UFABC-professores

Acacio Sidinei Almeida Santos

Tataraneto de Mulheres Africanas e Homens Africanos. Bisneto, neto e filho de Mulheres e Homens do Recôncavo da Bahia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (2018 a 2022); é professor no curso de Relações Internacionais (BRI/UFABC); coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas - OPA/FONAPRACE; coordenador da pesquisa "Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo" (edital universal CNPq); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC); foi consultor da UNESCO em 2018 em projetos sobre migração africana no Brasil; foi professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdades de Campinas - (FACAMP) e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Paraná. Fundou e foi vice-coordenador da Casa das Áfricas entre os anos de 2003 e 2013.Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História da África; atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia das sociedades africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Estudos africanos, Relações Brasil / África Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste), tendo sido bolsista da CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire) no ano de 2002 e do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP em 2006 / 2007. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6457075491873064 (11/01/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Campus São Bernardo - Alameda da Universidade, s/nº , sala 377, Bloco Delta Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206379 Ramal: 6379
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Dicionario da Assistencia Estudantil
      Descrição: produção do primeiro dicionário de termos e conceitos da assistência estudantil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador.
      Membro: Acacio Sidinei Almeida Santos.
    2. 2022-Atual. PODCAST assistencia estudantil
      Descrição: Produção de episódios sobre assistência estudantil em universidades públicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador.
      Membro: Acacio Sidinei Almeida Santos.
    3. 2018-2021. Migracao e saude: itinerarios terapeuticos, praticas e estrategias de cura de imigrantes africanos na cidade de Sao Paulo
      Descrição: A situação dos imigrantes internacionais é caracterizada pelo fato de que eles devem se reorientar socialmente e redefinir seu modo de vida no seio da sociedade de acolhida. Esse processo de integração que abre para os imigrantes a via para uma nova vida é também permeado por tensões que levam, nos casos mais extremos, à marginalização. As tensões entre os aspectos sociais, comunitários e econômicos, como encontrados no país de origem e no país de acolhida, podem se exprimir muitas vezes por problemas de saúde. Relacionar saúde e migração é falar da integração dos migrantes no corpo social, das instituições de apoio e do diálogo, mas também das interdições e incompreensões de práticas sociais, e das transformações de significados do corpo, da religião, das tradições terapêuticas decorrentes deste encontro. Apesar do crescimento exponencial dos estudos sobre imigração e emigração nos últimos anos, o tema da saúde e da doença em contexto migratório constitui um domínio de investigação ainda incipiente no Brasil. O que significa dizer que ainda não recebeu a merecida atenção. Este projeto tem como objetivo dar continuidade às pesquisas iniciadas no pós-doutorado, fazer uma caracterização sociodemográfica, identificar os principais problemas de saúde, os itinerários dos imigrantes nas situações de doença e os recursos que a população imigrante de origem africana (demandantes de refúgio e refugiados) que reside no Brasil utiliza para resolver seus problemas de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Acacio Sidinei Almeida Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - FONAPRACE/ANDIFES. 2022. (Encontro).
      2. Seminário: Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro,.Ações Afirmativas: contextos e desafios. 2022. (Seminário).
      3. Un nuevo escenario para la cooperación Sur-Sur - Marruecos / América Latina Y Caribe.50 anos de estudios africanos en Brasil. 2022. (Seminário).
      4. XIX Encontro das Regionais Norte e Nordeste do Fórum Nacional dos Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis ? FONAPRACE.Lei de Cotas e Assistência Estudantil: Em Defesa das Ações Afirmativas. 2022. (Encontro).
      5. Roda de Conversa da 2º Campanha Internacional pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior Cátedra UNTREF/UNESCO..Formação Política e Ações Afirmativas. 2021. (Outra).
      6. 1a REUNIÃO ORDINÁRIA DO PLENO DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE.FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Outra).
      7. 2a REUNIÃO ORDINÁRIA DO PLENO DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE.FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Outra).
      8. Áfricas contemporâneas. Do continente à diáspora: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos.Diálogos África-Brasil: legados e desconstruções a partir das políticas de relações internacionais. 2019. (Encontro).
      9. Fórum Brasil Diverso.Políticas públicas de inclusão no setor público e no setor privado. 2019. (Outra).
      10. I Ciclo de Palestras sobre Estudos Africanos e Afro-brasileiros.Perspectivas dos Estudos Africanos no Brasil. 2019. (Outra).
      11. I ENCONTRO 2019 DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE.I ENCONTRO 2019 DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Encontro).
      12. II Encontro do GT Regional de África: pesquisa, ensino e movimentos sociais.Brasil África: novos cenários no campo das Relações Internacionais. 2019. (Encontro).
      13. III SEMANA DA GRADUAÇÃO ? IRI-USP.Cotas na graduação. 2019. (Outra).
      14. Mês da igualdade UFU.Notas de Uberlândia: se não vivemos com dignidade, estamos mortos e, se estamos mortos, não somos nadaos. 2019. (Outra).
      15. Conferência Comissões de verificação da autodeclaração étnico-racial: contra fraudes e pela garantia da lei de cotas..omissões de verificação da autodeclaração étnico-racial: contra fraudes e pela garantia da lei de cotas.. 2018. (Outra).
      16. Encontro Trocas Atlânticas: Migrações africanas, atualidades e direitos.Relações Brasil África. 2018. (Encontro).
      17. Seminário: Programa de Ações Afirmativas para a população negra e indígena,.Programa de Ações Afirmativas para a população negra e indígena,. 2018. (Simpósio).
      18. worshop Projeto Trocas Atlânticas / Exposição Africanos no Brasil.Trocas Atlânticas e Valores Civilizatórios. 2018. (Encontro).
      19. Finitudes.Nas sociedades africanas os mortos não estão mortos. 2017. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. I Seminário de Estudos Africanos da UFABC. 2019. (Outro).. . 0.
      2. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. I ENCONTRO 2019 DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Outro).. . 0.
      3. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. 35 anos de Arte pela Igualdade" - Cartunista Mauricio Pestana. 2019. (Exposição).. . 0.
      4. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. Exposição Awalé, jogos de semear da África. 2018. (Exposição).. . 0.
      5. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. Curso de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e Saúde. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:05