UFABC-professores

Loreto Pizzuti

Professor Adjunto do CECS (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas) da Universidade Federal do ABC na área de sistemas de propulsão aeroespacial e combustão. Linhas de Pesquisa: caracterização de combustíveis e biocombustíveis gasosos para geração de energia; pesquisa e desenvolvimento de propelentes para motores foguetes híbridos; simulação de escoamentos reativos em camada limite; geração e validação de mecânismos de cinetica química de combustíveis. Pós-doutorado parcial em Combustão no Departamento de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com foco no estudo de propriedades fundamentais de chamas de gás natural visando aplicação como combustível aeronáutico em mistura com querosene aeronáutico. Doutorado em Aerodinâmica e Combustão no Departamento de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com foco no estudo de propriedades fundamentais de chamas (velocidade de chama laminar e comprimento de Markstein) de biocombustíveis gasosos em chamas expandindo esfericamente para aplicação em motogeradores, aplicando a técnica óptica schlieren. Mestrado pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, (2010) na área de Combustão com foco em Tomografia de chamas não premisturadas. Graduação em Engenharia Aeroespacial com foco na área de propulsão espacial na Universidade "La Sapienza" em Roma, Italia. Experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Combustão, Propulsão e Escoamento com Reações Químicas, atuando principalmente nos seguintes temas: combustão aplicada a sistemas propulsivos, combustíveis alternativos e motores foguetes. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6157388451973616 (05/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2017-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968278
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Aeroespacial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2023-Atual. BIOCOMBUSTÍVEIS GASOSOS: ESTUDO DE PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DE COMBUSTÃO UTILIZANDO A TÉCNICA DE CANAL DIVERGENTE E A OXI-COMBUSTÃO EM ELEVADAS TEMPERATURAS E PRESSÕES
      Descrição: O objetivo da presente pesquisa é a obtenção de dados experimentais confiáveis de propriedades fundamentais das chamas de biogás e de gás de síntese em condições próximas das condições operacionais de motores a pistão e turbinas a gás necessários para o desenvolvimento dos mecanismos de combustão destes combustíveis na queima em ar e sob condições de oxi-combustão.Para realização das medidas experimentais será utilizada a técnica inovadora de chama plana em queimador com geometria de canal divergente, externamente aquecido, em uma bancada que será montada e validada ao longo do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Loreto Pizzuti - Coordenador / Alexandre Alves - Integrante / Gilberto Martins - Integrante / Antonio Garrido Gallego - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Loreto Pizzuti.
      Descrição: O objetivo da presente pesquisa é a obtenção de dados experimentais confiáveis de propriedades fundamentais das chamas de biogás e de gás de síntese em condições próximas das condições operacionais de motores a pistão e turbinas a gás necessários para o desenvolvimento dos mecanismos de combustão destes combustíveis na queima em ar e sob condições de oxi-combustão.Para realização das medidas experimentais será utilizada a técnica inovadora de chama plana em queimador com geometria de canal divergente, externamente aquecido, em uma bancada que será montada e validada ao longo do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Martins - Coordenador / Antonio Garrido Gallego - Integrante / Loreto Pizzuti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Martins.
      Descrição: O objetivo da presente pesquisa é a obtenção de dados experimentais confiáveis de propriedades fundamentais das chamas de biogás e de gás de síntese em condições próximas das condições operacionais de motores a pistão e turbinas a gás necessários para o desenvolvimento dos mecanismos de combustão destes combustíveis na queima em ar e sob condições de oxi-combustão.Para realização das medidas experimentais será utilizada a técnica inovadora de chama plana em queimador com geometria de canal divergente, externamente aquecido, em uma bancada que será montada e validada ao longo do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Garrido Gallego - Integrante / Gilberto Martins - Integrante / Loreto Pizzuti - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Garrido Gallego.
      Descrição: O desenvolvimento e a validação de mecanismos de cinética química de combustão requerem o conhecimento de propriedades fundamentais das misturas combustíveis, nas diversas condições operacionais de motores a pistão e turbinas a gás. Entre essas propriedades, destaca-se a velocidade de chama laminar, Su. Neste projeto de pesquisa, pretende-se estudar a Su de misturas reais e sintéticas de biogás (CH4/CO2/N2) e gás de síntese (CO/H2/CH4/CO2/N2) queimando em ar e em atmosfera de oxi-combustão, investigando como a variação da composição, da razão de equivalência, da temperatura e da pressão iniciais afetam a velocidade de chama laminar. Compreender a química da fase gasosa sob atmosfera de oxi-combustão e desenvolver os modelos cinéticos de reação apropriados, são essenciais para estabelecer o projeto e operação de sistemas avançados de combustão de biomassa sob condições de oxi-combustão. A determinação de Su nas condições de oxi-combustão é, portanto, fundamental para comprovação da confiabilidade dos mecanismos de cinética química de combustão nestas condições. Para realização das medidas experimentais será utilizada a técnica inovadora de chama plana em queimador com geometria de canal divergente, externamente aquecido, em uma bancada que será montada e validada ao longo do projeto. A bancada utiliza um conjunto de controladores de fluxo mássicos que alimentam um micro queimador de quartzo que permite visualizar a posição da chama na seção divergente do canal e extrair os valores de Su. O efeito conjunto da pressão e da temperatura será estudado inserindo o micro queimador em um vaso de pressão devidamente instrumentado. A bancada será projetada para trabalhar com pressões iniciais de até 10 bar e temperaturas iniciais de até 650 K.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alexandre Alves - Coordenador / Loreto Pizzuti - Integrante / Gilberto Martins - Integrante / Antônio Garrido Gallego - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alves.
    2. 2020-Atual. Estudo da Taxa de Regressão Em Motores Foguetes a Propelente Híbrido Utilizando Uma Ferramenta de CFD
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loreto Pizzuti - Coordenador / Matheus Henrique Pacheco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Loreto Pizzuti.
    3. 2018-Atual. BIOGÁS? Bionergia para motores de combustão interna
      Descrição: Biogás, produzido a partir da biodigestão de material orgânico, pode ser utilizado como combustível em motores a combustão interna. O projeto prevé o estudo de propriedades fundamentais da combustão de misturas gasosas sintéticas de biogás. O conhecimento destas propriedades será utilizado para sugerir modificações práticas em motores de combustão interna, projetados para operar com combustíveis fosseis, visando a operação estável com este tipo de biocombustíveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Loreto Pizzuti - Integrante / Cristiane Aparecida Martins - Coordenador / Leila Ribeiro dos Santos - Integrante / Maria Esther Sbampato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Loreto Pizzuti.
    4. 2017-Atual. Estudo da combustão do gás natural em condições de operação da câmara de combustão de uma aeronave comercial turboélice em voo de cruzeiro ? viabilidade técnica do uso do gás natural liquefeito como combustível aeronáutico.
      Descrição: O objetivo do projeto consiste no estudo das propriedades fundamentais de combustão do gás natural nas condições típicas de cruzeiro de uma aeronave comercial a fim de apontar eventuais modificações requeridas pela câmara de combustão ou pelos sistemas de injeção e de ignição do motor. As propriedades fundamentais das misturas a serem estudadas são: velocidade de propagação de chama e velocidade de chama laminar, comprimento de Markstein, limites de flamabilidade e evolução temporal das instabilidades de chama. Os dados experimentais são obtidos utilizando uma bancada de chama expandindo esfericamente já montada e validada. Para que este objetivo geral seja alcançado é preciso que sejam atingidos vários objetivos específicos, sendo que alguns deles são citados a seguir. 1) Estudo das propriedades fundamentais em condições de pressão que simule o cruzeiro e temperatura ambiente apenas com gás natural. 2) Estudo das propriedades fundamentais em condições de pressão que simule o cruzeiro e temperatura ambiente apenas com gás natural e um hidrocarboneto gasoso que simule o vapor de querosene.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Loreto Pizzuti - Integrante / Pedro Teixeira Lacava - Coordenador / José Enedilton Medeiros Pereira - Integrante.
      Membro: Loreto Pizzuti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (1)
        1. FERREIRA, W. G. ; MENDES, A. A. ; FERRUZO, D. P. ; PIZZUTI, L.. WEMP 2023 Workshop de Engenharias Mecânica e Produção. 2023. Congresso

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Loreto Pizzuti ⇔ Alexandre Alves (1.0)
          1. PREGUICA, A. P. R. ; ALVES, ALEXANDRE ; PALERMO, T. V. ; PIZZUTI, L. ; DOURADO, W. M. C.. v.7,n.2, p.2-15, 2024.2Numerical Analysis of Methane Combustion in a Divergent Tube Using OpenFOAM. Journal of Production and Automation - JPAUT. v. 7 n2, p. 2-15, issn: 2595-9573, 2024.




      Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05