UFABC-professores

Katerina Lukasova

Formou se em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), possui mestrado em Distúrbios de Desenvolvimento pela mesma instituição (2007) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de psicologia cognitiva e neuropsicologia atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, distúrbios de aprendizagem, instrumentos e jogos digitais para educação regular e inclusiva. Tem conhecimento de técnicas de registro de movimento ocular (Eye tracking) e Ressonância Magnética funcional. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2023-Atual. A influência de memória operacional na alfabetização e seus correlatos neurais: evidências de um estudo longitudinal com a intervenção na leitura.
      Descrição: Esta proposta se situa no âmbito educacional brasileiro, especificamente nos fundamentos da alfabetização. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao papel da memória verbal de curto prazo (VeSTM, verbal short term memory) no desenvolvimento das habilidades de leitura e no processo da reestruturação neurofuncional na infância. A proposta foi estruturada com três objetivos: 1) Avaliação do curso de desenvolvimento da VeSTM no início da alfabetização e descrição dos correlatos neuropsicológicos; 2) Avaliação do padrão de funcionamento neural relacionado com o funcionamento da VeSTM ao longo do desenvolvimento em estudantes público-alvo; 3) Avaliação do efeito de um protocolo informatizado Kalulu no ensino de leitura, padrão neuropsicológico e neurofuncional da VeSTM. Projeto auxílio regular, Processo:22/03206-8, Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / SATO, JOÃO R. - Integrante / Cristiane Maria Sato - Integrante / CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA - Integrante.
      Membro: Katerina Lukasova.
    2. 2021-Atual. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
      Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Katerina Lukasova.
    3. 2021-Atual. PRONAS sobre a detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA)
      Descrição: Coordenação da pesquisa PRONAS sobre a detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social, através de rastreio ocular (eye tracking) e método da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Edson Amaro Júnior - Coordenador / Yasmin dos Anjos de Deus Cardoso - Integrante / Yasmine Rocha Martins - Integrante.
      Membro: Katerina Lukasova.
    4. 2020-2021. Impactos psicológicos e coping em profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia do COVID-19 no Brasil
      Descrição: O estudo visa investigar os impactos cognitivos e psicológicos em profissionais da saúde decorrentes do atendimento a pacientes com suspeita ou acometidos pela COVID-19 no Brasil, bem como investigar estratégias de coping utilizadas por esses profissionais. A proposta é de uma pesquisa exploratória-descritiva de abordagem quantitativa com coleta prospectiva dos dados. Os dados serão coletados através da plataforma de pesquisas Google Forms, de maneira 100% digital, em três etapas diferentes: durante a pandemia por COVID-19; de 4 a 6 semanas após a primeira testagem; e após o fim da pandemia com um mínimo de 88 voluntários. Os voluntários serão selecionados por meio das redes sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Jefferson Luiz Pereira - Integrante / Sofia Marques Viana Ulisses - Integrante / Omar Moreira Del Bianco - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra.
      Membro: Katerina Lukasova.
    5. 2019-Atual. Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz
      Descrição: O PCF foi lançado em outubro de 2016, com implantação gradativa nos anos de 2017 e 2018 até atingir 3,5 milhões crianças menores de três anos, cujas famílias sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF). Entre uma série de ações a serem desenvolvidas pelo PCF, inclui-se a realização de visitas semanais para estas crianças, visando à estimulação intelectual. Especificamente, o programa visa orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade e favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários; promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família; e promover, acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, inclusive mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças. Os impactos e benefícios esperados do Programa incluem: fortalecimento dos vínculos familiares; prevenção de situações de negligência e violência contra a criança; redução da subnutrição crônica; melhora do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e da capacidade de interação da criança, conforme indicadores apropriados para cada faixa etária. Esta pesquisa é parte de um projeto multicêntrico envolvendo 6 estados, liderado pelo Prof. Dr. Cesar G. Victora da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa no estado de São Paulo será realizada pela Universidade Federal do ABC e trará experiências e benefícios aos alunos e docentes envolvidos. Evidências científicas em neurociência apontam que os primeiros mil dias de vida, a "primeiríssima infância?, são particularmente importantes no desenvolvimento do ser humano. Uma pesquisa que visa avaliar o impacto de um programa justamente na primeiríssima infância é de suma importância para a academia e sociedade, além de ser uma pesquisa realizada em várias etapas, totalizando 3 anos. A pesquisa é considerada a maior pesquisa sobre a primeira infância do mundo, o que trará conhecimentos e destaque para a UFABC. Além da participação dos alunos da graduação e pós-graduação e docentes desta universidade. A equipe será treinada pelos pesquisadores principais da pesquisa, na figura do Prof. Dr. Cesar Victora da UFPel para realizar o trabalho de campo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Cristiane Otero Reis Salum - Integrante / Carolina La Maison - Integrante / Alícia Matijasevich - Integrante.
      Membro: Katerina Lukasova.
      Descrição: O PCF foi lançado em outubro de 2016, com implantação gradativa nos anos de 2017 e 2018 até atingir 3,5 milhões crianças menores de três anos, cujas famílias sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF). Entre uma série de ações a serem desenvolvidas pelo PCF, inclui-se a realização de visitas semanais para estas crianças, visando à estimulação intelectual. Especificamente, o programa visa orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade e favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários; promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família; e promover, acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, inclusive mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças. Os impactos e benefícios esperados do Programa incluem: fortalecimento dos vínculos familiares; prevenção de situações de negligência e violência contra a criança; redução da subnutrição crônica; melhora do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e da capacidade de interação da criança, conforme indicadores apropriados para cada faixa etária. Esta pesquisa é parte de um projeto multicêntrico envolvendo 6 estados, liderado pelo Prof. Dr. Cesar G. Victora da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa no estado de São Paulo será realizada pela Universidade Federal do ABC e trará experiências e benefícios aos alunos e docentes envolvidos. Evidências científicas em neurociência apontam que os primeiros mil dias de vida, a "primeiríssima infância?, são particularmente importantes no desenvolvimento do ser humano. Uma pesquisa que visa avaliar o impacto de um programa justamente na primeiríssima infância é de suma importância para a academia e sociedade, além de ser uma pesquisa realizada em várias etapas, totalizando 3 anos. A pesquisa é considerada a maior pesquisa sobre a primeira infância do mundo, o que trará conhecimentos e destaque para a UFABC. Além da participação dos alunos da graduação e pós-graduação e docentes desta universidade. A equipe será treinada pelos pesquisadores principais da pesquisa, na figura do Prof. Dr. Cesar Victora da UFPel para realizar o trabalho de campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cristiane Otero Reis Salum - Coordenador / Carolina La Maison - Integrante / Alícia Matijasevich - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Maria Tereza Carthery-Goulart - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Cooperação.
      Membro: Cristiane Otero Reis Salum.
    6. 2018-2021. RASTROS: Um grande corpus com medidas de RASTReamento Ocular e normas de previsibilidade durante a leitura de estudantes do ensino Superior no Brasil
      Descrição: Atualmente, corpora de rastreamento ocular são frequentemente utilizados no estudo de custos de processamento de estruturas linguísticas para, por exemplo, (i) avaliar modelos e métricas de dificuldade sintática, (ii) para melhorar ou avaliar modelos computacionais de simplificação via compressão sentencial e (iii) avaliar a qualidade da tradução automática com métricas objetivas. Neste projeto, temos dois objetivos: (i) criar e disponibilizar publicamente um grande corpus de movimentos oculares da leitura silenciosa de parágrafos curtos em Português, por estudantes do ensino superior no Brasil, e com normas de previsibilidade que estimam a previsibilidade da forma ortográfica (teste Cloze tradicional), da informação morfossintática e semântica para cada palavra no parágrafo, e (ii) contribuir para a divulgação de pesquisas utilizando a técnica de movimentação ocular nas áreas da Psicolinguística e do PLN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Sandra Maria Aluísio - Coordenador / Elisângela Nogueira Teixeira - Integrante / Erica dos Santos Rodrigues - Integrante / Gustavo Henrique Paetzold - Integrante / Renê Alberto Moritz da Silva e Forster - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Katerina Lukasova.
    7. 2018-2020. RAVEL
      Descrição: Projeto internacional (Brasil - Republica Tcheca) voltado para aquisição da imagem neural por meio de Ressonância Magnética funcional (RMf) em adultos com dislexia do desenvolvimento durante leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Bruce Martins de Santana - Integrante / Monica Jiraskova - Integrante / Hana Majerová - Integrante / LENKA KREJCOVÁ - Integrante. Financiador(es): CEITEC - Auxílio financeiro.
      Membro: Katerina Lukasova.
    8. 2018-Atual. Projeto Kalulu
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver plataforma de educação Kalulu voltada para alfabetização e ensino de matemático no 1o e 2o ano escolar do ensino fundamental. Projeto com colaboração internacional (França, Uruguai e Republica Tcheca). Buscamos avaliar as ferramentas e integra-los na rotina do professor. O objetivo abrange avaliação do uso, facilidade e dificuldade com a inclusão do jogo no planejamento pedagógico e a atitude do professor, escola e aluno frente ao uso dessas ferramentas. Pesquisadores envolvidos; França - Cassandra Potier Watkins (Cognitive Neuroimaging Unit, CEA, INSERM, grupo liderado pelo Prof. Dr. Stanislas Dehaene); Uruguai - Juan Valle LisboaCo-Director Centro Interdisciplinario de la Cognición para la Enseñanza y el Aprendizaje (CICEA); República Tcheca - Profa. Dr. Renata Mlcakova, Faculdade de Pedagorgia, UPOL Olomouc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Camilo Ernesto Subenko Olalla - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / SANTOS, RAONI DA SILVA - Integrante / Andréa Ferreira de Azevedo Almeida - Integrante.
      Membro: Katerina Lukasova.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. Conabe-I Conferência Nacional de Alfabetização baseada em evidências. Bases neurobiológicas da aprendizagem da leitura e da escrita. 2019. (Congresso).
      2. European Conference on Eye Movements. The use of eye tracking in f|MRI study: differences in adults and children predictive saccades. 2017. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Katerina Lukasova ⇔ Maria Teresa Carthery-Goulart (7.0)
          1. FONSECA, MARIA CRISTINA MICELLI ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Acesso Lexical na Leitura:Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. LINGUAGEM EM FOCO. v. 13, p. 230-251, issn: 2674-8266, 2022.
          2. LEAL, SIDNEY EVALDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ALUÍSIO, SANDRA MARIA. RastrOS Project: Natural Language Processing contributions to the development of an eye-tracking corpus with predictability norms for Brazilian Portuguese. Language Resources and Evaluation. v. 56, p. 1333-1372, issn: 1574-0218, 2022.
          3. DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
          4. LAMEIRA, M.F.N. ; Torresi, E.C.B. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Línguas em conflito: modelos de acesso lexical a partir do input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do multilinguismo sobre as funções executivas. CADERNOS DE TRADUÇÃO. v. 40, p. 186-216, issn: 2175-7968, 2020.
          5. LEITE, N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; LUKASOVA, K.. Use of functional near-infrared spectroscopy as an auxiliary tool for the evaluation of working memory in scholars. Em: ORSATI, F. T., CARDOSO, A. D., CAMPOS, T. M. L., MACEDO, E. L. (Org.). Transdisciplinarity and interdisciplinarity in education.. 1ed.São Paulo. : Edicon. 2020.v. 1, p. 111-1341.
          6. DE SOUZA, PAULO HENRIQUE ; MIURA LUNARDI, BRENDA ; GARCIA RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ISABEL DAAVILA FREITAS, MARIA. Eye Tracking Application in the Evaluation of Aphasic Portuguese Speakers. Em: 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), v. 1, p. 1-4, 2021.
          7. ESTIVALET, G. ; HARTMANN, N. S. ; MARQUIAFAVEL, V. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; ALUISIO, S. M.. LexPorBr Infantil: uma base lexical tripartida e com interface Web de textos ouvidos, produzidos, e lidos por crianc¸as. Em: STILL XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events, v. 1, p. 190-199, 2019.

        • Katerina Lukasova ⇔ Joao Ricardo Sato (3.0)
          1. DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
          2. LUKASOVA, KATERINA ; NUCCI, MARIANA P. ; NETO, RAYMUNDO MACHADO DE AZEVEDO ; VIEIRA, GILSON ; Sato, João R. ; Amaro, Edson. Predictive saccades in children and adults: A combined fMRI and eye tracking study. PLoS One. v. 13, p. e0196000, issn: 1932-6203, 2018.
          3. NUCCI, MARIANA PENTEADO ; LUKASOVA, KATERINA ; VIEIRA, GILSON ; Sato, João Ricardo ; Amaro Júnior, Edson. Cognitive performance in transient global hypoxic brain injury due to moderate drowning. JOURNAL OF CLINICAL AND EXPERIMENTAL NEUROPSYCHOLOGY. v. 19, p. 1-11, issn: 1380-3395, 2017.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34