UFABC-professores

Paulo Tadeu da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre 2004 e 2009. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC, com atuação no Bacharelado em Ciências e Humanidades, Bacharelado em Filosofia e Licenciatura em Filosofia. Credenciado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFABC (mestrado e doutorado) e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) - núcleo UFABC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e História da Ciência e História da Filosofia Moderna. Desde 2010 tem se dedicado à tradução de alguns textos de Descartes, particularmente Os meteoros e uma parte de sua correspondência. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7451946505400732 (24/11/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares), n° 3, Bloco Delta, Sala 286 Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206309 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. Objecoes e respostas: analise dos debates em torno das hipoteses mecanicistas de Descartes
      Descrição: Este projeto visa dar continuidade ao trabalho de pesquisa que desenvolvi durante os últimos dez anos. A primeira etapa dessa pesquisa consistiu na tradução do ensaio Os meteoros, publicada em Discurso do método & ensaios (2018), que é a primeira tradução completa para a língua portuguesa da obra publicada por Descartes em 1637. O longo trabalho de tradução e redação de notas explicativas, realizado em parceria com Érico Andrade (UFPE), motivou o aprofundamento de meus estudos sobre a filosofia natural cartesiana, tema que tenho investigado com mais afinco desde então. A segunda etapa desse processo de pesquisa compreendeu a leitura e análise de uma parte da correspondência cartesiana, tendo em vista a necessidade de compreender a recepção dos ensaios de Descartes ? particularmente A dióptrica e Os meteoros. Nesse contexto se destacam as críticas de seus contemporâneos às explicações e hipóteses contidas nesses dois ensaios, que estão voltados para questões relativas à técnica e à filosofia natural. A terceira etapa teve início a partir do convite feito por César Augusto Battisti (UNIOESTE), para integrar a equipe responsável pela tradução da correspondência de Descartes. Trata-se de um projeto de longo prazo, cuja realização disponibilizará em língua portuguesa todas as 735 cartas que compõem o epistolário cartesiano. Projeto ambicioso e inédito, que demanda a articulação de uma equipe composta por 25 pesquisadores. Esse projeto, intitulado ?Tradução da Correspondência de René Descartes?, foi submetido ao Edital Universal 2021 do CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021), logrando sucesso na sua aprovação. Desse modo, a minha presente proposta de pesquisa está alinhada com esse projeto maior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.
    2. 2021-Atual. Traducao da Correspondencia de Rene Descartes
      Descrição: René Descartes, pensador do século XVII (1596-1650), é um dos filósofos mais centrais da história da filosofia e dentre os mais estudados no Brasil e pelo mundo afora. Seu pensamento encontra-se distribuído entre seus escritos publicados na época, textos publicados postumamente ou mais recentemente e em sua correspondência. Contrariamente ao que, talvez, se poderia pensar, sua correspondência não se configura como material de segunda categoria. Evidentemente, poder-se-ia atribuir um status ou tratamento diferente às cartas de determinado autor em relação aos seus escritos de maior fôlego. Hoje, na medida em que os artigos científicos predominam, cartas caíram em desuso, mas também livros tendem a perder espaço. Ocorre, por outro lado, que poder-se-ia comparar a função e a importância da correspondência nos tempos de Descartes à função dada hoje às revistas científicas e a seus artigos, como meio eficiente e dinâmico de difundir ideias e pesquisas entre pesquisadores e sábios da época, bem como proporcionar o debate entre eles. Tampouco havia congressos ou encontros aos moldes de hoje, ou formas de comunicação mais eficientes do que cartas, de sorte que a correspondência era o principal meio de divulgação imediata e de relacionamento entre membros da intelectualidade da época. É a esta tarefa que o presente projeto se destina: pôr à disposição do leitor em língua portuguesa a volumosa correspondência realizada por Descartes com seus interlocutores. Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa tem os seguintes objetivos: 1) traduzir a correspondência cartesiana a partir das edições AT e Bompiani; 2) publicar a tradução brasileira, seja parcialmente seja em sua totalidade; 3) disponibilizar ao público brasileiro a tradução deste importante material de pesquisa, tendo em vista os estudos sobre o pensamento cartesiano. O número de cartas, atualmente catalogadas, que compõem a correspondência de Descartes é de 735 (107 latinas, três neerlandesas e as demais, 625, escritas em francês). A edição AT (considerada padrão) dedica cinco volumes à correspondência, enquanto a edição Bompiani (publicada em italiano e no original) reuniu toda ela em um único volume. Projeta-se a tradução das cartas por etapas, dividindo-as cronologicamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Coordenador / César Augusto Battisti - Integrante / Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.
    3. 2017-Atual. A correspondencia cartesiana e o debate sobre o mecanicismo
      Descrição: Após a desistência de publicar O mundo ou tratado da luz, Descartes dedica-se à redação e publicação do conjunto de ensaios que acompanham o Discurso do método. Dentre esses ensaios, Os meteoros tem em vista oferecer uma primeira amostra da sua física. Não se trata, é verdade, de sua física completa, mas de um conjunto de explicações circunscritas aos fenômenos meteorológicos, com o qual almejava lançar um desafio aos filósofos da Escola, substituindo o modo escolástico de explicação desses fenômenos por uma concepção mecanicista da natureza. Nesse contexto, as suposições sobre a natureza da matéria, o uso de analogias mecânicas e o recurso à experiência têm um papel central, pois fornecem os fundamentos sobre os quais a ciência cartesiana está amparada. A comparação entre essas duas formas de interpretar e explicar o mundo natural é, portanto, um aspecto que merece atenção, uma vez que revela o primeiro confronto de Descartes com a tradição filosófica e científica que o antecedeu. Tendo em vista esse cenário, o presente projeto de pesquisa tem em vista investigar o debate ocorrido em torno da concepção mecanicista de Descartes. Essa investigação não leva em conta apenas as obras, mas, prioritariamente, o debate presente na correspondência do autor com os filósofos e cientistas de seu tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Coordenador. Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.
    4. 2015-2022. Historia da filosofia e autonomia de pensamento
      Descrição: Este projeto toma como ponto de partida um debate já consagrado, que coloca em campos opostos o aprender a filosofar e a história da filosofia, e que teria entre seus principais expoentes Kant e Hegel. O que se destaca de Kant, na maioria dos trabalhos que tomam parte nesse debate, é uma proposição feita por ele em um curso do semestre e inverno de 1755-1756, segundo a qual, o entendimento é o primeiro aspecto a ser desenvolvido pelo professor de filosofia, e isso não se faz por meio do aprendizado de pensamentos, mas aprendendo ?a pensar?. Segundo o filósofo de Königsberg, o professor deveria desenvolver no seu aluno, ?em primeiro lugar, o homem de entendimento, depois, o homem de razão, e, finalmente, o homem de instrução?. Ou seja, a filosofia deveria torná-lo mais inteligente para a vida e não ?para a escola?. De Hegel, os estudos colocam em relevo a atenção conferida pelo filósofo à história da filosofia na construção do pensamento filosófico. Expressando seu posicionamento a esse respeito, de um modo resumido, em sua Propedêutica filosófica, Hegel afirma que a ?exigência habitual num ensino introdutório da filosofia é que se deve começar pelo existente e, a partir daí, levar a consciência para mais alto, para o pensamento?. Para esse debate, cujos extremos são ilustrados por Kant e Hegel, outros autores podem ser convidados, como é o caso, por exemplo, de Nietzsche, com a proposição de que uma filosofia, uma vez apreendida, deve ser vivida; ou de Merleau-Ponty, que aponta para o ?difícil equilíbrio? entre um texto e seu leitor; ou ainda de Martial Guéroult com suas proposições sobre a legitimidade da história da filosofia. Nesse debate, a posição assumida neste projeto é de uma contraposição entre o ensinar a filosofar e a história da filosofia é apenas aparente, a não ser que se conceba a história da filosofia como uma erudição vazia, um conhecimento enciclopédico estranho à vida dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor, tendo em vista um tipo de abordagem da história da filosofia e do texto clássico que atenda justamente ao propósito de levar ao filosofar e à produção do pensamento autônomo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Integrante / Eduardo Salles de Oliveira Barra - Integrante / Luiz Fernando Barrére - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / Thiago David Stadler - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Pablo Enrique Abraham Zunino - Integrante / Giovana Carmo Temple - Integrante / Ricardo Pereira de Melo - Integrante / Stefan Vasilev Krastanov - Integrante / Jorge Augusto da Silva Santos - Integrante / Marcos Fábio Alexandre Nicolau - Integrante / Eduardo Ferreira Chagas - Integrante / Carlos Rubens de Souza Costa - Integrante / Gabriele Cornelli - Integrante / Nelson Matos de Noronha - Integrante / Galileu Galilei Medeiros de Souza - Integrante / Francisco de Assis Costa da Silva - Integrante / Rosario Rossano Pecoraro - Integrante / Tiago Fonseca Falkenbach - Integrante / Rodrigo Brandão - Integrante / Cristiane de Lima Quadros - Integrante / Eder Marques dos Santos - Integrante / Adriana Gonçalves de Freitas - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor. O desenvolvimento dos trabalhos considera dois momentos distintos e interligados entre si. O primeiro consiste em explorar as diferentes correlações entre a filosofia e sua história, tanto aquelas elencadas até aqui quanto outras possíveis, permitindo ampliar a fundamentação do debate. O segundo compreende o uso experimental de textos da tradição filosófica em sala de aula, com o propósito de avaliar a produção do filosofar e do pensamento autônomo a partir do texto clássico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Fernando Barrére Martin - Integrante / Paulo Tadeu da Silva - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Eduardo Salles de Oliveira Barra - Integrante / Thiago David Stadler - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Debora Cristina Martins de Souza - Integrante / Emerson Araújo de Medeiros - Integrante / Francisco de Assis Costa da Silva - Integrante / Galileu Galilei Medeiros de Souza - Integrante / Leandro Neves Cardim - Integrante / Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / Wendel Alves dos Santos - Integrante / Eduardo Ferreira Chagas - Integrante / Giovana Carmo Temple - Integrante / Jorge Augusto da Silva Santos - Integrante / Marcos Fábio Alexandre Nicolau - Integrante / Rosario Rossano Pecoraro - Integrante / Carlos Rubens de Souza Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Luiz Fernando Barrere Martin.
    5. 2013-2015. Descartes e Gassendi: teoria da materia, mecanicismo e filosofia natural
      Descrição: O projeto de pesquisa visa desenvolver um conjunto de estudos sobre as filosofias naturais de Descartes e Gassendi, analisando e comparando o papel de seus respectivos modelos mecanicistas na explicação de fenômenos terrestres e celestes. Tal conjunto de estudos está dividido em três etapas. A primeira será dedicada ao exame dos princípios e hipóteses sobre a natureza da matéria, tendo em vista a comparação das concepções mecanicistas dos dois autores. A segunda será circunscrita ao estudo das explicações sobre os fenômenos terrestres, o que permitirá verificar em que sentido suas concepções mecanicistas servem de fundamento para a construção de suas físicas. A terceira e última etapa tem em vista as suas concepções cosmológicas, sua relação com os princípios gerais sobre a matéria e, finalmente, sua articulação com as físicas propostas pelos dois autores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.
    6. 2010-2013. Materia e movimento nas filosofias naturais de Descartes e Mersenne
      Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar, analisar e comparar as filosofias naturais de René Descartes e Marin Mersenne, tendo em vista suas respectivas concepções de matéria e movimento. Em Mersenne, o estudo aqui proposto estará circunscrito ao primeiro e terceiro livros da Harmonia universal, momentos nos quais o autor discute a natureza do som, bem como o movimento das cordas vibrantes e dos tubos. Em Descartes, a investigação será circunscrita ao ensaio Os Meteoros e, complementarmente, aos Princípios de Filosofia e ao Mundo. O problema que instiga esta proposta de pesquisa diz respeito à necessidade de compreender em que medida a teoria sobre a natureza da matéria contribui para o desenvolvimento de teorias sobre diferentes tipos de movimento, presentes nas obras aqui apontadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Coordenador. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 3º lugar na categoria Tradução do 5º Prêmio da ABEU (2019) - Discurso do método & Ensaios, Associação Brasileira de Editoras Universitárias.. 2019.
      Membro: Paulo Tadeu da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Luz e matéria sutil: as respostas de Descartes às objeções de Morin. 2022. (Encontro).
    2. Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia.Brahe e Galileu: Invenção, observação e técnica na ciência moderna (oficina). 2021. (Outra).
    3. 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: desafios contemporâneos. Matéria sutil, mecanicismo e analogias mecânicas no debate entre Morin e Descartes. 2019. (Congresso).
    4. Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia.O lugar de Os meteoros na filosofia natural de Descartes (oficina). 2019. (Outra).
    5. 4ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST-LA). 2018. (Congresso).
    6. Jornada de lançamento Descartes: Discurso do Método & Ensaios.Os meteoros e primeiro confronto com a tradição. 2018. (Outra).
    7. XVIII Encontro Nacional da ANPOF.Morin, Descartes e o debate sobre a hipótese da matéria sutil. 2018. (Encontro).
    8. XXIII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.O papel de Os meteoros na ciência cartesiana. 2018. (Simpósio).
    9. 1º Congresso Fausto Castilho de Filosofia. Os Meteoros e o primeiro confronto com a tradição. 2017. (Congresso).
    10. Escola Paraense de História e Filosofia da Ciência.O mecanicismo cartesiano e a tradição: a natureza e a recepção de Os Meteoros. 2017. (Oficina).
    11. I Jornada de Filosofia Moderna da UFABC.O mecanicismo e a tradição: a recepção e o debate sobre a filosofia natural de Descartes. 2017. (Outra).
    12. X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Método, experiência e mecanicismo na meteorologia cartesiana. 2016. (Encontro).
    13. XI Simpósio de Filosofia da UEM.Método, racionalidade e o projeto filosófico cartesiano. 2016. (Simpósio).
    14. XVII Encontro Nacional da ANPOF.Matéria sutil e analogias mecânicas no debate entre Morin e Descartes. 2016. (Encontro).
    15. Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência.Descartes, Gassendi e a natureza da matéria. 2015. (Outra).
    16. IX Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Os princípios metafísicos e as suposições cartesianas sobre a natureza da matéria. 2014. (Encontro).
    17. VI Seminário de História e Filosofia da Ciência.Mecanicismo e metafísica nas suposições cartesianas sobre a natureza da matéria. 2014. (Seminário).
    18. XVI Encontro Nacional da ANPOF.Gassendi e as hipóteses sobre a natureza da matéria. 2014. (Encontro).
    19. 13° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Matéria e movimento nos modelos mecanicistas de Descartes e Mersenne. 2012. (Seminário).
    20. VIII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.A natureza da matéria e a explicação cartesiana dos fenômenos meteorológicos. 2012. (Encontro).
    21. XV Encontro Nacional da ANPOF.Mersenne e sua agenda científica. 2012. (Encontro).
    22. 2o. Colóquio de Professores de Filosofia da UFABC: A Filosofia e suas interfaces. 2011. (Outra).
    23. Colóquio História e Filosofia da Ciência.As abordagens mecanicistas de Descartes e Mersenne. 2011. (Outra).
    24. Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência.O copernicanismo e os copernicanos: Galileu, Mersenne e Descartes. 2011. (Outra).
    25. IV Colóquio de Filosofia, Física e Matemática.Causalidade e mecanicismo em Marin Mersenne. 2011. (Outra).
    26. 12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia/7º Congresso Latino Americano de História da Ciência e da Tecnologia.Ciência, causalidade e mecanicismo em Mersenne. 2010. (Seminário).
    27. III Congreso Iberoamericano de Filosofia de la Ciencia y de la Tecnología. Ciência e técnica: as mecânicas e a música em Mersenne. 2010. (Congresso).
    28. IV Seminário de História e Filosofia da Ciência.Algumas observações sobre a música e as mecânicas em Mersenne. 2010. (Seminário).
    29. VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.O equilíbrio dos sons: a música e as mecânicas em Marin Mersenne. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. BARRERE, L. F. ; BORDIGNON, M. ; NAKAMURA, E. Z. C. ; LIMA, E. C. ; DA SILVA, P. T.. II Colóquio de Filosofia Clássica Alemã da UFABC. 2019. Outro
    2. MOURA, B. A. ; ZATERKA, L. ; COSTA, L. C. ; ALVIM, M. H. ; DA SILVA, P. T.. 4ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST-LA). 2018. Congresso
    3. BARRERE, L. F. ; BRANDAO, E. ; BORDIGNON, M. ; VELASCO, P. N. ; DA SILVA, P. T.. Colóquio de Filosofia Clássica Alemã da UFABC: Fundamentação filosófica e ceticismo (2-4 outubro 2018). 2018. Congresso
    4. ITOKAZU, A. G. ; MATTOS, F. C. ; ZATERKA, L. ; BARRERE, L. F. ; DONATELLI, M. C. O. F. ; DA SILVA, P. T. ; CAIERO, R. C.. V Seminário de História e Filosofia da Ciência. 2012. Congresso
    5. DONATELLI, M. C. O. F. ; SILVA, Josué Cândido da ; MOSCHETTI, M. ; DA SILVA, P. T.. IV Seminário de História e Filosofia da Ciência. 2010. Outro
    6. DA SILVA, P. T.. XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2006. (Outro).. . 0.
    7. DA SILVA, P. T.. 11º Seminário de Iniciação Científica e 8ª Semana de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2005. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Paulo Tadeu da Silva ⇔ André Luis La Salvia (6.0)
      1. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Indivíduo, natureza e sociedade : ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. v. 1, p. 284.
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      2. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Os tempos e espaços da cidade: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 260.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Territórios e Fronteiras: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 276.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Ética, Política e Trabalho: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 276.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Relações de Poder e conflitos: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 268.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CATELLI JUNIOR, R. ; LA SALVIA, A. L. ; SEFARIAN, A. P. G. ; ESCOURA, M. ; DA SILVA, P. T. ; ROCHA, R.. Culturas e diferenças: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1 ed. São Paulo: Editora AJS, 2020. p. 260.
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Data de processamento: 23/12/2023 13:24:08