UFABC-professores

Robson Macedo Novais

Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC) e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da UFABC. Possui Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (2010). Doutor em ensino de Ciências, na modalidade ensino de Química, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de ensino de Química, com ênfase no processo de ensino-aprendizagem da Química e na formação de professores. Atua nos seguintes temas de pesquisa: aspectos afetivos da docência, com o foco na influência das emoções no ensino de Química/Ciências, e recursos e estratégias didáticas para o ensino de Química. CONTATO: robson.novais@ufabc.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2289-6026 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8018498634297142 (19/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 - CCNH, bloco A: sala 627-3 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968375 URL da Homepage: https://gg.gg/niequfabc
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2018-2020. Dimensão Afetiva da Docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Ciências/Química
      Descrição: A sala de aula de Ciências/Química é um espaço onde os estudantes vivenciam alegrias, tristezas, curiosidade, ansiedade e outras emoções que marcam as relações interpessoais e os vínculos afetivos que eles estabelecem com o objeto de conhecimento. Tal fato atribuí a prática educativa uma dimensão afetiva da docência. A partir dessa perspectiva, propõe-se, por meio deste projeto, a investigação de aspectos da dimensão afetiva da docência e algumas de suas implicações na formação e na prática de professores, com foco na influência das emoções nas relações que os alunos estabelecem com a disciplina de Química e com o seu objeto de estudo (conteúdos escolares). Também se propõe investigar a influência das emoções na relação que o professor estabelece com o seu objeto de ensino (conteúdos escolares), com as suas estratégias e com a sua profissão, de maneira a reconhecer algumas implicações dessas emoções no seu desenvolvimento profissional e na sua atuação docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Macedo Novais - Coordenador / Matheus Lopes Silva - Integrante / Taíris Aparecida da Silva - Integrante / Felipe da Silva Sales - Integrante / Vanessa Matos dos Santos - Integrante / Gabriela Santiago de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Robson Macedo Novais.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. II Colóquio da Licenciatura em Química da UFF.Emoções no Ensino de Química. 2019. (Outra).
      2. III Semana da Química.Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): recursos e potencialidades no ensino de Química. 2019. (Outra).
      3. V Festival de Música e Ensino de Química.Avaliador das apresentações. 2019. (Outra).
      4. V Simpósio Mineiro de Educação Química (V SMEQ).Afetividade na sala de aula: a influência das emoções no ensino de Química. 2019. (Simpósio).
      5. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO - CONIPPE. NARRATIVAS REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2018. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. NOVAIS, R. M.; ALTARUGIO, M. H. ; AZEVEDO, G. C. ; AURELIO, L. G. R. ; BEZERRA, L. H. S. ; PIMENTEL, S. J. O. ; SOUZA, T. I. R. ; LIMA, T. M. M. ; ARAUJO, V. S.. II Ciclo de palestras virtuais: aspectos afetivos e emocionais da prática educativa. 2022. Outro
      2. NOVAIS, R. M.; LINHARES, H. M. S. M. D. ; CORREA, M. L. B. ; PIMENTEL, S. J. O. ; SOUZA, T. I. R. ; SOUSA, R. C. B. ; FAIAD, C. R. ; SALES, F. S. ; ARAUJO, F. A. B. ; ARAUJO, V. S. ; SPETIC, L. B. ; SILVA, T. A. ; SANTOS, V. M. ; AZEVEDO, G. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. M. ; DECARLI, C. ; SILVA JUNIOR, A. A.. Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC). 2020. Outro
      3. NOVAIS, R. M.; SALES, F. S. ; ARAUJO, F. A. B. ; AZEVEDO, G. C. ; SPETIC, L. B. ; SILVA, T. A. ; SANTOS, V. M. ; BENUCCI, V. B.. Ciclo de palestras virtuais: aspectos afetivos e emocionais da prática educativa. 2020. Outro
      4. NOVAIS, R. M.; BENUCCI, V. B. ; ARAUJO, F. A. B. ; SALES, F. S. ; SILVA, T. A. ; CARVALHO, G. S.. Dia da Inteligência Emocional na Universidade: para ser e viver melhor. 2019. Outro
      5. NOVAIS, R. M.. Stand do curso de Licenciatura em Química no evento "UFABC para todos". 2018. .. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34