INCT da Internet do Futuro

Ciro Biderman

Ciro Biderman is a Professor in the graduate and undergraduate programs in public administration at Fundação Getulio Vargas (FGV); Director of FGV Cidades and associated research at the Center for the Study of the Politics and Economics of the Public Sector (CEPESP/FGV). He got his PhD in economics at FGV/EAESP on 2001 and his postdoc in Urban Economics at DUSP/MIT on 2007. His research interests include urban and regional economics focused on urban public policies at the sub-national level, with particular emphasis on transportation, land policies and its interaction with real estate markets and transport costs. He was the Chief of Staff of São Paulo Transit Company (SPTrans) from 2013 to 2015 and the Chief of Innovation Officer for the Mayor of São Paulo during 2016. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6614611673012628 (22/01/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Getulio Vargas - SP. Rua Itapeva, 474 - 11º andar - Deptº PAE Bela Vista 01332-000 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 37993374 URL da Homepage: http://www.fgvsp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (23)
    1. 2022-Atual. CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas
      Descrição: O CIDADES está preocupado com um problema particular de muitos países, mas bastante contundente no Brasil e no Estado de São Paulo: a distribuição espacial da renda onde as populações mais vulneráveis moram na periferia das cidades distantes dos postos de trabalho, estudo e de uma série de atividades complementares que influenciam na sua formação. Essa preocupação se deve ao fato de que essa distribuição desigual do espaço por faixa de renda acaba reduzindo as oportunidades ainda mais para as populações mais carentes. O CIDADES pretende trabalhar em quatro estratégias para aumentar as oportunidades das populações mais pobres morando nas periferias das cidades: 1. melhorando a mobilidade dessas pessoas para acessar com mais qualidade e mais rapidamente as oportunidades concentradas nos centros de negócio. 2. ajudando a criar políticas de habitação social que permitam que a população mais carente tenha a possibilidade de se localizar em áreas mais centrais. 3. Levando atividades de cultura, esporte, lazer e de ensino complementar, com ênfase em alfabetização digital e 4. Colaborar com o avanço do ensino à distância universal. Para que essa contribuição seja efetiva é necessário inovar nas políticas públicas que hoje em dia não conseguem atenuar esse problema tão grave. Para isso, o CIDADES pretende contribuir com o desenho de políticas públicas urbanas propondo soluções inovadoras para as prefeituras parceiras desse projeto trazendo as empresas para esse desenho conjunto. Em mobilidade há uma oportunidade de se integrar de maneira muito mais intensa os modais em particular as novas formas trazidas pelos aplicativos de e-hailing. Em habitação social existe a oportunidade de se utilizar o estoque de imóveis se aproveitando dos avanços nas plataformas de locação de imóveis. Na oferta de atividades há um ativo subutilizado, as escolas que já possuem estrutura para seu uso em horários fora do período escolar para complementar a educação de seus alunos, mas também se inserir na comunidade. Finalmente, os investimentos realizados pelas prefeituras no ensino à distância representam uma oportunidade de gerar uma plataforma universal de acesso a recursos que não dependem do seu local de moradia. A contribuição da academia no desenho dessa política, na definição de projetos pilotos e na avaliação dos impactos desses pilotos para melhorar o desenho das políticas para uma população mais ampla, é o que pretendemos entregar ao longo desses cinco anos de projeto. Para tal será criado um laboratório de experimentos bem como um laboratório de inovação aberta dentro do centro onde as três esferas (governo, setor privado e academia) possam se unir para desenvolver essas políticas baseadas em evidências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (14) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata - Integrante / Maurício Aguiar Serra - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Ricardo Corrêa Gomes - Integrante / Sergio Pinheiro Firpo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ciro Biderman.
    2. 2021-2023. Analysis of Shared Streets
      Descrição: O objetivo final deste projeto é entender como seria possível alterar a distribuição modal aumentando a participação dos modais ativos na cidade de São Paulo por meio de medidas pontuais e genéricas. Em termos de medidas genéricas, nosso foco será em calçadas. Através de propostas regulatórias e de investimento, o projeto pretende dar caminhos para melhorar a qualidade das calçadas, bem como aumentar o espaço destinado a pedestres na cidade. Em termos pontuais, o objetivo é aumentar a capacidade da cidade de criar micro-intervenções, ou seja, intervenções urbanas em um perímetro definido que valorizem os modais ativos e o transporte público ao invés do transporte motorizado individual em áreas preferenciais da cidade. Serão estudados casos de experiências com mobilidade mais sustentável social e ambientalmente, com priorização do transporte público e a mobilidade ativa, em especial bicicletas e a pé, bem como estimados os custos de externalidades negativas associadas aos diferentes modos de transporte na cidade de São Paulo, e, por fim, desenvolvida uma ferramenta Propensão ao Modo Ativo para São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Frederico Roman Ramos - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Patricia Alencar Silva Mello - Integrante / Claudia Hiromi Oshiro - Integrante / Claudia Acosta - Integrante / Diego Bogado Tomasiello - Integrante / Bruna Pizzol - Integrante / Tainá Andreoli Bittencourt - Integrante / Luis Antonio Fantozzi Alvarez - Integrante / Caio de Souza Castro - Integrante / Vitor Estrada Oliveira - Integrante / Gabriela Terentim - Integrante / Mariana Levy - Integrante / Lucas Cardoso Dias - Integrante / Hannah Machado - Integrante / Marco Ambrosio - Integrante / German Freiberg - Integrante. Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) - Remuneração.
      Membro: Ciro Biderman.
    3. 2021-2023. A New Governance for an Equitable and International Mobility in São Paulo
      Descrição: O projeto A New Governance for an Equitable and International Mobility in São Paulo tem como principal objetivo modelar, para a cidade de São Paulo, uma Política Pública Urbana de Mobilidade como Serviço, conhecida pela sigla MaaS, com as seguintes características: (i) integração física, modal e tarifária; (ii) equidade: incentivos para aumentar a igualdade e promover a distribuição progressiva do financiamento do transporte público, garantindo que mais vulneráveis paguem menos por quilômetro do que os de maior renda; (iii) sustentabilidade: priorização de modos coletivos e ativos; (iv) inovação aberta; (v) sistema de preços para incluir todos os modos nesta plataforma e também qualquer aplicativo de mobilidade disposto a abrir seus dados para fornecer um serviço mais abrangente aos seus usuários. Pressupõe o desejo das pessoas por se deslocarem entre dois pontos, fazendo, para tanto, uso do melhor modo possível, dadas as suas características e as possibilidades de viagens existentes. Contudo, sem uma política pública que orquestre a cocriação das soluções tecnológicas de mobilidade e que direcione insumos públicos e privados, coletivos e individuais, motorizados e ativos, a um sistema mais equânime e sustentável, os problemas públicos e desequilíbrios urbanos podem se intensificar. Daí a importância do projeto estrategicamente arquitetando uma política pública de MaaS em conjunto com atores acadêmicos, empresariais e governamentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Bruna Pizzol - Integrante / Eliane Teixeira - Integrante / Gregório Luz - Integrante / Mayuri Annerose - Integrante / Caio Castro - Integrante / Livia Torres - Integrante / Leonardo Cipriano - Integrante / Sarah Marinho - Integrante / Luis Izidoro - Integrante / Olívia Pasqualeto - Integrante / Luis Fantozzi - Integrante / Vitor Oliveira - Integrante / Lucas Sena - Integrante / Euridice Hernandes - Integrante.
      Membro: Ciro Biderman.
    4. 2020-2021. Disruptive public transit: an application to a median size city in Brazil
      Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa aplicada financiado pela Toyota Mobility Foundation que objetiva construir capacidades tecnológicas ao novo sistema de transporte público coletivo a ser implantado no Município de São José dos Campos. Visa principalmente a viabilização da interoperabilidade do sistema de pagamentos e a integração de outros provedores de serviços de mobilidade urbana ao novo sistema da cidade. Na pesquisa fatores vitais para ofertar mobilidade como serviço (MaaS) são mobilizados, bem como se viabilizará a adoção de política de padronização dos dados que emergem do sistema. Para tanto serão conduzidos experimentos e estudos para avaliação de impacto das mudanças propostas e das inovações implantadas na cidade, bem como serão pilotados novos serviços de mobilidade em ambientes inovativos da cidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Patricia Alencar Silva Mello - Integrante / Claudia Hiromi Oshiro - Integrante / Mayuri Annerose - Integrante / Euridice Hernandes - Integrante / Eliana Mello - Integrante / Tainá Pacheco - Integrante / Rebeca Carvalho - Integrante / Tainá Ometto - Integrante / Débora Gonçalves - Integrante.
      Membro: Ciro Biderman.
    5. 2019-2022. Mobilidade do Futuro: Um Modelo Disruptivo para São José dos Campos
      Descrição: A pesquisa emerge dentro de um contexto de soluções tecnológicas inovadoras para sistemas inteligentes de transportes e busca resolver o problema da perda de atratividade e competitividade do transporte público em relação ao transporte privado individual motorizado na cidade de São José dos Campos, a partir da reformulação do sistema de mobilidade do município. Para tanto, são explorados avanços recentes no campo da mobilidade urbana, tanto no âmbito tecnológico e da informação, quanto na adoção de modelos de negócios e jurídicos adequados e focados no compartilhamento de recursos. A pesquisa também inova no nível tático ao propor novas soluções operacionais de monitoramento e avaliação de processos e a reformulação da rede de transporte público coletivo do município de São José dos Campos. O objetivo maior da pesquisa consiste na melhoria da qualidade dos serviços, nos ganhos de eficiência econômica por meio de inovações tecnológicas e no aumento da sustentabilidade com fomento do uso do transporte público e dos modais não motorizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (6) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Patricia Alencar Silva Mello - Integrante / Claudia Acosta - Integrante / Caio de Souza Castro - Integrante / German Freiberg - Integrante / Mayuri Annerose - Integrante / Livia Torres - Integrante / Euridice Hernandes - Integrante / Eliane Teixeira dos Santos - Integrante / Juliana Reimberg - Integrante / Matheus Barboza - Integrante / Roberto Spicys - Integrante / Sarah Morganna Matos Marinho - Integrante / Vitor Estrada de Oliveira - Integrante / Luís Otávio Calagian - Integrante / Eliana Mello - Integrante / Leonardo Bueno - Integrante / Tainá Pacheco - Integrante / Rebeca Carvalho - Integrante / Vinicius Galante - Integrante / Natalia Langenegger - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Cooperação.
      Membro: Ciro Biderman.
    6. 2019-2021. Mobilidade urbana disruptiva: modelos regulatórios e institucionais para os novos desafios da política pública brasileira
      Descrição: O objetivo da pesquisa é compreender o diálogo entre a moldura regulatória de privacidade e proteção de dados pessoais e políticas públicas, especialmente sistemas de transporte público inovadores, como, por exemplo, Mobility as a Service (MaaS). A pesquisa conta com um laboratório in loco: o sistema de transporte público de São José dos Campos que passa por um processo de reestruturação com apoio do Cepesp/FGV para diagnosticar e prognosticar soluções técnicas disruptivas. Assim, serão conduzidos e produzidos (i) estudos sobre o ciclo de vida de dados pessoais no transporte público tradicional em cidades médias, (ii) revisão de literatura sobre ciclo de vida de dados pessoais em sistemas de MaaS, (iii) estudo sobre regulação de avaliação de risco em proteção de dados pessoais, (iv) metodologia para avaliação de risco do tratamento de dados pessoais, (v) Relatório de Impacto à Proteção de Dados, (vi) política de privacidade, (vii) plano de resposta a incidentes de dados do novo sistema de transporte público de São José dos Campos e (viii) policy paper sobre dados abertos e proteção de dados pessoais. Além disso, serão realizados eventos para debater os temas estudados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Patricia Alencar Silva Mello - Integrante / Claudia Acosta - Integrante / Livia Torres - Integrante / Sarah Morganna Matos Marinho - Integrante / Marina Feferbaum - Integrante / João Salvador - Integrante / Caio Mario - Integrante.
      Membro: Ciro Biderman.
    7. 2017-2021. Big Data para Desenvolvimento Urbano Sustentável
      Descrição: A influência do big data e das novas tecnologias na transformação das cidades e de sua gestão urbana é tendência irreversível. Contudo, cidades situadas em países em desenvolvimento, como as latino-americanas, ainda não estão preparadas para esse novo cenário. Armazenamento, análise e a tomada de decisão baseada na enorme massa de dados diariamente gerada nessas cidades representam ainda um imenso desafio. Também não é claro quais desses dados são disponíveis, qual é o nível de integração, ferramentas de visualização e marco regulatório indicando o melhor uso a ser feito. A presente pesquisa encontra-se nesse contexto. Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o estudo envolveu uma equipe multidisciplinar de economistas, cientistas de dados, especialistas em TI e advogados em estreita interação com os formuladores de políticas para enfrentar vários desafios relativos à governança de dados, desenvolvendo e testando um modelo replicável e escalável de governança de dados em cinco cidades na América Latina: São Paulo (Brasil), Miraflores (Peru), Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador) e Xalapa (México). O objetivo do projeto era facilitar o acesso aos dados para a tomada de decisões bem como de avaliação das políticas urbanas para melhorar as capacidades das cidades latino-americanas para melhorar as condições de vida dos cidadãos locais. O projeto foi desenvolvido em três fases: Componente I - Mapeamento do ecossistema de dados e estruturas regulatórias: Componente II - Desenvolvimento de Recursos Legais e Institucionais para Acesso e Análise de Big Data: Componente III - Desenvolvimento de ferramentas massivas de análise e visualização de dados e disseminação do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Patricia Alencar Silva Mello - Integrante / Claudia Hiromi Oshiro - Integrante / Rebeca Carvalho - Integrante.
      Membro: Ciro Biderman.
    8. 2012-Atual. O impacto da Capacitação de Agentes Públicos sobre a corrupção e a Gestão Pública
      Descrição: Este estudo procura avaliar o impacto de programas de capacitação de agentes públicos nos níveis observados de corrupção e de gestão pública. O objetivo principal é dar continuidade ao estudo sobre indicadores de corrupção desenvolvido pelo CEPESP-FGV com apoio do GVPesquisa em 2011, em busca de novos resultados relevantes em termos de políticas públicas e também com o objetivo paralelo de avançar na base de dados montada para a pesquisa anterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / AVELINO, G. - Integrante / Yuri Camara Batista - Integrante / André Assumpção - Integrante. Financiador(es): Gv Pesquisa - Bolsa.
      Membro: Ciro Biderman.
    9. 2011-2014. URBIS Amazônia
      Descrição: A urbanização ocorrida no Brasil a partir da década de 1950 modificou padrões socioculturais da população do país, independentemente de sua localização geográfica em cidades ou zonas rurais. Em algumas partes do território brasileiro, a restrição de acesso a serviços e possibilidades de consumo fora das cidades foi suplantada através da capacidade da indústria de constituir demandas de consumo em zonas rurais sob influência dos centros industriais, formando redes de distribuição de produtos, que articulam as mais diversas escalas de aglomeração. Essa estratégia de estruturação do território redefiniu o urbano. Nesta visão, o urbano se estende a todos os territórios, produzindo o que Monte-Mór chama de urbanização extensiva. Uma possibilidade teórico-conceitual que oferece uma chave para reinterpretação daquilo que levou, ainda em 1995, a Professora Bertha Becker a cunhar o termo floresta urbanizada. Ainda assim, muitos anos depois, o fato urbano na Amazônia continua negligenciado no debate sobre suas possibilidades para um novo modelo de desenvolvimento ambientalmente responsável e socialmente justo. A despeito de uma crescente e importante produção técnica na caracterização do fato urbano, a pouca compreensão da natureza do fenômeno urbano na Amazônia contemporânea traz como consequência a sua presença tangencial nas agendas para as políticas públicas no espaço regional. No entanto, foram os intensos processos de urbanização das décadas passadas que produziram um grande conjunto de formas urbanas muito além das cidades e vilas. Várias outras formas socioespaciais de organização de núcleos populacionais, que se aninharam em diferentes concentrações de comércio e serviços espalhadas por todo o espaço regional. Neste contexto, a infra-estrutura urbana e os serviços sociais foram estendidos de regiões metropolitanas para os municípios de médio porte e destes para os de pequeno porte e suas cidades, vilas e para seus outros arranjos socioespaciais, produzindo uma reconf. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Ciro Biderman - Integrante / Antonio Miguel Vieira Monteiro - Coordenador.
      Membro: Ciro Biderman.
    10. 2011-2012. Economia das Políticas Públicas Urbanas II
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Leonardo Sangali Barone - Integrante / André Assumpção - Integrante / Yves Basto Zamboni Filho - Integrante / Rodrigo Santos Vieira - Integrante / Rafael Kasinski - Integrante / Paulo Araújo Pontes - Integrante / Lara Elena Ramos Simielli - Integrante / Frederico Roman Ramos - Integrante / Felipe Scudeler Salto - Integrante. Financiador(es): Gv Pesquisa - Bolsa.
      Membro: Ciro Biderman.
    11. 2009-2012. A Descentralização Brasileira em Perspectiva Comparada a Gestão dos Recursos Federais Transferidos aos Municípios
      Descrição: Desde a Constituição de 1988, o governo brasileiro tem descentralizado a oferta da maioria dos serviços públicos. Neste processo, os municípios adquiriram papel fundamental na medida em que se tornaram responsáveis pelo gerenciamento dos recursos e pela implementação local das políticas públicas federais. O objetivo dessa pesquisa é utilizar os relatórios de auditoria gerados pelo Programa de Fiscalização dos Municípios realizado pela Controladoria Geral da União (CGU). Acreditamos que a informação contida nos relatórios provenientes das auditorias municipais é o melhor retrato dos sucessos e fracassos da descentralização brasileira. Potencialmente, essas informações constituem-se num importante instrumento de gestão das políticas ao permitirem estabelecer padrões e, portanto, previsibilidade, para determinados tipos de irregularidades na gestão dos recursos. Os dados dos relatórios serão codificados de maneira consistente para gerar um banco de dados que sumarize a informação de forma a torná-la comparável não apenas entre áreas (por exemplo, saúde e educação), mas também entre programas no interior de uma mesma área (por exemplo, os Programas de ?Saúde da Família? e de ?Agentes Comunitários da Saúde?). A construção do banco de dados, além de servir como poderoso instrumento de gestão, permitiria responder também a outras questões urgentes; principalmente, aquelas relativas à capacidade da população local em supervisionar a aplicação dos recursos, o controle social, que é pedra fundamental do processo de descentralização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / George Avelino - Integrante. Financiador(es): United Nations Office on Drugs and Crime - Auxílio financeiro / Gv Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ciro Biderman.
    12. 2009-2012. Density and Sprawl: A Tale of 10 Cities
      Descrição: This research attempts to measure the main spatial patters of (horizontal) density and sprawl in the 10 metropolitan areas in Brazil. Working with satellite images (Landsat 7) for 3 periods (when available) it will measure the urban footprint, population density, new developments within the period, buildable land, and the compacteness of urbanized area. With these measures it will attempt to analyze some relevant issues related to the land use and urban form such as: Is there more or less fragmentation and what may explain the observed differences? Is the pattern of expansion of Brazilian cities similar to that of most large cities in the world? To what extent urban regulation affects the pattern of city expansion? What factors explain differences in the spatial patterns of city expansion: income, size, central city status, employment location, transportation systems? Are the rich moving from the city center to the periphery, and if so, how that affects sprawl? What is the trend for infill development? Is the build-area above a given slope threshold increasing? At what pace? Does that constitute an environmental hazard? What is the trend in open space over time (%) and how is that related to fragmentation/compactness? Which areas of the city are sufficiently dense to support public transit, and how these areas have changed over time?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador. Financiador(es): Lincoln Institute of Land Policy - Auxílio financeiro.
      Membro: Ciro Biderman.
    13. 2009-Atual. Instituições Políticas e Gastos Públicos: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros
      Descrição: A redemocratização brasileira teve como um dos seus principais aspectos a descentralização do poder político e administrativo. Tal processo constitui novidade histórica ao mudar o federalismo brasileiro, aumentando a importância dos governos estaduais e municipais. Esta mudança histórica gerou um incremento da produção bibliográfica sobre o poder local no Brasil. A maior parte dos estudos, no entanto, concentrou-se na análise dos municípios. Assim, pode-se dizer que o conhecimento comparado da política estadual ainda é insuficiente. A esta lacuna soma-se outra: os efeitos das instituições e do jogo político sobre o orçamento público brasileiro são pouco conhecidos. Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os efeitos das instituições e do modus operandi político sobre a alocação dos recursos públicos no plano estadual. A pesquisa procura levantar dois grupos de variáveis: o primeiro prioriza os aspectos eleitorais e o segundo os aspectos governativos. Uma novidade dessa pesquisa é a busca de maior conhecimento empírico e comparado sobre a política estadual e seus efeitos sobre a distribuição dos recursos públicos. Outro ponto é a construção de um banco de dados inédito sobre o assunto, que ficará disponível para toda a comunidade acadêmica, em parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ciro Biderman - Integrante / George Avelino - Coordenador / Fernando Abrucio - Integrante / Carlos Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ciro Biderman.
    14. 2007-2008. Estimating the Impact of Participatory Budget on Fiscal Variables
      Descrição: This research attempts to design a method for estimating the impact of the implementation of Participatory Budget (hereafter PB) on selected public finance variables. The idea is that people participating in the budget decision will be more willing to pay local taxes since (the argument goes) the citizens have more control over the allocation decision. The PB was implemented in municipalities in Brazil starting on the late 1980?s and had been growing steadily ever since. This characteristic allows the analysis to be carried out using a panel spanning data from the early 1990?s until 2004. The analysis is then applied to the case of Porto Alegre, Brazil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Glauco Peres - Integrante / Guilherme Finkelfarb Lichand - Integrante / Marcos Lopes - Integrante. Financiador(es): World Bank - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ciro Biderman.
    15. 2007-2007. Governance in Managing Public Health Resources among Brazilian Municipalities
      Descrição: As members of a federal country, Brazilian sub-national governments perform an important role in delivering public services. As it is well known, since the 1988 Constitution, Brazil has decentralized the provision of health services. In this process, which culminated with the SUS (Unified Health System), municipalities have acquired a fundamental role as they became responsible for the management of health resources. Therefore, as good governance is necessary to address problems of inefficiency and low quality services, it is in order a more careful analysis of how these municipalities are performing in managing health funds. However, there is scarce attention to how these transfers are managed by sub-national governments, which can be attested by the virtual inexistence of large comparisons among Brazilian municipalities. The lack of analysis is very much connected to the lack of data; therefore, earlier attempts to assess the effects of health decentralization have been restricted to in depth case studies or to regionally constrained quantitative analysis. This research presents a new data set that allows comparisons of health resources management in a representative sample of Brazilian municipalities. It also undertakes a preliminary analysis to estimate the relationship between governance institutions and the management of public health care funds at municipal level.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / George Avelino - Integrante / Guilherme Finkelfarb Lichand - Integrante / Marcos Lopes - Integrante. Financiador(es): World Bank - Auxílio financeiro.
      Membro: Ciro Biderman.
    16. 2006-2012. Housing Informality in Latin America: Causes and Consequences
      Descrição: Esse projeto de pesquisa procura estudar as causas e consequências da informalidade habitacional na América Latina. Como é conhecido, uma parcela considerável da habitação nos países em desenvolvimento pode ser considerada como ?informal? por não estar de acordo com a regulação urbana vigente; não fornecer os serviços essenciais; conter direitos de propriedade difusos, etc. Segundo a UN Habitat cerca de um bilhão de domicílios no mundo poderiam ser classificados como informais. Esse problema é bastante típico na maioria de cidades latino-americanas. No entanto, o conhecimento sobre o fenômeno é bastante limitado. Existe uma ampla literatura concentrada em estudos de caso e, portanto, sem possibilidades de generalização. Essa pesquisa procura romper essa lacuna na literatura a partir de pesquisas empíricas com base estatística.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador. Financiador(es): Lincoln Institute of Land Policy - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ciro Biderman.
    17. 2005-2008. Economia Política da Intervenção Urbana: Arrecadação, Renovação e Política Partidária
      Descrição: Esta pesquisa procura analisar do ponto de vista econômico aspectos fundamentais das políticas públicas dos governos municipais brasileiros: arrecadação própria, renovação urbana e a relação entre os recursos recebidos pelos municípios e as eleições de deputados. Estes aspectos foram pouco tratados na literatura econômica brasileira e esta pesquisa pretende preencher esta lacuna. Com isto pretende-se criar na FGV-SP um braço do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) procurando avaliar políticas públicas sob uma perspectiva distinta das demais pesquisas atualmente em curso no CEM. Há dois grandes objetivos: compreender o impacto da intervenção urbana e utilizar a intervenção urbana como um laboratório para compreender como os indivíduos respondem a mudanças na economia e no ambiente urbano. Os blocos pretendem analisar especificamente a concentração do emprego e da renda entre as regiões metropolitanas; o impacto da intervenção na distribuição espacial do emprego e da renda dentro da zona metropolitana; aspectos do zoneamento e da política fiscal local; a economia política dos gastos locais e; montar um modelo de equilíbrio geral computável para analise de intervenções urbanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Ciro Biderman.
    18. 2004-2006. Programa de Pesquisa Integrado: Política e Economia do Setor Público
      Descrição: Este programa pretende coordenar as pesquisas da linha de Finanças Públicas do Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas e Governo. Alem de permitir a organização do trabalho conjunto da linha, cada um dos professores também sumariza suas pesquisas individuais previstas para os próximos dois anos. Trata-se de uma proposta de pesquisa integrada com duas outras propostas: a criação de um website de setor público com financiamento de terceiros; e a captação de recursos para a compra de equipamentos através das agências de financiamento usuais (Fapesp, Capes, etc.). A idéia é montar um núcleo de pesquisa onde os assistentes e estagiários possam trabalhar ao lado dos pesquisadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Paulo Roberto Arvate - Integrante / George Avelino - Integrante / Paulo Henrique Ribeiro Sandroni - Integrante / Cláudio Ribeiro de Lucinda - Integrante / Nelson Marconi - Integrante. Financiador(es): Fundação Getulio Vargas - SP - Outra.
      Membro: Ciro Biderman.
    19. 2004-2006. Evaluating and Disseminating Experiences in Local Economic Development: Brazil BNPP Research
      Descrição: The goals of this research are providing an overview of relevant LED initiatives in Brazil and of the principles that guide them in order to derive an analytical classification of these programs, based on an initial LED typology. This work will contribute to develop a common understanding of the range of practical options for promoting LED initiatives in Brazil; Evaluating, to the feasible extent given available information, how successful and cost-effective these programs are. This would include both qualitative and quantitative assessments of the impact of these projects on income generation, job creation, added value and other indicators of successful projects; and extracting lessons and examples of the importance of LED to local governments in Brazil in order to support knowledge development and dissemination across countries on LED.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Fernanda Teles de Lima - Integrante / Marcelo Tyszler - Integrante / Lorena Barberia - Integrante / Paulo Palombo - Integrante / Guilherme Finkelfarb Lichand - Integrante / A.A. Schneider - Integrante / Danilo - Integrante. Financiador(es): World Bank - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ciro Biderman.
    20. 2004-2004. Impactos Econômicos e Sociais da Implantação do Trecho Sul do Rodoanel
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é estimar o impacto do trecho sul do rodoanel sobre a decisão de localização das empresas (ou seja, o número de postos de trabalho por setor de atividade) e sobre o número de domicílios por classe de renda por zona de trafego da Região Metropolitana de São Paulo. A partir das estimativas da matriz de tempos por parte da Dersa estimou-se o impacto das variações no tempo de deslocamento sobre a decisão de localização das empresas e das famílias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Alexandre Alves Schneider - Integrante.
      Membro: Ciro Biderman.
    21. 2003-2004. Assessing the impact of large urban interventions on house prices: the ?Operação Urbana Faria Lima? case
      Descrição: This research attempts to subsidize the methodology and the data on assessing a large urban intervention. The Faria Lima Urban Operation was a huge investment made by the São Paulo City Administration to promote the extension of Faria Lima Ave. The construction of the avenue demanded a considerable amount of budget resources not only for the for the construction itself, but for the necessary land expropriations. The main goal of the Urban Operation is to capture the increased value of land in its perimeter, so that the final cost of the investment may be compensated. Our investigation attempts to measure these impacts on land prices and determine a methodology of evaluation for similar large urban projects in other Latin American cities.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Paulo Henrique Ribeiro Sandroni - Integrante. Financiador(es): Lincoln Institute of Land Policy - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ciro Biderman.
    22. 2002-2003. Impactos Econômicos e Sociais do Programa de Renovação do Centro
      Descrição: O principal objetivo deste estudo é estimar o efeito marginal do programa de renovação do centro sobre o emprego e a distribuição de renda em 2010 para as zonas OD da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para tanto foi utilizado um modelo shift and share, no qual o emprego é função do produto e do salário médio. Paralelamente o trabalho visa fornecer insumos para o cálculo da matriz de tempos em 2010 para as zonas OD da RMSP. Assim, adicionalmente estimou-se o número de matrículas por grau de instrução. Os resultados da matriz de tempos são então utilizados para obter o impacto do programa no ?mercado efetivo de trabalho?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador / Bruno Hermann - Integrante / Fernando Cotelo - Integrante. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
      Membro: Ciro Biderman.
    23. 2001-2005. Centro de Estudos da Metrópole
      Descrição: O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), com sede no Cebrap, visa desenvolver atividades de pesquisa, transferência de conhecimentos e difusão de informações a respeito da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para tanto, o Cebrap associou-se a instituições de pesquisa, fundações produtoras de dados socioeconômicos e demográficos, órgãos públicos e organizações de promoção de cultural. As seguintes instituições servem de eixo aos três tipos de atividades a que se dedica o centro: Pesquisa (Cebrap e FAU/USP), Transferência de Conhecimento (SEADE) e Difusão (SESC e ECA/USP). Outras instituições farão parte do Centro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ciro Biderman - Coordenador.
      Membro: Ciro Biderman.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Visiting Fellow, Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, MA, USA... 2007.
      Membro: Ciro Biderman.
    2. Post Doctoral Fellowship, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA, USA.2000 Graduate Fellowship, Massachusetts.. 2007.
      Membro: Ciro Biderman.
    3. Graduate Fellowship, Massachusetts Institute of Technology.. 2000.
      Membro: Ciro Biderman.
    4. Research Assistant Fellowship, Massachusetts Institute of Technology.. 2000.
      Membro: Ciro Biderman.
    5. Dissertation Fellowship, Lincoln Institute of Land Policy.. 1999.
      Membro: Ciro Biderman.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. 34º Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria.Do Parties Matter Intra-Party Linkages and Electoral Perfomance in Brazil. 2012. (Encontro).
    2. 70th Annual Meeting of the Midwest Political Science Association. Do Parties Matter Intra-Party Linkages and Electoral Performance in Brazil. 2012. (Congresso).
    3. 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).Do Parties Matter Intra-Party Linkages and Electoral Perfomance in Brazil. 2012. (Encontro).
    4. XXX Annual Meeting of the Latin American Studies Association. Do Parties Matter Intra-Party Linkages and Electoral Perfomance in Brazil. 2012. (Congresso).
    5. 2002 Latin American Meeting of the Econometric Society.2002 Latin American Meeting of the Econometric Society. 2002. (Encontro).
    6. Teaching International Business in Phd Programs. Teaching International Business in Phd Programs. 2002. (Congresso).
    7. VII Encontro Regional de Economia.VII Encontro Regional de Economia. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. BIDERMAN, C.. BALAS 2003: Managing in Turbulent Times: Lessons from Latin American Business. 2003. (Congresso).. . 0.
    2. BIDERMAN, C.. Conversa com Secretário do Governo de Israel. 2002. (Outro).. . 0.
    3. BIDERMAN, C.. II Encontro de Estudos Regionais e Urbanos da ABER. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 01/07/2025 10:12:49