the MOBILE project. 2011. (Seminário).
    54. Visiones Sonoras - VII Festival Internacional de Musica y Nuevas Tecnologias (CMMAS, 26 a 29/10/2011).Technique, performance and experimentation. 2011. (Outra).
    55. XXI Seminário Nacional de Pós-Graduação (promovido pela Anppom, 07 a 10/04/2011)).A relação dos programas de pós-graduação com as agências de fomento no Brasil. 2011. (Seminário).
    56. 2.o Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.Novos Contextos da Retórica Musical. 2010. (Encontro).
    57. Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras.Música e Arte Sonora na Perspectiva da Sonologia (Mesa Redonda). 2010. (Encontro).
    58. Fundamental Danca (Moderação da Mesa Redonda com Denise Garcia e Graziela Rodrigues).Dança + Música. 2010. (Encontro).
    59. I Seminário de Pesquisa da ECA.Palestra de Abertura: Pesquisa em Artes. 2010. (Seminário).
    60. I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - Simpom -.Música, Técnica e Metier. 2010. (Simpósio).
    61. IV Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicsa. Pesquisa Científica e Pesquisa Artística. 2010. (Congresso).
    62. VI Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Artes Cênicas). A pesquisa em ciência e em arte. 2010. (Congresso).
    63. XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa em Música. A pesquisa em sonologia: trajetória e perspectivas. 2010. (Congresso).
    64. 5.o Encontro Música e Mídia (ECA-USP).O que escutamos?. 2009. (Encontro).
    65. Audio Engineering Society (AES) Conference. Medição Acústica com o Programa Acmus. 2009. (Congresso).
    66. Electroacoustic Music Studies (EMS) International Conference (participação em mesa-redonda). Means of increasing the impact of electroacoustic music in the future. 2009. (Congresso).
    67. Encontro com compositores do Departamento de Música da USP.Obras electroacúsiticas. 2009. (Encontro).
    68. I Encontro Nacional de Análise Musical.Emoção e Significação na Música Eletroacústica. 2009. (Encontro).
    69. XIX Congresso da Anppom (Coordenador do Grupo de Trabalho em Sonologia; participante na mesa-redonda "Sub-áreas não-nucleadas e a Anppom" e apresentação de obra em concerto). Grupo de Trabalho em Sonologia e Mesa Redonda. 2009. (Congresso).
    70. 4.o Encontro de Música e Mídia - Evento realizado entre 17 e 19 de setembro de 2008 na Escola de Comunicações e Artes da USP (Moderador de Mesa Redonda com participação de Paulo Chagas, João MArcos Coelho e Anselmo Guerra).Gilberto e Willy: ética e estética. 2008. (Encontro).
    71. 5th Sound and Music Computing Conference. Space Resonating Through Sound. 2008. (Congresso).
    72. III Seminário Música Ciência Tecnologia: Sonologia (Organizador do evento realiz)ado entre 8 e 9 de maio de 2008 na ECA/USP).Sonologia. 2008. (Seminário).
    73. Música: cultura em movimento (Encontro realizado no Sesc Pinheiros entre 11 e 13/06/2008).Formação dos novos profissionais em movimento (13/06/2008). 2008. (Encontro).
    74. 11.o Simpósio Brasileiro de Computação Musical.AcMus Project - A Practical Introduction to Room Acoustics Measurement. 2007. (Simpósio).
    75. Inaudito: IX Festival Internacional de Música Contemporánea - Bogotá - 13-21/11/2007.Conferência: Espetáculos Multimedia Interactivos; Concerto de Música Eletroacústica. 2007. (Outra).
    76. Pós-Graduação: Avaliação e Planejamento - ANPPOM.Programa de Pós-Graduação em Música - ECA/USP. 2007. (Seminário).
    77. V Semana de Integração Acadêmica, UNIRIO, 11 a 14/06/2007.O Ambiente e as Interfaces do Conhecimento. 2007. (Encontro).
    78. XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Apresentação da obra eletroacústica: Toementa em Capos Ferteis. 2007. (Outra).
    79. XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Música eletroacústica e engajamento político na obra de Luigi Nono. 2007. (Congresso).
    80. Colloque International - Écriture du temps et de l´interaction - Ircam. 2006. (Simpósio).
    81. Danse et technologie: captation et analyse du mouvement. 2006. (Oficina).
    82. Festival Agora - rencontres Technologiques Résonances, Ircam. 2006. (Encontro).
    83. II Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso.Música Interativa: a performance como composição. 2006. (Encontro).
    84. IV Encontro Nacional de Compositores Universitários.Sonologia. 2006. (Encontro).
    85. Seminário Pós-Gradução em Música: Avaliação e Planejamento.Seminário Pós-Gradução em Música: Avaliação e Planejamento. 2006. (Seminário).
    86. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Som, espaço e tempo na arte sonora. 2006. (Congresso).
    87. 10.o Simpósio Brasileiro de Computação e Música.10.o Simpósio Brasileiro de Computação e Música. 2005. (Simpósio).
    88. 15.o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 15.o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2005. (Congresso).
    89. 9.a Convenção da Sociedade de Engenharia de Áudio.9.a Convenção da Sociedade de Engenharia de Áudio. 2005. (Outra).
    90. II Seminário Música Ciência Tecnologia.II Seminário Música Ciência Tecnologia. 2005. (Seminário).
    91. Internoise 2005: 34th International Congress and Exposition on Noise Control Engineering. Internoise 2005: 34th International Congress and Exposition on Noise Control Engineering. 2005. (Congresso).
    92. Seminário Pós-Graduação em Música: avaliação e planejamento.Seminário Pós-Graduação em Música: avaliação e planejamento. 2005. (Seminário).
    93. Seminários de COmputação Musical.Seminários de Computação Musical (Palestra). 2005. (Seminário).
    94. Visiones Sonoras: Festival Internacional de Música y Nuevas Tecnologias.Visiones Sonoras: Festival Internacional de Música y Nuevas Tecnologias. 2005. (Outra).
    95. 2.o Fórum de Pesquisa em Arte: Arte, Corpo e Tecnologia.2.o Fórum de Pesquisa em Arte. 2004. (Outra).
    96. Encontro MusArtS - (V Bimesp).Painel do MusArtS. 2004. (Encontro).
    97. Festival Música Viva.Festival Música Viva. 2004. (Outra).
    98. II Encontro Nacional de Compositores Universitários.Encontro Nacional de Compositores Universitários. 2004. (Encontro).
    99. I semana de Ensaios Musicais.I Semana de Ensaios Musicais. 2004. (Outra).
    100. I Seminário Música Ciência e Tecnologia: Acústica Musical.I Seminário Música Ciência e Tecnologia: Acústica Musical. 2004. (Seminário).
    101. I Simpósio de Música Contemporânea: Brasil - Colômbia.I Simpósio de Música Contemporânea: Brasil - Colômbia. 2004. (Simpósio).
    102. IV Congresso Ibero-Americano de Acústica e European Acoustics Symposium. IV Congresso Ibero-Americano de Acústica e European Acoustics Symposium. 2004. (Congresso).
    103. Pós-Graduação em Músic: avaliação e planejamento.Seminário da ANPPOM: Pós-Graduação em Músic: avaliação e planejamento. 2004. (Seminário).
    104. Symposium on System Research in the Arts.6th Symposium on System Research in the Arts: Music, Environmental Design, and the Choreograpy of Space. 2004. (Simpósio).
    105. VI Fórum do Centro de Linguagem Musical.VI Fórum do Centro de Linguagem Musical. 2004. (Outra).
    106. III Encontrto Internacional de Música Eletroacúistica.III Encontrto Internacional de Música Eletroacúistica. 2003. (Encontro).
    107. IX Encontro Universitário de Música Contemporânea - Movimento Ritmo e Som.O Tempo na Composição Contemporânea. 2003. (Encontro).
    108. IX SImpósio Brasileiro de Computação e Música.IX Simpósio Brasileiro de Computação e Música. 2003. (Simpósio).
    109. Simpósio Brasileiro MusArtS-IRCAM.Simpósio Brasileiro MusArtS. 2003. (Simpósio).
    110. XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (trabalho apresentado: Tecnologia, Escuta e Conflito de Gêneros). XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2003. (Congresso).
    111. F.I.L.E. - Festival Internacionacional de Arte Eletrônica.F.I.L.E. Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado entre 09 e 22/08/2002. 2002. (Outra).
    112. II SEPEM - Seminário de Pesquisa em Música.II SEMPEM Seminário de Pesquisa em Música, promovido pelo Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG entre 20 e 22/06/2002. 2002. (Seminário).
    113. IV Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos.IV Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, realizado entre 25/05 e 01/06/2002 em Belo Horizonte. 2002. (Encontro).
    114. V Fórum do Centro de Linguegem Musical.V Fórum do Centro de Linguagem Musical, realizado entre 28 e 30 de outubro de 2002. 2002. (Outra).
    115. I Fórum Catarinense de Musicoterapia.I Fórum Catarinense de Musicoterapia. 2001. (Outra).
    116. II Seminário ANPPOM-Programas de Pós-Gradução em Música.II Seminário ANPPOM-Programas de Pós-Gradução em Música. 2001. (Seminário).
    117. II Encontro de Música Eletroacústica.II Encontro de Música Eletroacústica. 1997. (Encontro).
    118. III Simpósio Brasileiro de Computação e Música.III Simpósio Brasileiro de Computação e Música. 1997. (Simpósio).
    119. VI International Congress of the International Association for Semiotic Studies. VI International Congress of the International Association for Semiotic Studies. 1997. (Congresso).
    120. X Encontro Anual da ANPPOm. X Encontro Anual da ANPPOM. 1997. (Congresso).
    121. 48.a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.48.a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1996. (Outra).
    122. III Simpósio Brasileiro de Computação e Música.III Simpósio Brasileiro de Computação e Música. 1996. (Simpósio).
    123. International Computer Music Conference. International Computer Music Conference. 1995. (Congresso).
    124. Society for Music Perception and Cognition Conference. Society for Music Perception and Cognition Conference. 1995. (Congresso).
    125. VIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica.VIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica. 1995. (Simpósio).
    126. I Simpósio Brasileiro de Computação e Música.I Simpósio Brasileiro de Computação e Música. 1994. (Simpósio).
    127. Percussive Arts Society International Convention.Percussive Arts Society International Convention. 1987. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. IAZZETTA, Fernando; Bonafé, V. ; Donato, D. ; Lima, H.S. ; Antar, M. ; Dantas, Y. ; Holderbaum, F.. Sonologia 2019 - I/O - International Conference on Sound Studies - São Paulo - 9 a 12/04/2019. 2019. Congresso
    2. QUEIROZ, M. ; IAZZETTA, Fernando. CMMR 2016 - 12th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (Organizador do evento (juntamente com Marcelo Queiroz) realizado enter 5 e 8 de julho. 2016. Congresso
    3. IAZZETTA, Fernando; Rui Chaves ; CAMPESATO, Lílian. Sonologia 2016 - Out of Pahse (International Conference on Sound Studies) - Chair. 2016. Congresso
    4. IAZZETTA, Fernando; COSTA, R. L. M.. IV Seminário Música Ciência Tecnologia. 2012. Congresso
    5. IAZZETTA, Fernando. Simpósio Internacional Villa-Lobos. 2009. (Congresso).. . 0.
    6. IAZZETTA, Fernando. III Seminário Música Ciência e Tecnologia: Sonologia. 2008. (Outro).. . 0.
    7. KON, Fabio ; IAZZETTA, Fernando. 11.o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (Chair). 2007. Congresso
    8. IAZZETTA, Fernando. ¿Música? :: Música Eletrônica Performance Imagem. 2006. (Concerto).. . 0.
    9. IAZZETTA, Fernando; ARRUDA, José Roberto de França ; BERTOLI, Stellamaris Rola ; MANNIS, José Augusto. II Seminário Música Ciência e Tecnologia. 2005. Outro
    10. IAZZETTA, F. ; QUEIROZ, M. G. ; KON, F.. I Seminário Música Ciência e Tecnologia: Acústica Musical. 2004. Congresso
    11. IAZZETTA, Fernando; COSTA, R. L. M. ; VERMES, Viviana Mônica. VI Fórum do Centro de Linguagem Musical. 2004. Outro
    12. IAZZETTA, Fernando; FERRAZ, Silvio. V Fórum do Centrro de Linguagem Musical. 2002. Outro
    13. IAZZETTA, Fernando; BRETAS, L.. XIII Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2001. Congresso
    14. IAZZETTA, Fernando; FERRAZ, Silvio. IV Forum do Centro de Linguagem Musical - PUCSP. 2000. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta ⇔ Fabio Kon (10.0)
      1. Queiroz, Marcelo ; Iazzetta, Fernando ; Kon, Fabio ; Gomes, Márcio Henrique A. ; Figueiredo, Fábio L. ; Masiero, Bruno ; Ueda, Leo K. ; Dias, Luciana ; Torres, Mário Henrique C. ; Thomaz, Leandro F.. AcMus: an open, integrated platform for room acoustics research. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso). v. 14, p. 87-103, issn: 0104-6500, 2008.
      2. IAZZETTA, Fernando; KON, Fabio. Downloading Musical Signs. European Journal for Semiotic Studies. v. 13, n. 1-2, p. 273-284, issn: 1015-0102, 2001.
      3. IAZZETTA, Fernando; KON, Fabio. La música en Internet: ¿un sueño o una realidad (virtual)?. Em: Eduardo R. Miranda. (Org.). in Música y Nuevas Tecnologias - Perspectivas para el Siglo XXI. Barcelona. : ACC L'Angelot. 1999.v. 1, p. 103-118.
      4. IAZZETTA, Fernando; UEDA, Leo Kazuhiro ; KON, Fabio. An Open-Source Platform for Musical Room Acoustics Research. Em: International Congress and Exposition on Noise Control Engineering, v. 1, p. 1-10, 2005.
      5. IAZZETTA, Fernando ; KON, Fabio ; QUEIROZ, Marcelo Gomes de ; CORREA DA SILVA, F. S. ; GOMES, Marcio de Avelar. Acmus: Computational Tools for Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics. Em: IV Congresso Iberoamericano de Acústica, v. 1, p. 1-8, 2004.
      6. IAZZETTA, Fernando; KON, Fabio ; SOARES, Flavio ; YILI, Y.. Estimadores de qualidade para pequenas salas destinadas a atividades musicais. Em: IX Simpósio Brasileiro de COmputação e Música, v. 9, p. 163-172, 2003.
      7. IAZZETTA, Fernando ; KON, F. ; CORREA DA SILVA, F. S.. ACMUS: Design and Simulation of Musical Listening Environments. Em: VIII Simpósio Brasileiro de Computação e Música, v. 1, p. 1-7, 2001.
      8. IAZZETTA, Fernando; KON, Fabio. A Música Efêmera da Internet. Em: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pos-Graduação em Música (ANPPOM), v. 1, p. 35-40, 1998.
      9. IAZZETTA, Fernando; KON, Fabio. Internet Music: Dreaming or (Virtual) Reality. Em: V Simpósio Brasileiro de Computação e Música, v. 3, p. 69-81, 1998.
      10. IAZZETTA, Fernando; KON, Fabio. Maxannealing: A tool for algorithmic composition based on simulated annealing. Em: II Simpósio Internacional de Computação e Música, p. 16-22, 1995.

    • Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta ⇔ Marcelo Gomes de Queiroz (4.0)
      1. Queiroz, Marcelo ; Iazzetta, Fernando ; Kon, Fabio ; Gomes, Márcio Henrique A. ; Figueiredo, Fábio L. ; Masiero, Bruno ; Ueda, Leo K. ; Dias, Luciana ; Torres, Mário Henrique C. ; Thomaz, Leandro F.. AcMus: an open, integrated platform for room acoustics research. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso). v. 14, p. 87-103, issn: 0104-6500, 2008.
      2. ARANGO, J. J. ; Tomiyoshi, M. ; QUEIROZ, M. ; IAZZETTA, Fernando. Brazilian Challenges for Network Music. Em: Sound and Music Computing Conference 2013, v. 1, p. 453-460, 2013.
      3. SCHIAVONI, F. ; QUEIROZ, M. ; IAZZETTA, Fernando. Medusa - a distributed sound environment. Em: LAC'2011 - Linux Audio Conference, v. 1, p. 149-156, 2011.
      4. IAZZETTA, Fernando ; KON, Fabio ; QUEIROZ, Marcelo Gomes de ; CORREA DA SILVA, F. S. ; GOMES, Marcio de Avelar. Acmus: Computational Tools for Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics. Em: IV Congresso Iberoamericano de Acústica, v. 1, p. 1-8, 2004.

    • Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta ⇔ Flavio Soares Correa da Silva (2.0)
      1. IAZZETTA, Fernando ; KON, Fabio ; QUEIROZ, Marcelo Gomes de ; CORREA DA SILVA, F. S. ; GOMES, Marcio de Avelar. Acmus: Computational Tools for Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics. Em: IV Congresso Iberoamericano de Acústica, v. 1, p. 1-8, 2004.
      2. IAZZETTA, Fernando ; KON, F. ; CORREA DA SILVA, F. S.. ACMUS: Design and Simulation of Musical Listening Environments. Em: VIII Simpósio Brasileiro de Computação e Música, v. 1, p. 1-7, 2001.

    • Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta ⇔ Antonio Deusany de Carvalho Junior (1.0)
      1. Stolfi, A. ; Barthet, M. ; GORODSCY, F. ; Carvalho Junior, A. D. ; IAZZETTA, Fernando. Open band: Audience Creative Participation Using Web Audio Synthesis. Em: Web Audio Conference, v. 1, 2017.




Data de processamento: 01/07/2025 10:12:49