UFABC-professores

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho

Professora Associada IV, atuou como Vice-Diretora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC) no quadriênio 2017-2021. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduação em Comunicação Social (UFMG/IMSP). Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC) entre 2016 e 2017. Desenvolve pesquisas na área da História da Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, com destaque para a História da Fundação Rockefeller em São Paulo e suas interfaces com o Ensino Superior. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) onde lidera a Rede de Pesquisa em Agencias Internacionais de Filantropia e Cooperação Institucional. Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação e Museus. Publicou livros e artigos em temas como História das Elites Científicas, História dos Intelectuais, Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas, Direita Acadêmica, Autoritarismo e Anticomunismo. Pesquisa as interfaces entre o Regime Civil-Militar de 1964 e a Produção Cultural e Científica do pais. No caso da produção cultural, as abordagens recortam a produção audiovisual, especialmente e cinema e dramaturgia televisiva. Coordenou o Curso de Especialização para Formação de Conselheiros e Gestores Municipais de Cultura, realizado em parceira entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenou o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC) no período de 2011 a 2014, quando desenvolveu e implantou o projeto da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC), órgão que que dirigiu até Julho de 2015. Foi membro titular, eleita pelos pares, nos conselhos superiores da Universidade Federal do ABC (ConsUni e ConsEPE). Endereço para contato: gabriela.marinho@ufabc.edu.br ou gabiolchama@gmail.com. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8368768304963502 (09/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968226 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2022-Atual. A Fundação Rockefeller e as Dinâmicas da Pesquisa Biomédica em São Paulo. Atores, Redes e Instituições na Constituição e Consolidação das Áreas de Fisiologia, Bioquímica e Farmacologia. (1916-1962)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Coordenador / Rita de Cassia Marques - Integrante / Cristina de Campos - Integrante / Ana Lucia Lana Nemi - Integrante / André Mota - Integrante / Paloma Porto - Integrante.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    2. 2019-Atual. "De Menores Abandonadas a Adolescentes Infratoras: Gênero, Controle e Punição"
      Descrição: "De menores abandonadas a adolescentes infratoras: gênero, controle e punição", contemplado pelo Edital Universal-CNPq (2018), coordenado por Alessandra Teixeira. Participam da equipe Fernando Salla (NEV-USP) e Fernanda Matsuda (UNIFESP). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Integrante / Fernando A. Salla - Integrante / Alessandra Teixeira - Coordenador / Fernanda Matsuda - Integrante.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    3. 2018-Atual. "Direitos Humanos: dos fundamentos teóricos às tendências contemporâneas no nível local"
      Descrição: I Integra, na condição de colaboradora, o Projeto CAPES-PRINT-UFABC, "Direitos Humanos: dos fundamentos teóricos às tendências contemporâneas no nível local", envolvendo Alemanha; Brasil; Espanha e Portugal. O projeto tem um duplo objetivo geral: por um lado analisar os fundamentos teóricos contemporâneos dos Direitos Humanos e, por outro, as tendências contemporâneas de aplicação dos Direitos Humanos no âmbito local, evidenciando a influência dos referidos fundamentos teóricos. Nas democracias contemporâneas, o nível local (cidades) vem assumindo um protagonismo crescente na formulação e implementação de políticas públicas, nas quais a transversalidade dos Direitos Humanos tem garantido a sua influência nos mais diversos âmbitos ? tais como educação, saúde, habitação, segurança etc. Nesse sentido, o projeto visa fortalecer a pesquis. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Integrante / Sidney Jard da Silva - Integrante / José Blanes Sala - Coordenador / Alessandra Teixeira - Integrante / Gilberto Rodrigues - Integrante / Fernando Costa Mattos - Integrante / Nathalie Bressiani - Integrante.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    4. 2017-Atual. "Movimentos cruzados e histórias específicas de operários e trabalhadores rurais. Análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 70?,
      Descrição: ACIONAIS É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP), onde lidera a Rede de Pesquisa em Estudos sobre Agencias Internacionais de Filantropia e Cooperação Institucional. A Rede organizou em 2018 o Primeiro Encontro denominado "Rede Nacional de Estudos Rockefeller", uma parceria UFABC- FM/USP-Unicamp-UFMG. A atuação da Rede se estende para a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em História (ANPUH) que em 2019 ofertará a Sessão Temática "Agencias Filantrópicas Internacionais: Racionalidades, Subjetividades, Materialidades ", sob minha coordenação, em parceria com Paloma Porto (UFMG). Integra o Grupo de Pesquisa do Museu Nacional-UFRJ, sob a liderança do antropólogo José Sérgio Leite Lopes que atua no projeto financiado pela CAPES. Integram o projeto além da UFABC, a UNIFESP, UFPB, UFPE. Especificamente nessa pesquisa, analisa a memória da repressão ao movimento sindical dos metalúrgicos do ABC no ciclo de greves de 1978-1980.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Coordenador / Marilda Menezes - Integrante / José Sérgio Leite Lopes - Integrante.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    5. 2016-2018. A Fundação Rockefeller e o Ensino Médico em São Paulo. Concepções e Interações de Modelos Norte-Americanos de Ensino e Pesquisa nas Faculdades de Medicina da Universidade de São Paulo e da Escola Paulista de Medicina (1916-1960)
      Descrição: O projeto pretende analisar as interações da Fundação Rockefeller com instituições de ensino médico em São Paulo estabelecidas por meio de acordos firmados com três escolas de medicina, duas da Universidade de São Paulo (USP) e também com a antiga Escola Paulista de Medicina (EPM), atualmente inserida na estrutura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Nessa direção, pretende coletar, organizar, sistematizar e analisar um conjunto de informações acerca das relações estabelecidas entre a Fundação Rockefeller e a Universidade de São Paulo, especialmente na criação e implantação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) entre 1952 e 1960, bem como o papel desempenhado por essa agência na definição de especialidades médicas no âmbito da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP) durante o período delimitado. Ao mesmo tempo, a Fundação Rockefeller estabeleceu também parcerias com a Escola Paulista de Medicina com o propósito de apoiar a formação de pesquisadores e laboratórios, contribuindo desse modo para consolidar o modelo de ensino médico parametrizado pela pesquisa biomédica. A pesquisa pretende, portanto, identificar e analisar as parcerias locais, os acordos estabelecidos, os recursos transferidos, de modo a verificar tensões, limites e impasses no delineamento de um modelo de medicina calcado na concepção de modernização de processos e procedimentos clínicos, terapêuticos e organizacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Coordenador / Cristina de Campos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    6. 2014-2018. Circulação de saberes, difusão de práticas médicas e dispositivos de intervenção sanitária no território colonial. O Hospital Real Militar de São Paulo na transição para o Império (1802-1832)
      Descrição: O projeto destina-se a identificar e analisar o papel do Hospital Real Militar de São Paulo na difusão da chamada "Medicina Erudita" ou "Medicina Acadêmica" e das práticas a ela associadas, tais como a disseminação da variolização e vacinação na Capitania, depois Província de São Paulo, entre 1802 e 1832. Trata-se de uma instituição pouco estudada e chama atenção os registros sobre a instalação e funcionamento em suas dependências por cerca de três anos, entre 1802 e 1806, dos rudimentos de um "curso médico" com a oferta das "aulas de cirurgia". A ocorrência destas práticas contraria o razoável consenso existente em torno da introdução do ensino médico no país atribuído aos decretos de D. João VI em 1808, por ocasião da transferência da Corte, e instalado respectivamente em Salvador e no Rio de Janeiro. O projeto aponta também para a existência de um fluxo de decisões e intervenções em torno de questões médico-sanitárias que até 1808 se organizavam a partir dos governadores de São Paulo e em relação direta com a metrópole, sem a intermediação do poder colonial instalado no Rio de Janeiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    7. 2014-2017. A Fundação Rockefeller e a Psiquiatria Forense em São Paulo. Antonio Carlos Pacheco e Silva e a introdução e difusão de concepções, práticas e modelos norte-americanos na criação do Manicômio Judiciário. (1926-1933)
      Descrição: CHAMADA MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 A escala e amplitude das ações empreendidas pela Fundação Rockefeller em termos mundiais na primeira metade do século XX continuam a suscitar análises e provocar interrogações acerca de seu poder modelador sobre atividades de interesse público, como a ciência, a saúde, a educação, entre outras áreas nas quais esteve presente. Amparada por recursos sem precedentes, a agência buscou difundir valores que se encontram alojados no cerne de um modelo de produção e difusão de conhecimento que é também a expressão de uma sociedade e de uma racionalidade ainda hegemônicas. Sustentada pelo poderoso establishment econômico norte-americano e associada muito estreitamente ao espectro político ultraconservador dos Estados Unidos, suas ações contribuíram para aprofundar vínculos de poder, promover técnicas, modelos e concepções em diversos campos do saber, com destaque nas práticas médicas, de ensino, pesquisa, campanhas sanitárias ou assistência médico-hospitalar. No Brasil, a ação sistemática da Fundação Rockefeller na Faculdade de Medicina de São Paulo nas décadas subseqüentes aos acordos assinados a partir de 1916 assegurou a constituição e/ou desenvolvimento de várias especialidades médicas e de campos científicos a ela associados. Um desses campos é o da Psiquiatria de base organicista cuja constituição e desenvolvimento em São Paulo esteve diretamente associada à figura do médico Antonio Carlos Pacheco, formulador do projeto do Manicômio Judiciário que se criou junto ao Hospital do Juquery. Financiado pela Fundação Rockefeller, em 1926 Pacheco e Silva visitou instituições psiquiátricas norte-americanas, viagem que subsidiaria o projeto de criação do Manicômio Judiciário, implantado em 1933. O projeto pretende investigar e analisar os termos e a relevância dessa articulação de modo a caracterizar a presença de concepções e modelos norte-americanos como um dos componentes decisivos na estrutura e funcionamento do Manicômio Judiciário. Pretende, ainda, analisar de que modo a instituição participou na conformação da Psiquiatria Forense como especialização da Psiquiatria, campo médico que então se reacomodava em São Paulo, aprofundando uma perspectiva organicista inclusive pela ação intensa do próprio Pacheco e Silva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
    8. 2013-2016. ANÁLISE DA DINÂMICA DA INOVAÇÃO NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
      Descrição: O presente projeto de pesquisa procura somar esforços a outras iniciativas existentes na compreensão dos processos recentes de desenvolvimento econômico e social da região do Grande ABC Paulista por meio da investigação de sua dinâmica de inovação. Por força da reestruturação produtiva ocorrida nas últimas décadas, os sete municípios que compõem a região sofreram transformações econômicas significativas e viram reduzida a sua participação relativa nas economias estadual e nacional. O encerramento das atividades de muitas de suas plantas industriais os levaram a buscar novas alternativas de geração de trabalho e renda. Como a capacidade de inovação é hoje decisiva para o desenvolvimento econômico e social integrado e sustentável, sendo a sua construção um processo social e interativo, o projeto ora apresentado se propõe a analisar a dinâmica da inovação na região, visando a identificar seus principais atores e relações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Integrante / Maria de Lourdes Pereira Fonseca - Integrante / Neusa Serra - Integrante / Ramon Garcia Fernandez - Coordenador / Julio Blumetti Facó - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa procura somar esforços a outras iniciativas existentes na compreensão dos processos recentes de desenvolvimento econômico e social da região do Grande ABC Paulista por meio da investigação de sua dinâmica de inovação. Por força da reestruturação produtiva ocorrida nas últimas décadas, os sete municípios que compõem a região sofreram transformações econômicas significativas e viram reduzida a sua participação relativa nas economias estadual e nacional. O encerramento das atividades de muitas de suas plantas industriais os levaram a buscar novas alternativas de geração de trabalho e renda. Como a capacidade de inovação é hoje decisiva para o desenvolvimento econômico e social integrado e sustentável, sendo a sua construção um processo social e interativo, o projeto ora apresentado se propõe a analisar a dinâmica da inovação na região, visando a identificar seus principais atores e relações. O objetivo geral do projeto é analisar a dinâmica da inovação do Grande ABC, identificando sua atual configuração produtiva e eventuais desafios ao aumento da capacitação científica e tecnológica necessária para propiciar um novo ciclo de desenvolvimento da região. A consecução de tal objetivo geral implica levar em consideração os seguintes objetivos específicos, que se constituem em produtos intermediários do projeto na forma de estudos: * Reestruturação recente (a partir de 2000) e atual perfil das atividades econômicas da região do GABC; * Padrão da distribuição geográfica das atividades de C,T&I - Ciência, Tecnologia e Inovação - e das empresas inovadoras no GABC; * Capacidade de C&T&I da região: perfil das universidades, das outras instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, centros de treinamento de recursos humanos e entidades relacionadas e seus vínculos entre si e com o setor produtivo; * Papel das empresas internacionais na constituição da capacitação local em C,T&I; * Novas formas de organização do esforço produtivo e inovativo da região (arranjos produtivos locais, parques e pólos tecnológicos, distritos industriais, incubadoras de empresas) e seus vínculos entre si, com a as entidades de C,T&I e com o setor produtivo; * Governança local: principais atores, constituição de parcerias e estruturas de coordenação; A pesquisa desses objetivos específicos permitirá chegar a conclusões mais amplas sobre a dinâmica da inovação na região do GABC, sua natureza, sua trajetória e sua direção. Este produto, resultante da análise conjunta de todos os estudos anteriores, constituirá o relatório final do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Júlio Francisco Blumetti Facó - Integrante / Ramon Vicente Garcia Fernandez - Coordenador / Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha Marinho - Integrante / Neusa Serra - Integrante / Maria de Lourdes Pereira Fonseca - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Júlio Francisco Blumetti Facó.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. LASA-2018: International Congress of Latin American Studies. Richard Pearce e a Fundação Rockefeller no Modelamento do Ensino Médico em São Paulo. 2018. (Congresso).
      2. Primeiro Simpósio Nacional de História das Doenças e das Ares de Curar.Circularidades e Diálogos Internacionais: debates científicos e trocas acadêmicas. 2018. (Simpósio).
      3. 25th International Congress of History of Science and Technoogy. Colloquies and interchanges with Brazilian physicians. Emile Brumpt and his colaborative and controversy networks in Brazil (1910-1950). 2017. (Congresso).
      4. V Encontro Nacional de Antropologia do Direito (ENADIR).Punição e Experimentação em Mulheres e Meninas. A Psiquiatria Organicista e o Hospital do Juqueri em São Paulo.. 2017. (Encontro).
      5. XXXIV LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION CONGRESS. A Fundação Rockefeller e a Endocrinologia, Farmacologia e Bioquímica em São Paulo. 2017. (Congresso).
      6. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.Tensões e Controvérsias na Interiorização da Saúde em São Paulo. O Amarelão e os testes de Chenopodium pela Fundação Rockefeller, Serviço Sanitário e Faculdade de Medicina (1914-1934). 2016. (Seminário).
      7. IV Colóquio de História das Doenças.Punição e Experimentação em Mulheres e Meninas. A Psiquiatria Organicista e o Hospital do Juqueri em São Paulo.. 2016. (Simpósio).
      8. IV Coloquio Historia das Doenças.Punição e Experimentação em Mulheres e Meninas. A Psiquiatria Organicista e o Hospital do Juqueri em São Paulo.. 2016. (Seminário).
      9. XXXIV International Congress of Latin American Studies Association LASA. A Fundação Rockefeller e a Constituição da Medicina Nuclear em São Paulo. Tensões e Disputas na Formação de uma Especialização Médica. 2016. (Congresso).
      10. XXXIV International Congress of Latin American Studies Association LASA. Chairman: Trajetórias da Fundação Rockefeller na América Latina. Experiências Cruzadas do Brasil e Colômbia nas Intervenções em Saúde Pública e Filantropia Científica. 2016. (Congresso).
      11. 2ND LUSO-BRAZILIAN MEETING ON THE HISTORY OF TROPICAL MEDICINE.A Fundação Rockefeller e a Medicina Tropical em São Paulo. Circuitos, Redes e Personagens da Parasitologia Médica, Microbiologia e Anatomia Patológica (1918-1959). 2015. (Encontro).
      12. Encontro dos Programas de Pós-Graduação Interdiiscplinares Subárea II - Sociais e Humanidades, Regiões Sul e Sudeste.O Programa Interdiscplinar em Ciências Humanas e Sociais UFABC. 2015. (Encontro).
      13. IIº Encontro Internacional de Musica e Midia.Latinidades Conexas : Notas Preliminares em Busca de um Conceito. 2015. (Encontro).
      14. IIº Encontro Internacional de Música e Mídia.Estéticas, Identidades e Disjunções Latinas. 2015. (Encontro).
      15. Tropical Diseases in Latin America and the Caribbean: a Historical Perspective.A Fundação Rockefeller e as controvérsias no tratamento de doenças tropicais com óleo de chenopodium: o caso do Amarelão em São Paulo. 2015. (Seminário).
      16. XII Congresso Internacional Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais (CONLAB). Historia a Psiquiatria e de suas Práticas Cirúrgicas. Pacheco e Silva e a Implantação, Difusão e Criação de Conexões Internacionais da Psicocirurgia em São Paulo. 2015. (Congresso).
      17. XXXIII International Congress of the Latin American Studies Association. História da Psiquiatria e das Práticas de Psicocirurgia. Pacheco e Silva e Egas Moniz na implantação, difusão e criação da especialidade medica em São Paulo.. 2015. (Congresso).
      18. XXXII IInternational Congress of the Latin American Studies Association. História da Psiquiatria e das Práticas de Psicocirurgia. Pacheco e Silva e Egas Moniz na implantação, difusão e criação da especialidade medica em São Paulo.. 2015. (Congresso).
      19. 14º SEMINARIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA.Difusão da Vacina na América Portuguesa. Práticas, Saberes, Dispositivos e Personagens no Território Colonial (1793-1822).. 2014. (Seminário).
      20. III Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC).IBGE's Electronic Brain: an analisys on the impacts of the first import of a high performance computer in Brazil. 2014. (Simpósio).
      21. V Jornadas Internacionais de História da Psiquiatria e Saúde Mental.Antonio Carlos Pacheco e Silva e a Internacionalização da Psiquiatria em São Paulo. Redes, Atores e Contextos. (1925-1974). 2014. (Seminário).
      22. V Jornadas Internacionais de História da Psiquiatria e Saúde Mental.A VIDA COMO LOUCURA: OS ERASMISTAS DA CULTURA PSIQUIÁTRICA PORTUGUESA. 2014. (Seminário).
      23. XII Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Defloramento, Estupro, Aborto e Prostituição em Bragança Paulista. Discurso Médico na Justiça Criminal durante o Primeiro Código Penal Republicano (1890-1940). 2014. (Congresso).
      24. XXXII International Congress of the Latin American Studies Association. Brazilian Technoscience: Technology, Politics and Knowledge in 21st Century Brazil. 2014. (Congresso).
      25. XXXII International Congress of the Latin American Studies Association. Caminhos e Trajetos da Filantropia Norte-americana no Ensino, Pesquisa e Assistência para a Medicina e a Saúde (1916-1952). 2014. (Congresso).
      26. IV Coloquio Latino-Americano de Historia y Estudios Sociales sobre la Ciencia y la Tecnologia.Ensino e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação no Cinturão Industrial do ?Grande ABC? de São Paulo. Tensões e Contradições na interação Excelência Científica e Inclusão Social. 2013. (Outra).
      27. XXXI Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos. O Hospital Militar de São Paulo: Ocupações, Práticas e Saberes na Transição da Colônia ao Império (1802-1829). 2013. (Congresso).
      28. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A difusão da Medicina acadêmica e das práticas científicas no espaço luso-brasileiro. Da Corte à Província, a trajetória de Francisco de Mello Franco de Lisboa a São Paulo. (1783-1839). 2012. (Seminário).
      29. Congreso Universidad 2012. A UNIVERSIDADE DE SAO PAULO E A FUNDAÇÃO ROCKEFELLER. ELEMENTOS PARA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL (1948-1968).. 2012. (Congresso).
      30. XXX Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos. Relações Brasil-Estados Unidos. Políticas e Estratégias da Fundação Rockefeller para Ciência, Saúde e Educação Médica: uma abordagem histórica (1916-1952).. 2012. (Congresso).
      31. Congresso Luso Brasileiro de História da Ciência. COIMBRA, LISBOA E PROVÍNCIA DE SÃO PAULO. CIRCULAÇÃO DE SABERES, VÍNCULOS DE PODER E EXERCÍCIO DA MEDICINA NO TRÂNSITO COLÔNIA-IMPÉRIO. AS TRAJETÓRIAS DE FRANCISCO E JUSTINIANO DE MELLO FRANCO. (1757 -1839). 2011. (Congresso).
      32. VII Congresso Paulista de História da Medicina. ?PSIQUIATRIA E VÍNCULOS DE PODER. UM ESTUDO SOBRE PACHECO E SILVA E OS MOVIMENTOS CONSERVADORES EM SÃO PAULO?. 2011. (Congresso).
      33. XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Anticomunismo e lusofilia na Universidade de São Paulo. A direita acadêmica e sua aderência às Universidades de Coimbra, Lisboa e Porto. (1913-1988). 2011. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. SILVA, M. R.Barros ; Haddad, Thomás Augusto Santoro ; Gordon, Ana Maria Leite ; Gonçalves, Carlos ; ALVIM, Marcia Helena ; Queiroz, Francisco ; Oliver, Graciela de Souza ; Marinho, Maria Gabriela S.M.C. ; Gualtieri,Regina Candida Ellero ; Forato, Thais Cyrino de Mell ; Ermelinda Moutinho Pataca. 13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2012. Congresso
      2. MARINHO, Maria Gabriela S. M. C.; PENTEADO, C. L. C.. Iº Encontro de Arte e Tecnologia da UFABC. 2012. Outro
      3. MARINHO, Maria Gabriela S. M. C.. I Seminário de Redes Colaborativas de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2011. (Outro).. . 0.
      4. MARINHO, Maria Gabriela S. M. C.; MOTA, André ; SILVA, Márcia Regina Barros da ; MOTT, Maria Lúcia ; FERNANDES, Suzana César G.. II º Encontro Paulista Memória, Saúde e Sociedade - RedeHiss. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho ⇔ Alessandra Teixeira (2.0)
        1. SALLA, FERNANDO AFONSO ; TEIXEIRA, ALESSANDRA ; MARINHO, MARIA GABRIELA S. M. C.. Contribuições para uma genealogia da pena de morte: desnudando a ?índole pacífica? do povo brasileiro. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS. v. 11, p. 41-71-71, issn: 2175-3423, 2019.
        2. TEIXEIRA, A. ; SALLA, F. A. ; MARINHO, Maria Gabriela S. M. C.. Vadiagem e prisões correcionais em São Paulo: Mecanismos de controle no firmamento da República. Estudos Historicos (Rio de Janeiro). v. 29, p. 381-400-400, issn: 2178-1494, 2016.

      • Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho ⇔ Sérgio Amadeu da Silveira (1.0)
        1. MARINHO, Maria Gabriela S. M. C. (Org.) ; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (Org.) ; MONTEIRO, M.S.A. (Org.) ; DIAS, R. B. (Org.) ; CAMPOS, C. (Org.). Abordagens em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 1 ed. Santo André - SP: Universidade Federal do ABC, 2014. v. 1, p. 292.

      • Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho ⇔ Sidney Jard da Silva (1.0)
        1. SILVA MARTINS DA CUNHA MARINHO, MARIA GABRIELA; SILVA, S. J. ; FONSECA, K. C. D. ; RODRIGUES, E. M.. Entre sujeitos e sentidos: uma análise do ciclo de greves do ABC Paulista a partir dos discursos da Folha e do Estadão. Em: José Sergio Leite Lopes; Beatriz Heredia. (Org.). Movimentos cruzados, histórias específicas. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora UFRJ. 2019.v. 1, p. 191-226.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34