UFABC-professores

Karl Peter Burr

Possui graduação em Engenharia naval e oceanica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ocean Engineering pelo Massachusetts Institute of Technology (2001). Atualmente é professor adjunto nivel III na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em mecânica de fluidos, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamento multifásico em sistemas oleoduto-riser, estabilidade hidrodinâmica e modelagem numérica de ondas de mar e comportamento de corpos flutuantes em ondas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5700899403685673 (28/08/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49963166
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Naval e Oceânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2020. Efeitos de Inercia na Analise de Estabilidade Linear de Escoamento Multifasico em Sistemas Oleoduto-Riser.
      Descrição: ncluir efeitos de inércia no modelo de escoamento multifásico para escoamento multifásico em sistemas oleoduto-risers proposto em [Baliño et al., 2010], como proposto em [Baliño, 2012]. Desenvolver código para simular numericamente no domínio do tempo o modelo de escoamento multifásico em sistemas oleoduto-risers com efeitos de inércia incluidos. Aplicar a análise de estabilidade linear ao modelo a ser desenvolvido nesse trabalho. Desenvolver código para estudar numericamente a estabilidade linear das equações discretas resultantes da discretização espacial do modelo a ser desenvolvido. Gerar mapas no espaço de parâmetros mapas de estabilidade e comparar com dados experimentais disponíveis na literatura ou com resultado da simulação direta das equações de governo do modelo no domínio do tempo.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador / JAQUELINE NOVAIS DA SILVA - Integrante.
      Membro: Karl Peter Burr.
    2. 2017-2020. Analise de Estabilidade de Escoamento Bifasico em Sistema de Tanques Auto- motivos
      Descrição: A indústria automobilistica considera o problema da parada prematura do abastecimento de grande importância não apenas pela necessidade de atender às varias normas ambientais e de segurança, cada vez mais restritivas, mas principalmente para não gerar insatisfação em seus clientes. Porém prazos cada vez mais exigentes e a pressão por custos menores conduzem a projetos mais enxutos e com menos margem para erros assim como menos protótipos para testes. Desta forma o desenvolvimento do sistema de abastecimento veicular passa a depender mais da compreensão do que ocorre durante o processo de abastecimento. O desenvolvimento deste sistema é baseado no aprendizado de anos das empresas automobilistica e seus fornecedores, e consiste de testes físicos e simulações numéricas utilizando softwares comerciais de dinâmica dos fluídos computacional. Porém ainda há alguns aspectos da fenomenologia do processo de abastecimento que não são bem dominados pela indústria, como a parada prematura de abastecimento. O processo de abastecimento sem parada prematura ocorre da seguinte maneira: um transiente inicial seguido de um regime permanente onde a pressão no tanque permanece constante ate que o liquido atinge o topo do tanque com inicio de alagamento parcial do duto e posterior parada de abastecimento. O principal objetivo desse trabalho e verificar se a parada prematura de abastecimento pode ser explicada pela ausência de regime permanente no processo de abastecimento. Considera-se nesse trabalho um sistema de tanque veicular composto somente de um duto retilíneo inclinado em relação a horizontal mais um tanque retangular. O duto é conectado ao topo do tanque. O escoamento multifásico no duto é modelado utilizando-se o modelo de deslizamento. O tanque é modelado como um volume de controle onde considera-se a equação de conservação de massa para cada uma das fases. Assume-se processo isotérmico tanto no duto quanto no tanque, que o gás se comporta como gás perfeito, que o liquido no tanque esta em equil??brio hidrostático e que a pressão do gás no tanque é uniforme. Análise de estabilidade linear foi utilizada para atingir o objetivo principal. O modelo matemático utilizado para obter as equações de governo do escoamento multifásico no duto permite a existência de dois estados estacionários para representar o regime permanente do escoamento no duto. A analise de estabilidade linear também é utilizada para decidir qual dos dois estados estacionários representa o regime permanente. Mapas de estabilidade no espaço de parâmetros do sistema duto-tanque para ambos estados estacionários foram obtidos. Somente um dos estados estacionários apresenta região no espaço de parâmetros onde este é estável, e portanto, representa o regime permanente observado no processo de abastecimento de sucesso. Verificou-se que ha regiões no espaço de parâmetros, antes de se atingir a situação de flooding, onde ambos estados estacionários são instáveis. Consequentemente, existem configurações do sistema duto-tanque onde não ha regime permanente, o que abre a possibilidade de se atribuir a ausência de regime permanente ao fenômeno de parada prematura de abastecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador / Flávio Koiti Maruyama - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Karl Peter Burr.
    3. 2015-2017. Estudos experimentais de intermitencia severa e aplicacao da teoria de estabilidade linear ao codigo MARLIM
      Descrição: Obtenção de dados experimentais de intermitência severa na bancada experimental construída no Laboratório Multipropósito de Escoamento Multifásico, parametrizando e estudando a influência de mecanismos mitigadores/supressores como aumento da pressão de separação, injeção de gás na base do riser ou válvula de regulação de vazão (choke) no topo do riser; Modelagem e simulação dos dados experimentais do item anterior; Aplicação da teoria de estabilidade linear para as equações do código MARLIM, e Implementação de um módulo de estabilidade no código MARLIM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Karl Peter Burr - Integrante / Baliño, J. L. - Coordenador / AZEVEDO, GABRIEL ROMUALDO DE - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Remuneração. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Karl Peter Burr.
    4. 2009-2011. Estudo de Estabilidade de Escoamento Multifasico em Sistemas Oleoduto-Risers
      Descrição: O trabalho proposto tem como objetivo estudar a dinâmica do escoamento multifásico em sistemas oleodutos-riser utilizados em sistemas oceânicos com a finalidade de extracão de petroleo. Nos propomos a desenvolvermos estudo de estabilidade do escoamento multifásico em sistemas oleoduto-risers em funcão de seus parâmetros no intuito de obter ferramenta útil na fase de projeto desse tipo de sistemas, a obter equacão ou sistema de equações de evolução para a instabilidade hidrodinâmica que aparece quando há perda de estabilidade do estado estacionário e estudar a possibilidade da existencia de regimes caóticos para escoamentos multifásicos em sistemas oleoduto-riser. Outro objetivo é obter critério de estabilidade analítico asintótico para escoamento multifásico em sistema oleoduto-riser com riser vertical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador / Baliño, J. L. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Karl Peter Burr.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. IV Journeys in Multiphase Flows (JEM2015). EVOLUTION EQUATION FOR WEAK HYDRODYNAMIC INSTABILITIES OF TWO-PHASE FLOWS IN PIPELINE-RISER SYSTEMS. 2015. (Congresso).
      2. 21st International Congress of Mechanical Engineering. Linear Stability Analysis of Two-Phase Flows in Pipeline Riser Systems. 2011. (Congresso).
      3. Dincon 2011 10th Brazilan Conference on Dynamics, Control and Their Applications.Numerical Stability Analysis of Two-phase Flows in Pipeline-Riser Systems. 2011. (Outra).
      4. COBEM 2009 - 20th International Congress of Mechanical engineering. Asymptotic Approximation for the Parameter Space Stability Boundary for Two-Phase Flows in Pipeline-Riser Systems. 2009. (Congresso).
      5. CONEM 2008 - V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Stationary State Asymptotic Solution for Two-Phase Flows in Pipeline-Riser Systems of General Geometry. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:07