Usuarios-CEM2023

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 65

2022

1.   Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
2.   Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.

2021

1.   Adriana Aparecida dos Santos. A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
2.   Aline Augusto. A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
3.   Aline Oliveira Figueiredo. Modelos de ensino nas disciplinas de biologia e química para alunos da graduação e pós-graduação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
4.   Claudia Gomes de Alcantara. O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
5.   Cristiane Souza de Oliveira Mendes. Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
6.   Cristina de Fatima Oestreich Silva. Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: Formar moléculas e balanceamento de equações químicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
7.   Cristina Eri Miura Furlaneto. Concretização dos modelos atômicos: utilizando material de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
8.   Cyntia Mirelli Silva Lima. A eficiência das práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
9.   Diogo Tavares de Oliveira. As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1o ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
10.   Edilson Malaquias. A química nos cosméticos (sabonetes e perfumes): a prática da fabricação artesanal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
11.   Edmir Lopes Junior. O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
12.   Eduardo Luiz Marcondes. Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
13.   Eric Alessandro Cava. Percepção de professores da área de ciências da natureza sobreo uso de TDIC´s na educação em ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
14.   Fabiene Sodero Cruz. Energia Eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no meio educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
15.   Fábio Luís Mariano. Ensino de química e senso comum: as concepções de estudantes do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
16.   Jaíne Silverio. Analogia como recurso pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
17.   Juliana Grosseli Benezato De Siqueira. A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
18.   Larissa Amaral Machado Faria. Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
19.   Leonardo Souza Tome. Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
20.   Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
21.   Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
22.   Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
23.   Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
24.   Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
25.   Érica Gislaine Aparecida de Miranda. Estratégia de organização do professor baseado na metodologia 5S. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.

2020

1.   Ana Carla Muñoz Dentello. MODELOS HÍBRIDOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
2.   Cristiane Ishimoto. CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
3.   Helena Battazza Macedo. A PRODUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
4.   Helena Jollembeck Paiato. A PRODUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
5.   Maria Cristina Muñoz Franco. MODELOS HÍBRIDOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
6.   Paula Trambaiole Lima. ERA MEU, AGORA É NOSSO! UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR DO RESÍDUO JOGADO FORA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
7.   Rafael Aparecido Azolini. ANÁLISE DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS: DESPOLUIÇÃO DE RIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
8.   Talita Moreira. ANÁLISE DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS: DESPOLUIÇÃO DE RIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.

2019

1.   Alexandre Alves de Araujo Costa. História da Ciência e Literatura ? entre o real e o ficcional: potencial pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
2.   Charles Rodrigues Marques. O uso de nomes científicos em sala de aula: primeiro contato com a disciplina de química.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
3.   Edson Manoel da Silva. A utilização de professores de diversas disciplinas como estratégia de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso no Ensino Médio na Escola Estadual M.M.D.C.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
4.   Hugo Machado de Oliveira. Proposta de Sequência Didática Transdisciplinar a partir da Poluição Atmosférica na Cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
5.   LEANDRO ÉRICO BATISTA. ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DOS LABORATÓRIOS DA ETEC TIQUATIRA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
6.   Michelle Nair da Cunha Galvao. A Formação dos Professores que Lecionam Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
7.   Priscilla Nascimento Dos Santos Ferreira. Relação do Ensino/Aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio: O Uso do Caderno do Aluno Combinado com Mapa Conceitual e Portfolio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
8.   Thelma Fabra Vieira Yokoo Dionisio. Proposta de Sequência Didática no Ensino Médio: Abordagem das Funções Orgânicas a partir do Estudo sobre Perfumes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
9.   Valdir Aparecido de Moraes Salgado. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO OS CADERNOS DO MATERIAL DE APOIO DO CURRÍCULO OFICIAL DE SÃO PAULO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
10.   Viviane Candido Lucas de Oliveira. Metodologias Alternativas para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.

2018

1.   ALINE MARIA VICTOR DE AZEVEDO. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O FUNDAMENTAL II EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
2.   CAROLINE JOANA RODRIGUES PINHEIRO DE SOUZA. A importância de introduzir a separação de resíduos no ambiente escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
3.   Cecille Boulle Figueiredo. A avaliação Experimental do Lúdico em sala para o Ensino de Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
4.   CLAUDINEI TOBIAS DA CRUZ. HABILIDADES E COMPENTENCIAS UMA FERRAMENTA E UMA REFLEXÃO DO CADERNO DO ALUNO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
5.   CLECI GERALDO LOPES. A INFLUÊNCIA DE UM AMBIENTE COM PRÁTICAS DE BULLYING NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
6.   CÍNTIA LIMA SOARES. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
7.   DOUGLAS DO NASCIMENTO. VISUALIZANDO AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM BASE NA SEDA E NO NYLON®. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
8.   DÉBORA FERNANDES BERNARDINO DA SILVA. A relevância das atividades práticas do Caderno do Aluno de Ciências, para os alunos do sexto ano do ensino fundamental II, na construção de conceitos relacionados à Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
9.   FERNANDO MOREIRA DE ARAUJO JUNIOR. USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
10.   Larissa Paula J. da Silva Pezzotti. Química para todos: Adaptação curricular para o ensino de atomística a alunos com Deficiência Intelectual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
11.   MARCOS SERGENT. JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
12.   Washington da Silva. RELÓGIO DE IODO: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.

2017

1.   Ronilda Silva. O conhecimento da diversidade cultural no ambiente escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
2.   Silvana Aparecida Bertoni. A Neurociência e as Teorias Cognitivas Ressignificando as Práticas Pedagógicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
3.   Talita Cristina Menegaldo Valverde. A Aprendizagem da Leitura e Escrita e a Neurociência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
4.   Tamires de Paula Donetti. As Concepções de Corpo ao Longo da História. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.

2012

1.   DANILO AUGUSTO COÊLHO. Microbiologia de fungos Trichoderma ssp. imobilizados em matrizes poliméricas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Luciano Avallone Bueno.
2.   Fernanda Peixoto Manéo. Comportamento do Hexaclorociclohexano (HCH) em Águas Subterrânea e Superficial. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminad) - Centro Universitário Senac, . 2012.
Orientador: Giulliana Mondelli.

2011

1.   Cristiana Najara. Estudo de Novas Matrizes para imobilização de fungos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . 2011.
Orientador: Luciano Avallone Bueno.

2009

1.   Fernando Takashi Kanemoto. Microalgas marinhas e produção de lipídios: avaliação do efeito da restrição nutricional de nitrogênio no potencial de algumas espécies do Banco de Microorganismos Marinhos do IOUSP para produção de biodiesel. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.


Data de processamento: 16/11/2024 16:27:56