Usuarios-CEM2023

Carlos Triveño Rios

Possui graduação em Ingeniería Metalúrgica - Universidad Nacional de San Antonio Abad Del Cusco (1983), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou Pós-Doutorado na Engenharia de Materiais da UFSCar de 2000 a 2008 e em 05-07/2005 na Universidad Autonoma em Barcelona (UAB). Trabalho na Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Mato Grosso e Atualmente é professor associado IV na Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas, solidificação directional, solidificação rápida, caracterização e processamento de ligas ferrosas, não ferrosas, ligas de alta entropia, estruturas amorfas, quasicristalinas e mateiais avançados (aços e biomateriais). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0020325122211962 (30/04/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 9968201 Ramal: 8201 URL da Homepage: http://www.ufabc.ed.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2023-2023. Oficinas de Capacitação para professores do Ensino Médio
      Descrição: A ideia principal deste projeto é promover uma aproximação entre a universidade (curso de Engenharia deMateriais) com escolas do Ensino Médio, mais especificamente para promover oficinas de capacitação àProfessores do Ensino Médio (EM). A participação dos alunos de graduação do curso de Engenharia de Materiais(que serão selecionados no início da ação - 2023) se dará na preparação de oficinas de alguns temaspreviamente determinados que compõem o Plano de Ensino do Ensino Médio. Estas oficinas serão preparadasvoltadas para aplicações práticas do conteúdo e comparações com tecnologias atuais. As atividades serãoorganizadas da seguinte maneira: i) preparação do conteúdo teórico e discussão dos eixos/oficinas de capacitação que serão criados no respectivo período; ii) preparação do material didático, experimentos eatividades que serão realizadas nas oficinas; iii) aplicação das oficinas, aos professores do EM. Nesta etapaserão realizados encontros na UFABC entre professores do EM e estudantes de graduação acompanhados pelosprofessores instrutores. Nestes encontros, os alunos de graduação juntamente com os professores instrutoresfornecerão aos professores do EM os conteúdos e práticas, que foram preparados anteriormente, para suaformação continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador / Sydney Ferreira Santos - Integrante / RAFAEL APARECIDO CIOLA AMORESI - Integrante / RITA DE CASSIA CIPRIANO RANGEL - Integrante / JOSE FERNANDO QUEIRUGA REY - Integrante / DANIEL ZANETTI DE FLORIO - Integrante / JEVERSON TEODORO ARANTES JUNIOR - Integrante / Márcia Tsuyama Escote - Integrante.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    2. 2022-Atual. DESENVOLVIMENTO DE REVESTIMENTOS COMPÓSITOS DE LIGAS DE ALTA ENTROPIA DO SISTEMA FeCoCrNi COM ÓXIDO DE GRAFENO POR ELETRODEPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SEU COMPORTAMENTO DE CORROSÃO E DESGASTE
      Descrição: O desenvolvimento de ligas de alta entropía, LAEs, vem ganhando destaque na comunidade científica devido à possibilidade da obtenção de materiais com propriedades mecânicas aprimoradas em relação às ligas metálicas convencionais. Do ponto de vista de aplicações práticas, revestimentos à base destes materiais são atrativos para diminuir o custo de obtenção em relação a ligas metálicas maciças. Neste cenário o processo de eletrodeposição desempenha um papel de destaque devido à possibilidade de produção em larga escala a um custo relativamente baixo quando comparado a otros métodos de deposição. Óxido de grafeno, GO, pode ser incorporada às LAEs para formar revestimentos compósitos com comportamento de corrosão e desgaste aprimorado. Na literatura ainda há poucos relatos sobre revestimentos de ligas de alta entropia obtidos por eletrodeposição sobre materiais metálicos convencionais. O objetivo do projeto aquí apresentado é desenvolver revestimentos compósitos de ligas de alta entropia/óxido de grafeno por eletrodeposição sobre um aço baixo carbono. Será utilizado como base o sistema FeCoCrNi e outras ligas FeCoNiCrX (X = Al, Mn, Cu e Mo). O comportamento de corrosão e desgaste dos revestimentos será avaliado por técnicas eletroquímicas (espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica) e ensaios de deslizamento linear alternado, respectivamente. Os revestimentos serão caracterizados quanto à sua estrutura cristalina, microestrutura, rugosidade superficial e espessura de camada. A correlação entre parâmetros do processo de eletrodeposição sobre o comportamento de corrosão e desgaste será investigada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador / Renato Altobelli Antunes - Integrante / Mara Cristina Lopes de Oliveira - Integrante / Marina Fuser Pillis - Integrante / Olandir Vercino Correa - Integrante.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    3. 2017-Atual. AVALIAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICO DOS AÇOS TRIP-780 E AÇOS DP-780 SOLDADOS POR RESISTÊNCIA A PONTO
      Descrição: O presente pré-projeto tem por finalidade avaliar a microestrutura, comportamento mecânico e corrosivo de chapas do aço DP-780 (DP; aço bifásico) e aço TRIP-780 (TRIP; aço com plasticidade induzida por transformação) por resistência a ponto. No presente projeto, as chapas de ambos os aços com controle de parâmetros como; tempo de soldagem e amperagem de soldagem serão caracterizados microestruturalmente através das técnicas microscopia óptica, microscopia confocal de varredura laser e microscopia eletrônica de varredura. O comportamento mecânico será realizado por medidas de dureza ao longo do ponto de solda que envolve a zona afetada termicamente e por ensaios de tração. O comportamento de corrosão será avaliado por potencial de circuito aberto, espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica. No presente estudo espera-se obter um entendimento metalúrgico da soldabilidade, da influência de parâmetros soldagem de resistência a ponto na microestrutura, no comportamento corrosivo e nas propriedades mecânicas dos aços DP-780 e TRIP-780, revestidos superficialmente com uma liga de Zn-Fe (Zinco-Ferro). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador / CLEBER CARAMATTI MACHADO - Integrante.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    4. 2016-Atual. Processamento, Microestrutura, Comportamento Mecânico e Corrosivo de Ligas de Alta Entropia no Sistema Fe-Co-Cr-Ni-Cu-Al
      Descrição: No presente estudo as ligas FeCoNiCrCuAl, Fe2Co2NiCrCuAl, Fe2CoNiCr2CuAl Fe2CoNi2CrCuAl0,5, Fe2CoNiCrCuAl, obtidas e processadas por fundição em forno a arco elétrico. Em seguida, estas ligas foram re-fundidas e vazadas em molde de cobre com formato de cilindro escalonado. Inicialmente, as ligas Fe2Co2NiCrCuAl, Fe2CoNiCr2CuAl Fe2CoNi2CrCuAl0,5, Fe2CoNiCrCuAl, próximas à liga FeCoNiCrCuAl, foram desenvolvidas utilizando parâmetros como: Hmix, Smix, diferença de tamanho atômico, , da capacidade de formação de soluções sólidas, , e da concentração de elétrons de valência da liga, VECT. Em seguida, estas ligas foram analisadas quanto a sua microestrutura de solidificação no estado coquilhado no molde cilíndrico, através de técnicas metalográficas convencionais com a finalidade de identificar composições associadas às ligas de alta entropia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador / William de Paula Santos - Integrante.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    5. 2014-Atual. Obtenção e Caracterização de Ligas Vitreas a Base de Ti para Aplicação Biomédica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Integrante / C Triveño Rios - Coordenador / William Douglas Mancini - Integrante.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    6. 2013-Atual. Seleção, obtenção e Caracterização e Ligas de Alta Entropia
      Descrição: . No presente projeto, serão empregadas ligas com multielementos principais, denominadas ligas de alta entropia. Para isso, serão analisados os sistemas; Co-Cr-Fe-Ni-X (X = Al, Cu, Mn, V, Zr, Nb), com a finalidade de obter estruturas em solução solida. Os elementos constituintes dessas ligas de alta entropia deverão conter entre 5 a 35 %.at. Para a obtenção de ligas de alta entropia com estrutura amorfa as ligas preparadas em forno a arco deverão ser refundidas e vazadas em moldes de coquilha de cobre com formato cilíndrico e/ou em cunha, com a finalidade de garantir relativamente altas taxas de resfriamento. As ligas preparadas serão caracterizadas tanto; na microestrutra por microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX), assim como a mecânica através de microdureza Vickers, compressão a frio e a quente. No presente estudo espera-se obter elevadas resistências mecânicas compressivas superiores a 1000 MPa, assim como de altas durezas, que são superiores a muitas ligas de aço obtidas de forma convencional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Integrante / C Triveño Rios - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    7. 2013-Atual. LIGAS DE ALTA ENTROPIA DE ALTA RESISTÊNCIA: Seleção, Obtenção, Caracterização Microestrutural e Mecânica de Ligas de Alta Entropia - com Estruturas Simples (Solução Sólida) e Amorfo
      Descrição: O desenvolvimento da maioria das ligas, geralmente, é realizado pela seleção de um ou de dois elementos principais, responsáveis pela sua microestrutura e pelas principais propriedades da liga. Contrário a essa proposta, no presente projeto, serão empregadas ligas com multielementos principais, denominadas ligas de alta entropia. Para isso, serão analisados os sistemas; Co-Cr-Fe-Ni-X (X = Al, Cu, Mn, V, Zr, Nb: para obtenção de estruturas em solução solida), e, Zr-Ti-Cu-Ni-X (X = Be, Al, Sn, B, Nb; para obtenção de estruturas amorfas). Nesses sistemas, Inicialmente, por cálculos teóricos serão selecionadas as ligas de alta entropia em função dos melhores parâmetros de entalpia (Hmix) e entropia (Smix) de mistura, diferença de tamanho atômico, , e, da capacidade de formação de soluções solidas, . Os elementos constituintes dessas ligas de alta entropia deverão conter 5 a 35 %.at. Após selecionadas as ligas, os elementos metálicos adequadamente preparadas serão fundidos em forno a arco voltaico. Para a obtenção de ligas de alta entropia com estrutura amorfa as ligas preparadas deverão ser refundidas e vazadas em moldes de coquilha de cobre com formato cilíndrico e/ou em cunha, com a finalidade de garantir relativamente altas taxas de resfriamento. Com a finalidade de entender a metalurgia das ligas de alta entropia, as ligas selecionadas e preparadas serão caracterizadas tanto; na microestrutra por microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX), assim como a mecânica através de microdureza Vickers, compressão a frio e a quente, e por último na estabilidade térmica por calorimetria diferencial de varredura (DSC). No presente estudo espera-se obter elevadas resistências mecânicas compressivas superiores a 1000 MPa, assim como de altas durezas, que são superiores a muitas ligas de aço obtidas de forma convencional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    8. 2010-2012. SOLIDIFICAÇÃO RÁPIDA DE LIGAS DE ALUMÍNIO: ESTRUTURAS AMORFAS e NANOQUASICRISTALINAS COM ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA
      Descrição: A formação de estrutura amorfa e naoquasi-cristalina pode ser resultado do resfriamento rápido do metal fundido. No caso de materiais amorfos, o resfriamento rápido impede que o processo de nucleação e crescimento ocorra e o metal solidifique de modo desordenado. Os processos utilizados são a atomização a gás e coquilhamento. Na atomização o metal líquido é disperso por um jato de gás, levando a formação de pequenas gotículas, que em alta velocidade imposta pelo gás atomizador, resfria rapidamente. No coquilhamento o metal fundido é ejetado sobre a superfície de uma roda de cobre em alta rotação para obter fitas contínuas de pequena espessura, ou, pela ejeção de metal liquido em pequenas cavidades de moldes metálicos a base de cobre. Para a formação da estrutura amorfa, taxas de resfriamento da ordem de 104 a 106 K/s são necessárias, o que leva à uma limitação de tamanho de amostras em espessuras de 25 a 75 micrometros , ou em pós, com partículas de diâmetro 5 a 25 micrometros. No caso de materiais quasi-cristalinos, o resfriamento rápido impede que as nanopartículas metaestáveis quasicristalinas se tornem em fases estáveis ordenadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    9. 2009-2012. Ligas de Alumínio de Alta Resistência, Endurecidas por Precipitação de Intermetálicos, Al-MT (MT= Metais de Transição) Solidificados Rapidamente
      Descrição: O presente trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de tecnolpgía de ligas de alumínio de alta resistência mecânica. Nesse sentido, serão produzidas fitas metálicas homogêneas (espessura de 25 a 75 m) processadas pela técnica de solidificação rápida (?melt-spinning?), obtendo assim, fitas constituídas de solução sólida metaestável de alumínio, CFC, altamente frágeis. A solução sólida metaestável deverá reter um excesso de soluto de metais de transição (MT) por conseqüência da solidificação rápida. Para isso, se usarão materiais a base de ligas de composição quasi-cristalina que apresentam conteúdos altos de MT na faixa de 1 a 20% e ligas estruturais de alumínio 2024 e 7075. A essas ligas serão adicionados conteúdos de Fe com a finalidade de conseguir, nas ligas finais, conteúdos de Fe na faixa de 5 a 16%, e a combinação dos outros MT (Mn, Cr, Ni, Co, Zr) na faixa de 5% em peso. Depois de solidificadas rapidamente, as fitas serão trituradas em moinho convencional, e tratadas termicamente em temperaturas onde permitam a formação de precipitados finos (dispersoides) de intermetálicos, Al-MT, com tamanhos inferiores a 1m. Depois de tratamento térmico, a solução sólida é decomposta em matriz de alumínio, dúctil, reforçada por precipitados coerentes de Al-MT, ocupando um volume da liga, preferencialmente entre 20 a 30%. Posteriormente, serão processadas por extrusão com a finalidade de consolidar os pós-metálicos em materiais de grande volume (em mm).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    10. 2006-2007. Ligas Fe-6,5%Si para aplicações magnéticas em motores e transformadores
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Triveño Rios - Integrante / C. BOLFARINI - Coordenador.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    11. 2005-2005. Cristalização de Ligas Amorfas do Sistema Al-Ce-Ni
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Triveño Rios - Coordenador / C. S. Kiminami - Integrante / Baró, Maria Dolores - Integrante / Botta, Walter José - Integrante / BOLFARINI, C - Integrante.
      Membro: Carlos Triveño Rios.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Agradecimento e felicitação por exposição "Ciencia dos Materiais", Facultad de Ing. Química e Ing. Metalúrgica - Universidade San Antonio Abad del Cusco - Perú.. 2008.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    2. Prêmio Foseco de Fundição, Associação Brasileira do alumínio - ABAL.. 1995.
      Membro: Carlos Triveño Rios.
    3. Felicitação por Resolução Gerencial N°38-89-GMRMB-CORDE APURIMAC, Micro Región Micaela Bastidas - Abancay - Apurímac - Perú.. 1989.
      Membro: Carlos Triveño Rios.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (33)
    1. 24 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMAT). MICROESTRUTURA, PROPRIEDADES MECÂNICAS E CORROSIVAS DA LIGA Ti-6Al-4V + 35Nb. 2023. (Congresso).
    2. 24 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMAT). Avanços em Ligas de Titânio Beta: Influência do Nb na Liga Liga Ti-6Al-4V. 2023. (Congresso).
    3. 24 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMAT). CRISTALIZAÇÂO E AVALIAÇÂO DE FITA AMORFA Fe37Co35Nb6Si10Cu1B10. 2023. (Congresso).
    4. ABM Week - 7º Edição. 2023. (Congresso).
    5. 11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. Efeito da Adição de Nb na Microestrutura e Propriedades Mecânicas da Liga Ti-6Al-4V Fundida em Molde de Coquilha. 2021. (Congresso).
    6. I Latin American Congress of Education. Influência do Tratamento Térmico de Recozimento na Liga Al-Zn-Mg-Cu Envelhecida Artificialmente. 2021. (Congresso).
    7. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Avaliação da Liga 7075-T651 Fundida em Molde de Areia. 2010. (Congresso).
    8. 17 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECIMAT. Influencia da Adição dos Elementos Mn, Ti, e V na Liga Al91Fe5Cr4. 2006. (Congresso).
    9. III Workshop on Metastable and Nanosructured Materials, NanoMat.Rapidly Solidified Al-Si-Cu Alloy. 2006. (Outra).
    10. IV Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM. Seleção e caracterização de ligas amorfas dos sistemas Al-Ni-Ce e Al-Ni-Mm. 2006. (Congresso).
    11. VI Encontro da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais.Caracterização e Cristalização da Liga Amorfa Fe37Co35Nb6Cu1B11 obtida por ?Melt-Spinning?. 2005. (Encontro).
    12. 59o Congresso Anual da ABM ? INTERNACIONAL. Microestrutura e Propriedades Mecânicas Da Liga Al-9Si-3Cu Solidificada Rapidamente. 2004. (Congresso).
    13. XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECIMAT. Caracterização Microestrutural da Liga Al-9Si-3Cu (A380) Conformada por Conformação por Spray. 2004. (Congresso).
    14. 10o International Symposium on Metastable Mechanically Alloyed and Nanocrystalline Materials, ISMANAM.Rapidly solidified alloys Al-Si-Cu and Al-Si-Mg Systems. 2003. (Simpósio).
    15. II Workshop on Metastable and Nanosructured Materials, NanoMat. Microstructural characterization of melt spun and heat treated Al-Si-Mg alloy. 2003. (Congresso).
    16. XIX Congress of the Brazilian Society of Microscopy and Microanalysis. Microstructures of Al-Si-Cu Alloy Produced by Spray Forming Process. 2003. (Congresso).
    17. 14o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, CBECIMAT. Solidificação Rapida de Ligas do sistema Al-Si-Cu. 2002. (Congresso).
    18. Jornadas SAM - CONAMET 2001.Avalição da Morfologia Eutetica e Obtenção do Material Composito In Situ do Sistema Nb-Al-Cr. 2001. (Encontro).
    19. Workshop on Metastable and Nanosructured Materials, NanoMat-2001. 2001. (Congresso).
    20. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise ? CSBMM. Intermetallic Compounds in the As Cast Al-Si-Cu Alloys. 2001. (Congresso).
    21. 14o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECIMAT. Caracterização e Crescimento Direcional da Liga Eutética Ternária Nb-Al-Ni. 2000. (Congresso).
    22. A moderna metalografia no controle estrutural de materiais. 2000. (Outra).
    23. Congresso em Ciência de Materiais da Região Sul ? SULMAT2000. Obtenção de Compósitos In Situ Através da Técnica de Solidificação Direcional. 2000. (Congresso).
    24. Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2000. Tenacidade à Fratura da Liga Al3Nb-Nb2Al. 2000. (Congresso).
    25. Eleventh American Conference on Crystal Growth and Epitaxy, ACCGE-11, and Short Course on Crystal Growth.Directional Growth of Al-Nb-X Eutectic Alloys. 1999. (Outra).
    26. International School on Crystal Growth and Advanced Materials. 1999. (Outra).
    27. XVII Congresso d Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanãlise. Characterization of a Ternary Eutéctic Alloy in the Nb-Al-Ni System. 1999. (Congresso).
    28. 13o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, CBECIMAT. Influência de Elementos de Liga na Microestrutura do Compósito In-Situ Al3Nb-Nb2Al. 1998. (Congresso).
    29. III Encontro da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais.Efeito das condições de crescimento na microestrutura da liga eutetica Al-nb. 1998. (Outra).
    30. VI Simpósio Brasileiro de Microscopia Eletrônica e Técnicas Associadas à Pesquisa de Materiais, MICROMAT98. Influence of the Growth Rate on the Morphology of the Al-Nb Eutectic Alloy. 1998. (Congresso).
    31. I Escola de verão em crescimento de cristais. 1997. (Outra).
    32. 12o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, CBECIMAT. Espaçamento Dendríticos Primários em Função de Parâmetros de Solidificação em Ligas Al-Si-Cu. 1996. (Congresso).
    33. 51o Congresso Anual da ABM. Espaçamentos Dendríticos Secundário e Terciário na Solidificação Direcional da Liga Al-8.5Si-2.5Cu. 1996. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. RIOS, C. T.. Coordenador de Sessão: Ciência dos Materiais. 2010. (Congresso).. . 0.
    2. P. Camero ; RIOS, C. T.. II Latinometalurgia. 2007. Congresso
    3. KIMINAMI, C. S. ; RIOS, C. T.. 10o International Symposium on Metastable Mechanically Alloyed and Nanocrystalline Materials. 2003. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Carlos Triveño Rios ⇔ Renato Altobelli Antunes (7.0)
      1. RIOS, CARLOS TRIVEÑO ; ANTUNES, RENATO ALTOBELLI ; VIEIRA, GUILHERME GOMES ; VIOTO, RODRIGO PIVETA. EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES DO AÇO DUPLEX UNS S31801. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO). v. 16, p. e4011-14, issn: 1981-223X, 2023.
      2. NASCIMENTO, CAMILA BOLDRINI ; DONATUS, UYIME ; RÍOS, CARLOS TRIVEÑO ; OLIVEIRA, MARA CRISTINA LOPES DE ; ANTUNES, RENATO ALTOBELLI. A review on Corrosion of High Entropy Alloys: Exploring the Interplay Between Corrosion Properties, Alloy Composition, Passive Film Stability and Materials Selection. MATERIALS RESEARCH. v. 25, p. :e20210442, issn: 1980-5373, 2022.
      3. NASCIMENTO, CAMILA BOLDRINI ; DONATUS, UYIME ; RÍOS, CARLOS TRIVEÑO ; ANTUNES, RENATO ALTOBELLI. Passive film composition and stability of CoCrFeNi and CoCrFeNiAl high entropy alloys in chloride solution. MATERIALS CHEMISTRY AND PHYSICS. v. 267, p. 124582, issn: 0254-0584, 2021.
      4. NASCIMENTO, CAMILA BOLDRINI ; DONATUS, UYIME ; RÍOS, CARLOS TRIVEÑO ; ANTUNES, RENATO ALTOBELLI. Electronic properties of the passive films formed on CoCrFeNi and CoCrFeNiAl high entropy alloys in sodium chloride solution. Journal of Materials Research and Technology-JMR&T. v. 9, p. 13879-13892, issn: 2238-7854, 2020.
      5. DE OLIVEIRA, A. CAROLINA ; DE OLIVEIRA, M. C. LOPES ; RÍOS, C. T. ; ANTUNES, R. A.. The effect of mechanical polishing and finishing on the corrosion resistance of AISI 304 stainless steel. Corrosion Engineering, Science and Technology. v. 51, p. 416-428, issn: 1478-422X, 2016.
      6. RÍOS, CARLOS TRIVEÑO ; DE SOUZA, JULIANA SARANGO ; ANTUNES, RENATO ALTOBELLI. Preparation and characterization of the structure and corrosion behavior of wedge mold cast Fe43.2Co28.8B19.2Si4.8Nb4 bulk amorphous alloy. Journal of Alloys and Compounds. v. 682C, p. 412-417, issn: 0925-8388, 2016.
      7. RÍOS, CARLOS TRIVEÑO; R. A. Antunes ; OLIVEIRA, M. C. L.. The effect of cerium content on the corrosion behaviour of amorphous Al85CexNi15-x (X = 4, 5, 6, 7, and 10) Alloys Obtained by Melt Spinning. Em: Jennie Brock. (Org.). Electrochemical Impedance Spectroscopy: Methods, Analysis and Research. 1Eded.New York. : Nova Science Publishers. 2017.v. 1, p. 77-96.

    • Carlos Triveño Rios ⇔ Sydney Ferreira Santos (3.0)
      1. Triveño Rios, C.; Santos, S.F. ; Botta, Walter José ; Bolfarini, Claudemiro ; Kiminami, Claudio Shyinti. Microstructural Characterization of as-quenched and heat Treated Al-Si-Mg Melt-Spun Ribbons. Journal of Metastable and Nanocrystalline Materials. v. 22, p. 103-108, issn: 1422-6375, 2004.
      2. RIOS, C. T. ; SANTOS, S. F. ; BOTTA FILHO, W. J. ; BOLFARINI, C. ; KIMINAMI, C. S.. Caracterização Microestrutural de Fitas do Sistema Al-Si-Mg Obtidas por Melt-Spinning no Estado Fundido e Tratado Termicamente. Em: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECIMAT, v. 1, p. 480, 2004.
      3. RIOS, C. T. ; SANTOS, S. F. ; BOTTA FILHO, W. J. ; BOLFARINI, C. ; KIMINAMI, C. S.. Microstructural Characterization of Melt Spun and Heat Treated Al-Si-Mg Alloy. Em: II Workshop on Metastable and Nanosructured Materials, NanoMat, 2003, Foz do Iguaçu. Nanomat 2003 - II Workshop on Metastable and Nanosructured Materials, NanoMat, v. 1, p. 31, 2003.




Data de processamento: 16/11/2024 16:27:56