UFABC-professores

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Doutor em Filosofia (2014), Mestre em Filosofia (2008) e Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Professor na UFABC do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Humanas e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, bem como na pós-graduação em Filosofia e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filosofia). Coordeno o grupo interdisciplinar "Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global". Focamos atualmente a temática "Utopia e Crítica" com foco em três eixos: Utopia e Teoria Crítica, Utopia e Psicanálise e Utopia e Periferia. Desenvolvo estudos sobre ensino de filosofia pelo Laboratório de Pesquisas em Ensino de Filosofia (LAPEFIL - UFABC). Participo do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar e do GT Teoria Crítica (ambos da ANPOF) e do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP.Pesquisador associado à Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Diretor da International Herbert Marcuse Society. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5623199194975406 (20/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (011) 23206000 URL da Homepage: https://silviocarneiro.prof.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2024-Atual. Utopia e Crítica: Subjetividades, Democracia e Transformação Social
      Descrição: O grupo, associado à linha de pesquisa de ética e filosofia política, tem como objetivo a investigação das formações subjetivas no interior de horizontes democráticos, considerando a dinâmica dessas instituições e as tendências de transformação social. Consideramos aqui, portanto, a chave da utopia como a possibilidade de novas formas sociais advindas das expectativas democráticas que possibilitam, em medidas variadas, as condições para o enfrentamento das crises sociais e as possibilidades de suas transformações. Reafirmamos aqui a orientação da Teoria Crítica, em especial com a obra de Herbert Marcuse, cuja crítica da ideologia envolve as tendências para uma emancipação social. Além disso, recuperamos a chave subjetiva como importante elemento da análise e investigaremos, com base na psicanálise, as formações culturais que promovem os sentidos contemporâneos da vida democrática. Acreditamos que esses elementos devem estar articulados a um território evitando assim uma ideia abstrata de utopia. Por isso, abordaremos no eixo utopia e periferia os aspectos territoriais, aproveitando o tema também para aproximarmos a Teoria Crítica às Teorias Decoloniais. Por fim, empregaremos o esforço para pensarmos a educação como eixo privilegiado das criações utópicas: trata-se de um campo importante para investigarmos práticas de transformação social tendo em vista as subjetividades envolvidas no processo.Link_ https://utopiacritica.pesquisa.ufabc.edu.br/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Gabriel Ramponi - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante / Andrea Santos Baca - Integrante / Michael Franz Schmidlehner - Integrante / Renan Rodrigues Gomes - Integrante / Mathias Galli Tatsch - Integrante / Bruno Fabricio Alcebino da Silva - Integrante / Alexis Daniel Rosim Millán - Integrante / Juliana Viana Ford - Integrante / Fabiana Carolina Dias - Integrante / Bruno Corrêa Bortoletto - Integrante / Virgínia Alves - Integrante / Bárbara Jocovix - Integrante / Vitor Mateus dos Reis Martins Duarte - Integrante / Fernanda Andrade Garcia - Integrante / Francisco José Santaella Galvão - Integrante / Nathalia Nascimento Barroso - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    2. 2024-Atual. Sofrimento sociopolítico na Universidade: a saúde mental universitária na perspectiva da inclusão e do pertencimento
      Descrição: Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar e multicêntrico, conjuga elementos quantitativos e qualitativos de análise. Ela surge no contexto de um crescente aumento nos índices de sofrimento nas universidades já mapeado por órgãos de saúde nacionais e internacionais. Desta situação mais ampla, visamos, a partir do impacto que as problemáticas sociopolíticas atuais vêm trazendo para a universidade, especialmente para as políticas públicas de inclusão e permanência que atendem jovens em situação de vulnerabilidade social, compreender melhor e intervir sobre as condições de sofrimento sociopolítico. A pergunta norteadora da pesquisa refere-se às condições de produção do mal-estar na universidade e as possibilidades de intervenção. O objetivo geral é descrever e analisar as formas de expressão do sofrimento sociopolítico na comunidade acadêmica, considerando-se o pool de universidades listadas: sete universidades brasileiras, duas argentinas, uma chilena e uma sul africana. De modo inovador, utilizaremos um survey construído pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (PRIP), com dupla ênfase diagnóstica: compreender de que modo as relações na universidade são percebidas pelos diferentes segmentos acadêmicos e investigar que aspectos da cultura e do funcionamento institucional podem ampliar as condições de sofrimento na mesma. Na sequência, vamos contextualizar, historicizar e atualizar o lugar da universidade na sociedade brasileira, discutindo as políticas propostas para ingresso e os impasses nas condições de acesso e permanência. Utilizaremos também dispositivos de escuta em espaços coletivos, visando pensar quais efeitos se produzem na vida do sujeito estar na universidade, o que nos alcançará uma melhor visão sobre de que forma os impasses encontrados são traduzidos do ponto de vista do sofrimento. Propomos uma discussão ampla sobre as políticas públicas no enfrentamento do sofrimento visando a construção e o aprimoramento de ações e políticas de saúde mental específicas para as Universidades. A Proposta foi submetida ao CNPQ Universal 2024..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (6) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Natan Oliveira Bastos - Integrante / Vitor Mateus Dos Reis Martins Duarte - Integrante / Luciana Gageiro Coutinho - Integrante / Rose Gurski - Integrante / Anna Carolina Lo Bianco - Integrante / Miriam Debieux Rosa - Coordenador / Perla Zelmanovich - Integrante / Ana Lizete Farias - Integrante / Aline Souza Martins - Integrante / Bárbara Dias - Integrante / Luis Felipe Soares Araújo - Integrante / Gabriela Oliveira Guerra - Integrante / Bruna Ferreira de Oliveira - Integrante / Kelly Brandão - Integrante / Júlia Rosã Benvegnú Vilani - Integrante / Bernardo Viana Piccoli - Integrante / Rafaela Rodrigues - Integrante / Esther Rheinhemer - Integrante / Juliana Dantas - Integrante / Claudia Braga de Andrade - Integrante / Anna Carolina Ferreyra - Integrante / Isael Sena - Integrante / Taís Alberti - Integrante / Viviane Legnani - Integrante / Ana Lucia Marsilac - Integrante / Barbara Gabardo Traldi - Integrante / Fabiana Sanches Grecco - Integrante / Gessica Alves - Integrante / Joana Sampaio Primo - Integrante / Marcia Salete Wisniewski Schaly - Integrante / Michele Cristina de Souza Pedroso - Integrante / Pedro Henrique Ciucci da Silva - Integrante / Tatiana Cristina Vidotti - Integrante / Venúsia Ferraz Pinheiro - Integrante / Anna Thereza Graciliano - Integrante / Laura Dal Ben Oliva - Integrante / Sofia Bernardes - Integrante / Jane Dalva de Jesus Scarparo - Integrante / Gustavo Marques de Oliveira - Integrante / Adriana Marcondes Machado - Integrante / Eduardo Pinto e Silva - Integrante / Elizabeth Franco Cruz - Integrante / Elisabeth M.F. Araúlo Lima - Integrante / Gabriel Inticher Binkowski - Integrante / Ianni Scarcelli - Integrante / Ricardo Rodrigues Teixeira - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    3. 2023-Atual. Observatório de políticas educacionais: Planejamento regional e governança democrática para a qualidade de educação no Grande ABC
      Descrição: Projeto FAPESP desenvolvido em parceria com as prefeituras da região do ABC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Salomão Ximenes - Coordenador / Sérgio Stoco - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Roberta Peres - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    4. 2019-2023. Extimacies: Critical Theory from the Global South
      Descrição: The first project goal is to bolster and deepen the geographical and methodological understanding of this trend by forming a team of five early career scholars working at institutions in Egypt, Lebanon, South Africa, Mexico, and Brazil. The teams diverse but overlapping research interests in Critical Theory span the broader European tradition stemming from Hegel, the Frankfurt School, Psychoanalysis, Marxism, and French Philosophy, and they simultaneously encompasses the southern perspective shaped by Arab, Brazillian, African, and Mexican intellectuals producing and decolonizing knowledge from within the social and political contexts of the Global South including the critique of liberalism; the analysis of violence and slavery; the decolonization of psychology; curricular reform; the theory and practice of psychoanalysis; and the development of aesthetics and aesthetic theory within a non-western context. The second project goal is to develop a theoretical framework to examine the multiple iterations of critical theoretical models produced from within the south and that are concerned with the southern question. Importantly, the project will avoid the move to either provincialize Critical Theory or to simply globalize the southern perspective.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (10) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Gabriel Ramponi - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante / Surti Singh - Coordenador / Nadia Bou Ali - Integrante / Salem Badat - Integrante / Carlos Gómez Camarena - Integrante / Alejandro Cerda-Rueda - Integrante. Financiador(es): Andrew T. Mellow Foundation - Bolsa. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    5. 2019-2023. Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global
      Descrição: O grupo investiga as recepções da Teoria Crítica desde o Sul Global. Neste sentido, não abordaremos apenas as pesquisas vinculadas aos autores e autoras da Escola de Frankfurt, mas também experiências intelectuais e culturais que se avizinham da proposta da teoria crítica enquanto diagnóstico do presente. Consideramos que, assim, poderemos abordar os diversos modos pelos quais temas centrais da teoria crítica são articulados às experiências do Sul Global, compreendendo nesse campo as investigações no campo das Artes e Humanidades. Com efeito, o grupo visa a interdisciplinaridade em um horizonte de extimidades, tensão constitutiva entre o que é extrínseco e o intrínseco nas relações, ou seja: notando elementos comuns nos diversos diagnósticos do presente e preservando também as singularidades de cada território de experiências. Assim, evidenciaremos as extimidades nos diversos níveis de tensões como centro/periferia, Oriente/Ocidente e seu impacto em conceitos centrais para a filosofia política e a teoria das ciências humanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Gabriel Ramponi - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante / Lucas Carpinelli Nogueira da Silva - Integrante / Vitor Mateus Dos Reis Martins Duarte - Integrante / Jefferson Viel - Integrante / Andrea Santos Baca - Integrante / Michael Franz Schmidlehner - Integrante / Renan Rodrigues Gomes - Integrante / Djibril Ernesto Pereira - Integrante / Mathias Galli Tatsch - Integrante / Bruno Fabricio Alcebino da Silva - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    6. 2019-2021. Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
      Descrição: Projeto desenvolvido com apoio financeiro da FAPESP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Márcia Jacomini - Coordenador / Sérgio Stoco - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico. Na execução do projeto, participei do GT de Gestão e da coordenação do GT de Financiamento, compondo a equipe de coordenação geral do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (8) . Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante / Iracema Nascimento - Integrante / Lisete Regina Arelaro - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Silvio Carneiro - Integrante / Fernando Cássio - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Débora Goulart - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Cileda Parrella - Integrante / João Batista da Silva Santos - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Marieta Gouvea de Oliveira Penna - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Salomão Barros Ximenes.
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística, documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Rodrigo Travitzki - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / João Batista Silva dos Santos - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Felipe Garcia Passos - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Isabel Melero Bello - Integrante / Marina Avelar - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante / Teise de Oliveira Guaranha Garcia - Integrante / Sonia Maria Portella Kruppa - Integrante / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Felipe Willian Ferreira de Alencar - Integrante / Caio Cabral da Silva - Integrante / Ingrid Costa Ribeiro Souza - Integrante / Beatriz Garcia Sanchez - Integrante / Eliane da Costa Bruini - Integrante / Erick Dantas da Gama - Integrante / Flávia Vitor Longo dos Santos - Integrante / Iracema Santos do Nascimento - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Joice Melo Vieira - Integrante / Marcelo Paziano da Silva - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Rafael Antunes Seleznevas - Integrante / Raphael Bueno Bernardo da Silva - Integrante / Rita de Cássia Vereda - Integrante / Rosemary Mattos - Integrante / Rubia de Araujo Ramos - Integrante / Maria Lucia Lanza - Integrante / Ana Carolina Colacioppo Rodrigues - Integrante / José Roberto Montes Heloani - Integrante / Antonia Junqueira Malta Campos - Integrante / Renata Rodrigues de Amorim Medina - Integrante / Régis Henrique dos Reis Silva - Integrante / Sarah Maria de Freitas Machado Silva - Integrante / Thiago Moreira Melo e Silva - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Andressa Nunes Vasconcellos - Integrante / Barbara de Souza Orlandin - Integrante / Cesar Augusto Minto - Integrante / Daniela Aparecida Guedes de Paula - Integrante / Edvaldo dos Reis Oliveira Filho - Integrante / Heloisa Coli Bizzoto - Integrante / Luiz Ricardo Gonçalves Rabello - Integrante / Marcilene Seles de Araújo - Integrante / Ozani Martiniano de Souza - Integrante / Roberta Kelly Amorim de França - Integrante / Vanessa Santana dos Santos - Integrante / Thais Andrea Furigo Novaes - Integrante / Walson de Jesus Lopes - Integrante / Claudia Alves Pereira - Integrante / Dilma Antunes Silva - Integrante / Elydimara Durso dos Reis - Integrante / Fábio dos Santos Bouças - Integrante / Guilherme Silva Lamana Camargo - Integrante / José Quibao Neto - Integrante / José Walber Ferreira Monteiro - Integrante / Juliana Salles Madeira - Integrante / Lucas Andrade de Souza - Integrante / Luís Renato Silva Maldonado - Integrante / Marilya Mariany Carnaval - Integrante / Nadia Pedrotti Drabach - Integrante / Paulo Vitor dos Santos Cardoso - Integrante / Raquel Gomes d'Alexandre - Integrante / Thais Fernanda Martins Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    7. 2018-2023. O papel do professor e a função interdisciplinar da filosofia
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo analisar as condições à interdisciplinaridade filosófica, na medida em que secompreende a função do professor de filosofia como guardador/intérprete da racionalidade, enfatizando sua práxis demédico da cultura, a partir de três horizontes gerais: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo deengajamento político-social; b) o papel do cultivo da formação humana; c) a salvaguarda das especificidades teóricas decada domínio do saber, conjugada com o uso semiótico de cada domínio entre si, em proveito da interdisciplinaridade.Quando pensamos na filosofia e seu ensino, duas questões emergem como pautas decisivas de discussão: o papel doprofessor de filosofia e o sentido de se agregar à filosofia o caráter interdisciplinar por excelência. A filosofia tem por vocaçãoa tutela da racionalidade empregada para a criação/discussão de conceitos, por meio dos quais o mundo, a vida, a morte,etc., são interpretados/transformados. Acrescente-se ainda a vocação que a filosofia também possui de manterinterlocuções com os mais variados domínios do saber, conferindo a ela a prerrogativa interdisciplinar por excelência.Ambas as vocações se intensificam principalmente quando a filosofia desloca sua função fundante dos saberes e das esferasda cultura, para exercer o papel de guardadora/intérprete da racionalidade, colocando em interlocução estruturas há muitoisoladas e paralisadas. Diante desse horizonte, o papel do professor igualmente se altera, assumindo aquele de médico dacultura e elo de forças formadoras (NIETZSCHE, 1999). Neste caso, para além de ser aquele que indica a seara de veracidadedos saberes e das esferas culturais, assume a postura daquele que possui o termômetro e o diapasão com os quais a culturaé interpretada, reconhecendo que diagnosticar/interpretar a cultura é, simultaneamente, diagnóstico/interpretação de simesmo. Isso pressupõe a habilidade de ser elo de ligação entre domínios de saber, para fins de formação humana.Justamente por isso, a filosofia tem de assumir uma responsabilidade ainda maior no que se refere à formação deeducadores, que por sua vez, têm de exprimir uma função crítica interdisciplinar que leve em conta três horizontes diversos:a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel, por vocação, do cultivoda formação humana que a filosofia exerce, i.é., precisamente o exercício crítico de construir uma concepção de homem, norigoroso sentido de como foi tradicionalmente pensado como paideia; e, por fim, c) nenhuma dessas funçõesinterdisciplinares podem obliterar as especificidades de cada disciplina, de modo que, se por um lado, a interlocuçãointerdisciplinar entre filosofia e outros saberes serve de semiótica umas para as outras, por outro lado, porém, é precisoreconhecer que cada um desses domínios ainda salvaguarda suas prerrogativas teóricas específicas. Assim, na medida emque o professor como médico da cultura tem forte orientação interdisciplinar, é preciso também justificar como a vocaçãoda filosofia também é igualmente interdisciplinar. Trata-se de compreender que interdisciplinaridade filosófica também temde renunciar ao papel de fundadora da racionalidade e dos saberes, aquela que legitima as bases de cada uma das esferasculturais, bem como apontando seus limites, para assumir um papel de guardadora da racionalidade e intérprete dasestruturas culturais contemporâneas (HABERMAS, 1989). Ela não precisa renunciar à racionalidade ou à discussão deconceitos, mas à sua pretensão fundante de universalidade. O deslocamento de sentido deve-se a duas questões principais:a) a des-referencialização do sujeito solitário, uma espécie de autoconsciência que se desdobra sobre si mesma, comsupostas pretensões fundantes também a partir de si mesma; b) a des-referencialização das. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Rafael Brandão - Integrante / Cristiano Mignanelli dos Santos - Integrante / Eduardo Barra - Coordenador / EVERTON MARCOS GRISON - Integrante / JORGE LUIZ VIESENTEINER - Integrante / JOSAILTON FERNANDES DE MENDONCA - Integrante / RONEI CLECIO MOCELLIN - Integrante / Priscila Aparecida Santos - Integrante / Jailson Moreira - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    8. 2018-2020. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
      Descrição: Coordenador da área interdisciplinar Filosofia, Física e Matemática. A pesquisa investiga as relações interdisciplinares entre as áreas de Filosofia, Física e Matemática tendo o eixo da Ficção Científica como elemento de atuação nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Evonir Albrecht - Integrante / Valéria Genaro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    9. 2018-Atual. DiEPEE - Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola
      Descrição: O grupo investiga temas relativos à Nova Gestão Pública e Reformas Educacionais e o Direito à Educação e Formas Contemporâneas de Juridificação, Espaço Escolar e Resistências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Salomão Ximenes - Coordenador.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    10. 2017-2018. O Filósofo no Exílio: Considerações sobre o ensino de filosofia na estrutura escolar
      Descrição: Articulamos aqui o ensino territorializado da Filosofia nas escolas, na medida em que configura a linguagem filosófica como o idioma estrangeiro de um exilado que leva em conta toda a materialidade de relações do território institucional onde pisa. Com isso, exploramos uma alternativa à perspectiva instrumental do ensino de Filosofia no interior das normas escolares. Notamos o quanto o retorno da Filosofia nas escolas passa pelo retrato de uma disciplina ainda estranha àqueles moldes. Sob a marca do exílio, tenderíamos a investigar o habitus do ensino de Filosofia enquanto uma gramática em duplo sentido: ora adequada às exigências institucionais tendo em vista que muitas vezes a disciplina filosófica é parte ativa do projeto de Estado que a sustenta; ora a disciplina filosófica propicia exercícios transgressores apoiados em uma língua da segurança - lugar discursivo em que o pensamento estabelecido está sob o jugo da crítica elemento fundamental da presença da disciplina na experiência da juventude.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
    11. 2015-2019. Topologia do Comum: O ético e o político entre a utopia e a heterotopia
      Descrição: Recompor um universo crítico diante do estado de coisas eis o desafio. Para tanto, a pesquisa pretende avançar sobre o debate contemporâneo em torno do conceito de comum, compreendido em chave ético-política. Dardot e Laval consideram a pluralidade de sentidos que o termo assume nos debates políticos até então. Na obra Commun: Essai sur la révolution au XXI siècle, os autores criticam certo limite essencialista recorrente nos discursos em defesa do comum. Em contrapartida, procuram compreender o comum por um conjunto de práticas e valores que visam defender os interesses da comunidade contra uma agressão das classes dominantes. Essa seria uma reposta a outra hipótese que considera o comum enquanto elemento operatório de uma ideia (eidos), como no caso de Alain Badiou, que encontra na ideia de comunismo a projeção na história do devir-Sujeito político na história. Entre a ação e a ideia, temos, pois, duas compreensões do que seja o comum. Nossa investigação parte da compreensão de que este debate perde seu sentido se não levar em conta certa topologia do conceito, que demanda a questão pelo lugar em que o comum se estabelece nas formas de vida. Nesse sentido, a investigação lembra outros dois componentes críticos, por vezes associado ao campo espacial. Recuperamos, pois, o conceito de utopia sob a ótica marcuseana do conceito, a saber, enquanto topos crítico que se efetiva, concretamente, na contradição da sociedade. Mas também é possível remetermos a outro topos crítico: a perspectiva foucaultiana das heterotopias: mais do que um lugar nenhum, a compreensão de espaços absolutamente outros. Sob a tensão destes dois topói, investigaremos em que medida a compreensão e os debates contemporâneos sobre o comum são efeitos desta liga topológica da crítica. Com efeito, pretendemos enriquecer aqui elementos ético-políticos que procurem compreender não apenas o espaço público em seu caráter comum como também a subjetividade dele derivada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Kailla Oliveira dos Santos - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante.
      Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (94)
      1. 24th Conference of the Utopian Studies Society/Europe - "Utopia and Democracy". Marcuse and Utopia: a democratic critique of democracy. 2024. (Congresso).
      2. A Universidade e as Lutas Sociais - Lançamento de Um Ensaio sobre a libertação.A Universidade e as Lutas Sociais. 2024. (Encontro).
      3. Colóqui Foucault 40+.Poder sobre a Vida: a crítica da governamentalidade entre Marcuse e Foucault. 2024. (Simpósio).
      4. Congresso da Unifesp. Saúde Mental e Políticas do Cuidado: Vertentes da Desinstitucionalização, Psicanálise e Teoria Crítica na Esfera Social. 2024. (Congresso).
      5. El Hombre Unidimensional y las Tareas de la Crítica en la actualid a 60 años del texto marcuseano. Libertarse del unidimensional. La tarea crítica de Herbert Marcuse hoy. 2024. (Congresso).
      6. HTPC Escola Florestan Fernandes.Filosofia nas Infâncias - Desafios para uma pedagogia da pergunta. 2024. (Oficina).
      7. Jornada Utopia e Crítica.Libertação e Desobediência Civil: Dilemas da Política e da Crítica. 2024. (Encontro).
      8. Lançamento Col. Grande Recusa - UFOP.Um Ensaio sobre a Libertação - Lançamento UFOP. 2024. (Encontro).
      9. Lançamento da Col. Grande Recusa - USP.Apresentação da Tradução - Um Ensaio sobre a Libertação. 2024. (Encontro).
      10. Lançamento da Coleção Grande Recusa - UFPA.Lançamento do Ensaio sobre a Libertação - UFPA. 2024. (Encontro).
      11. Lançamento da Coleção Grande Recusa - UnB.Apresentação da Tradução "Um Ensaio sobre a Libertação". 2024. (Encontro).
      12. O Esgotamento da Teoria Crítica. Esgotamento das energias utópicas? A tarefa da teoria crítica para um horizonte de emancipação. 2024. (Congresso).
      13. O Homem Unidimensional 60 anos depois: atualidade da critica radical em tempos de colapso sistêmico.Libertar-se do Unidimensional: Herbert Marcuse e a Teoria Crítica. 2024. (Seminário).
      14. Psicanálise e Saúde Mental na Universidade: Políticas de Vida, Escuta e Sobrevivência em Psíquica em Tempos Sombrios em. Panorama da Saúde Mental na Universidade. 2024. (Congresso).
      15. Um ensaio sobre a libertação - Lançamento Unesp Guarulhos.Um Ensaio sobre a Libertação. 2024. (Encontro).
      16. XX Encontro Nacional ANPOF.Histórias da Escola de Frankfurt: perpectivas sobre um projeto interdisciplinar de Teoria Crítica.. 2024. (Encontro).
      17. 10th Biennial Conference of the International Herbert Marcuse Society -. Between empirical research and concrete utopia: social specters for Utopian personality. 2023. (Congresso).
      18. Frankfurtianas.Educación contra la barbarie: aspectos contemporáneos de una cuestión que nos persigue. 2023. (Seminário).
      19. III Encontro Nacional do GT de Teoria Crítica da ANPOF: "Passado Futuro? 100 anos da Teoria Crítica". Roda de Conversa: Passado Futuro?. 2023. (Congresso).
      20. Psicanálise e saúde mental na Universidade: políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios?.Apresentação de dados sobre saúde mental nas universidades brasileiras. 2023. (Seminário).
      21. 15th Biennial Conference ...the point is to change it: ​40th Anniversary of the RPA. From below to the left: images of recent Social Changes in South America. 2022. (Congresso).
      22. A vida como valor: Herbert Marcuse e a luta por Eros.A vida como valor: Herbert Marcuse e a luta por Eros. 2022. (Seminário).
      23. Dialectics of Violence and Extimacies of the politics: 50 Years of Herbert Marcuse's Counterevoluttion and Revolt. Dialectics of Violence and Extimacies of the politics. 2022. (Congresso).
      24. Extimidades.Thinking by Scenes: Images of Social Revolts in Latin America. 2022. (Encontro).
      25. II Ciclo de Vivências Formativas: Tecnologias na Educação Superior".Subjetividades, saberes e vínculos na Educação Superior. 2022. (Outra).
      26. IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática,.Políticas Públicas em torno da Educação Básica. 2022. (Seminário).
      27. Reforma do Ensino Médio nas Redes Estaduais.O Caso Paulista do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      28. The Future of the University. Universities beyond Performance Principle: a question of Bildung as resistance to neoliberal times. 2022. (Congresso).
      29. VII Semana de Filosofia da UFABC.Intervenções Marcuseanas: Ensaios de Teoria Crítica (Apresentação do Livro). 2022. (Encontro).
      30. V NUPPEC EM DEBATE.A Educação e a Grande Recusa dos corpos: 'Sujeitos escolares' no retorno presencial. 2022. (Seminário).
      31. XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Como pensar criticamente? ? Marcuse e os desafios da ideologia contemporânea.. 2022. (Encontro).
      32. I Colóquio de Teoria Crítica da Universidade Federal de Uberlândia.A revolução como desejo: psicanálise e política em Herbert Marcuse. 2021. (Outra).
      33. IX Biennial Conference of IHMS - Alternative Futures: Marcuse´s Dialectics of Technology. Celebrating Freire! A Dialogue with Herbert Marcuse for Today. 2021. (Congresso).
      34. Extimacy: Authority, Anxiety and the Desire for Revolution in a Time of Austerity. A New Biology? Reading Psychoanalysis and Politics from a Marcusean Perspective. 2020. (Congresso).
      35. Live da ANPOF.Quando a Emergência é a Educação. 2020. (Outra).
      36. P de Professor/P de Pandemia: Vida docente sem chão de sala?.P de Professor/P de Pandemia: Vida docente sem chão de sala?. 2020. (Oficina).
      37. Tecnologia e Ensino: Impactos Digitais no Mundo Real da Educação.Tecnologia e Ensino: Impactos Digitais no Mundo Real da Educação. 2020. (Oficina).
      38. TV ADUFABC.Educação em Tempos de Pandemia. 2020. (Outra).
      39. 1º Simpósio Internacional de Humanidades.O Currículo como Forma. 2019. (Simpósio).
      40. 5a Semana de Filosofia da UFABC.Teoria Crítica hoje?. 2019. (Encontro).
      41. 8 th Biennial International Herbert Marcuse Society Conference. Reactionary Peace, Liberating Violence: Reflections on Ethics for Dark Times.. 2019. (Congresso).
      42. Critical Theory and Psychoanalysis Conference.Dual, but combined: The Singular as a case of Extimacy. 2019. (Seminário).
      43. II ENCONTRO DO GT DE TEORIA CRÍTICA DA ANPOF E III COLÓQUIO DE FILOSOFIA E TEORIA SOCIAL: TEORIA CRÍTICA DA ANTIPOLÍTICA. Democracia tem ou não tem futuro?. 2019. (Congresso).
      44. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Dez 2019. 2019. (Outra).
      45. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Jul 2019. 2019. (Outra).
      46. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Maio 2019. 2019. (Outra).
      47. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - MAR 2019. 2019. (Outra).
      48. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - - Out 2019. 2019. (Outra).
      49. Tupi, or not Tupi: Ecological Questions on Unsustainable Brazil.Tupi, or not Tupi: Ecological Questions on Unsustainable Brazil. 2019. (Seminário).
      50. Ação Pedagógica de Formação do PIBID/UFABC.Escolas entre a Democracia e o Fascismo. 2018. (Oficina).
      51. IV Semana de Filosofia da UFABC.Filosofia na BNCC. 2018. (Seminário).
      52. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação da UERJ.Filosofia de Base: O ensino filosófico em um currículo fragmentado. 2018. (Outra).
      53. Reunião da Pesquisa "Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018) - Dez 2018. 2018. (Outra).
      54. XIX Congresso Internacional de Filosofia. Más allá de la normatividad: un debate de la Teoría Crítica. 2018. (Congresso).
      55. XVIII Encontro Nacional da ANPOF. O ensino de Filosofia e a interdisciplinaridade em um contexto de reformas educacionais. 2018. (Olimpíada).
      56. Antropophagia.Por um Pensamento Brasileiro. 2017. (Simpósio).
      57. As Reformas do Ensino Médio - Ministério Público do Estado de São Paulo.As Reformas do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
      58. Colóquio Bento Prado Jr.: As Aventuras da Filosofia Brasileira.Entre o alvo e o desejo: Bento Prado Jr., leitor de Marcuse. 2017. (Outra).
      59. Diálogos na Sala de Aula.Diálogos na Sala de Aula. 2017. (Oficina).
      60. II Colóquio Interdisciplinar Unifai.A Reforma do Ensino Médio: limites e avanços. 2017. (Outra).
      61. II Encontro Nexos/Sudeste: Teoria Crítica e sua Atualidade.Marcuse: um crítico em tempos contrarrevolucionários. 2017. (Encontro).
      62. III Jornada de Ética e Filosofia Política: Política e Poética - Homenagem a Salinas Fortes,.Contratempo do trauma: o silêncio deslocado num retrato calado. 2017. (Outra).
      63. III Jornada dos Cadernos de Ética e Filosofia Política da USP - Homenagem a Salinas Fortes.Contratempo do trauma: o silêncio deslocado em um retrato calado. 2017. (Encontro).
      64. Seminário "Teoria Crítica: Violência e Exclusão Social".Estudantes são felizes? A formação, a violência e os índices da OCDE. 2017. (Seminário).
      65. Seminário de Formação do Ministério Público do Estado de São Paulo "As Reformas do Ensino Médio".As Reformas do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
      66. V Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF.Desafios da Filosofia do Ensino de Filosofia. 2017. (Encontro).
      67. VII Biennual Conference of IHMS - The Dialectics of Liberation in the Era of Neoliberalism. Thesis on Critical Theory in the Americas. 2017. (Congresso).
      68. VII Biennual Conference of IHMS - The Dialectics of Liberation in the Era of Neoliberalism. Marcuse and the long march among ruins. 2017. (Congresso).
      69. VIII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção. O debate do intelectual marcuseano e a cultura popular presente no livro Tenda dos Milagres de Jorge Amado. 2017. (Congresso).
      70. VII Seminário de Filosofia e Comunicação - "Crise do sujeito e Ódio". Reflexões sobre o panorama atual do Ensino de Filosofia. 2017. (Congresso).
      71. A filosofia e seu ensino.O Ensino de Filosofia e as BNCC. 2016. (Oficina).
      72. Critical Theories from Americas. Critical Theories from Brazil. 2016. (Congresso).
      73. Garotas do ABC.Garotas do ABC. 2016. (Outra).
      74. Gestão Democrática nas Escolas. Gestão Democrática nas Escolas. 2016. (Congresso).
      75. III Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo.Propostas curriculares e plano estadual de educação. 2016. (Encontro).
      76. II Jornada de Ética e Filosofia Política: Intervenção e Resistência.A luta mestre-escravo na periferia do capitalismo. 2016. (Outra).
      77. II Semana das Licenciaturas/V Simpósio do PIBID da UFABC.A reforma do Ensino Médio. 2016. (Simpósio).
      78. II Semana das Licenciaturas/V Simpósio do PIBID da UFABC.Ocupação nas Escolas de Educação Básica. 2016. (Simpósio).
      79. II Semana de Filosofia da UFABC.Instituições e subjetividades. 2016. (Seminário).
      80. I Semana Virgília: Debates e perspectivas na formação cidadã.Escolas sem partido. 2016. (Encontro).
      81. XVIII Congreso Internacional de Filosofia de la AFM. Catálisis del Tercer Mundo. Marcuse y la decolonización. 2016. (Congresso).
      82. Abertura democrática e a razão neoliberal. 2015. (Outra).
      83. Colóquio LATESFIP "Neoliberalismo como gestão do sofrimento".Sofrimento na educação: diagnósticos críticos. 2015. (Simpósio).
      84. Conferência Municipal de Educação. 2015. (Outra).
      85. Debate: Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Encontro).
      86. Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.ENEM e a leitura de textos filosóficos: análise de alguns parâmetros para a sala de aula. 2015. (Encontro).
      87. II Colóquio Internacional de Filosofia e Ficção - a Arte da Vingança.A vingança como afeto social: Toni Morrison e Beloved. 2015. (Outra).
      88. II Encontro Nacional Procedência de Filosofia da UFRJ.A linguagem do exílio e o lugar da Filosofia na escola. 2015. (Encontro).
      89. II Seminário de Estética e Crítica de Arte: Arte e Política - Territórios em disputa.Barafonda e o embate com a cidade. 2015. (Seminário).
      90. IV Colóquio Nacional Michel Foucault: O ronco surdo da batalha/40 nos de Vigiar e Punir.Angela Davis, Panóptico, Raça. 2015. (Outra).
      91. Os Clássicos do Pensamento Político - Escola Paulista de Magistratura.Imaginário e Ato: Slavoj Zizek. 2015. (Seminário).
      92. Os Clássicos do Pensamento Político - Escola Paulista de Magistratura.Normatividade e Crítica: Escola de Frankfurt. 2015. (Seminário).
      93. Seminário - Sofrimento Psíquico no Trabalho: Mulher Trabalhadora na (des)construção do cinismo viril. 2015. (Seminário).
      94. VIII Colóquio Nacional de Filosofia da História: Tempo, História e Sociedade.Utopia Pré-Moderna e Utopia Contemporânea. 2015. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (26)
      1. CARNEIRO, Silvio R. G.; RAMPONI, Gabriel ; ALVES, Virgínia ; BORTOLETTO, Bruno Corrêa ; GOMES, Renan. Jornadas Utopia e Crítica. 2024. Congresso
      2. BRESSIANE, Nathalie ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; CAMPELO, Filipe ; FLECK, Amaro. III Encontro Nacional do GT de Teoria Crítica da ANPOF - Passado Futuro? 100 anos de Teoria Crítica. 2023. Congresso
      3. CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; ANDERSON, K.. Marx nas Margens. 2023. Outro
      4. CARNEIRO, Silvio R. G.; SUPPLIZI, Jeniffer ; MONTEMOR, Roger ; RAMPONI, Gabriel. Dialectics of Violence and Extimacies of the politics: 50 Years of Herbert Marcuse's Counterrevolution and Revolt. 2022. Congresso
      5. CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; SILVA, Juliana Cavasini da. Centenário Paulo Freire no ABCDMRR. 2021. Outro
      6. CRUZ, Eliane de Souza ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES. Congresso Intermunicipal Popular de Educação do ABCDMRR. 2021. Congresso
      7. CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; KOHAN, W. O. ; SCATOLINI, Roberta ; DUNKER, C. I.. Ciclo Freire Incomum. 2021. Outro
      8. CARNEIRO, Silvio R. G.; CÁSSIO, Fernando ; CARLOTTO, M. ; SALLES, J.. Como a universidade pública justifica a sua existência?. 2020. Outro
      9. CARNEIRO, Silvio R. G.; RECHIA, K. ; SILVA, R.. P de Professor, P de Pandemia: Vida docente sem Chão de Sala?. 2020. Outro
      10. CARNEIRO, Silvio R. G.. Avaliação da aprendizagem ou controle do corpo estudantil?. 2020. (Outro).. . 0.
      11. SINGH, Surti ; CARNEIRO, Silvio R. G.. Critical Theory between Egypt and Brazil. 2019. Outro
      12. Vladimir Safatle ; CARNEIRO, Silvio R. G.. Aula Inaugural de Filosofia da UFABC - Prof. Vladimir Safatle. 2019. Outro
      13. CARNEIRO, Silvio R. G.; ALENCAR, Marta. XVIII Encontro Nacional da ANPOF. 2018. Outro
      14. CÁSSIO, Fernando ; GOULART, Débora ; CARNEIRO, Silvio R. G.. I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade - Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina. 2017. Congresso
      15. YAMASAKI, Paulo ; CARNEIRO, Silvio R. G.. IV Conferência Regional de Educação do Grande ABC. 2017. Outro
      16. CARNEIRO, Silvio R. G.; ALENCAR, Marta ; CARVALHO, Flávio ; RONDON, Roberto. V Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. 2017. Congresso
      17. CARNEIRO, Silvio R. G.; PISANI, M.M. ; BRETAS, Aléxia ; ITOKAZU, Anastasia ; SANTOS, Kailla ; LUPPE, Alexandre ; SILVA, J. P. ; MUNHOZ, Gabriel. II Encontro Nexos/Sudeste: Teoria crítica e sua atualidade. 2017. Congresso
      18. WATANABE, G.; SILVA, L. F. ; STRIEDER, R. B. ; HALMENSCHLAGER, K. R. ; GEHLEN, S. T. ; HUNSCHE, S. ; WATANABE, G. ; BROCKINGTON, G. ; CARNEIRO, S. R. G. ; SILVA, J. R. S. ; LEAL, S. H. B. S.. Freire e um Novo Ensino Médio. 2017. Congresso
      19. SILVA, F. L. C. ; CARNEIRO, S. R. G. ; WATANABE, G. ; PISANI, M. M.. Jornadas UFABC - O impacto da Base Nacional Comum Curricular na Sala de Aula. 2016. Outro
      20. CARNEIRO, Silvio R. G.; RASCHIETTI, Matteo. UFABC para Todos. 2016. 2016. Outro
      21. CARNEIRO, Silvio R. G.; Vladimir Safatle ; DUNKER, C. I. ; SILVA JUNIOR, N. ; LANA, Hugo ; XAVIER, H. P. ; VEDOVATTO, A. ; LIMA, R. A.. Colóquio LATESFIP "Narcisimo como gestão do sofrimento". 2015. Outro
      22. RUBIANO, Mariana ; DIAS, Thiago ; VARGAS, Thiago ; BUENO, Taynam ; ALAVINA, Fran ; CARNEIRO, Silvio R. G.. I Jornada de Ética e Filosofia Política - Desafios da Escrita Política. 2015. Outro
      23. PISANI, M.M. ; CARNEIRO, Silvio R. G.. Be Cyborg. 2015. Outro
      24. CARNEIRO, Silvio R. G.. Colóquio ?Patologias do Social ? Interfaces entre Filosofia, Psicanálise e Teoria Social?. 2007. (Outro).. . 0.
      25. CARNEIRO, Silvio R. G.. Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. 2006. (Outro).. . 0.
      26. CARNEIRO, Silvio R. G.. Colóquio Marcuse. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05