Formou se em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), possui mestrado em Distúrbios de Desenvolvimento pela mesma instituição (2007) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de psicologia cognitiva e neuropsicologia atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, distúrbios de aprendizagem, instrumentos e jogos digitais para educação regular e inclusiva. Tem conhecimento de técnicas de registro de movimento ocular (Eye tracking) e Ressonância Magnética funcional. (Texto informado pelo autor)
MARTINS, BRUCE ; BABA, MARIANA YUMI ; DIMATEO, ELISA MONTEIRO ; COSTA, LETICIA FRUCHI ; CAMARA, AILA SILVEIRA ; Lukasova, Katerina ; NUCCI, MARIANA PENTEADO. Investigating Dyslexia through Diffusion Tensor Imaging across Ages: A Systematic Review. BRAIN SCIENCES. v. 14, p. 349-29, issn: 2076-3425, 2024.
FERNANDES, KATARINA DUARTE ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; LEITE, NAIMI MOREIRA NOBRE ; LIMA, JULIANE KRISTINE DE ; OLALLA, CAMILO ERNESTO SUBENKO ; Lukasova, Katerina. Habilidades Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua Relação com Senso Numérico, Memória Operacional e Dificuldade de Leitura. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 38, p. 1-27, issn: 1980-4415, 2024.
XAVIER, JUCINEIDE S. ; ORSATI, FERNANDA T. ; LAURENCE, PAULO G. ; BARBOSA, LOURENÇO K. ; GOUVEIA, ANDRESSA S. ; D'ANTINO, MARIA ELÓISA F. ; Lukasova, Katerina ; MACEDO, ELIZEU C. ; SCHWARTZMAN, JOSÉ SALOMÃO. Insights into Rett Syndrome girls' receptive vocabulary through eye movements and parental perception. EUROPEAN JOURNAL OF PAEDIATRIC NEUROLOGY. v. 51, p. 1-8, issn: 1090-3798, 2024.
TEIXEIRA, DIEGO SIQUEIRA DE LIMA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; Lukasova, Katerina. Clustering and Switching on verbal fluency tests in elementary school children with and without learning difficulties. CODAS. v. 35, p. 1-7, issn: 2317-1782, 2023.
TEIXEIRA, DIEGO SIQUEIRA DE LIMA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; Lukasova, Katerina. Clustering e Switching nos testes de fluência verbal em crianças do ensino fundamental I com e sem dificuldade de aprendizagem. CODAS. v. 35, p. 1-7, issn: 2317-1782, 2023.
PEREIRA, JEFFERSON LUIZ ; ULISSES, SOFIA MARQUES VIANA ; DEL BIANCO, OMAR MOREIRA ; Lukasova, Katerina. Symptoms of post-traumatic stress disorder and affects in healthcare workers during the COVID-19 pandemic. ESTUDOS DE PSICOLOGIA. v. 40, p. 1-7, issn: 1982-0275, 2023.
FONSECA, MARIA CRISTINA MICELLI ; Lukasova, Katerina ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Acesso Lexical na Leitura:Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. LINGUAGEM EM FOCO. v. 13, p. 230-251, issn: 2674-8266, 2022.
PTÁč ; MARTINS, BRUCE ; Lukasova, Katerina. Hábitos de leitura em estudantes universitários tchecos e brasileiros com e sem dislexia. REVISTA CEFAC (ONLINE). v. 24, p. 1-11, issn: 1982-0216, 2022.
LEAL, SIDNEY EVALDO ; Lukasova, Katerina ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ALUÍSIO, SANDRA MARIA. RastrOS Project: Natural Language Processing contributions to the development of an eye-tracking corpus with predictability norms for Brazilian Portuguese. Language Resources and Evaluation. v. 56, p. 1333-1372, issn: 1574-020X, 2022.
MLCAKOVA, R. ; MASTALIR, J. ; LUKASOVA, K.. HODNOCENÍ ČTENÍ PÍSMEN S VYU?ITÍM METODY TETRECOM ZALO?ENÉ NA TECHNOLOGII EYE TRACKING U ZAČÍNAJÍCÍCH ?KOLÁKŮ V ZÁKLADNÍ ?KOLE A V ZÁKLADNÍ ?KOLE LOGOPEDICKÉ. Studia paedagogica. v. 3, p. 99, issn: 2336-4521, 2022.
MARQUES VIANA ULISSES, SOFIA ; MOREIRA DEL BIANCO, OMAR ; LUIZ PEREIRA, JEFFERSON ; Lukasova, Katerina. ESTRESSE, COPING E ESTADOS AFETIVOS EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA. v. 13, p. 01-19, issn: 2236-6407, 2022.
PTÁč ; MARTINS, BRUCE ; Lukasova, Katerina. Reading habits of Czech and Brazilian university students with and without dyslexia. REVISTA CEFAC (ONLINE). v. 24, p. 1-11, issn: 1982-0216, 2022.
COTOSCK, KELLY ; MELTZER, JED ; NUCCI, MARIANA ; Lukasova, Katerina ; MANSUR, LETÍCIA ; AMARO, EDSON. Engagement of Language and Domain General Networks during Word Monitoring in a Native and Unknown Language. BRAIN SCIENCES. v. 11, p. 1063-1083, issn: 2076-3425, 2021.
SANTOS, RAONI DA SILVA ; FRANCISCO, GUILHERME CP ; Lukasova, Katerina. Expressive and receptive vocabulary in preschool children and socioeconomic factors. REVISTA CEFAC (ONLINE). v. 23, p. 1-8, issn: 1982-0216, 2021.
DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; Sato, João Ricardo. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 1, issn: 1664-1078, 2021.
OLLALA, C. ; LUKASOVA, K. ; GOULART, M. T. C. ; SATO, C. M.. Kalulu: Adaptação e avaliação do jogo digital para a alfabetização. Revista de Estudos Lúdicos. v. 1, p. 80-87, issn: 2675-3545, 2021.
LAMEIRA, M. F. N. ; TORRESI, E. C. B. ; LUKASOVA, K. ; GOULART, M. T. C.. Línguas em conflito: modelos de acesso lexical a partir do input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do multilinguismo sobre as funções executivas. CADERNOS DE TRADUÇÃO. v. 40, p. 186-216, issn: 2175-7968, 2020.
RAZUK, MILENA ; Lukasova, Katerina ; BUCCI, MARIA PIA ; BARELA, José Angelo. Dyslexic children need more robust information to resolve conflicting sensory situations. DYSLEXIA. v. 1, p. dys.1641, issn: 1076-9242, 2019.
OLALLA, C. E. S. ; LUKASOVA, K.. Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. v. 22, p. 74-91, issn: 1982-1654, 2019.
BUSIN, YURI ; Lukasova, Katerina ; ASTHANA, MANISH K. ; MACEDO, ELIZEU C.. Hemiface Differences in Visual Exploration Patterns When Judging the Authenticity of Facial Expressions. Frontiers in Psychology. v. 8, p. 1-8, issn: 1664-1078, 2018.
LUKASOVA, KATERINA ; NUCCI, MARIANA P. ; NETO, RAYMUNDO MACHADO DE AZEVEDO ; VIEIRA, GILSON ; Sato, João R. ; Amaro, Edson. Predictive saccades in children and adults: A combined fMRI and eye tracking study. PLoS One. v. 13, p. e0196000, issn: 1932-6203, 2018.
NUCCI, MARIANA PENTEADO ; LUKASOVA, KATERINA ; VIEIRA, GILSON ; Sato, João Ricardo ; Amaro Júnior, Edson. Cognitive performance in transient global hypoxic brain injury due to moderate drowning. JOURNAL OF CLINICAL AND EXPERIMENTAL NEUROPSYCHOLOGY. v. 19, p. 1-11, issn: 1380-3395, 2017.
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (6)
LAURENCE, P. G. ; LUKASOVA, K. ; ALVES, M. V. C. ; MACEDO, E. C.. What Our Eyes Can Tell Us About Our Social and Affective Brain?. Em: PauloSérgioBoggio; TanjaS.H.Wingenbach;MaríliaLiradaSilveiraCoêlho;WilliamEdgarComfort;LucasMurrinsMarques;MarcusViniciusC.Alves. (Org.). Social and Affective Neuroscience of Everyday Human Interaction. 1ed.Cham. : Springer Nature Switzerland. 2023.v. 1, p. 1-320.
GOULART, M. T. C. ; MARCHEZINI, F. ; LUKASOVA, K.. PROCESSAMENTO DA LEITURA EM BILÍNGUES: O PAPEL DA CONSISTÊNCIA ORTOGRÁFICA. Em: Bernardo Kolling Limberger, Pâmela Freitas Pereira Toassi e Angela Ines Klein; Prefácio de Cristina Maria Moreira Flores. (Org.). Bilinguismo e Leitura: contribuições da psicolinguística.. 1ed.Campinas. : Pontes Editores. 2023.v. 1, p. 1-451.
BUCHWEITZ, A. ; PEGADO, F. ; Lukasova K. A Neurobiologia da Leitura e da Escrita. Em: Ministério da Educação.. (Org.). Relatorio Nacional de Alfabetizacão Baseada em Evidências (RENABE). 1ed. 2020.v. 1, p. 69-95.
LEITE, N.M.N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. S. ; GOULART, M. T. C. ; LUKASOVA, K.. Use of functional near-infrared spectroscopy as an auxiliary tool for the evaluation of working memory in scholars. Em: ORSATI, F. T., CARDOSO, A. D., CAMPOS, T. M. L., MACEDO, E. L. (Org.). Transdisciplinarity and interdisciplinarity in education.. 1ed.São Paulo. : Edicon. 2020.v. 1, p. 111-133.
LEITE, N.M.N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. S. ; GOULART, M. T. C. ; LUKASOVA, K.. Uso de espectroscopia funcional de luz próxima ao infravermelho como ferramenta auxiliar para a avaliação da memória de trabalho em escolares em alfabetização. Em: ORSATI, F. T., CARDOSO, A. D., CAMPOS, T. M. L., MACEDO, E. L. (Org.). Transdisciplinariedade e interdisciplinariedade na educação. 1ed.São Paulo. : Edicon. 2020.v. 1, p. 119-142.
LUKASOVA, K.; SILVA, P. B. ; Oliveira, Darlene G. ; MACEDO, Elizeu Coutinho de. Avaliação do processamento visual na dislexia do desenvolvimento. Em: Jerusa F. de Salles, Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexia do desenvolvimento e adquirida. 1ed.São Paulo. : Pearson. 2017.v. 1, p. 115-132.
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
DE SOUZA, PAULO HENRIQUE ; MIURA LUNARDI, BRENDA ; GARCIA RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL ; Lukasova, Katerina ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ISABEL DAAVILA FREITAS, MARIA. Eye Tracking Application in the Evaluation of Aphasic Portuguese Speakers. Em: 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), p. 1, 2021.
Estivalet G ; HARTMANN, N. ; MARQUIAFAVEL, V. ; LUKASOVA, K. ; GOULART, M. T. C. ; ALUISIO, S. M.. LexPorBr Infantil: uma base lexical tripartida e com interface Web de textos ouvidos, produzidos, e lidos por crianc¸as. Em: STILL XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events, v. 1, p. 190-199, 2019.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (1)
LUKASOVA, K.; AMARO JUNIOR, E.. The use of eye tracking in fMRI study: differences in adults and children predictive saccades. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro (0)
Programas de computador sem registro (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (4)
Ronny Mikyo Mitsuoka. A alfabetização e a modulação hemodinâmica cerebral: Análise por ressonância magnética funcional. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023. Supervisor: Katerina Lukasova.
Vander Pereira da Silva. Diferenças relacionadas a idade na unidade e diversidade das funções executivas: um estudo desenvolvimental a partir das diferenças individuais e sua relação com inteligência. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Katerina Lukasova.
Camilo Ernesto Subenko Olalla. JOGO DIGITAL KALULU: ALFABETIZAÇÃO E ARITMÉTICA BÁSICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO GAME EM TABLETS. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Katerina Lukasova.
DAYSE DA SILVA SOUZA. PARTICIPAÇÃO DO CÓRTEX MOTOR NO PROCESSAMENTO LÉXICO-SEMÂNTICO DE VERBOS: CORRELATOS NEURAIS DA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E AÇÃO.. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2018. Supervisor: Katerina Lukasova.
Dissertação de mestrado (3)
Victor Hugo da Silva. Uma abordagem integrada da espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS) e o rastreamento ocular para estudo da Atenção Compartilhada e Preferência Visual no Transtorno do Espectro do Autismo. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientadores: Katerina Lukasova, Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
Abdo Carin Murad Neto. A influência de memória operacional na alfabetização e seus correlatos neurais. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Katerina Lukasova.
Andrea Ferreira de Azevedo Almeida. Intervenção musical para o treino das habilidades de consciência fonológica e funções executivas em crianças pré-escolares. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (2)
Mariela Vitória Santos. Mariela Vitória Santos. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Katerina Lukasova.
Isabel Almeida Bender Verrone. Avaliação da leitura de universitários brasileiros, medida por meio de rastreio ocular e Hábitos de Leitura.. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Katerina Lukasova.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (11)
CARIN GORESCU CALDEIRA. Caracterização das habilidades de escrita em grupo de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: aspectos linguísticos e cinemáticos.. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Supervisor: Katerina Lukasova.
Diego Siqueira de Lima Teixeira. Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Bruce Martins de Santana. LEITURA EM ADULTOS COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO: USO INTEGRADO DE MEDIDAS PUPILARES E RESSONÂNCI MAGNÉTICA FUNCIONAL.. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Katarina Duarte Fernandes. Investigação da aquisição das habilidades aritméticas em relação ao desenvolvimento de funções executivas em amostra de escolares do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
BRENDA MIURA LUNARDI. Caracterização dos processos cognitivos e correlatos neurais da leitura em idosos cognitivamente saudáveis:um estudo com fNIRS e rastreamento ocular. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Supervisor: Katerina Lukasova.
ELAINE NABETH LOUZADA TORRES. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE AFETO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Supervisor: Katerina Lukasova.
Raoni da Silva Santos. Relação da memória operacional e leitura mediada por meio da aplicação do programa de alfabetização Kalulu. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Katerina Lukasova.
Michaela Nytrová. Dyslexie ve speciálně pedagogickém a neurovědeckém pojetí se zaměřením na motorický deficit.. Dissertação (Mestrado em Pedagogická Faculta) - Universita Palackého v Olomouci, . 2019. Supervisor: Katerina Lukasova.
Camilo Ernesto Subenko Olalla. KALULU: ADAPTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO JOGO DIGITAL PARA A ALFABETIZAÇÃO E ARITMÉTICA BÁSICA. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019. Orientador: Katerina Lukasova.
Monika Jirásková. Dyslexie ve speciálněpedagogickém a neurovědeckém pojetí se zaměřením na motricidade. Dissertação (Mestrado em Ústav speciálněpedagogických studií) - Palacky University Olomouc, . 2019. Supervisor: Katerina Lukasova.
LUISIANA BALDINI FRANÇA PASSARINI. Desenvolvimento de linguagem em bebês envolvidos em um protocolo de experiências musicais com foco em elementos da prosódia. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Supervisor: Katerina Lukasova.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (1)
Renan Amaral Oliveira. Saúde Mental Global: Síndrome de Burnout e o Adoecimento no Capitalismo Internacional Contemporâneo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (8)
Giselle Dantas Valentim. Análise da conectividade funcional entre perfis neuropsicológicos e grupos clínicos disléxicos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022. Orientador: Katerina Lukasova.
Vinícius Miranda Queiroga Teixeira. DETERMINAÇÃO DE SONO INICIAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONECTIVIDADE FUNCIONAL UTILIZANDO RS-fMRI E EYE-TRACKING. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022. Orientador: Katerina Lukasova.
Isabel Almeida Bender Verrone. Avaliação da leitura de universitários brasileiros, medida por meio de rastreio ocular e medidas de qualidade lexical. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022. Orientador: Katerina Lukasova.
Laísa Amorim da Conceição. Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos: avaliação de eficácia do programa de leitura e escrita por movimento ocular.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Tatiana Suemi Anglas Tarumoto. Movimento ocular em adultos com dislexia de desenvolvimento: uso integrado de RMf e Eye Tracking ? Rastreador ocular.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Jean Rodrigues Pereira. Validação de um jogo digital para o treino de memória em crianças do ensino fundamental.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Katerina Lukasova.
Victor Hugo da Silva. Correlação entre Atenção Compartilhada e TEA através de rastreamento ocular. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Katerina Lukasova.
Cássia Ananda Passarelli de Lima. Neuroestética: Investigação neurociêntifica da experiência estética e percepção. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Katerina Lukasova.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (8)
2023-Atual. A influência de memória operacional na alfabetização e seus correlatos neurais: evidências de um estudo longitudinal com a intervenção na leitura. Descrição: Esta proposta se situa no âmbito educacional brasileiro, especificamente nos fundamentos da alfabetização. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao papel da memória verbal de curto prazo (VeSTM, verbal short term memory) no desenvolvimento das habilidades de leitura e no processo da reestruturação neurofuncional na infância. A proposta foi estruturada com três objetivos: 1) Avaliação do curso de desenvolvimento da VeSTM no início da alfabetização e descrição dos correlatos neuropsicológicos; 2) Avaliação do padrão de funcionamento neural relacionado com o funcionamento da VeSTM ao longo do desenvolvimento em estudantes público-alvo; 3) Avaliação do efeito de um protocolo informatizado Kalulu no ensino de leitura, padrão neuropsicológico e neurofuncional da VeSTM. Projeto auxílio regular, Processo:22/03206-8, Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / SATO, JOÃO R. - Integrante / Cristiane Maria Sato - Integrante / CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA - Integrante. Membro: Katerina Lukasova.
2021-Atual. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Membro: Katerina Lukasova.
2021-Atual. PRONAS sobre a detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) Descrição: Coordenação da pesquisa PRONAS sobre a detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social, através de rastreio ocular (eye tracking) e método da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Edson Amaro Júnior - Coordenador / Yasmin dos Anjos de Deus Cardoso - Integrante / Yasmine Rocha Martins - Integrante. Membro: Katerina Lukasova.
2020-2021. Impactos psicológicos e coping em profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia do COVID-19 no Brasil Descrição: O estudo visa investigar os impactos cognitivos e psicológicos em profissionais da saúde decorrentes do atendimento a pacientes com suspeita ou acometidos pela COVID-19 no Brasil, bem como investigar estratégias de coping utilizadas por esses profissionais. A proposta é de uma pesquisa exploratória-descritiva de abordagem quantitativa com coleta prospectiva dos dados. Os dados serão coletados através da plataforma de pesquisas Google Forms, de maneira 100% digital, em três etapas diferentes: durante a pandemia por COVID-19; de 4 a 6 semanas após a primeira testagem; e após o fim da pandemia com um mínimo de 88 voluntários. Os voluntários serão selecionados por meio das redes sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Jefferson Luiz Pereira - Integrante / Sofia Marques Viana Ulisses - Integrante / Omar Moreira Del Bianco - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra. Membro: Katerina Lukasova.
2019-Atual. Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz Descrição: O PCF foi lançado em outubro de 2016, com implantação gradativa nos anos de 2017 e 2018 até atingir 3,5 milhões crianças menores de três anos, cujas famílias sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF). Entre uma série de ações a serem desenvolvidas pelo PCF, inclui-se a realização de visitas semanais para estas crianças, visando à estimulação intelectual. Especificamente, o programa visa orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade e favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários; promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família; e promover, acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, inclusive mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças. Os impactos e benefícios esperados do Programa incluem: fortalecimento dos vínculos familiares; prevenção de situações de negligência e violência contra a criança; redução da subnutrição crônica; melhora do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e da capacidade de interação da criança, conforme indicadores apropriados para cada faixa etária. Esta pesquisa é parte de um projeto multicêntrico envolvendo 6 estados, liderado pelo Prof. Dr. Cesar G. Victora da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa no estado de São Paulo será realizada pela Universidade Federal do ABC e trará experiências e benefícios aos alunos e docentes envolvidos. Evidências científicas em neurociência apontam que os primeiros mil dias de vida, a "primeiríssima infância?, são particularmente importantes no desenvolvimento do ser humano. Uma pesquisa que visa avaliar o impacto de um programa justamente na primeiríssima infância é de suma importância para a academia e sociedade, além de ser uma pesquisa realizada em várias etapas, totalizando 3 anos. A pesquisa é considerada a maior pesquisa sobre a primeira infância do mundo, o que trará conhecimentos e destaque para a UFABC. Além da participação dos alunos da graduação e pós-graduação e docentes desta universidade. A equipe será treinada pelos pesquisadores principais da pesquisa, na figura do Prof. Dr. Cesar Victora da UFPel para realizar o trabalho de campo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Cristiane Otero Reis Salum - Integrante / Carolina La Maison - Integrante / Alícia Matijasevich - Integrante. Membro: Katerina Lukasova. Descrição: O PCF foi lançado em outubro de 2016, com implantação gradativa nos anos de 2017 e 2018 até atingir 3,5 milhões crianças menores de três anos, cujas famílias sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF). Entre uma série de ações a serem desenvolvidas pelo PCF, inclui-se a realização de visitas semanais para estas crianças, visando à estimulação intelectual. Especificamente, o programa visa orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade e favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários; promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família; e promover, acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, inclusive mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças. Os impactos e benefícios esperados do Programa incluem: fortalecimento dos vínculos familiares; prevenção de situações de negligência e violência contra a criança; redução da subnutrição crônica; melhora do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e da capacidade de interação da criança, conforme indicadores apropriados para cada faixa etária. Esta pesquisa é parte de um projeto multicêntrico envolvendo 6 estados, liderado pelo Prof. Dr. Cesar G. Victora da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa no estado de São Paulo será realizada pela Universidade Federal do ABC e trará experiências e benefícios aos alunos e docentes envolvidos. Evidências científicas em neurociência apontam que os primeiros mil dias de vida, a "primeiríssima infância?, são particularmente importantes no desenvolvimento do ser humano. Uma pesquisa que visa avaliar o impacto de um programa justamente na primeiríssima infância é de suma importância para a academia e sociedade, além de ser uma pesquisa realizada em várias etapas, totalizando 3 anos. A pesquisa é considerada a maior pesquisa sobre a primeira infância do mundo, o que trará conhecimentos e destaque para a UFABC. Além da participação dos alunos da graduação e pós-graduação e docentes desta universidade. A equipe será treinada pelos pesquisadores principais da pesquisa, na figura do Prof. Dr. Cesar Victora da UFPel para realizar o trabalho de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cristiane Otero Reis Salum - Coordenador / Carolina La Maison - Integrante / Alícia Matijasevich - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Maria Tereza Carthery-Goulart - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Cooperação. Membro: Cristiane Otero Reis Salum.
2018-2021. RASTROS: Um grande corpus com medidas de RASTReamento Ocular e normas de previsibilidade durante a leitura de estudantes do ensino Superior no Brasil Descrição: Atualmente, corpora de rastreamento ocular são frequentemente utilizados no estudo de custos de processamento de estruturas linguísticas para, por exemplo, (i) avaliar modelos e métricas de dificuldade sintática, (ii) para melhorar ou avaliar modelos computacionais de simplificação via compressão sentencial e (iii) avaliar a qualidade da tradução automática com métricas objetivas. Neste projeto, temos dois objetivos: (i) criar e disponibilizar publicamente um grande corpus de movimentos oculares da leitura silenciosa de parágrafos curtos em Português, por estudantes do ensino superior no Brasil, e com normas de previsibilidade que estimam a previsibilidade da forma ortográfica (teste Cloze tradicional), da informação morfossintática e semântica para cada palavra no parágrafo, e (ii) contribuir para a divulgação de pesquisas utilizando a técnica de movimentação ocular nas áreas da Psicolinguística e do PLN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Sandra Maria Aluísio - Coordenador / Elisângela Nogueira Teixeira - Integrante / Erica dos Santos Rodrigues - Integrante / Gustavo Henrique Paetzold - Integrante / Renê Alberto Moritz da Silva e Forster - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Katerina Lukasova.
2018-2020. RAVEL Descrição: Projeto internacional (Brasil - Republica Tcheca) voltado para aquisição da imagem neural por meio de Ressonância Magnética funcional (RMf) em adultos com dislexia do desenvolvimento durante leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Bruce Martins de Santana - Integrante / Monica Jiraskova - Integrante / Hana Majerová - Integrante / LENKA KREJCOVÁ - Integrante. Financiador(es): CEITEC - Auxílio financeiro. Membro: Katerina Lukasova.
2018-Atual. Projeto Kalulu Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver plataforma de educação Kalulu voltada para alfabetização e ensino de matemático no 1o e 2o ano escolar do ensino fundamental. Projeto com colaboração internacional (França, Uruguai e Republica Tcheca). Buscamos avaliar as ferramentas e integra-los na rotina do professor. O objetivo abrange avaliação do uso, facilidade e dificuldade com a inclusão do jogo no planejamento pedagógico e a atitude do professor, escola e aluno frente ao uso dessas ferramentas. Pesquisadores envolvidos; França - Cassandra Potier Watkins (Cognitive Neuroimaging Unit, CEA, INSERM, grupo liderado pelo Prof. Dr. Stanislas Dehaene); Uruguai - Juan Valle LisboaCo-Director Centro Interdisciplinario de la Cognición para la Enseñanza y el Aprendizaje (CICEA); República Tcheca - Profa. Dr. Renata Mlcakova, Faculdade de Pedagorgia, UPOL Olomouc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Camilo Ernesto Subenko Olalla - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / SANTOS, RAONI DA SILVA - Integrante / Andréa Ferreira de Azevedo Almeida - Integrante. Membro: Katerina Lukasova.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (2)
Conabe-I Conferência Nacional de Alfabetização baseada em evidências. Bases neurobiológicas da aprendizagem da leitura e da escrita. 2019. (Congresso).
European Conference on Eye Movements. The use of eye tracking in f|MRI study: differences in adults and children predictive saccades. 2017. (Congresso).
FONSECA, MARIA CRISTINA MICELLI ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Acesso Lexical na Leitura:Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. LINGUAGEM EM FOCO. v. 13, p. 230-251, issn: 2674-8266, 2022.
LEAL, SIDNEY EVALDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ALUÍSIO, SANDRA MARIA. RastrOS Project: Natural Language Processing contributions to the development of an eye-tracking corpus with predictability norms for Brazilian Portuguese. Language Resources and Evaluation. v. 56, p. 1333-1372, issn: 1574-0218, 2022.
DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
LAMEIRA, M.F.N. ; Torresi, E.C.B. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Línguas em conflito: modelos de acesso lexical a partir do input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do multilinguismo sobre as funções executivas. CADERNOS DE TRADUÇÃO. v. 40, p. 186-216, issn: 2175-7968, 2020.
LEITE, N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; LUKASOVA, K.. Use of functional near-infrared spectroscopy as an auxiliary tool for the evaluation of working memory in scholars. Em: ORSATI, F. T., CARDOSO, A. D., CAMPOS, T. M. L., MACEDO, E. L. (Org.). Transdisciplinarity and interdisciplinarity in education.. 1ed.São Paulo. : Edicon. 2020.v. 1, p. 111-1341.
DE SOUZA, PAULO HENRIQUE ; MIURA LUNARDI, BRENDA ; GARCIA RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ISABEL DAAVILA FREITAS, MARIA. Eye Tracking Application in the Evaluation of Aphasic Portuguese Speakers. Em: 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), v. 1, p. 1-4, 2021.
ESTIVALET, G. ; HARTMANN, N. S. ; MARQUIAFAVEL, V. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; ALUISIO, S. M.. LexPorBr Infantil: uma base lexical tripartida e com interface Web de textos ouvidos, produzidos, e lidos por crianc¸as. Em: STILL XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events, v. 1, p. 190-199, 2019.
DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
LUKASOVA, KATERINA ; NUCCI, MARIANA P. ; NETO, RAYMUNDO MACHADO DE AZEVEDO ; VIEIRA, GILSON ; Sato, João R. ; Amaro, Edson. Predictive saccades in children and adults: A combined fMRI and eye tracking study. PLoS One. v. 13, p. e0196000, issn: 1932-6203, 2018.
NUCCI, MARIANA PENTEADO ; LUKASOVA, KATERINA ; VIEIRA, GILSON ; Sato, João Ricardo ; Amaro Júnior, Edson. Cognitive performance in transient global hypoxic brain injury due to moderate drowning. JOURNAL OF CLINICAL AND EXPERIMENTAL NEUROPSYCHOLOGY. v. 19, p. 1-11, issn: 1380-3395, 2017.