UFABC-professores

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Doutor em Filosofia (2014), Mestre em Filosofia (2008) e Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Professor na UFABC do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Humanas e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, bem como na pós-graduação em Filosofia e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filosofia). Coordeno o grupo interdisciplinar "Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global". Focamos atualmente a temática "Utopia e Crítica" com foco em três eixos: Utopia e Teoria Crítica, Utopia e Psicanálise e Utopia e Periferia. Desenvolvo estudos sobre ensino de filosofia pelo Laboratório de Pesquisas em Ensino de Filosofia (LAPEFIL - UFABC). Participo do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar e do GT Teoria Crítica (ambos da ANPOF) e do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP.Pesquisador associado à Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Diretor da International Herbert Marcuse Society. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5623199194975406 (21/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (011) 23206000 URL da Homepage: https://silviocarneiro.prof.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Extimidades: Teoria Critica desde o Sul Global
      Descrição: O grupo investiga as recepções da Teoria Crítica desde o Sul Global. Neste sentido, não abordaremos apenas as pesquisas vinculadas aos autores e autoras da Escola de Frankfurt, mas também experiências intelectuais e culturais que se avizinham da proposta da teoria crítica enquanto ?diagnóstico do presente?. Consideramos que, assim, poderemos abordar os diversos modos pelos quais temas centrais da teoria crítica são articulados às experiências do Sul Global, compreendendo nesse campo as investigações no campo das Artes e Humanidades. Com efeito, o grupo visa a interdisciplinaridade em um horizonte de ?extimidades?, tensão constitutiva entre o que é extrínseco e o intrínseco nas relações, ou seja: notando elementos comuns nos diversos ?diagnósticos do presente? e preservando também as singularidades de cada território de experiências. Assim, evidenciaremos as extimidades nos diversos níveis de tensões como centro/periferia, Oriente/Ocidente e seu impacto em conceitos centrais para a filosofia política e a teoria das ciências humanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Gabriel Ramponi - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante / Lucas Carpinelli Nogueira da Silva - Integrante / Vitor Mateus Dos Reis Martins Duarte - Integrante / Jefferson Viel - Integrante / Andrea Santos Baca - Integrante / Michael Franz Schmidlehner - Integrante / Renan Rodrigues Gomes - Integrante / Djibril Ernesto Pereira - Integrante / Mathias Galli Tatsch - Integrante / Bruno Fabricio Alcebino da Silva - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    2. 2019-Atual. Extimacies: Critical Theory from the Global South
      Descrição: The first project goal is to bolster and deepen the geographical and methodological understanding of this trend by forming a team of five early career scholars working at institutions in Egypt, Lebanon, South Africa, Mexico, and Brazil. The team?s diverse but overlapping research interests in Critical Theory span the broader European tradition stemming from Hegel, the Frankfurt School, Psychoanalysis, Marxism, and French Philosophy, and they simultaneously encompasses the southern perspective shaped by Arab, Brazillian, African, and Mexican intellectuals producing and decolonizing knowledge from within the social and political contexts of the Global South including the critique of liberalism; the analysis of violence and slavery; the decolonization of psychology; curricular reform; the theory and practice of psychoanalysis; and the development of aesthetics and aesthetic theory within a non-western context. The second project goal is to develop a theoretical framework to examine the multiple iterations of critical theoretical models produced from within the south and that are concerned with the southern question. Importantly, the project will avoid the move to either ?provincialize? Critical Theory or to simply ?globalize? the southern perspective.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (10) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Gabriel Ramponi - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante / Surti Singh - Coordenador / Nadia Bou Ali - Integrante / Salem Badat - Integrante / Carlos Gómez Camarena - Integrante / Alejandro Cerda-Rueda - Integrante. Financiador(es): Andrew T. Mellow Foundation - Bolsa. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    3. 2018-2020. Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia - PIBID
      Descrição: Coordenador da área interdisciplinar Filosofia, Física e Matemática. A pesquisa investiga as relações interdisciplinares entre as áreas de Filosofia, Física e Matemática tendo o eixo da Ficção Científica como elemento de atuação nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Evonir Albrecht - Integrante / Valéria Genaro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    4. 2018-Atual. O papel do professor e a funcao interdisciplinar da filosofia
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo analisar as condições à interdisciplinaridade filosófica, na medida em que se compreende a função do professor de filosofia como guardador/intérprete da racionalidade, enfatizando sua práxis de ?médico da cultura?, a partir de três horizontes gerais: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel do cultivo da formação humana; c) a salvaguarda das especificidades teóricas de cada domínio do saber, conjugada com o uso semiótico de cada domínio entre si, em proveito da interdisciplinaridade. Quando pensamos na filosofia e seu ensino, duas questões emergem como pautas decisivas de discussão: o papel do professor de filosofia e o sentido de se agregar à filosofia o caráter interdisciplinar por excelência. A filosofia tem por vocação a tutela da racionalidade empregada para a criação/discussão de conceitos, por meio dos quais o mundo, a vida, a morte, etc., são interpretados/transformados. Acrescente-se ainda a vocação que a filosofia também possui de manter interlocuções com os mais variados domínios do saber, conferindo a ela a prerrogativa interdisciplinar por excelência. Ambas as vocações se intensificam principalmente quando a filosofia desloca sua função fundante dos saberes e das esferas da cultura, para exercer o papel de guardadora/intérprete da racionalidade, colocando em interlocução estruturas há muito isoladas e paralisadas. Diante desse horizonte, o papel do professor igualmente se altera, assumindo aquele de médico da cultura e elo de forças formadoras (NIETZSCHE, 1999). Neste caso, para além de ser aquele que indica a seara de veracidade dos saberes e das esferas culturais, assume a postura daquele que possui o termômetro e o diapasão com os quais a cultura é interpretada, reconhecendo que diagnosticar/interpretar a cultura é, simultaneamente, diagnóstico/interpretação de si mesmo. Isso pressupõe a habilidade de ser ?elo? de ligação entre domínios de saber, para fins de formação humana. Justamente por isso, a filosofia tem de assumir uma responsabilidade ainda maior no que se refere à formação de educadores, que por sua vez, têm de exprimir uma função crítica interdisciplinar que leve em conta três horizontes diversos: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel, por vocação, do cultivo da formação humana que a filosofia exerce, i.é., precisamente o exercício crítico de construir uma concepção de homem, no rigoroso sentido de como foi tradicionalmente pensado como paideia; e, por fim, c) nenhuma dessas funções interdisciplinares podem obliterar as especificidades de cada disciplina, de modo que, se por um lado, a interlocução interdisciplinar entre filosofia e outros saberes serve de semiótica umas para as outras, por outro lado, porém, é preciso reconhecer que cada um desses domínios ainda salvaguarda suas prerrogativas teóricas específicas. Assim, na medida em que o professor como ?médico da cultura? tem forte orientação interdisciplinar, é preciso também justificar como a vocação da filosofia também é igualmente interdisciplinar. Trata-se de compreender que interdisciplinaridade filosófica também tem de renunciar ao papel de fundadora da racionalidade e dos saberes, aquela que legitima as bases de cada uma das esferas culturais, bem como apontando seus limites, para assumir um papel de ?guardadora? da racionalidade e intérprete das estruturas culturais contemporâneas (HABERMAS, 1989). Ela não precisa renunciar à racionalidade ou à discussão de conceitos, mas à sua pretensão fundante de universalidade. O deslocamento de sentido deve-se a duas questões principais: a) a des-referencialização do ?sujeito solitário?, uma espécie de autoconsciência que se desdobra sobre si mesma, com supostas pretensões fundantes também a partir de si mesma; b) a des-referencialização das. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Eduardo Barra - Integrante / EVERTON MARCOS GRISON - Integrante / JORGE LUIZ VIESENTEINER - Integrante / JOSAILTON FERNANDES DE MENDONCA - Integrante / RONEI CLECIO MOCELLIN - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    5. 2018-Atual. O papel do professor e a funcao interdisciplinar da filosofia
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo analisar as condições à interdisciplinaridade filosófica, na medida em que se compreende a função do professor de filosofia como guardador/intérprete da racionalidade, enfatizando sua práxis de ?médico da cultura?, a partir de três horizontes gerais: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel do cultivo da formação humana; c) a salvaguarda das especificidades teóricas de cada domínio do saber, conjugada com o uso semiótico de cada domínio entre si, em proveito da interdisciplinaridade. Quando pensamos na filosofia e seu ensino, duas questões emergem como pautas decisivas de discussão: o papel do professor de filosofia e o sentido de se agregar à filosofia o caráter interdisciplinar por excelência. A filosofia tem por vocação a tutela da racionalidade empregada para a criação/discussão de conceitos, por meio dos quais o mundo, a vida, a morte, etc., são interpretados/transformados. Acrescente-se ainda a vocação que a filosofia também possui de manter interlocuções com os mais variados domínios do saber, conferindo a ela a prerrogativa interdisciplinar por excelência. Ambas as vocações se intensificam principalmente quando a filosofia desloca sua função fundante dos saberes e das esferas da cultura, para exercer o papel de guardadora/intérprete da racionalidade, colocando em interlocução estruturas há muito isoladas e paralisadas. Diante desse horizonte, o papel do professor igualmente se altera, assumindo aquele de médico da cultura e elo de forças formadoras (NIETZSCHE, 1999). Neste caso, para além de ser aquele que indica a seara de veracidade dos saberes e das esferas culturais, assume a postura daquele que possui o termômetro e o diapasão com os quais a cultura é interpretada, reconhecendo que diagnosticar/interpretar a cultura é, simultaneamente, diagnóstico/interpretação de si mesmo. Isso pressupõe a habilidade de ser ?elo? de ligação entre domínios de saber, para fins de formação humana. Justamente por isso, a filosofia tem de assumir uma responsabilidade ainda maior no que se refere à formação de educadores, que por sua vez, têm de exprimir uma função crítica interdisciplinar que leve em conta três horizontes diversos: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel, por vocação, do cultivo da formação humana que a filosofia exerce, i.é., precisamente o exercício crítico de construir uma concepção de homem, no rigoroso sentido de como foi tradicionalmente pensado como paideia; e, por fim, c) nenhuma dessas funções interdisciplinares podem obliterar as especificidades de cada disciplina, de modo que, se por um lado, a interlocução interdisciplinar entre filosofia e outros saberes serve de semiótica umas para as outras, por outro lado, porém, é preciso reconhecer que cada um desses domínios ainda salvaguarda suas prerrogativas teóricas específicas. Assim, na medida em que o professor como ?médico da cultura? tem forte orientação interdisciplinar, é preciso também justificar como a vocação da filosofia também é igualmente interdisciplinar. Trata-se de compreender que interdisciplinaridade filosófica também tem de renunciar ao papel de fundadora da racionalidade e dos saberes, aquela que legitima as bases de cada uma das esferas culturais, bem como apontando seus limites, para assumir um papel de ?guardadora? da racionalidade e intérprete das estruturas culturais contemporâneas (HABERMAS, 1989). Ela não precisa renunciar à racionalidade ou à discussão de conceitos, mas à sua pretensão fundante de universalidade. O deslocamento de sentido deve-se a duas questões principais: a) a des-referencialização do ?sujeito solitário?, uma espécie de autoconsciência que se desdobra sobre si mesma, com supostas pretensões fundantes também a partir de si mesma; b) a des-referencialização das. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Rafael Brandão - Integrante / Cristiano Mignanelli dos Santos - Integrante / Eduardo Barra - Coordenador / EVERTON MARCOS GRISON - Integrante / JORGE LUIZ VIESENTEINER - Integrante / JOSAILTON FERNANDES DE MENDONCA - Integrante / RONEI CLECIO MOCELLIN - Integrante / Priscila Aparecida Santos - Integrante / Jailson Moreira - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    6. 2017-Atual. O Filosofo no Exilio: Consideracoes sobre o ensino de filosofia na estrutura escolar
      Descrição: Articulamos aqui o ensino territorializado da Filosofia nas escolas, na medida em que configura a linguagem filosófica como o idioma estrangeiro de um exilado que leva em conta toda a materialidade de relações do território institucional onde pisa. Com isso, exploramos uma alternativa à perspectiva instrumental do ensino de Filosofia no interior das normas escolares. Notamos o quanto o retorno da Filosofia nas escolas passa pelo retrato de uma disciplina ainda estranha àqueles moldes. Sob a marca do exílio, tenderíamos a investigar o habitus do ensino de Filosofia enquanto uma gramática em duplo sentido: ora adequada às exigências institucionais ? tendo em vista que muitas vezes a disciplina filosófica é parte ativa do projeto de Estado que a sustenta; ora a disciplina filosófica propicia exercícios transgressores apoiados em uma ?língua da segurança? - lugar discursivo em que o pensamento estabelecido está sob o jugo da crítica ? elemento fundamental da presença da disciplina na experiência da juventude.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    7. 2015-Atual. Topologia do Comum: O etico e o politico entre a utopia e a heterotopia
      Descrição: Recompor um universo crítico diante do estado de coisas ? eis o desafio. Para tanto, a pesquisa pretende avançar sobre o debate contemporâneo em torno do conceito de ?comum?, compreendido em chave ético-política. Dardot e Laval consideram a pluralidade de sentidos que o termo assume nos debates políticos até então. Na obra Commun: Essai sur la révolution au XXI siècle, os autores criticam certo limite essencialista recorrente nos discursos em defesa do comum. Em contrapartida, procuram compreender o comum por ?um conjunto de práticas e valores que visam defender os interesses da comunidade contra uma agressão das classes dominantes?. Essa seria uma reposta a outra hipótese que considera o comum enquanto elemento operatório de uma ideia (eidos), como no caso de Alain Badiou, que encontra na ?ideia de comunismo? a projeção na história do devir-Sujeito político na história. Entre a ação e a ideia, temos, pois, duas compreensões do que seja o ?comum?. Nossa investigação parte da compreensão de que este debate perde seu sentido se não levar em conta certa topologia do conceito, que demanda a questão pelo lugar em que o comum se estabelece nas formas de vida. Nesse sentido, a investigação lembra outros dois componentes críticos, por vezes associado ao campo espacial. Recuperamos, pois, o conceito de utopia sob a ótica marcuseana do conceito, a saber, enquanto topos crítico que se efetiva, concretamente, na contradição da sociedade. Mas também é possível remetermos a outro topos crítico: a perspectiva foucaultiana das heterotopias: mais do que um ?lugar nenhum?, a compreensão de ?espaços absolutamente outros?. Sob a tensão destes dois topói, investigaremos em que medida a compreensão e os debates contemporâneos sobre o ?comum? são efeitos desta liga topológica da crítica. Com efeito, pretendemos enriquecer aqui elementos ético-políticos que procurem compreender não apenas o espaço público em seu caráter comum como também a subjetividade dele derivada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Kailla Oliveira dos Santos - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (74)
      1. 10th Biennial Conference of the International Herbert Marcuse Society -. Between empirical research and concrete utopia: social specters for Utopian personality. 2023. (Congresso).
      2. Frankfurtianas.Educación contra la barbarie: aspectos contemporáneos de una cuestión que nos persigue. 2023. (Seminário).
      3. III Encontro Nacional do GT de Teoria Crítica da ANPOF: "Passado Futuro? 100 anos da Teoria Crítica". Roda de Conversa: Passado Futuro?. 2023. (Congresso).
      4. 15th Biennial Conference ...the point is to change it: ?40th Anniversary of the RPA. From below to the left: images of recent Social Changes in South America. 2022. (Congresso).
      5. A vida como valor: Herbert Marcuse e a luta por Eros.A vida como valor: Herbert Marcuse e a luta por Eros. 2022. (Seminário).
      6. Dialectics of Violence and Extimacies of the politics: 50 Years of Herbert Marcuse's Counterevoluttion and Revolt. Dialectics of Violence and Extimacies of the politics. 2022. (Congresso).
      7. Extimidades.Thinking by Scenes: Images of Social Revolts in Latin America. 2022. (Encontro).
      8. IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática,.Políticas Públicas em torno da Educação Básica. 2022. (Seminário).
      9. The Future of the University. Universities beyond Performance Principle: a question of Bildung as resistance to neoliberal times. 2022. (Congresso).
      10. VII Semana de Filosofia da UFABC.Intervenções Marcuseanas: Ensaios de Teoria Crítica (Apresentação do Livro). 2022. (Encontro).
      11. V NUPPEC EM DEBATE.A Educação e a Grande Recusa dos corpos: 'Sujeitos escolares' no retorno presencial. 2022. (Seminário).
      12. XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Como pensar criticamente? ? Marcuse e os desafios da ideologia contemporânea.. 2022. (Encontro).
      13. "Alternative Futures: Marcuse's Dialectic of Technology" - IX Biennial Conference of the International Herbert Marcuse Soceity. Celebrating Freire! A Dialogue with Herbert Marcuse for Today. 2021. (Congresso).
      14. Extimacy: Authority, Anxiety and the Desire for Revolution in a Time of Austerity. A New Biology? Reading Psychoanalysis and Politics from a Marcusean Perspective. 2020. (Congresso).
      15. Live da ANPOF.Quando a Emergência é a Educação. 2020. (Outra).
      16. P de Professor/P de Pandemia: Vida docente sem chão de sala?.P de Professor/P de Pandemia: Vida docente sem chão de sala?. 2020. (Oficina).
      17. Tecnologia e Ensino: Impactos Digitais no Mundo Real da Educação.Tecnologia e Ensino: Impactos Digitais no Mundo Real da Educação. 2020. (Oficina).
      18. TV ADUFABC.Educação em Tempos de Pandemia. 2020. (Outra).
      19. 1º Simpósio Internacional de Humanidades.O Currículo como Forma. 2019. (Simpósio).
      20. 5a Semana de Filosofia da UFABC.Teoria Crítica hoje?. 2019. (Encontro).
      21. 8 th Biennial International Herbert Marcuse Society Conference. Reactionary Peace, Liberating Violence: Reflections on Ethics for Dark Times.. 2019. (Congresso).
      22. Critical Theory and Psychoanalysis Conference.Dual, but combined: The Singular as a case of Extimacy. 2019. (Seminário).
      23. II ENCONTRO DO GT DE TEORIA CRÍTICA DA ANPOF E III COLÓQUIO DE FILOSOFIA E TEORIA SOCIAL: TEORIA CRÍTICA DA ANTIPOLÍTICA. Democracia tem ou não tem futuro?. 2019. (Congresso).
      24. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Dez 2019. 2019. (Outra).
      25. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Jul 2019. 2019. (Outra).
      26. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Maio 2019. 2019. (Outra).
      27. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - MAR 2019. 2019. (Outra).
      28. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - - Out 2019. 2019. (Outra).
      29. Tupi, or not Tupi: Ecological Questions on Unsustainable Brazil.Tupi, or not Tupi: Ecological Questions on Unsustainable Brazil. 2019. (Seminário).
      30. Ação Pedagógica de Formação do PIBID/UFABC.Escolas entre a Democracia e o Fascismo. 2018. (Oficina).
      31. IV Semana de Filosofia da UFABC.Filosofia na BNCC. 2018. (Seminário).
      32. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação da UERJ.Filosofia de Base: O ensino filosófico em um currículo fragmentado. 2018. (Outra).
      33. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Dez 2018. 2018. (Outra).
      34. XIX Congresso Internacional de Filosofia. Más allá de la normatividad: un debate de la Teoría Crítica. 2018. (Congresso).
      35. XVIII Encontro Nacional da ANPOF. O ensino de Filosofia e a interdisciplinaridade em um contexto de reformas educacionais. 2018. (Olimpíada).
      36. Antropophagia.Por um Pensamento Brasileiro. 2017. (Simpósio).
      37. As Reformas do Ensino Médio - Ministério Público do Estado de São Paulo.As Reformas do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
      38. Colóquio Bento Prado Jr.: As Aventuras da Filosofia Brasileira.Entre o alvo e o desejo: Bento Prado Jr., leitor de Marcuse. 2017. (Outra).
      39. Diálogos na Sala de Aula.Diálogos na Sala de Aula. 2017. (Oficina).
      40. II Colóquio Interdisciplinar Unifai.A Reforma do Ensino Médio: limites e avanços. 2017. (Outra).
      41. II Encontro Nexos/Sudeste: Teoria Crítica e sua Atualidade.Marcuse: um crítico em tempos contrarrevolucionários. 2017. (Encontro).
      42. III Jornada de Ética e Filosofia Política: Política e Poética - Homenagem a Salinas Fortes,.Contratempo do trauma: o silêncio deslocado num retrato calado. 2017. (Outra).
      43. III Jornada dos Cadernos de Ética e Filosofia Política da USP - Homenagem a Salinas Fortes.Contratempo do trauma: o silêncio deslocado em um retrato calado. 2017. (Encontro).
      44. Seminário "Teoria Crítica: Violência e Exclusão Social".Estudantes são felizes? A formação, a violência e os índices da OCDE. 2017. (Seminário).
      45. Seminário de Formação do Ministério Público do Estado de São Paulo "As Reformas do Ensino Médio".As Reformas do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
      46. V Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF.Desafios da Filosofia do Ensino de Filosofia. 2017. (Encontro).
      47. VII Biennual Conference of IHMS - The Dialectics of Liberation in the Era of Neoliberalism. Thesis on Critical Theory in the Americas. 2017. (Congresso).
      48. VII Biennual Conference of IHMS - The Dialectics of Liberation in the Era of Neoliberalism. Marcuse and the long march among ruins. 2017. (Congresso).
      49. VIII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção. O debate do intelectual marcuseano e a cultura popular presente no livro Tenda dos Milagres de Jorge Amado. 2017. (Congresso).
      50. VII Seminário de Filosofia e Comunicação - "Crise do sujeito e Ódio". Reflexões sobre o panorama atual do Ensino de Filosofia. 2017. (Congresso).
      51. A filosofia e seu ensino.O Ensino de Filosofia e as BNCC. 2016. (Oficina).
      52. Critical Theories from Americas. Critical Theories from Brazil. 2016. (Congresso).
      53. Garotas do ABC.Garotas do ABC. 2016. (Outra).
      54. Gestão Democrática nas Escolas. Gestão Democrática nas Escolas. 2016. (Congresso).
      55. III Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo.Propostas curriculares e plano estadual de educação. 2016. (Encontro).
      56. II Jornada de Ética e Filosofia Política: Intervenção e Resistência.A luta mestre-escravo na periferia do capitalismo. 2016. (Outra).
      57. II Semana das Licenciaturas/V Simpósio do PIBID da UFABC.A reforma do Ensino Médio. 2016. (Simpósio).
      58. II Semana das Licenciaturas/V Simpósio do PIBID da UFABC.Ocupação nas Escolas de Educação Básica. 2016. (Simpósio).
      59. II Semana de Filosofia da UFABC.Instituições e subjetividades. 2016. (Seminário).
      60. I Semana Virgília: Debates e perspectivas na formação cidadã.Escolas sem partido. 2016. (Encontro).
      61. XVIII Congreso Internacional de Filosofia de la AFM. Catálisis del Tercer Mundo. Marcuse y la decolonización. 2016. (Congresso).
      62. Abertura democrática e a razão neoliberal. 2015. (Outra).
      63. Colóquio LATESFIP "Neoliberalismo como gestão do sofrimento".Sofrimento na educação: diagnósticos críticos. 2015. (Simpósio).
      64. Conferência Municipal de Educação. 2015. (Outra).
      65. Debate: Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Encontro).
      66. Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.ENEM e a leitura de textos filosóficos: análise de alguns parâmetros para a sala de aula. 2015. (Encontro).
      67. II Colóquio Internacional de Filosofia e Ficção - a Arte da Vingança.A vingança como afeto social: Toni Morrison e Beloved. 2015. (Outra).
      68. II Encontro Nacional Procedência de Filosofia da UFRJ.A linguagem do exílio e o lugar da Filosofia na escola. 2015. (Encontro).
      69. II Seminário de Estética e Crítica de Arte: Arte e Política - Territórios em disputa.Barafonda e o embate com a cidade. 2015. (Seminário).
      70. IV Colóquio Nacional Michel Foucault: O ronco surdo da batalha/40 nos de Vigiar e Punir.Angela Davis, Panóptico, Raça. 2015. (Outra).
      71. Os Clássicos do Pensamento Político - Escola Paulista de Magistratura.Imaginário e Ato: Slavoj Zizek. 2015. (Seminário).
      72. Os Clássicos do Pensamento Político - Escola Paulista de Magistratura.Normatividade e Crítica: Escola de Frankfurt. 2015. (Seminário).
      73. Seminário - Sofrimento Psíquico no Trabalho: Mulher Trabalhadora na (des)construção do cinismo viril. 2015. (Seminário).
      74. VIII Colóquio Nacional de Filosofia da História: Tempo, História e Sociedade.Utopia Pré-Moderna e Utopia Contemporânea. 2015. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. BRESSIANE, Nathalie ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; CAMPELO, Filipe ; FLECK, Amaro. III Encontro Nacional do GT de Teoria Crítica da ANPOF - Passado Futuro? 100 anos de Teoria Crítica. 2023. Congresso
      2. CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; ANDERSON, K.. Marx nas Margens. 2023. Outro
      3. CARNEIRO, Silvio R. G.; SUPPLIZI, Jeniffer ; MONTEMOR, Roger ; RAMPONI, Gabriel. Dialectics of Violence and Extimacies of the politics: 50 Years of Herbert Marcuse's Counterrevolution and Revolt. 2022. Congresso
      4. CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; SILVA, Juliana Cavasini da. Centenário Paulo Freire no ABCDMRR. 2021. Outro
      5. CRUZ, Eliane de Souza ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES. Congresso Intermunicipal Popular de Educação do ABCDMRR. 2021. Congresso
      6. CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; KOHAN, W. O. ; SCATOLINI, Roberta ; DUNKER, C. I.. Ciclo Freire Incomum. 2021. Outro
      7. CARNEIRO, Silvio R. G.; CÁSSIO, Fernando ; CARLOTTO, M. ; SALLES, J.. Como a universidade pública justifica a sua existência?. 2020. Outro
      8. CARNEIRO, Silvio R. G.; RECHIA, K. ; SILVA, R.. P de Professor, P de Pandemia: Vida docente sem Chão de Sala?. 2020. Outro
      9. CARNEIRO, Silvio R. G.. Avaliação da aprendizagem ou controle do corpo estudantil?. 2020. (Outro).. . 0.
      10. SINGH, Surti ; CARNEIRO, Silvio R. G.. Critical Theory between Egypt and Brazil. 2019. Outro
      11. Vladimir Safatle ; CARNEIRO, Silvio R. G.. Aula Inaugural de Filosofia da UFABC - Prof. Vladimir Safatle. 2019. Outro
      12. CARNEIRO, Silvio R. G.; ALENCAR, Marta. XVIII Encontro Nacional da ANPOF. 2018. Outro
      13. CÁSSIO, Fernando ; GOULART, Débora ; CARNEIRO, Silvio R. G.. I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade - Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina. 2017. Congresso
      14. YAMASAKI, Paulo ; CARNEIRO, Silvio R. G.. IV Conferência Regional de Educação do Grande ABC. 2017. Outro
      15. CARNEIRO, Silvio R. G.; ALENCAR, Marta ; CARVALHO, Flávio ; RONDON, Roberto. V Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. 2017. Congresso
      16. CARNEIRO, Silvio R. G.; PISANI, M.M. ; BRETAS, Aléxia ; ITOKAZU, Anastasia ; SANTOS, Kailla ; LUPPE, Alexandre ; SILVA, J. P. ; MUNHOZ, Gabriel. II Encontro Nexos/Sudeste: Teoria crítica e sua atualidade. 2017. Congresso
      17. WATANABE, G.; SILVA, L. F. ; STRIEDER, R. B. ; HALMENSCHLAGER, K. R. ; GEHLEN, S. T. ; HUNSCHE, S. ; WATANABE, G. ; BROCKINGTON, G. ; CARNEIRO, S. R. G. ; SILVA, J. R. S. ; LEAL, S. H. B. S.. Freire e um Novo Ensino Médio. 2017. Congresso
      18. SILVA, F. L. C. ; CARNEIRO, S. R. G. ; WATANABE, G. ; PISANI, M. M.. Jornadas UFABC - O impacto da Base Nacional Comum Curricular na Sala de Aula. 2016. Outro
      19. CARNEIRO, Silvio R. G.; RASCHIETTI, Matteo. UFABC para Todos. 2016. 2016. Outro
      20. CARNEIRO, Silvio R. G.; Vladimir Safatle ; DUNKER, C. I. ; SILVA JUNIOR, N. ; LANA, Hugo ; XAVIER, H. P. ; VEDOVATTO, A. ; LIMA, R. A.. Colóquio LATESFIP "Narcisimo como gestão do sofrimento". 2015. Outro
      21. RUBIANO, Mariana ; DIAS, Thiago ; VARGAS, Thiago ; BUENO, Taynam ; ALAVINA, Fran ; CARNEIRO, Silvio R. G.. I Jornada de Ética e Filosofia Política - Desafios da Escrita Política. 2015. Outro
      22. PISANI, M.M. ; CARNEIRO, Silvio R. G.. Be Cyborg. 2015. Outro
      23. CARNEIRO, Silvio R. G.. Colóquio ?Patologias do Social ? Interfaces entre Filosofia, Psicanálise e Teoria Social?. 2007. (Outro).. . 0.
      24. CARNEIRO, Silvio R. G.. Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. 2006. (Outro).. . 0.
      25. CARNEIRO, Silvio R. G.. Colóquio Marcuse. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:09