UFABC-professores

Matteo Raschietti

Possui formação primária e secundária feita na Itália (Vicenza), bem como os primeiros dois anos do curso de Filosofia e o primeiro do curso de Teologia respectivamente em Milão e Parma (Itália). No Brasil, possui bacharelado em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (1994), graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de Campinas (2002), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área do Ensino de Filosofia (graduação e pós-graduação), com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Alberto Magno, Meister Eckhart, teoria do conhecimento, filosofia da imagem, metafísica, ética. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2019-Atual. Entre intellectus e mystica: o alvorecer da filosofia medieval na vida e na obra de Alberto Magno.
      Descrição: Alberto Magno foi um dos principais arquitetos do nascimento e do desenvolvimento da filosofia na Idade Média, além de ser o primeiro autor que, após estabelecer claramente os limites que separavam o fim, o objeto e o método da teologia e da filosofia, movia-se com grande autoridade em ambas as disciplinas. Seu objetivo era muito ambicioso e inovador: fazer um confronto com o racionalismo científico e filosófico pagão a partir dos escritos de Aristóteles, mas exerceu outrossim uma influência determinante na espiritualidade dominicana de sua província, imprimindo-lhe um caráter indiscutivelmente neoplatônico. Embora sua especulação seja caracterizada por diferentes níveis epistemológicos, nem sempre conciliáveis à primeira vista, acredita-se ser possível uma leitura unitária de seu pensamento. A intuição desse projeto é que, uma análise cuidadosa dos usos e significados dos conceitos de intellectus e mystica nos escritos do mestre dominicano, pode ser uma contribuição válida nessa direção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Matteo Raschietti - Coordenador.
      Membro: Matteo Raschietti.
    2. 2017-2019. Nous poietikos versus Nous pathetikos. O debate sobre a doutrina aristotelica do intelecto na tradicao filosofica medieval.
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar a discussão sobre o intelecto que se origina a partir do terceiro livro do De anima de Aristóteles. Siger de Brabante, mestre da Faculdade das Artes, abraçando a interpretação que Averróis dá de Aristóteles, professa as doutrinas da eternidade do mundo e da unicidade do intelecto possível. Alberto Magno contesta a tese de um único intelecto para todos os homens, como também Tomás de Aquino no De unitate intellectus contra averroistas. Esse tema, enfim, assume um papel privilegiado nas elaborações teológicas relacionadas com a visão beatífica (beatitudo) no final do século XIII e o começo do século XIV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Matteo Raschietti - Integrante / Terezinha Oliveira - Coordenador.
      Membro: Matteo Raschietti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. ANPOF XIX. ?Ista magis debet dici mystica quam aliae, ex hoc quod in oculto nos relinquit? Teologia apofática, visão beatífica e unio mystica no Super Mysticam Theologiam Dionisii de Alberto Magno. 2022. (Congresso).
      2. I Colóquio de Filosofia Patrística e Medieval da PUC-SP."Prudentia non tamen est virtus quam auriga virtutum". O Tratado sobre a Prudência de Alberto Magno e seus desafios na era da globalização. 2019. (Simpósio).
      3. Mulheres, pensamento e Religião na Idade Média."L'ame adiente e frache" de Marguerite Porete e o "Ledic sin" de Meister Eckhart: anotações sobre o léxico da experiência mística na baixa Idade Média". 2019. (Encontro).
      4. VIII Colóquio de Filosofia Medieval da Universidade Federal de Pelotas.Prudentia non tamen est virtus quam auriga virtutum. Alberto Magno e o Tratado Sobre a Prudência e seus desafios à era da globalização. 2018. (Simpósio).
      5. XIV Congresso Internacional da SIEPM. Justiça e beatitudo no pensamento de Meister Eckhart. 2017. (Congresso).
      6. XVI Jornada de Estudos Antigos e Medievais.O tratado De unitate intellectus de Alberto Magno e a polêmica sobre a unicidade do intelecto possível. 2017. (Outra).
      7. XVII Encontro Nacional da ANPOF. Nous poietikós versus Nous pathetikós. O debate sobre a doutrina aristotélica do intelecto na tradição filosófica da Baixa Idade Média. 2016. (Congresso).
      8. X Simpósio de Filosofia -.Mestre Eckhart: uma mística sem adjetivos. 2015. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. PIRES, F. S. ; RASCHIETTI, M.. Diálogo entre Jesus Cristo e NIetzsche. 2019. Outro
      2. PALAZZO, A. ; RASCHIETTI, M.. Encontro com Alberto Magno e Meister Eckhart. 2019. Outro
      3. AYOUB, C. N. A.; SANTOS, R. R. dos ; LIMA, M. E. B.. I Colóquio de Filosofia Medieval da UFABC. 2018. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:08